Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Asma induzida por exercício
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Asma induzida por exercício

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Asma induzida por exercício
    Postado: 16 Jun 2009 as 02:08
Sempre que pego um pedal mais pesado, onde tento manter uma média mais alta em subidas, tenho o mesmo problema: as vias respiratórias começam a encher de muco transparente, eu paro de respirar pelo nariz porque é impossível e passo a fazer isso pela boca. O resultado é o maldito ACK, RRRACK, CAHAM que preciso fazer para tentar respirar. Se reduzir a um passo de tiozinho o problema diminui, mas basta aumentar o esforço para tudo começar de novo.

Sempre foi assim, em todos os esportes, e por esse motivo achava que era normal. Afinal sempre via atletas de fim de semana cuspindo na grama durante um cooper.

Só que li num site, acho que foi o bicycling.com, sobre ASMA INDUZIDA POR EXERCÍCIO. E com sintomas muito parecidos com os que eu tinha. Mas que praga?

Depois que li sobre o assunto fiquei encucado, e pretendo marcar uma consulta médica para tirar isso a limpo. Será que eu tenho esse problema? E porque nunca li nada sobre isso nos últimos 20 anos? Mais alguém sofre com algo parecido?

Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2009 as 02:19
E aí, fabioromeo

Acho que vc está fazendo o certo indo ao médico. Ninguém melhor para dar uma geral, fazer algum exame e te passar um diagnóstico com precisão. Assim vc usará as as ferramentas certas pra resolver o problema.

Quando era mais novo (bem criança mesmo) sofria de asma. Fiz tratamento durante anos e fiquei 100% curado. Nunca tive problemas em minhas pedaladas, mesmo qdo pego pesado (proporcionalmente a minha condição fisica, óbvio).

Eu não conhecia esse termo da asma induzida por exercício. Vc já chegou a ter crises em circunstância extra-exercícios?

Bom, de qualquer forma boa sorte e vamos ver se alguém se manifesta a respeito com uma informação adicional sobre sua questão.
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2009 as 02:25
Hands, essa é a parte mais estranha: nunca tive asma. Meu irmão teve quando criança e se tratou, e eu achei que tinha escapado. Imagine minha cara quando li a matéria, e vi todos meus anos de exercício e falta de fôlego fazerem sentido...

Achei a matéria, foi na Bicycling mesmo. O link é esse aqui.
Voltar ao Topo
rodridamaceno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodridamaceno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2009 as 12:28
Olá Fabioromeo,
Realmente existe este tipo de asma, onde as crises são desencadeadas pelo exercício.
 
Segue um pequeno trecho de um artigo que encontrei algum tempo atrás, após pesquisar um pouco sobre o assunto.
Vale lembrar que a melhor maneira de combater este tipo de problema, é procurando um médico (pneumologista) para que o mesmo possa avaliar o caso e prescrever o melhor tratamento.
 
 

Asma de Exercício – Broncoconstrição Esforço-induzida

O exercício é um dos mais comuns precipitantes da asma brônquica, ocorrendo após esforços vigorosos, capazes de elevar a freqüência cardíaca a 170 – 180 bpm, a ventilação acima de 200 l.min-1, com um aumento no consumo de oxigênio (VO2) de 6 – 85%. A prevalência de sintomas ao esforço em pacientes com asma varia de 40 a 90% (1-3). A asma esforço-induzida (AEI) pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais freqüente em adolescentes e adultos jovens que praticam esportes, especialmente corridas de média distância, embora possa ocorrer quando de ginástica ou mesmo dançando, desde que o exercício seja contínuo. A AEI pode ser desencadeada também pela subida de vários lances de escada. Crianças com rinite apresentam propensão seis a oito vezes maior de apresentar AEI do que aquelas sem rinite. Para que a crise se produza, torna-se necessário que a ventilação atinja 60% ou mais da ventilação máxima, e que o esforço se mantenha por seis a oito minutos (4). A broncoconstrição esforço-induzida relaciona-se ao tipo de atividade física, a sua duração e as condições ambientais. Um exercício curto, de 30 segundos ou 1-2 minutos, repetidos a curtos espaços, tende a impedir o aparecimento da asma pós-exercício. Os exercícios com os braços normalmente causam menos broncoespasmo do que os que utilizam as pernas, sendo a incidência de AEI menor nos esportes coletivos, como o futebol, onde o esforço é intermitente. Corrida livre ou em esteira rolante são esforços que mais provocam a reação brônquica, enquanto que a crise quase nunca se apresenta após o esforço desenvolvido na natação (ambiente úmido). Quando ocorre broncoespasmo durante a natação, este pode estar relacionado a exposição ao cloro das piscinas, principalmente quando estas se encontram em ambientes fechados. Corridas em atmosferas secas e frias tendem a gerar crises, ao contrário de atmosferas úmidas e quentes encontradas em países tropicais.

Off-road na veia...
www.rodrigo-damaceno.blogspot.com
Voltar ao Topo
rodridamaceno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodridamaceno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2009 as 12:36
Esqueci de citar a fonte do artigo. Segue abaixo.
 
 
 
Off-road na veia...
www.rodrigo-damaceno.blogspot.com
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2009 as 23:42
Eu tive um problema desse há anos atrás.

Eu fazia natação (!!!) todos os dias e nadava no mínimo 3000m, podendo chegar a 5000. Alguns dias era ritmo mais lento, mas outros era de "tiro". E era nesses tiros que os sintomas eram maiores. Eu começava a tossir e tinha que parar por alguns minutos.

O incompetente do dublê de clínico geral e cardiologista que eu frequentava insistia em dizer que era "gripe mal curada" e ficava me dando xarope e remédio para sinusite (não lembro qual).

Finalmente fui num alergista e ele falou em bronquite por esforço físico. Tive que parar coma natação e é claro o professor/treinador não levou fé, afinal é do conhecimento popular que natação cura asma e broquite...

No meu caso ainde tem um agravante, pois descobri que também era alérgico a pó, produtos de limpeza, gasolina e... cloro de piscina!!

Resultado, desanimei, parei com esporte, ganhei quilos até que voltei a pedalar.

Conselhos que te dou são: procure alergistaS (sempre peça uma segunda ou terceira opinião) e não desanime, diminua o ritmo se necessário mas não desanime.

abraçoes e boa sorte
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2009 as 01:54
Interessante este tópico.

Tenho bronquite asmática desde 1 ano de idade. Há muito tempo não tenho um ataque, mas me previno bem. Antes de dormir tomo uma dose da bombinha e quando acordo tb. Geralmente antes de alguma atividade física eu uso a bombinha tb. Percebi algo peculiar. Logo no começo do pedal eu tenho um esgotamente rápido, é até estranho, fico muito cansado mesmo. Aí paro por alguns segundos, retomo o fôlego e recomeço, parece que ganho um gás e aí não fico mais esgotado.

O mais importante é respeitar o limite do seu corpo. Não se sinta mal se seu amigo sobe muito mais rápido que vc e com a metade do esforço, provavelmente ele tem um preparo melhor, com o tempo vc chega lá. Tb não fique dando gás com frequência, a temperatura dos musculos aumenta muito rápido, o consumo de oxigênio sobe muito e vc acaba cansando rápido demais, chegando ao esgotamente físico.

Respeite seu corpo e ele nunca te deixará na mão.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
rodridamaceno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodridamaceno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2009 as 02:10
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Interessante este tópico.

 Percebi algo peculiar. Logo no começo do pedal eu tenho um esgotamente rápido, é até estranho, fico muito cansado mesmo. Aí paro por alguns segundos, retomo o fôlego e recomeço, parece que ganho um gás e aí não fico mais esgotado.

 
É Hamud, uma coisa que percebi no meu caso é algo parecido com o que você relatou. Se inicio o pedal mais forte sem um bom aquecimento, começo a ter problemas com a respiração. Depois de mais ou menos uns 30 minutos em ritmo moderado, a respiração estabiliza e posso então forçar um pouco mais. Aprendi isso depois de muito tempo pelejando durante os primeiros kms de pedal.. Sempre procuro fazer um bom aquecimento e não ir com muita sede ao pote logo no início do pela..hehehe
 
Abs
 
Digão
Off-road na veia...
www.rodrigo-damaceno.blogspot.com
Voltar ao Topo
Wladymyr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2008
Campinas
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wladymyr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2009 as 02:54
Boa noite!
Eu tinha esse problema quando ia fazer algum exercicio.
Por sorte comecei a trampar com uma pessoa que a esposa eé Otorrina.
Eu tinha as amidalas enorme e desvio de septo fiz a cirurgia e resolve o problema.
Marca uma consulta com um Otorrino.
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2009 as 17:22
Originalmente postado por Hands Hands escreveu:

Quando era mais novo (bem criança mesmo) sofria de asma. Fiz tratamento durante anos e fiquei 100% curado. Nunca tive problemas em minhas pedaladas, mesmo qdo pego pesado (proporcionalmente a minha condição fisica, óbvio).
 
Ahm?Confused
100% curado? Então você não tinha asma coisa nenhuma!
Asma é doença cronica, está nos genes, você só consegue controlar se conhecer os fatores que desencadeiam a inflamação (dilatação) dos bronquios. Não tem como dizer que ficou curado. Se você tinha asma mesmo e for exposto novamente aos fatores que desencadeiam uma crise vai ter uma ataque novamente. A não ser que esse seu tratamento tenha sido com células tronco embrionárias, ou um transplante de pulmão.
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2009 as 18:17
Originalmente postado por André Santos André Santos escreveu:

Originalmente postado por Hands Hands escreveu:

Quando era mais novo (bem criança mesmo) sofria de asma. Fiz tratamento durante anos e fiquei 100% curado. Nunca tive problemas em minhas pedaladas, mesmo qdo pego pesado (proporcionalmente a minha condição fisica, óbvio).

 

Ahm?Confused

100% curado? Então você não tinha asma coisa nenhuma!

Asma é doença cronica, está nos genes, você só consegue controlar se conhecer os fatores que desencadeiam a inflamação (dilatação) dos bronquios. Não tem como dizer que ficou curado. Se você tinha asma mesmo e for exposto novamente aos fatores que desencadeiam uma crise vai ter uma ataque novamente. A não ser que esse seu tratamento tenha sido com células tronco embrionárias, ou um transplante de pulmão.


Ehr... Realmente não me recordo de ter feito transplante de pulmão.

Bem, se o que eu tinha não era asma não sei q nome dar aquilo. Mas como disse, era bem novo, creio que até uns 10 anos de idade. Seguramente faz mais de 20 anos que não tenho crise alguma. Nebulizava muito na época de crise, fiz tratamentos médicos, homeopáticos, fitoterápicos, anos de natação e etc...

Mas podia ser então outra coisa, crise alérgica forte, sei lá... Sempre fui muito alérgico a poeira, ácaros, fungos e essas coisas e, eventualmente, estou exposto a isso porém as tais crises (thanks to God) não mais me acompanham.
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2009 as 18:45
Originalmente postado por Hands Hands escreveu:

Ehr... Realmente não me recordo de ter feito transplante de pulmão.

Bem, se o que eu tinha não era asma não sei q nome dar aquilo. Mas como disse, era bem novo, creio que até uns 10 anos de idade. Seguramente faz mais de 20 anos que não tenho crise alguma. Nebulizava muito na época de crise, fiz tratamentos médicos, homeopáticos, fitoterápicos, anos de natação e etc...

Mas podia ser então outra coisa, crise alérgica forte, sei lá... Sempre fui muito alérgico a poeira, ácaros, fungos e essas coisas e, eventualmente, estou exposto a isso porém as tais crises (thanks to God) não mais me acompanham.
 
Você sempre morou em Natal?
Porquê comigo quando estou no litoral, eu não tenho crise mesmo tendo pelo de gato por tudo quanto é canto da casa. Mas se a umidade abaixar aí, é eu digitando no pedal com a mascara do nebulizador presa na cara.
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2009 as 19:06
Originalmente postado por André Santos André Santos escreveu:


Você sempre morou em Natal?

Porquê comigo quando estou no litoral, eu não tenho crise mesmo tendo pelo de gato por tudo quanto é canto da casa. Mas se a umidade abaixar aí, é eu digitando no pedal com a mascara do nebulizador presa na cara.


Sim, sempre morei. Mas sou alérgico pra caramba. Inclusive atualmente estou fazendo um tratamento (tomando umas vacinas) pra amenizar isso e os resultados estão sendo positivos.
No último dezembro fiz uma cirurgia pra consertar o septo e arrancar o excesso dos cornetos (no nariz), isso também tem ajudado no meu quadro geral.
Até o fim do ano passado trimestralmente eu adoecia pesadamente (gripe misturado com crises fortes de garganta + sinusite e o escambau), mas depois desses procedimentos que fiz e estou fazendo (cirurgia + vacina) minha qualidade de vida tem melhorado muitíssimo mesmo.
Voltar ao Topo
João Ricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
Jaboticabal
Offline
Mensagens:437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Ricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2009 as 13:23
   
 Fala Fabioromeo, tudo blz? Blz tb galera do post?
 
  Eu tenho "asma por esforço físico" , desde criança, sentia falta de ar quando jogava bola ou nadava, mais sempre esportes por brincadeira, então nunca levei a sério estes sintomas.
  AI uns 3 anos atrás quando resolvi praticar o MTB como esporte, e leva-lo a sério, as crises continuaram, e por ser um esporte de muito esforço, e esforço continuo, estas crises vieram muito mais forte, essa secreção na garganta que precisava cuspir toda hora, tosse, e soluços ( que é um sintoma de falta de ar), tinha que parar de forçar pois não tinha mais ar.
  Como um bom teimoso, insisti muito tempo pensando que era falta de preparo fisico, ate que um dia fiquei sem ar mesmo, as vistas escureceram e a tontura me pegou de jeito, eu estava no acostamento de uma pista dupla, movimentadissima a uns 30 km da minha casa e pra piorar eu estava sozinho... fiquei apavorado. Tentei me controlar e com calma as coisas se normalizaram e eu voltei pra casa bem devagarzinho.
 Ai sim resolvi procurar um médico. Muito bom por sinal, fez todos os exames necessários e me receitou um tratamento lonnnnnnnnnnnngo com um medicamento que chama symbcort. ( é uma bombinha que tem efeito de 12 horas, uso 2 vezes ao dia e sempre que saio pra pedalar levo no bolso, pois caso aconteça crises posso usa-la tb ( mas depois que iniciei o tratamento a um ano e meio nunca mais tive problema), fica claro que procurei UM MÉDICO, não faça sua automedicação, mesmo por que esse remédio é muito perigoso.
OBS: principalmente no inverno, ou seja, tempo seco, está "asma por esforço fisico" é cruel, então aproveita que o inverno ainda não chegou pra valer e procura um médico, vc não vai se arrepender.
 
espero que tenha ajudado.
 
Atenciosamente, João Ricardo.
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2009 as 13:46
João, obrigado pelo comentário. Só por curiosidade, que médico você procurou? Otorrino, pneumo ou alergo?
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
João Ricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
Jaboticabal
Offline
Mensagens:437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Ricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2009 as 14:30
 fala Fabio,
 
   o médico é um pneumo, é de ribeirão preto, interior de são paulo.
    Quando fiz o check-up o clinico geral disse que ela era especialista em pulmão.
 
abraços e boas pedaladas
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 01:50
Hehe, problema de ciclista pro.... não sei o percentual mas uma BOA parte do pelotão pro tem asma...

[]´s
Zaka
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 02:25
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Hehe, problema de ciclista pro.... não sei o percentual mas uma BOA parte do pelotão pro tem asma...[]´sZaka


Existe algum estudo que evidencie essa coincidência Zaka? Ou são apenas observações analíticas?
Fiquei curioso.
Voltar ao Topo
João Ricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
Jaboticabal
Offline
Mensagens:437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Ricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 11:48
 
  Zaka, nao entendi o que vc quiz dizer quando citou:  "ciclista pro....."
 
   Será que ta querendo tirar o sarro? tche! rsrsrsrs
Voltar ao Topo
rodridamaceno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodridamaceno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 12:18
Hands, já li alguns artigos sobre ciclistas profissionais asmáticos. Tem alguns que eu me lembro, como Alejandro Valverde e Miguel indurian..
 
Segue um artigo sobre atletas asmáticos...é muito comum sim termos atletas profissionas asmáticos...A vantagem é que os caras são acompanhados no dia a dia e creio que a resposta de tratamento são bem melhores e mais rápidas..hehe
 
 
Abs
 
Digão
 
 
Off-road na veia...
www.rodrigo-damaceno.blogspot.com
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2009 as 00:27
Aquele ciclista espanhol que ganhou o Tour de France depois que o Floy Landis foi flagrado no anti-doping com testosterona sintética, tem asma e inclusive tinha no sangüe traços de salbutamol. Até aonde eu sei permitido pela WADA.
O Mario Cippolini parece que também tem asma e esse seria um dos motivos pelo qual ele nunca completou um Tour, quando chegava as montanhas.


Editado por André Santos - 28 Jun 2009 as 00:30
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2009 as 01:11
Apenas observações analiticas. Volta e meia leio alguma notícia citando algum PROfissional que corre na Europa que faz uso das bombinhas por ser asmático. 

[]´s
Zaka
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2009 as 22:44
Pois é pessoal, fui no pneumologista hoje. O médico disse que os sintomas são consistentes e passou dois exames: esforço pulmonar para medir o volume de ar, e exame de sangue para ver se tenho alergia. Receitou também a famosa bombinha para ser usada 15 minutos antes do exercício, e que eu prestasse atenção se os sintomas de falta de ar e muco desapareciam.

No teste pulmonar a medição foi feita antes e depois da aplicação do broncodilatador. Como moro perto do hospital fui e voltei a pé e CARAMBA. Depois do inalador consegui chegar sem resfolegar, o que não sentia há anos! Sério, cheguei em casa querendo pegar a bike e pedalar feito doido para ver se continuava, mas segurei a onda. Amanhã vejo se essa bombinha é pra valer.

Editado por fabioromeo - 01 Jul 2009 as 23:43
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2009 as 00:27
Qual bombinha ele te receitou, pra você estar tão euforico?
Eu tenho umas sacolas de supermercado aqui cheias delas que eu venho guardando à anos. Aerolin, Aerodini, Atrovent.


Editado por André Santos - 17 Out 2009 as 21:28
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2009 as 00:37
Afe, é coleção? Não sei qual foi, o remédio que usei foi dado pela técnica e esqueci de perguntar qual era. O que comprei para usar é o Aerodini e vou saber qual é a reação amanhã.
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2009 as 01:12
Originalmente postado por fabioromeo fabioromeo escreveu:

Afe, é coleção? Não sei qual foi, o remédio que usei foi dado pela técnica e esqueci de perguntar qual era. O que comprei para usar é o Aerodini e vou saber qual é a reação amanhã.
 
Esses broncodilatadores que eles usam em clínicas e hospitais são uma maravilha mesmo. Lembro que em 2006 fui parar no hospital porquê não tinha bombinha que aplacasse as crises, e o nebulizador depois de 5 minutos que eu desligava já precisava ligar de novo. Cheguei no hospital fui internado e BAN! Finalmente consegui dormir depois da primeira sesão com o nebulizador. O ruim é que eles não disseram (aliás acho que disseram) o que colocaram, só sei que ali é ligado no oxigênio puro. Mais tarde eu descobri que estava com pneumonia e o problema foi resolvido. Mas, queria mesmo saber o que eles colocam ali. Talvez na lista da WADA deva ter.


Editado por André Santos - 02 Jul 2009 as 01:54
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
João Ricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
Jaboticabal
Offline
Mensagens:437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Ricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2009 as 11:52
Fabio, 
 
Que bom que vc resolveu procurar um médico, é o que todos nós, que nos esforçamos muito sobre a bike deveriamos fazer para evitar qualquer experiência desagradável.
 Não esquece de relatar como foi a experiência de andar de bike depois do uso da bombinha. Isso pode incentivar outras pessoas que por ventura sintam estes  sintomas que vc sentia.
 
Boas pedaladas.
Abraços a todos.
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2009 as 22:21
Ok, acabei de voltar do primeiro pedal pós-bombinha. O que aconteceu foi o seguinte:

Fiz as duas inalações recomendadas pelo médico e esperei quinze minutos antes de começar. A primeira coisa que senti foram os efeitos colaterais: tremedeira nas mãos, taquicardia e uma leve dor de cabeça. Isso durou uns quinze minutos e consta na bula como reação comum ao medicamento. Tudo bem, mas como o sensor do meu Polar pifou e eu fiquei sem ter como acompanhar os batimentos, preferi ir com cautela. Sei lá o que um pedal com taquicardia pode causar...

Saí da 216 norte e comecei os quinze primeiros minutos devagar, só com marchas leves. Na altura da 9 comecei a apertar, subindo das 200 para as 100 em direção ao autódromo. Para quem não é de Brasília, isso significa uma subida de mais ou menos 6 quilômetros. A primeira coisa que notei é que minhas vias aéreas pararam de babar. Digo, ainda existia muco, mas senti uma quantidade bem menor do que antes. A sensação foi tão diferente que pela primeira vez minhas pernas cansaram antes do meu fôlego.

Cheguei no Parque da Cidade e fiz a volta grande, sentido norte > sul. De novo, as subidas pareciam mais fáceis, meu corpo estava mais disposto a responder. Eu sentia o cansaço, mas era diferente. Não parecia mais que eu estava me afogando. Sentia ao mesmo tempo as pernas acabando mas conseguindo respirar para forçar mais um pouco. Não fui porque, admito, morro de medo de pedalar forte sem o Polar. Viciei nesse negócio.

Moral da história: existem efeitos colaterais, mas o resultado geral foi muito bom. Porém, contudo, todavia, entretanto... como todo medicamento, fico com um pé atrás de ter que usar esse inalador, e ainda preciso dos resultados do exame de sangue para saber se tenho alergias e se elas têm algum papel na produção desse muco.

Aguardem os próximos capítulos.

Editado por fabioromeo - 02 Jul 2009 as 22:25
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2009 as 23:34
Esqueci de escrever uma coisa para os mais afoitos que leram o post acima e se empolgaram:

CONSULTEM UM MÉDICO ANTES DE QUALQUER COISA. Não vão dar uma de Zé Colméia e comprar um Aerodini para tentar melhorar desempenho, pelamordedeus. Pode funcionar mas também pode estourar tudo, ENTÃO NÃO INVENTEM! NÃO VÃO SAIR CHEIRANDO TUDO QUE É BOMBINHA PRA FICAR PATOLA, VOCÊS VÃO SE DAR MAL.

Eu sei que a maioria tem bom senso, mas não custa avisar...

Editado por fabioromeo - 02 Jul 2009 as 23:36
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
CR403 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2009
Blumenau SC
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CR403 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2009 as 00:24
eu sou suspeito em falar sobre respiração em esportes, porque aos 8 anos eu quebrei o nariz, dei de cara em uma arvore em uma trilha e depois disso nunca mais consegui respirar direiro.
As cirurgia$ para arrumar a fuça são muito cara$, mas por sorte acabei de encontrar um emprego com plano de saude, e acho que vou fazer uma cirurgia no septo, pra ver se eu volto ao normal ...

mas no caso sa asma induzida, ja vi outros caras com o mesmo problema, mas não parava mesmo com a redução do ritmo.

E foram eles que me indicaram um bom médico, que por sua vez me indicou a um cirurgião. e talvez eu entre na faca no final do ano ...
"Full Suspension. Buraco e lombada é a mesma coisa"
Voltar ao Topo
alexandrerpo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Bebedouro
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandrerpo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2009 as 01:08
João, tudo bem?
Pode postar o nome dele?Eu tenho bronquite alergica, uso Aerolin sempre antes de pedalar justamente pra prevenir essa falta de ar To pensando em procurar um medico...
Abraço
Alexandre
 
Originalmente postado por João Ricardo João Ricardo escreveu:

 fala Fabio,
 
   o médico é um pneumo, é de ribeirão preto, interior de são paulo.
    Quando fiz o check-up o clinico geral disse que ela era especialista em pulmão.
 
abraços e boas pedaladas
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2009 as 01:44
Originalmente postado por fabioromeo fabioromeo escreveu:

Sempre que pego um pedal mais pesado, onde tento manter uma média mais alta em subidas, tenho o mesmo problema: as vias respiratórias começam a encher de muco transparente, eu paro de respirar pelo nariz porque é impossível e passo a fazer isso pela boca. O resultado é o maldito ACK, RRRACK, CAHAM

eu tenho um problema que é igual só que diferente...Big smile

meu problema é só pelo nariz... e só mediante esforço...pedal ou corrida...e principalmente (mais acentuado) se a temperatura estiver mais baixa...é como se estivesse com gripe... o nariz fica 'escorrendo' o tempo todo...mas não é aquele muco de gripe, com cores variando do amarelo para o verde... é bem claro...tenho que ficar constantemente 'limpando' o narizConfused...



XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
Carabina Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
SP
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carabina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2009 as 17:27

NOSSA,VOU PROCURAR UM ALERGISTA URGENTE...

ACHO QUE TENHO ISSO AEW...
Confused
Vms pedalar!!!
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2009 as 01:54
E aí; como está a adaptação à bombinha?

Editado por André Santos - 17 Out 2009 as 21:21
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2009 as 04:00
André, beleza? Essa sensação do muco subindo e a respiração acabando é a pior coisa que existe quando estou na bicicleta, uma tortura só. Mas por curiosidade, você é alérgico a alguma coisa?

Sobre os últimos acontecimentos, vale relembrar. Na consulta com o pneumo recebi a recomendação da bombinha, além do pedido de exames de sangue e de esforço pulmonar. O de esforço não deu nada, tenho padrões normais para quem pratica esporte. O de sangue demorou um pouco para sair, então segui a recomendação do médico e usei a bombinha Aerodini.

Foram três vezes. Depois desisti e arremessei o inalador para bem longe com toda a força, porque consegui ter TODOS os efeitos colaterais comuns: taquicardia, tremores, dor de cabeça e agitação. E esses efeitos começaram a aumentar de duração no terceiro uso, então parei. É verdade que ela me ajudou muito, mas a tremedeira e a taquicardia me assustaram. E ainda tinha um pouco do tal muco.

A pista maior veio no exame de sangue, quando finalmente saiu. Descobri que a demora tinha sido causada pelo resultado do teste de alergia, que o laboratório refez para ter certeza de que os resultados estavam certos (sempre uma boa coisa). E quando isso acontece, bem... não pode ser bom. Pois é, segundo o exame sou EXTREMAMENTE alérgico a poeira. Já sabia que tinha uma alergia, mas eu acreditava que ela era causada por mofo. As peças começaram a se ligar quando fiz o retorno com o médico: em Brasília, especialmente durante a seca, a poeira sobe fácil, e durante o esforço a respiração tende a ser feita pela boca. Com isso mais partículas entram, o sistema imunológico pira e tenta expulsar isso fechando os brônquios e produzindo muco. Ouvindo isso uma ficha caiu, o muco tende a ser bem menor em tempo úmido, mesmo sem bombinha.

Moral da história: o médico trocou o Aerodini por uma mais fraca, a Atrovent, o que foi uma maravilha já que não sinto nenhum efeito colateral com ela após dez usos (2 sprays a 15 minutos antes do exercício). Inclusive tenho pedalado algumas vezes sem ela e não me sinto tão mal assim, mas pode ser o tempo.

Mas só isso não adianta, e ele também me receitou um tratamento prolongado para a alergia, acabando assim com a origem do problema. O (outro) problema é o preço do medicamento, ridiculamente caro, e por conta disso ainda não comecei. Até lá vou usando a bombinha mesmo, e com o tempo começando a ficar mais úmido minha respiração tende a melhorar.

De repente era por isso que eu adorava pedalar na chuva quando criança...

Editado por fabioromeo - 20 Set 2009 as 04:04
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2009 as 13:04
Originalmente postado por fabioromeo fabioromeo escreveu:

André, beleza? Essa sensação do muco subindo e a respiração acabando é a pior coisa que existe quando estou na bicicleta, uma tortura só. Mas por curiosidade, você é alérgico a alguma coisa?

Sobre os últimos acontecimentos, vale relembrar. Na consulta com o pneumo recebi a recomendação da bombinha, além do pedido de exames de sangue e de esforço pulmonar. O de esforço não deu nada, tenho padrões normais para quem pratica esporte. O de sangue demorou um pouco para sair, então segui a recomendação do médico e usei a bombinha Aerodini.

Foram três vezes. Depois desisti e arremessei o inalador para bem longe com toda a força, porque consegui ter TODOS os efeitos colaterais comuns: taquicardia, tremores, dor de cabeça e agitação. E esses efeitos começaram a aumentar de duração no terceiro uso, então parei. É verdade que ela me ajudou muito, mas a tremedeira e a taquicardia me assustaram. E ainda tinha um pouco do tal muco.

A pista maior veio no exame de sangue, quando finalmente saiu. Descobri que a demora tinha sido causada pelo resultado do teste de alergia, que o laboratório refez para ter certeza de que os resultados estavam certos (sempre uma boa coisa). E quando isso acontece, bem... não pode ser bom. Pois é, segundo o exame sou EXTREMAMENTE alérgico a poeira. Já sabia que tinha uma alergia, mas eu acreditava que ela era causada por mofo. As peças começaram a se ligar quando fiz o retorno com o médico: em Brasília, especialmente durante a seca, a poeira sobe fácil, e durante o esforço a respiração tende a ser feita pela boca. Com isso mais partículas entram, o sistema imunológico pira e tenta expulsar isso fechando os brônquios e produzindo muco. Ouvindo isso uma ficha caiu, o muco tende a ser bem menor em tempo úmido, mesmo sem bombinha.

Moral da história: o médico trocou o Aerodini por uma mais fraca, a Atrovent, o que foi uma maravilha já que não sinto nenhum efeito colateral com ela após dez usos (2 sprays a 15 minutos antes do exercício). Inclusive tenho pedalado algumas vezes sem ela e não me sinto tão mal assim, mas pode ser o tempo.

Mas só isso não adianta, e ele também me receitou um tratamento prolongado para a alergia, acabando assim com a origem do problema. O (outro) problema é o preço do medicamento, ridiculamente caro, e por conta disso ainda não comecei. Até lá vou usando a bombinha mesmo, e com o tempo começando a ficar mais úmido minha respiração tende a melhorar.

De repente era por isso que eu adorava pedalar na chuva quando criança...
 
Sei lá se sou alérgico. Tenho cachorro, e gato em casa, meu quarto passa longe de ser um brinco, e já durmi na casa do meu avô cheia de mofo sem ter crise alguma. Mas, quando o clima fica mais seco aí as crises pegam pra valer.
Não fiz nenhum desses dois exames pelo que eu me lembre, mas cheguei a tomar vacinas, e a coleção de bombinhas também inclui esse Atrovent (só que uso mais é no nebulizador). Mas, realmente o preço desses tratamentos é uma facada. Tem o tal do Espiriva (já usei, e achei uma porcaria de tão ineficiente a forma de administração dele), que a última vez que levantei o preço estava na casa das 200 pratas. Meu problema agora tem sido mesmo é a pneumonia. Por mais superficial que esteja o processo de infecção já me arrebenta todo, e pra variar geralmente pneumonia=clima frio=baixa umidade aí já viu.
Mas, achei interessante saber de alguém apresentando efeitos colaterais à essas bombinhas de Salbutamol. Geralmente as bulas colocam tanto efeito colateral, e reações adversas que já interpretava aquilo como "vamos colocar tudo quanto é tipo de enfermidade pra se o sujeito morrer de unha engravada a família não nos processar". Mas, agora lembro que tem sempre um bocado de gente que pergunta porquê os dedos da minha mão ficam tremendo, e eu convivo com isso faz tanto tempo que sequer acho que tem algo tremendo (afinal se até a torre Eiffel oscila, por quê meus músculos teriam que ser estupidamente rígidos?), estou achando agora que pode ser efeito mesmo da bombinha.
Aqui: Você não apresentou crises de tose com o Atrovent não? Comigo não é sempre, mas de vez enquanto apresento tal efeito.


Editado por André Santos - 20 Set 2009 as 13:07
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2009 as 13:32
Ah é, esqueci desse detalhe. Sempre que aplico uma dose do spray vem a tosse em seguida. Não chegar a ser uma crise, mas tusso três ou quatro vezes e só. É o único efeito colateral que tenho com esse inalador, e acho bem mais razoável que os efeitos do Aerodini.

Talvez seja interessante pedir exames de sangue para alergia, assim você saberia melhor se isso é um fator que influencia na produção do muco. Quando o sistema imunológico se rebela é duro de aguentar...
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notivago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2009 as 12:20

Fábio,

Alergia à poeira fica facil de aliviar para o pedal, existem máscaras anti-poluição e outras tranqueiras, dá uma olhada aqui:

http://www.respro.com/products/urban-commuting/cycling/techno_mask/

Durante a minha crise de bronquite, teve dia que eu só consieguia dormir se estivesse com a máscara, sem ela tossia sem parar, com ela o pulmão nem incomodava.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2009 as 18:42
Originalmente postado por fabioromeo fabioromeo escreveu:

Sempre que pego um pedal mais pesado, onde tento manter uma média mais alta em subidas, tenho o mesmo problema: as vias respiratórias começam a encher de muco transparente, eu paro de respirar pelo nariz porque é impossível e passo a fazer isso pela boca. O resultado é o maldito ACK, RRRACK, CAHAM que preciso fazer para tentar respirar. Se reduzir a um passo de tiozinho o problema diminui, mas basta aumentar o esforço para tudo começar de novo.

Sempre foi assim, em todos os esportes, e por esse motivo achava que era normal. Afinal sempre via atletas de fim de semana cuspindo na grama durante um cooper.

Só que li num site, acho que foi o bicycling.com, sobre ASMA INDUZIDA POR EXERCÍCIO. E com sintomas muito parecidos com os que eu tinha. Mas que praga?

Depois que li sobre o assunto fiquei encucado, e pretendo marcar uma consulta médica para tirar isso a limpo. Será que eu tenho esse problema? E porque nunca li nada sobre isso nos últimos 20 anos? Mais alguém sofre com algo parecido?




Já foi ao medico???

Se ainda não foi...fica de olho pra nao morrer na trilha e da trabalho pro "tiozinho" que voce ultrapassou ter que te carregar...

Sem querer assustar...mas é isso.
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2009 as 18:46
Vc postou pela primeira vez em 5/04!!!!

Ultimo post...20/09


VAI AO MÉDICO MOLEQUE!!!! rsss

Infelizmente ninguem aqui do forum vai poder cuidar disso para voce.

Brinca com a saude não...



AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X