Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta só com cambio Traseiro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta só com cambio Traseiro

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Elton1.40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Elton1.40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta só com cambio Traseiro
    Postado: 01 Fev 2016 as 23:56
Pessoal se já existir algum tópico sobre isso é só me redirecionar, pois já pesquisei no google e aqui no fórum e não encontrei resposta,.
O que eu quero e tirar as três coroas dianteira da minha bike e colocar somente uma e com isso anular o cambio dianteiro, que quase não uso, ficando só o traseiro, ja uso minha bike assim, e como não costumo desempenhar velocidade e uso as descidas para descansar não tiro da coroinha, então gostaria de saber se é viável para viagens só uma coroa, e qual o tamanho dela, aceita o console com mega ranger, preciso de algo simples e funcional,
enfim é isso.
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 00:29
vc ta perguntando se tem?? ou se e bom??


pq ter tem, ja vi... agora se e bom, ja nao sei...


kkkk...
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 04:19
O seu projeto é Totalmente viável. Montei uma bicicleta para o deslocamento urbano com essa característica ano passado. Já não a possuo mais, mas estou com um projeto para montar outra, dentro de alguns meses darei início, por enquanto estou trabalhando no projeto de uma fixa/single speed. Espero ter ajudado.
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 04:32
Usei um pedivela sugino que eu já tinha com uma coroa 44 dentes e câmbio shimano tourney também usado. Comprei um shimano rapid fire e uma megarange 11_32. Esse conjunto foi montado em quadro passeio com geometria MTB e aro 26.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 05:13
Originalmente postado por andytuba andytuba escreveu:

Usei um pedivela sugino que eu já tinha com uma coroa 44 dentes e câmbio shimano tourney também usado. Comprei um shimano rapid fire e uma megarange 11_32. Esse conjunto foi montado em quadro passeio com geometria MTB e aro 26.


Fui em uma loja dia desses e o vendedor me falou que esse pedivela e feito pra corrente de bmx q é mais grossa.
Vc teve problema com a corrente ?
A durabilidade dela se manteve "normal" ?
Passava as marchas de boa ?
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 07:12
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Originalmente postado por andytuba andytuba escreveu:

Usei um pedivela sugino que eu já tinha com uma coroa 44 dentes e câmbio shimano tourney também usado. Comprei um shimano rapid fire e uma megarange 11_32. Esse conjunto foi montado em quadro passeio com geometria MTB e aro 26.


Fui em uma loja dia desses e o vendedor me falou que esse pedivela e feito pra corrente de bmx q é mais grossa.
Vc teve problema com a corrente ?
A durabilidade dela se manteve "normal" ?
Passava as marchas de boa ?


o mecanico pos uma corrente generica copia da shimano de mtb. as vezes tinha que passar duas marchas e voltar uma.
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 07:23
quanto a durabilidade, passei apenas seis meses com a bicicleta, sempre que eu termino de montar uma bike já começo a pensar o proximo projeto. nesse tempo nao tive problemas com a corrente
Voltar ao Topo
Marcos Roberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2005
São José Campos
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 10:21
Elton, qual a necessidade de retirar as coroas? Ano passado fiz isso na minha MTB que corria no asfalto devido a um desespero de minimizar o peso da bicicleta para eu suportar as arrancadas que ocorrem durante a prova. Retirei as duas coroas menores, trocador de marcha e os cabos correspondentes mas o cambio dianteiro teve que ser mantido.

O cambio dianteiro teve que ser mantido pra funcionar como um guia, uma vez que com o chacoalhar da bicicleta nos momentos de sprint as vezes a corrente "saia". Conjuntos (grupos) específicos sem cambio dianteiro possui a coroa com geometria "dos dentes" diferente para não ter este problema.

Esta MTB não será usada mais pra esse tipo de competição então já recebeu de volta as coroas retiradas para tornar a bicicleta mais funcional.


Editado por Marcos Roberto - 02 Fev 2016 as 10:23
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 11:26
dá pra fazer, o ideal é trocar a pedivela e tirar todo o conjunto frontal de marchas. 

Tem um colega aqui em Natal/RN que tem uma bike frankenstein com essa (ele usa uma relação 10v na traseira, se não me engano deore Shadow) e outras características "inovadoras" e anda muito, junto de bikes de estrada na estrada e em muitas estradas de barro com o pessoal amador que faz trilha.


Voltar ao Topo
Elton1.40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Elton1.40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 14:12
Pessoal obrigado pelas respostas.
Marcos Roberto eu quero tirar as coroas dianteiras e trocador porque não os uso quando estou pedalando, acho que só o cambio traseiro é o suficiente, pois preciso mais dele em subidas e como sempre tenho alguma bagagem o alivio de peso é uma boa.
Andytuba essa coroa com 44 dentes é maior que a coroinha, pois que algo relativo para retas que seja um pouco maior que a pequena e menor que a média se é que existe e que suporte a mega ranger.
RuanRac valeu pela dica vou procurar essa relação e ver o custo beneficio, mais valeu pela dica.
Como vocês perguntaram eu uso minha bike no momento a trabalho e tem muita subida, e como já foi dito carrego sempre uma pequena carga, então uso as descidas para descansar, e aos finais de semana pelado por laser em ciclovias, ciclofaixas,  parques e pequenas viagens onde nunca uso as coroas media e grande. Então menos peso, menos regulagem, menos peça para quebrar, simplicidade, é por isso que pretendo tirar o cambio desde que seja viável.
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 19:10
Você encontra estas engrenagens em bicicletarias e sites especializados em MTB e BMX. Tem uma boa variedade de coroas entre 24d e 36d.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2016 as 21:46
Por nada não, mas acho mais simples apenas não usar. Eu também costumo pedalar travado e em marchas pesadas, e apesar de gastar primeiro a coroa maior nunca pensei em abandonar a(s) outra(s). Sempre chega o dia em que vc encontra uma subida muito forte, ou está muito cansado, ou tudo isso junto...

Se vc está "bom de pernas" pode tentar um pedivela duplo compacto (50x34 dentes) que te dará uma amplitude de marchas legal e se precisar ainda terá uma marcha bem leve (34x32 ou 34x34 é bem leve em subidas). Aí regula o parafuso limitador do cãmbio dianteiro em função da posição da coroa menor e já era... Fica com um click "desativado" no mudador, no mais é bem funcional (uso numa híbrida que tenho aqui, com 52x39 e 11x28)
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Marcos Roberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2005
São José Campos
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 11:28
Ruan, o que pegou pra mim foi o bolso. Um conjunto 1X10 seria muito caro. Na minha bicicleta eu estava com um Deore LX integrado então investi o dinheiro em rodas e pneus. Minha MTB toda de alumínio (fiz questão disso) atingiu o peso de 9,1kg sem grandes investimentos mas ficou 1X8.

Elton, se vc não usar as coroas menores elas não vão necessitar de manutenção nem sequer ajuste de câmbio. Como sugerido vc pode inclusive "fixar" na coroa grande usando os parafusos limitadores no câmbio. Para o cotidiano, o peso do conjunto de troca de marchas e engrenagens não é significativo.
Voltar ao Topo
Elton1.40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Elton1.40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 12:18
Olá a todos!
Marcos acho que vou na tua, montar uma 1x8 pois o kit 1x10 e bem carinho, o que eu preciso é um tamanho de coroa que deixe a bike leve na subida e bem parecida com uma bike sem marchas nas retas, talvez  a coroa de uma single speed ou algo parecido  possa da certo.
Voltar ao Topo
glauciowsalla Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2017
foz do iguaçu
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauciowsalla Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 17:41
Boa tarde Elton.

Estava pesquisando sobre o mesmo assunto da sua dúvida.
Vc já fez alterações na sua bike?
Sabe que tenho o projeto de montar uma para mim com peças boas.
Hoje tenho uma Caloi SK onde aproveitei apenas o quadro. É uma bike muito boa mas o quadro fica pequeno pela minha estatura. Quero um de tamanho 19 ou 20.
Vi algumas bikes apresentadas pela Pedaleria no youtube e uma delas tem apenas uma coroa na frente. São bikes mas urbanas. Achei interessante.
Então, pedalo 80% no asfalto e 20% na terra. Gostaria de eliminar o excesso sem contudo perder velocidade em retas e descidas e poupar esforços nas grandes. Ou seja, gostaria de continuar com as possibilidades de esforços mas com duas coroas a menos.
Serão menos cabos, menos um passador e menos uma manopla de passagem de marcha.
Andei pesquisando e vi uma catraca K7 11-36 T de 10 velocidades. Vou ver mas acho que com uma coroa intermediária, a de 10 deve substituir a relação de 14 de catraca e coroa grande.
Mas é uma ótima ideia. Muitos estão querendo.
E vou fazer o mesmo.
Asssim que tiver pronta eu envio fotos.
Abraços.

Gláucio
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2017 as 22:50
Glaucio, esse conceito de coroa única na frente não é novo.

As Caloi Cruiser Extra Light e outras da linha Cruiser eram desse jeito há 30 anos. Foi um conceito antes de entrar as Mountain Bikes para as Cruiser (que eram uma espécie de segunda linha da Caloi) não rivalizarem com a Caloi 10 (a primeira linha)

Quando o conceito de mountain bike pegou, elas já vieram com 15 marchas (3 coroas x 5 velocidades na catraca).
Voltar ao Topo
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 07:50
Infelizmente a SRAM está descontinuando o DUAL DRIVE... Trata-se de um sistema onde se usa cassete (8, 9 ou 10) e DENTRO DO CUBO, há um sistema de redutor planetário que permite TRÊS relações. Dessa forma, podemos ter 24, 27 ou 30 relações, com UMA ÚNICA COROA...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 08:26
o que você precisa é uma coroa com dentes "narrow-wide", ou seja, um dente é largo e outro estreito, e a corrente encaixa bem na coroa evitando quedas. existem coroas assim por cerca de 100 reais no mercado livre, basta saber a medida do encaixe  do seu pedivela (BCD).
Dessa maneira a corrente encaixa na coroa e não escapa, eliminando a necessidade de guia de corrente.


Existe um cassete 8v Sunrace M680 que tem pinhão 11 menor e 40 maior, usando com uma coroa 36 ou até 32 se for pegar muita subida poderia ser viável.

existe um tópico enorme na parte de all mountain e também de xc do fórum sobre adaptações pra transformar em 1x11 (e também 1x10, 1x9 ou 1x8)

além disso volta e meia aparecem uns tópicos redundantes mas que podem ajudar. dá uma olhada nesse, nos posts de 5 de abril em diante. acho que a dúvida é bem parecida com a sua.


e dá uma olhada na minha bike "urbana" 1x10, talvez possa ser algo parecido com o que você procura


*editado com a informação do cassete 8v 11-40.


Editado por TheLittle - 17 Abr 2017 as 09:27
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 08:56
Sobre o cassete de 8v pra uma coroa hoje temos uma opção, é o SunRace M680 de 8v 11/40d, eu to vendo pra trazer e colocar na minha bike de turismo e dos sites de fora e mesmo se taxado vai ficar mais em conta do que um de 8v comum por aqui, tenho em minha bike de 27v o M980 de 9v 11/40 e funciona cértinho, melhor custo-benefício que achei.

Se não estiver com muita pressa e tiver acesso a comprar de fora o M680 8v é uma excelente opção, aqui no Brasil não achei dele em canto nenhum e nem na internet a venda
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 09:22
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Sobre o cassete de 8v pra uma coroa hoje temos uma opção, é o SunRace M680 de 8v 11/40d, eu to vendo pra trazer e colocar na minha bike de turismo e dos sites de fora e mesmo se taxado vai ficar mais em conta do que um de 8v comum por aqui, tenho em minha bike de 27v o M980 de 9v 11/40 e funciona cértinho, melhor custo-benefício que achei.

Se não estiver com muita pressa e tiver acesso a comprar de fora o M680 8v é uma excelente opção, aqui no Brasil não achei dele em canto nenhum e nem na internet a venda

muito bom saber disso!
cada vez mais barato usar 1 coroa.
editei o post acima com a informação.


Editado por TheLittle - 17 Abr 2017 as 09:28
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
glauciowsalla Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2017
foz do iguaçu
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauciowsalla Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 18:07
Excelente Gryphon.

Valeu
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X