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Automatizando o cambio traseiro. |
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clovismr ![]() Registrado: 10 Fev 2017 Fernandópolis Desconectado Mensagens:191 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Enviado: 13 Dez 2021 as 11:07 |
Bom dia.
Talvez não seja o lugar correto, aí o adm redireciona pro local certo. A pergunta é: será que vai virar um dispositivo acessível? https://youtu.be/pCvyB6WBrJo melhor explicado nesse artigo: https://autopapo.uol.com.br/curta/bicicleta-cambio-manual-grelha/ |
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clovismr ![]() Registrado: 10 Fev 2017 Fernandópolis Desconectado Mensagens:191 |
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Acho que os fabricantes tão forçando a mão em todo lugar, aí as pessoas procuram alternativas. Um dispositivo nessa linha, totalmente intercambiável, configurável, e programável, seria o ideal.
Não duvido que logo teremos algo nessa linha.
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True ![]() ![]() Registrado: 29 Abr 2021 . Desconectado Mensagens:111 |
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É um projeto legal para feira de ciências da 5º série.
Hoje já troco as marchas sem mover a mão da posição ideal do guidão, só com o movimento da ponta dos dedos. Pra que alguém usaria uma porcaria dessas? Aplicabilidade para o mundo real, zero. |
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clovismr ![]() Registrado: 10 Fev 2017 Fernandópolis Desconectado Mensagens:191 |
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Não percebeu que é um prototótipo, sabidão? Ou precisa desenhar?
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GabrielSL329 ![]() ![]() Registrado: 09 Mar 2019 Farroupilha Desconectado Mensagens:1082 |
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isso é algo como voltar aos passadores das Caloi 10 de antigamente!
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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clovismr ![]() Registrado: 10 Fev 2017 Fernandópolis Desconectado Mensagens:191 |
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Como já disse: protótipo, e pelo jeito o cara fez sozinho.
Pode ser ou não por lazer. É óbvio que o sistema é arcaico, de repente o cara tá analisando outros componente e isso simplificou noutros pra reduzir custos numa fase de estudos. Pode ser tudo, inclusive hobby. Mas acho que pode o preço que o mercado tá pagando que estaria chamando a atenção de mais gente. |
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clovismr ![]() Registrado: 10 Fev 2017 Fernandópolis Desconectado Mensagens:191 |
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E, pelo jeito, foi feito num "fundo de quintal". Que se for, chama mais atenção, até por que são tecnologias de prateleira. Não tem inovação no sentido de descoberta, é aplicação de tecnologia de prateleira, muito bem aplicada por sinal. Não vejo muita complexidade nesse sistema pra empresas do setor, digo em relação a dificuldade de se desenvolver e construir o sistema. Parte mais difícil é colocar no mercado. E realmente acredito que logo logo mais empresas (fornecedor da Absolute, por ex) vão entrar nessa brincadeira. Acredito e torço rsrsrs Editado por clovismr - 13 Dez 2021 as 13:19 |
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edd ![]() ![]() Registrado: 11 Out 2015 Brasília - DF Desconectado Mensagens:390 |
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Interessante, mas não consegui ver qual a vantagem sobre os sistemas atuais. E a alavanquinha parece um tanto frágil.
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clovismr ![]() Registrado: 10 Fev 2017 Fernandópolis Desconectado Mensagens:191 |
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edd,
o que quis dizer é que acho que logo logo tem gente entrando nesse mercado de cambios eletrônicos. Óbvio que o sistema de troca desse cara é impraticável. Mas é protótipo e nem dá pra saber de onde vem ao certo. O que chamou a atenção é que já aparece alguém tentando fora das grandes marcas. Só isso. E tenho comigo que é um sistema relativamente simples de se projetar e construir. Pra quem tem os recursos, claro. Entendeu? |
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GabrielSL329 ![]() ![]() Registrado: 09 Mar 2019 Farroupilha Desconectado Mensagens:1082 |
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Pelo que parece, o cara pegou um câmbio eletrônico SRAM já existente e desenvolveu uma interface própria para a troca das marchas. Como desafio é algo bem interessante, só que usou um exemplo (grelha manual) que é bonito mas nada funcional! remetendo a algo semelhante ao que existia nas Caloi 10 (meu comentário anterior), tendo que tirar a mão da manopla pra trocar a marcha.
Mas isso vai soar um alerta nas grandes fabricantes que logo farão com que uma peça dependa da outra para funcionar (passador/câmbio) e não tarde a quebra de um componente fará com que os dois sejam obrigados a ser trocados!
Editado por GabrielSL329 - 13 Dez 2021 as 16:45 |
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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clovismr ![]() Registrado: 10 Fev 2017 Fernandópolis Desconectado Mensagens:191 |
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Então, Gabriel, eu acho que se tentarem fechar o produto da forma como disse, poderá torná-lo ainda mais inacessível, abrindo espaço pra novos fornecedores. O que me intriga é que continuo achando esse sistema eletrônico muito simples e com tecnologia de prateleira em tudo, e posso estar enganado, com menos peças móveis. Ainda que aqui, alguns ficaram sem bateria no meio do nada...rsrs... não sei se Ximano ou Sram. Ficaram a pé. Sram trava numa posição, Ximano não sei. Mas ficaram chateados rsrs... vendo isso meu amigo partiu pra uma audax carbono mecânica... rs
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edd ![]() ![]() Registrado: 11 Out 2015 Brasília - DF Desconectado Mensagens:390 |
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Sim, mas isso é o meio óbvio, né? Eletronica hj o pessoal vai fundo, destrincha coisas bem complexas, então a lógica de um câmbio de bike não deve ser das mais complexas. Quanto a entrar nesse mercado, não sei... é um mercado restrito, me parece. E em custo não concorre com um sistema mecânico.
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stefanob ![]() ![]() Registrado: 25 Jan 2016 Curitiba Desconectado Mensagens:723 |
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o cara pegou um sram red e apenas reprogramou o controle dele.. ao invés do cambio receber os comandos vindos do STI, ele recebe vindo da alavanca grelha que ele projetou e criou o programa no arduino
isso é um projetinho pessoal, e é divertido de ver tomando forma e funcionando, como hobby.. pode até ser que vire tipo item pra colecionador, pra fazer uma graça com uma bike de exposição mas daí a pensar que pode virar um produto com mercado? ai acho que força a barra... e cara, desculpa, mas dizer que cambio eletronico é um "sistema relativamente simples de se projetar e construir" é de um baita desconhecimento hahah uma coisa é criar um programa que responda a comandos pra subir/descer marcha e deslocar o cambio X milimetros, isso realmente é "simples" pra quem sabe.. mas daí pra lançar como produto é um caminho longo um cambio desses exige muita precisão, baixas tolerâncias, exige estabilidade do programa, e ainda tem que colocar tudo dentro de involucros pequenos (ninguem vai querer um cambio trambolhão pesado) e estanques.. fazer tudo isso já é difícil, em escala industrial então?? ... ta ai tua resposta do pq só tem os grandes nesse mercado pensa que mesmo pra um computador de bike os chineses tão crescendo mas sempre tem defeitos, software falhado, sensores que bugam, e é um produto bem mais simples isso não é dizer que não vai surgir.. tem chineses já apresentando cambios eletronicos nas feiras de bikes, e como protótipo no estande funciona bem (tem video da GCN e tb ChinaCycling mostrando), o difícil é transformar em produto em escala mesmo |
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RuanRAC ![]() ![]() Registrado: 06 Mai 2014 Natal/RN Desconectado Mensagens:2718 |
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isso dai entra no mesmo problema dos carros autoguiados, pouso automático de aviões... com a IA certa pode até funcionar, mas o aprendizado de máquina demanda tanto treinamento que deve demorar anos para ficar pronto, se ficar. Já existe um sistema de trocas de marchas no momento ideal... o cérebro dos melhores ciclsitas do mundo, como disse acima, o problema inteiro consiste no programa para isso funcionar.
Tivemos uma discursão parecida a uns meses em um grupo de ciclistas daqui do fórum, vou detalhar um ponto: O ciclista está em uma ladeira, ai a tendência é deixar mais leve até que... ele fica em pé e demanda marcha mais pesada, quais sensores seriam necessários para identificar tal mudança? o sistema poderia processar isso de que forma? tudo isso com peso extra de vários sensores, baterias e motores, vale a pena? Editado por RuanRAC - 13 Dez 2021 as 19:40 |
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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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RuanRAC ![]() ![]() Registrado: 06 Mai 2014 Natal/RN Desconectado Mensagens:2718 |
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só complementando, ainda entra outra questão, estilo pessoal de pedalar. Cada bike teria que aprender como o ciclista daquela bike pedala, para isso teriam que ser definidos parâmetros de correção (como identificar quando ela tomou uma decisão errada) na IA e um relevante poder de processamento para que ela fizesse ajustes durante o uso.
Não sou da área, só li por cima sobre aprendizado de máquina, isso é só o que um leigo viu "de cara" de limitação.
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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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FelipeV ![]() ![]() Registrado: 17 Out 2013 Gaspar SC Desconectado Mensagens:393 |
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A grande vantagem é na troca direta como no carro manual, vc pode pular da 1ª pra 5ª (na alavanca claro) o resto o cambio seguiria o mesmo caminho que é obrigado a fazer. Mas isso faz no atual tbem, basta configurar para troca multiplas e observar o indicador de marcha, aperta e qndo chegar na marcha indicada vc solta. No Axs vc precisa de um GPS Compativel com a função, que não só permite ver a marcha como registra a utilização para analise de utilização. Nunca utilizei o Shimano, mas deve ser igual o AXS nas trocas multiplas, ao contrario do manual que depende da sua precisão em reduzir varias marchas e parar no local certo para não raspar no proximo cog ou ficar no meio do caminho e não subir a corrente, ou na sua velocidade de apertar o gatilho pra soltar o cambio, que depende da força da mola e limpeza do conduite, o eletronico da pulos intervalados sempre na mesma velocidade e distancia e no meu ver, acertando toda vida o local certo do cassete, pois vc não consegue na mão descer todos os 12 cogs ou subir tão suave qnto no eletronico. Sobre trocadores, ja existem alguns no mercado, kits prontos para uso para usar com Shimano o Axs, alguns usam botões embutidos no grip da bike, outro apenas por anel unico. Eletronico é outra vida é uma coisa que qndo ficar acessivel muita gente vai optar por ele. O ciclista Pain (esse nome) era um cara que merecia um eletronico. Ficar na mão por falta de bateria é falta de carregar e monitorar uso, pode ocorrer falhas ? pode. Mas o mesmo que cabo arrebentado, diferença que pelo menos no caso so AXS o cambio fica na marcha, no cabo ele vai pra pesada a não ser que vc trave o cabo. Se faltar bateria no trocador, basta trocar a marcha no botão do cambio pra uma que vc possa se locomover. E ambas as baterias são leves e faceis de carregar extra no bolso. E não vem dizer que são caras, se vc tem AXS tem que ter dinheiro pra bateria extra.
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TomSemFreio ![]() ![]() Registrado: 15 Set 2015 São Paulo Desconectado Mensagens:184 |
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Muito bom.
Quando eu tiver freios, rodas, pedivela, quadro, medidor de potência e GPS; capacete, bermuda, sapatilha, meias, tudo de 1a linha, vou pensar seriamente em adquirir um desses. |
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Antonio Carlos
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