Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicletas no trânsito selvagem de São Paulo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicletas no trânsito selvagem de São Paulo

 Responder Página  <12345 6>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 19:23
uma coisa que falta sinceramente pra acabar de vez com a indústria do automóvel e uma propaganda massiva e bem feita da indústria de ciclismo.

Há algum tempo postaram uma coisa da giant vs GM:
Original da GM chutando a bunda das bicicletas:


Giant chegando na voadora do subzero:

É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 19:33
existe outro fator a se levar em conta: as metas de redução de emissão de carbono.

isso está forçando muitos governos ao redor do mundo questionarem o uso do automóvel, pois é uma forma mais barata de reduzir as emissões, restringindo seu uso, do que mudar outros aspectos da produção econômica.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 19:47
Um dos maiores problemas, conforme tava conversando semana passada com um amigo, é que tá tudo errado. Não é só o excesso de carro. É a falta de transporte público (com qualidade ou sem)... Há lugares onde simplesmente não há opções.

na minha visão, a solução seria:
1) acabar com boa parte (todos a longo prazo) dos estacionamentos nas ruas, aumentando o espaço de rodagem
2) aumentar a quantidade de onibus, reduzir os intervalos de trens e metrôs e aumentar a área de acesso.
3) melhorar a qualidade do transporte em si
4) implementar ciclorotas que liguem locais importantes e infraestrutura pra incentivar o uso da bicicleta como transporte particular
5) aumentar os impostos em estacionamentos
6) campanhas de educação e incentivo ao uso de transporte coletivo e bicicletas

tudo ao mesmo tempo.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 20:03
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

Um dos maiores problemas, conforme tava conversando semana passada com um amigo, é que tá tudo errado. Não é só o excesso de carro. É a falta de transporte público (com qualidade ou sem)... Há lugares onde simplesmente não há opções.

na minha visão, a solução seria:
1) acabar com boa parte (todos a longo prazo) dos estacionamentos nas ruas, aumentando o espaço de rodagem
2) aumentar a quantidade de onibus, reduzir os intervalos de trens e metrôs e aumentar a área de acesso.
3) melhorar a qualidade do transporte em si
4) implementar ciclorotas que liguem locais importantes e infraestrutura pra incentivar o uso da bicicleta como transporte particular
5) aumentar os impostos em estacionamentos
6) campanhas de educação e incentivo ao uso de transporte coletivo e bicicletas

tudo ao mesmo tempo.

sim, é isso mesmo. hoje, em sp, 25% da área construída na cidade é para estacionar carros. 

mas, de fato, é preciso restringir os carros. aumentar os corredores de ônibus, as vias exclusivas para ônibus, em detrimento das vias usadas pelos carros torna o transporte coletivo mais rápido que o individual, e isso já garante menor lotação, mesmo com migração de passageiros. já foi feito isso uma vez em sp e deu certo.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 20:08
Se fosse assim, como explicar o trânsito em cidades com transporte público modelar - variado, confortável, pontual, etc. como Londres, Paris, NY, etc., uso disseminado de bicicleta, estacionamento caríssimo (ex.: US$ 14 a hora no centro de Chicago ou Atlanta), planejamento urbano moderno, etc.???

No passado, dizia-se que "todo brasileiro é técnico de futebol". Agora, além disso todo brasileiro tb é urbanista...
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 20:13
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Se fosse assim, como explicar o trânsito em cidades com transporte público modelar - variado, confortável, pontual, etc. como Londres, Paris, NY, etc., uso disseminado de bicicleta, estacionamento caríssimo (ex.: US$ 14 a hora no centro de Chicago ou Atlanta), planejamento urbano moderno, etc.???

No passado, dizia-se que "todo brasileiro é técnico de futebol". Agora, além disso todo brasileiro tb é urbanista...
as pessoas gostam de conforto, alex.
tem gente que não se importa de gastar 300 reais por mês só de estacionamento.

As vezes eu venho de bike pro trabalho, outro dia ouvi de um cara aqui que sou maluco.
Ele vem todo dia de carro, fuma pra caralho, bebe pra caralho, teve um ataque cardíaco ano passado e o maluco sou eu.
Ele mora há uns 2km da minha casa.

Tem gente que você pode colocar um teletransporte na esquina que vai deixar o cara na rua do trabalho... O cara vai na garagem e pegar o carro de qualquer forma.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 20:17
Hoje pra te dar outro exemplo do porque usar carro, eu vim de carro pro trabalho. Toda quinta eu venho. Porque?

Porque minha namorada estuda num buraco aqui no Rio que é tenso na hora que ela sai da facu (22:30). Eu saio um pouco antes (22:10) da facu e vou direto buscá-la. Não tem a possibilidade de vir de bike ou busão, simplesmente porque mesmo tendo o transporte público acessível, não tem segurança pra usar (ela no caso).
Eu poderia vir e voltar de metrô, mas aí vou deixar minha namorada se fuder lá pra sair da faculdade?
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 20:26
Concordo, as pessoas gostam de conforto. E o carro proporciona conforto. Esse é o ponto.

Mesmo rastejando a 10km/h por horas num engarrafamento, mesmo tendo que acordar 2 horas mais cedo e chegar em casa 2 horas mais tarde, o cara tá ali ouvindo som na boa, sequinho no ar-condicionado. E quem tá no busão, trem ou metrô quer um carro, pq mesmo com relativo conforto, rapidez e menor custo, o cara prefere ter seu carro. O resto são detalhes, eventualmente obstáculos que o cara contorna pra ter acesso ao seu sonho (estacionamento, trânsito parado, financiamento, CO², etc...).

Esse é só um dos motivos pelos quais toda metrópole, não importa onde ou como, tenha problemas com trânsito. E tb porque a solução não é tão simples como desejamos.


Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 20:30
Eu sinceramente nao me importo se vai ter trânsito ou não. Desde que: 

a) exista transporte público de qualidade para quem não quer pagar pra ter um carro;
b) pedestres e ciclistas tenham prioridade e principalmente segurança.

Londres é assim. Um trânsito bem carregado no centro. Fica no carro quem quer, e a cidade tem espaço para ciclistas, pedestres, ônibus, etc. 
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 20:44
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Eu sinceramente nao me importo se vai ter trânsito ou não. Desde que: 

a) exista transporte público de qualidade para quem não quer pagar pra ter um carro;
b) pedestres e ciclistas tenham prioridade e principalmente segurança.

Londres é assim. Um trânsito bem carregado no centro. Fica no carro quem quer, e a cidade tem espaço para ciclistas, pedestres, ônibus, etc. 


Simples e objetivo. É exatamente disso que precisamos.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 02:36
Algumas pessoas nasceram e ainda nascem em círculos sociais onde o carro ainda é um objeto de desejo. Quem tem, se gaba da aquisição, quem não tem, se lamenta de não ter dinheiro para bancar um. 

Só que hoje em dia, muita gente está mais interessada em ter um gadget eletrônico do que ter um carro grande e caro. A febre não é o último lançamento da gm, mas é o lançamento da apple. No japão é assim, o cara gasta rios de dinheiro comprando ipads e gastando com serviços online, simplesmente cagando e andando para o carro. Ele pega o trem e vai sentadinho, mexendo no seu celular com acesso à internet.

Pensando à longo prazo, o uso do carro vai diminuir, pois muita coisa hoje em dia não requer mais que você vá até um lugar X. Tem gente que compra tudo pela internet, trabalha pela internet, estuda pela internet, conversa pelo facebook e a tendência é aumentar cada vez mais. Há 15 anos atrás, para todas essas coisas era necessário a presença física da pessoa e consequentemente um carro, mas hoje em dia a presença física é dispensável.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 04:07
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Algumas pessoas nasceram e ainda nascem em círculos sociais onde o carro ainda é um objeto de desejo. Quem tem, se gaba da aquisição, quem não tem, se lamenta de não ter dinheiro para bancar um. 

Só que hoje em dia, muita gente está mais interessada em ter um gadget eletrônico do que ter um carro grande e caro. A febre não é o último lançamento da gm, mas é o lançamento da apple. No japão é assim, o cara gasta rios de dinheiro comprando ipads e gastando com serviços online, simplesmente cagando e andando para o carro. Ele pega o trem e vai sentadinho, mexendo no seu celular com acesso à internet.

Pensando à longo prazo, o uso do carro vai diminuir, pois muita coisa hoje em dia não requer mais que você vá até um lugar X. Tem gente que compra tudo pela internet, trabalha pela internet, estuda pela internet, conversa pelo facebook e a tendência é aumentar cada vez mais. Há 15 anos atrás, para todas essas coisas era necessário a presença física da pessoa e consequentemente um carro, mas hoje em dia a presença física é dispensável.

pois é, edu, esse é um dos motivos que estão desmotivando os jovens a comprarem carros. há 20 anos, era uma forma de independência. hoje, acaso é? não é mais.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 15:45
Nesse ponto concordo. Tudo que não exige a formalidade presencial deveria ter incentivo para ser feito à distância. Muita, mas muita coisa pode ser feita assim. Eventualmente uma reuniãozinha com todos os colegas de trabalho pra colocar tudo em dia, mas essa seria uma exceção.

Eu acho que isso só não está indo adiante mais rapidamente por falta de incentivo mesmo, até pra quebrar preconceitos de certas pessoas presas a modelos antigos.

Sobre a mudança dos objetos de desejo... Muda a merda mas as moscas continuam as mesmas.
Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 15:58
Só para temperar, veja um texto do jornalista que motivou toda nossa saudável conversa, sobre o desinteresse dos jovens pelos carros:

http://bestcars.uol.com.br/colunas3/p369-outros-tempos.htm

Abs.
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 16:29
Peraí... vcs estão de brincadeira né? Vamos com calma nas "análises" e afirmações. Isso tudo é mais wishfull thinking do que fato.

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Algumas pessoas nasceram e ainda nascem em círculos sociais onde o carro ainda é um objeto de desejo. Quem tem, se gaba da aquisição, quem não tem, se lamenta de não ter dinheiro para bancar um.

Então por favor me diz qual o círculo social que foge dessa regra? Qual faixa econômica e cultural da sociedade, qual classe não deseja um carro? Dos índios que andam de Hilux ao magnata que roda de Aston Martin, do auxiliar que compra seu 1.0 em 60 prestações sem entrada ao adolescente que ganha um carro do pai quando passa no vestibular - todo mundo

Ahh, lembrei: de fato existem os ascetas, os entes sociais iluminados que não ligam pro carro muito-pelo-contrário. São os cicloativistas! Tongue

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:


Só que hoje em dia, muita gente está mais interessada em ter um gadget eletrônico do que ter um carro grande e caro. A febre não é o último lançamento da gm, mas é o lançamento da apple. No japão é assim, o cara gasta rios de dinheiro comprando ipads e gastando com serviços online, simplesmente cagando e andando para o carro. Ele pega o trem e vai sentadinho, mexendo no seu celular com acesso à internet.

Vc tem dados que comprovem essas afirmações? Alguma pesquisa, estudo, levantamento? Não, pq isso não é realidade e acima de tudo, são coisas que não tem qualquer relação. Mesmo que fosse e tivesse, vamos imaginar que isso estivesse acontecendo. Quem garante que é algo definitivo, uma tendência irreversível. Ninguém.

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:


Pensando à longo prazo, o uso do carro vai diminuir, pois muita coisa hoje em dia não requer mais que você vá até um lugar X. Tem gente que compra tudo pela internet, trabalha pela internet, estuda pela internet, conversa pelo facebook e a tendência é aumentar cada vez mais. Há 15 anos atrás, para todas essas coisas era necessário a presença física da pessoa e consequentemente um carro, mas hoje em dia a presença física é dispensável.


Mais "wishfull thinking". Mais interpretação individual, desejo pessoal, especulação, bias, tudo menos realidade. Vcs estão extrapolando seu modo de vida e seus desejos para os outros e vendo sinais como evidências. Engano puro, não vamos nos iludir (e olha que eu sou ciclista há quase 30 anos!).

A indústria automobilística cresceu nos últimos anos. Ao contrário do que disse o Ogum lá atrás, as montadoras do ABC não "definharam". Elas apenas se mudaram, e expandiram em outros sites. Bahia, Goiás, interior e o eixo SP-RJ e outras praças se tornaram pólos produtores. Dêem uma pesquisada quantas plantas foram inauguradas e/ou anunciadas nos últimos 5 anos. Quantos lançamentos, modelos, protótipos, salões, etc. Números de vendas, lucros, etc.? Quantas publicações?

Será o "último suspiro" da decadente indústria do automóvel? Pode ser... mas acho temeroso ficar afirmando isso como se fosse verdade. Eu concordo que estamos vivenciando mudanças e transformações mas acho ingenuidade apostar no fim próximo do carro ou mesmo sua decadência acentuada. Mais do que uma indústria, estamos falando de um modelo sócio-econômico-cultural forte, tradicional e ramificado.

Além disso, não podemos subestimar a capacidade de adaptação dessa indústria.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 18:53
Meu amigo por exemplo, não tá nem ai pra natureza, fuma, bebe e cicloativismo é uma palavra que ele nem conhece, mas ele não quer comprar um carro. Ele tem condições de comprar à vista, mas ele não tem vontade nenhuma por causa do trabalho e despesas que dá ter um carro. Acho q esse movimento vai acontecer mais entre pessoas jovens da classe média.

Por outro lado existem pessoas que moram na periferia e sonham com um carro pra vir trabalhar, e como eles moram longe do centro ele precisam do carro para obter a liberdade deles. Conheço um cara que mora na zona leste e tinha uma moto, o sonho dele é ter um carro bom pra não ser esculachado pela PM cada vez que ele era parado. Ou seja, para algumas camadas sociais o carro ainda será importante ele ter o titulo de cidadão, porque sem ele não terá respeito.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2012 as 06:22
Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

Meu amigo por exemplo, não tá nem ai pra natureza, fuma, bebe e cicloativismo é uma palavra que ele nem conhece, mas ele não quer comprar um carro. Ele tem condições de comprar à vista, mas ele não tem vontade nenhuma por causa do trabalho e despesas que dá ter um carro. Acho q esse movimento vai acontecer mais entre pessoas jovens da classe média.

Por outro lado existem pessoas que moram na periferia e sonham com um carro pra vir trabalhar, e como eles moram longe do centro ele precisam do carro para obter a liberdade deles. Conheço um cara que mora na zona leste e tinha uma moto, o sonho dele é ter um carro bom pra não ser esculachado pela PM cada vez que ele era parado. Ou seja, para algumas camadas sociais o carro ainda será importante ele ter o titulo de cidadão, porque sem ele não terá respeito.

diogo, olha só. tenho um aluno tb da ZL, que fez isso: largou a moto, conseguiu um carro. a questão era justamente essa da pessoa que vc citou.

mas passou a demorar muito mais preso no trânsito. o que fez, voltou pra moto.

meus alunos nos últimos dois anos migraram pro carro. mas como disse uma aluna minha: "carro só anda em propaganda de TV", e completou: "tô com uma dívida ferrada e só tem congestionamento, saí dum aperto pra outro...".

claro que há o sonho. mas quando alguém do seu lado realiza o sonho e percebe que é um pesadelo, vc aprende com isso. é o que vejo acontecendo nas minhas salas de aula. uns embarcaram em financiamentos a perder de vista, andaram "pagando de gatão" por um tempo e agora estão espremidos pelo orçamento. e outros não.

as informações circulam. lentamente, mas circulam. é por isso que há esse desinteresse generalizado pelo carro que já preocupa montadoras. é uma indústria falida.

não desaparecerá, mas encolherá bastante nas próximas décadas.


asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2012 as 06:46
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

Um dos maiores problemas, conforme tava conversando semana passada com um amigo, é que tá tudo errado. Não é só o excesso de carro. É a falta de transporte público (com qualidade ou sem)... Há lugares onde simplesmente não há opções.

na minha visão, a solução seria:
1) acabar com boa parte (todos a longo prazo) dos estacionamentos nas ruas, aumentando o espaço de rodagem
2) aumentar a quantidade de onibus, reduzir os intervalos de trens e metrôs e aumentar a área de acesso.
3) melhorar a qualidade do transporte em si
4) implementar ciclorotas que liguem locais importantes e infraestrutura pra incentivar o uso da bicicleta como transporte particular
5) aumentar os impostos em estacionamentos
6) campanhas de educação e incentivo ao uso de transporte coletivo e bicicletas

tudo ao mesmo tempo.


faltou dois itens
-ocupar areas centrais abandonadas, predios inteiros abandonados
-tirar o planejamento do metro da mão da concessionária (no rj ta assim)

estacionamento na rua pra mim é um crime pra cidade, não da pra admitir uma calçada de 1,5m de cada lado e duas faixas de estacionamento, carro privado estacionamento privado, não tem onde parar o carro? foda-se nao compra um.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2012 as 10:47
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

a) exista transporte público de qualidade para quem não quer pagar pra ter um carro;



Defina transporte público de qualidade.
Voltar ao Topo
juanjunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2012
Campo Grande MS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juanjunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2012 as 15:58
O transporte publico de qualidade deve ter seus parametros definidos, hoje este apresenta apenas alguns itens a seremidentificados.
 Exemplificando.
Alguns poucos aspectos que inserem qualidade nos transportes publicos.
1 - Plano de percurso com prazo estimado para cada ponto definido cumprido.
Em outras palavras, deveria existir uma estimativa total do percurdo do coletivo incluindo o tempo de espera para embarque e desembarque de cada ponto, dando assim a estimativa clara do tempo que demorara a viajem e o horario correto em que o coletivo ira passar no seu ponto depreferencia.
2 - Plano de transporte de massas.
Muitos nao sabem mas o objetivo do transporte publico e o de fornecer conforto eseguranca a todos os seus usuarios de forma que o usuario realizar um percurso em pe fora previsto apenas em casos extremos. O usuario deve estar sentado. Deve existir um plano para colocar nas ruas o numero de viaturas necessarios para atender a demanda sem usar o LOTACAO, que por si so e uma contravencao. (Aposto que esta poucos tinham conhecimento de tao comum que e a pratica)
3 - Educacao e treinamento do Profissional do transporte publico.
Esperar o embarque desembarque e tantas outras tarefas como manter distancia minima de 1,5 metros de um ciclistas e por ai vai.... acho que esta e bem trans[parente.
4 - Disponibilidade do servico.

Vou parar com estas 4 que acredito serem as principais para o quesito qualidade.
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 01:01
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

a) exista transporte público de qualidade para quem não quer pagar pra ter um carro;



Defina transporte público de qualidade.

Mais ou menos o contrário do que acontece em SP. 
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 01:56


Não precisa aumentar o estacionamento, já está caríssimo, aqui sai 12, 14 a 1a hora, na Vila Olímpia para ficar 2-3h gasta-se 25,00...caro mesmo.

Penso que tem que desmotivar oferecendo soluções diferentes, é distinto de ser ditatorial e proibir (lembrem nossa sociedade tem trauma de ditadura), hoje já é muito ruim ou caro estacionar em grande parte da cidade, mas a mobilidade dos demais meios de transporte é muito prejudicada, muito ruim...muito morosa.

Algo que  penso cairia como uma luva seriam os micro-ônibus de bairro que pegam o sujeito a 1 quadra de casa e o deixa na estação de trem/metrô mais próxima, assim como bicicletários integrados com estas estações.

Não sei como o morador da zona leste suporta o trânsito da Radial todo dia parado de manhã e de tarde...e sei que eles preferem o trânsito ao metro mega ultra lotado.

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

 


sim, é isso mesmo. hoje, em sp, 25% da área construída na cidade é para estacionar carros. 

Fiz uma proposta para a SP+50 (Sampa daqui a 50 anos) e enviei para vários participantes nenhum comentou algo no sentido, um resumo não muito técnico:

1. Edifícios multifamiliares em até 800m de distância para transporte de massa passam a ter somente 1 vaga de garagem subsolo (atualmente o tanto que você construir pra baixo da terra é isento), esses edifícios devem prever bicicletário, esses imóveis devem ter benefício fiscal (IPTU mais barato) e desconto durante a construção no ISS

1.a A vaga suplementar de veículo será outorgada ao custo de 1:2 com o m2 referência do IPTU da região (ex. aqui no brooklin 7.500/2 x 10 = 37.500)

Essa medida visa desmotivar (sem proibir) o "multi-carros", uma família que se desenvolve com 1 carro acaba adotando métodos distintos de mobilidade e os filhos crescem com essa consciência, ao passo que as famílias com 3, 4 carros formam carro-dependentes.

2. Edifícios a mais de 800m das linhas de transporte de massa devem ter seu coeficiente de aproveitamento pela metade (assim é mais interessante para construtora construir próximo a linhas de transporte público).

3. Estímulo para empresas e serviços na periferia e especialmente na Zona Leste onde não há polo atrativo e milhares de pessoas dormem na ZL mas vivem no centro ou zona sul.

4. É preciso com urgência alterar o eixo dos lançamentos imobiliários (que hoje concentram-se na periferia) para a região central que já possui boa infraestrutura.

Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 02:09
 
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:


Mais ou menos o contrário do que acontece em SP. 

 

Eu em geral xingo muito o transporte que temos em Sampa, mas... diante do monstro que transformou-se a mobilidade, algumas tarefas são herculâneas.

No exemplo da Zona Leste, tem-se em paralelo via expressa de carros (radial), corredor de ônibus (celso garcia e radial), trem, metrô e até ciclovia (ok só em parte) e simplesmente todos ficam esgotados no Rush e não é cheio...é tudo hiper-lotado.

 Essa situação começa a ocorrer nas demais áreas é gente movendo-se ao mesmo tempo de modo que nem sistemas somados dão conta, ou tornamos nossa mobilidade diferente ou não vamos conseguir.

O Metro ZL opera perto da capacidade limite a maior parte do dia, o da ZS/ZN caminha para o mesmo, muitos corredores de ônibus estão saturados...e nem falei dos carros e sequer da qualidade dos ônibus em especial os da periferia.

Já que derrubar tudo e começar do zero está fora de quesito o negócio é melhorar o que se tem e essa tarefa não é fácil e ainda tem de ceder a pressões de setores pouco pudicos.

Ai vem o imbecil-mór querer fazer trem-bala ligando Sampa ao Rio quando hoje precisamos exatamente disso ligando Santos-SP-Campinas para tentar descentralizar a habitação. 

Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 10:40
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Se fosse assim, como explicar o trânsito em cidades com transporte público modelar - variado, confortável, pontual, etc. como Londres, Paris, NY, etc., uso disseminado de bicicleta, estacionamento caríssimo (ex.: US$ 14 a hora no centro de Chicago ou Atlanta), planejamento urbano moderno, etc.???

No passado, dizia-se que "todo brasileiro é técnico de futebol". Agora, além disso todo brasileiro tb é urbanista...


acho que pro urbanista é legal todo mundo dar pitaco, quanto mais criticas e ideias tiver mais facil de atender a população, se ninguem comentar o urbanista vai fazer o que acha melhor e ele nao tem bola de cristal, é a parte de pesquisa anterior ao inicio do projeto.

foram decadas caminhando pro modelo errado de cidade, não vai ser de uma hora pra outra que isso vai se resolver, se nao me engano foi o jan gehl que falou que a humanidade sabe mais sobre o habitat ideal das baleias do que nosso proprio habitat ideal.

o mais importante agora é algo que aprendi muito tentando mandar manobra de bike, se não está melhorando é pq a estratégia deve ser modificada, não adianta bater cabeça no que não evolui, o rodoviarismo é um exemplo disso e só de uns anos pra cá começaram a tentar outras estratégias.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 14:10
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Ai vem o imbecil-mór querer fazer trem-bala ligando Sampa ao Rio quando hoje precisamos exatamente disso ligando Santos-SP-Campinas para tentar descentralizar a habitação. 


Peça chave do problema. É virtualmente impossível dimensionar adequadamente a infraestrurura para 20 milhões de pessoas.

O problema de São Paulo é simplesmente seu tamanho. A incapacidade de planejamento adequado apenas potencializou o drama.

E outras cidades do Brasil passam pelo mesmo problema, na verdade qualquer cidade média/grande já extrapola a capacidade dos nossos planejadores em providenciar o mínimo de infraestrutura nos serviços básicos.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 17:14
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

a) exista transporte público de qualidade para quem não quer pagar pra ter um carro;



Defina transporte público de qualidade.

Mais ou menos o contrário do que acontece em SP. 


Bom, não definiu muito bem. Será que sabe realmente o que seria um transporte público de qualidade? Será que existe essa qualidade toda que imagina em algum lugar do mundo?HummmErmm
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 17:18
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

 [

Ai vem o imbecil-mór querer fazer trem-bala ligando Sampa ao Rio quando hoje precisamos exatamente disso ligando Santos-SP-Campinas para tentar descentralizar a habitação. 



O TAV vai ligar Campinas a São Paulo, além de outras cidades. Santos fica de fora, pelo menos por enquanto. Mas não entendi qual seria o papel do trem na descentralização da habitação. Poderia explicar melhor?
Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 17:33
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

 [

Ai vem o imbecil-mór querer fazer trem-bala ligando Sampa ao Rio quando hoje precisamos exatamente disso ligando Santos-SP-Campinas para tentar descentralizar a habitação. 



O TAV vai ligar Campinas a São Paulo, além de outras cidades. Santos fica de fora, pelo menos por enquanto. Mas não entendi qual seria o papel do trem na descentralização da habitação. Poderia explicar melhor?


Marino, vou tentar explicar: de que adianta um trem de alta velocidade ligando Rio/SP se o mais importante para acrescentar qualidade seria desenvolver uma rede de trens intermunicipais de qualidade, ao redor das grandes cidades? Eu adoraria morar em Jundiaí, por exemplo, mas simplesmente não dá por causa do transporte.
Minha esposa tem familiares na Espanha, moram em Saint Cugart de Los Vales. Fica a meia hora de Barcelona. É possível pegar um trem lá e desembarcar nas Ramblas. Em menos de meia hora. É isso que precisa em São Paulo e no Rio também. Já tem, mas precisa melhorar muito, e expandir. E não eleger como prioridade um trem especial de SP para RJ (fora que vai ser mais caro do que avião, então já viu...)
Acho que é válido o trem rápido de RJ para SP, de SP para BH, de BH para DF e por ai vai...
Mas em geral essas linhas não servem para trens regionais.
Um causo: na sexta feira demorei, de ônibus, duas horas para vir da Paulista até a Vila Romana.
Tinha uma moça no ônibus que havia saído às 15:30 de Santo Amaro, e eram 19:00 e não tinha chegado ainda na Vila Romana. Conversamos com ela e perguntamos porque não tinha vindo de trem ou de metro. Ela respondeu que ligou na SPTRANS e sugeriram esse excelente caminho para ela... Portanto, parece que tudo é burro, tudo é cego, tudo é míope quando se fala em trânsito em São Paulo.
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 19:50
o ritmo de construção do metrô é lento, e ainda por cima piorou quando resolveram entregar pra iniciativa privada.

grandes estruturas não combinam com iniciativa privada.

um investimento como esse não pode ser guiado pelo binômio custoXlucro.

metrô é um troço que não pode parar de construir nunca. tem que ser feito rápido e constantemente, pra alcançar e acompanhar o crescimento da cidade.

e tem que ser construído em rede.

em sp, investiram no espichamento das linhas. deu problema. assim que inaugurou-se a linha amarela - criando o primeiro padrão em rede - deu uma aliviada momentânea.

agora, se tivéssemos usado os bilhões em obras viárias dos últimos anos na construção de metrô, a cidade seria bem diferente hoje. foi criminosa a ampliação da marginal, assim como são criminosas essas propostas de construção de mega túneis na ZN o na ZS.

o que não têm lógica é um cidadão vir de itaquera, na ZL, até o tucuruvi, na ZN ou o jabaquara, na ZS, passando pelo centro, se vier de metrô!

linhas que circundassem a região central são necessárias, além das linhas radiais. transversais também. mas não... pontes na marginal, trocentas vias... ô inferno!

olha, sinceramente, esses últimos governantes do município e do estado merecem queimar no inferno pela eternidade inteira. a cidade já cresce desordenamanete, e eles pioram construindo essas mega avenidas, viadutos e vias expressas. que morram todos secos, morféticos, de morte lenta e dolorida, pelo sofrimento que causam a milhões!
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 22:47
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

 
Bom, não definiu muito bem. Será que sabe realmente o que seria um transporte público de qualidade? Será que existe essa qualidade toda que imagina em algum lugar do mundo?HummmErmm

Ah, cara, na  boa. Que saco, heim? Que desonestidade intelectual da sua parte.

Não, eu não sei, sou um idiota, eu apenas pego trem de madrugada às vezes quando não tou a fim de ir de bike pro trabalho, não sou um especialista em transporte público. E também provavelmente não sou viajado o suficiente pra poder constatar que não tem "de qualidade" em lugar nenhum do mundo.

Pra quem não tá a fim de picuinha, acho que ficou bem claro que minha opinião é de que em São Paulo não dá, é uma cidade que infelizmente faz com que as pessoas sonhem em ter carro. MEsmo que depois no final das contas se perceba que ter carro é uma péssima opção.
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 23:38
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

olha, sinceramente, esses últimos governantes do município e do estado merecem queimar no inferno pela eternidade inteira. a cidade já cresce desordenamanete, e eles pioram construindo essas mega avenidas, viadutos e vias expressas. que morram todos secos, morféticos, de morte lenta e dolorida, pelo sofrimento que causam a milhões!

Repito aqui o que disse no tópico sobre a MC, em 12/2:

Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Esses dias estou sem bike, tou vindo de trem e metrô para o trabalho. Saio às 5h40 de casa para chegar às 7h. Saio do trabalho por volta das 17h30, horário de pico. 

Quem pega trem nesse horário vai entender o que eu acho: os governantes da cidade e do estado de São Paulo - e por que não os senhores FHC, Lula e Dilma - deveriam ser presos. O que eles fazem com o trabalhador paulistano é um crime. Ninguém deveria se submeter à HUMILHAÇÃO que é andar apertado em trens quentes, lentos e sem o mínimo de infraestrutura para suportar o fluxo atual. É muito fácil entender o motivo das pessoas sonharem tanto com um carro nessa cidade. 

Felizmente só preciso andar 15 km pro trabalho, e tenho como tomar banho aqui. Sem problemas vir de bike. Mas pra quem não tem essa opção, a vida é uma merda. E o descaso das autoridades com o transporte público é criminoso. Alckmin, Covas, Quércia, Erundina, Marta, Maluf, Kassab, Serra, deveriam ser todos julgados pela falta de humanidade.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 23:40
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

 
Bom, não definiu muito bem. Será que sabe realmente o que seria um transporte público de qualidade? Será que existe essa qualidade toda que imagina em algum lugar do mundo?HummmErmm

Ah, cara, na  boa. Que saco, heim? Que desonestidade intelectual da sua parte.

Não, eu não sei, sou um idiota, eu apenas pego trem de madrugada às vezes quando não tou a fim de ir de bike pro trabalho, não sou um especialista em transporte público. E também provavelmente não sou viajado o suficiente pra poder constatar que não tem "de qualidade" em lugar nenhum do mundo.

Pra quem não tá a fim de picuinha, acho que ficou bem claro que minha opinião é de que em São Paulo não dá, é uma cidade que infelizmente faz com que as pessoas sonhem em ter carro. MEsmo que depois no final das contas se perceba que ter carro é uma péssima opção.



É que é bem fácil ficar falando que isso é ruim, aquilo é ruim, é culpa do governo, blá, blá, blá...
Sem entender um pouco das coisas fica difícil falar alguma coisa. Fica reclamando de tudo ao invés de aproveitar o que tem de bom.

Sinto informar, mas o transporte público de São Paulo vai ser eternamente ruim para pessoas que tem o seu ponto de vista.

Ah, em tempos de internet não precisa ser tão viajado assim.Wink
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 02:50
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


É que é bem fácil ficar falando que isso é ruim, aquilo é ruim, é culpa do governo, blá, blá, blá...
Sem entender um pouco das coisas fica difícil falar alguma coisa. Fica reclamando de tudo ao invés de aproveitar o que tem de bom.

Sinto informar, mas o transporte público de São Paulo vai ser eternamente ruim para pessoas que tem o seu ponto de vista.

Ah, em tempos de internet não precisa ser tão viajado assim.Wink

Vc deve estar de brincadeira! Ou vc deve gostar da micareta que é o carnametrô no horário de pico na Sé por exemplo:


Uploaded with ImageShack.us

Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 11:56
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

 

Sinto informar, mas o transporte público de São Paulo vai ser eternamente ruim para pessoas que tem o seu ponto de vista.



E vai ser bem excelente pra quem tem uma visão restrita, acha que seu caminho da Vila Madalena até a Trianon-Masp às 14h é a métrica pro que acontece no resto do sistema.
Voltar ao Topo
Olympio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2009
Brasília
Offline
Mensagens:883
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Olympio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 12:46
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

 É que é bem fácil ficar falando que isso é ruim, aquilo é ruim, é culpa do governo, blá, blá, blá...
Sem entender um pouco das coisas fica difícil falar alguma coisa. Fica reclamando de tudo ao invés de aproveitar o que tem de bom.

Síndrome de Gabriela. 

LOLLOLLOLLOLLOLLOL

Te chamar de gado seria uma ofensa ou você ficaria exaltado pelo elogio? 




Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 12:58
Aproveitando o que tem de bom no metrô linha vermelha:

Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 18:16
Não existem transporte público de qualidade em cidades com mais de 5 milhões de habitantes. Até esse número o retorno acontece em proporção razoável ao investimento. Ou seja, é possível oferecer boa qualidade em todos os modais. Acima disso a progressão é geométrica e não há PIB no mundo (nem o chinês) que consiga suportar (até pq não é só uma questão de PIB...).

O transporte público de SP é um lixo em todos os quesitos: segurança, pontualidade, regularidade, conforto, cobertura, interligação, intermodalidade, etc. Mas em Paris, Londres e NY o grau de insatisfação tb não é pequeno.

É óbvio que se vc levar um carioca ou paulistano pra passear de trem, metrô ou ônibus em Amsterdã, Bruxelas ou qualquer outra dessas cidades, ele vai achar que está no céu. Em todos os critérios é muito superior ao que temos aqui.

Mas o que importa é a relação do morador/usuário com o sistema à sua disposição e nesse quesito a reprovação é relativamente alta em metrópoles com grande população. E em todas elas existe trânsito tb.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2012 as 18:51

 

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


O TAV vai ligar Campinas a São Paulo, além de outras cidades. Santos fica de fora, pelo menos por enquanto. Mas não entendi qual seria o papel do trem na descentralização da habitação. Poderia explicar melhor?

 

Marino, o Carlos explicou bem, se tivermos áreas interligadas por transporte rápido e de qualidade mais pessoas deixam de ter a necessidade de morar e se locomover na cidade, 1 família que muda as vezes representa muitas pessoas deixando de se deslocar e indiretamente promove o crescimento da região...mas tem que ser planejado para não ocorrer o que ocorreu com a Granja Viana por exemplol O desenvolvimento para suburbios é adotado nos EUA (país jovem como o Brasil) em detrimento do Europeu (centros valorizados e pobres no subúrbio).

Uma vez você levando uma comunidade para 60-70km de SP ali acaba tornando-se um polo atrativo, virão Shoppings, Escolas, Hospitais...a vida dessa comunidade acaba por ficar mais concentrada na região...mas tem de haver um planejamento com incentivo para empresas também irem para lá... o que não pode é ter deslocamento de 5 milhões de pessoas ao mesmo tempo para o mesmo lado, não funciona.

É o mesmo caso das enchentes, ocuparam as zonas de cheia de rios criadas pela natureza por milhares de anos e a culpa é sempre do prefeito que "entra ano sai ano fica tudo na mesma"

 
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

o ritmo de construção do metrô é lento, e ainda por cima piorou quando resolveram entregar pra iniciativa privada.

Ogum em geral sempre concordo com seus ótimos textos, no caso do metrô o ritmo aumentou com a privatização de algumas estações e trechos, o custo tornou-se muito menor também já que a responsabilidade da captação e fiscalização de recursos é dos consórcios enquanto o TCU/Governo tem de gerir a qualidade. Só que crescer agora em 2010 é muito mais caro do que se tivessem planejado e executado aos poucos desde os anos 40/50. Nossos avós tem parte da culpa, nossos pais também e nós temos que brigar para diminuir nossa parte...


Citar em sp, investiram no espichamento das linhas. deu problema. assim que inaugurou-se a linha amarela - criando o primeiro padrão em rede - deu uma aliviada momentânea.
Exatamente! O sistema planejado por Prestes Maia na década de 30 previa anéis onde as atuais linhas eram conectores...até alguns viadutos na 23 de maio foram feitos pensando nisso.

Quanto aos prefeitos, eles tem parte da culpa mas a culpa "grande" é da ausência de plano regional e do direcionamento dado pela câmara municipal para valorização de áreas escolhidas a dedo pelo negócio imobiliário em detrimento ao coletivo, exemplo claro a última reunião do CMPU autorizou que ergam-se prédios altos no entorno de parques públicos.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2012 as 09:11
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Ai vem o imbecil-mór querer fazer trem-bala ligando Sampa ao Rio quando hoje precisamos exatamente disso ligando Santos-SP-Campinas para tentar descentralizar a habitação. 


Peça chave do problema. É virtualmente impossível dimensionar adequadamente a infraestrurura para 20 milhões de pessoas.

O problema de São Paulo é simplesmente seu tamanho. A incapacidade de planejamento adequado apenas potencializou o drama.

E outras cidades do Brasil passam pelo mesmo problema, na verdade qualquer cidade média/grande já extrapola a capacidade dos nossos planejadores em providenciar o mínimo de infraestrutura nos serviços básicos.


será voodoo? eu acho que o impossivel é uma cidade que não foi planejada pra crescer dessa forma agora ter 20 milhões de pessoas funcionar na boa, agora se partirmos do principio que a tendencia das cidades é crescer mesmo ao invés de tentar dispersar a galera a todo custo, entender que isso é o natural e teremos que trabalhar em cima disso acho que será um pouco mais facil.
Voltar ao Topo
Race Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Race Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2012 as 15:13
Bom, sei que vou atrair muita opinião contrária, principalmente por ser um fórum de bike, mas vamos lá...

Vi em alguns posts algumas solução drásticas, como remoção de estacionamento em vias, encarecimento na utilização do automóvel para forçar seu 'abandono', etc.

Sem qualquer tipo de ofensa, mas encarar o automóvel como vilão pelo caos que se vive e enxergar sua 'eliminação' ou restrição de uso como única solução viável, importando modelos que funcionaram em outros países e não necessariamente se adequam às nossas necessidades, é uma visão que acaba por cair no mesmo problema de toda visão extremista, parece que só existem vantagens no modelo que defende.

A área da cidade de São Paulo e da grande São Paulo, para citar como exemplo, possui uma dimensão territorial maior que muitos países e uma topografia bem particular.

As distâncias percorridas são muito grandes e a variação climática idem (num dia é possível passar pelas quatro estações), bem como, a grande maioria dos locais de trabalho não possuem uma área de vestiários/chuveiros.

Isso somado, por si só, acaba por inviabilizar a utilização da bicicleta, para muitas pessoas, como meio de transporte. Eu, por exemplo, prioritariamente, utilizo a moto para o deslocamento diário, utilizando o metrô (indo de carro até o metrô) quando estou sem moto e, por fim, o carro, quando tenho algum outro compromisso pós trabalho e também estou sem moto, tendo em vista que o estacionamento para carros no centro de SP não é nada barato.

Trabalho de social e o escritório fica numa distância de 15 km de casa, cujo principal acesso é por avenidas de grande fluxo. Mas, mesmo que tivesse ciclovia, ainda assim, para mim, seria inviável a utilização da bicicleta, pelo simples fato que nós todos suamos quando fazemos algum tipo de exercício e que o meu trabalho exige uma apresentação pessoal, digamos, 'limpa' e o escritório não dispõe de vestiário/chuveiros. O metrô possui bicicletário, mas, mais uma vez, para mim, não é algo muito cômodo para se usar.

Repito, essa é uma situação minha, uma necessidade específica, mas que muitas pessoas também compartilham.

O carro, independente do trânsito, como muitos ressaltaram, representa liberdade ao motorista, para poder ir e vir para onde e quando quiser, representa conforto, segurança e, para muitos (vendedores por exemplo), representa o próprio escritório.

Normalmente, ele está presente do nosso nascimento à nossa morte. Quando nascemos, voltamos da maternidade num carro e, quando morremos, ele costuma fazer nossa última 'viagem'.

Por isso, não concordo em transformá-lo no grande vilão.

Hoje, se temos um caos no trânsito não é por conta do 'excesso de veículos', como os meios de comunicação adoram propagar, mas este caos se deve a mais pura e simples incompetência da administração pública em conseguir planejar vias e rotas que garantam fluidez ao tráfego.

Como exemplo, alguém já percebeu que nas marginais o trânsito se concentra nas alças de entrada e saída? Alguém já percebeu como é ineficiente construir a alça de entrada na marginal antes da alça de saída? Ora, quem vai entrar na marginal, naturalmente vai sair da direita e ir para a esquerda e, quem vai sair, vai se deslocar da esquerda para pegar a alça à direita. O que ocorre é, por conta da forma como construída, embolar o meio de campo, com gente querendo sair encontrando com gente querendo entrar.

O exemplo acima, acredito, compromete a fluidez no trecho que, somados aos outros trechos onde tem o mesmo tipo de construção, acaba por refletir na cidade inteira. 

A falta de planejamento 'estrutural' é outro agravante para o caos no trânsito, como muitos citaram. Esse 'boom' imobiliário que São Paulo sofreu, com a construção de inúmeras e altíssimas torres residenciais onde antes existiam uma ou algumas casas, certamente vai refletir negativamente no trânsito.

Isto é culpa dos carros? Acredito que não. A culpa é da própria administração pública que permite esse tipo de adensamento sem qualquer planejamento em busca da alta arrecadação de impostos e taxas a que uma construção deste porte esta sujeita. 

Acredito que não se deve priorizar um meio de transporte em detrimento/banimento/proibição de outro, mas buscar soluções que possam integrá-los.

Desestimular a utilização do automóvel com a imposição de altos impostos para sua circulação é uma besteira. Isso só vai fazer que àqueles que têm mais dinheiro paguem pelo conforto enquanto os menos abastados tenha que abdicar do uso de um bem que conseguiram com muito custo.

O uso consciente do automóvel deve partir do próprio usuário a partir da apresentação de soluções viáveis para sua 'substituição' como meio de locomoção diária e não por uma simples 'canetada'

Melhoria na oferta e qualidade de transporte de massa (ônibus mais confortáveis, silenciosos e com motoristas mais cordiais; maior oferta de linhas de metrô integrando estacionamentos (como já existem nas estações mais modernas); transporte menos lotado; maior oferta de ciclovias (não ciclofaixas) que sejam separadas do fluxo de trânsito, incentivo do poder público, através das reduções de impostos, na construção de prédios (escritórios) que possuam vestiários/chuveiros/bicicletários incentivando os que ali trabalham a irem a pé, correndo, de bicicleta, patins, skate, etc, e, chegando, possam tomar um banho e se vestir para o trabalho, ..., podem representar uma solução viável para o uso consciente do automóvel.

Não sou urbanista, mas acredito que, sempre, a melhor solução é a integração, e não a imposição de uma forma em detrimento de outra.

Desculpem o post tão longo.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 6>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X