Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - As leis da estrada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


As leis da estrada

 Responder Página  <1 234
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CONDE TERRANOVA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2012
Goiáz
Offline
Mensagens:222
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CONDE TERRANOVA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 11:21
Recomendo o uso de um retrovisor acoplado ao capacete, com espelho convexo, você pode fazer em casa e só vai gastar com o espelhinho...   Logo postarei um tópico explicando.

Esse tipo de retrovisor é o mais indicado pra Speed na minha opinião porque além de deixar a bike "limpa" não esta suscetível aos abalos do solo que deixa o retrovisor inútil
Voltar ao Topo
marcelorodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Joinville
Offline
Mensagens:503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 11:31
Originalmente postado por CONDE TERRANOVA CONDE TERRANOVA escreveu:

Recomendo o uso de um retrovisor acoplado ao capacete, com espelho convexo, você pode fazer em casa e só vai gastar com o espelhinho...   Logo postarei um tópico explicando.

Esse tipo de retrovisor é o mais indicado pra Speed na minha opinião porque além de deixar a bike "limpa" não esta suscetível aos abalos do solo que deixa o retrovisor inútil




Eu comprei um da Zefal, muito bom, mas foi salgado (50 dilmas)
Depois posta teu tutorial ai :)
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 11:53
Já testei uma infinidade de retrovisores, e o melhor de todos disparado é o Zefal Spy. Serve até pro speedeiro mais conservador e funciona muito bem! Um retrovisor funcional é extremamente útil, pois podemos constantemente verificar o que está vindo por trás sem ter que virarmos a cabeça, o que ainda mantém a visão periférica do que está vindo pela frente, toma muito menos tempo e elimina a possibilidade de virar a bicicleta ao virar o pescoção para trás. Com um retrovisor desses podemos dar uma verificadinha no que está vindo por trás a cada 30 segundos sem incômodos, ou a cada vez que ouvimos qualquer barulho de motor.




Além disso, uma boa alternativa ao apito que foi mencionado aqui é uma Airzound, uma buzina a ar projetada para bicicletas. Eu tenho uma e posso atestar que soa com a mesma intensidade de uma buzina automotiva.



O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
marcelorodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Joinville
Offline
Mensagens:503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 12:36
O que eu uso é este aqui
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 13:22
não me adaptei ao espelho retrovisor no capacete, de todos testados prefiro o zefal spy,


Uploaded with ImageShack.us

não dispenso os piscas, uso uma lanterna de led recarregável bem forte para sinalizador diurno no guidão, porque muitos motoristas abrem as portas dos carros de maneira irresponsável ou saem de garagens, cruzamentos, estacionamentos sem atenção. o maldito insulfilm contribui muito para isso na minha opinião, pois é o inimigo da boa visibilidade ...
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 13:24
Tenho usado também o spy e digo uma coisa, pedalar sem retrovisor nunca mais.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 17:41
Li todo o tópico e eu, que viajo quase que só em estradas asfaltadas, de todos os portes, gostaria de dar meus pitacos:

1. Retrovisor para mim é indispensável. E mesmo assim, olhar pra trás na hora de uma entrada de posto ou saída de pista é fundamental.

2. Nunca force quando dois carros forem cruzar na estrada próximo a você (um vem outro vai); saia para o acostamento, mesmo que ele seja mínimo; se não existir, eu paro e me espremo o máximo para deixar os veículos passarem. Semana passada, perto de São José do Barreiro houve um acidente grave, provocado por um ciclista numa situação dessa, segundo a notícia:
http://www.passeiaki.com/noticias/onibus-passaro-marrom-cai-ribanceira-rodovia-tropeiros

3. Sinalização dianteira e traseira sempre ligada.


Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 09:22
Originalmente postado por Stridergym Stridergym escreveu:

Boa tarde.
Contribuindo,nas ciclofaixas e ciclovias,evite ficar ziguezagueando,neste último domingo quase tomei um capote em uma subida da ciclofaixa quando fui ultrapassar um MTB,minha roda dianteira já estava nivelada com a roda traseira dele eis que ele fica em pé na bike e começa a jogar de um lado para o outro,tive que frear e tirar dele,outra dica,se parar para descansar,conversar ou qualquer outra coisa,evite ficar na via,suba na calçada para,assim evita acidentes e não atrapalha o trânsito :)


Os conselhos são excelentes, mas esperar que isso aconteça numa ciclovia, ao menos ATUALMENTE, é completamente utópico. Pedalar na ciclovia é vagar pela terra de ninguém, tem que antecipar QUALQUER COISA...
Voltar ao Topo
AdrianoSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2013
Masculino
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AdrianoSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 10:54
Bom, comecei a pouco tempo mas com certeza os pontos mais complicados são saidas e entradas nos acessos das rodivias, os motoristas ao inves de reduzir, aceleram, e sempre algum espertinho tentando cortar algum caminhão ao inves de aguardar atrás dele.

Portanto ao cruzar acessos tenha cuidado redobrado com caminhoes, não só pela velocidade deles e pelo fato que se ele precisar freiar não vai conseguir, mas também porque eles escondem outros carros de você e bloqueiam a visão dos outros motoristas.

Na dúvida pare e espere, melhor chegar tarde que não chegar nunca..

:)

Fiquei interessado pela idéia do retrovisor, acho que vou acabar tentando.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 11:05
Quanto aos espelhos, tirei ontem uma foto do que eu uso:

http://distilleryimage7.ak.instagram.com/d6d2de74887711e3bcf60e0b3ba442d7_8.jpg

Nessa posição foi o melhor lugar que encontrei para fixa-lo, não atrapalha em nenhuma pegada, seja com as mãos sobre do drop ou debaixo, e em ambas posições tenho uma boa visão no espelho.

Para aqueles céticos que dizem que a olhada para atrás é melhor, digo o seguinte. O retrovisor tem muitas vantagens sobre a olhada, a primeira é que olhar tem que virar o pescoço, o que dependendo do cansaço é complicado, gasta energia, as vezes doi e também quer dizer que você irá percorrer alguns metros sem olhar para a frente. Na prática, a maioria das pessoas acaba virando a cabeça mesmo só nos cruzamentos, fora isso é raro ficar olhando para atrás.

Com o retrovisor não tem esse problema, você consegue olhar sem mexer a cabeça, só abaixando o olho, e ainda consegue olhar para a frente com a visão periférica.

As desvantagens é que as vezes fica um pouco difícil calcular a distancia dos carros, mas para isso, quando chega nos cruzamentos, nada impede de olhar para atrás. Alias, mesmo nos cruzamentos ainda o retrovisor tem vantagem, você pode ficar olhando nele até o momento de atravessar (as vezes pode levar alguns segundos até todos os carros passarem), com isso não precisa ficar com o pescoço virado.

O retrovisor também se mostrou fantástico em 2 situações. Em lugares onde o acostamento vira terceira faixa, tipo uma subida de serra, ou em estradas vicinais. Estradas vicinais são fantásticas, movimento baixo, não tem aquele monte de caminhão passando, só que normalmente não tem acostamento e muitas vezes o asfalto no bordo da pista é pior do que bem no meio. Para andar no meio você teria que ficar olhando para atrás a cada 10 segundos, o que ninguém aguenta, mas, com retrovisor você consegue olhar até em menos tempo sem nenhum problema.

Depois de usar eu garanto, você nunca mais vai conseguir andar sem esse acessório. Item de segurança prioritário pra mim daqui pra frente.


Editado por T.C. - 29 Jan 2014 as 11:07
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 11:09
Muito legal o retrovisor, está quase "adotando" a ideia!

e esse lugar, acho que conheço: é o túnel, antes do pedágio de São luís do Puruca?
corinthians
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 11:47
Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

e esse lugar, acho que conheço: é o túnel, antes do pedágio de São luís do Puruca?

Thumbs Up
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 13:40
Originalmente postado por T.C. T.C. escreveu:

Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

e esse lugar, acho que conheço: é o túnel, antes do pedágio de São luís do Puruca?

Thumbs Up


Pedalando, segurando o celular e olhando pra baixo pra tirar foto num trecho sem acostamento..... desse jeito pode andar sem capacete e sem espelho pq o risco é o mesmo kkk
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 13:47
O TC usa capacete desde quando?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 14:05
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Originalmente postado por T.C. T.C. escreveu:

Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

e esse lugar, acho que conheço: é o túnel, antes do pedágio de São luís do Puruca?

Thumbs Up


Pedalando, segurando o celular e olhando pra baixo pra tirar foto num trecho sem acostamento..... desse jeito pode andar sem capacete e sem espelho pq o risco é o mesmo kkk


Se olhar o asfalto, verá que estou parado. Wink
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 14:29
Oloko...para tirar uma fotos dessas (muito boa, por sinal) andando com a bike...só se fosse "ninja mesmo" !
corinthians
Voltar ao Topo
Wilson XI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Nov 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1075
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wilson XI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 08:59
Sobre os espelhos, só usei em minhas bikes de quando criança. Não tenho nada contra o seu uso, mas desde que isso não desestimule o treino dessa habilidade importante que é olhar para trás. Num outro tópico, um ciclista (que deve ser novato ou não tão entusiasta) disse que olhar para trás fazia com que a bicicleta fosse para os lados e, por isso, alegava que não poderia fazer certas coisas; com treinamento, essa falta de controle pode ser bem minimizada.

Mas há situações em que essa mirada para trás pode ser bem complicada, como tráfego em velocidade ao seu lado ou a presença de muitos obstáculos na sua via, quando, mesmo com treinamento, torna-se algo em tenso. Às vezes, nessas situações, eu mesmo gostaria de ter um espelho.

Em outras, o espelho pode não ser muito útil, como quando estamos sujeitos a muitas trepidações e o espelho vibra muito (percebi isso num carro). Nesse caso, nada melhor que uma olhada para trás. Também, a convexidade de certos espelhos interferem na noção de profundidade, importante na hora de atravessar uma pista por exemplo.

Esse espelho de capacete existe há um bom tempo, mas não vejo muita gente usar. Acho que o problema de trepidação pode ser menor, mas o campo de visão não é muito restrito? Se combinar com as olhadas para trás talvez isso não seja tanto problema.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 09:45
Pedalo com retrovisor no capacete há alguns anos e olho pra trás mais pra fazer uma comunicação visual com o motorista ou mesmo com o ciclista. Em geral não quero ver nada, e sim dizer, com o gesto, que estou a par do que rola atrás de mim Clown.

O espelho no capacete é o mais estável, mas há modelos e modelos. O que dá mais certo pra mim é um feito caseiramente a partir dum retrovisor bem furreca, encontrado nas bicicletarias mais simples:


Dá tão certo que, da última vez, comprei 4 duma vez, pra deixar de estoque em casa. Foto antiga dum capacete que nem tenho mais, perdi num ataque de abelhas, mas fica mais ou menos assim.

Também tenho este aqui, q vende na faccin, montado num capacete que "mora" em outra cidade. Ele é bom, mas menos estável que o caseiro, e menor, porém convexo. Me exige, particularmente, um foco diferente, não consigo explicar. Tb é bem mais frágil, o que por um lado é bom, que significa que se quebra facilmente num acidente; por outro lado, quebra com qualquer bobeirinha, eu mesmo já quebrei um voltando duma viagem, na rodoviária do Tietê. Pra quem viaja muito de ônibus, desaconselho.

Também já tive um de instalar no óculos, comprei na Jenson, é o menos estável, mas acabei perdendo numa cicloviagem. Uma coisa boa é poder usá-lo qndo se está sem capacete (polêmica!Nuke).

Tenho vontade de experimentar o zefal spy, no drop do guidão, o Luciano já tentou me convencer da eficiência dele há um tempo, e tenho outros companheiros que usam, com fidelidade.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
CONDE TERRANOVA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2012
Goiáz
Offline
Mensagens:222
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CONDE TERRANOVA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2014 as 19:45
Esse foi o que fiz, leva um tempo pra se adaptar porque fica meio no inicio estranho andar com aquilo na sua frente, mas quando se acostuma ele vira praticamente uma extensão do seu corpo e você não quer saber de outro tipo.

Fiz com um raio de roda que tinha aqui sobrando, dobrado com alicate e um espelho convexo que você compra em qualquer autopeças por uns 5 reais.

O capacete é um velho Giro dos anos 90



 


Ele é totalmente destacável do capacete pra poder guardar.. A vantagem é que alem de estável, você pode tem um ângulo de visão de tudo atrás de você só virando um pouco a cabeça


Mas esses espelhos mostrados no tópico são muito eficientes também... O que não rola mais é andar sem retrovisor.

 

Editado por CONDE TERRANOVA - 31 Jan 2014 as 19:49
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2014 as 14:19
o espelho zefal spy fornece uma imagem aparentemente mais distante,ou seja, na verdade o carro ou caminhão está mais próximo de você 

.  para atravessar uma rodovia o certo é parar no canto do acostamento num trecho reto para poder olhar, atravessar confiando no espelho ou no som é altamente perigoso

aqui na BR040  temos os tachões ou tartarugas de sinalização que podem derrubar até uma moto, por isso temos que olhar para o espelho rapidamente , para não deitar no asfalto, nas trepidações dá para ver uma silhueta do veículo, e o problema agora é a quantidade de carros e caminhões parados no acostamento, geralmente falando no celular

o espelho de capacete, pelo menos o que eu tenho, trepida e não fornece boa imagem, tem que ficar buscando a imagem 

concordando com os colegas  não pedalo sem o retrovisor, mas observo que ninguém de speed usa

por isso tudo o ciclista tem que estar SEMPRE ALERTA, o inesperado pode vir na próxima curva, ou passar raspando
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
karakoram Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Mai 2012
criciuma
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar karakoram Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2014 as 21:46
Achei esse Zefal spy considerável, parece não atrapalhar a pegada, além de ser de fácil visualização.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2014 as 16:00
Originalmente postado por CONDE TERRANOVA CONDE TERRANOVA escreveu:

Fiz com um raio de roda que tinha aqui sobrando, dobrado com alicate e um espelho convexo que você compra em qualquer autopeças por uns 5 reais.

Será que em caso de queda e colisão do capacete, esse raio não pode apresentar riscos?! Os suportes de retrovisores de capacete que já vem prontos de fábrica normalmente são de plástico, e não de vareta de metal.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
CONDE TERRANOVA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2012
Goiáz
Offline
Mensagens:222
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar CONDE TERRANOVA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2014 as 00:01
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Originalmente postado por CONDE TERRANOVA CONDE TERRANOVA escreveu:

Fiz com um raio de roda que tinha aqui sobrando, dobrado com alicate e um espelho convexo que você compra em qualquer autopeças por uns 5 reais.

Será que em caso de queda e colisão do capacete, esse raio não pode apresentar riscos?! Os suportes de retrovisores de capacete que já vem prontos de fábrica normalmente são de plástico, e não de vareta de metal.


Tambem fiquei preocupado com relação a isso por isso eliminei qualquer ponta saliente que possa perfurar, dobrei um encaixe em forma de "clipe" que encaixa de cima pra baixo pela entrada de ar do capacete... Ele so se solta pra cima nunca pra baixo em direção ao rosto
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 234

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X