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Bateria Shimano Di2, problema para carregar

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mVoltz Ver Drop Down


Registrado: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mVoltz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Bateria Shimano Di2, problema para carregar
    Enviado: 20 Out 2017 as 17:23
Quando faço a verificação da bateria pisca a luz vermelha, se tento trocar de marcha ao fazer o comando nenhum dos câmbios move e a luz vermelha acende, então realmente a bateria esta sem carga.

Quando conecto o carregador a luz laranja do carregador acende por alguns segundos, normalmente 5 segundos. Se desconecto e re conecto o carregador acontece a mesma coisa nomanete.
Com o carregador conectado e a luz dele ja apagada faço o teste da carga e a luz verde acende indicando carregado, e os cambios movem quando dado o comando.

O que pode estar acontecendo? Alguém ja teve esse problema? Seria o final da vida útil da bateria?
Em dois anos fiz umas três recargas apenas, e na ultima verificação a cerca de dois meses ainda indicavam carga entre 80 e 100% (luz verde).

Tentei baixar o e-tube project para ver se ele poderia detectar algum erro, mas não estou conseguindo instalar o arquivo baixo porque aparece como arquivo corrompido, essa parte vou ter que verificar em um fórum de informática....


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LcBlc Ver Drop Down


Registrado: 06 Jun 2014
Brasilia
Desconectado
Mensagens:463
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LcBlc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Out 2017 as 16:32
Se com o carregador conectado funciona então é a bateria que acabou!
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Alfredo Takaoka Ver Drop Down
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Registrado: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
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Mensagens:1265
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alfredo Takaoka Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2017 as 07:54
Esse e um problema comentado em outros foruns.
nunca se deve deixar acabar a bateria dos sistemas eletronicos.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
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mVoltz Ver Drop Down


Registrado: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mVoltz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2017 as 12:29
Originalmente Postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka Escreveu:

Esse e um problema comentado em outros foruns.
nunca se deve deixar acabar a bateria dos sistemas eletronicos.

Sim Alfredo,

As baterias de litio não devem ficar totalmente sem carga, le sobre isso em fórum de aeromodelos.

Faço verificações de vez em quando, e as pouquíssimas vezes que ficou abaixo dos 80% carreguei. O que achei estranho eh que ainda tinha bastante carga, não usei a bike e foi a zero.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Registrado: 10 Fev 2016
Itapeva
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Mensagens:712
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2017 as 17:13
Não manjo de cambio eletrônicos, mas entendo de baterias, rs...

Primeiros acho que todos já esqueceram do mito das baterias viciadas... Quando falamos em Litio temos que ter em mente a palavra "degradação"...

As baterias de Litio tem "X" Ciclos (numero que pode variar, ate a bateria se degradar), e ao invés do que o povo pensa, não é a cada vez que ela descarrega e carrega novamente, e sim a cada carga 100% da sua capacidade, mesmo que em cargas separadas, ex:

Carga 01: Bateria com 60%, carrego ate 90% (30% de carga)
Carga 02: Bateria com 50%, carrego ate 100% (50% de carga)
Carga 03: Bateria com 60%, carrego ate 100% ( 40% Carga)

Total = 120%  -  Contagem = 01º Ciclo de 100% + 20% 02º Ciclo

Outras coisa que interfere muito na degradação do lítio são as altas e baixas cargas... Aqui não temos o vicio da bateria, mas ela não trabalha muito bem com 100%, ou com ela muito baixa, vamos imaginar uma câmera ou pneu ar, ela tem uma faixa de pressão adequada ( de 20 a 50psi)... Se deixarmos com 10psi, pode estragar o pneu, e se deixamos com 51psi, pode ficar muito duro e também estragar o pneu....  

A melhor forma de maximizar a vida útil de uma bateria de lítio, (apesar de bem difícil) seria carregar sempre que atingisse algo em torno de 30% e carregar ate no máximo 85% ou 90%...

Em notebooks mais modernos ja há softwares que você pode programar o controlador de bateria, para sempre carregar quando der a carga minima estabelecida e cortar o carregamento assim que atingir limite máximo estabelecido, podendo assim trabalhar com ele ligado sempre no carregador e não te perigo de degradar a bateria por manter ela sempre com 100%...

Voltando ao seu caso, a bateria já pode ter se degradado ou algum componente eletrônico da mesma pode ter queimado... Você disse que sempre carregou quando estava perto de 80%, você deixou sempre sua bateria em uma faixa critica ( de 90% a 100%), isso também pode acelerar o desgaste do lítio e ate algum capacitor da placa controladora...


Editado por rafael_rtg - 23 Out 2017 as 17:19
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Registrado: 10 Fev 2016
Itapeva
Desconectado
Mensagens:712
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2017 as 17:26
A titulo de curiosidade, os recarregadores rápidos de celulares, trabalham com essas faixas de segurança da bateria, as entradas são micro-controladas e quando esta com baixa carga eles carregam com uma potencia alta (2Ax9V = 18XWats), e terminam com uma potencia baixa (1,5Ax5V =  7,5 Wats)... Pois quando a bateria esta vazia o risco de degradação com alta potencia é baixa, quando vai chegando perto da sua capacidade máxima a voltagem tem que se controlada, pois a bateria começa a esquentar e o calor é o pior inimigo do lítio... 

Editado por rafael_rtg - 23 Out 2017 as 18:25
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mVoltz Ver Drop Down


Registrado: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
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Valeu Rafael.
Acredito que o comportamento das baterias eh padrao independente de para que sao usadas...
E como acredito que a Shimano nao fabrica baterias, e utiliza uma das opçoes que o mercado oferece estou disposto a fazer esse teste : https://m.youtube.com/watch?v=_yx-hnqjfTc
Soh ta dificil encontrar baterias 3.7v no tamanho 14430. A que ele usa o Amazon nao envia para o Brasil...
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