| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - BB30 com pedivela FSA
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

BB30 com pedivela FSA

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: BB30 com pedivela FSA
    Enviado: 25 Mai 2019 as 14:44
Fala pessoal

Meu movimento central foi p o espaço ea odicina q costumo levar nao esta encontrando outro p reposição.

Minha bike é uma Caad 8com pedivela FSA e no quadro mostra o padrão BB30.

Dei uma olhada no Mercado Livre e fiquei com duvidas de qual comprar.

Vcs sabem?
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down

Santo André-SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mai 2019 as 17:16
Degan, olha na Token que eles vendem, tanto o mov BB30 quanto adaptadores BB30 p outros formatos.

No up da minha caad8 comprei deles o adaptador p Shimano (eixo de 24mm).

Edit: no site da token tem um "localizador" de movimento que ajuda a achar o modelo correto.

Editado por Rafael88 - 25 Mai 2019 as 17:17
Voltar para o topo
Jsilveira Ver Drop Down

Osório
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jsilveira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mai 2019 as 11:25
Se você já tem o pedivela fsa provavelmente já tem os adaptadores, aí é só procurar por rolamentos bb30.
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mai 2019 as 22:19
Originalmente Postado por Rafael88 Rafael88 Escreveu:

Degan, olha na Token que eles vendem, tanto o mov BB30 quanto adaptadores BB30 p outros formatos.

No up da minha caad8 comprei deles o adaptador p Shimano (eixo de 24mm).

Edit: no site da token tem um "localizador" de movimento que ajuda a achar o modelo correto.

Eu dei uma omhada, mas fiquei ma duvida. Tem aqyele ninja que é bem caeo.
MS eu nao cheguei a ver esse localizador, vou procurar melhor.
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down

Santo André-SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2019 as 06:18
Não é o Ninja - esse é um adaptador p/ eixo shimano ou sram em 4 tipos de mov.
P/ usar o pedivela BB30 é aquele mais simples mesmo (apenas rolamentos e anéis de fechamento):

Isso se sua intenção é manter o pedivela BB30. Se for buscar outro, já verifica se precisará de adaptador.
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down

Portugal
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2019 as 07:23
Exato.. se a bike tem quadro BB30 (não confundir com press fit 30 ) e um pedivela FSA, o provável é o pedivela ter eixo BB30... Portanto como o colega falou é só mudar os rolamentos , acho estranho a tal oficina não achar para reposição, visto que até dá para comprar os ditos rolamentos numa loja especializada...
Isso se for como estamos pensando, quadro bb30 e pedivela BB30 de eixo, tira uma foto aí pra galera ver...
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2019 as 13:41
Originalmente Postado por Jsilveira Jsilveira Escreveu:

Se você já tem o pedivela fsa provavelmente já tem os adaptadores, aí é só procurar por rolamentos bb30.

foi mal não responder antes, do celular é fogo!

Teve uma vez que deu problema e troquei só os rolamentos. dessa vez estão falando que é o movimento central todo.

Vou tirar uma foto do quadro e pedivela.
Pode ser que a oficina está fazendo confusão.
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2019 as 13:49

Não é o Ninja - esse é um adaptador p/ eixo shimano ou sram em 4 tipos de mov.
P/ usar o pedivela BB30 é aquele mais simples mesmo (apenas rolamentos e anéis de fechamento):

Isso se sua intenção é manter o pedivela BB30. Se for buscar outro, já verifica se precisará de adaptador.

Rafael, pelo que vi é esse mesmo.
Vou tirar uma foto e pegar as medidas só para não correr o risco de fazer besteira.

Valeu!!
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2019 as 22:34
Ao que tudo indica é o BB30 normal.
A distancia entre uma extremidade e outra tem cerca de 68mm.
O movimento central que o (a)Rafael88 mencionou deve dar certo!

Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2019 as 23:07
Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Fala pessoal

Meu movimento central foi p o espaço ea odicina q costumo levar nao esta encontrando outro p reposição.

Minha bike é uma Caad 8com pedivela FSA e no quadro mostra o padrão BB30.

Dei uma olhada no Mercado Livre e fiquei com duvidas de qual comprar.

Vcs sabem?

Tenho um conjunto completo de rolamentos BB30 com vedações e espaçadores, completinho. Como esta sobrando por aqui, se for o modelo que vc precisa dá um toque (MP). Se for PF30 tenho um com corpo de alumínio tbem! 

Grande abraço!
Dimas C. Prado

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2019 as 23:19

Originalmente Postado por Jsilveira Jsilveira Escreveu:

foi mal não responder antes, do celular é fogo!

Teve uma vez que deu problema e troquei só os rolamentos. dessa vez estão falando que é o movimento central todo.

Vou tirar uma foto do quadro e pedivela.
Pode ser que a oficina está fazendo confusão.

Se já trocaram só os rolamentos, e agora querem trocar o movimento todo, então seu central é PresFit 30.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 00:45

Ao que tudo indica é o BB30 normal.
A distancia entre uma extremidade e outra tem cerca de 68mm.
O movimento central que o (a)Rafael88 mencionou deve dar certo!

Visualmente é o mesmo da Claoi Strada Racing. Aparenta ser PF30, com 46mm de diametro e copos em aluminio ou plastico afixado ao quadro.

Pela foto observei que os cabos de cambio estão invertidos. O correto, tanto nas Caloi qto nas Cannondale é o cabo do cambio dianteiro passar pelo lado esquerdo do Downtube e o do cambio traseiro pelo lado direito, evitando este cruzamento, que acarreta maior atrito. Me deixa indignado o fato de mecânicos experientes desconhecerem algo tão básico. Quando troquei o grupo da minha, o cabo veio cruzado, sendo necessário tirar o garfo e inverter os cabos (mecanico nao aceitou, fiz em casa mesmo)...
Dimas C. Prado

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down

Portugal
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 05:49
 Nas fotos o pedivela tá esclarecido que é eixo BB30 mas o quadro...não deu para ter certeza absoluta que é BB30 ou press fit 30... Está gravado no quadro BB30 , o meu é press fit é está gravado press fit ...
Bom bom mesmo era desapertar o pedivela fora e tirar uma foto de lado , ou procurar ver se encontra sinais de um copo  prensado dentro do quadro tentando ver se há beiras do mesmo visíveis...
Acho é estranho a oficina falar em "movimento completo" se for BB30 normal, q no caso só gasta os rolamentos mesmo,  resto dá p reaproveitar normalmente...
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down

Santo André-SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 05:59
Fiquei intrigado com seu comentário de que já "trocou os rolamentos" e agora precisaria trocar o mov completo.

Posso estar completamente enganado, mas até onde sei a caad8 usa BB30 que, na prática, é "apenas" o rolamento, sem nenhuma carcaça ou algo do tipo.

Seguem manuais técnicos da Cannondale, mas ainda assim confirme com seu mecânico se seu quadro é BB30 ou PF30 p/ não comprar peça errada:

Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down

Santo André-SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 06:02
jklaser, acredito que estava escrevendo a mensagem ao mesmo tempo q vc (demorei p/ enviar pq fui caçar os manuais técnicos rss).

Sobre a o adesivo estampado, ignore - tbm havia feito esse raciocínio e ia comentar isso, mas caí numa página de uma marca de rolamentos e nela havia um artigo comentando exatamente isso: a Cannondale adora colar esse adesivo mesmo em quadros que usem outros padrões (BB30A, PF30A etc.), aparentemente apenas como uma forma de se "vangloriar" de ter sido a criadora desse formato.

Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down

Portugal
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 06:13
Hummm..ok..não sabia...Há muita confusão sobre BB30 e press fit 30...
É melhor desmontar o pedivela, como já dissemos isto de ter de colocar um movimento novo não combina se for só BB30....
Voltar para o topo
jklaser Ver Drop Down

Portugal
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jklaser Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 06:29
Tirei uma foto da minha q tem pedivela semelhante e usa press fit 30 , dá para ver os rebordos dos copos...

Editado por jklaser - 28 Mai 2019 as 06:29
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 07:50
Minhas MTB vieram escrito BB30 nesse mesmo adesivo porém elas são Press Fit...
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 12:38
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Minhas MTB vieram escrito BB30 nesse mesmo adesivo porém elas são Press Fit...

BB30 é o diâmetro do eixo do pedivela no fim das contas. O quadro pode usar os rolamentos diretamente no quadro, ou usar uma "luva" de nylon ou alumínio (aí o diâmetro do buraco do quadro onde a luva (movimento central) entra é de 46mm. Mas em ambos o rolamento é da mesma medida. É mais ou menos isso. Dá mal explicado.
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 23:27
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Pela foto observei que os cabos de cambio estão invertidos. O correto, tanto nas Caloi qto nas Cannondale é o cabo do cambio dianteiro passar pelo lado esquerdo do Downtube e o do cambio traseiro pelo lado direito, evitando este cruzamento, que acarreta maior atrito. Me deixa indignado o fato de mecânicos experientes desconhecerem algo tão básico. Quando troquei o grupo da minha, o cabo veio cruzado, sendo necessário tirar o garfo e inverter os cabos (mecanico nao aceitou, fiz em casa mesmo)..

Bem que questionei isso com oficina e falaram que eram assim mesmo. Depois, várias outras oficinas mantiveram cruzados!
E desde então meu cambio dianteiro sempre foi problemática, lento e com queda de corrente, é isso!
Valeu
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 23:33
Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Tirei uma foto da minha q tem pedivela semelhante e usa press fit 30 , dá para ver os rebordos dos copos...

Parece que está diferente, o eu não tem esse copo.
Ou eu to viajando?

valeu pela ajuda
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2019 as 23:37

Fiquei intrigado com seu comentário de que já "trocou os rolamentos" e agora precisaria trocar o mov completo.

Posso estar completamente enganado, mas até onde sei a caad8 usa BB30 que, na prática, é "apenas" o rolamento, sem nenhuma carcaça ou algo do tipo.

Seguem manuais técnicos da Cannondale, mas ainda assim confirme com seu mecânico se seu quadro é BB30 ou PF30 p/ não comprar peça errada:

Pode ser que a oficina se referiu aos aneis de vedação?

Acho que o mais prudente mesmo é eu levar de novo lá e pedir para abrirem. Bato umas fotos.
Ao que tudo indica é o BB30 tradicionl, mas essa possibilidade de ser press fit 30 ainda existe.

E nunca imaginei que a troca desse componente fosse dar essa dor-de-cabeça!
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Mai 2019 as 10:45
No link abaixo dá para entender a diferença entre o BB30 e o PressFit 30. Minha explicação aí em cima ficou confusa.
https://www.mtbbrasilia.com.br/2014/03/22/o-que-e-o-movimento-central/
Voltar para o topo
ajunio3 Ver Drop Down

Bahia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ajunio3 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Mai 2019 as 21:29

Originalmente Postado por jklaser jklaser Escreveu:

Parece que está diferente, o eu não tem esse copo.
Ou eu to viajando?

valeu pela ajuda

Não, você não esta viajando, seu central é o BB30 puro mesmo sem copos, onde o rolamento vai direto no quadro e ELE é o central, ou seja, trocar o central é trocar os rolamentos simples assim
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jul 2019 as 20:17
Atualizando...

Era BB30 mesmo, o Dimas tinha esses rolamentos e me vendeu num preço camarada. Valeu (a)dimmas2dimas

Aproveitei e troquei todos os rolamentos das rodas.
A bike ficou um foguete!

Obrigado a todos que contribuiram!
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2019 as 10:58
A SuperSix que peguei recentemente é BB30a, pesquisando sobre os rolamentos uma dica é comprar rolamentos 6806 (61806) de bons fabricantes (SKF, NTN, NSK, FAG).
A durabilidade / selo é muito bom, além de as tolerâncias serem mais apertadas. Esse último ponto é bastante crítico no BB30.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.