| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Aro "gastando" sapata de freio V-Brake
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Aro "gastando" sapata de freio V-Brake

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
Henrique_hcs Ver Drop Down

Niteri
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Henrique_hcs Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Aro "gastando" sapata de freio V-Brake
    Enviado: 09 Jan 2020 as 09:38
Bom dia, pessoal!

Comprei recentemente uma Rockrider 300 e para minha surpresa em menos de 3 dias a sapata dianteira esquerda se desgastou at o ponto de aparecer o ao e arranhar a parede lateral da roda. A traseira direita tambm se desgastou muito mas no chegou a arranhar o aro.

Troquei a roda danificada e a sapata, mas estou com a suspeita de que a juno do aro (que de parede simples) est com uma "rebarba" e raspando forte no freio, causando o desgaste excessivo. Ento apesar da troca feita ontem, provavelmente o problema vai persistir. Algum j escutou algo parecido? Antes de trocar as rodas (estava querendo colocar uma aero Vzan) gostaria de tentar algo como lixar com uma lixa bem fina para tentar tirar essa rebarba da parede do aro.

Abraos!
Voltar para o topo
Sylvio604 Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Sylvio604 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 11:55
s toma cuidado em no tirar as estrias que tem no aro que facilitam a frenagem .... 
Voltar para o topo
Sylvio604 Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Sylvio604 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 11:56
cuidado tbm para no enfraquecer o aro que seria o mais problematico 
Voltar para o topo
Sylvio604 Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Sylvio604 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 11:57
mas realmente acabou rpido demais ....talvez a qualidade da borracha do freio tbm no seja das melhores ... vale gastar um pouquinho nelas .... mas nada exagerado 
Voltar para o topo
Joao Ang Ver Drop Down

Brasil
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Joao Ang Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 13:06
Eu j usei lixa para fazer esse trabalho aqui , s que primeiro voce vai ter que fazer uma inspeo visual e identificar o ponto que est causando esse desgaste, voce pode tambem apertar uma das astes do freio com a mao para ela ficar tocando bem de leve o aro e rodar a roda e tentar encontrar a parte irregular. Quando voce encontrar o ponto voce vai pegar uma lixa bem fina e com o dedo mesmo voce preciona ela sobre a parte a ser lixada e executa o servio, voce passa a lixa 1 vez e confere visualmente e passa o dedo nu na parte lixada para conferir se tem que retirar mais material. Fazendo dessa forma voce no danifica o aro e ainda faz um servio de excelente qualidade. No meu caso, j fiz o procedimento umas 4 vezes , toda elas o que causou o dano ao aro foram pedras que esbarraram no mesmo . S tem que tomar cuidado se o aro tiver aquelas estrias para facilitar a frenagem a lixa vai acabar com as mesmas.
Voltar para o topo

Niteri
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Henrique_hcs Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 13:31
Exatamente... Esses materiais de entrada dependendo so de pssima qualidade.
Voltar para o topo

Niteri
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Henrique_hcs Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 13:38
Joo vou tentar esse procedimento sim.

Com relao ao local, justamente na juno do aro. Acredito que seja mesmo um erro de projeto ou por conta do acabamento mal feito mesmo. O aro nem possui as estrias, uma superfcie lisa.

Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down

so paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de zoda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 13:41
[QUOTE=Henrique_hcs] Bom dia, pessoal!

Comprei recentemente uma Rockrider 300 e para minha surpresa em menos de 3 dias a sapata dianteira esquerda se desgastou at o ponto de aparecer o ao e arranhar a parede lateral da roda. A traseira direita tambm se desgastou muito mas no chegou a arranhar o aro.

Troquei a roda danificada e a sapata, mas estou com a suspeita de que a juno do aro (que de parede simples) est com uma "rebarba" e raspando forte no freio, causando o desgaste excessivo. Ento apesar da troca feita ontem, provavelmente o problema vai persistir. Algum j escutou algo parecido? Antes de trocar as rodas (estava querendo colocar uma aero Vzan) gostaria de tentar algo como lixar com uma lixa bem fina para tentar tirar essa rebarba da parede do aro.

Editado por zoda - 09 Jan 2020 as 13:45
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down

so paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de zoda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 13:44
[QUOTE=zoda] [QUOTE=Henrique_hcs] Bom dia, pessoal!

Esquece o que escrevi. No tinha visto a foto
Voltar para o topo

Niteri
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Henrique_hcs Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 13:49
Ento, na loja eu troquei a roda da frente, que foi arranhada pelo desgaste total da sapata. a roda de trs no chegou a ser arranhada, mas houve uma troca de uma sapata traseira tb por desgaste.
Eu s entendi realmente que o problema poderia ser no aro quando eu cheguei em casa e fui ver como estavam as sapatas. A traseira direita que eu tinha acabado de colocar j estava com claros sinais de desgaste, diferente da traseira esquerda, que no estava fazendo essa raspagem no aro.
Voltar para o topo
Joao Ang Ver Drop Down

Brasil
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Joao Ang Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2020 as 13:58
Originalmente Postado por Henrique_hcs Henrique_hcs Escreveu:

Joo vou tentar esse procedimento sim.

Com relao ao local, justamente na juno do aro. Acredito que seja mesmo um erro de projeto ou por conta do acabamento mal feito mesmo. O aro nem possui as estrias, uma superfcie lisa.

Nossa, pela foto d para ver o problema... no seu caso eu no sei se a lixa vai dar conta pq na juno das partes, uma rea crtica. Vamos ver se algum colega mais experiente pode contribuir, eu nunca tive um problema desses, os reparos que eu executei sempre foram coisas simples.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2020 as 08:53
A Cabrita, a bike da minha esposa, uma RockRider 300 feminina e a minha Xica uma RockRider 100. Ambas vieram com esses raios ruins de parede simples. No caso da Xica, no foi problema pq eu comprei ela s pelo quadro, j tinha um par de Vmaxx 36 furos raiadas com inox pra aguentar o meu peso, mas a patroa ainda t com as originais e passou por esse problema seu.

No caso dela, o degrau era mais alto e pra trs, o que j aliviou o problema. Ainda assim eu usei lixa dgua 320, depois 600 e 1200 em sequncia, com a mo leve, do jeito que o Joo recomendou, e o problema se resolveu totalmente.

No seu caso, o degrau parece ser mais baixo e pra frente. Eu tentaria inverter a roda, se for vivel, pq inverter a traseira implica em refazer a raiao. Observa se o outro lado no vai ficar com degrau contra o movimento da roda tb.

Se no der, insiste com o pessoal da Decathlon at eles trocarem a roda pra vc, mas fica em cima! A ltima coisa que eles fazem trocar a pea, vo alegar um monte de coisa.

Na verdade, a soluo definitiva refazer a roda mesmo, mas no gasta no impulso: resolve como eu sugeri e vai usando at moer (e a garantia acabar, que pras peas de dois anos), da compra rodas novas, com aros de parede dupla (sugiro Vzan Escape 260, se vc no for obeso como eu, ou Vzan Vmaxx se for), cubo de cassete (empena menos o eixo e j viabiliza upgrades na transmisso, recomendo Shimano FH-RM70 ou, se no achar, FH-RM30, ambos pra v-brake), raios em inox (no precisa ser mais grosso do que o cubo aguenta) e um cassete (freehub incompatvel com catraca).

ACHO que isso vai obrigar a migrao pra 24v ou 27v, pq cassete 7v menor que os freehubs atuais, mas confirme com um mecnico ou outro colega do frum. Seus problemas com rodas vo se acabar!
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo
Sylvio604 Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Sylvio604 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2020 as 09:29
cara a coisa ta feia ai heimm ... eu descartaria esse aro ... caso tiver na garantia pegaria outro caso no trocaria sem a menor duvida ... 

uma gambiarra seria inverter o lado do aro ...literalmente girar para que o degrau no impactasse na bastilha a cada frenagem .... mas de verdade jamais faria isso ....pelo trabalho de montar novamente o aro e a chance de ter problemas futuros ....

conclundo eu trocaria ... 
Voltar para o topo

Niteri
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Henrique_hcs Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2020 as 10:28
Vish, ento isso falha de projeto msm. Eu pensei em inverter a roda, mas ai a juno do outro lado dela que ia comer de baixo pra cima rs. Ento, a decathlon longe da minha casa, j fui l duas vezes resolver essa questo e uma baita mo de obra o deslocamento. Eu j iria colocar aros Vzan devido a maior resistncia. ento antecipei essa troca e j deixei na oficina.

Pelo menos o preo dela competitivo... Por R$699 praticamente impossvel comprar algo novo sem necessidade de alguns upgrades, somente bicicletas usadas, mas com muita busca, e na maioria das vezes tendo que pagar em dinheiro vista...

Voltar para o topo

Niteri
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Henrique_hcs Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2020 as 10:30
Exato... gastarei um pouco a mais, mas pelo menos no vou ter dor de cabea!
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2020 as 10:41
Hebrique, lembra que a mo de obra pra refazer a roda com outro aro costuma ser cara. Aqui em Belo Horizonte, um par de aros Escape 260 custa uns 70-100 reais, mas a mo de obra pros dois varia de 60 at 90. Se tiver que trocar outra coisa no futuro, tipo o cubo, vai ter de refazer a raiao, a so outros 60-90 reais a mais de novo.

Recomendo pensar bem sobre isso antes de partir pra trocar. Faa a troca, mas pense antes.
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo

Niteri
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Henrique_hcs Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2020 as 09:56
Efetuei a troca dos aros ontem por um par de aero vzan escape, colocando tb raios inox pretos. A troca ficou perfeita e o problema realmente sumiu. Apesar desse problema, ainda recomendo a bike para quem quiser uma opo de entrada, somente fazendo alguns pequenos upgrades. ABS pra galera e obrigado pelas orientaes!
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X