| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Automatizando o cambio traseiro.
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Automatizando o cambio traseiro.

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
clovismr Ver Drop Down

Fernandópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Automatizando o cambio traseiro.
    Enviado: 13 Dez 2021 as 11:07
Bom dia.
Talvez não seja o lugar correto, aí o adm redireciona pro local certo.
A pergunta é: será que vai virar um dispositivo acessível? 

https://youtu.be/pCvyB6WBrJo

melhor explicado nesse artigo: 
https://autopapo.uol.com.br/curta/bicicleta-cambio-manual-grelha/
Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down

Fernandópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 11:12
Acho que os fabricantes tão forçando a mão em todo lugar, aí as pessoas procuram alternativas. Um dispositivo nessa linha, totalmente intercambiável, configurável, e programável, seria o ideal.
Não duvido que logo teremos algo nessa linha.
Voltar para o topo
True Ver Drop Down

.
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de True Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 12:49
É um projeto legal para feira de ciências da 5º série. 

Hoje já troco as marchas sem mover a mão da posição ideal do guidão, só com o movimento da ponta dos dedos. Pra que alguém usaria uma porcaria dessas? 

Aplicabilidade para o mundo real, zero.

Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down

Fernandópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 12:59
Não percebeu que é um prototótipo, sabidão? Ou precisa desenhar?
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 12:59
isso é algo como voltar aos passadores das Caloi 10 de antigamente!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down

Fernandópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 13:09
Como já disse: protótipo, e pelo jeito o cara fez sozinho.
Pode ser ou não por lazer. É óbvio que o sistema é arcaico, de repente o cara tá analisando outros componente e isso simplificou noutros pra reduzir custos numa fase de estudos.
Pode ser tudo, inclusive hobby.
Mas acho que pode o preço que o mercado tá pagando que estaria chamando a atenção de mais gente.
Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down

Fernandópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 13:18

E, pelo jeito, foi feito num "fundo de quintal". Que se for, chama mais atenção, até por que são tecnologias de prateleira. Não tem inovação no sentido de descoberta, é aplicação de tecnologia de prateleira, muito bem aplicada por sinal.
Não vejo muita complexidade nesse sistema pra empresas do setor, digo em relação a dificuldade de se desenvolver e construir o sistema. Parte mais difícil é colocar no mercado.
E realmente acredito que logo logo mais empresas (fornecedor da Absolute, por ex) vão entrar nessa brincadeira. Acredito e torço rsrsrs

Editado por clovismr - 13 Dez 2021 as 13:19
Voltar para o topo
edd Ver Drop Down

Brasília - DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 15:57
Interessante, mas não consegui ver qual a vantagem sobre os sistemas atuais.  E a alavanquinha parece um tanto frágil.
Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down

Fernandópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 16:16
edd,
o que quis dizer é que acho que logo logo tem gente entrando nesse mercado de cambios eletrônicos. Óbvio que o sistema de troca desse cara é impraticável. Mas é protótipo e nem dá pra saber de onde vem ao certo. O que chamou a atenção é que já aparece alguém tentando fora das grandes marcas. Só isso. E tenho comigo que é um sistema relativamente simples de se projetar e construir. Pra quem tem os recursos, claro.
Entendeu?
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 16:44
Pelo que parece, o cara pegou um câmbio eletrônico SRAM já existente e desenvolveu uma interface própria para a troca das marchas. Como desafio é algo bem interessante, só que usou um exemplo (grelha manual) que é bonito mas nada funcional! remetendo a algo semelhante ao que existia nas Caloi 10 (meu comentário anterior), tendo que tirar a mão da manopla pra trocar a marcha.

Mas isso vai soar um alerta nas grandes fabricantes que logo farão com que uma peça dependa da outra para funcionar (passador/câmbio) e não tarde a quebra de um componente fará com que os dois sejam obrigados a ser trocados!

Editado por GabrielSL329 - 13 Dez 2021 as 16:45
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
clovismr Ver Drop Down

Fernandópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de clovismr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 17:00
Então, Gabriel, eu acho que se tentarem fechar o produto da forma como disse, poderá torná-lo ainda mais inacessível, abrindo espaço pra novos fornecedores. O que me intriga é que continuo achando esse sistema eletrônico muito simples e com tecnologia de prateleira em tudo,  e posso estar enganado, com menos peças móveis. Ainda que aqui, alguns ficaram sem bateria no meio do nada...rsrs... não sei se Ximano ou Sram. Ficaram a pé. Sram trava numa posição, Ximano não sei. Mas ficaram chateados rsrs... vendo isso meu amigo partiu pra uma audax carbono mecânica... rs
Voltar para o topo
edd Ver Drop Down

Brasília - DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 17:43
Originalmente Postado por clovismr clovismr Escreveu:

edd,
o que quis dizer é que acho que logo logo tem gente entrando nesse mercado de cambios eletrônicos. Óbvio que o sistema de troca desse cara é impraticável. Mas é protótipo e nem dá pra saber de onde vem ao certo. O que chamou a atenção é que já aparece alguém tentando fora das grandes marcas. Só isso. E tenho comigo que é um sistema relativamente simples de se projetar e construir. Pra quem tem os recursos, claro.
Entendeu?

Sim, mas isso é o meio óbvio, né? Eletronica hj o pessoal vai fundo, destrincha coisas bem complexas, então a lógica de um câmbio de bike não deve ser das mais complexas.  Quanto a entrar nesse mercado, não sei...  é um mercado restrito, me parece.  E em custo não concorre com um sistema mecânico. 
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 19:04
o cara pegou um sram red e apenas reprogramou o controle dele.. ao invés do cambio receber os comandos vindos do STI, ele recebe vindo da alavanca grelha que ele projetou e criou o programa no arduino
isso é um projetinho pessoal, e é divertido de ver tomando forma e funcionando, como hobby..
pode até ser que vire tipo item pra colecionador, pra fazer uma graça com uma bike de exposição
mas daí a pensar que pode virar um produto com mercado? ai acho que força a barra...

e cara, desculpa, mas dizer que cambio eletronico é um "sistema relativamente simples de se projetar e construir" é de um baita desconhecimento hahah
uma coisa é criar um programa que responda a comandos pra subir/descer marcha e deslocar o cambio X milimetros, isso realmente é "simples" pra quem sabe.. mas daí pra lançar como produto é um caminho longo
um cambio desses exige muita precisão, baixas tolerâncias, exige estabilidade do programa, e ainda tem que colocar tudo dentro de involucros pequenos (ninguem vai querer um cambio trambolhão pesado) e estanques.. fazer tudo isso já é difícil, em escala industrial então?? ... ta ai tua resposta do pq só tem os grandes nesse mercado

pensa que mesmo pra um computador de bike os chineses tão crescendo mas sempre tem defeitos, software falhado, sensores que bugam, e é um produto bem mais simples

isso não é dizer que não vai surgir.. tem chineses já apresentando cambios eletronicos nas feiras de bikes, e como protótipo no estande funciona bem (tem video da GCN e tb ChinaCycling mostrando), o difícil é transformar em produto em escala mesmo
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
https://www.strava.com/athletes/14288255
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down

Natal/RN
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 19:32
isso dai entra no mesmo problema dos carros autoguiados, pouso automático de aviões... com a IA certa pode até funcionar, mas o aprendizado de máquina demanda tanto treinamento que deve demorar anos para ficar pronto, se ficar. Já existe um sistema de trocas de marchas no momento ideal... o cérebro dos melhores ciclsitas do mundo, como disse acima, o problema inteiro consiste no programa para isso funcionar.

Tivemos uma discursão parecida a uns meses em um grupo de ciclistas daqui do fórum, vou detalhar um ponto:

O ciclista está em uma ladeira, ai a tendência é deixar mais leve até que... ele fica em pé e demanda marcha mais pesada, quais sensores seriam necessários para identificar tal mudança? o sistema poderia processar isso de que forma? tudo isso com peso extra de vários sensores, baterias e motores, vale a pena?

Editado por RuanRAC - 13 Dez 2021 as 19:40
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down

Natal/RN
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2021 as 19:45
só complementando, ainda entra outra questão, estilo pessoal de pedalar. Cada bike teria que aprender como o ciclista daquela bike pedala, para isso teriam que ser definidos parâmetros de correção (como identificar quando ela tomou uma decisão errada) na IA e um relevante poder de processamento para que ela fizesse ajustes durante o uso.  

Não sou da área, só li por cima sobre aprendizado de máquina, isso é só o que um leigo viu "de cara" de limitação.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
FelipeV Ver Drop Down

Gaspar SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de FelipeV Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 14:46
A grande vantagem é na troca direta como no carro manual, vc pode pular da 1ª pra 5ª (na alavanca claro) o resto o cambio seguiria o mesmo caminho que é obrigado a fazer.

Mas isso faz no atual tbem, basta configurar para troca multiplas e observar o indicador de marcha, aperta e qndo chegar na marcha indicada vc solta. No Axs vc precisa de um GPS Compativel com a função, que não só permite ver a marcha como registra a utilização para analise de utilização.

Nunca utilizei o Shimano, mas deve ser igual o AXS nas trocas multiplas, ao contrario do manual que depende da sua precisão em reduzir varias marchas e parar no local certo para não raspar no proximo cog ou ficar no meio do caminho e não subir a corrente, ou na sua velocidade de apertar o gatilho pra soltar o cambio, que depende da força da mola e limpeza do conduite, o eletronico da pulos intervalados sempre na mesma velocidade e distancia e no meu ver, acertando toda vida o local certo do cassete, pois vc não consegue na mão descer todos os 12 cogs ou subir tão suave qnto no eletronico.

Sobre trocadores, ja existem alguns no mercado, kits prontos para uso para usar com Shimano o Axs, alguns usam botões embutidos no grip da bike, outro apenas por anel unico.

Eletronico é outra vida é uma coisa que qndo ficar acessivel muita gente vai optar por ele.
O ciclista Pain (esse nome) era um cara que merecia um eletronico.

Ficar na mão por falta de bateria é falta de carregar e monitorar uso, pode ocorrer falhas ? pode.

Mas o mesmo que cabo arrebentado, diferença que pelo menos no caso so AXS o cambio fica na marcha, no cabo ele vai pra pesada a não ser que vc trave o cabo.

Se faltar bateria no trocador, basta trocar a marcha no botão do cambio pra uma que vc possa se locomover.

E ambas as baterias são leves e faceis de carregar extra no bolso.

E não vem dizer que são caras, se vc tem AXS tem que ter dinheiro pra bateria extra.
Voltar para o topo
TomSemFreio Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TomSemFreio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2021 as 20:24
Muito bom.
Quando eu tiver freios, rodas, pedivela, quadro, medidor de potência e GPS; capacete, bermuda, sapatilha, meias, tudo de 1a linha, vou pensar seriamente em adquirir um desses.
Antonio Carlos
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X