Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicletas no trânsito selvagem de São Paulo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicletas no trânsito selvagem de São Paulo

 Responder Página  <1234 6>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 19:01
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

sobre educação:

pedestre e ciclista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? não.

motorista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? sim.

embora ninguém possa alegar desconhecimento de lei, o motorista teve mais acesso a conhecimento. é discriminar tratar os desiguais de forma igual.

mas também pq há diferença de formação. se tivéssemos aulas de leis de trânsito nas escolas, como se deve, desde cedo, durante vários anos (e não umas aulinhas míseras numa única série) daí sim poderíamos querer tratar todos iguais sem cometer injustiças.

em tempo, vigora desde sexta-feira a lei 12.587 que deixa claro que o transporte não motorizado tem prevalência sobre o motorizado individual.

Eu concordo.

Como eles querem criticar os ciclistas, se nem todos os ciclistas conhecem o CTB. Mas em compensação todos os motoristas conhecem o CTB, ou pelo menos deveriam conhecer, pois para tirar a habilitação é preciso mostrar conhecimento na prova escrita e na prática.

Para tentar mudar a educação no trânsito, é preciso investir no futuro, nos futuros motoristas ou ciclistas. Esta na hora de ter ensino obrigatório nas escolas sobre leis de trânsito. Somente assim futuramente teremos motoristas mais responsáveis.
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 19:50
Não vejo o não cumprimento a uma lei em favor da vida como desrespeito ou redução da civilização. É claro que enquanto não tiver um especialista e uma lei me validando estarei fazendo errado e vão apontar o dedo pra nós, mas prefiro me preservar.

Enquanto isso deixo essa noticia pra me validar eheh.

claro que são cidades com realidades diferentes, e veja só, mesmo com educação, paris deixa furar o farol...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 20:55
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

sobre educação:

pedestre e ciclista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? não.

motorista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? sim.

embora ninguém possa alegar desconhecimento de lei, o motorista teve mais acesso a conhecimento. é discriminar tratar os desiguais de forma igual.

mas também pq há diferença de formação. se tivéssemos aulas de leis de trânsito nas escolas, como se deve, desde cedo, durante vários anos (e não umas aulinhas míseras numa única série) daí sim poderíamos querer tratar todos iguais sem cometer injustiças.

em tempo, vigora desde sexta-feira a lei 12.587 que deixa claro que o transporte não motorizado tem prevalência sobre o motorizado individual.


Ogum, 

essa proposição é equivocada por essência. Prevalência não significa leis e direitos diferenciados, nem status diferenciado. Só pq a bicicleta não tem placa o ciclista não precisa de educação, pode desprezar o CTB em sua defesa ou conforme a conveniência do momento - é isso que vc está dizendo?

Pra começar, é muito conveniente igualar pedestres e ciclistas perante a lei ou mesmo a prática. Não são, a bike é um veículo. E é exatamente por esse status - e junto, seus direitos - que lutam os movimentos cicloativistas. Direitos iguais? Deveres iguais! Os sérios pensam assim, os demais só pensam nos deveres - dos outros, claro...

Se a bike é um veículo, então os ciclistas devem conhecer e seguir o CTB sim. Enquanto o movimento pró-bike luta por "direitos iguais" no trânsito, esse mesmo movimento não pode esperar ou lutar por "direitos diferenciados". Questão de coerência e justiça, mas tb de imagem social. 

No contexto de trânsito de uma cidade como São Paulo, a bicicleta permite a mesma liberdade do pedestre, a mesma agilidade da moto e em boa parte das vias e horários, a mesma velocidade de deslocamento dos carros (muitas vezes até maior). Só que como não temos placa, não somos identificados e isso dá uma liberdade tremenda.

É óbvio que um acidente bike-pedestre não tem nem de longe as mesmas consequências de um acidente carro (ou moto)-pedestre. Mas não é o grau de letalidade que importa quando falamos de deveres e direitos no complexo (e complicado) contexto da convivência em sociedade.

Um dos motivos pelos quais os motoristas em geral vêem os ciclistas com desconfiança e não raro, hostilidade, é justamente pela facilidade com que violamos as leis do trânsito quando estas nos são inconvenientes. 

Eu não tenho moral. Como motorista, sou consequente, sério e até gentil. Mas como ciclista, eu faço parte da pior espécie de ciclista urbano e sou um legítimo anti-embaixador das bicicletas. Eu já fui instrutor de pilotagem defensiva, mas no fundo sou um estuprador do CTB, um pária das ruas, um ignorante sobre duas rodas. Sou um monte de coisas ruins, mas deus-me-livre de ser hipócrita.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 21:39
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

sobre educação:

pedestre e ciclista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? não.

motorista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? sim.

embora ninguém possa alegar desconhecimento de lei, o motorista teve mais acesso a conhecimento. é discriminar tratar os desiguais de forma igual.

mas também pq há diferença de formação. se tivéssemos aulas de leis de trânsito nas escolas, como se deve, desde cedo, durante vários anos (e não umas aulinhas míseras numa única série) daí sim poderíamos querer tratar todos iguais sem cometer injustiças.

em tempo, vigora desde sexta-feira a lei 12.587 que deixa claro que o transporte não motorizado tem prevalência sobre o motorizado individual.


Ogum, 

essa proposição é equivocada por essência. Prevalência não significa leis e direitos diferenciados, nem status diferenciado. Só pq a bicicleta não tem placa o ciclista não precisa de educação, pode desprezar o CTB em sua defesa ou conforme a conveniência do momento - é isso que vc está dizendo?


sim, há status diferenciados entre os veículos. está discriminado no artigo 58. a diferença está na proteção a ser recebida pelos demais. não afirmei que ciclista e pedestre não precisam de educação. mas frisei que motoristas recebem mais educação e querem exigir daqueles que não receberam a mesma educação. aí há dois pesos e duas medidas, desproporcionais. não se trata de desprezar o CTB de acordo com a conveniência. mas aplicá-lo antes de tudo a partir do artigo 58 do próprio CTB, invertendo-se o ônus da prova, levando-o para o condutor do veículo maior.

Citar

Pra começar, é muito conveniente igualar pedestres e ciclistas perante a lei ou mesmo a prática. Não são, a bike é um veículo. E é exatamente por esse status - e junto, seus direitos - que lutam os movimentos cicloativistas. Direitos iguais? Deveres iguais! Os sérios pensam assim, os demais só pensam nos deveres - dos outros, claro...

 

não sou eu que igualo, mas a realidade: motoristas recebem treinamento, pedestres, ciclistas e também charreteiros não recebem.

Citar

Se a bike é um veículo, então os ciclistas devem conhecer e seguir o CTB sim. Enquanto o movimento pró-bike luta por "direitos iguais" no trânsito, esse mesmo movimento não pode esperar ou lutar por "direitos diferenciados". Questão de coerência e justiça, mas tb de imagem social. 


sim, ninguém pode alegar desconhecimento da lei. se os que fizeram curso de direção alegam desconhecer o 201, 220,  e outros tantos artigos (e isso serve de desculpa) o desconhecimento também pode ser alegado pelos demais. 

Citar
No contexto de trânsito de uma cidade como São Paulo, a bicicleta permite a mesma liberdade do pedestre, a mesma agilidade da moto e em boa parte das vias e horários, a mesma velocidade de deslocamento dos carros (muitas vezes até maior). Só que como não temos placa, não somos identificados e isso dá uma liberdade tremenda.

 

o emplacamento é faculdade da municipalidade. se a bicicleta não tem placas em são paulo é pq o município não quer. aliás, pior do que bicicletas não terem placas, é cicloelétricos (conforme a resolução do contran, equiparados a ciclomotores e no que tange à habilitação, a motos) não terem qualquer fiscalização. devem ser emplacados, e seus condutores devem ter habilitação e capacetes adequados. todavia vemos cicloelétricos andando até dentro de parques!

Citar
É óbvio que um acidente bike-pedestre não tem nem de longe as mesmas consequências de um acidente carro (ou moto)-pedestre. Mas não é o grau de letalidade que importa quando falamos de deveres e direitos no complexo (e complicado) contexto da convivência em sociedade.

engano seu. o grau de letalidade por impacto e por poluição, bem como os tratamentos médicos dos feridos geram custos que no brasil são distribuídos pela sociedade inteira, uma vez que há sistema universalizado e público de saúde. cada motoboy que quebra a perna tem seu gesso pago pelas minhas contribuições ao INSS. logo, interessa-me interferir na atividade dele. do mesmo modo o fumante: pode fumar à vontade desde que não empesteie o ar de ninguém nem use o SUS pra se tratar depois. mas é isso que fumantes fazem? não, logo é preciso restringir sim essa atividade. 

só se pode analisar a partir do ponto de vista direitos subjetivos (isso que vc chama de "direitos" no parágrafo acima) se levarmos em conta os direitos objetivos (isso que vc chama de "deveres" no parágrafo acima). há muito tempo os direitos subjetivos são chamados de direitos reflexos: reflexo de uma obrigação de outrem, quase sempre do estado. assim, na sociedade contemporânea, só podem ser exercidos caso seu custo para a sociedade seja baixo e aceito. por exemplo, o direito à caça só existe se não ameaça a espécie caçada. não é um direito inerente à pessoa. não é direito natural.

um outro exemplo é o direito de propriedade: só existe se há um garantidor, o estado. sem um estado que garanta a propriedade, ela não existe.

é o cúmulo a indiferença, uma espécie de psicopatia social, ausência de empatia, a situação do cidadão esclarecido acerca dos dados de poluição usar o carro em qualquer situação que não de necessidade efetiva. dar umas voltas de carro no domingo a tarde pra espairecer equivale a comemorar algo dando tiros pra cima. lembrando, 4.000 mortos anuais em são paulo por doenças agravadas ou causadas por poluição. dados do prof. paulo saldiva.

Citar

Um dos motivos pelos quais os motoristas em geral vêem os ciclistas com desconfiança e não raro, hostilidade, é justamente pela facilidade com que violamos as leis do trânsito quando estas nos são inconvenientes. 


não me alongo aqui. mas vale dar uma olhadinha no "fé em deus e pé na tábua" do roberto da matta. a origem da hostilidade é outra.

Citar
Eu não tenho moral. Como motorista, sou consequente, sério e até gentil. Mas como ciclista, eu faço parte da pior espécie de ciclista urbano e sou um legítimo anti-embaixador das bicicletas. Eu já fui instrutor de pilotagem defensiva, mas no fundo sou um estuprador do CTB, um pária das ruas, um ignorante sobre duas rodas. Sou um monte de coisas ruins, mas deus-me-livre de ser hipócrita.

essa afirmação sua prefiro não comentar. 

sobre mim prefiro apenas afirmar que não carrego nos ombros nenhuma morte por atropelamento ou poluição. mas na minha família já morreram pessoas vitimadas por motoristas bêbados, e sou o último remanescente em são paulo, pois os demais saíram da cidade em razão dos problemas de saúde decorrentes da poluição.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 21:45
Eu costumo dizer que nem todo mundo que anda de bicicleta é ciclista, assim como nem todo mundo que dirige um carro é motorista ou sobre uma moto é motociclista.

O que difere o motorista/motociclista do "cara que está controlando um carro/moto" é a carteira de habilitação. Um amigo meu dirige desde os 14 anos. Até os 18 ele não era motorista. Só dirigia.

Eu ando de bicicleta (com um intervalo de 12 anos) desde meus 5 anos, acho. Antes eu só andava. Hoje eu sou um ciclista. Tenho consciência de 

Quanto à questão de violar as leis quando é conveniente. Sim, é fácil. Não há penalização pra bicicletas, cavalos ou carroças. Posso passar na faixa aterrorizando crianças, subir na calçada derrubando idosos e parar minha bicicleta na portaria de um prédio qualquer.
Se a população não me punir, o estado é que não vai, já que não há leis para tal. Nem acho que deve haver.

Uma campanha de conscientização seria o mínimo do básico.

Se cada bicicletaria da cidade tivesse uma pilha de panfletos explicando o básico (sinalizar, contra-mão, sinalização, freios, capacete, iluminação), já reduziria MUITO a incidência.

Não conheço UM ser usuário de bicicleta que goste de andar na calçada ou na contra-mão. Todos os que pergunto dizem que fazem porque é mais seguro. Alguns entendem quando explico e já consegui converter alguns hahahah. Outros não aguentam ouvir o barulho de um carro chegando e já acham que vão morrer. Alguns, de fato, vão!

O caso de não parar no sinal vermelho é, 90% dos casos**, simplesmente pressa ignorante e falta de educação. O famoso "vou burlar essa porra porque não posso gastar 20 segundos da minha vida aqui". Nesses casos, acontece de bicicleta, de carro, de moto, coletivo ou até mesmo a pé. Quem nunca viu aquelas velhinhas que mal conseguem andar partindo pra atravessar um sinal (já piscando) e levar uma eternidade pra chegar do outro lado? Ela está errada? Do ponto de vista coletivo sim, mas do ponto de vista legal não. Pra não aguardar 2 minutos, ela faz com que várias pessoas (transporte coletivo inclusive) aguarde o tempo dela atravessar a rua.

Alguns casos são pra própria segurança (vide evitar arranque junto com os carros), alguns são simplesmente por falta de segurança (não ser roubado por estar parado 'dando sopa'). Veja que no último exemplo, mesmo que houvesse ciclovia, as pessoas não parariam no sinal em certos lugares simplesmente por falta de segurança.

O importante é entender que não dá pra seguir 100% as leis, quando você não tem as garantias mínimas para tal.

Um exemplo é testemunhar contra corrupção policial. Quem garante que você não vai receber uma visita no dia seguinte? O estado certamente não consegue garantir isto, então, pra poupar a própria vida, muitas pessoas não o fazem.

**: Estatística by Homer Simpson.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 23:21
Ogum, eu respeito seu apreço pelo CTB e pela bike. Na essência, estamos no mesmo barco e queremos a mesma coisa. Aliás, apesar de gostar de carros e de dirigir eu adoraria ver tudo parar de vez, o tal "apocalipse motorizado", pq eu ia andar muito mais de bike com a melhor das desculpas LOL

Mas estou tentando mostrar que a coisa vai além. Não adianta ficar repetindo a letra do código como argumento pra tudo, vamos aprofundar o debate pelamordedeus! Aliás, o CTB é a bíblia do cicloativismo (exceto quando não convém, claro). E que papo é esse de "direitos subjetivos" e "direitos objetivos"? Pra mim, é só mais uma das "interpretações convenientes", mais um relativismo.

Quanto às vantagens da bicicleta sobre os carros, e os vários efeitos nocivos destes, não há porque pregar para os padres. Estamos num fórum de ciclismo, ninguém aqui precisa ser convencido disso. E os demais, os psicopatas (i.e. motoristas & afins) não vão abrir as mentes e ver a luz com essa ladainha. A bike vai retomar o espaço que o carro usurpou há dois séculos, mas não vai ser no grito e nem no próximo ano.

E se o ciclista não está sujeito às mesmas leis só por não ter treinamento, talvez fosse o caso dele se tornar obrigatório. Os tempos mudaram, e se a ciclomobilidade está crescendo como alternativa ao carro, se a bicicleta quer reconhecimento, respeito e acima de tudo, legitimidade, isso precisa ser revisto. Pq com certeza as ruas não vão se transformar em ciclovia tão cedo!

Mas tudo tem um contraponto. A bicicleta é um negócio tão legal, mas tão legal, que tinha que ter um lado ruim, e esse lado é o cicloativismo. Como "movimento", é um porre: monotônico, engajado, ideologizado, desorganizado, barulhento e alienado. Acho que a bike é muito simples e alguns precisam complicar e politizar pra curtir.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 11:55
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

A bike vai retomar o espaço que o carro usurpou há dois séculos, mas não vai ser no grito e nem no próximo ano.


Isso basicamente é um resumo da coluna do Roberto Agresti.

Justamente por isso que eu não entendo onde está a celeuma. Nego que gosta de carro e abre a boca pra falar qualquer coisa de bike, pessoal já junta em cima pra descer a porrada sem nem tentar ler ou compreender o que foi dito.

Porra, eu sou engenheiro mecânico automotivo, cresci adorando carros. Já tive minhas fases de moleque inconsequente, já fiz cagada, já paguei por isso, e hoje em dia dirijo um carrinho mil da maneira mais econômica e mais social possível. Vou no devagar e sempre, cedo a vez, respeito as leis... Isso não me impede de pagar um pau quando vejo um esportivo passando, acho bonito pra caralho como obra de engenharia e design. Pena que as pessoas normalmente não sabem o que fazer com isso, e falar a verdade o mundo estaria muito bem com carrinhos de motor 600cc e velocidade limitada a 120 por hora em estradas, mas não é assim e nem vai ser, ao menos tão cedo.

O fato de eu gostar de carros, de ter estudado engenharia voltada para esse campo, não me impede de aceitar as vantagens das bicicletas. As requisições fazem sentido, até por uma melhoria geral para a população, mas essa postura de afronta é que não funciona. Hoje o carro é o assassino, amanhã pode ser a bike por falta de carros pra culpar.

Eu ia dar muita risada com um mundo lotado de bikes onde não são necessários semáforos. Cada rua precisaria de uma passagem subterrânea ou aérea porque caso contrário pedestres não conseguiriam atravessar. E não ia demorar um mês pros pedestres reclamarem de ter que subir escadas a cada quarteirão
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 12:35
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

 E que papo é esse de "direitos subjetivos" e "direitos objetivos"? Pra mim, é só mais uma das "interpretações convenientes", mais um relativismo.

Gente, calma lá, sem acusar antes de pesquisar! O Ogum não inventou isso. 



Abs
Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 13:00
Acho interessante algumas opinões, como por exemplo, a de que um ciclista pode andar em calçada, derrubar velinhas etc., que é do Oliva, se não me engano, não pega nada. Ou então que não existe lei para cicilista, que é do Ogum, novamente se não me engano.
Na verdade, existe lei para tudo aqui, até demais. Derrubar um pedestre na rua, estando a bordo de uma bicicleta, é crime de lesão corporal, Código Penal, art. 129. Agora, a pena, se for só lesão corporal simples, são 3 meses a 1 ano. Isso não dá nada, só cesta básica. Então, fica por isso mesmo.
Agora, andar na contramão, e provocar um acidente por causa disso, pode gerar até indenização para o motorista, se comprovar que o acidente foi causado pela imprudência da vítima. Olha o exemplo:
RESPONSABILIDADE CIVIL. ACIDENTE DE TRÂNSITO. RODOVIA ASFALTADA. BICICLETA QUE TRANSITA, À NOITE, SEM QUALQUER ALERTA. CULPA EXCLUSIVA DO CICLISTA. INDENIZAÇÃO NEGADA. AUSÊNCIA DE CULPA DO CONDUTOR DO VEÍCULO-CAMINHÃO. VIÚVA TIDA POR PARTE LEGÍTIMA. APELO DO RÉU A QUE SE DÁ PROVIMENTO PARA A IMPROCEDÊNCIA DE TODOS OS PEDIDOS. 1- A viúva da vítima detém legitimidade ativa para acionar os pretensos responsáveis pelo acidente que causou a morte do marido não havendo necessidade de ser acompanhada por todos os herdeiros e filhos do de cujus, até porque o Judiciário não, e, menos ainda qualquer Jurisdicionado, pode obrigar alguém a demandar, no pólo ativo, contra a vontade dele. 2- Concluindo-se pela ausência de "culpa" do condutor do caminhão, que, à noite, em rodovia asfaltada, albaroa bicicleta dessinalizada com qualquer luz de alerta, não há como deferir-se qualquer indenização, pois, assim, não o permite a Teoria Subjetiva. (TA/MG – 5ª C. Cív., Ap. Cív. nº 2003.0393105-5, Rel. Juiz Francisco Kupidlowski, julg. 26.06.2003)
Portanto, devemos pensar um pouco antes de tomarmos algumas atitudes, que julgamos corretas, pelo menos do nosso ponto de vista.
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
Olympio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2009
Brasília
Offline
Mensagens:883
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Olympio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 13:16
Só para atualizar vocês quanto aos carroceiros, aqui em Brasília existe um projeto de cadastramento, "emplacamento" e conscientização dos carroceiros. Ele já está em vigor a uns 2 anos e hoje, praticamente, 80% dos carroceiros tiveram aulas teóricas sobre as normas básicas de circulação (pré-requisito para cadastramento). Eles podem não ter placa de trânsito, mas possuem um número de identificação. Sei disso pois minha mãe fez parte da criação desse projeto. 

Claro que sabemos que isso só funciona em algumas regiões administrativas do DF. Em outras mais afastadas é inexistente isso (coisa que não deveria acontecer).
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 13:55
Originalmente postado por carlos.e carlos.e escreveu:

Acho interessante algumas opinões, como por exemplo, a de que um ciclista pode andar em calçada, derrubar velinhas etc., que é do Oliva, se não me engano, não pega nada. Ou então que não existe lei para cicilista, que é do Ogum, novamente se não me engano.
Na verdade, existe lei para tudo aqui, até demais. Derrubar um pedestre na rua, estando a bordo de uma bicicleta, é crime de lesão corporal, Código Penal, art. 129. Agora, a pena, se for só lesão corporal simples, são 3 meses a 1 ano. Isso não dá nada, só cesta básica. Então, fica por isso mesmo.
Agora, andar na contramão, e provocar um acidente por causa disso, pode gerar até indenização para o motorista, se comprovar que o acidente foi causado pela imprudência da vítima. Olha o exemplo:
RESPONSABILIDADE CIVIL. ACIDENTE DE TRÂNSITO. RODOVIA ASFALTADA. BICICLETA QUE TRANSITA, À NOITE, SEM QUALQUER ALERTA. CULPA EXCLUSIVA DO CICLISTA. INDENIZAÇÃO NEGADA. AUSÊNCIA DE CULPA DO CONDUTOR DO VEÍCULO-CAMINHÃO. VIÚVA TIDA POR PARTE LEGÍTIMA. APELO DO RÉU A QUE SE DÁ PROVIMENTO PARA A IMPROCEDÊNCIA DE TODOS OS PEDIDOS. 1- A viúva da vítima detém legitimidade ativa para acionar os pretensos responsáveis pelo acidente que causou a morte do marido não havendo necessidade de ser acompanhada por todos os herdeiros e filhos do de cujus, até porque o Judiciário não, e, menos ainda qualquer Jurisdicionado, pode obrigar alguém a demandar, no pólo ativo, contra a vontade dele. 2- Concluindo-se pela ausência de "culpa" do condutor do caminhão, que, à noite, em rodovia asfaltada, albaroa bicicleta dessinalizada com qualquer luz de alerta, não há como deferir-se qualquer indenização, pois, assim, não o permite a Teoria Subjetiva. (TA/MG – 5ª C. Cív., Ap. Cív. nº 2003.0393105-5, Rel. Juiz Francisco Kupidlowski, julg. 26.06.2003)
Portanto, devemos pensar um pouco antes de tomarmos algumas atitudes, que julgamos corretas, pelo menos do nosso ponto de vista.


não, peraí, em nenhum momento eu falei que para ciclistas não há lei. nunca defendi aqui que se andasse em calçadas ou em contra-mão. nem nunca afirmei que deve ser assim.

não confunda explicações com justificações. não confunda questionamentos com justificações de posições contrárias.

eu apenas bato na tecla que há dois pesos e duas medidas nessa discussão. um recebe educação formal sobre leis de trânsito e outro não.

e sim, há distorções na educação e nas campanhas públicas. 
vide as propagandas de sp sobre pedestres que só mandam o pedestre atravessar na faixa. hoje nada falam do motorista, e nem fazem a ressalva que o pedestre pode atravessar onde quiser se estiver a mais de 50 metros da faixa.

há lei pra todos. mas o que se faz atualmente e só interpretar a lei a favor do motorista. 

asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Alex_Espricio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex_Espricio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 17:37
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

e sim, há distorções na educação e nas campanhas públicas. 
vide as propagandas de sp sobre pedestres que só mandam o pedestre atravessar na faixa. hoje nada falam do motorista, e nem fazem a ressalva que o pedestre pode atravessar onde quiser se estiver a mais de 50 metros da faixa.

há lei pra todos. mas o que se faz atualmente e só interpretar a lei a favor do motorista. 
 
Não concordo que as campanhas sejam apenas a favor do motorista. Essa da faixa de pedestre mesmo. Não conheço essa de poder atravessar em qualquer lugar se estiver a mais de 50 metros de uma faixa, mas vamos pensar um pouco. Se tem um faixa de pedestre próximo, por que se arriscar a atravessar em qualquer lugar ??? Pressa ??? Ai o pedestre resolver atravessar em qualquer lugar, o motorista/motociclista/ciclista é pego de surpresa e atropela o pedestre. De quem é a culpa ??? Acho que em muitas situações o pedestre tem culpa sim ! Se falam para o pedestre usar a faixa, deviam incendivar também a evitarem de atravessar fora dela e respeitarem s semaforos )inclusive os de pedestres).
Outra coisa, muitas vezes já me aconteceu, o semaforo abre, foi entrar na travessa com semaforo de pedestres fechado, mas eles continuam a atravessar. Eles não estão errados ???
 
Outro dia quase tomo um tombo da moto por causa de um pedestre irresponsavel. Vinha de uma rua, entrei a esquerda no proxima esquina. Logo a uns 50 metro tem um semaforo, que quando entrei na rua abriu. Atras de mim alguns carros, rua com uma descida ingreme. De repente um senhro com uma garota resolver atravessar, com o semaforo aberto para os carros (semaforo do pedestre fechado!!!) Tive que meter freio e desviar, se tivesse carro do lado estava ferrado. O "velho" ainda grita "olha a faixa de segurança"... e a porcaria do semaforo que me dava permissão de passagem ???
 
Desculpa, mas com essa campanha, faixa de pedestre virou lugar sagrado, eles atravessam do jeito e hora que querem e nós que damos um jeito de não acertar eles !!!
 
Sundown Team 4000
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 18:39
Originalmente postado por Alex_Espricio Alex_Espricio escreveu:


Desculpa, mas com essa campanha, faixa de pedestre virou lugar sagrado, eles atravessam do jeito e hora que querem e nós que damos um jeito de não acertar eles !!!
 

E é assim que deve ser, prioridade absoluta para o pedestre. Carro e moto não são direitos inalienáveis.
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 19:49
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por Alex_Espricio Alex_Espricio escreveu:


Desculpa, mas com essa campanha, faixa de pedestre virou lugar sagrado, eles atravessam do jeito e hora que querem e nós que damos um jeito de não acertar eles !!!
 

E é assim que deve ser, prioridade absoluta para o pedestre. Carro e moto não são direitos inalienáveis.


O problema é que os pedestres reclamam do egoismo dos carros mas, aqui em SP, bastou a campanha de proteção ao pedestre entrar em vigos e os pedestres querem agora "dar o troco" no motorista.

Vai vir um monte de nego com um monte de lei mas quero ver alguém que consiga me exlpicar por que é difícil de entender isso:

        Tem semáforo para travessia de pedestre? Se sim respeite (o motorista e o pedestre).

        Se não tem, a preferência na faixa é do pedestre e os carros ao se aproximarem da faixa já devem reduzir para poder parar.

        Agora imagina cada pedestre que quiser atravessar a paulista quando bem entender com o sinal aberto ou fechado. Tem lógica isso?
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 19:52
É, mas todas as sinaleiras são feitas pensando no carro. No meu caminho pra faculdade pego uma sinaleira de avenida que tem que passar correndo quase. Ou atravessar em duas partes, primeiro vai até o canteiro central, espera uns 3 ou 4 minutos e depois atravessa o resto.

Concordo que o pedestre tem que obedecer a sinaleira, mas façam sinaleiras boas pelo menos.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 19:57
Não adianta mesmo, o problema não é o carro, as políticas públicas de mobilidade (ou falta dela), ou o planejamento das cidades (ou a falta dele), o que falta é educação a todo mundo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 20:00
Originalmente postado por pavao pavao escreveu:



O problema é que os pedestres reclamam do egoismo dos carros mas, aqui em SP, bastou a campanha de proteção ao pedestre entrar em vigos e os pedestres querem agora "dar o troco" no motorista.


E o pedestre que dá o troco no motorista faz o que? atropela e mata quem tá dentro das SUVs?

Não tem pedestre algum querendo dar troco. Pode ter pedestre mal educado, pedestre desatento, etc e tal, mas em situação normal, a preferência tem que ser deles e ponto. 
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 20:04
Sem contar que a maioria dos cruzamentos de São Paulo, tirando a região da Paulista e a cidade antiga, não tem faixa de pedestre pintada no chão. Vai andar na periferia pra ver. Pedestre tem que atravessar voando pq o motorista "não lembra ou finge que não lembra" do pedestre quando não tem a faixa. A maioria das ruas na realidade, não tem sinalização horizontal no asfalto, Fato.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 21:17
Pavão,

durante décadas os carros abusaram. Reinaram supremos, folgados. Agora fica todo mundo revoltado pq os pedestres estão folgados? Os motoristas estão errados, é imaturidade não querer abrir mão dessa "conquista" duvidosa (o direito máximo sobre a rua, essa folga toda). Não existe civilidade sem o desenvolvimento da consciência coletiva em prol dos mais fracos e de um bem maior. 

A bola sempre esteve no campo do inimigo e agora que tá com o lado mais fraco, é preciso ter paciência e tolerância até as coisas se equilibrarem. 
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 21:30
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

.
não, peraí, em nenhum momento eu falei que para ciclistas não há lei
. nunca defendi aqui que se andasse em calçadas ou em contra-mão. nem nunca afirmei que deve ser assim.

não confunda explicações com justificações. não confunda questionamentos com justificações de posições contrárias.



Ogum, tem razão, não foi você, foi o Oliva (não ando mais no Rio de Janeiro sossegado!!! rs). Ele disse "Quanto à questão de violar as leis quando é conveniente. Sim, é fácil. Não há penalização pra bicicletas, cavalos ou carroças. Posso passar na faixa aterrorizando crianças, subir na calçada derrubando idosos e parar minha bicicleta na portaria de um prédio qualquer.
Se a população não me punir, o estado é que não vai, já que não há leis para tal. Nem acho que deve haver."
Por isso, peço desculpas por ter ligado o trecho à você.
Abs.
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 21:35
Originalmente postado por carlos.e carlos.e escreveu:

 
Ogum, tem razão, não foi você, foi o Oliva (não ando mais no Rio de Janeiro sossegado!!! rs). Ele disse "Quanto à questão de violar as leis quando é conveniente. Sim, é fácil. Não há penalização pra bicicletas, cavalos ou carroças. Posso passar na faixa aterrorizando crianças, subir na calçada derrubando idosos e parar minha bicicleta na portaria de um prédio qualquer.
Se a população não me punir, o estado é que não vai, já que não há leis para tal. Nem acho que deve haver."
Por isso, peço desculpas por ter ligado o trecho à você.
Abs.

Carlos, só não pense que eu faço isso. Isso é só pra exemplificar como pensam algumas pessoas que usam bicicleta.
Eu não ando em calçada e tampouco contramão (a não ser coisa de 50m na rua de casa pra não ter que ir em outro bairro fazer o retorno.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 21:39
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

 E que papo é esse de "direitos subjetivos" e "direitos objetivos"? Pra mim, é só mais uma das "interpretações convenientes", mais um relativismo.

Gente, calma lá, sem acusar antes de pesquisar! O Ogum não inventou isso. 



Abs

OK, mto erudito, profundo e sério... mas e daí? Eu não sou do ramo mas sei sobre o uso da lei pra fazer os direitos do cidadão e tals. Só não entendo a conexão disso com a discussão. 
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alex_Espricio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex_Espricio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:08
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por Alex_Espricio Alex_Espricio escreveu:


Desculpa, mas com essa campanha, faixa de pedestre virou lugar sagrado, eles atravessam do jeito e hora que querem e nós que damos um jeito de não acertar eles !!!
 

E é assim que deve ser, prioridade absoluta para o pedestre. Carro e moto não são direitos inalienáveis.


Não concordo. TODOS temos direitos e deveres como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Concordo em dar prioridade ao pedestre, mas não que ele seja um ser absoluto. Se existe semaforos para os carros ( e demais meios de transportes ) e para pedestres, eles devem sim esperar o deles ficar verde. Caso não exista o de pedestre, se o semaforo da via dele esta fechado os carros que fazem conversão devem sim parar, agora, se o semaforo da via esta aberto para os carros eles não podem simplesmente resolver atravessar.

Sundown Team 4000
Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:16
Carlos, só não pense que eu faço isso. Isso é só pra exemplificar como pensam algumas pessoas que usam bicicleta.
Eu não ando em calçada e tampouco contramão (a não ser coisa de 50m na rua de casa pra não ter que ir em outro bairro fazer o retorno.
[/QUOTE]

Oliva, agora respirei aliviado e poderei curtir um passeio nessa cidade que tanto amo! rsrs
Cara, transcrevendo o Ogum, justiquei com um exemplo dado por voce, para mostrar que sim, tem lei, ainda que não seja o "Código Penal da Bicicleta" que tipifica todas as condutas (ou melhor, os resultados dessas condutas) narradas por você. Não disse que fazia isso.
Como advogado, não teria o menor constrangimento em defender um pedestre ou um motorista que tivesse uma lesão ou dano por causa da imprudência de um ciclista, mesmo que isso seria "cortar na própria carne". Afinal, como disse o Ogum (não estou puxando o saco, viu?) a lei é para todos.

Abs.
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:18
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Pavão,

durante décadas os carros abusaram. Reinaram supremos, folgados. Agora fica todo mundo revoltado pq os pedestres estão folgados? Os motoristas estão errados, é imaturidade não querer abrir mão dessa "conquista" duvidosa (o direito máximo sobre a rua, essa folga toda). Não existe civilidade sem o desenvolvimento da consciência coletiva em prol dos mais fracos e de um bem maior. 

A bola sempre esteve no campo do inimigo e agora que tá com o lado mais fraco, é preciso ter paciência e tolerância até as coisas se equilibrarem. 

Sim, eu entendo que a reação vem e virá com todo esse rancor. Escrevo aqui mas sou  motorista de 10 km por dia. Digo isso pelo que eu vejo como pedestre (trabalho na região da paulista). E de forma alguma acho q o motorista te razao em atropelar alguém. 

O que quero dizer é que todos se defendem usando leis, parágrafos, CTB, etc..... Quando o bom senso acolheria todo mundo.
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:31
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por pavao pavao escreveu:



O problema é que os pedestres reclamam do egoismo dos carros mas, aqui em SP, bastou a campanha de proteção ao pedestre entrar em vigos e os pedestres querem agora "dar o troco" no motorista.


E o pedestre que dá o troco no motorista faz o que? atropela e mata quem tá dentro das SUVs?

Não tem pedestre algum querendo dar troco. Pode ter pedestre mal educado, pedestre desatento, etc e tal, mas em situação normal, a preferência tem que ser deles e ponto. 

 Leo, eu sou 60% do tempo pedestre, 20% motorista e 20% ciclista. Então sei do que estou falando. Não só vi como ouvi pedestres falando, "to na faixa atravesso a hora que eu quiser".

 Anarquia não leva a nada, tanto é que vejo todo mundo reclamando de tudo mas ningué quer dar o braço a torcer para ter uma convivência mais pacifica.

 Na calçada a mesma coisa, todo mundo fala que o carro avança sobre o sinal para ganhar 15 segundos, mas eu vejo na paulista todo dia carros que querem sair do estacionamento e não conseguem pq existem muitos pedestres passando pela calçada. Na calçada a preferência é do pedestre, mas será que eles também não estão sendo intolerantes de deixar o cara sair do estacionamento para ganhar 15 segundos andando?

 Daí fica esse briga de birra onde ninguém ganha e a cidade não evolui.......
Voltar ao Topo
jkovando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2010
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jkovando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:54
Só para exemplificar a questão da faixa de pedestres. Aqui em São José-SC há muitas ruas onde não há semáforos e nem mesmo cruzamentos, mas há bastante faixas de pedestres ao longo de seu trajeto. Bastou colocar o pé na faixa e mostrar a intenção de atravessar, que os motoristas param na boa (alguns nem tanto, mas é só agradecer que eles desfazem a carranca). Acredito ser uma questão de educação e da boa vontade do poder público de pintar mais faixas nas vias.
Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:56
Estou usando muletas por causa do meu tornozelo. Ontem fui atravessar a rua de casa, na esquina, na faixa. Não tem sinal de pedestre no lugar, só para carros.
Sempre olho e aproveito para atravessar quando vejo um carro que não está dando seta (sei que não é o método mais seguro, afinal, alguns modelos vêm de fábrica sem esse equipamento).
Quando vi que um cara não deu seta, ameacei atravessar e o cidadão resolveu virar. Ainda que quase em cima de mim ele parou para eu passar. Só que o cara que estava atrás dele começou a buzinar como se a mulher dele estivesse em trabalho de parto no carro. Resultado, gentilmente solicitei que o motorista passasse, não sem antes pedir, quase educadamente, para que desse seta na próxima esquina. Ou seja, a loucura de viver em sociedade e principalmente nessa cidade é tanta que os papéis se invertem... Eu é que não iria ariscar meu chassi de osso contra o de aço!
Agora, todos abusam, ainda mais aqui em SP que todos são estressados até o talo. Não sei, deve ser o ar dessa cidade. Por favor, não mudem para cá! Eu imploro!!! rsrs
E já fiz isso de bike também, dei passagem para o carro, afinal, ele é tão frágil... rsrs
Mas com o tempo cria-se uma consciência. Falta sim uma divulgação maior da mídia sobre o "pedestrismo" e o ciclismo na cidade.
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 02:01
Aqui em São Paulo o pedestre sempre esteve no último lugar das prioridades. A rua está congestionada? Vamos reduzir pela metade a calçada, quem mandou ser pobre e precisar andar a pé? A avenida está lotada de carros? Vamos aumentar o tempo dos faróis de pedestre para aumentar a fluidez. Fazer um farol aqui para as pessoas atravessarem? Não pode, vai prejudicar a fluidez dos carros, o pedestre que atravesse correndo.

Só recentemente que esse pensamento está mudando aos poucos e começaram a dar prioridade para vidas ao invés da fluidez do trânsito. O pedestre tem prioridade em qualquer momento sobre os outros meios de transporte simplesmente porque ele é o elo mais fraco. Em uma região como a av. paulista ou o centro, onde centenas de milhares de pessoas andam a pé, não é o pedestre que atravessa o farol vermelho que está errado, é o própria via cheia de carros em alta velocidade que não deveria existir. A região da av. paulista, por exemplo, é uma das campeãs de atropelamento de pedestres.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 02:05
Ontem a noite aconteceu algo parecido: estava no grupo de pedal noturno(cerca de 50km de pedal), 22 pessoas pedalando a uns 20km/h (um ritmo moderado) saindo da Av. Brasil sentido Ibirapuera, quando um carro queria entrar a direita e começou a buzinar para que abríssimos passagem para a Vossa Excelência Sr. Motorista. O cara tava tão estressado que achei que ele fosse atropelar alguém, daí como eu tava um pouco atrás da metade do pelotão, fiz sinal pra que o pessoal desse uma pausa pra deixá-lo passar.

Em contra partida, quando estávamos atravessando a Praça da República pra ir em direção ao Elevado Costa e Silva (Minhocão), um ônibus, pasmem, parou antes da curva ali que vai pra rua Aurora, para que todo mundo passasse. Eu desacreditei na hora..rsrs e logicamente, o motorista recebeu vários gritos de OBRIGADO!

Ou seja, os motoristas precisam ter noção de que a cidade NÃO é dos carros. E eu vejo que esse pensamento tem crescido junto à população.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 06:07
Originalmente postado por Alex_Espricio Alex_Espricio escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

e sim, há distorções na educação e nas campanhas públicas. 
vide as propagandas de sp sobre pedestres que só mandam o pedestre atravessar na faixa. hoje nada falam do motorista, e nem fazem a ressalva que o pedestre pode atravessar onde quiser se estiver a mais de 50 metros da faixa.

há lei pra todos. mas o que se faz atualmente e só interpretar a lei a favor do motorista. 
 
Não concordo que as campanhas sejam apenas a favor do motorista. Essa da faixa de pedestre mesmo. Não conheço essa de poder atravessar em qualquer lugar se estiver a mais de 50 metros de uma faixa, mas vamos pensar um pouco. Se tem um faixa de pedestre próximo, por que se arriscar a atravessar em qualquer lugar ??? Pressa ??? Ai o pedestre resolver atravessar em qualquer lugar, o motorista/motociclista/ciclista é pego de surpresa e atropela o pedestre. De quem é a culpa ??? Acho que em muitas situações o pedestre tem culpa sim ! Se falam para o pedestre usar a faixa, deviam incendivar também a evitarem de atravessar fora dela e respeitarem s semaforos )inclusive os de pedestres).
Outra coisa, muitas vezes já me aconteceu, o semaforo abre, foi entrar na travessa com semaforo de pedestres fechado, mas eles continuam a atravessar. Eles não estão errados ???
 
Outro dia quase tomo um tombo da moto por causa de um pedestre irresponsavel. Vinha de uma rua, entrei a esquerda no proxima esquina. Logo a uns 50 metro tem um semaforo, que quando entrei na rua abriu. Atras de mim alguns carros, rua com uma descida ingreme. De repente um senhro com uma garota resolver atravessar, com o semaforo aberto para os carros (semaforo do pedestre fechado!!!) Tive que meter freio e desviar, se tivesse carro do lado estava ferrado. O "velho" ainda grita "olha a faixa de segurança"... e a porcaria do semaforo que me dava permissão de passagem ???
 
Desculpa, mas com essa campanha, faixa de pedestre virou lugar sagrado, eles atravessam do jeito e hora que querem e nós que damos um jeito de não acertar eles !!!
 

parabéns. nessa última frase vc mostrou que entendeu como se dirige na europa. guarde essa sensação de medo, de cuidado, de atenção intensa. é essa sensação que vc terá ao dirigir em paris, onde pipocam as chamadas "zonas 30", onde o limite é de 30 por hora, e todas as faixas de pedestres foram apagadas pros pedestres atravessarem onde bem quiserem. 

elas estão se tornando a regra em paris. e isso está abaixando o número de atropelamentos - pois o motorista anda com a atenção lá em cima, pois em caso de atropelamento ele vai ter que provar que o pedestre se jogou intencionalmente na frente do carro, ou então cumpre pena - e tornando o comércio dessas áreas muito procurado. começou nas áreas mais turísticas, e vem se ampliando.....

na alemanha existem as autobahns. mas fora da autobahn, vc vai dirigir exatamente assim.

é assim que se deve dirigir: com o cuidado com que se carrega ovos ou bananas de dinamite.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 06:09
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Ontem a noite aconteceu algo parecido: estava no grupo de pedal noturno(cerca de 50km de pedal), 22 pessoas pedalando a uns 20km/h (um ritmo moderado) saindo da Av. Brasil sentido Ibirapuera, quando um carro queria entrar a direita e começou a buzinar para que abríssimos passagem para a Vossa Excelência Sr. Motorista. O cara tava tão estressado que achei que ele fosse atropelar alguém, daí como eu tava um pouco atrás da metade do pelotão, fiz sinal pra que o pessoal desse uma pausa pra deixá-lo passar.

Em contra partida, quando estávamos atravessando a Praça da República pra ir em direção ao Elevado Costa e Silva (Minhocão), um ônibus, pasmem, parou antes da curva ali que vai pra rua Aurora, para que todo mundo passasse. Eu desacreditei na hora..rsrs e logicamente, o motorista recebeu vários gritos de OBRIGADO!

Ou seja, os motoristas precisam ter noção de que a cidade NÃO é dos carros. E eu vejo que esse pensamento tem crescido junto à população.

pois é, mas ainda é incipiente. hoje quase fui atropelado, junto com um monte de gente, na faixa de pedestre na esquina da avenida do estado com a av. tiradentes. aliás, até o marronzinho que tava ali quase foi atropelado....
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
SANGELO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SANGELO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 13:15
O problema aqui é a punição, não existe, vide caso mais recente e repercutido Filho de Eike Batista http://www.pedal.com.br/forum/filho-de-eike-atropela-ciclista_topic48007_page11.html?SID=0488143adb65fb2e2z5b4da8781555317592593  
Para os que dizem que não há punição para ciclistas e pedestre: _ Há punição maior que perder a vida?
Angelo
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 14:57
acerca da questão dos pedestres, favor lerem esse belíssimo texto do daniel santini, no portal "o eco".

ele faz um histórico da campanha da faixa aqui em sp, com dados importantes, links pra outras análises e etc.


agora comentário meu, não do texto: infelizmente ainda vigora a lógica que diz que a rua é para os carros. não é, é para pessoas. se estiverem dentro de carros, devem respeitar as demais.

de fato, não adianta fazer sinal dom o braço ou qq coisa que o valha. os caras fazem conversão, jogam o carro e se alguém para pro pedestre, o motorista de trás começa a buzinar freneticamente....


asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 15:13
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

acerca da questão dos pedestres, favor lerem esse belíssimo texto do daniel santini, no portal "o eco".

ele faz um histórico da campanha da faixa aqui em sp, com dados importantes, links pra outras análises e etc.


agora comentário meu, não do texto: infelizmente ainda vigora a lógica que diz que a rua é para os carros. não é, é para pessoas. se estiverem dentro de carros, devem respeitar as demais.

de fato, não adianta fazer sinal dom o braço ou qq coisa que o valha. os caras fazem conversão, jogam o carro e se alguém para pro pedestre, o motorista de trás começa a buzinar freneticamente....




O texto marcado serve como exemplo para um atropelamento que eu vi acontecer ontem a noite. Saindo do trabalho, indo pra casa, ali na esquina da Ipiranga com a Praça da República, depois do Hotel Marabá, tem uma banca de revista um pouco antes da esquina que dificulta o motorista de ver quem está atravessando.

Se houvesse respeito e bom senso, o motorista reduziria a velocidade antes de entrar naquela curva, mesmo com o sinal aberto para os carros.

Pois bem, havia um homem atravessando na faixa e um ônibus entrou com tudo na curva, pegando em cheio o rapaz. Resultado: o que sempre acontece quando toneladas de aço em alta velocidade atinge um saco de carne e água...o rapaz ficou lá no chão.

Corri para esquina da São João pra chamar uns policiais de moto que ficam por ali e em menos de 2 min já tinha uma ambulância no local, mas não sei se o rapaz sobreviveu, pois foi muito forte o impacto.

O exemplo de Paris é excelente pra isso, pois força da maneira que o motorista sente (no bolso) que ele tem que ter consciência que um carro/ônibus/caminhão/moto é uma arma em potencial e que deveria andar sempre com cuidado.

Vejo muitos exemplos de maus ciclistas tb, que não respeitam os pedestres, atravessam as faixas na correria em vez de reduzir um pouco pro pedestre atravessar e andam na contra-mão e na calçada, achando que tem prioridade.

Um campanha para educação no trânsito pros ciclistas, também seria válido, no foco de respeitar o pedestres.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 15:24
essa notícia é importante:


a indústria automobilística está tentando não enxergar o que sociólogos já registraram há mais de 10 anos: uma mudança no padrão de consumo em razão de uma outra valoração.

o carro é um ícone da sociedade de consumo do século XX. mas está ultrapassado, seja pq é uma solução de transporte falha e falida, seja pq perde progressivamente o fascínio no imaginário que exercia há anos atrás.

some-se a isso a crise econômica e, de fato, essa indústria vai falir. milton friedman (nobel em economia) já disse há uns 2 anos que a indústria automobilística americana atingiu o topo de vendas em 2005, com 2 carros em média por domicílio, e que não há como ampliar esse mercado, portanto seria besteira o governo americano tentar salvar montadoras.

concordo. aqui no brasil, um amontadora cria um emprego a cada 1,5 milhão de dólares de investimento.  e consome muitos recursos naturais. é melhor investir em outras áreas, que criam mais empregos por real de investimento.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 17:59
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

A região da av. paulista, por exemplo, é uma das campeãs de atropelamento de pedestres.


O que por si só já indica que pedestre nem de longe é santo e se arrisca bastante, pois a Paulista tem calçadas enormes, é cheia de semáforos e possui faixas de pedestres em toda a sua extensão. Problema são os afobadinhos, de qual lado for. Tanto dos carros como das bikes ou pedestres... "Tá fechando o sinal mas vou tentar passar", sabe como é?
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 18:06
Ogum, eu já cheguei a dizer isso, mas não custa repetir.

Alguém tem dúvida de que, se as bicicletas efetivamente se tornarem prioridade e maioria no trânsito, vão passar a ser fiscalizadas e taxadas como são os demais veículos?

Não estou botando uruca nem nada, só constatando o óbvio. Quando existe um buraco na arrecadação o governo vai TER que tirar de outro lado, e vai muito alegremente tirar de onde tiver mais gente para contribuir.
Voltar ao Topo
robertojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:880
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robertojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 18:26
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

A região da av. paulista, por exemplo, é uma das campeãs de atropelamento de pedestres.


O que por si só já indica que pedestre nem de longe é santo e se arrisca bastante, pois a Paulista tem calçadas enormes, é cheia de semáforos e possui faixas de pedestres em toda a sua extensão. Problema são os afobadinhos, de qual lado for. Tanto dos carros como das bikes ou pedestres... "Tá fechando o sinal mas vou tentar passar", sabe como é?

Farol da paulista x rua augusta tem inclusive farol de pedestre e muitos , mas muitos pedestres nao respeitam esse farol(de pedestre), principalmente do lado quem vai sentido consolaçao...


A bad day biking is better than a good day working

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 18:49
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Ogum, eu já cheguei a dizer isso, mas não custa repetir.

Alguém tem dúvida de que, se as bicicletas efetivamente se tornarem prioridade e maioria no trânsito, vão passar a ser fiscalizadas e taxadas como são os demais veículos?

Não estou botando uruca nem nada, só constatando o óbvio. Quando existe um buraco na arrecadação o governo vai TER que tirar de outro lado, e vai muito alegremente tirar de onde tiver mais gente para contribuir.

o valor da bicicleta não permite grande tributação. e não há hipótese de incidência de imposto parecido com o IPVA para veículos não motorizados na constituição federal.

assim, é impossível que o estado, o maior beneficiário da arrecadação de IPVA, possa tentar tampar esse buraco por essa via, a tributação da bicicleta. se pudesse, seria no ICMS, que já está na alíquota máxima, portanto não há como aumentar também.

obviamente abandonando a matriz do carro particular diminuem os custos de manutenção das vias. 

e também determinados custos, como os de saúde. 

por outro lado, buracos na arrecadação podem ser tampados por outras vias, como por exemplo aumentando-se a alíquota do ITCMD, retirando-se determinadas isenções do ICMS e etc.

por outro lado, como parte da arrecadação do IPVA vai para a prefeitura, ela pode tampar esse buraco ampliando o IPTU, tornado-o mais progressivo - o que está previsto na Constituição Federal e não é exatamente bem aplicado.

bom, há estudos que demonstram que o que se arrecada com IPVA não cobre o gasto que a matriz de transporte baseada no automóvel causa.

o fato é que a mudança é global. daqui a algumas décadas a indústria automobilística será bem menor do que é hoje. esse efeito já é visível, por exemplo, no ABC paulista.

a indústria automobilística não tem mais a capacidade de ter uma quantidade tão grande de funcionários a ponto de os sindicatos serem capazes de até fazer um presidente da república. 

se compararmos o que foi a fábrica da volkswagen nos anos 70 e 80 e o que é agora, do ponto de vista de empregos, percebemos como o setor produziu sua própria falência.

setores que empregam pouco, por maiores que sejam, deixam progressivamente de ser interessantes pra economia como um todo, desinteressam ao estado.

mas é errado pensarmos que a bicicleta será a matriz do transporte. não, a matriz será - e já está sendo em SP - o transporte coletivo. isso se percebe aos montes em outras grandes metrópoles ao redor do mundo. se pensarmos que os carros, respondem por pelo menos 70% do trânsito, são responsáveis por apenas 27,4% dos deslocamentos, a coisa fica mais clara.

a bicicleta ocupará o espaço do transporte individual preferencial. mas isso significará cerca de 20% a 40% dos deslocamentos de uma cidade grande. o resto dividir-se á em transporte coletivo e pedestrianismo (e claro, a multimodalidade).

novas formas de organização urbana lançam novos desafios. nessa hora, a gente só pode observar outras grandes cidades e tirar algumas lições. mas de fato, não somos europeus, nem japoneses, nem colombianos.

europeus têm grandes cidades, populosas, mas antigas, estão sendo adensadas e portanto prescindindo do automóvel (modelo oposto a los angeles, espalhada, cheia de grandes estradas pois os deslocamento são longos). assim fica até fácil fazer uma amsterdan, uma copenhaguen.

é um pouco diferente tókio, embora essa seja já muito adensada e com restrições diversas aos automóveis já décadas (motorista japonês só pode comprar carro se provar que tem lugar pra estacioná-lo, em boa parte da cidade não se estaciona na rua), e recentemente tem incentivado o uso da bicicleta como medida de saúde pública, incentivando o uso das pedelecs (as bicicletas com assistência elétrica, onde o motor só funciona se se pedalar) para a terceira idade. o terremoto com tsunami recente causou um surto de venda de bicicletas, pois eram as únicas coisas que se deslocavam.

o caso colombiano é diferente, a construção de ciclovias tinha um fundo político também de inverter a lógica da percepção de status social, o que de certa forma inclusive evita o ressentimento social que pode levar o jovem sem estrutura familiar para grupos de narco-tráfico.

não falando das ciclovias, mas dessa questão do ressentimento social, tem um livro bom dum brasileiro, o "fobópole", do marcelo lopes de souza, que mostra como a ostentação de bens de uma classe gera ressentimento de outra classe menos favorecida e isso tem efeito na criminalidade urbana. é um bom manual pra se entender o morumbi, atualmente, única região da cidade onde imóveis caem de preço.

pronto, me estendi demais. desculpem. mas só quero ressaltar que a questão "bicicleta X carro" é apenas um capítulo duma mudança muito maior que tem relação com as novas formas de organização urbana, do ponto de vista de moradia e de construção de riquezas. pra exemplificar, basta lembrar que muitas empresas da região da berrini têm alta rotatividade de empregados em parte em razão dos problemas de transporte.

mas o fato é que as administrações paulistanas (salvo talvez a erundina) pouco fizeram pra inverter determinadas lógicas. tanto que nenhum prefeito teve a coragem de usar o mecanismo constitucional que permite desapropriar (mediante indenização por títulos públicos pagáveis em 10 anos, e não em dinheiro) prédios que estão desocupados há décadas na região central, à espera dos tempos de especulação.

aquele prédio da prestes maia que pertence a uma construtora é o melhor exemplo. invadido um zilhão de vezes, poderia ter sido desapropriado. nova york já provou que a melhor e mais barata forma de recuperar uma área degradada é criar um monte de moradias para famílias de baixa renda. isso afasta prostituição, consumo de drogas e etc. foi assim que a broadway foi recuperada.


asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 6>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X