Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 700 em MTB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 700 em MTB

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fernandonvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2016
Brasília
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandonvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aro 700 em MTB
    Postado: 25 Out 2016 as 13:52
Amigos,

Tenho uma MTB aro 26 que é usada para trilhas (pesadas) e passeios urbanos também. Eu não disponho de espaço para ter 02 bikes, então estava aqui pensando.

Tem como eu montar duas rodas aro 700 com cubos e cassete de mtb (no meu caso shimano 9v), e também com discos de freio, para poder alternar com as rodas comuns 26 para trilha?

Minha pergunta é pq eu queria algo prático: tirar as 26 e colocar as 700, mas não sei se é possível montar uma roda com cubos e cassete MTB e aro 700.

Se for possível, é só usar o aro e os raios para roda 700 que vai dar certo?
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 14:00
29 para 700 é fácil. 26 para 27.5 é possível. 26 para 700, acho que é complicado. Aro e pneu teriam que caber na suspensão. Alinhamento e tamanho da corrente não sei se dariam certo.

Mas vai que alguém aqui já fez e pode.dar o caminho das pedras...
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
fernandonvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2016
Brasília
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandonvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 14:07
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

29 para 700 é fácil. 26 para 27.5 é possível. 26 para 700, acho que é complicado. Aro e pneu teriam que caber na suspensão. Alinhamento e tamanho da corrente não sei se dariam certo.

Mas vai que alguém aqui já fez e pode.dar o caminho das pedras...

Em tamanho de roda COM o pneu instalado, aro 26 e aro 700 são praticamente iguais. Caber no quadro/suspensão não creio ser problema.

O negócio é a relação. Dá pra colocar os cubos cassete MTB em aros 700? Aí que eu me embananei.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 14:27
Esse "praticamente" é o que pega.

Vamos esperar alguém experiente.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 15:21
Vai dar certo. Só tem que usar um cubo igual ao aro 26  e montar com cassete de MTB de 9v e um aro 29, pode ser um Vnine.  Eu usaria um cassete 11x36. Será que o cambio atual consegue trabalhar com 36 dentes da engrenagem maior.
Quanto o tamanho do conjunto,  um pneu 26x2,0 é igual a um 700x28.
Veja na foto um teste com  26x2,0 atras e 700x35 na frente.

x35 na frente.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 15:42
A.da foto é garfo rígido. A do colega parece-me ser suspensão.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
fernandonvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2016
Brasília
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandonvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 15:49
A minha é suspensão 100mm.

mas pelo que vi, pode até dar certo, mas vou ter problemas com desgaste de corrente e coroa...
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 16:00
O desgaste da corrente e coroa vai ser o normal destes componentes.
Só o cassete  vai desgastar menos pois o uso vai ser dividido pelos dois.  A não ser que tenha uma corrente para cada tipo de roda,  hoje em dia isto é fácil com o missing link.
Tem que reajustar o tamanho da roda no ciclocomputer em cada troca.
Talvez o melhor seja trocar a bike por uma aro 29.  Depende de como é seu uso em trilhas.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 16:13
Muita gente faz esse tipo de gambi, os cubos são o mesmo, o k7 também, tudo funciona da mesma forma, o que muda é o aro e a raiação. Seu maior problema é o tamanho do pneu, o fato do quadro/suspa ser 26 limita muito o tamanho do pneu, talvez vc fique limitado a pneus mais finos como 622x32 ou 622x28.

Talvez seja mais vantajoso procurar uma easy rider ou copenhague usadinhas da vida pra rodar na cidade, se a ideia for fazer só passeios vc não vai precisar de uma bike tão boa pra cidade.
Voltar ao Topo
fernandonvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2016
Brasília
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandonvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 17:13
Não tinha me ligado na questão do ciclo. É verdade.

Quanto a mudar pra uma bike 29, pra mim não é bom, pois sou baixinho, e meu estilo na trilha acho melhor o 26 mesmo... Ademais o meu quadro não suporta o 29. Então teria que comprar outra bike, e não disponho no momento da grana pra isso. Já gastei muito na minha MTB pra chegar até aqui, pra ter uma idéia, é uma KHS 2001, e só restou o quadro de original...

A questão dos pneus mais finos, é isso mesmo. Quero usar o mais fino possível, para um uso mais eficiente na cidade... 

Bem, sabendo que é possível, vou atras dos componentes agora... vou mantendo todos informados aqui, para ajudar alguem que queira fazer a mesma gambi.


Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 22:11
Sim,e tem muita gente que faz.
Em um quadro 26er e suspensao 26er passao ate pneus 28mm,os 700x28C,acima disto,se for uma RockShox ou FOX,nao tente.
O que eu recomendo é o 23mm mesmo.

O que vc precisa:De rodas quase clone,na verdade,so os mesmo numero de marchas.Os discos e o range do cassete podem ser diferentes.

Eu por exemplo,tenho 2 pares de rodas,ambos 8v,um 11-32 (700x54c/29erx2.10)e 11-30(700x23)Os discos da roda 'fina" esta bem finos,pois sao rodas velhas,preciso reajustar pastilhas ao montar,mas como freio pouco qdo uso no asfalto

Porem,cada vez menos uso estas rodas (um pela preguiça de abrir blocagem,apertar pastilhas )
E porque?pela versatilidade da 29er.E se estou no acostamento,e olho uma estrada,pulo pra la e volto pelo sitio.Ja com as rodas 23mm nao da,é acostamento direto

E agora,espero daqui a uns 2meses der certo mudar pra 9v,ai sim,tiau,com cassetes diferentes nao da.

Lista:cubos sao padrao na largura,discos tem pouca diferença de espessura,os Shimano sao mais finos,cassete se de mesmo numero nao tem problema,pode por um bem curto,como 11-28,11-25,desde q mesma marchas.
Isto naos era um problema pra vc.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 22:13
Com o clicocomputador,sao 5 cliques pra ajustar diametro,tenho as medidas na cabeça...e 2 imas.
Alias,um é uma gambi
Mas sim,cada vez q penso em monta elas,da uma preguiiiiiçççaa...

Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 23:23
Alguns ciclocomputadores possuem a opção de configurar um segundo tamanho de roda.  o meu que é 2009 e um monte de fios tem... então acho que hoje deve estar mais fácil.  Num tópico antigo um forista levantou essa questão e se não me engano, deu certo alternar pra aro 700 numa bike aro 26.  deu certo por ser disco.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 23:38
Boa parte dos quadros aro 26" aceitam rodas 700c com pneus 35mm sem problemas.... Na duvida o certo é medir pra ver se vai caber mesmo .... Uma forma de saber se cabe é pegar um eixo de cubo ou uma barra de ferro que simule um eixo e coloca-la na gancheira da roda como se fosse colocar uma roda no quadro( não precisa prender nada) , e com uma trena meça o vão livre do centro do centro dessa barra até encostar no quadro, se a medida der 35,5cm,  vai dar para usar uma roda 700c com pneus de 35mm e ainda vai sobrar um espaço de uns 5mm antes do pneu encostar no quadro.... 


Editado por zex - 25 Out 2016 as 23:40
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 10:42
Pergunta: porque não montar um segundo par de rodas com os pneus 26xo mais fino que achar? 26x1.0 é quase a mesma largura de um 700x25, teoricamente.

Mudar o tamanho do aro de uma bicicleta muda toda a geometria, o central vai ficar mais alto e a suspa vai trabalhar de um jeito diferente. Não que isso seja necessariamente ruim, mas é diferente do planejado pro quadro quando ele foi fabricado.

Se ainda quer mudar pra aro 700, o melhor é pegar as rodas de um conhecido que tenha speed pra ver se cabem no teu quadro, sem bater nas pontes ou no seat tube ou em qualquer lugar desse tipo.

Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 11:35
Usar um pneu 26 fino é possível apesar de baixar a bike,  deixar o movimento central mais perto do chão.  Já experimentei 26 x 1,5,  bom pneu, durável, aguenta os buracos da cidade. Mas um 700x35 vai ser outro nível, muito melhor. 
Se couber este na bike, recomendo,  e com cassete no minimo 11-32,  pois irão aparecer subidas onde vai pesar e vai chegar a conclusão errada sobre o desempenho da bike com aro 700, se não tiver a relação adequada.  Você não disse qual o tamanho do pedivela que esta usando.
Sobre os aros,  recomendo o aro Vnine que pode ser montado com pneus 700x28 até 29x2,10. Aro de speed dá para montar no máximo um pneu 700x35 com segurança. Quem sabe o que o futuro reserva.
Experimentei pneu 700x28  e não gostei, ficou encostado em casa. Prefiro pneu pesado.
Para andar na cidade, acho que o minimo é 700x28 pelos buracos e a MTB fica feia com pneus menores. Se for usar 700x23  é melhor comprar uma speed.

Voltar ao Topo
Medi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Medi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 13:51
Eu uso dois jogos de roda exatamente como pretendido.
Já usei 700x38 em RockShox XC28, Proshock E80R e Proshock Ultra. Todas para aro 26.
Utilizo assim a dois anos e sem problemas.

Eu utilizo 3 correntes. Troco a cada 1000 km.
www.panoramio.com/user/663836

www.youtube.com/user/medisplace

www.strava.com/athletes/1192481
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 15:09
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pergunta: porque não montar um segundo par de rodas com os pneus 26xo mais fino que achar? 26x1.0 é quase a mesma largura de um 700x25, teoricamente.

Mudar o tamanho do aro de uma bicicleta muda toda a geometria, o central vai ficar mais alto e a suspa vai trabalhar de um jeito diferente. Não que isso seja necessariamente ruim, mas é diferente do planejado pro quadro quando ele foi fabricado.

Se ainda quer mudar pra aro 700, o melhor é pegar as rodas de um conhecido que tenha speed pra ver se cabem no teu quadro, sem bater nas pontes ou no seat tube ou em qualquer lugar desse tipo.



Se deixar as 2 rodas do mesmo tamanho,  não altera a geometria da bike, ela só vai ficar mais alta, mas os ângulos ficarão todos iguais....  Eu falo isso porque ao trocar as rodas ,  frente e a traseira da bike irão subir  se forma igual...
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
fernandonvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2016
Brasília
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandonvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 15:21
Achei esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=o3gngDwbDxk

Nesse caso ainda foi mais complicado, pois adaptaram o V-brake também... No meu caso é disco.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 22:23
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pergunta: porque não montar um segundo par de rodas com os pneus 26xo mais fino que achar? 26x1.0 é quase a mesma largura de um 700x25, teoricamente.

Mudar o tamanho do aro de uma bicicleta muda toda a geometria, o central vai ficar mais alto e a suspa vai trabalhar de um jeito diferente. Não que isso seja necessariamente ruim, mas é diferente do planejado pro quadro quando ele foi fabricado.

Se ainda quer mudar pra aro 700, o melhor é pegar as rodas de um conhecido que tenha speed pra ver se cabem no teu quadro, sem bater nas pontes ou no seat tube ou em qualquer lugar desse tipo.



Se deixar as 2 rodas do mesmo tamanho,  não altera a geometria da bike, ela só vai ficar mais alta, mas os ângulos ficarão todos iguais....  Eu falo isso porque ao trocar as rodas ,  frente e a traseira da bike irão subir  se forma igual...


Mas muda o trail, um pouco. A bike vai tender a andar mais em linha reta em velocidades altas e vai ser mais difícil de controlar em velocidades baixas. Mas pouco.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 14:27
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pergunta: porque não montar um segundo par de rodas com os pneus 26xo mais fino que achar? 26x1.0 é quase a mesma largura de um 700x25, teoricamente.

Mudar o tamanho do aro de uma bicicleta muda toda a geometria, o central vai ficar mais alto e a suspa vai trabalhar de um jeito diferente. Não que isso seja necessariamente ruim, mas é diferente do planejado pro quadro quando ele foi fabricado.

Se ainda quer mudar pra aro 700, o melhor é pegar as rodas de um conhecido que tenha speed pra ver se cabem no teu quadro, sem bater nas pontes ou no seat tube ou em qualquer lugar desse tipo.



Se deixar as 2 rodas do mesmo tamanho,  não altera a geometria da bike, ela só vai ficar mais alta, mas os ângulos ficarão todos iguais....  Eu falo isso porque ao trocar as rodas ,  frente e a traseira da bike irão subir  se forma igual...


Mas muda o trail, um pouco. A bike vai tender a andar mais em linha reta em velocidades altas e vai ser mais difícil de controlar em velocidades baixas. Mas pouco.


No caso de híbrida essa diferença é praticamente desprezível.... E vai ser bem poucas as pessoas que ião conseguir notar essa diferença.... Eu particularmente  não gosto de bike arisca, acho meio perigoso por sinal ....


Uma experiência que eu tive foi que o tipo do garfo influencia mais do que o tamanho da roda, eu falo isso porque esses tempos atrás eu estava arrumando um garfo rígido para uma bike Ttype que tenho aqui. A história é a seguinte, quando eu montei a bike, eu coloquei  um garfo tipo aqueles de bike sundows antigos que são bem largos, que é bem curvado  um par de rodas com cubos de porcas e pneus 1.5... alguns meses depois eu passei essas rodas com cubos de porca para um amigo meu, montei um par de roda com cubo de blocagem e pneus 2.0 , quando coloquei essa roda no garfo, eu percebi que a gancheira do garfo estava soldada torta,, deixando a roda desalinhada com o centro da bike( esse defeito isso não aparecia quando estava com cubo de porca), ai a solução foi providencia um outro garfo, por sorte tinha um guardado em casa, mas a cor e o formato era bem diferente do que estava na bike, esse garfo era bem menos curvado( uns 3CM a menos que o garfo anterior) , de qualquer forma eu montei ele na bike, o resultado disso foi que a bike ficou completamente  arisca,  o guidão ficou muito sensível a qualquer virada , eu pensei que era por causa do pneu que era maior o comportamento ficou muito diferente do que estava antes( garfo antigo e pneu 1.5, nessa configuração a bike era bem estável), de qualquer forma eu fui a trás de um garfo igual ao que estava na bike anteriormente(aquele não dava pra voltar por causa da ganheira soldada torta), deu um pouco de trabalho , mas consegui achar um igual e com a gancheira alinhada certinha, montei na bike e o resultado foi surpreendente, a bike voltou a ser estável igual quando estava com o pneu menor, muito diferente do que  quando estava com garfo provisório ....  Essa experiência me fez lembrar do quanto que esse quadro for esculachado aqui no fórum, o pessoal sempre reclamava da estabilidade, que a bike era arisca e tal e sempre culpavam o quadro sendo que em todo esse tempo o culpado sempre foi o garfo....Com isso eu conformei que na pratica  quanto mais pra trás for a roda dianteira, mais arisca será a bike.... E quanto mais pra frente mais estável ela será....      Desculpe o Textão...kkkkk

Isso também me fez perceber o porque que as Speeds tem guidões estreitinhos coma roda quase que colada  no quadro, um dos motivos é que se a bike tivesse guidão largo sem deslocar a roda pra frente, a bike iria ficar muito arisca pra virar... Do mesmo jeito que se usar um guidão curto com uma roda deslocada pra frente, a bike fica mais difícil para virar.....


Junto com essa Ttype eu tenho uma Bike GT de cromoly que transformei em um híbrida com rodas 700c e penus 35mm, e posso dizer que o comportamento da bike para uso urbano é foda, olha que essa bike ficou bem comprida porque o quadro já é grande(22" e 57cm de toptube) e o garfo é bem curvado mesmo deslocando a roda bem pra frente.... Andando devagar não se nota nenhum tipo de comportamento arisco e também não fica pesado para fazer as manobras....  Eu uma coisa que gostei dela é que o central ficou um pouco mais alto do chão e isso faz com que o pedal fique mais alto do chão também, e isso diminuir os riscos de trombar com o pedal numa  guia da caçada ou em algum objeto que esteja na rua....Essa diferença é bem pouca +-3cm mas já evita umas trombadas bem chatas...kkkk

Resumo da história..... Se a roda 700c  entrar no quadro manda brasa que vale a pena...kkkkk




Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
fernandonvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2016
Brasília
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandonvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 15:04
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pergunta: porque não montar um segundo par de rodas com os pneus 26xo mais fino que achar? 26x1.0 é quase a mesma largura de um 700x25, teoricamente.

Mudar o tamanho do aro de uma bicicleta muda toda a geometria, o central vai ficar mais alto e a suspa vai trabalhar de um jeito diferente. Não que isso seja necessariamente ruim, mas é diferente do planejado pro quadro quando ele foi fabricado.

Se ainda quer mudar pra aro 700, o melhor é pegar as rodas de um conhecido que tenha speed pra ver se cabem no teu quadro, sem bater nas pontes ou no seat tube ou em qualquer lugar desse tipo.



Se deixar as 2 rodas do mesmo tamanho,  não altera a geometria da bike, ela só vai ficar mais alta, mas os ângulos ficarão todos iguais....  Eu falo isso porque ao trocar as rodas ,  frente e a traseira da bike irão subir  se forma igual...


Mas muda o trail, um pouco. A bike vai tender a andar mais em linha reta em velocidades altas e vai ser mais difícil de controlar em velocidades baixas. Mas pouco.


No caso de híbrida essa diferença é praticamente desprezível.... E vai ser bem poucas as pessoas que ião conseguir notar essa diferença.... Eu particularmente  não gosto de bike arisca, acho meio perigoso por sinal ....


Uma experiência que eu tive foi que o tipo do garfo influencia mais do que o tamanho da roda, eu falo isso porque esses tempos atrás eu estava arrumando um garfo rígido para uma bike Ttype que tenho aqui. A história é a seguinte, quando eu montei a bike, eu coloquei  um garfo tipo aqueles de bike sundows antigos que são bem largos, que é bem curvado  um par de rodas com cubos de porcas e pneus 1.5... alguns meses depois eu passei essas rodas com cubos de porca para um amigo meu, montei um par de roda com cubo de blocagem e pneus 2.0 , quando coloquei essa roda no garfo, eu percebi que a gancheira do garfo estava soldada torta,, deixando a roda desalinhada com o centro da bike( esse defeito isso não aparecia quando estava com cubo de porca), ai a solução foi providencia um outro garfo, por sorte tinha um guardado em casa, mas a cor e o formato era bem diferente do que estava na bike, esse garfo era bem menos curvado( uns 3CM a menos que o garfo anterior) , de qualquer forma eu montei ele na bike, o resultado disso foi que a bike ficou completamente  arisca,  o guidão ficou muito sensível a qualquer virada , eu pensei que era por causa do pneu que era maior o comportamento ficou muito diferente do que estava antes( garfo antigo e pneu 1.5, nessa configuração a bike era bem estável), de qualquer forma eu fui a trás de um garfo igual ao que estava na bike anteriormente(aquele não dava pra voltar por causa da ganheira soldada torta), deu um pouco de trabalho , mas consegui achar um igual e com a gancheira alinhada certinha, montei na bike e o resultado foi surpreendente, a bike voltou a ser estável igual quando estava com o pneu menor, muito diferente do que  quando estava com garfo provisório ....  Essa experiência me fez lembrar do quanto que esse quadro for esculachado aqui no fórum, o pessoal sempre reclamava da estabilidade, que a bike era arisca e tal e sempre culpavam o quadro sendo que em todo esse tempo o culpado sempre foi o garfo....Com isso eu conformei que na pratica  quanto mais pra trás for a roda dianteira, mais arisca será a bike.... E quanto mais pra frente mais estável ela será....      Desculpe o Textão...kkkkk

Isso também me fez perceber o porque que as Speeds tem guidões estreitinhos coma roda quase que colada  no quadro, um dos motivos é que se a bike tivesse guidão largo sem deslocar a roda pra frente, a bike iria ficar muito arisca pra virar... Do mesmo jeito que se usar um guidão curto com uma roda deslocada pra frente, a bike fica mais difícil para virar.....


Junto com essa Ttype eu tenho uma Bike GT de cromoly que transformei em um híbrida com rodas 700c e penus 35mm, e posso dizer que o comportamento da bike para uso urbano é foda, olha que essa bike ficou bem comprida porque o quadro já é grande(22" e 57cm de toptube) e o garfo é bem curvado mesmo deslocando a roda bem pra frente.... Andando devagar não se nota nenhum tipo de comportamento arisco e também não fica pesado para fazer as manobras....  Eu uma coisa que gostei dela é que o central ficou um pouco mais alto do chão e isso faz com que o pedal fique mais alto do chão também, e isso diminuir os riscos de trombar com o pedal numa  guia da caçada ou em algum objeto que esteja na rua....Essa diferença é bem pouca +-3cm mas já evita umas trombadas bem chatas...kkkk

Resumo da história..... Se a roda 700c  entrar no quadro manda brasa que vale a pena...kkkkk





Essa GT é a Talera? Lembro muito bem quando vi a primeira Talera na minha vida... Eu tinha uma sundown rain drop e fiquei maluco pela bike... mas a grana era curta kkkkkkk.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 16:50
Originalmente postado por fernandonvieira fernandonvieira escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:

[QUOTE=FPavão] [QUOTE=zex] [QUOTE=FPavão]


Essa GT é a Talera? Lembro muito bem quando vi a primeira Talera na minha vida... Eu tinha uma sundown rain drop e fiquei maluco pela bike... mas a grana era curta kkkkkkk.


Eu nunca consegui descobrir..kkkkk Se era karakoram, Timberline Talera.... Só que que o quadro é de cromoly por causa do peso 2.5kg incluindo 2 camada de tinta...kkkk Quando peguei o quadro ele já estava pintado com pintura eletrostática, mas tinha alguns pequenos defeitos na pintura e como a pintura era nova, eu acabei aproveitando ela de fundo e fiz uma pintura P.U. por cima.... Isso já vai fazer uns 2 anos....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 21:55
Caloi Aspen 1998  com pneus 700x35.   Era a MTB da época.

Só é ruim no paralelepipedo.


Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2016 as 22:37
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

...


No caso de híbrida essa diferença é praticamente desprezível.... E vai ser bem poucas as pessoas que ião conseguir notar essa diferença.... Eu particularmente  não gosto de bike arisca, acho meio perigoso por sinal ....

...




Também acho, só dizendo que é algo a se considerar... E segue a dica de pegar umas rodas emprestadas pra ver como se comporta a bike, mesmo que nem troque as marchas, só pra dar uma volta na quadra.

Sobre tua história do garfo, realmente influencia bastante, mas o ângulo da caixa de direção do quadro também. A medida que mais rege se a bike é arisca ou não é o trail, que leva em conta medidas do quadro e da roda, além do garfo. Tem uma calculadora online legal pra ver isso, desde que tu saiba as medidas das peças que tu tens: http://yojimg.net/bike/web_tools/trailcalc.php

Trail entre 55 e 90mm é ok. Pra mtb acho que usam por volta dos 80 mesmo.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X