Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta para passeio: roda livre ou fixa?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta para passeio: roda livre ou fixa?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PandaCosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PandaCosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta para passeio: roda livre ou fixa?
    Postado: 27 Fev 2012 as 00:22
Olá Pessoas!

To querendo montar uma bicicleta pra ensinar a minha mãe a pedalar...
Tenho um quadro bem simples encostado aqui (de quando minha noiva começou a pedalar), que na ideia original eu ia transformar em um triciclo. Mas vi uns videos no Youtube ensinando pessoas mais velhas a aprenderem a andar, dai vamos testar antes de pensar melhor na questão do triciclo.

Só pra dar uma contextualizada: minha mãe tem algumas complicações de saúde que incluem desgastes nos joelhos e por ai vai... então a bicicleta seria mais uma espécie de fisioterapia ao céu aberto. Quero aproveitar que ela tá aprendendo a nadar e já vou colocar a bicicleta nos esquemas também!

Mas me veio a pergunta de qual seria a melhor opção para uma senhora de 60 anos que ainda não sabe andar de bicicleta: roda livre ou fixa?

Andei muito poucas vezes de fixa mas percebi que parecia mais natural a pedalada, mas fico pensando no quesito freio, não sei se ela se acostumaria a controlar a velocidade só nas pernas... e ainda mais em fazer uso do firma-pé... enfim, espero que comentem. 

No quesito roda livre: qual seria a melhor relação para se andar/passear no parque pensando em uma pessoa que não muito condicionamento físico?

Gostaria da ajuda de vocês para levantar os prós e os contras da situação levando em conta as opções!

Muitíssimo obrigado desde já!
"Eu acho que não devemos respeitar nunca as idéias contrárias às que professamos. Devemos sim, respeitar às pessoas que as sustentam, mas nada mais..."
- Manuel de Falla
Voltar ao Topo
VanZ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2011
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VanZ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2012 as 00:52
Não sou perito em nada... Tanto em bikes SS/Fixa quanto medicina/fisioterapia mas...

Uma fixa não pede um esforço muito grande dos joelhos podendo agravar o quadro dela?

Eu rodei pela primeira vez na minha nova SS usando 46x16... Relação é complicado por ser algo muito pessoal.

Eu chutaria em 40x20, posso estar errado hehehe.

Abração e muito legal sua iniciativa, estou planejando a mesma coisa para minha namorada hehehe
Voltar ao Topo
PandaCosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PandaCosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2012 as 01:16
Vlw pela resposta!

Então, também não sou perito em nada dessas coisas! rsrs
Mas o que acho legal na fixa é o movimento constante, acho que seria algo bacana para o condicionamento e fortalecimento, mas não sei até onde isso pode ou não atrapalhar... 



"Eu acho que não devemos respeitar nunca as idéias contrárias às que professamos. Devemos sim, respeitar às pessoas que as sustentam, mas nada mais..."
- Manuel de Falla
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2012 as 02:02
A roda livre é muito mais amigável aos iniciantes, já a roda fixa exige um período de adaptação e usar firma pé é mais uma aprendizagem que ela vai precisar fazer ao mesmo tempo. 

Uma dica que dou para você é pegar um quadro compatível com ela. Não adianta pegar aquele quadro mtb em que ela tem dificuldade para subir ou controlar a bike (se ela for baixinha). Monte a bike sem os pedais, pois a primeira coisa que ela precisa aprender é o equilíbrio e os pedais só vão atrapalhar esse processo. Deixe o selim o mais baixo possível, de modo que as pernas dela alcancem o chão com a sua mãe sentada no selim. A idéia é que ela use a biek como se fosse uma patinete, impulsionando com os pés, primeiro andando em linha reta sem apoiar os pés e depois fazendo curvas. Só depois instale os pedais.

É um aprendizado livre de quedas, gradual, sem pedais batendo no calcanhar, sem necessidade de ficar pensando em marchas.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2012 as 02:58
Acho que roda fixa vai mais atrapalhar que ajudar. Ela não sabe andar de bike, tem problema no joelho e vc quer colocá-la para pedalar numa fixa?

Na minha opinião tem que ser roda fixa e com marcha.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
PandaCosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PandaCosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2012 as 13:26
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

A roda livre é muito mais amigável aos iniciantes, já a roda fixa exige um período de adaptação e usar firma pé é mais uma aprendizagem que ela vai precisar fazer ao mesmo tempo. 

Uma dica que dou para você é pegar um quadro compatível com ela. Não adianta pegar aquele quadro mtb em que ela tem dificuldade para subir ou controlar a bike (se ela for baixinha). Monte a bike sem os pedais, pois a primeira coisa que ela precisa aprender é o equilíbrio e os pedais só vão atrapalhar esse processo. Deixe o selim o mais baixo possível, de modo que as pernas dela alcancem o chão com a sua mãe sentada no selim. A idéia é que ela use a biek como se fosse uma patinete, impulsionando com os pés, primeiro andando em linha reta sem apoiar os pés e depois fazendo curvas. Só depois instale os pedais.

É um aprendizado livre de quedas, gradual, sem pedais batendo no calcanhar, sem necessidade de ficar pensando em marchas.

Acho que estou no caminho certo então, quando minha noiva (na época namorada) comprou a bike foi uma daquelas "adventures", não sei sé é esse o nome do modelo, mas é daquelas que o top tube sai alí do movimento de direção e vai pro rumo do movimento central... 
E no quesito aprendizagem vi exatamente as mesmas coisas. Retirar os pedais pra mim foi uma coisa genial! LOL  Acho que isso tudo vai dar certo com ela também.


Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Acho que roda fixa vai mais atrapalhar que ajudar. Ela não sabe andar de bike, tem problema no joelho e vc quer colocá-la para pedalar numa fixa?

Na minha opinião tem que ser roda fixa e com marcha.

Eu também estou achando, dentro das coisas que tenho lido, que a roda fixa vai atrapalhar mais que ajudar nesse inicio. Mas como nunca usei roda fixa tinha ficado na dúvida. E conhecendo minha mãe, as marchas vão atrapalhar bastante! rsrs Tem que ser SS mesmo...


Mas vlw pelas dicas!

Abraços!
"Eu acho que não devemos respeitar nunca as idéias contrárias às que professamos. Devemos sim, respeitar às pessoas que as sustentam, mas nada mais..."
- Manuel de Falla
Voltar ao Topo
PandaCosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PandaCosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2012 as 12:55
Ninguém mais se dispõem? Shocked
"Eu acho que não devemos respeitar nunca as idéias contrárias às que professamos. Devemos sim, respeitar às pessoas que as sustentam, mas nada mais..."
- Manuel de Falla
Voltar ao Topo
Novak Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2009
Londrina - Pr.
Offline
Mensagens:432
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Novak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2012 as 00:24
nem no sonho da uma roda fixa para sua mãe , vc vai arrancar o joelho dela fora da perna , roda fixa é muito legal , mas muito perigosa se não tiver a manhã arrebenta com suas pernas , não acho uma bike segura para andar no transito e nem para ensinar alguem a pedalar , vai de roda livre se quiser montar uma bike mais limpa põe so o freio traseiro e boa. vlw t +
Voltar ao Topo
SANGELO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SANGELO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2012 as 03:27
Angelo
Voltar ao Topo
m.kunitaki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.kunitaki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2012 as 20:35
Roda livre sem duvida. Se voce ama sua mãe, não monte ela numa fixa jamais!!!
Att;
Willian M. Kunitaki
M.kunitaki(a)gmail.com
Voltar ao Topo
PandaCosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PandaCosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2012 as 22:16
Originalmente postado por m.kunitaki m.kunitaki escreveu:

Roda livre sem duvida. Se voce ama sua mãe, não monte ela numa fixa jamais!!!

Decidido! Rsrs

Vlw senhores!
"Eu acho que não devemos respeitar nunca as idéias contrárias às que professamos. Devemos sim, respeitar às pessoas que as sustentam, mas nada mais..."
- Manuel de Falla
Voltar ao Topo
hurodrigues Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Jan 2013
Brasília/DF
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2013 as 11:18
Roda fixa só se for para a sogra..... e tadinha dela! Roda fixa bom para galera do treino de speed!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X