Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicletas, ciclistas e a mídia
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicletas, ciclistas e a mídia

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicletas, ciclistas e a mídia
    Postado: 09 Mar 2012 as 13:35
De uns 30 dias prá cá, o ciclismo começou a despertar a atenção da mídia com mais intensidade. O combustível para isso provavelmente foi uma combinação dos falecimentos recentes envolvendo ciclistas (aqueles documentados, fora os que não repercutem pelos meios de comunicação), e os protestos que se seguiram. 

Um desses protestos, feito em São Paulo, levou um jornalista (supostamente muito conhecido, embora eu nunca tenha ouvido falar dele) a expressar seus pontos de vista em seu blog. As reações foram as mais variadas. Para quem achar que vale a pena a leitura:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-fascismo-sobre-duas-rodas-os-“talibikers”-e-os-“fascisbikers”-que-querem-salvar-a-humanidade-nao-conseguem-respeitar-o-direito-do-proximo-ou-eles-impediram-o-ace/

Esse texto foi seguido de outros, e vai uma boa hora para ler tudo - seguida de mais algumas para refletir sobre tudo e tentar chegar a um consenso sobre o que é fato, o que é opinião e o que é discussão inútil. 

Acho válido ler, principalmente os comentários (prós e contra) para ter uma dimensão que o assunto tomou, e principalmente que irá tomar. 

Parece que estamos atingindo aquele ponto crucial em que o caos é tão intenso que a partir dele só pode se formar a ordem. 

Para completar, me falaram ontem que no Fantástico desse domingo haverá uma matéria sobre ciclistas no trânsito. Faz uma duas décadas que eu não assisto esse programa, mas estou quase abrindo uma exceção.....principalmente para ver qual será o tom da matéria. 
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 14:10
Não li o texto todo, saltei entre uma frase e outra.

Boa parte de São Paulo, esta cidade não-praiana, é incompatível com bicicleta.

Escrevi ontem que o capacete e a “roupitcha” de alguns dos manifestantes tinham um valor superior ao salário de boa parte daqueles coitados que estavam nos ônibus, com ar cansado, tentando voltar para casa.

Não concordo com o tom agressivo que os movimentos pró-bicicleta têm tomado, principalmente em questão de tomar as ruas e parar tudo.

Mas baseado nesses dois trechos que destaquei acima já imagino que o autor do texto tem alguns preconceitos que de uma maneira ou de outra vão influenciar a forma com que ele vê a mobilização pró-bicicleta, de forma negativa, claro.

Sinceramente, cansei do cicloativismo. Participei de bicicletadas, de isso e daquilo. Hoje quero só chegar vivo em casa depois do treino ou da pedalada casa-trabalho-casa que faço todo dia.

Meus 30 e poucos anos de vida já me permitem concluir que é um conto de fadas achar que as cidades brasileiras terão, a médio prazo, condições civilizadas de circulação, seja para ciclistas, pedestres e/ou entre os próprios motoristas.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 14:35
Rapaz,

Eu viví 4 anos e meio em Cambridge, uma cidade em que o meio de transporte principal é a bicicleta. A cidade i-n-t-e-i-r-a possui ciclo-faixas ou ciclovias. O irônico é que a cidade tem um trânsito horrivel para o tamanho de sua população. Engarrafa todos os dias.

Pois bem, vez ou outra um ciclista se acidentava. De vez em quando, um morria. É estatística. Assim como um ou outro motorista falecia num acidente, um ou outro avião cai. Isso faz parte do jogo. Mesmo assim, não ví protestos organizados ou desorganizados. Simplesmente não havia espaço para isso. As pessoas não precisavam disso, pois a bicicleta é incorporada ao cotidiano lá.

Nunca ví uma manifestação como essas "bicicletadas" que vejo aqui. Nunca ví o ciclista ser tratado como ameaça, talibiker ou estorvo lá. Nunca ví lá, ciclistas hostilizarem motoristas e pedestres. Todos convivem e se respeitam. Às vezes eu batia num retrovisor, ou levava uma fechada de um ônibus, ou invadia a faixa dos carros. Isso é inerente. Como Voodoo falou, o importante é chegar inteiro, sempre pedindo desculpas quando você fizer m***a!

Levávamos multa se não portássemos as luzes. Nunca fomos obrigados a andar de capacete. Éramos multados se não parássemos no sinal vermelho ou se andássemos na calçada no lugar destinado aos pedestres. Nunca se estivéssemos em velocidade compatível na faixa dos carros.

Cicloativismo talvez esteja na moda, mas quem faz o dia-a-dia na bike sabe o que importa e o que não importa. Recife ainda continua sendo um grande engenho.
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 14:47
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Não li o texto todo, saltei entre uma frase e outra.

Boa parte de São Paulo, esta cidade não-praiana, é incompatível com bicicleta.

Escrevi ontem que o capacete e a “roupitcha” de alguns dos manifestantes tinham um valor superior ao salário de boa parte daqueles coitados que estavam nos ônibus, com ar cansado, tentando voltar para casa.

Não concordo com o tom agressivo que os movimentos pró-bicicleta têm tomado, principalmente em questão de tomar as ruas e parar tudo.

Mas baseado nesses dois trechos que destaquei acima já imagino que o autor do texto tem alguns preconceitos que de uma maneira ou de outra vão influenciar a forma com que ele vê a mobilização pró-bicicleta, de forma negativa, claro.

Sinceramente, cansei do cicloativismo. Participei de bicicletadas, de isso e daquilo. Hoje quero só chegar vivo em casa depois do treino ou da pedalada casa-trabalho-casa que faço todo dia.

Meus 30 e poucos anos de vida já me permitem concluir que é um conto de fadas achar que as cidades brasileiras terão, a médio prazo, condições civilizadas de circulação, seja para ciclistas, pedestres e/ou entre os próprios motoristas.

Voodoo, concordo com sua análise sobre o colunista da Veja. E pensar que essa revista já foi séria muitos anos atrás...

Porém, meus 50 e poucos anos continuam me impulsionando cada vez mais atrás de meus sonhos e objetivos. Citando Cazuza, "Quem tem um sonho não dança."
Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 15:51
A veja já foi séria? Quando???
Voltar ao Topo
leolavalle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2012
Goiânia-GO
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leolavalle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 19:30
Os tempos estão mudando, devido ao grande numero de carros e a poluição e o pessoal tem aderido as bicicletas, mas para chegar como a europa vai demorar anos, e o brasilieiro n respeita sinais de transito, sempre tem o jeitinho, eu vou para o trabalho todos os dias, mas tenho que ficar alerta o tempo todo, pois sempre tem um que fura sinal, faz 3 faixas onde só podem ter 2 e por ae vai...
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 20:36
O cara usa uns argumentos ridículos, mas o pior é que até tem uma certa razão em algumas coisas. Sem querer voltar na discussão, mas os movimentos a favor da bicicleta pedem para ser mal vistos, ao invés de dar bom exemplo e seguir as normas.
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 20:56
Tem um outro detalhe nisso tudo: por mais viável que a bicicleta seja como meio de transporte urbano, isso não quer dizer que possa ser usada como tal em qualquer  cidade grande sem riscos ao ciclista - e é justamente aí que eu acho que muitas vezes (vezes demais até) a barra é forçada. 

Pedalar em uma via expressa de São Paulo na hora do rush para mim não é defesa de um ponto de vista ou de um ideal - é death wish. E não precisa nem ser SP. Aqui em Curitiba já é tenso demais. 

Devem haver outros meios mais seguros e menos controversos de promover a causa do ciclismo urbano. 
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 21:58
A Av. Paulista não é a Marginal. Não tem nada de Death Wish pedalar lá.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 21:59
Ando de Bicicleta mas sou contra passeatas.
Aqui na minha cidade teve passeata. Os ciclistas se encontraram aqui no centro, e todos se posicionaram em cima da calçada, atrapalhando os pedestres. Depois foram para uma praça, tomaram o lugar, incomodando todo mundo. Porisso nem participei.
Passei duas vezes pelo pessoal parado e uns gritavam "Para ae, não fura não."
Nem parei.
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 22:34
Originalmente postado por maximilian maximilian escreveu:

Pedalar em uma via expressa de São Paulo na hora do rush para mim não é defesa de um ponto de vista ou de um ideal - é death wish. E não precisa nem ser SP. Aqui em Curitiba já é tenso demais. 

Pelo contrário! São Paulo já chegou no ponto que torna as vias expressas melhores para pedalar na hora do rush. Eu nunca pedalo em avenidas, mas passei a usar trecho da Marginal do Pinheiros às 18h00 justamente porque está tudo parado mesmo, não há risco com os carros.
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 22:36
Originalmente postado por enkidubr8 enkidubr8 escreveu:

A veja já foi séria? Quando???

Nas décadas de 60 e 70. Faz tempo, quem a lia nessa época já está perdendo a memória, mas era uma boa revista :-)
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 22:36
Acho que tem muitos lados isso tudo. É interessante alguém (órgão, associação, pessoas) se posicionar/manifestar sobre o assunto, embora particularmente eu não me envolva nem me sinta compelido a fazê-lo.

Sou novato no ciclismo de estrada, mas há anos ouço de ciclistas esportistas serem atropelados/morrerem na 277 mas não me lembro de ter ouvido alguém se pronunciar sobre (Federação, etc).

Nesses movimentos bicicletada/massa crítica rola uma coisa que eu não gosto, que é aquela fala dos "dententores da verdade", dizendo que a bicicleta é a solução pra tudo, pra poluição, pra economia e pro trânsito. Ao meu ver, é importante diversificar as opções de transporte, encarar a bicicleta como uma delas e brigar sim pelo direito de transitar com ela no espaço público.

Nunca participei, mas essas manifestações mensais me parece uma algazarra e não consigo levar a sério, creio que tira a credibilidade do negócio. E olha que eu pedalo e acho isso, quem dirá quem não pedala?

Pega pesado também a questão da moda: bicicleta tá na moda, literalmente. Basta olhar composições de vitrines de lojas, editoriais de moda/alta costura, revistas de tendências. Muita gente vai aderir ao negócio e pode até levar bem a fundo a ideia, mas moda passa e me pergunto o que vai sobrar depois que essa moda passar.

Mas, voltando a questão das manifestações, é muito dificil mudar uma cultura/mentalidade. Tenho 28 anos, moro com meus pais em uma situação a qual não tenho do que reclamar. Entretanto, a mentalidade da geração dos meus pais (55 anos) é outra. Carro pra eles tem uma questão de status diferente da percepção de um garoto de 18 anos. Quando jovens e de vida modesta no interior, o melhor que tinham era uma bicicleta. Aí vieram pra capital, ralaram, construíram algo, conquistaram algo.. e o carro faz parte dessa conquista: a condição de poder comprar um carro. É muito difícil mudar a mentalidade de alguem que se dedicou 35 anos pra conseguir isso e fica aquela coisa bicicleta = coisa de pobre; carro = coisa de quem tem dinheiro (independente do valor do carro e da bicicleta, pois acho que o que pesa é a questão do conforto).
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 23:24
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

A Av. Paulista não é a Marginal. Não tem nada de Death Wish pedalar lá.

Falha minha. O correto seria dizer "na Marginal" e similares. 
Voltar ao Topo
Kodornna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kodornna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2012 as 04:08
[QUOTE=maximilian] Um desses protestos, feito em São Paulo, levou um jornalista (supostamente muito conhecido, embora eu nunca tenha ouvido falar dele) a expressar seus pontos de vista em seu blog. As reações foram as mais variadas. Para quem achar que vale a pena a leitura:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-fascismo-sobre-duas-rodas-os-“talibikers”-e-os-“fascisbikers”-que-querem-salvar-a-humanidade-nao-conseguem-respeitar-o-direito-do-proximo-ou-eles-impediram-o-ace/[/DIV

Não me levem a mal, mas acho que qualquer coisa escrita por este colunista deveria ser ignorada, ou lida como uma peça de humor (dividoso, ok).

Acompanhei com bastante interesse a cobertura da imprensa, e dá pra dizer que não houve um uníssomo de opiniões sobre o tema, o que é positivo e enriquece as discussões sobre civilidade e mobilidade em São Paulo, que estão longe do razoável.
Voltar ao Topo
hianlima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2011
Salvador, Bahia
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hianlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2012 as 04:41
Hoje pedalei no trânsito de Salvador. Considero aqui uma desgraça nessa questão, não consigo nem pensar em São Paulo. Se por lá não existe amor, imagine aqui. LOL

Fui fechado por ônibus, por carro. Até gritaram que minha bicicleta não era veículo pra andar em pista. Isso eu mantendo uma média de 30~35km/h, ou seja, fiquei sempre próximo dos carros, então não atrasava ninguém. Só pelo simples fato de ter um transporte mais "barato" deve deixar os motoristas ameaçados, afinal, eles ralaram duro pra sentar a bunda atrás do volante e passear com aquela máquina. E eu na marotagem, conseguia seguir eles facilmente.

Meu coração estava a todo momento batendo rápido. Era sentimento de medo mesmo. A partir de agora, levarei estas pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte em Salvador, como verdadeiros heróis.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2012 as 17:55
Eu só ando em um circuito de 12,5km. Metade é atravessando o centro no corredor dos carros onde tudo fica parado, e metade na beira mar, onde os veículos andam a 40km/h para curtir o mar. Hoje passei de carro por um pessoal treinando com SPEED na BR101 e pensei, "loucos". Além de arriscar, respirando fuligem de escapamento de caminhão. Imagina pedalr uma hora, forte, respirando fumaça de caminhão. 
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2012 as 17:58
Com todo respeito, eles quem pedalam, você passeia Embarrassed


Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Eu só ando em um circuito de 12,5km. Metade é atravessando o centro no corredor dos carros onde tudo fica parado, e metade na beira mar, onde os veículos andam a 40km/h para curtir o mar. Hoje passei de carro por um pessoal treinando com SPEED na BR101 e pensei, "loucos". Além de arriscar, respirando fuligem de escapamento de caminhão. Imagina pedalr uma hora, forte, respirando fumaça de caminhão. 
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2012 as 20:48
Depende cara. 4 voltas no circuito por dia dá um total de 50km. NA minha idade 38 anos, fazer isso 4 vezes por semana é excelente. Só pedalo para manter a saúde em dia e por prazer. Não gosto de respirar CO2 de caminhão não.
Voltar ao Topo
LeonardoGaona Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2012
SA
Offline
Mensagens:1042
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeonardoGaona Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2012 as 21:29
O texto realmente é ofensivo, mas não tiro a razão dele de reclamar da atitude dos Che Guevaras. Ninguém tem o direito de parar uma via como a Avenida Paulista, inclusive dificultando atendimento médico.

Eu só acho difícil querer que todos os ciclistas sejam respeitados pelos motoristas e pedrestes enquanto existe preconceito e falta de respeito até mesmo entre os próprios ciclistas.

Às vezes parece que quem não faz um pedal de 200km ou não tem uma bike de pelo menos R$5.000,00 é visto como um estranho, uma ovelha negra... pra que isso? Todos são ciclistas, o importante é pedalar, cuidar da saúde e ser feliz, não importando se você pedala pra cuidar da saúde, pra passear ou pra disputar competições :D
Voltar ao Topo
hianlima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2011
Salvador, Bahia
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hianlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 00:03
Originalmente postado por LeonardoGaona LeonardoGaona escreveu:

O texto realmente é ofensivo, mas não tiro a razão dele de reclamar da atitude dos Che Guevaras. Ninguém tem o direito de parar uma via como a Avenida Paulista, inclusive dificultando atendimento médico.

Eu só acho difícil querer que todos os ciclistas sejam respeitados pelos motoristas e pedrestes enquanto existe preconceito e falta de respeito até mesmo entre os próprios ciclistas.

Às vezes parece que quem não faz um pedal de 200km ou não tem uma bike de pelo menos R$5.000,00 é visto como um estranho, uma ovelha negra... pra que isso? Todos são ciclistas, o importante é pedalar, cuidar da saúde e ser feliz, não importando se você pedala pra cuidar da saúde, pra passear ou pra disputar competições :D


Ciclista acha que pode andar pela calçada e não precisa parar no sinal vermelho. Que por ser uma bicicleta, não precisa de proteção, por isso andam aos montes sem capacete (que é o mínimo e mais recomendado usar).

Um grande problema que vejo nessas manifestações, além de parar avenidas importantes, é que a maioria daqueles ciclistas não usam proteção. Pedem respeito, mas estão infringindo uma lei de trânsito de qualquer jeito. Eu espero que, além de tentar conscientizar os motoristas de que bicicleta também é veículo, que eles olhem pra si mesmos e façam as coisas certinhas antes de vir reclamar.

Não sou um motorista de carro infiltrado no fórum, tenho uma bicicleta para passeio, e outra para treino (estrada), nem carteira de motorista eu tenho.
Voltar ao Topo
EDU ALMEIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:664
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EDU ALMEIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 00:30

Cara, sou um ciclista amador (ROAD) e não cicloativista.

Hoje mesmo, durante um intervalo de treino, estavamos falando a respeito destes movimentos.
O transito desta cidade é uma porcaria, motoristas loucos, que não respeitam nem a eles proprios, quanto mais a pedestres e ciclistas.
Infelizmente a tentativa de mudar esta cultura chegou tarde demais. Pelo menos para esta geração. Tanto que, as ciclofaixas implantadas, nada mais são que meios de recreação aos finais de semana.
Nada contra quem opta pela bike como meio de transporte "definitivo". Mas em São Paulo existe uma cultura de total discriminação por quem anda de bike. Sociedade com mente cauterizada pelo merchandising da industria automobilistica. Com suas propagandas de liberdade e conforto. Algo que não é realidade no transito idiota desta cidade.
Por sua vez, quem utiliza a bike, arisca sua vida sendo obrigado a dividir espaço com carros, motos, caminhões e onibus.
Recentemente assieti a um video do movimento realizado na Holanda para chegar ao resultado que vemos hoje, com ciclovias por toda parte, utilizadas principalmente para substituir os automóveis.
Observe que lá, a iniciativa partiu do proprio governo, na tentativa de diminuir transito, poluição etc.. Vejam a diferença de cultura.



Por fim, não ando e não recomendo circular de bike na cidade, principalmente no centro.





Editado por EDU ALMEIDA - 11 Mar 2012 as 00:36
"Here I am...on the road again..."
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 00:46
Nosso país nunca será de primeiro mundo enquanto nosso povo for de terceiro.

Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 02:09
Postei lá, claro.
Afinal, mesmo tendo razão em condenar paralizações de transito, o bloqueiro só destilou o seu ódio e preconceito (filtrado como manifestação de um erudito que acredita em "mais leitura" e foi impedido de chegar em 20 min numa Livraria - demorou 1h, imaginem!!).
Segue o post - vamos ver se ele vai liberar.. rs..

“FOI UM ERRO PARAR A CIDADE!” (satisfeito?).
Supondo, claro, que “a cidade” é o caminho por onde o blogueiro queria trafegar, estressadíssimo para ir “na Cultura” as 20:10, onde poderia ter chegado as 20:30, mas só chegou as 21:10?.
Porque não vão protestar em parques, porque não pedalam de noite? Porque não querem usar a bicicleta como lazer ou esporte, bloqueiro! Querem trafegar!
E se não usam capacete ou sinalização, nem por isso merecem ser esmagados, triturados, justiçados pelos que moram dentro das grandes cabeças de dinossauros metálicas, com seus olhos de fogo a abrir o caminho.
Erram os que não respeitam o direito de ir e vir dos outros - eu jamais participaria de protesto que obstrua o transito, e acredito que outros 95% dos ciclistas também não o fariam.
Só uns 5% deslumbrados e metidos a ativistas acham que a bike vai salvar o mundo, consertar o clima do planeta, essas coisas.
Os outros 95% só gostariam de poder optar por ir ao trabalho ou no mercado pedalando, e não se empapando de adrenalina e cortisol engarrafados no transito.
Já do “seu lado”, estão os que bradam que o relevo de São Paulo não permite o ciclismo como opção - hora, isso é problema de cada um.
Ouvi a mesma coisa em Belém - “aqui chove muito”. E no Rio - “aqui é muito quente”.
Nesse caso, o que acontece em Amsterdam, para citar só uma delas, onde os jovens vão para a balada de bike, as mães levam os filhos no inverno e na chuva para a escola de bike, etc.? Lá também tem carros, e muitos - cada um faz a sua opção.
Preste atenção, ilustre blogueiro: os errados que fecharam a Paulista são os 5% ativistas e enviesados, mas acredito que o sr. faz parte dos 95% que se pudessem esmagariam os ciclistas na calçada ao se sentir incomodados por aquele veículo mais lento ocupando parte da faixa “destinada para os senhores”.
Por mais que tenha usado a sua habilidade profissional ao escrever, não se iluda, seu lado rancor, seu lado irracinal, ficou claro, transbordou do seu texto - daí as possíveis reações também irracionais.
Com certeza a sua cultura e inteligencia fará com que, num dia do futuro, lembre ou leia o que escreveu e veja nos seus posts o verniz fascista do qual se queixa. E virá a enorme vergonha, o arrependimento.

Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 02:17
Mandou bem Clythio. Eu teria parafraseado o grande Gil Brother Away e dito pro cara "calado! você está defecando pela boca!"
Voltar ao Topo
Zé Roberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2010
Guarulhos
Offline
Mensagens:129
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zé Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 04:16
Um dos produtos, talvez o principal produto vendido pela Veja, é o AUTOMÓVEL, e o valor, requinte, conforto, estilo e uma série de adjetivos elitistas que está revista defende(com relação ao automóvel).
 

Portanto, pensar que está revista defenda o direito de cidadãos que não fazem parte de seu staff, ou não venham a consumir seus objetos de desejos estampados em folhas, quase sempre preconceituosas como a da Veja é um absurdo.

 
Quanto à questão do Fascismo, acho meio estranho que a Veja adjetiva os outros com suas próprias características, DEMOCRACIA é algo impensável nesta revista!!!!
“A questão de saber se cabe ao pensar uma verdade objetiva – não é uma questão da teoria, mais sim uma questão prática” (Marx, Engels,A Ideologia Alemã, 2007, p.27).
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 04:17
Pótz, PQP, o escambau...
Para usar uma gíria paraense - "NINGUÉM MERECE..."

Vejam que tipo de ativismo o ciclo-transporte está atraindo - my God..  o que é esse cara de boné rosa e tanguinha? Sem preconceitos, gente, mas assim... e esse povo pintado parecendo Woodstock ou Diretas Já? Puta que o pariu!

http://noticias.uol.com.br/album/120310bicipelados_album.htm?abrefoto=36

A moça da foto 15 está pedindo "por favor, mais amor", alguém pode resolver o problema dela, urgente? (Gente, eu sou casado.. rs..) Ela tá na 22 sem blusa, para quem quiser conferir..

E o cara da foto 18 - sempre quis mostrar a bunda e resolveu usar a bike como "suporte psicológico"? Sai do armário logo, mas não desse jeito.. rs...

Tem um idiota que peida CO2, ao invés de Butano.. rs...

Falando sério, com esse tipo de ativismo, acho que estamos fudidos, mesmo... Big smile


Voltar ao Topo
Zé Roberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2010
Guarulhos
Offline
Mensagens:129
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zé Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 04:35

Pessoal respeito todos, porém, hoje em dia é politicamente correto não mais protestar, como vocês acham que as mulheres ganharam direito de voto, os trabalhadores leis trabalhistas que lhes garantissem o mínimo.

Pensem bem, quando não fazemos nada aceitamos as regras já pré estabelecidas e defendemos o direito de alguns, mesmo as vezes sem perceber mantemos o Status quo (não é a banda).

 

"Mesmo em tempos insatisfatórios, a injustiça ainda precisa ser denunciada e combatida. O Mundo não vai melhorar sozinho".        Eric Hobsbawm

“A questão de saber se cabe ao pensar uma verdade objetiva – não é uma questão da teoria, mais sim uma questão prática” (Marx, Engels,A Ideologia Alemã, 2007, p.27).
Voltar ao Topo
GustavoMF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2011
Niterói
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GustavoMF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 04:39
Acredito que essas manifestações sejam mais um momento da juventude festiva do que propriamente algo sério. Não consigo imaginar algumas pessoas que pedalam de forma consistente (tanto os que treinam como os que usam a bicicleta como transporte diário) nessas manifestações. Eu sou totalmente contrário a qualquer manifestação de bicicleta que feche o trânsito. Não é por aí.

Acredito que a bicicleta só será assunto público de verdade quando a classe média começar a usar e exigir mais infra estrutura. Por enquanto, a bicicleta ou é coisa de pobre ou brinquedo de criança e, de quando em vez, esporte excêntrico de alguns poucos. 

O sonho da classe média no Brasil ainda é o carro. Não muda-se 60 anos de propaganda na cabeça do dia para a noite. E há um preconceito de classes muito forte ainda (e por isso qualquer sinal de riqueza é extremamente valorado, e o carro, por incrível que pareça, é considerado um grande sinal de 'alguma' riqueza). 

Acho que se proteger e o respeito ao outro no trânsito a melhor forma de se manifestar. 


Editado por GustavoMF - 11 Mar 2012 as 04:42
Voltar ao Topo
GustavoMF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2011
Niterói
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GustavoMF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 04:41
Originalmente postado por Zé Roberto Zé Roberto escreveu:

Pessoal respeito todos, porém, hoje em dia é politicamente correto não mais protestar, como vocês acham que as mulheres ganharam direito de voto, os trabalhadores leis trabalhistas que lhes garantissem o mínimo.

Pensem bem, quando não fazemos nada aceitamos as regras já pré estabelecidas e defendemos o direito de alguns, mesmo as vezes sem perceber mantemos o Status quo (não é a banda).

 

"Mesmo em tempos insatisfatórios, a injustiça ainda precisa ser denunciada e combatida. O Mundo não vai melhorar sozinho".        Eric Hobsbawm


Acredito que a questão não é se devemos manifestar ou não. Isso cabe a cada um decidir por si. Mas acho que todos podemos opinar de COMO essa manifestação está tomando corpo. 

Desse jeito aí, acho que não rola. 
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 04:49
Me parece que hoje em dia, o ato de (se) manifestar é mais importante do que o motivo, seja qual for o motivo.
 
Mas uma coisa achei peculiar, lendo as respostas desse post: mesmo dentro de um forum de "ciclismo de estrada", há diversas abordagens sobre o tema. Esse negócio de bicicleta é mais heterogêneo do que eu imaginava, cada sujeito tem uma interpretação.
Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 13:56
Originalmente postado por mig mig escreveu:

Originalmente postado por enkidubr8 enkidubr8 escreveu:

A veja já foi séria? Quando???

Nas décadas de 60 e 70. Faz tempo, quem a lia nessa época já está perdendo a memória, mas era uma boa revista :-)

Eu cheguei a assiná-la na década de 70. A única coisa séria era a seção do Millor...
Voltar ao Topo
Zé Roberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2010
Guarulhos
Offline
Mensagens:129
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zé Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 14:28
Originalmente postado por GustavoMF GustavoMF escreveu:

Acredito que essas manifestações sejam mais um momento da juventude festiva do que propriamente algo sério. Não consigo imaginar algumas pessoas que pedalam de forma consistente (tanto os que treinam como os que usam a bicicleta como transporte diário) nessas manifestações. Eu sou totalmente contrário a qualquer manifestação de bicicleta que feche o trânsito. Não é por aí.

Acredito que a bicicleta só será assunto público de verdade quando a classe média começar a usar e exigir mais infra estrutura. Por enquanto, a bicicleta ou é coisa de pobre ou brinquedo de criança e, de quando em vez, esporte excêntrico de alguns poucos. 

O sonho da classe média no Brasil ainda é o carro. Não muda-se 60 anos de propaganda na cabeça do dia para a noite. E há um preconceito de classes muito forte ainda (e por isso qualquer sinal de riqueza é extremamente valorado, e o carro, por incrível que pareça, é considerado um grande sinal de 'alguma' riqueza). 

Acho que se proteger e o respeito ao outro no trânsito a melhor forma de se manifestar. 

A questão da juventude é muito simples, eles percebem que existe muita coisa errada no mundo e, querem cambiá-las, porém com o tempo, vem aquela velha ideologia, as coisas não mudam, só vc não vai adiantar, isto é coisa de jovem e, as pessoas são quase que obrigadas a esquecer seus ideais em busca de um crescimento sei lá onde, em resumo são persuadidas a esquecerem seus ideais e, depois, ficam a se perguntar porque as coisas são assim???

 

Quanto à questão da classe média, se ficarmos esperando que a classe média brasileira faça algo estaremos perdidos, a classe média no mínimo tem uma formação tecnicista e pouco intelectualizada, pouco sabe efetivamente dos problemas políticos, econômicos e sociais do Brasil. No geral vivem perdidas pagando suas contas em N vezes e, querem atingir o ideal de riqueza apontado pela mídia. A classe média faz um papel essencial, uma mediação entre os ricos e os pobres, já que está se localiza no meio entre estas duas classes, o problema é que por ser iletrada efetivamente defende sempre os interesses, de quem não deveria defender.

 

Quanto à questão do valor do automóvel em nossa sociedade, bastam ver as propagandas na TV, e perceber que ele é usado para se mostrar um sucesso, para causar inveja e várias outras coisas que já citei aqui.

 

Quanto à questão do direito do ir e vir, está é muito subjetiva, eu não tenho direito de entrar na Europa ou EUA sem visto, passaporte e sei lá mais o que ainda vão inventar, não sou a favor de ficar impedindo que outros circulem, porém, quando se trata de vidas humanas que estão sendo perdidas, não compreender algumas manifestações seria uma falta de no mínimo humanidade. Mas para que se preocupar com o próximo, se assim como no trabalho ou no transito, o próximo é um concorrente???? Não é!!!!!!!!

“A questão de saber se cabe ao pensar uma verdade objetiva – não é uma questão da teoria, mais sim uma questão prática” (Marx, Engels,A Ideologia Alemã, 2007, p.27).
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 14:28
Eu me pergunto quem pintou a bicicleta azul no cara da foto 18.
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
Zé Roberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2010
Guarulhos
Offline
Mensagens:129
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zé Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 14:29
Originalmente postado por GustavoMF GustavoMF escreveu:

Originalmente postado por Zé Roberto Zé Roberto escreveu:

Pessoal respeito todos, porém, hoje em dia é politicamente correto não mais protestar, como vocês acham que as mulheres ganharam direito de voto, os trabalhadores leis trabalhistas que lhes garantissem o mínimo.

Pensem bem, quando não fazemos nada aceitamos as regras já pré estabelecidas e defendemos o direito de alguns, mesmo as vezes sem perceber mantemos o Status quo (não é a banda).

 

"Mesmo em tempos insatisfatórios, a injustiça ainda precisa ser denunciada e combatida. O Mundo não vai melhorar sozinho".        Eric Hobsbawm


Acredito que a questão não é se devemos manifestar ou não. Isso cabe a cada um decidir por si. Mas acho que todos podemos opinar de COMO essa manifestação está tomando corpo. 

Desse jeito aí, acho que não rola. 
 
Volto a repetir: "O Mundo não vai melhorar sozinho". Eric Hobsbawm
“A questão de saber se cabe ao pensar uma verdade objetiva – não é uma questão da teoria, mais sim uma questão prática” (Marx, Engels,A Ideologia Alemã, 2007, p.27).
Voltar ao Topo
Kodornna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kodornna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 15:28
Tem um pessoal aí que tá de brincadeira, né? Manifestação que não incomda ninguém? Aí não tem nem o porque de sair de casa .
Manifestação é feito pra incomodar sim, e se o objetivo é chacoalhar o bezerro de ouro de São Paulo, o intocável tráfego de veículos (aquele que deve ser mantido com regular sacrifícios ao deus tráfego), então que assim seja.   
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 15:56
Prefiro acreditar que o texto que colunista da veja escreveu seja só uma tentativa de gerar polêmica e ganhar mais acessos para o site da revista. Ao contrário do que ele prega, estaríamos em um regime anti-democrático se a polícia chegasse lá e mandasse todo mundo circular sob a ameaça da porrada, sob a justificativa de não atrapalhar o trânsito. 

No final das contas, o cara só demonstrou a parte mais mesquinha do ser humano. A sociedade, as reinvindicações, os problemas da cidade que se explodam para, ele quer usar seu carro comprado a prestação, comprar seu pãozinho na esquina de casa motorizado. O cara ignora que o trânsito já estaria completamente parado na av. paulista, que os ônibus transportando trabalhadores "cansados e longe das suas famílias" estão parados justamente por culpa do carro dele e de mais outros, que atrapalham a circulação dos transportes públicos; que a cidade caminha para o colapso motorizado. Claro que no mundo dele tudo está perfeito e todos deveriam continuar fazendo o que sempre fizeram, enquanto caminhamos para o precipício, o desastre.

Querendo ou não, essas manifestações atraem a atenção da mídia e dão papel de destaque para a bike e os problemas que os ciclistas enfrentam. É um passo a mais para dizer ao governo e às pessoas que as bikes existem, muitas pessoas usam ela no dia-a-dia, têm direito de andar na rua e de serem respeitados.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Arcanjo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:2415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arcanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 16:14
Até a ESPN parece estar se cansando do cicloativismo da Renata Falzoni e só mostra pequenas matérias com ela pagando de "garota propaganda" para o Paulo de Tarso (Sampa Bikers), mostrando trajetos caros, os quais são inacessíveis para boa parte de nós, meros mortais.
Parabéns para o Horácio Júnior (da Via Pedal, no Rio de Janeiro), o qual continua a mostrar que vale a pena ser ciclista, mas sem colocar na cabeça de ninguém que a bicicleta é a solução de tudo.
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 16:15
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


A moça da foto 15 está pedindo "por favor, mais amor", alguém pode resolver o problema dela, urgente? (Gente, eu sou casado.. rs..) Ela tá na 22 sem blusa, para quem quiser conferir..

O pior é que eu não ví nenhuma gostosa nessas fotos da manifestação.Wink
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 16:28

Eu acho que o foco de manifestações não devia ser o 'povo'. Acho mais válido fazerem algo formal, sério e dentro da lei na prefeitura, por exemplo.


Aos mais estudados, deviam criar ou idealizar projetos que beneficie a todos, e não ficar apontando Culpados. 
Muita gente só sabe cobrar cobrar e cobrar, mas nem sempre faz da maneira certa e nem sempre cobra de si mesmo uma mudança antes de querer do próximo. 
Quantas dessas pessoas criaram um projeto? Deram ideias para os secretarios de transporte a respeito de melhorias? Quantos emails, solicitações e cobranças fazem?

Eu quero dizer, no mais, que o foco da manifestação está indo por um caminho contrario ao que deveria ir, é só minha opinião.

As pessoas vivem na base do 'Eu posso, logo quero' e esquecem que vivem em sociedade, de forma coletiva. 

Eu posso pedalar ocupando a faixa Inteirinha da rua, mas não o faço, não o faço porque há pessoas querendo passar por ali, e algumas podem ter até uma certa necessidade que desconheço. Devemos pensar um pouco no próximo, de forma que não deixemos de pensar em nós mesmos por completo.


Vou citar um exemplo no RIo de Janeiro. Todo mundo já deve ter ido ao corcovado pedalando, vindo de Santa Teresa, correto? Aquela subida inteirinha, de baixo até lá em cima é compartilhada. A preferencia é do Ciclista e do Pedestre, só então, do carro. E quantos daqui pedalam no Meio da faixa, ocupando ela por inteiro? Só na descida né.
Temos o direito de ocupar a faixa, mas não o fazemos, é abuso e desrespeito. 


Eu me mato diariamente enviando emails para a Secretaria de Transporte do meu municipio, para Deputados Estaduais que tiveram o meu voto, recebo emails dos projetos que estão por vir, cobro respostas sempre (Mesmo que sem sucesso) e acho que a forma com a qual eu me Manifesto, é correta.

Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X