Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta PIMONT? quem conhece?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta PIMONT? quem conhece?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta PIMONT? quem conhece?
    Postado: 11 Set 2016 as 16:16
Prezados.
Vou começar minha primeira reforma fazendo uma bike retrô.
Garimpei e encontrei uma bike de quadro duplo que pelas imagens acreditava ser uma tipo "phillips".
Na desmontagem descobri se tratar de uma PIMONT. Ainda tinha o adesivo com a logomarca de um leão no garfo, na parte de dentro da caixa de direção.
De fato o quadro me atende. Descobri pouca coisa sobre essa marca, é uma fabrica nacional que teve uma vida curta.
Agora fiquei na dúvida em deixar como original ou dar sequencia e montar a minha bike "retrô".
Alguém já viu dessa bike?
Talvez um entusiasta melhor que eu tenha interesse no projeto para recuperar como original para a sua coleção.


Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2016 as 22:24
Pelo que parece, deve ser igual a esta aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-791919996-bicicleta-pimont-antiga-_JM

Há esta discussão aqui no fórum sobre essa marca:
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-bike-pimont_topic58315.html

Repare que o quadro da bicicleta montada tem detalhes mais modernos que o do seu. O seu parece muito com uma Philips realmente.



Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2016 as 22:53
Só para complementar, a empresa ainda está de pé:
http://pimont.com.br/quem-somos/
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2016 as 16:26
Prezado.
Mostrei o meu quadro a um "entendedor'.
De fato temos dúvidas de ser um quadro pimont antigo.
Estou enviando o  número de serie do quadro localizado próximo ao selim. 
Tem como saber a marca pelo número de serie?
Temos uma suspeita de se tratar de um quadro manark.

Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2016 as 19:39
Prezados.
Por diversas evidências em especial por uma comparação o referido quadro trata-se de um genuíno goricke.
G do guidão. Desenhos da coroa. Posição é tipo do suporte para bomba.
Cachimbo etc.
Um amigo deu as dicas e fiz as comparações.
A dúvida agora é o ano. Possivelmente ante de 1960.
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 20:44
Pretendo publicar aqui a reforma de minha bike.
Comecei a reforma e como descobri que trata-se de uma bicicleta Goricke gostaria de mudar o título do tópico que eu criei.
É possível?
Assim não preciso criar outro.
Abraço.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 21:31
Quanto a trocar o título, isso é com o pessoal do fórum.

Mas quanto a bicicleta, troque esse garfo, então.
Pelo que andei pesquisando, incluindo o que andei lendo aqui mesmo no fórum, a Pimont não é referência de qualidade e robustez.
Tente então achar outro garfo de qualidade para esse quadro. Sempre tem algum no Mercado Livre.

Mas conte qual a sua pretensão. Vai restaurar original, vai atualizar, vai montar uma fixa, uma single, vai colocar um câmbio nexus,...?
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2016 as 17:41
Vou deixa com visual antigo com todas os componentes de primeira.
O mais simples possível.
Cambio nexus.
Consegui o emblema metálico, uma réplica.
Tenho duvida como instalar. Os vendedores falam em usar rebite.
O que é pouco provável. Alguém saberia informar como ficar o emblema?
Acredito que tinha um sistema diferente para fixá-los. Haja vista os quadro antigos que pesquisei não têm vestígios de furos para a instalação desses.
Abraço.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2016 as 22:17
Normalmente nas bicicletas dessa época e até posteriores (Monark, por exemplo), o emblema era fixado por rebite fino.
Se você diz que não há furos para os rebites no quadro, então a solução é simples: cola. Araldite deve segurar bem o emblema no lugar.

Uma coisa que fica muito bonita nessas bicicletas de época são as manoplas de madeira, geralmente cedro. E peças cromadas.
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2016 as 18:07
Esse rebite fino precisa fura a caixa de direção de um lado a outro?

Voltar ao Topo
VJoe Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Set 2015
Br
Offline
Mensagens:200
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VJoe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2016 as 07:28
Como vcs avaliam se vale a pena restaurar um quadro desses?
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2016 as 13:42
Sim, o rebite vaza o head tube, mas não fica saliente.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2016 as 13:52
O valor para restauro de uma bicicleta é muito relativo.

Em termos econômicos quase nunca vale a pena a restauração de uma bicicleta. O que justifica são outros elementos.

Uma bicicleta que vale a pena ser restaurada é aquela que você tem apego sentimental a ela. Era uma bicicleta do seu avô e você ganhou de herança.

Pode ser o caso de uma especificação que hoje é muito rara. É o caso do pessoal que fica maluco atrás de um quadro do cromoly para fazer uma bcicleta de cicloturismo ou uma híbrida. Os quadros de cromoly são mais elásticos que os de alumínio e cansam muito menos o ciclista em longos percursos.

Existem as bicicletas antigas e aí temos dois casos: uma restauração de época ou uma recuperação com peças modernas.
Restauração de época é tentar recuperar o estado original da bicicleta e recriar a época dela. Tem compromisso com a história.
Recuperação com peças modernas é uma forma de trazer de volta ao uso uma bicicleta quando ela tem uma base muito boa que não se encontra nas bicicletas modernas, mas é impossível recuperá-la à originalidade por falta de peças.

O caso desta bicicleta é basicamente este último caso.
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2016 as 21:55
Excelente Resposta Grypho.

Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2016 as 15:25
Quadro depois do jateamento de "areia.
Voltar ao Topo
Scotelaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2017
Niterói RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scotelaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 21:29
Olá amigo, tenho um quadro exatamente igual a este em todos os detalhes, só não tenho o garfo dela, paguei 130,00 nele, junto com um garfo de monareta a qual estou reformando também (no original) penso em restaurar essa  bicicleta para um passeio com estilo, no meu caso irei sim restaurar mas sem gastar muito, vou investir em pintura adesivos , porem não vou gastar dinheiro com guidom originais, ou outros detalhes que valorize o valor da bicicleta, talvez uma coroa original sim, mas achei esse seu tópico em uma busca pois sabia que existia a goricke, philips e agora essa pimont (acho que o seu garfo, não é original dela  do quadro)

essa é a minha


repara essa philips !
(acho que o seu garfo, não é original dela  do quadro)
Voltar ao Topo
Scotelaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2017
Niterói RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scotelaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 22:01
Outra philips !

RR-BIKE- Balloon Philips Type Double Bar
Frame22"(55cm)" ERW steel tube brazed up lugs & B.B.shell
Fork

1" stem x 24 TPI Swaged / Unswaged Blade box crown with BCP crown cover

Rims26"x 2 x 1-3/4", west wood pattren 32 x 40 spoke holes
Hubs

Thick type, 14 Gauge spoke holes

Chainwheel & Cranks

1/2" x 1/8" x 46 T bird cut with 170" cottered crank flat

Freewheel1/2"x 1/8" 18 teeth
Saddle P U type
AccessoriesSide/ full stand, channel carrier, bell, lock, pump
To OrderTool bag with tools, rear view mirror, dynamo light, full oil bath gear case, spoke reflectors
ColourNormally maroon,black other to order
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 10:51
Prezado.
De fato já tentei muda o título do meu tópico, mas não tive sucesso.
De fato esse quadro é goricke. Possivelmente os primeiros fabricados no Brasil ou os últimos inportados. Muito provavelmente da década de 50. Tenho algumas peças, mas pretendo utilzar em outro projeto. 
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 10:53
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 10:56
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Online
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 13:11
FFicou muito legal hein? Quando puder coloque mais fotos? Duvida: os produtos Pimont antigos não são bons não?
Voltar ao Topo
ppires Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2016
vitória es
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 13:48
De fato a biciclete é goricke. Apena o garfo era pimont. Creio que foi devido a uma troca. A pimont origianlmente foi apenas fornecedores de peças durante muito tempo e produziu bicicletas por pouco tempo.
Foi o que consegui levantar sobre o assunto.

Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 13:52
Estilosa demais.
Bom trabalho!
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2017 as 20:49
Excelente trabalho!

Como ela ficou para pedalar? Ficou confortável?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X