Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta para PCD | Engrenagem inversa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta para PCD | Engrenagem inversa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fabricioegito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioegito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta para PCD | Engrenagem inversa
    Postado: 08 Jan 2020 as 14:56
Sou deficiente físico após um acidente automobilístico, não possuo mobilidade no joelho direto.
Muitas coisas adaptei nessa nova realidade mas uma que sinto falta é andar de bicicleta. 
Sei que existe a opção de bicicleta com o pedal nas mãos mas esta não é funcional para a minha realidade, visto que quero usar não somente para lazer e sim no deslocamento casa X trabalho X casa.

Nessa busca conheci uma paratleta que possui a mesma condição mas em perna oposta (lela não dobra a perna direita). Fiz contato através do Instagram e estou aguardando resposta.
Pelo que pude perceber ela isolou o pedal esquerdo, onde o pé fica apoiado mas ele não gira quando ela está pedalando, porém, no meu caso, será o oposto, o que precisaria ficar imóvel seria exatamente onde fica a engrenagem.

É possível fazer a mudança da engrenagem da bike para o lado esquerdo?
Tem como deixar o pedal imóvel?


Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 15:05
um pedal de clip não te resolveria?

vc pedalaria com a perna esquerda e a engrenagem por consequência giraria normal
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 15:22
Tirar o braço do pedivela e criar um apoio para seu pé.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 16:37
A adaptação não seria difícil, se não fosse o fato que o braço do pedivela que temos de tirar é justamente o que vai a coroa. A solução mais simples é montar uma fixa, se sua ideia for só locomoção, uma bike pro dia-a-dia, deve funcionar bem. Pega um quadro de uma caloi 10 da vida, compra um central ponta quadrada, leva num serralheiro e pede pra ele cortar a ponta de uns dos lados do central. Então vc dá uma boa lixada onde vc cortou, pra não sobrar rebarbas, e monta tudo do lado contrario, no lugar do pedivela direito vc pode bolar um suporte fixo no seat tube pra vc apoiar o pé.

Agora pra montar uma bike com marchar fica bem complicado, tudo na bike aponta pra direita, não tem como simplesmente inverter os lados da relação de marchas. O que seria mais facil é contar o braço do pedivela, pedir pro serralheiro cortar com cuidado o braço do pedivela o mais rente possível do encaixe do central. Eu tive um pedivela que quebrou bem naquela região, por incrível que pareça dá pra andar de boa só com o outro lado, se vc cortar direitinho ele não raspa na perna, ai é só bolar um descanso pra perna direita.

Uma foto do meu falecido pedivela:




Editado por am.araujo - 08 Jan 2020 as 16:40
Voltar ao Topo
fabricioegito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioegito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 17:52

Acredito que tirar o o braço ou cortar sejam as melhores opções. Pensei exatamente em fazer isso com uma bike simples, pois a ideia é fazer uso urbano.

Não tenho bicicleta, pelo que percebi o valor de uma básica nova (magazine luiza) está o mesmo preço de uma 2ª mão, tb básica. 
É por aí mesmo?

Muito obrigado pelas dicas
volto aqui pra dizer o que foi decidido
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2020 as 11:52
Originalmente postado por fabricioegito fabricioegito escreveu:

Sou deficiente físico após um acidente automobilístico, não possuo mobilidade no joelho direto.
Muitas coisas adaptei nessa nova realidade mas uma que sinto falta é andar de bicicleta. 
Sei que existe a opção de bicicleta com o pedal nas mãos mas esta não é funcional para a minha realidade, visto que quero usar não somente para lazer e sim no deslocamento casa X trabalho X casa.

Nessa busca conheci uma paratleta que possui a mesma condição mas em perna oposta (lela não dobra a perna direita). Fiz contato através do Instagram e estou aguardando resposta.
Pelo que pude perceber ela isolou o pedal esquerdo, onde o pé fica apoiado mas ele não gira quando ela está pedalando, porém, no meu caso, será o oposto, o que precisaria ficar imóvel seria exatamente onde fica a engrenagem.

É possível fazer a mudança da engrenagem da bike para o lado esquerdo?
Tem como deixar o pedal imóvel?




não precisa adaptar pedivela para lado oposto, o que vc precisa é colocar um pedal com clips no lado  esquerdo, assim vc puxa o pedal para cima para pedalar (os competidores usam essa técnica).
e em relação ao lado direito, vc remove o pedal, e fazer um apoio com suporte  no seat tube  para sua perna direita .

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 11:22
Uma curiosidade de ordem tecnica o chain stay do quadro é simétrico? Porque se for, talvez a solução esteja na colocação de um encaixe do cambio traseiro no lado esquerdo da gancheira (igual ao q ja existe no lado direito) jogando assim a transmissão pro outro lado. Coloco a importância da simetria do chainstay pra questão do alinhamento da pedivela- corrente e acomodação do cassete. Ja vi trocarem o lado usual ( Left-Right) do ponta quadrada no quadro pra facilitar o alinhamento da pedivela com o cassete no lado direito. Creio que no minimo argumentar com um mecânico experiente e nao quadradinho essa e outras alternativas postas aqui. Fale-no depois o q deu mais certo. Será ym registro importante pra outros em situação similar.

Editado por Ligeirinho - 14 Jan 2020 as 11:27
Voltar ao Topo
fabricioegito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioegito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 14:59
Fui em duas lojas de bicicleta aqui por perto (moro no RJ) e falei sobre os pontos que tratamos aqui mas não senti muita vontade em resolver/ajudar. 

Em paralelo falei com a Samirian (mencionei na primeira mensagem). Ela disse como fez a alteração na bike mas pediu pra um amigo, que possui exatamente o mesmo que eu (não dobra a perna direita) fazer um video explicando a adaptação feita.

Tentei fazer upload aqui mas como o video está na minha máquina não foi possível enviar, mas o o que ele fez foi o seguinte... colocou fez um eixo maior onde ficam as pedaleiras e coroa, assim ele manteve pedaleira da direita e acrescentou outro pé de vela, adicionando com um rolamento.

Acredito que essa solução não seja mto complexa mas levarei em alguma loja de bike.

Caso alguns de vocês sejam do Rio e possam indicar algum lugar, agradeço.
Se houve forma de fazer upload de video aqui informem que disponibilizo pra ajudar outras pessoas na mesma situação.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 15:38
Carregue o vídeo no Youtube e poste aqui.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2020 as 19:28
Não é uma adaptação tão simples, e acredito que a gigantesca maioria das bicicletarias vão te atender com má vontade. Por outro lado, aprendendo um pouco de mecânica, dá pra fazer em casa, se vc fosse de SP eu topava te ajudar, tenho a maioria das ferramentas aqui em casa.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2020 as 06:34
Achei esse texto sobre “swing arm crank” com esquemas visuais da instalação. Acredito que seja para o seu caso ou deve dar uma luz aí.

http://www.cornant.uk/eng/swingcrank.html

Aproveitando pra corrigir a sugestão do Ligeirinho: não funciona por diversas razões, entre elas os câmbios que não podem ser simplesmente virados, o mesmo com cassetes ou catracas. Mas sei que foi na melhor das intenções, então tamo junto!

Edit: esqueci do link!

Editado por dwsmartins - 18 Jan 2020 as 06:35
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2020 as 08:57
É verdade. Esqueci esse mero gigante detalhe.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2020 as 11:41
A fabricante Cinelli tinha bike no passado com transmissão do lado esquerdo da bike. Recentemente a equipe dos EUA usou na Olimpíada do Rio, nas provas de velódromo, bikes com transmissão também do lado oposto ao convencional. Mas isso tudo em se tratando de bikes fixas, sem marcha. Pra bike com câmbio traseiro e cassete, acho bem difícil uma forma de montar no lado oposto.
Agora, não seria o caso de apenas deixar a transmissão como está, cortar o braço do pedivela direito, adaptar um suporte no quadro para apoiar o pé direito confortavelmente e pedalar só com o esquerdo?
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2020 as 15:56
Originalmente postado por fabricioegito fabricioegito escreveu:

Fui em duas lojas de bicicleta aqui por perto (moro no RJ) e falei sobre os pontos que tratamos aqui mas não senti muita vontade em resolver/ajudar. 

Em paralelo falei com a Samirian (mencionei na primeira mensagem). Ela disse como fez a alteração na bike mas pediu pra um amigo, que possui exatamente o mesmo que eu (não dobra a perna direita) fazer um video explicando a adaptação feita.

Tentei fazer upload aqui mas como o video está na minha máquina não foi possível enviar, mas o o que ele fez foi o seguinte... colocou fez um eixo maior onde ficam as pedaleiras e coroa, assim ele manteve pedaleira da direita e acrescentou outro pé de vela, adicionando com um rolamento.

Acredito que essa solução não seja mto complexa mas levarei em alguma loja de bike.

Caso alguns de vocês sejam do Rio e possam indicar algum lugar, agradeço.
Se houve forma de fazer upload de video aqui informem que disponibilizo pra ajudar outras pessoas na mesma situação.

Em geral, bicicletarias e principalmente bikeshops não vão conseguir te ajudar neste tipo de serviço. O melhor a se fazer é procurar um TORNEIRO e mostrar o vídeo da adaptação.
Voltar ao Topo
fabricioegito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioegito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2020 as 17:03
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Carregue o vídeo no Youtube e poste aqui.

Segue aqui o link com o video


Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Não é uma adaptação tão simples, e acredito que a gigantesca maioria das bicicletarias vão te atender com má vontade. Por outro lado, aprendendo um pouco de mecânica, dá pra fazer em casa, se vc fosse de SP eu topava te ajudar, tenho a maioria das ferramentas aqui em casa.

Sou do RJ mas agradeço pela disponibilidade.
Espero que não seja necessário recorrer à sampa mas vou avisando aqui.

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Agora, não seria o caso de apenas deixar a transmissão como está, cortar o braço do pedivela direito, adaptar um suporte no quadro para apoiar o pé direito confortavelmente e pedalar só com o esquerdo?

De certa forma sim. O Vídeo que postei ajuda muito.
Nos últimos dias estava fora e durante a semana é bem complicado ir à casa de bike, mas até o início da próxima semana espero votar com as informações.

Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2020 as 01:15
Originalmente postado por fabricioegito fabricioegito escreveu:

Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Carregue o vídeo no Youtube e poste aqui.

Segue aqui o link com o video


Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Não é uma adaptação tão simples, e acredito que a gigantesca maioria das bicicletarias vão te atender com má vontade. Por outro lado, aprendendo um pouco de mecânica, dá pra fazer em casa, se vc fosse de SP eu topava te ajudar, tenho a maioria das ferramentas aqui em casa.

Sou do RJ mas agradeço pela disponibilidade.
Espero que não seja necessário recorrer à sampa mas vou avisando aqui.

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Agora, não seria o caso de apenas deixar a transmissão como está, cortar o braço do pedivela direito, adaptar um suporte no quadro para apoiar o pé direito confortavelmente e pedalar só com o esquerdo?

De certa forma sim. O Vídeo que postei ajuda muito.
Nos últimos dias estava fora e durante a semana é bem complicado ir à casa de bike, mas até o início da próxima semana espero votar com as informações.



oi, deu erro ao reproduzir o video para mim aqui.
Voltar ao Topo
fabricioegito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioegito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2020 as 09:28

Estranho...
Estou colocando o link aqui, vamos ver se agora vai

https://www.youtube.com/watch?v=ABEaCiicP9g&feature=youtu.be
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 09:27
Originalmente postado por fabricioegito fabricioegito escreveu:


Estranho...
Estou colocando o link aqui, vamos ver se agora vai

https://www.youtube.com/watch?v=ABEaCiicP9g&feature=youtu.be



agora vi o video, ficou show de bola a adaptação. parabéns! e bora para pedalar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X