Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Audax: flèche velocio no Sul
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Audax: flèche velocio no Sul

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Audax: flèche velocio no Sul
    Postado: 17 Fev 2012 as 00:03
Olá pessoas!

Estou querendo participar do flèche velocio que ocorrerá em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre em abrill. 

Para quem não sabe o que é isso, eu peguei um texto do pessoal de PoA explicando o que é o fleche: 

Originalmente postado por Sociedade Audax Sociedade Audax escreveu:

"Dentre as várias possibilidades do ciclismo de longa distância, a Flecha destaca-se por ter um ponta (largada) e o alvo (destino final), sem nunca repetir um trecho do percurso, elas tiveram suas origens na França em 1947, onde são chamadas de Flèche (flecha em francês).

Naquela época as largadas eram realizadas do lado de fora da Catedral de Notre Dame em Paris e a mais famosas das Flechas foi dado o nome de Flèche Velócio, em homenagem a um famoso cicloturista francês Paul de Vivie "Velócio", que na Páscoa pedalava até Pernes Les Fontaines (sua terra natal) sozinho ou na companhia de amigos.

Tipos de Flechas

Flecha - Flèche em francês, percurso mais comum em linha reta, as vezes em forma de volta, porém sem passar por trechos repetidos. A equipe é formada por três a 05 bikes (a Tandem é considerada uma bike só) e ao menos três bikes devem concluir juntos para receberem os créditos oficiais. Em geral cada equipe escolhe sua própria rota, não pedalam juntas com as outras equipes, podem partir de diferentes locais, se encontrando em um ponto comum. O evento tem 24 horas, a distância mínima a ser feita é de 360 kilômetros e um mínimo de 25 kms devem ser pedalados nas últimas duas horas.

Flèche Velòcio - (flesh veh low thi o) - Com as mesmas características da Flecha, tradicionalmente realizado na Páscoa, na França eles o fazem chegando juntos para o Rally da Páscoa em Provença. O mínimo de 360 kilometros deve ser coberto dentro de 24 horas e não menos que 25 kilometros pedaladas nas últimas 2 horas. É um evento homologado pela ACP e faz partes dos requisitos para o título de Randoneiro 5000."

Sei que ainda está cedo, a Páscoa será somente daqui um mês e meio. Mas acho que já dá para ir vendo as rotas e etc. 

Pensei em uma rota saindo do pé da serra catarinense, mais precisamente em Timbé do Sul-SC, passando por Bom Jesus, Várzea do Cedro, Caxias do Sul, Farroupilha, Teutônia e chegando em Santa Cruz do Sul. Fiz um rascunho para a rota: http://www.bikemap.net/route/1417856

Dá mais ou menos 400km, com uma baita de uma serra logo de cara. Acho que dá para encarar. 

Se mais quatro pessoas se interessarem em participar deste evento, pode mandar mensagem por aqui mesmo... 
Se não  gostar do trajeto, pode sugerir outros... 

é isso aí!
Approve

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2012 as 21:42
Que coisa doida! É você que bola o circuito? Não tem uma pessoa responsável, que determine isso, e todos os interessados devem seguir?

Bem interessante por permitir (na verdade incentivar) a busca de parceiros adequados para a empreitada. Que tenham resistência, persistência e paciência (pra suportar, pra continuar e pra esperar, cada qual a seu tempo).

Não vai ser moleza não!
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2012 as 23:54
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Que coisa doida! É você que bola o circuito? Não tem uma pessoa responsável, que determine isso, e todos os interessados devem seguir?


A equipe é formada de três à cinco ciclistas, na verdade, veículos... 
Tem uma série de regrinhas que se deve seguir, não vou colocar aqui, mas que deixa o negócio bem legal. 

Tem um capitão de rota (que, cá entre nós nem precisa) que ficará controlando o tempo da equipe.

Sim, é a equipe que bola o circuito... Ela bola o circuito, especifica possíveis pontos de parada e manda esse planejamento para o organizador (que é de um grupo ACP, no caso a Sociedade Audax de PoA ou o SantaCiclismo) e eles analizam o percurso e aprovam ou não... 


Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Bem interessante por permitir (na verdade incentivar) a busca de parceiros adequados para a empreitada. Que tenham resistência, persistência e paciência (pra suportar, pra continuar e pra esperar, cada qual a seu tempo).

Não vai ser moleza não!

é... o ideal é que sejam pessoas que se conheçam pois a idéia é que o grupo tenha que andar junto. O mínimo de pessoas do grupo que devem chegar no alvo é de 3. 

Bora? 

Voltar ao Topo
fepersonal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fepersonal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2012 as 19:09
Isso fica como uma corrida de aventura, onde cada equipe passa pelo posto de controle, independente do caminho que faça....o esquema é encontrar alguém que saiba de carta topográfica para poder elaborar o melhor caminho.
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2012 as 21:43
Foi um pessoal de Santa Cruz do Sul que me indicou esta rota passando por caxias do sul
Voltar ao Topo
Leandro-Nit Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro-Nit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2012 as 04:04
Gostei da parada.
Rafael, sua equipe ja ta fechada?
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2012 as 23:01
Originalmente postado por Leandro-Nit Leandro-Nit escreveu:

Gostei da parada.
Rafael, sua equipe ja ta fechada?


a minha equipe nem existe ainda...
Por enquanto ela é só de um elemento. Com este plantel esta equipe não poderá se inscrever.

Não estou encontrando pessoas interessadas nisso em SP.
Bora, Leandro?
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2012 as 23:27
Originalmente postado por rdias rdias escreveu:

Originalmente postado por Leandro-Nit Leandro-Nit escreveu:

Gostei da parada.
Rafael, sua equipe ja ta fechada?


a minha equipe nem existe ainda...
Por enquanto ela é só de um elemento. Com este plantel esta equipe não poderá se inscrever.

Não estou encontrando pessoas interessadas nisso em SP.
Bora, Leandro?


ah, o elemento sou eu.
Tongue
Voltar ao Topo
Leandro-Nit Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro-Nit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 01:27
Então Rafael...eu topo sim!
 
Agora já somos 2! :)
 
Vou convidar alguns colegas de audax. Faça o mesmo. Quem sabe por aqui aparecerá mais gente interessada também.
 
Só não conheço nada deste trajeto, nem da região. Então não posso ajudar mto na escolha do percurso, mas idependente de onde for eu topo. Gostei da filosofia da parada e o negócio eh pedalar! :)
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2012 as 18:54
tive que fazer uma correção no percurso...
Fiquei olhando para ele ontem e saquei que estava passando por estradas de terra.

Fiz este outro percorrendo o caminho do Sol.
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2012 as 17:10
Opa!

Há um cara aqui de SP interessado, ele vai participar do brevet de campos. 

E tem mais um que estou convencendo... 

Bom, já temos o número mínimo de veículos na equipe. Já mandei um email para o Faccin para que ele dê uma olhada na rota... Vamos ver o que ele diz. 

Bom, é isso. 

=)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2012 as 21:02
Rafael, se preparem que a rota do Sol tem longos trechos sem qualquer apoio. Aliás pra quem está (mal) acostumado aqui em SP, a primeira coisa que salta aos olhos no sul é que o espaçamento entre os recursos é bem maior. Nada de postos a cada 10km, casas do usuário, etc... Tudo tem muita cara de Carvalho Pinto, ou na melhor das hipóteses, D. Pedro nos trechos mais ermos (falando em termos de apoio, claro, altimetria e condições da rodovia tbm são diferentes mas aí nem cabe comparação).
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2012 as 21:13
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Rafael, se preparem que a rota do Sol tem longos trechos sem qualquer apoio. Aliás pra quem está (mal) acostumado aqui em SP, a primeira coisa que salta aos olhos no sul é que o espaçamento entre os recursos é bem maior. Nada de postos a cada 10km, casas do usuário, etc... Tudo tem muita cara de Carvalho Pinto, ou na melhor das hipóteses, D. Pedro nos trechos mais ermos (falando em termos de apoio, claro, altimetria e condições da rodovia tbm são diferentes mas aí nem cabe comparação).

Ah sim, estou ciente disso.... Vi no googleearth com o máximo zoom que pude e notei que posso contar com alguma coisa nas cidades mesmo. 

Eu não espero ter muito apoio... Vamos ver o que vai acontecer. 

Vamos lá também, Alessandro_SP?

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2012 as 21:44
Rafa, vontade não falta mas não posso me comprometer. Me passa mais detalhes por MP, vamos ver como fica a logística... Pra mim o menos complicado é a pedalada em si, o que vai pegar é quando vai ser, como ir e como voltar.

Editado por Alessandro_sp - 01 Mar 2012 as 21:44
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2012 as 22:08
Deixa te perguntar uma coisa. 400km em 24 horas não é impossível mas não é mel na chupeta tb. Não é simplesmente pedalar, ainda mais que tem que ter uma equipe e essa equipe tem que ser autossuficiente, certo?

Qual a estratégia? Manter uma média X que seja baixa o suficiente pra não queimar as pernas de ninguém, e que permita uma certa margem para completar a KM dentro do prazo estabelecido?

Acho muito interessante tudo isso, porque força a planejar um pouco a coisa. Não é como um Audax que tem pontos de abastecimento, o que torna tudo muito mais complicado em função de planejar paradas e prever rotas de escape caso aconteça alguma coisa.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2012 as 19:05
...Hoje vi que não tenho perna pra isso tudo não. Fiz 133km (1/3 dos 400km) e estou miserável.

Isso é coisa pra gente grande, não pra mim
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 01:13
Tchê!
 
Pedalar durante 24 horas em uma média de 17 km/h... Mas cada louco com sua mania...rs rs rs rs
 
Esse teu trajeto número dois tem alguns "pobrema"... A RS-389 (Estrada do Mar) é lisinha e quase reta. Mas um PERIGO para ciclistas pois não tem acostamento  (é uma pista largo) que 90% dos motoristas não sabe usar. Caso pegues o vento sul de frente, tua pedalada não vai passar de 10 km por hora...
 
A subida de RS-486 não é difícil. Mas os trechos depois de Lajeado Grande, Caxias do Sul e Farroupilha são um sobe-desce-sobe (muito) nas serras. Isto vai fazer a tua média cair muito. As piores subidas estão no final do teu trajeto, quando já vais estar mais cansado...
 
Caso eu estivesse no teu lugar, eu iria de Timbé para Osório via BR-101 (trecho no RS praticamente todo duplicado e com acostamento) porque não tem muitas subidas e bom apoio em intervalos regulares. De Osório a Porto Alegre seria pela BR-290 (Free-Way) praticamente sem aclives fortes e com acostamento largo e seguro. E de Porto Alegre a Santa Cruz do Sul iria por Canoas, BR-386 e depois chegaria em Santa Cruz do Sul.  Neste último trecho o problema seria só em Canoas; A BR116 é um caos. Mas basta entrar pela cidade e seguir paralelo a 116 até o trevo com a 386 em ruas internas bem tranquilas.
 
Já pedalei por todos esses trechos do teu roteiro n. 1, n.2 e também por este que te sugeri. O último é de longe o mais tranquilo e seguro para estas "24 horas".
 
Boa sorte!
 
Abraço!
 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Andnun Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andnun Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 19:02
Estou interessado em participar deste flèche. Gostaria de trocar informações por MP ou e-mail. Abraços  a todos.


Editado por Andnun - 05 Mar 2012 as 19:03
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 20:21
Originalmente postado por Andnun Andnun escreveu:

Estou interessado em participar deste flèche. Gostaria de trocar informações por MP ou e-mail. Abraços  a todos.

opa!

pelos emails que recebi, temos mais dois interessados. Se aparecer mais um já é possível montar duas equipes de 4 veículos. 

...

Sobre o trajeto, estou conversando com um dos integrantes da equipe e ele está achando melhor alterar a flecha para porto alegre para facilitar a volta para São Paulo/Rio de Janeiro/São Miguel. 
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2012 as 11:01
A sugestão do Marcos é válida mas a maoiria do pessoal aqui de Santa Cruz do Sul prefere, fazer o caminho Porto Alegre - Santa Cruz do Sul via Br-290 depois pega a RS401 que passará por Charqueadas, são jerônimo, general cãmara, vale verde, passo do sobrado, vai até o trevo entra na RS287 a esquerda e quando chegar no trvo do Fritz e frida está aqui. Esse caminho o pessoal prefere pois pega menos movimento, sem Br-116 e BR386 que o movimento é infernal! A e ali em Vale verde tem um pesque e page que servem um rango legal(caso for de noite pede para a organização do evento falar com eles para  se prepararem para receber ciclistas).  Se não me engano esse fleche, vc. tem que sair daqui de Santa Cruz do Sul ou chegar aqui, esse é o objetivo e completar 360 km acho que é isso.



Editado por dudu666 - 08 Mar 2012 as 11:03
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
Andnun Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andnun Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2012 as 13:44
Alguém tem como montar os trajetos para verificar a altimetria?
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2012 as 14:25
Originalmente postado por Andnun Andnun escreveu:

Alguém tem como montar os trajetos para verificar a altimetria?

Voltar ao Topo
Andnun Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andnun Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2012 as 13:10
Oi pessoal,
Fiz neste fim de semana um Audax 200 em Rio das Ostras. Meu tempo foi de 11 horas e 4 minutos.
Surgiu a dúvida se é necessário ter algum brevet de 300 Km para realizar este flèche.
Gostaria de conhecer logo as estradas e o clima do sul pois este ano tenho o Audax 1000 (POA 18/10) como meta.
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 18:34
Originalmente postado por Andnun Andnun escreveu:

Oi pessoal,
Fiz neste fim de semana um Audax 200 em Rio das Ostras. Meu tempo foi de 11 horas e 4 minutos.
Surgiu a dúvida se é necessário ter algum brevet de 300 Km para realizar este flèche.
Gostaria de conhecer logo as estradas e o clima do sul pois este ano tenho o Audax 1000 (POA 18/10) como meta.

Olá!
para participar do flèche (flecha) não é preciso ter nenhum brevet anterior. Em muitas localidades, a flecha é usada como porta de entrada para o mundo do randonnè. 

Só que tem uma coisa... 
A participação na flecha se dá por equipes, sendo que esta equipe deve indicar um capitão que deve ser o responsável pela interface da equipe com o clube organizador e da preparação da carta de rota e etc. Geralmente a equipe se ajuda e a escolha do capitão é somente por fins burocráticos. 
Fechei a minha equipe na semana retrasada, com a chegada de mais um integrante de Urussanga. 

Você pode mandar um email para o Faccin, do Audax Santa Cruz, ou para a Ninki, da Sociedade Audax de Ciclismo de Porto Alegre, e ver se conseguem verificar com as equipes que estiverem sendo formadas para ver se há alguma com necessidade de mais ciclistas. 

Ah, acabei esquecendo... Também tem o pessoal do Ciclismo de Longa Distâncias, de Brasília. Eles também estão organizando flechas nacionais. 

espero ter ajudado... 
Corre pois as flechas nacionais ocorrem na sexta feira santa. 


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X