Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Elétricas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicletas Motorizadas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicletas Motorizadas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alexzaidan Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Out 2010
Viçosa - MG
Offline
Mensagens:341
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alexzaidan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicletas Motorizadas
    Postado: 24 Jun 2011 as 00:40
Me tirem uma duvida, qual é a legislação que controla as bicicletas motorizadas ? Idade para dirigir e talz ...

Pergunto isso porque hoje passaram 2 meninos de uns 12 anos em uma motorizada gritando no meu ouvido porque a bike deles andava mais do que a minha "bike de playboy". Passaram 2x por mim e na segunda o moleque da garupa tentou meter a mão no meu guidon por sorte não conseguiu, ia ser um belo tombo. A ainda andavam fazendo zigue-zague na pista ... 

Se a gente já tem que se comportar como veiculos segundo a legislação de transito quem dirá as motorizadas

Quero saber se tem alguma idade minima para dirigir isso só para chamar a atenção dos guardinhas da universidade porque eles viam e não faziam nada.


Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 03:21
a mesma legislação de veículos as mesmas regras... 

Voltar ao Topo
Alexzaidan Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Out 2010
Viçosa - MG
Offline
Mensagens:341
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alexzaidan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 03:46
Mas sempre ouço falar que não necessita de carteira de habilitação, imagino que deve haver pelo menos uma idade minima. Pode ser uma bicicleta mas já é quase uma moto hehehe
Voltar ao Topo
bil_sohma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2008
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bil_sohma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 12:38
Eu, particularmente, sei muito pouco. 
Mas acho que ser for uma bicicleta motorizada, podemos fazer muito pouco porque assim como o kart, ou qualquer outro veículo a motor que não seja carro, motocicleta, ônibus e caminhão, não tem a necessidade de emplacamento, provável que também não tenha idade minima. Infelizmente.
Quanto aos guardas da universidade, eles podem agir sim e seu favor pois os meninos estavam colocando sua integridade física em risco. E isso eles não podem fazer com qualquer idade que tenham.
Acho que é isso.
(tenho uma madrinha dona de auto-escola, vou falar com ela semana que vem e posto aqui informações mais detalhadas do CTB) 
Voltar ao Topo
gms Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2010
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2011 as 18:02
Bicicletas motorizadas são considerados como motocicletas.

Há alguns meses saiu algumas reportagens no noticiário de Campinas falando sobre elas.

http://eptv.globo.com/ribeiraopreto/noticias/NOT,2,2,344109,Falta+de+regulamentacao+proibe+bicicletas+eletricas+de+circularem+no+transito.aspx
http://eptv.globo.com/noticias/NOT,2,6,349566,Policia+Militar+multa+e+recolhe+bicicletas+eletricas.aspx

E já teve um tópico sobre o tema:
http://www.pedal.com.br/forum/bike-eletrica_topic28197.html

E no tópico, o marcorn respondeu bem:
Originalmente postado por marcorn marcorn escreveu:

Bike elétrica é, perante a lei, equiparada a ciclomotor (Resolução 315 do CONTRAN), ou seja:
- não é uma bicicleta;
- Seu condutor é obrigado a ter CNH categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) -  nos termos do Art 141 do CTB e da Resolução nº 168/2004 do Contran, ou Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” nos termos do art. 143 do Código de Trânsito Brasileiro.;
- Usar capacete (com selo do INMETRO para moto) - (art 54, 55 do CTB);
- Circular na via, não na ciclovia - (art 57 do CTB);
- Ter 02 espelhos;
- Ter faróis dianteiro e traseiro;
- Ter velocímetro;
-  “Art. 120 do CTB: Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei”.(grifo nosso)
   “Art. 130: Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo”. (grifo nosso)

   Desta forma, já podemos concluir que as bicicletas dotadas de motor elétrico, devem à luz dos artigos acima citados serem registradas e licenciadas junto ao órgão executivo de trânsito
;

Resumo da ópera: bike elétrica perante a lei é ciclomotor.

Quem vende este tipo de veículo, que não tente vender gato por lebre, deixe o cliente bem ciente disto pois "bicicleta com motor", mesmo que com um motor elétrico é um ciclomotor (leia-se moto abaixo de 50 cilindradas).

Já fazem anos que aqui em SC esta discussão chegou ao Conselho Estadual de Trânsito. Veja, já naquela época, o que ficou decidido mesmo antes da Resolução 315 que mencionei acima sobre bicicleta elétrica.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X