| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Acessrios para bicicleta e ciclista
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Arquivo gpx diferente do registrado pelo gps
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Arquivo gpx diferente do registrado pelo gps

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
wagner marinho Ver Drop Down

mar de espanha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de wagner marinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Arquivo gpx diferente do registrado pelo gps
    Enviado: 17 Set 2023 as 18:50
Ola pessoal. Fiz meu primeiro pedal com o igpsport520 e minha atividade marcou 15.6 de media e 2h18 de pedal. Mas ao jogar o arquivo para o strava ele marcou 14.9 de media e 2h25 de pedal. Porque houve essa diferena? Diferena grande inclusive..

Editado por wagner marinho - 17 Set 2023 as 18:50
prefiro morrer que perder a vida
Voltar para o topo
dmt06 Ver Drop Down

Braslia, DF
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dmt06 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2023 as 19:35
Originalmente Postado por wagner marinho wagner marinho Escreveu:

Ola pessoal. Fiz meu primeiro pedal com o igpsport520 e minha atividade marcou 15.6 de media e 2h18 de pedal. Mas ao jogar o arquivo para o strava ele marcou 14.9 de media e 2h25 de pedal. Porque houve essa diferena? Diferena grande inclusive..

Essa diferena acontece em funo da maneira como cada app utiliza as informaes do arquivo gpx para calcular a velocidade mdia e outras informaes. Um pode utilizar o tempo total da atividade e outro utiliza o tempo de movimento, que exclui o tempo parado. 
Voltar para o topo

mar de espanha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de wagner marinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2023 as 20:48
Originalmente Postado por dmt06 dmt06 Escreveu:

Essa diferena acontece em funo da maneira como cada app utiliza as informaes do arquivo gpx para calcular a velocidade mdia e outras informaes. Um pode utilizar o tempo total da atividade e outro utiliza o tempo de movimento, que exclui o tempo parado.

Ento mas o que eu queria entender o seguinte: eu apenas marquei pelo gps. Esse gps gerou um arquivo que o tempo era 2h18 por que o strava pegou o arquivo e transformou em 2h25? O certo era apenas pegar os dados e copiar. No site do igpsport esta certinho os dados. Se eu tivesse marcado nos 2 dispositivos a eu entenderia a diferena. Mas o app nao deveria modificar o arquivo. Ou deveria? Sem lgica
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2023 as 21:02

Originalmente Postado por dmt06 dmt06 Escreveu:

Ento mas o que eu queria entender o seguinte: eu apenas marquei pelo gps. Esse gps gerou um arquivo que o tempo era 2h18 por que o strava pegou o arquivo e transformou em 2h25? O certo era apenas pegar os dados e copiar. No site do igpsport esta certinho os dados. Se eu tivesse marcado nos 2 dispositivos a eu entenderia a diferena. Mas o app nao deveria modificar o arquivo. Ou deveria? Sem lgica

Como disse o outro user, cada plataforma calcula as informaes de maneira diferente. Neste caso, possivelmente a velocidade mnima para considerar que a atividade um pedal menor do que a Igpsport considera, por isso a discrepncia.

Mas no, no h modificao do arquivo, apenas interpretaes diferentes dos dados.
Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Solito Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2023 as 22:23
Vamos imaginar um segmento do Strava, naquele que o pessoal compete...
Do ponto A at o ponto B temos X Kms, o Strava usa o horrio que voc passou pelos pontos A e B, pode ser que seu GPS tenha pausa automtica, ou voc tenha pausado para atravessar uma estrada (por exemplo), da no seu GPS o tempo decorrido vai ser 18 minutos, mas no Strava vai aparecer 22 minutos (imaginando que demorou 4 minutos para atravessar a rodovia)...
Vamos agora no seu caso...
Voc ligou o GPS e saiu, 2h25 depois pausou e salvou a atividade, mas no percurso voc ficou parado durante 7 minutos, semforo, esquina, tomando gua, o seu GPS usou o tempo em movimento para calcular a media, o Strava o tempo total...
Eu creio que seja esse o motivo da discrepncia...
Voltar para o topo

mar de espanha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de wagner marinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 06:00
[QUOTE=Solito] Vamos imaginar um segmento do Strava, naquele que o pessoal compete...
Do ponto A at o ponto B temos X Kms, o Strava usa o horrio que voc passou pelos total...
Eu creio que seja esse o motivo
Meu tempo total foi 2h42. Tanto no strava quanto no gps. Absolutamente todos os dados esto identicos, altimetria, km, velocidade maxima, horario de saida e chegada. Mas os 7 minutos de diferena de tempo efetivo que me intrigou pois eu no sabia que o strava poderia modificar isso buscando um arquivo gpx que dizia que eu pedalei esses 7 minutos a menos. Tive varias paradas ao longo do caminho. E o interessante que minha esposa teve uma marcao no mesmo pedal muito mais precisa. Ela no tem gps apenas um cataye simples que marcou 15.0 de velocidade media e o strava marcou 15.1.

Editado por wagner marinho - 18 Set 2023 as 06:03
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de stefanob Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 08:56
tem que separar o que q o gps faz, e o que a plataforma faz
o gps vai l e registra dados e parmetros, ele pega o horrio que voc passou em cada ponto e registra tudo isso no gpx. A a plataforma, seja a IGPSports, o Strava, o Garmin ou qqr outro que seja, ali que vai fazer os clculos com essa entrada de dados e te mostrar os resultados na tua atividade.

e ai que acaba dando essas divergncias, pq as vezes o mapa que cada uma usa diferente, com relevo diferente, e ai um diz que voc subiu 10 e o outro 12m.
ai um considera que abaixo de 5kmph autopause, mas o outro continua contando o tempo e s para no 0kmph mesmo - isso pode resultar em minutos a mais, e velocidade mdia a menos, por ex

nunca fui atrs de artigo ou pesquisa oficial sobre isso, mas minha impresso que at uns anos atrs o Strava at deixava que outros Apps entregassem a informao pronta pra eles, e s apresentavam. Mas ai passaram a reprocessar tudo de um tempo pra c, pra ter tudo num mesmo parmetro de clculo, e evitar divergncias em segmentos por causa disso
pq ai voc podia ter um gps que bugou num segmento, te teletransportou e disse que voc passou ali a 40km/h ao invs de 20km/h, teu App de origem l assim e te daria o kom por isso. Mas qdo cai pro Strava eles recalculam e pegam esses erros
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo

mar de espanha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de wagner marinho Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 09:00
Originalmente Postado por stefanob stefanob Escreveu:

tem que separar o que q o gps faz, e o que a plataforma faz
o gps vai l e registra dados e parmetros, ele pega o horrio que voc passou em cada ponto e registra tudo isso no gpx. A a plataforma, seja a IGPSports, o Strava, o Garmin ou qqr outro que seja, ali que vai fazer os clculos com essa entrada de dados e te mostrar os resultados na tua atividade.

e ai que acaba dando essas divergncias, pq as vezes o mapa que cada uma usa diferente, com relevo diferente, e ai um diz que voc subiu 10 e o outro 12m.
ai um considera que abaixo de 5kmph autopause, mas o outro continua contando o tempo e s para no 0kmph mesmo - isso pode resultar em minutos a mais, e velocidade mdia a menos, por ex

nunca fui atrs de artigo ou pesquisa oficial sobre isso, mas minha impresso que at uns anos atrs o Strava at deixava que outros Apps entregassem a informao pronta pra eles, e s apresentavam. Mas ai passaram a reprocessar tudo de um tempo pra c, pra ter tudo num mesmo parmetro de clculo, e evitar divergncias em segmentos por causa disso
pq ai voc podia ter um gps que bugou num segmento, te teletransportou e disse que voc passou ali a 40km/h ao invs de 20km/h, teu App de origem l assim e te daria o kom por isso. Mas qdo cai pro Strava eles recalculam e pegam esses erros

Muito obrigado amigo. Realmente faz muito sentido sua resposta. No final das contas acho que no tem mundo ideal. Como eu relatei. Tudo estava identico, km, altimetria, tempo total, e inclusive a minha esposa que sempre estava atras ficou na minha frente na media kkkk. Entao eu acho que o strava esta fazendo muito mal essa reinterpretao de dados.
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de BrunoRHCP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 16:32
No strava tem as opes "corrigir altimetria" e "corrigir distncia", clique e ele vai atualizar. No sei baseado em que ele atualiza, se na fonte do GPX ou alguma correo posterior, mas pode ser que os valores se aproximem do que mostrava no visor.

Lembre-se que o visor mostra os dados sem passar pelo servidor ou qualquer "tratamento". Aps voc salvar e subir, esses valores passam pelo servidor do seu GPS que depois envia para o servidor do Strava e tambm ser "tratado" l. Lembrando que o Strava tem dados de milhares de ciclistas que passaram por onde voc passou, e acho que ele acaba pegando uma mdia dos dados. Por exemplo, se voc for pela rua e seu colega pela calada com algumas lombadinhas e zigue zague pode ser que o Strava no final d os mesmos valores, pensando que fizeram a mesma rota que os N ciclistas que passaram ali historicamente.

No final, tudo uma "mdia" e aproximao, tanto a distncia como velocidade.
Tem GPS que para de marcar abaixo de 4 ou 5km, quer dizer, em uma subida bem ngreme, ele pensa que voc parou l embaixo e depois de X tempo "apareceu" l em cima, ele vai e faz essa mdia.
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X