| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrio / Alimentao e Sade
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - avanco e recuo do selim
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

avanco e recuo do selim

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
snake1988 Ver Drop Down

sinop-mt
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de snake1988 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: avanco e recuo do selim
    Enviado: 31 Out 2014 as 08:53
Precurei em outros topicos mas nada preciso sobre o assunto
qual o ponto de partida para regular o selim o meio do canote ou o comeco da base que prende o banco que fica um pouco atras do meio do canote.
Qual e medida maxima que posso avancar ou recuar
obrigado a todos
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down

Curitiba - PR
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (4) Obrigado!(4)   Citao de Voodoo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2014 as 09:10
O recuo do selim obtido atravs de um bike fit, onde informando dados como tamanho do fmur e outras medidas chega-se a um valor referencial, o qual poder sofrer pequenos ajustes de acordo com a percepo do ciclista.

Esse um dos principais ajustes da bicicleta, posio muito errada compromete o rendimento e pode at causar leses. 

Uma referncia simples de usar o KOPS (Knee Over Pedal Spindle ou joelho sobre o eixo do pedal), Com base nesse mtodo possvel ajustar o recuo de selim com preciso adequada. 

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
idilio Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de idilio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2014 as 23:25
Bom, aps a aula do Voodoo, pouco resta a ser dito. Pra quem no conhece ou nunca fez, esse mtodo consiste em posicionar o selim para que o seu joelho fique alinhado com o fim do brao do pedivela quando este estiver na horizontal. Para medir a posio correta, use uma corda com um peso na ponta. Coloque a ponta da corda sobre o joelho e o peso deve pender exatamente sobre a ponta do pedivela. Outra maneira posicionar a corda na frente do joelho, na articulao, logo abaixo da "cabea" do joelho. Nesse caso a corda deve pender sobre o ponto onde rosqueado o pedal. Pode ser mais fcil  de medir quando se arqueia a perna para dentro ou para fora, para evitar que o pedivela atrapalhe o posicionamento do pendulo. De acordo com a posio que a corda se encontrar, deve-se ajustar o selim para frente ou para trs para adequar com a posio ideal. Lembrando que a partir dessa posio ideal de selim que devemos ajustar o reach do guido. No devemos posicionar o selim de forma a adequar a distancia para o guido, mas sim o contrrio, ajustar a mesa+guido para adequar com a posio ideal do selim. Caso eu tenha dito alguma bobagem, por favor me corrijam, mas creio que esse seja o mtodo ideal.
Voltar para o topo
Cuzzuol Ver Drop Down
Restrito

Rio de Janeiro
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Cuzzuol Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mai 2015 as 08:18
Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

O recuo do selim obtido atravs de um bike fit, onde informando dados como tamanho do fmur e outras medidas chega-se a um valor referencial, o qual poder sofrer pequenos ajustes de acordo com a percepo do ciclista.

Esse um dos principais ajustes da bicicleta, posio muito errada compromete o rendimento e pode at causar leses. 

Uma referncia simples de usar o KOPS (Knee Over Pedal Spindle ou joelho sobre o eixo do pedal), Com base nesse mtodo possvel ajustar o recuo de selim com preciso adequada. 

Excelente este tpico. Realmente o necessrio para este ajuste restando apenas dizer que ir precisar de alguem para lhe ajudar a realizar a medio.
Voltar para o topo
newhouse Ver Drop Down

Embu - SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de newhouse Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mai 2015 as 09:44
A grande vantagem do kops que mesmo o quadro no sendo adequado para o seu tamanho, d pra definir o recuo correto do selim. Fiz isso em 2 bikes: uma correta e outra grande pro meu tamanho, o resultado foi timo.
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down

SC
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de raulino Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mai 2015 as 12:33
Originalmente Postado por newhouse newhouse Escreveu:

A grande vantagem do kops que mesmo o quadro no sendo adequado para o seu tamanho, d pra definir o recuo correto do selim. Fiz isso em 2 bikes: uma correta e outra grande pro meu tamanho, o resultado foi timo.

x2
tambm usei essa tcnica recentemente no fit da minha mtb... mesmo meu uso sendo amador e o quadro sendo um pouco maior que meu fit ideal, melhorou consideravelmente meu pedal
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo
furukawa Ver Drop Down

Floripa
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de furukawa Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mai 2015 as 14:30

Fiz o bikefit Retl nas minhas 2 bikes e tive que trocar o selim da minha primeira bike por um outro modelo (era SPZ Romin e mudei para o Toupe).

Conferi o KOPS na segunda bike e bateu a medida mas com o detalhe que o fio do prumo bate na parte frontal do eixo do pedal. Tendo esta posio do prumo, ajustei a posio do novo selim na primeira bike e ficou tima.

Voltar para o topo
Lemes Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Lemes Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mai 2015 as 11:45
Ola pessoal estava sentindo dificuldade de pedalar (estou voltando agora) em uma CITY TOUR quadro 17 (fiz o bike fit virtual e deu 16,8 ) e notei que meu pe escapa de mais, como se o pedal estivesse muito para trs, pesquisando cheguei ate esse frum, ainda no vou fazer bike fit, vou acostumar um pouco primeiro, mas precisava ajustar isso, vejam tentei fazer KOPS aqui e o pedal ainda fica 8cm para trs, mesmo com meu selim no limite, ou alm dele, vejam as fotos. Como resolvo isso, existe cabotes que jogam o selim mais para trs ? Que corrija estes 8 cm ?
Voltar para o topo
dompedro Ver Drop Down
Restrito

Campinas, SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dompedro Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2015 as 13:42
Originalmente Postado por Lemes Lemes Escreveu:

Ola pessoal estava sentindo dificuldade de pedalar (estou voltando agora) em uma CITY TOUR quadro 17 (fiz o bike fit virtual e deu 16,8 ) e notei que meu pe escapa de mais, como se o pedal estivesse muito para trs, pesquisando cheguei ate esse frum, ainda no vou fazer bike fit, vou acostumar um pouco primeiro, mas precisava ajustar isso, vejam tentei fazer KOPS aqui e o pedal ainda fica 8cm para trs, mesmo com meu selim no limite, ou alm dele, vejam as fotos. Como resolvo isso, existe cabotes que jogam o selim mais para trs ? Que corrija estes 8 cm ?

Lemes

Acredito que voc esteja com o selim muito para trs, oq est ocasionando dificuldades para pedalar, considerando que o tamanho do quadro esteja de acordo com seu tamanho. Como est a sua mesa (mesa positiva ou negativa) e os espaadores (acima ou abaixo da mesa)? Se vc est voltando/iniciando a pedalar deixe o guido numa altura maior (espaadores abaixo da mesa e mesa positiva) e v baixando a altura da mesa conforme necessidade. Outra coisa a considerar a troca do selim, vejo muitos relatos dos compradores da City que um dos ups quase obrigatrio o selim.
Voltar para o topo
Bol Gola Ver Drop Down

Goinia
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Bol Gola Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2015 as 15:31
Originalmente Postado por Lemes Lemes Escreveu:

O quadro muito pequeno para voc. E o tubo do selim cujo resultado seu de 16,8" s parte do bike fit. Faltou informar o top tube efetivo (medido na horizontal)+mesa. Se quiser, pegue uma trena e faa um breve teste aqui:

http://www.nograu.com.br/bikefit/bikefit.php
Voltar para o topo
Sauror Ver Drop Down

Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Sauror Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2023 as 11:48
Fala pessoal, tenho uma dvida referente ao assunto deste tpico.

Fazendo o KOPS mesmo tendo recuado ao mximo o banco (segundo marcao do prprio selim), meu joelho fica cerca de 2,5cm para frente do eixo do pedal. Assim como a distncia da ponta do selim at o guido estaria cerca da mesma distncia mais curta que o ideal (se eu recuasse o selim daria para fechar o ajuste KOPS e a distncia do guido, tendo com referncia um app de bikefit).

Acredito que para resolver a questo eu poderia estar usando um canote com recuo do trilho (no sei se este o nome correto).

A vem minha dvida.

A minha bicicleta tamanho M, sendo que pela especificaes do prprio fabricante eu poderia optar tanto pela M quanto pela L.
Quando efetuei a compra eu achei M muito melhor, mais gil, mas no fazia ideia destas medias.

O problema que o ajuste da altura do meu selim est prximo ao mximo de altura, cerca uns 0,5 cm do mximo (ou menos). Ento eu gostaria de saber se eu colocar um "canote recuado" eu estaria forando o quadro. Teria risco de danificar com meu peso aproximado de 84kg?
Uma opo seria colocando um "canote recuado" mais longo?
Se no tiver problemas em usar este "canote recuado", este recuso seria o suficiente para fornecer os 2,5cm que esto faltando de recuo?
S pegando um quadro L seria a soluo?

OBS: O trilho do selim centralizado com o canote. A bike um cannondale trail 4 2018. Fiquei um tempo sem poder andar e agora estou voltando e o joelho est incomodando, por isso que estou querendo ver se este ajuste vai ajudar.

Obrigado pela ajudar desde j.
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

So Francisco d
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Pabloebani Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2023 as 13:34
Se sua medida fica entre M e L o M j comea a ficar pequeno e no limite dos ajustes pra vc. Provvel que seja esse o caso. Um canote com recuo vai ajudar, mas colocar o peso mais atrs forar mais o quadro na regio do canote, seria interessante vc usar um canote mais longo pra ter mais tudo dentro so Seat tube e evitar a quebra na regio da abraadeira. Eu sofri com isso. Comprei sem saber uma bike M e como tempo o quadro quebrou no canote devido a alavanca de usar o selim muito recuado.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X