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Bicicletas no trânsito selvagem de São Paulo

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Voodoo Ver Drop Down
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    Postado: 14 Abr 2012 as 15:02
Texto de um colunista da seção de automóveis do UOL:

http://bestcars.uol.com.br/colunas3/p375-bicicletas-em-sao-paulo.htm
PauloR2

Viciado em sofrimento
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robervalpedal Ver Drop Down
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é isso mesmo, falta educação de todos, ele só esqueceu de incluir os pedestres.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2012 as 15:32
Perfeito o ponto de vista do cara. Aliás esse site é o que eu mais gosto, pelo conteúdo, em termos de automóveis.
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ZNbiker Ver Drop Down


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Ótimo artigo, Voodoo.
Como morador, "ciclista" e motorista desta cidade insana, concordo que a falta de infraestrutura e de educação de todos no trânsito são os maiores problemas para quem quer utilizar a bicicleta aqui em SP.
 
E digo mais: quem escolheu a bicicleta como meio de transporte nesta metrópole, também está assumindo os riscos inerentes a esta escolha, infelizmente.
 
Entretanto acho que a atitude do que os fazem podem estimular outros cidadãos a enxergarem mais este meio em relação aos demais modais, que estão nos limites de suas capacidades nos grandes centros.
 
Acho louvável a iniciativa de grupos como o massa crítica, pois só através de movimentos de massa podemos chamar a atenção dos governos e demandar ações e recursos para o "nosso movimento".
 
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robervalpedal Ver Drop Down
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Mas o que ele fala  é muit importante, ciclistas em sua maioria (na minha  percepção no RJ) não seguem as leis de trânsito. Furam sinal, andam na contra-mão, nas calçadas...
Eu pelo menos diminuo nos sinais, geralmente paro, mas nem sempre, não sou exemplo. De madrugada não paro.
Mas acho  que um ponto do artigo é que se os ciclistas querem respeito, poderiam dar um exemplo e seguir as leis.
Só que os ciclistas são uma amostra de nós brasileiros: leis e regras não são muito respeitadas, a não ser por força de multa.
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Marino Ver Drop Down
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Nem de longe sou defensor dos xiitas da bicicleta como ele chama. Mas quando um ciclista atravessa em um semáfaro vermelho o maior prejudicado caso aconteça alguma coisa é o próprio ciclista, que se um carro pegar ele vai ou para o hospital ou para o cemitério. O carro só vai amassar a lataria.

Ele se assusta com o ciclista que passa do lado dele, imagina o susto do ciclista ao passar um ônibus ao seu lado.

Não sou a favor de que os ciclistas não respeitem as leis, pelo contrário, acho que deveria ter multa para ciclista e pedestre também. Mas o autor do artigo está se baseando em uma coisa sem muita relevância, só para mostrar que tem ciclistas que exageram em suas atitudes (quantos são os motoristas que não respeitam as leis e ninguém fala nada?) e colocam em risco a própria vida. Ele não está preocupado com a vida dos ciclistas, está preocupado em já se defender (defender outros motoristas também) de um possível atropelamento de ciclista.

Queria saber se ele para para os pedestres atravessarem a rua. E parar é parar mesmo, não reduzir a velocidade. Um carro vindo contra um pedestre também assusta, será que ele sabe disso?

Volto a dizer, sou a favor de que todos devem respeitar as leis e o próximo, apenas não concordo com os argumentos do autor que se aproveitam de uma situação para que os motoristas continuem fazendo suas cagadas.
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ogum777 Ver Drop Down
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são paulo
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é, brasileiro é uma m... sempre tão bárbaro, não civilizado! vamos então pra holanda!

não gostei desse texto não. sabem pq? pq ele ignora o artigo 58 que estabelece uma hierarquia no trânsito.. nela, a bike tá acima do carro.

em paris, em diversas áreas da cidade, botaram o limite de 30 kms por hora e apagaram todas as faixas de pedestre. quem for pedestre, que atravesse em qq lugar. se for atropelado, até prova em contrário,  a culpa é do motorista.
resultado: diminuíram atropelamentos....

mas comparar europeu com brasileiro é complicado.

europeu tem aulas de trânsito na escola, desde pequenininho. no brasil, tem? não tem. tá no CTB, mas não tem.

mas quem tira carta tem aulas de trânsito. mas quem anda de bicicleta tem as mesmas aulas? tb não tem.

realmente, brasileiro não segue regra de trânsito. aliás, não segue regra de p. nenhuma. brasileiro, por exemplo, ao contrário do europeu, adora sonegar imposto. sonega na cara dura. chama os políticos de ladrão mas se achar uma carteira na rua não devolve, ou devolve só os documentos.... acha normal isso.

é.... pelo texto, quem anda em sp tem mais é que se ferrar mesmo. não segue regras de trânsito... deveria ficar paradinho em casa, ou comprar seu carrinho e ficar parado no trânsito.

pergunto, adianta seguir?

todo santo dia eu passo, necessariamente, pela pior rotatória de sp: campo de bagatelle. dou sinal sempre. mesmo assim não fui atropelado por pouco hj, mesmo dando sinal que não iria virar à direita e iria pra esquerda, seguindo a rotatória, um cara buzina, quas eme derruba e me manda ir pra calçada.
realmente, calçada é o melhor lugar pra bike? é isso que o cara pensa. ele acha que rua é pra carros.

não, com essa m. de trânsito que tá em sp, com os 4.000 mortos em razão da poluição dos veículos automotores (poluição, fora os "acidentes"), eu prefiro usar a bicicleta. eu posso morrer? posso, mas prefiro a me tornar um assassino, seja atropelando, seja pelo simples fato de ligar um carro.

quanto mais eu estudo a questão viária, as questões de trânsito (incluindo tráfego e transporte), a questão dos deslocamentos na cidade, da ocupação urbana da cidade, mais eu passo a odiar o carro. numa cidade onde 25% (um quarto!) da área construída é pra estacionar carros, essa lata de 4 rodas tá fazendo um estrago desgraçado.

e dá-lhe vender mais carros, com reduçãod e IPI e o escambau. obom disso sabe qual é? a cidade tá parando.

pelas manhãs eu pego uma avenida inteira, a santos dummont, da brás leme na zona norte até o centro, no anhangabaú, toda parada. todinha.
fica muito mais seguro pedalar no primeiro corredor. todos os carros paradinhos, com seus motoristas bufando nervosos no trânsito xingando os ônibus (outro veículo que deveria ter preferência, pois a capacidade de transporte é muito maior que a dos carros).... 

é, eu não sou responsável por essa zonda desgraçada, essa bagunça que virou o trânsito em são paulo. um dia morro? talvez. mato? não.

agora, nesse texto, que é ruim, que ignora a prioridade do pedestre e da bicicleta sobre o carro, o pior é o último parágrafo. manda andar pelo trajeto mais tranquilo? ok, como se existisse sempre! esse cara aí acho que nunca atravessou uma das pontes da marginal. onde há trajeto tranquilo pra atravessar as pontes das marginais? e se o local que se tem que ir (que é meu caso) tem entrada pela marginal? faz como? vai voando?

é, vou chamar esse cara pra me levar de carro pelos trajetos onde é perigoso... mas eu quero que ele vá com a minha mobilidade, e sem poluir.

é fácil meter o pau em ciclista, que não teve formação adequada, e tentar botar em pé de igualdade com o motorista que tirou a carta (alguns, com certeza, compraram!). dois pesos e duas medidas... claro, guerra no trânsito. guerra onde um lado só morre.

bom, tá num site de carros, né? é... tsc.




asbicicletas.wordpress.com



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Saddam Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Saddam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2012 as 00:42
Eu acho que melhorou muito!

Há uns 8 anos, voltando da USP entre a Pça Panamericana e o Villa Lobos, tive que me jogar junto com a bike na calçada que um onibus passou lambendo e eu é que não ia dividir espaço.

Hoje ocupo a faixa nas idas e vindas para os treinos na USP e Capivara´s Road sem levar buzinasso e ser chingado. Se dividir a faixa ai nego cola mesmo.

Na Gastão Vidigal a coisa fica meio tensa e as vezes tem que dar um sprint para limpar a área mas sem sustos.

Esta lei tem que pegar!


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poneis Ver Drop Down


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Qual a moral que um cara que não pedala tem para falar de bicicletas ou qualquer assunto do gênero? Nenhuma. Pode parecer uma frase meio elitista, mas como um cara pode falar que tal comportamento é certo ou errado se nunca esteve na situação de um ciclista que fica na frente de uma fila inteira de carros e é muito mais lento que eles? Qual a moral de uma pessoa, que está sentado a bordo do seu sedã médio de 60.000 reais falar "nossa, que bizarro você pedalar em uma avenida tão movimentada" para um trabalhador que mal ganha 6.000 reais por ano e precisa da bike para ir trabalhar e ganhar seu sustento?


Aposto que ele iria achar ruim se uma alguém de bike respeitar o farol e sair só no verde, "atrasando" ele no seu carro. Ele talvez fosse reclamar agora da quantidade de ciclistas nas ruas, falar da necessidade de criarem ciclovias para as bicicletas não atrapalharem os carros, ou então iria simplesmente falar para as pessoas ficarem em suas casas ao invés de pedalarem pela cidade. 

Ele escreveu um texto gigante só para falar que ciclista comete infrações e...que ciclista deveria ficar em casa, ao invés de sair em uma cidade tão perigosa como São Paulo. É uma variação mais educada e culta do "vai pedalar no parque!" que alguns motoristas soltam quando ficam bravos por precisarem ultrapassar um ciclista na rua.


Acho bizarro quando vejo pessoas paradas nos seus carros, gastando gasolina com seus motores ligados, demorando o triplo do que gastariam se fossem pedalando ou até mesmo andando. Bizarro demais.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

bom, tá num site de carros, né? é... tsc.


É a visão do motorista que nunca subiu numa bike e que evita ao máximo ser pedestre. Na visão dessas pessoas, a cidade é para os carros.

Esse mesmo colunista publicou um outro artigo sobre os congestioanamentos, jogando TODA a culpa nas autoridades que não criam a infra-estrutura necessária para os carros circularem com eficiência. Essa é uma visão muito disseminada, a de que tem-se que despender todos os esforços possíveis para que a circulação dos carros seja otimizada. Visão muito disseminada aqui, no terceiro mundo, óbvio.

Nesse mesmo artigo o cara deixa nas entrelinhas que é lindo e maravilhoso as pessoas optarem pelo transporte coletivo, carona, etc, mas que isso não é para ele e outros detentores do direito supremo de dirigir por aí sem serem atrapalhados.

Eu ando no corredor porque nenhum motorista se dá ao trabalho de deixar o bordo da pista livre para o ciclista, simples assim.




PauloR2

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Ravell Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2012 as 01:20
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

bom, tá num site de carros, né? é... tsc.


É a visão do motorista que nunca subiu numa bike e que evita ao máximo ser pedestre. Na visão dessas pessoas, a cidade é para os carros.

Esse mesmo colunista publicou um outro artigo sobre os congestioanamentos, jogando TODA a culpa nas autoridades que não criam a infra-estrutura necessária para os carros circularem com eficiência. Essa é uma visão muito disseminada, a de que tem-se que despender todos os esforços possíveis para que a circulação dos carros seja otimizada. Visão muito disseminada aqui, no terceiro mundo, óbvio.

Nesse mesmo artigo o cara deixa nas entrelinhas que é lindo e maravilhoso as pessoas optarem pelo transporte coletivo, carona, etc, mas que isso não é para ele e outros detentores do direito supremo de dirigir por aí sem serem atrapalhados.

Eu ando no corredor porque nenhum motorista se dá ao trabalho de deixar o bordo da pista livre para o ciclista, simples assim.

Exatamente e eu faço o mesmo pelo mesmo motivo.

Vou te falar que acho lindo qdo pego a Francisco Matarazzo de manhã, sentido centro, inteira parada de carros e eu pedalando no corredor, passando por todos aqueles motoristas reclamando do trânsito, se estressando, no conforto dos seus carros com ar-condicionado, ligando para dizer que vão se atrasar por conta do maldito trânsito.

Esse cara do artigo é basicamente um retrato da maioria dos motoristas e por que não, dos brasileiros, que ainda tem no carro, um objeto de consumo e de status.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2012 as 19:00
Vocês conseguem deturpar o texto do cara. Me foge à compreensão como... Mais claro do que ele foi, impossível, e se for acusar o sujeito de alguma coisa, poderia mesmo ser de excesso de imparcialidade porque ele distribuiu direitinho a bronca a todos.

O artigo é uma constatação e não um compêndio de sugestões para solucionar o problema. É assim que deve ser visto e não como o "livro do professor" que vem com a pergunta e a resposta logo abaixo.
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ogum777 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2012 as 19:04
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Vocês conseguem deturpar o texto do cara. Me foge à compreensão como... Mais claro do que ele foi, impossível, e se for acusar o sujeito de alguma coisa, poderia mesmo ser de excesso de imparcialidade porque ele distribuiu direitinho a bronca a todos.

O artigo é uma constatação e não um compêndio de sugestões para solucionar o problema. É assim que deve ser visto e não como o "livro do professor" que vem com a pergunta e a resposta logo abaixo.

não, pq ele desconhece a lei. tem a lei do plano de mobilidade, que clara em deixar o transporte individual motorizado em último lugar nas prioridades do trânsito.

ciclista corre risco por causa dos carros? corre. solução? tirar carros das ruas. é lei.
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carlos.e Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2012 as 22:57
Esse jornalista é sempre muito ponderado, dentro, claro, de suas paixões. Se não me engano, ele escreveu outro texto falando do atual desinteresse dos jovens por comprar o primeiro carro, mas não o fez de forma acusatória ou julgando esses jovens; simplesmente falando como o tempo mudou...
Sou São Paulino, para mim o melhor time do mundo, mas não tenho dúvidas que melhor ainda é o Barcelona... Não é por causa disso vou deixar meu tricolor de lado! Concordo com o Alex, ele puxou a orelha de todos que não respeitam regras de trânsito. E acho que uma "revolução" pode ser iniciada de várias formas: mais ciclistas nas ruas (e principalmente nas urnas) irão mudar a programação das coisas (acha que os sérios canditados a prefeito de SP estão alheios aos acontecimento? Podem até se equivocar, mas não estão por fora do movimento). Ou então um belo secretário de governo que aposte nessa mudança e dirija uma pasta decente e séria (existem casos). Até lá, assim como em qualquer revolução, temos que ser cautelosos, estratégicos e principalmente mais inteligentes, para sobrevivermos e desfrutarmos dos benefícios de nossas lutas. Alguém nasceu com inclinação para mártir por aqui?
Pedalar é preciso...
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

não, pq ele desconhece a lei. tem a lei do plano de mobilidade, que clara em deixar o transporte individual motorizado em último lugar nas prioridades do trânsito.

ciclista corre risco por causa dos carros? corre. solução? tirar carros das ruas. é lei.


Acho que ele sabe sim, só está sendo sensato face à situação atual. Do texto dele, o destaque é meu:

Citar E, pior de tudo isso, há o já mencionado habitante selvagem, que faz da agressividade e do desrespeito às leis de trânsito o padrão vigente. Ciclistas também inclusos nisso.


Essa coisa de tirar os carros das ruas me lembra a história do corno que pegou a mulher dando pro Ricardão no sofá. Perdoou a mulher e queimou o sofá...

Solução é educação, respeito e fiscalização... Tirar carros das ruas, só se for no sentido de punir quem não se comporta de acordo, mas não foi isso que você deu a entender.
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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 01:07
Eu sempre recomendo que as pessoas furem o farol com cuidado quando estiverem na bike. Não é uma questão de chegar mais rápido, é uma questão de sobreviver em uma cidade que privilegia exclusivamente o carro. 

Se eu respeitar a lei e só sair no farol verde, isso significa que haverá uma fila de carros impacientes atrás de mim. Eu acelero bem mais lentamente que eles, então os motoristas vão ter que esperar ou me ultrapassar com cuidado, ainda mais se for em uma subida. O que acontece é que o motorista está cagando e andando para o que o ciclista faz ou deixa de fazer, pois não é problema dele e não faz diferença se o ciclista respeita ou não o farol. O que realmente incomoda ele é eu estar ali na frente dele e ele precisa esperar alguns segundos da sua vida para me ultrapassar. Muitos respeitam e ultrapassam, mas alguns vão buzinar ou outros vão dar a fina educativa para mostrar que ele é o dono da rua. 

Em uma cidade decente, poderia denunciar o motorista para algum policial ou agente da CET, mas aqui o máximo que eu vou ouvir é um "paciência" se o cara for mais honesto ou um "ande na calçada" ou um "ok, anotado" se o cara estiver sem paciência. Então por que deveria seguir leis que me colocam em risco e em situações de confronto com motoristas? Leis que foram pensadas por quem dirige, não por quem pedala?
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Marino Ver Drop Down
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Eu sempre recomendo que as pessoas furem o farol com cuidado quando estiverem na bike.


Mas aí você já avisa os seus amigos que se um carro te pegar e te matar eles não estariam certos em culpar o motorista. Correto?
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Poneis, um erro não justifica outro. Só por causa da insegurança que vc sente ("vc" lato sensu nesse caso, ok?) ao sair num semáforo, isso não justifica vc furar o mesmo para sair primeiro que os demais. Nem tem lógica, pois (1) os carros vão te ultrapassar de qq maneira e provavelmente quando vc estiver mais rápido, o que me parece pior, e (2) vc não vai conseguir furar todos os semáforos, logo se é capaz de se virar naqueles que não consegue furar, tb é capaz de se virar naqueles que poderia, confirmando que não há necessidade disso.

Muitos motoristas morrem de medo de pegar um acesso pra entrar na 23 de maio e nem por isso o trânsito pára pra eles entrarem. Outros se cagam na hora de arrancar numa ladeira mas ela não fica mais plana pra ajudar. As curvas não endireitam pra quem não tem noção de como contorná-las direito... Vc vê que quando é questão de física, a gente "se vira e aprende"? Porque então quando é uma regra, não podemos simplesmente obedecer?
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 01:39
Cada vez mais tô achando que o Agresti tem razão. Afinal, como dizia o Sartre, "O inferno são os outros"
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diogomorikawa Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 01:47
A questão de furar o sinal ou ficar sobre a faixa de pedestres(com certeza fora da lei, me corrijam)é sair na frente para que os carros te vejam. Ultrapassar vão mesmo, mas pelo menos ficarei visivel pra muito mais carro que se ficasse do lado deles esperando o farol abrir.

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diogomorikawa Ver Drop Down


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Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:



Muitos motoristas morrem de medo de pegar um acesso pra entrar na 23 de maio e nem por isso o trânsito pára pra eles entrarem. Outros se cagam na hora de arrancar numa ladeira mas ela não fica mais plana pra ajudar. As curvas não endireitam pra quem não tem noção de como contorná-las direito... Vc vê que quando é questão de física, a gente "se vira e aprende"? Porque então quando é uma regra, não podemos simplesmente obedecer?


Se as pessoas simplesmente obedecessem não precisaríamos de educação de verdade, não essa porcaria de CFC. Uma educação que mostre as regras, o porque e as consequencias de não segui-la. A Natureza pode até ser dura na educação, mas o Estado, no inicio, não deveria ser assim.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

A questão de furar o sinal ou ficar sobre a faixa de pedestres(com certeza fora da lei, me corrijam)é sair na frente para que os carros te vejam. Ultrapassar vão mesmo, mas pelo menos ficarei visivel pra muito mais carro que se ficasse do lado deles esperando o farol abrir.



Não foi o que entendi do que o Poneis falou, mas que seja. Os carros vão te passar, inclusive carros que nem sequer haviam te visto (o segundo da fila já não tem ângulo pra te ver). Eles vão reagir baseados no que o carro da frente faz, algo parecido com a dinâmica de um pelotão desviando de buracos.

E tem outra coisa, você pode sair na frente do mesmo jeito, já que a bike acaba tendo a vantagem de usar o corredor. Se não na frente, ao menos junto com o primeiro carro. Não precisa furar o semáforo pra isso.

Eu assumo, já furei semáforo por motivo muito mais fútil que esses que justamente estou condenando. Já furei acompanhando amigos, já furei até pra não desclipar do pedal. Mas nunca tentei me enganar arrumando razões sem qualquer fundamento pra servir de auto-indulgência... Sabia o motivo e parei de fazer no momento em que decidi fazer a minha parte. É um troço meio difícil de explicar, mas quando você procura fazer a sua parte, isso te dá serenidade pra reclamar e esperança para continuar. Quando vc faz enjambração, espera que os outros façam o mesmo e não tem moral pra cobrar ninguém.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:



Muitos motoristas morrem de medo de pegar um acesso pra entrar na 23 de maio e nem por isso o trânsito pára pra eles entrarem. Outros se cagam na hora de arrancar numa ladeira mas ela não fica mais plana pra ajudar. As curvas não endireitam pra quem não tem noção de como contorná-las direito... Vc vê que quando é questão de física, a gente "se vira e aprende"? Porque então quando é uma regra, não podemos simplesmente obedecer?


Se as pessoas simplesmente obedecessem não precisaríamos de educação de verdade, não essa porcaria de CFC. Uma educação que mostre as regras, o porque e as consequencias de não segui-la. A Natureza pode até ser dura na educação, mas o Estado, no inicio, não deveria ser assim.


Concordo, se obedecessem estaria tudo ótimo. Mas o que acontece é que cada um acha que seu motivo é melhor que o dos outros pra desobedecer. Ninguém quer sair da zona de conforto, de segurança.

As consequências de não seguir as regras qualquer um deduz, é fácil. Vai furar semáforo? Chance de causar um acidente, despertar antipatia ("espertinho passando todo mundo e furando o semáforo", o que tb aumenta a chance de alguma fechada - não justificável sob qualquer aspecto, diga-se de passagem), chance de levar uma multa, chance de não dar em nada. O cara aposta na última e esquece das outras, PRINCIPALMENTE das que não implicam em risco de vida imediato (multa, antipatia).

Alguém chega e fala "Nós vamos acabar com a sujeira desse mundo" e todo mundo aplaude. Finalmente o líder com a cara e a coragem para mudar.
O cara então continua "E vamos começar a limpar pelo SEU lado" apontando pra um fulano qualquer. Que com certeza vai dizer "Eh, peraê, pelo MEU lado, não!"



O que está pegando e que a galera vem malhando nos cicloativistas, é que está parecendo que quando alguém dá a mão, eles querem o braço. Que abriram a porta um tiquinho e o cara já está enfiando o pé dentro da casa. Tem que dar tempo ao tempo, escrever coisa polêmica em blog, dar alfinetada nos outros, não resolve nada (nem pro cicloativista nem pro colunista do Bestcars, apesar de ele ter tentado ser o mais imparcial possível).

O ciclista tem que se comportar mais ou menos como quem entra no metrô da Zona Leste de SP. Vai indo no bolão, com cuidado pra não pisar nem ser pisado, e pra não cair no vão da plataforma. Vai com a galera que uma hora vc passa a fazer parte dela.

Pensa se os magrinhos resolvessem se esgueirar no meio dos mais gordos só porque "passam mais fácil", e fossem querer entrar nos trens primeiro. E ainda reclamar que como são magrinhos, são mais frágeis e não podem levar empurrões e cotoveladas dos outros (que além de se preocupar em não serem espremidos entre si e com a demora do sistema, ainda têm que ficar de olho nos magrinhos pra não pisar neles).
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 02:56
Qual o motivo de não poder editar post aqui nessa sala???

Escrevi "Tem que dar tempo ao tempo, escrever coisa polêmica em blog, dar alfinetada nos outros, não resolve nada" e ficou esquisito, o certo seria "Tem que dar tempo ao tempo - escrever coisa polêmica em blog, dar alfinetada nos outros, não resolve nada"
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Papillon Ver Drop Down
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Sampa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 03:48

Também não gostei do texto, o autor fica tentando desqualificar o uso da bicicleta dando pitadas de pistas sobre isso, no final sem mais nada a dizer chama o ciclista de bizarro, além de como disse o Ogum, esquece que o carro deve respeitar os veículos menores e pedestres.

Onde está a parte boa? Apenas que agora depois de 40 anos sem subir em uma bicicleta ele notou que elas ainda existem...e o incomodam.

obs. Também já pedi para o Pedro liberar a edição de post nessa área, as vezes escapa uma letra e sai um "poblema".


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ogum777 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 04:59
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

não, pq ele desconhece a lei. tem a lei do plano de mobilidade, que clara em deixar o transporte individual motorizado em último lugar nas prioridades do trânsito.

ciclista corre risco por causa dos carros? corre. solução? tirar carros das ruas. é lei.


Acho que ele sabe sim, só está sendo sensato face à situação atual. Do texto dele, o destaque é meu:

Citar E, pior de tudo isso, há o já mencionado habitante selvagem, que faz da agressividade e do desrespeito às leis de trânsito o padrão vigente. Ciclistas também inclusos nisso.


Essa coisa de tirar os carros das ruas me lembra a história do corno que pegou a mulher dando pro Ricardão no sofá. Perdoou a mulher e queimou o sofá...

Solução é educação, respeito e fiscalização... Tirar carros das ruas, só se for no sentido de punir quem não se comporta de acordo, mas não foi isso que você deu a entender.


não estou falando do CTB, estou falando a lei 12.587/2012, que estabelece o plano de diretrizes de mobilidade urbana pro pais inteiro. artigo 6, estabelece hierarquias no trânsito, nas prioridades.

o veículo não motorizado agora tem prioridade absoluta sobre o veículo automotor individual, que, aliás, pela lei, é o último em prioridade.

agora, tirar uma faixa de carros da paulista pra fazer uma ciclovia é apenas cumprimento de diretriz legal.

a lei entrou em vigro sexta, mas foi publicada em janeiro. bicicleta tem prioridade sobre carros. simples assim. e é lei (e não falo apenas do respeito no trânsito, falo de estrutura urbana).






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poneis Ver Drop Down


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Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Eu sempre recomendo que as pessoas furem o farol com cuidado quando estiverem na bike.


Mas aí você já avisa os seus amigos que se um carro te pegar e te matar eles não estariam certos em culpar o motorista. Correto?

Irrelevante. Em qualquer morte de ciclista, o motorista nunca é condenado, tendo culpa ou não. Talvez ele fosse condenado a uns 2 anos de cadeia se me perseguisse pelas ruas, me atropelasse na frente de um posto policial e fosse arrastando meu corpo pelas ruas da cidade. Já estou indo além do seu comentário, mas a realidade é essa, não existe lei para bike, nem a autoridade de trânsito liga se a bike fura farol ou anda na calçada, imagina se eu vou fazer questão de parar no vermelho para supostamente ser bem visto pelos motoristas.

Alessandro, a técnica de furar farol funciona muito bem onde há vários faróis e uma grande avenida. Ao furar um ou dois, dá para passar por mais alguns cruzamentos sem ser importunado pelos carros. Quanto menos contato com carros tiver, menor a chance de pegar algum fdp, é a mesma lógica de andar por ruas calmas. Eu até consigo sair rápido do farol, mas muita gente não é atleta e acelera bem devagar, beneficiando-se ainda mais de furar os faróis.

E bike furar farol não é coisa do Brasil ou São Paulo, em muitas cidades do mundo é um fenômeno bem presente, a não ser que haja um esquema de multas para ciclistas que realmente funcione.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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SANGELO Ver Drop Down
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Acho engraçado esse povo pedir para que os ciclistas e pedestres sejam o mais prudentes possíveis. Eu não ando na contra-mão, mas os que andam acham que estão se protegendo pois estão dando um jeito de escaparem desse trânsito covarde. Cada um se protege da melhor forma, estando certo ou não.  
Pedestres e ciclistas são atropelados e morrem,  ou alguém já viu uma pessoa a pé atropelar um carro e matar o motorista?
Existem motoristas irresponsáveis, existem motociclistas irresponsáveis, ciclistas irresponsáveis e pedestres irresponsáveis, porém os ciclistas e pedestres raramente matam no trânsito, a não se que carreguem uma arma.
Parece até que tudo isso serve de desculpa pars o motorista que ao atropelar alguém  "ah, mas o pedestre ou ciclista foi irresponsável estando no lugar errado"  
Por diversas vezes escapei de ser atropelado por direção irresponsável dos motoristas, muitas vezes por quererem estar apenas um pouco a frente, pois ele corre para ficar parado no semáforo ou trânsito.
O motorista não deve ser um assassino só porque encontra alguém ou algum ciclista local errado. Isso não justifica ceifar a vida de alguém.
Angelo
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DavidGSP Ver Drop Down
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Que moral tem o cara que se achava o kamikase quando moleque e babava o ovo de quem andava de carro, falar algo sobre respeito a regras de trânsito e mudança no comportamento dos habitantes? Não fui eu que criei essa sociedade, foram ele e sua turminha kamikase. Ele mesmo não é a favor de mudanças e ao respeito com o próximo, diz que é improvável a preferência por parte dos outros usuários da via pública paulistana, ele mesmo assume que não seguia as regras de trânsito, e que ainda não segue já que não dá preferência para bike e pedestres. Antes podia agora não pode, O cara não tem moral nenhuma.
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 13:34
Originalmente postado por SANGELO SANGELO escreveu:

Eu não ando na contra-mão, mas os que andam acham que estão se protegendo pois estão dando um jeito de escaparem desse trânsito covarde. Cada um se protege da melhor forma, estando certo ou não.


Discordo completamente. Se proteger colocando a vida dos outros em risco é algo completamente estúpido, e é mais estúpido ainda se essa "proteção" for invencionice, sem efeito prático. Contra-mão é algo que abomino pois é algo extremamente perigoso para pedestres e outros ciclistas.
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Olympio Ver Drop Down
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Essa questão do semáforo é realmente complexa de se lidar pois há argumentos para ambos os lados. Eu particularmente faço de duas maneiras, ou furo o semáforo (com segurança) e disparo na frente para não ser pego pelo fluxo de carros acelerando e bem aglomerados (como ficam nos semáforos), ou eu paro no semáforo, cruzo os braços e espero o fluxo passar, coisa que provavelmente vá fazer com o que o semáforo feche novamente, no entanto, às vezes é a melhor opção.

Não é questão de lei de trânsito, é questão de segurança. É realmente perigoso sair junto com carro no semáforo por vários motivos: 

- Ainda não somos respeitados enquanto veículo que ocupa a faixa.
- Somos ~100kg sem-chassi com 1T com-chassi atrás acelerando
- Há motoristas que não tem controle de embreagem satisfatório, o que pode ocasionar um acidente (ninguém atropela um ciclista deliberadamente, mas "sem querer" qualquer um faz).
- A ignorância e falta de educação de uma parte dos motoristas impedem que eles percam alguns segundos do seu deslocamento.
- Um ciclista comum (não-treinante) não tem aceleração suficiente para se afastar dos carros rapidamente, ou seja, será engolido e "pressionado" a ficar rende ao meio-fio enquanto dezenas de carro tiram fina. E caso o cidadão, mesmo sem aceleração fique no direito dele, ele será pressionado de tal forma que poderá haver um acidente.

Não quero ser hipócrita ao privilegiar apenas os ciclistas, até porque para alguns deslocamentos específicos eu utilizo o carro, mas o carro deve ser posto lá atrás da lista de prioridades. Na minha visão, essa lista deveria ser algo do tipo:

- Transporte coletivo
- Motos/Bicicletas
- Carro

Meu critério é simples. 

Área gasta (m²)  X quantidade de pessoas. Quanto mais pessoas numa área menor, maior prioridade deveria ter. 

Mas como disse, há argumentos para ambos os lados. Os defensores do carro dirão que "se eu comprei um carro devo ter estrutura para trafegar com ele", "eu pago ipva, logo as estradas são minhas por direito", "não abandono o conforto do meu carro para correr riscos na rua", etc.
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FPavão Ver Drop Down
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Em alguns casos, ao invés de furar o sinal, o melhor a fazer é esperar atrás dos carros ao invés de passar todos pelo corredor. Eu gosto de esperar um pouco à esquerda, na linha em que o motorista do carro fica, ocupando toda a faixa. Quando o sinal abre e eu sinto que dá, abro espaço pros de trás passarem. Mas isso só funciona pra quem consegue acelerar rápido mesmo.
Fernando Pavão
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SANGELO Ver Drop Down
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por SANGELO SANGELO escreveu:

Eu não ando na contra-mão, mas os que andam acham que estão se protegendo pois estão dando um jeito de escaparem desse trânsito covarde. Cada um se protege da melhor forma, estando certo ou não.


Discordo completamente. Se proteger colocando a vida dos outros em risco é algo completamente estúpido, e é mais estúpido ainda se essa "proteção" for invencionice, sem efeito prático. Contra-mão é algo que abomino pois é algo extremamente perigoso para pedestres e outros ciclistas.

Sim, é perigoso Voodoo e eu também não concordo, mas vai falar para o camarada andar de maneira correta.  O problema é que o cara anda com tal medo que qualquer lugar, seja na contramão ou calçada serve de proteção para ele.  É a maneira dele tentar escapar.
Angelo
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Papillon Ver Drop Down
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Originalmente postado por SANGELO SANGELO escreveu:

[QUOTE=Voodoo]
Sim, é perigoso Voodoo e eu também não concordo, mas vai falar para o camarada andar de maneira correta.  O problema é que o cara anda com tal medo que qualquer lugar, seja na contramão ou calçada serve de proteção para ele.  É a maneira dele tentar escapar.

 

É a ignorância, se uma ou dez pessoas disserem ao sujeito que anda na contramão que é perigoso ele não vai acreditar mas se houver campanhas que informem ele que isso é mais perigoso e errado ele não poderá pagar de desavisado, é o mesmo do sujeito que não acredita que o cinto de segurança pode salvar vidas.

Muitos acham "justo" que o ciclista faça algo errado para "defender-se" do transito cão mas não entendem que atitudes erradas só contribuem para que o transito seja mais cão...

Ontem quase fui atropelado (a pé) por um ciclista que subia a rua na contramão e ao me ver desviou para calçada quase derrubando uma velhinha, muito seguro o trânsito que ele inventou. Dead

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Oliva Ver Drop Down
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Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

Mas o que ele fala  é muit importante, ciclistas em sua maioria (na minha  percepção no RJ) não seguem as leis de trânsito. Furam sinal, andam na contra-mão, nas calçadas...
Eu pelo menos diminuo nos sinais, geralmente paro, mas nem sempre, não sou exemplo. De madrugada não paro.
Mas acho  que um ponto do artigo é que se os ciclistas querem respeito, poderiam dar um exemplo e seguir as leis.
Só que os ciclistas são uma amostra de nós brasileiros: leis e regras não são muito respeitadas, a não ser por força de multa.
não é questão de ser exemplo ou não, roberval.
bicicleta não tem seguro, brother.
ainda to pagando as minhas. não dá pra ser 100% correto em um país que não é.

não existe segurança.
Se fosse garantido o mínimo de segurança a todos os cidadãos, iria reduzir MUITO o número de gente que avança sinal.
É nóis que avoa pedalando de boa.
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m46c10 Ver Drop Down
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Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

é isso mesmo, falta educação de todos, ele só esqueceu de incluir os pedestres.

Com certeza, falta de educação tem em todos os lugares, mas os motoristas ganham, apesar que já vi pedestres e ciclistas que não respeitam mesmo. Muitas vezes acontecem acidentes por falta de paciência por alguma das partes que não quiseram esperar cinco minutos, pois já vi casos em que pedestres quase foram atropelados por falta de paciência, muitas vezes é melhor perder cinco minutos do que perder a vida inteira pela frente, assim como motoristas, já vi motoristas acelerando para ultrapassar um carro e mais a frente ficar parado, tipo é daqueles que nem sabem dirigir direito, mas só porque acham que estão correndo, ele acha que sabe dirigir.

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Volto a dizer, sou a favor de que todos devem respeitar as leis e o próximo, apenas não concordo com os argumentos do autor que se aproveitam de uma situação para que os motoristas continuem fazendo suas cagadas.

Para o colunista as infrações dos motoristas são tão normais que com certeza até ele comete, por este motivo ele não comenta, pois para ele já se tornou habitual. Mas como os ciclistas fazem parte de um mundo que ele não conhece, ai ele tenta mostrar algum conhecimento, que podemos ver que ele não conhece mesmo.
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ogum777 Ver Drop Down
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sobre educação:

pedestre e ciclista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? não.

motorista: tem que tirar carta? aprendeu alguma coisa em algum CTC? sim.

embora ninguém possa alegar desconhecimento de lei, o motorista teve mais acesso a conhecimento. é discriminar tratar os desiguais de forma igual.

é a mesma lógica da charge abaixo:



sim, estou sendo claro: tem que se exigir mais do motorista do que do pedestre ou ciclista. 

não apenas pq há uma hierarquia do ponto do vista éitco-social-econômico (poluem menos, logo têm prioridade) e do ponto de vista legal (CTB: o mais forte protege o mais fraco).

mas também pq há diferença de formação. se tivéssemos aulas de leis de trânsito nas escolas, como se deve, desde cedo, durante vários anos (e não umas aulinhas míseras numa única série) daí sim poderíamos querer tratar todos iguais sem cometer injustiças.

em tempo, vigora desde sexta-feira a lei 12.587 que deixa claro que o transporte não motorizado tem prevalência sobre o motorizado individual. ou seja, agora há fundamentação legal pra se tirar faixas de carros das grandes avenidas e fazer ciclovias. há fundamento pra se fazer a única coisa que conserta o trânsito: restringir o uso de carros.

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DavidGSP Ver Drop Down
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Eu vi um comentário dizendo que andar de moto é mais seguro que de bicicleta. Acho que não viram essa pesquisa do HC de SP.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1073809-acidente-com-motociclista-e-o-unico-que-cresce-em-sao-paulo.shtml

Entre 2006 e 2011, o número pessoas atendidas no HC envolvendo acidentes com motociclistas aumentou 14% assim como a frota de motos aumentou em 40% no mesmo período. Já acidentes envolvendo bicicletas foi o que mais baixou entre todos os modais, 54% no mesmo período, não sei quanto que aumentou a demanda de bicicletas entre 2006 e 2011, se alguém puder informar agradeço, mas suponho que seja bem mais que os 40% da frota de motos. É mais uma prova que ir de bicicleta não é tão perigoso assim como o "broguero" falou. Basta saber se impor no trânsito, pedalar numa velocidade compatível ao fluxo dos carros, também não dá para pedalar com segurança numa avenida como a Paulista de coroinha a 10km/h.
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DavidGSP Ver Drop Down
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Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

não sei quanto que aumentou a demanda de bicicletas entre 2006 e 2011, se alguém puder informar agradeço, mas suponho que seja bem mais que os 40% da frota de motos.
*não sei quanto aumentou a FROTA de bicicletas, alguém sabe informar? é ruim não poder editar a mensagem, as vezes pode gerar conflitos.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

não estou falando do CTB, estou falando a lei 12.587/2012, que estabelece o plano de diretrizes de mobilidade urbana pro pais inteiro. artigo 6, estabelece hierarquias no trânsito, nas prioridades.

o veículo não motorizado agora tem prioridade absoluta sobre o veículo automotor individual, que, aliás, pela lei, é o último em prioridade.

agora, tirar uma faixa de carros da paulista pra fazer uma ciclovia é apenas cumprimento de diretriz legal.

a lei entrou em vigro sexta, mas foi publicada em janeiro. bicicleta tem prioridade sobre carros. simples assim. e é lei (e não falo apenas do respeito no trânsito, falo de estrutura urbana).


Pois é, mas essa lei para o cidadão é muito vaga. Equivale ao "bordo direito da pista". Tem que ser claro, isto pode, isto não pode, e por aí vai. Essa lei serve muito mais para a estrutura urbana, como vc mesmo falou, abrindo portas para um planejamento mais eficiente (imagino eu) do que algo concreto que se possa ensinar aos ciclistas, motoristas, pedestres e etc. Aliás sobre a hierarquia em si, ela já existia no CTB, não?

Agora o pessoal quer desqualificar o cara baseado no relato que ele fez das "piradices de infância". Acho formidável a velocidade com que uma pessoa é julgada e condenada aqui. O cara não falou nenhuma inverdade! É um retrato fiel da situação atual, e "espremendo" o texto dele, o que fica claro é que será necessária paciência porque um sistema que respeite as bikes não se implanta do dia para a noite. Onde ele está errado?

Quem quiser continuar vendo gnomos, beleza. Quiserem continuar furando semáforos "por segurança", vão fundo. É desrespeito aos outros, mais fácil evoluir ao contrário, começar a comer banana e viajar usando cipó. Validar o que é "conveniente" pra nós é fácil, difícil é aturar quando os outros querem fazer a mesma coisa e isso nos incomoda.
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