Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens

 Responder Página  <1 42434445>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2019 as 22:37
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

É só não concordar que aro 29" é o céu estrelado, nego pega pilha... .

Pra mim aro 29" na trilha parece aquele busao escolar americano... grande e desengonçado, mas to falando de trilha de verdade, não estradao de terra, para estradão de terra, pra bater uma 29"" só uma gravel.


Cara, eu tenho 12 (doze) 26s. Faço provas de XC com elas até hj, nem por isso fico cagando regra aos ventos. Escrevendo por aí que sou fodão, que o que eu faço é melhor do que a maioria.

Editado por zoda - 03 Jun 2019 as 22:37
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2019 as 22:53
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

É só não concordar que aro 29" é o céu estrelado, nego pega pilha... .

Pra mim aro 29" na trilha parece aquele busao escolar americano... grande e desengonçado, mas to falando de trilha de verdade, não estradao de terra, para estradão de terra, pra bater uma 29"" só uma gravel.


Cara, eu tenho 12 (doze) 26s. Faço provas de XC com elas até hj, nem por isso fico cagando regra aos ventos. Escrevendo por aí que sou fodão, que o que eu faço é melhor do que a maioria.


Pra mim 26" ainda é o melhor aro, pena que a industria mundial não pensa assim, e praticamente não tem mais nada bom de novo no mercado.

Pra mim 27,5" acho o melhor dos dois mundos e 29" acho péssima, pro tipo de pedal que gosto de fazer.

Estou justamente tirando sarro do povo que pega pilha com "se nao tiver de aro 29" não tem bicicleta".

A regra é clara, cada um tem o que seu bolso permite, e o que lhe salta aos olhos, tenho uma 29" e fica encostada, não troco as 27.5 por ela por nada.



scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2019 as 23:43

Tem muitas bikes de downhill que usam 29" na dianteira e 27.5" na traseira.

https://www.pinkbike.com/news/bike-check-danny-harts-saracen-myst-maribor.html

Voltar ao Topo
marp Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2018
santo andré
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 00:54
Uma curiosidade apenas, o pessoal que tem a opinião que as 26 são mais manobraveis, chegaram a pegar alguma trilha ou percurso e fazer um teste de tempo de uma 26 contra uma 29? Entendo que a percepção é diferente e principalmente, algo muito pessoal e com muitos fatores, mas tempo, números e dados ajudam a validar ou desvalidar e a explicar melhor a opinião e a esclarecer a outros usuários. Dizer que tem 12 ou sei lá quantas bikes 26 não ajuda muito, se eu comprar 32 bikes 29 elas não vão ser melhores só porque eu tenho 32 delas.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 02:29
Originalmente postado por marp marp escreveu:

Uma curiosidade apenas, o pessoal que tem a opinião que as 26 são mais manobraveis, chegaram a pegar alguma trilha ou percurso e fazer um teste de tempo de uma 26 contra uma 29? Entendo que a percepção é diferente e principalmente, algo muito pessoal e com muitos fatores, mas tempo, números e dados ajudam a validar ou desvalidar e a explicar melhor a opinião e a esclarecer a outros usuários. Dizer que tem 12 ou sei lá quantas bikes 26 não ajuda muito, se eu comprar 32 bikes 29 elas não vão ser melhores só porque eu tenho 32 delas.


Onde eu escrevi que o aro A é melhor que o B. O que que quis explicar era justamente o fato de alguém julgar que é melhor porque faz algo que julga que os outros não fazem. Aí veio um usuário é achou que eu estava defendendo o aro 29. Só depois desse comentário, que relatei que tenho bicicletas 26 (também tenho 29s). Repito, em momento algum falei (tirando a brincadeira do aro 20) que 26 era melhor ou pior.

Editado por zoda - 04 Jun 2019 as 02:54
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 06:23
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

É só não concordar que aro 29" é o céu estrelado, nego pega pilha... .

Pra mim aro 29" na trilha parece aquele busao escolar americano... grande e desengonçado, mas to falando de trilha de verdade, não estradao de terra, para estradão de terra, pra bater uma 29"" só uma gravel.


vc nunca teve uma 29 que presta.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 08:30
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

É só não concordar que aro 29" é o céu estrelado, nego pega pilha... .

Pra mim aro 29" na trilha parece aquele busao escolar americano... grande e desengonçado, mas to falando de trilha de verdade, não estradao de terra, para estradão de terra, pra bater uma 29"" só uma gravel.


vc nunca teve uma 29 que presta.


Ja testei uma SPZ LEVO numa trilha que sempre faço com minha sanction, e nao curti, para mim tanto faz se o Pé grande desce o Everest em 30 segundos de Aro 29" e eu levo 2 minutos numa 27.5", a minha percepção é essa, Aro 29" é imbativel em estradão de terra/circuitos abertos, em trechos tecnicos e travados acho que a 27.5 flui melhor.

Realmente me arrependi de comprar a 29", ia vender, mas acabou ficando para minha esposa, usei ela nesses últimos 6 meses para dois pedais para a praia somente.

Meu pedal é for fun, é gosto pessoal... eu continuo com minhas 27.5, você com suas 29", nosso outro coleguinha com as 26" dele e todo mundo feliz pedalando, que é o que importa, a escolha do aro é muito pessoal, e de acordo com sua percepção, não existe um que seja melhor que o outro, todos tem pros e contras...


Editado por hurry-gurits - 04 Jun 2019 as 08:39
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 08:52
vc tirou a conclusão q nao gosta de 29 pq é pesada com uma bike elétrica de 23kg. entendi.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 09:07
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

vc tirou a conclusão q nao gosta de 29 pq é pesada com uma bike elétrica de 23kg. entendi.


Essa foi uma das experiências, ja fiz outras trilhas costumeiras com a minha aro 29" não tem nada a ver com peso, o conjunto não encaixa pro meu tipo de pedal, ja testei com hardtail e full o ultimo teste foi com a elétrica, tirei minhas conclusões apos fazer testes.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 09:09
Originalmente postado por marp marp escreveu:

Uma curiosidade apenas, o pessoal que tem a opinião que as 26 são mais manobraveis, chegaram a pegar alguma trilha ou percurso e fazer um teste de tempo de uma 26 contra uma 29? Entendo que a percepção é diferente e principalmente, algo muito pessoal e com muitos fatores, mas tempo, números e dados ajudam a validar ou desvalidar e a explicar melhor a opinião e a esclarecer a outros usuários. Dizer que tem 12 ou sei lá quantas bikes 26 não ajuda muito, se eu comprar 32 bikes 29 elas não vão ser melhores só porque eu tenho 32 delas.

já, mas infelizmente já faz um tempo e naquela época a condição das trilhas eram outras, e até mesmo minha condição física e psicológica (no caso, o medo e a disposição em assumir riscos) era diferente.

O que tenho a dizer é que nas trilhas que me esforcei pra tentar, melhorei consideravelmente o tempo de 29, tanto a Trek que tinha quanto a santa cruz atual.

Eu tenho atualmente uma 275 e uma 29 com componentes similares e as mesmas suspensão e shocks. O peso também é praticamente o mesmo. Da pra comparar os tempos, mesmo a 29 sendo trail (150/135mm) e a 275 enduro (170/165mm). A 275 além de ter mais curso é um pouco mais longa, e tem  um ângulo de caixa um tanto menor (65°x67°).
O que me impressionou na 29 foi uma trilha aqui do rio que considero uma das mais "casca grossa" da região, a trilha do Açude. Muita pedra, buraco e raiz. Nessa pude comparar as 2 bikes na mesma época. Descendo com a bike de Enduro me senti bem mais seguro e confiante, e parecia estar muito rápido. Já com a 29 foi um pouco mais tenso (provavelmente pelo ângulo de direção) e parecia não estar tão rápido.
No fim o tempo de 29 foi bem menor. Então pra esse tipo de trilha a 29 parece muito mais rápida, embora seja mais assustador andar rápido nela do que na 275 de enduro.

Nas trilhas que tem subidas no meio, ou que tem trechos de pedal no plano, a 29 sempre é  mais rápida.

Mas eu gosto de andar com a 275 também, de fato ela é mais legal de "brincar", de pular, tirar do chão, e por ter mais suspensão dá pra arriscar mais com ela pois ela tolera mais os erros. 

A sensação que tenho é que a 29 é mais "precisa" , se quiser focar em andar rápido quase sempre vai ter resultados melhores com ela. 

Fico muito curioso pra testar uma 29 de enduro, como a Megatower, pra ver o que ela é capaz de fazer.


Ah e pra polemizar, consegui também melhorar alguns tempos com pneus 275 plus na bike 29 kkkkkkk vai entender..


Editado por TheLittle - 04 Jun 2019 as 09:12
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 09:19
Originalmente postado por PedroMtbx PedroMtbx escreveu:

O aro 29 não tem manobrabilidade comparado ao 26. Eu não gostei! Infelizmente só tem 29 no mercado.
Mas depende do perfil do ciclista também...
Eu tenho uma pegada mais agressiva na bike. Para quem gosta de fazer um pedal mais radical, a 29 perde feio! A 26 é muito mais na mão, mais ágil, mais fácil de controlar e etc.


Deve ser por isso que até em World Cup de Downhill as aros 29 estão ganhando espaço...   

Editado por ghd - 04 Jun 2019 as 09:19
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 09:25
As bikes evoluem com o tempo. Já andei muito de aro 14, 20, 24 e 26 e, depois de muito tempo, achei que a bike 26 não estava me dando o que eu queria (velocidade, passagem em obstáculos, postura), mesmo não fazendo trilhas (só asfalto). Então troquei por uma 29 e uso esse tipo de bike até hj. Vejo aqui pessoas experientes "que sobem e descem o Everest" dando as suas percepções do equipamento que usaram até chegar às máquinas que hj usam, são percepções pessoais daquilo que acham de melhor para o que fazem.

Essa discussão dos que tem pinto grande não ajuda em nada os usuários "menos letrados" que frequentam ou se registram diariamente no fórum, a maioria deles só quer uma bike boa que não quebre; e tb acaba criando picuinha entre os usuários mais letrados, com réplicas e tréplicas de lado a lado, parece discussão entre dois maridos acusando-se mutuamente de um ter papado a mulher do outro e, enqto isso, o Ricardão de verdade está pegando as duas esposas enqto os dois manés discutem (atenção, é apenas uma analogia, não estou chamando ninguém de corno, antes que venham me dizer que o meu post foi "grosso ou de gosto duvidoso...").

É ótimo termos bikers avançados no fórum mas, entendam que o que é adequado a um não é  necessariamente adequado a outros. Vejo muito usuário dizendo que, tecnicamente, não é necessário usar suspensão pra rodar na cidade, pois suspensão é pesada, eleva o custo de manutenção da bike, usar um garfo de carbono é quase o mesmo que ter suspensão e tal e nesses termos eu até concordo e aí entra o "gosto pessoal": EU gosto de usar suspensão na cidade mas não desmereço a opinião daqueles que não fazem uso dela nas mesmas condições com os argumentos dados. Vamos ser felizes, moçada... Embarrassed


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:


Meu pedal é for fun, é gosto pessoal... eu continuo com minhas 27.5, você com suas 29", nosso outro coleguinha com as 26" dele e todo mundo feliz pedalando, que é o que importa, a escolha do aro é muito pessoal, e de acordo com sua percepção, não existe um que seja melhor que o outro, todos tem pros e contras...


Editado por sidserra - 04 Jun 2019 as 09:32
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 13:02

Tem uma revista de carros na Europa que todo ano fazia uma matéria para descobrir qual era o melhor carro do mundo. Todo ano ganhava o Mercedes-Benz Classe S. Mas, melhor para quem? Ele pode ser o melhor para quem procura luxo, mas não é o melhor para quem quer economia. Ele pode ser o melhor em conforto, mas não é o melhor para estacionar num centro urbano. Enfim, o termo melhor é altamente subjetivo se não se especificar bem claramente o que se procura como melhor.

Por sua vez, se houver uma discussão de qual carro de F1 é melhor, essa discussão é mais especifica, pois melhor vai significar o mais rápido, já que dificilmente alguém vai discutir qual o carro de F1 que é melhor em dirigibilidade, lá o que manda é o cronômetro.

Assim foram com as bikes desde o nascimento do MTB. A cada novo lançamento, o objetivo era claro, era que a nova bike/peça e/ou tecnologia fosse mais rápida ou fizesse a bike mais rápida que as anteriores. Freio a disco veio para fazer a bike mais rápida do que com v-brake, peças mais leves vieram para fazer a bike rápida, 29 veio para fazer a bike mais rápida que as 26, etc. Problema foi quando lançaram as 27,5, pois elas não eram mais rápidas que as 29. Sem falar aquela máxima quase pré-primária de dizer que ela era o melhor dos 2 mundos (26 e 29). Quer dizer que ela tinha o bom das 26 e 29, mas nada de ruim de ambas, ou seja, uma engenharia fantástica que conseguiu a primazia de isolar as desvantagens e captar somente as vantagens. Só que na prática se viu que a 27,5 poderia ser sim o pior dos 2 mundos. Aí que inventaram certos termos, dizendo que ela não é a mais rápida, mas é a mais divertida, etc. Então, desde aquela época, passou a existir outros objetivos quando se tenta descobrir qual a melhor bike e/ou tecnologia, pois antes a melhor era a mais rápida e agora é necessário que se diga em qual aspecto ela é melhor. Então agora a simples pergunta de qual bike é a melhor, precisa ser uma pergunta composta onde se perguntam qual bike é a melhor no cronômetro ou qual bike é a melhor no fator diversão, sendo que a primeira é muito objetiva, já a segunda o resultado é altamente subjetivo e duvidoso.

 

 

Citar Ja testei uma SPZ LEVO numa trilha que sempre faço com minha sanction, e nao curti, para mim tanto faz se o Pé grande desce o Everest em 30 segundos de Aro 29" e eu levo 2 minutos numa 27.5", a minha percepção é essa, Aro 29" é imbativel em estradão de terra/circuitos abertos, em trechos tecnicos e travados acho que a 27.5 flui melhor.

Meu pedal é for fun, é gosto pessoal... eu continuo com minhas 27.5, você com suas 29", nosso outro coleguinha com as 26" dele e todo mundo feliz pedalando, que é o que importa, a escolha do aro é muito pessoal, e de acordo com sua percepção, não existe um que seja melhor que o outro, todos tem pros e contras... 

O trecho acima está dúbio, pois primeiro existe uma afirmação que a 29 é mais rápida descendo e depois diz que a 29 só é mais rápida em “estradão de terra”. E na sequencia diz que a 27,5 é melhor em trechos técnicos, sendo que logo em seguida diz que a 27,5 é para diversão. Então o “melhor” em trechos técnicos significa mais divertida e não mais rápida? Mas aí já vai contra a ideia de que a 29 não seja rápida em trechos técnicos.

 

No WRC sempre existiram 3 tipos básicos de configuração dos carros. Uma para asfalto, uma para terra e outra para neve. Tirando uma configuração bem específica que era, se eu não me engano, para uma etapa no Quênia. Lá eles usavam como base a configuração para terra, mas muito mais agressiva devido ao terreno, pois a tal “terra” que os WRC correm são estradas de terra, mas super planas, mais lisas que o asfalto do Brasil. Em nada lembra o rípio encontrado no Brasil, cheio de buracos, canais formados pelo escoamento de água de chuvas, etc. No começo dos anos 2000 o diretor do WRC da Ford até brincou, depois de uma visita ao Brasil, dizendo que se houvesse uma etapa no Brasil, eles iam que ter uma configuração especifica somente para cá, visto o asfalto absurdamente decadente que ele viu por aqui. Dizendo, inclusive, que esses buracos no asfalto daqui são piores do que os raros buracos na terra, pois no asfalto as bordas são bem retas e afiadas destruindo qualquer pneu e suspensão do WRC mesmo que na configuração “terra”. Dito isso, e para qualquer um que anda pelo Brasil afora, se vê que aqui não existe o tal percurso utópico para que uma gravel bike seja mais rápida que uma MTB HT num tal “estradão” de terra.

 

Sam Hill sentiu a pressão e foi para as 29. Schurter já o fez antes das Olimpíadas de 2016. DH no mesmo caminho. Será que XCO, EWS, DH, etc, são todos disputados em “estradões’ de terra? Será que não tem nada técnico lá? Mas o mantra ainda continua: 29 não sobe bem, 29 não é boa nos trechos técnicos, 29 só anda em reta, etc. Tipo, disco hidráulico ferve, as pastilhas vão te deixar na mão no meio da trilha, etc. 29 pode até ser bom no “estradão”, mas a maior vantagem delas é sem dúvidas nos trechos técnicos, é lá que ela se sobressai, e como. Essas falas prontas de dizer que 29 é mais rápida é da época que colocaram transmissão de 26 numa 29 e, obviamente, a marcha ficou mais pesada com maior velocidade final. Isso foi na época dos 3x9 Shimano que não tinham as coroas reduzidas para compensar o maior diâmetro das rodas 29. Mas ainda hoje tem quem repita. Falam também que os competidores usam as 29 por marketing, etc. Pergunto: Na F1 será que alguém usa alguma coisa por marketing ou por que quer vencer? No motociclismo será que alguém usa algo por marketing ou por que quer vencer? Qual marketing é melhor para uma fábrica de bikes, vencer corridas ou participar de corridas com alguma tecnologia que não vença? Se 26 fosse mais rápida, não seria mais interessante uma equipe que está em 22º lugar com uma 29 passar a usar uma 26 e vencer tudo, ou, pelo menos melhorar sua 22º colocação?

 

No mais, o próprio título do tópico não está  claro, não diz se as supostas vantagens e desvantagens das 29 são perante o cronômetro ou perante a diversão. Se for uma discussão tradicional onde melhor é mais rápido, sim, as 29 são melhores, agora se for uma discussão mais filosofal, sobre qual é mais divertida, te deixa mais feliz ou coisas do tipo, aí sim a resposta pode ser qualquer coisa.



Editado por Fabio - 04 Jun 2019 as 13:10
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 13:13
Originalmente postado por PedroMtbx PedroMtbx escreveu:

O aro 29 não tem manobrabilidade comparado ao 26. Eu não gostei! Infelizmente só tem 29 no mercado.
Mas depende do perfil do ciclista também...
Eu tenho uma pegada mais agressiva na bike. Para quem gosta de fazer um pedal mais radical, a 29 perde feio! A 26 é muito mais na mão, mais ágil, mais fácil de controlar e etc.





Tipo em entrar num fórum, sei lá, de boliche, e como primeira participação entrar numa discussão sobre qual a melhor bola, onde já existe quase um consenso de qual é, e dizer que não concordo, que para mim que sou radical, melhor é a bola X.




Haja radicalidade para preferir uma 26 no MTB. O cara deve fazer rolês de 30km no nível abaixo:







Editado por Fabio - 04 Jun 2019 as 13:16
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 13:15
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por PedroMtbx PedroMtbx escreveu:

O aro 29 não tem manobrabilidade comparado ao 26. Eu não gostei! Infelizmente só tem 29 no mercado.
Mas depende do perfil do ciclista também...
Eu tenho uma pegada mais agressiva na bike. Para quem gosta de fazer um pedal mais radical, a 29 perde feio! A 26 é muito mais na mão, mais ágil, mais fácil de controlar e etc.






Tipo em entrar num fórum, sei lá, de boliche, e como primeira participação entrar numa discussão sobre qual a melhor bola, onde já existe quase um consenso de qual é, e dizer que não concordo, que para mim que sou radical, melhor é a bola X.



Hahahaha
Resumiu bem o que rolou aqui...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 13:27
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por PedroMtbx PedroMtbx escreveu:

O aro 29 não tem manobrabilidade comparado ao 26. Eu não gostei! Infelizmente só tem 29 no mercado.
Mas depende do perfil do ciclista também...
Eu tenho uma pegada mais agressiva na bike. Para quem gosta de fazer um pedal mais radical, a 29 perde feio! A 26 é muito mais na mão, mais ágil, mais fácil de controlar e etc.


Deve ser por isso que até em World Cup de Downhill as aros 29 estão ganhando espaço...   


As bikes mais desejadas por quem sente falta das 26 devem ser as novas de DH 29/27,5. É o que de mais próximo ainda vai existir em termos de roda.

Lembrando que muito amante das 26 se apegam as 27.5 por raiva das 29, mas eles devem lembrar que quem jogou a pá de cal nas 26 foram as 27.5 e não as 29. Antigamente as marcas tinham 29 e 26. Não tiraram as 26 de linha por causa das 29, mas com o tempo substituíram as 26 pelas 27.5. 

Das grandes, acho que a Scott e a Giant foram as que mais investiram. Hoje na linha da Scott é como se esse passado nunca tivesse existido. Já a Giant timidamente está relançando tudo em 29. Já Specialized que foi uma das pioneiras entre as grandes, depois tentou com 27.5 e 27.5+, mas depois que viu que não foi, lançou o tal marketing:

29 são as mais rápidas;
27.5 são as mais divertidas (seja lá o que isso significa);
27.5+ são as que te dão maior segurança.






Editado por Fabio - 04 Jun 2019 as 13:28
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 13:38
bons pontos. 

tá complicado, o nível de argumentação cada vez caindo mais.. 

mas é isso, chega num ponto q cai em preferências pessoais, crença, paixões, aí o argumento lógico vai pro saco. E infelizmente opiniões também são formadas por quem quer justificar o dinheiro gasto em algo, por pessoas que não querem ter suas escolhas questionadas e não gostam de admitir que fizeram besteira comprando algo.

Esses "testes" de bike são complicados, visto que acertar uma bike logo na primeira volta é praticamente impossível.. São diversos ajustes que podem arruinar completamente a experiência.. eu uma vez testei uma Camber Sworks toda desregulada e achei uma porcaria, tive uma péssima impressão dela, apesar de ser uma ótima bike.

Pelo menos o relógio me mostrou que em praticamente todas a trilhas eu eu ando, a 29 anda melhor e mais rápido. E sim, é divertido pra k*&¨&* andar rápido. E olha que tenho só 163cm de altura. 
Mas eu não abro mão da 275 pra ter um pouco mais de segurança em pistas mais cascudas, visto que no meu caso a bike tem geometria mais agressiva e suspensão maior. E sim as rodas 275 dão um pouco mais de "agilidade", diria que dá pra "brincar" ligeiramente mais fácil. Quem sabe uma bike Enduro 29 de 160 de curso seja a junção do melhor das duas bikes que eu tenho, mas só saberei isso o dia que eu testar. Aí eu digo pra vocês sem "achismo".
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 13:43
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por PedroMtbx PedroMtbx escreveu:

O aro 29 não tem manobrabilidade comparado ao 26. Eu não gostei! Infelizmente só tem 29 no mercado.
Mas depende do perfil do ciclista também...
Eu tenho uma pegada mais agressiva na bike. Para quem gosta de fazer um pedal mais radical, a 29 perde feio! A 26 é muito mais na mão, mais ágil, mais fácil de controlar e etc.


Deve ser por isso que até em World Cup de Downhill as aros 29 estão ganhando espaço...   


As bikes mais desejadas por quem sente falta das 26 devem ser as novas de DH 29/27,5. É o que de mais próximo ainda vai existir em termos de roda.

Lembrando que muito amante das 26 se apegam as 27.5 por raiva das 29, mas eles devem lembrar que quem jogou a pá de cal nas 26 foram as 27.5 e não as 29. Antigamente as marcas tinham 29 e 26. Não tiraram as 26 de linha por causa das 29, mas com o tempo substituíram as 26 pelas 27.5. 

Das grandes, acho que a Scott e a Giant foram as que mais investiram. Hoje na linha da Scott é como se esse passado nunca tivesse existido. Já a Giant timidamente está relançando tudo em 29. Já Specialized que foi uma das pioneiras entre as grandes, depois tentou com 27.5 e 27.5+, mas depois que viu que não foi, lançou o tal marketing:

29 são as mais rápidas;
27.5 são as mais divertidas (seja lá o que isso significa);
27.5+ são as que te dão maior segurança.


as 275 te dão mais espaço pra suspensão trabalhar. e são ligeiramente mais leves comparando a um mesmo conjunto de rodas e pneus 29. E também o eixo da roda está a alguns centimetros do chão abaixo que das 29. Isso se traduz numa diferença no comportamento da bike que é bem perceptível.

pra mim que sou pequeno, a maior vantagem das 275 é diminuir o fator "roda no rabo".

com 165mm de suspensão traseira na bike 27.5 a roda não pega na bunda tão fácil como 135mm na bike 29.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 14:09
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

vc tirou a conclusão q nao gosta de 29 pq é pesada com uma bike elétrica de 23kg. entendi.


Essa foi uma das experiências, ja fiz outras trilhas costumeiras com a minha aro 29" não tem nada a ver com peso, o conjunto não encaixa pro meu tipo de pedal, ja testei com hardtail e full o ultimo teste foi com a elétrica, tirei minhas conclusões apos fazer testes.

talvez a deficiência seja você e não o equipamento.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 17:13
TAlvez o kra seja praticante de freeride/urban.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 17:18
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

vc tirou a conclusão q nao gosta de 29 pq é pesada com uma bike elétrica de 23kg. entendi.


Essa foi uma das experiências, ja fiz outras trilhas costumeiras com a minha aro 29" não tem nada a ver com peso, o conjunto não encaixa pro meu tipo de pedal, ja testei com hardtail e full o ultimo teste foi com a elétrica, tirei minhas conclusões apos fazer testes.


por curiosidade, qual a sua 29?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 21:04
Uma mongoose full, com Sram x4... mas ja fiz trilha tambem de GT / cannondalle / Scott e First...Nao sei o que muda, tenho 1,90 e me sinto mais confortável nas 27.5"... como disse não participo de competição, e o meu desafio é comigo mesmo... simplesmente nao gostei do desempenho, tenho alguns amigos que tambem não gostaram da experiência em trilha com a aro 29" ...

Simples assim... da mesma forma que ja testei speed/fixa e achei ambas uma experiência desagradável, ja testei uma fatbike hardtail da corratec e achei um puta tesão....



Editado por hurry-gurits - 04 Jun 2019 as 21:10
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 23:13
então desativaram o fórum de bikes 29 e só sobrou este tópico pra descarregar todo o mi-mi-mi



na boa, é triste ver que um dos tópicos mais ativos do fórum ainda seja sobre essa bobiça

Editado por raulino - 04 Jun 2019 as 23:15
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 06:05
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Uma mongoose full, com Sram x4... mas ja fiz trilha tambem de GT / cannondalle / Scott e First...Nao sei o que muda, tenho 1,90 e me sinto mais confortável nas 27.5"... como disse não participo de competição, e o meu desafio é comigo mesmo... simplesmente nao gostei do desempenho, tenho alguns amigos que tambem não gostaram da experiência em trilha com a aro 29" ...

Simples assim... da mesma forma que ja testei speed/fixa e achei ambas uma experiência desagradável, ja testei uma fatbike hardtail da corratec e achei um puta tesão....



oi hurry... lembrei que temos a msm bike de Enduro, então voltei pra comentar q qdo acabou o pneu 2.4 substitui por um 2.6 q achei na gringa (dito 27,5+ pra eles lá)... no começo o rolê ficou mais lento e tedioso, uso menos os freios e alguns trechos que descia só no embalo agora precisa pedalar, mas os tempos baixaram... estou treinando e conforme eu for conseguindo baixar ainda mais, penso que a "diversão" de andar no limite vai voltar...

o pneu está permitindo melhorar nas descidas, já nos deslocamentos se paga um preço... mas é tudo questão de adaptação... se ele acabasse hoje provavelmente eu voltaria pro 2.4, vamos ver daqui 1 ano...
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Yurijm Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Fortaleza
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yurijm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 01:04

“As bikes aro 29 correm mais do que as bikes aro 26”! Com certeza você já ouviu isso. É uma coisa tão repetida por aí que você provavelmente já aceita como verdade. Mas não é, na prática da maioria das bikes que roam por aí.


O que temos, de antemão, é o fato de que as bikes vendidas para pessoas que desejam fazer alguma atividade física são aro 29. Nesse sentido, sítios de compra online não possuem, muitas vezes, bikes aro 26. Quando possuem, estas são bikes pra você comprar pão, não adequadas para o pedal como uma atividade física.


Será que as bikes aro 26 são tão ruins assim? Descobriram que elas não correm?


Acredito que as bikes aro 26 são excelentes e suprem a necessidade de 95% dos ciclistas. Os outros 5% ou são atletas ou são aqueles mais ligados nas “novas tecnologias”.


Mas e essa migração em massa? Por que ela aconteceu?


Para responder a essa pergunta, cuja resposta nada tem a ver com a qualidade e eficiência das 26, temos de analisar alguns pontos.


O primeiro de todos: O mercado quer que você consuma! Simplesmente, fazer você comprar outra bike é mais interessante para as empresas. E, se essa bike tem maior valor agregado, melhor ainda! Te fazem comprar outra bike e te vendem peças mais caras (pneus, quadros, suspensões, aros, câmaras de ar, pedivelas etc etc etc).


E como fazer você comprar algo que, na prática, não e melhor que o seu equipamento anterior? Simples! Propaganda, marketing pesado, criação de mitos e muito “mimo” ao consumidor.


Começam a tratar o ciclista como um atleta. E, sinto te informar… Você não é um atleta. Você não se alimenta como um atleta, não tem um perfil corporal de atleta e não tem uma rotina de sono e exercícios de atleta, bem como não treina como atleta (caso treinasse como atleta, estaria com inúmeros problemas, caso não tenha um acompanhamento médico adequado).


Começam a falar de que você, um grande ciclista, um grande esportista, precisa de uma bike aro 29 porque a 26 não vai te dar o que você consegue extrair. Apenas com uma 29 você conseguirá atingir o seu máximo potencial. E você acredita.


Mas vamos aos números…


Para saber a velocidade (EM KM/HORA) a que sua bike pode chegar quando você aplica potência suficiente no pedal para chegar aos 90 rpm (estudos científicos trazem como sendo a faixa ideal, em termos de eficiencia, num pedal competitivo), basta usar a fórmula matemática:


(perímetro do pneu em metros X número de dentes da maior coroa X rotacões por minuto da pedivela X 60 ) / (número de dentes da menor engrenagem do cassete ou catraca x 1000).



Nesse site, você encontra os valores de referencia de pneu: https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/edge520/PT-PT/GUID-DB0BC20A-DADF-41EB-A61C-14BEC158B43C. - Edge 520 - Tamanhos e circunferências das rodas (garmin.com) . Vejam que é o comprimento do pneu, e não do aro.


A maioria das bikes 26 vendidas, possuíam padrão de pneu 26 X 1,95, ou seja, com comprimento igual a 2,05m.

A maioria das bikes aro 29 vendidas possuem pneu de referência 29 x 2,2, ou seja, comprimento de 2,298 metros.


Comparando bikes aro 29 e 26 com essas configurações e sendo benevolente com as 29 a ponto de considerar que elas têm, na prática, 42 dentes na coroa maior e 11 no cog menor do cassete, como as 26 padrão de antigamente (na verdade, o padrão das 26 mais ou menos era de 44 dentes na frente), temos que:


Uma 29 chega a 47,38 km/hora


Uma 26 chega a 42,26 km/hora


Vemos aí que 5 km/hora, na marcha mais pesada é o número que representa o principal argumento de mudança de padrão de tamanho de aro nas bikes (há outros, mas sabemos que “correr mais” é o principal). Luz vermelha….


Daí, eu te pergunto: você, ciclista casual, assim como 95% dos outros, consegue manter um rpm de 90 na marcha mais pesada da sua bike por mais de 5 minutos? Pela minha experiência em grupos de pedal normais, não vejo uma pessoa com essa capacidade física.


Mas, além desse argumento, há outro, em que a comparação é mais real ! A configuração de cassete e de pedivela numa bike aro 29 é diferente de uma 26. As 29 de entrada (veja as bikes da OGGI), que custam 3.000,00, possuem um cassete de cog mínimo de 12 dentes ou de 14 dentes, com 42 dentes na coroa maior. Vejamos os modelos da Oggi… a de 14 dentes custa 2.380,00. A de 12 dentes, custa 3.000,00 (em março 2021).








Se for uma 29 de 12 dentes mínimos de cassete, pneu 29x2,2, a velocidade a 90 rpm é 43,432 km/hora.


Se for de 14 dentes mínimos de cassete, a conta dá 37,22 km/hora (restante das configurações é igual).


Agora, se considerarmos que uma 26, no mesmo nível e valor dessas, tinha, facilmente, 44 dentes na maior coroa e 11 dentes no menor cog de cassete, com pneus padrao 26x1,95, temos uma velocidade máxima a 90 rpm igual a 44,28 km/hora.


Ou seja: uma 26, na mesma faixa de preço de uma 29, quando comparamos modelos de entrada, é MAIS RÁPIDA QUE UMA 29.


Eu entendo que há questões de inércia envolvidas e outros pontos que o meu conhecimento de física básica de ensino médio não conseguem levar em consideração, mas o meu ponto, com tudo isso, é mostrar que uma 26 e um 29 se equivalem para o ciclista comum, no que diz respeito ao proveito que o ciclista pode fazer da bike.


Infelizmente, o mercado fez os ciclistas migrarem para as 29, que elevaram o preço das bikes e tornaram o esporte menos acessível às pessoas, sem um real ganho para o ciclista.


O que esquecemos, muitas vezes, é que a bike é um veículo à tração humana. Esse erro do consumidor fez muita gente enricar vendendo produtos piores e mais caros para nós, que agimos com comportamento de bando e, com isso, perdemos nosso poder de barganha frente aos lojistas e fabricantes.


Agora, pra ter uma bike 29 que possa trazer tanta velocidade quanto uma 26, precisamos desembolsar 3.000,00 ou mais… Na OLX, encontramos bikes 26 da Cannondale ou specialized por 2.500,00, muito superiores a essas porcarias de 3000,00. Sorte a minha, que uso 26 e não perco pra nenhuma 29…. Mas acredito que a comunidade do ciclismo, como um todo perdeu.


Toda empresa almeja o lucro. Dizer que elas se preocupam com o cliente é uma mentira. Caso se preocupassem fariam caridade. E, vejam, isso é um fato, não sendo algo bom nem ruim. Isso tem seus prós e contras. Se o cliente se informar e não ceder às pressões do mercado, para que possam continuar lucrando, é possível que as empresas o respeitem e produzam aquilo que ele, de fato, quer, e não o que ela empurra pra ele, ao criar uma falsa necessidade, por meio de tecnicas persuasivas de marketing.


Até isso acontecer, continuarão empurrando qualquer porcaria/”invencionismo” e nós estaremos lá, de boca aberta, ansiando pra consumir gato por lebre!


O que você acha de tudo isso? As 29 são, realmente, uma necessidade para o ciclista comum? Qual bike vocês usam? Gostaria de debater com algum nível de educação essas reflexões.


Ps: eu tenho uma bike aro 700 (ou seja, 29) e uma aro 26. Não há diferença do meu pedal em nenhuma delas. Sempre fico nas “cabeças”, com ambas.


Saúde a todos! E não esqueçam que o Bolsonaro é genocida e o nosso país está nessa crise economica e sanitária por causa desse vagabundo antivacina!


Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 01:43
Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:


Saúde a todos! E não esqueçam que o Bolsonaro é genocida e
o nosso país está nessa crise economica e sanitária por causa
desse vagabundo antivacina!




Lamentável a postura de certos foristas, tenho certeza que está no lugar errado para expor sua opinião sobre política.



Editado por hurry-gurits - 26 Mar 2021 as 01:45
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 02:46
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 02:50
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 02:54
Ri tanto agora que lembrei até de um tema:



Você se lembra do humor na escola?

O humor no ensino de Ciências e Biologia.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 03:01


+




=









Editado por Fabio - 26 Mar 2021 as 03:03
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 07:51
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:


Saúde a todos! E não esqueçam que o Bolsonaro é genocida e
o nosso país está nessa crise economica e sanitária por causa
desse vagabundo antivacina!


Lamentável a postura de certos foristas, tenho certeza que está no lugar errado para expor sua opinião sobre política.


Eu já dava um BAN no maluco pra aprender!

E se tivesse falado em MITO, ia da mesma forma!

Independente de posição politica, aqui o assunto é a bike!!

Já tem N grupos de whatsapp pra isso!


Editado por GabrielSL329 - 26 Mar 2021 as 07:52
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 08:06
Se refere, por exemplo às aulas de Biologia e a combinação de cromossomos em que se usa exemplos de cromossomos dominantes e recessivos para calcular as chances de um bebê nascer com olhos claros ou escuros, por exemplo? Aquele lance de dizer "azão e azinho", "bezão e bezinho" e qdo finalmente chegou nas letras que a gente queria, em vez da prófi falar "tesão e tesinho" ela falava "t grande e t pequeno", hehehe... LOL

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ri tanto agora que lembrei até de um tema:



Você se lembra do humor na escola?

O humor no ensino de Ciências e Biologia.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 08:51
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Se refere, por exemplo às aulas de Biologia e a combinação de cromossomos em que se usa exemplos de cromossomos dominantes e recessivos para calcular as chances de um bebê nascer com olhos claros ou escuros, por exemplo? Aquele lance de dizer "azão e azinho", "bezão e bezinho" e qdo finalmente chegou nas letras que a gente queria, em vez da prófi falar "tesão e tesinho" ela falava "t grande e t pequeno", hehehe... LOL

Sid, tem professor que é vacinado pra isso!!  só os mais novos entravam nessa!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Yurijm Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Fortaleza
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yurijm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 10:17
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi mal aí pelo bolsonaro (de fato, dar uma de zé politizado em grupo de pedal é uma furada) . Mas, tirando isso, nada a criticar ou falar sobre os outros pontos? Abraço, colega! Saúde!!!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 11:02
Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi mal pelo bolsonaro. Passei dos limites. Mas, fora isso, algo a criticar ou pontuar sobre o restante do texto? Grato pelo lembrete!


Bike boa sempre foi caro, a minha 1° bike boa foi uma Scott unitrack HT de cromo, toda alívio com suspensão de elastômero de 40mm sem regulagem nenhuma, custou $1.000 dollares na época, 1995 o dollar era 1 x 1, ou seja, hoje seria uma bike de 5.800 reais.
Com 5.800 reais você compra uma 29" de entrada com alívio, o equipamento continua caro como sempre...

Em tese com a globalização, tecnologia e o esporte difundido deveria ser mais barato, mas ciclismo sempre foi e sempre será caro.


A melhor bike é aquela que você pode ter, se na sua região só vende bike aro 29", será aro 29" sua nova bike, simples assim, mais 80% dos ciclistas compram o que dá, e não o que quer, então é fácil para o mercado direcionar isso, apesar de ter a internet para pesquisar, o povo é preguiçoso, prefere comprar e perguntar se fez bom negócio.

Tenho conhecidos que mesmo com grana para comprar uma 29" Full nova, preferem continuar com suas 26" Full detonando nas trilhas, peças de reposição compra fora ou seja continuam com equipamento bom...


Eu simplesmente não acho nada para aro 27.5" em bicicletaria de vila, nem pneu perereca, vendo as vantagens indiscutíveis do aro 29", no próximo upgrade da minha 27.5 trail, vai sair a suspensão de 120mm que já está abrindo o bico e vai entrar uma 29" com 140mm, vou ter o ganho de ataque do aro maior na frente, sem perder a "agilidade" no meu quadro.

Se eu fosse rachador de estradão iria de 29" sem sombra de dúvidas.


scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 14:24
lendo novamente o post meio absurdo e cheio de fórmulas matemáticas identifiquei outra falácia bastante comum:

"Infelizmente, o mercado fez os ciclistas migrarem para as 29, que elevaram o preço das bikes e tornaram o esporte menos acessível às pessoas, sem um real ganho para o ciclista."

Bicicletas sempre foram caras, independente do tamanho de roda.Houve um tempo em que marcas como Specialized vendiam os mesmos modelos, com mesmos componentes, em versões 26 e 29, podendo o cliente optar por uma ou outra na hora da compra. O preço ERA EXATAMENTE O MESMO. 
Aliás, o custo de fabricação de um componente específico 26 ou 29, se mudar, a diferença é ínfima.

O que aconteceu depois disso é que o mercado percebeu as vantagens das 29,  e então as 26 encalharam, tendo que ser vendidas por um preço menor que as 29 equivalentes, seja no fornecedor que não conseguiu vender na prateleira ou o infeliz que comprou e ficou com o mico na mão tendo que torrar o preço pra revender qdo fosse fazer upgrade.
 E vendo isso, os fabricantes cessaram os investimentos em desenvolvimento de bikes 26 e concentraram nas 29 (e alguns 275 tb).

em resumo, duas falácias numa mesma frase..

não foram as 29 que elevaram preço de bikes, o mercado encareceu como um todo mas as 26 ficaram baratas pq viraram mico. E de fato há vantagens e ganhos reais pro ciclista, só não tem na cabeça das viúvas das 26.




Editado por TheLittle - 26 Mar 2021 as 14:26
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 14:28
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

 

Eu simplesmente não acho nada para aro 27.5" em bicicletaria de vila, nem pneu perereca, vendo as vantagens indiscutíveis do aro 29", no próximo upgrade da minha 27.5 trail, vai sair a suspensão de 120mm que já está abrindo o bico e vai entrar uma 29" com 140mm, vou ter o ganho de ataque do aro maior na frente, sem perder a "agilidade" no meu quadro.

Se eu fosse rachador de estradão iria de 29" sem sombra de dúvidas.



isso é bastante interessante mesmo, e o teste que fiz com minha 275 com roda 29 dianteira me deixou bem satisfeito. Estava cogitando um upgrade da bike de enduro 275 pra outra 29/29 mas quem sabe sigo esse caminho também .
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Marvinthedude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2021
Pelotas
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marvinthedude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 15:15
Que treta!

Olha, quanto à questão do mercado, eu nem sei ao certo
É bem complexo e leva em consideração pontos que vão muito além do: "o mercado quer lucrar" vs "o mercado só agiu assim pq os consumidores queriam assim".

Agora a fórmula matemática utilizada acredito que esteja correta. Tem inclusive outro post aqui sobre isso. Só criticar dizendo que o post tem fórmula matemática demais não é argumento. Aí isso também vai na falácia, assim como o embasamento zero da questão de mercado levantada pelo post. Acho que poderia haver outro tópico com teorias da conspiração


Fórmula:

(P x F x 60 x DC ) ÷ (1000 x dc)

P = perímetro do pneu (em metros), já que é o pneu que toca o chão, e não o aro.

F = rotação por minuto que vc consegue gerar na bike (de fato, 90 é a dps atletas. A minha é 70-80)

60 é o fator de conversão pra hora

DC = número de dentes do coroão

1000 = fator de conversão para quilômetro

dc = número de dentes da menor engrenagem da catraca/k7

Pelos dados necessários pra esse cálculo, acredito que é a mesma fórmula utilizada pelo site: https://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html

Tabela de comprimento dos pneus : https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/edge520/PT-PT/GUID-DB0BC20A-DADF-41EB-A61C-14BEC158B43C.html

Acho que esse cálculo aí pode ajudar na discussão. Sobre teoria de mercado, acredito que isso leve a muito problema com interesses de colegas que são vendedores e outros que são compradores.

De fato, por esse cálculo, a diferença entre uma 26 e uma 29 é bem pequena e uma 26 pode, em tese, com o mesmo ciclista, ultrapassar a 29, a depender da configuração da 29, no que diz respeito às relação utilizada

Acredito que a escolha seja mais pelo "fit" e estilo de pedalada do que por uma ser melhor que a outra. As 29 de 34 dentes no coroão, inclusive, reduzem a velocidade máxima das bikes, pois são feitas pra MTB e no MTB não tem isso de pedalar 45 km/hora. O aro maior ajuda, acho, a passar por buracos e pedras de forma mais suave e segura (ângulo de ataque).

Muitas pessoas aqui pedalam melhor com 29 e outras com 26. Meu palpite é que isso se deve ao tipo de pedal e ao fit. Alguns pedalam só em asfalto, outros só em trilha, outros fazem uso misto, outros utilizam só como mobilidade.

Eu uso uma 26 e pedalo junto com a galera da 29.nao fico pra trás e não vejo necessidade de trocar pra uma 29. Mas um dia terei de fazer a troca, pois só há produtos para 29 nas lojas.

Não é mico pedalar uma 26, assim como não é mico ter migrado pra uma 29 se a sua 26 tava te atendendo. Mico é não ter atitude e pensamento próprio e esnobar o equipamento alheio.

Vida que segue.


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 15:29
Impressionante como todo recém cadastrado vem encher o saco com papinho de 26. Ou então que todo mundo que enche o saco com 26 é devem cadastrado.

Ninguém se cadastra para outro assunto.

É tão pré-primário que chega a ser ridículo.

Bloqueia um e aparece outro recém cadastrado com a mesma ladainha.




Editado por Fabio - 26 Mar 2021 as 15:39
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 15:33
Originalmente postado por Marvinthedude Marvinthedude escreveu:

Que treta!

Olha, quanto à questão do mercado, eu nem sei ao certo
É bem complexo e leva em consideração pontos que vão muito além do: "o mercado quer lucrar" vs "o mercado só agiu assim pq os consumidores queriam assim".

Agora a fórmula matemática utilizada acredito que esteja correta. Tem inclusive outro post aqui sobre isso. Só criticar dizendo que o post tem fórmula matemática demais não é argumento. Aí isso também vai na falácia, assim como o embasamento zero da questão de mercado levantada pelo post. Acho que poderia haver outro tópico com teorias da conspiração


Fórmula:

(P x F x 60 x DC ) ÷ (1000 x dc)

P = perímetro do pneu (em metros), já que é o pneu que toca o chão, e não o aro.

F = rotação por minuto que vc consegue gerar na bike (de fato, 90 é a dps atletas. A minha é 70-80)

60 é o fator de conversão pra hora

DC = número de dentes do coroão

1000 = fator de conversão para quilômetro

dc = número de dentes da menor engrenagem da catraca/k7

Pelos dados necessários pra esse cálculo, acredito que é a mesma fórmula utilizada pelo site: https://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html

Tabela de comprimento dos pneus : https://www8.garmin.com/manuals/webhelp/edge520/PT-PT/GUID-DB0BC20A-DADF-41EB-A61C-14BEC158B43C.html

Acho que esse cálculo aí pode ajudar na discussão. Sobre teoria de mercado, acredito que isso leve a muito problema com interesses de colegas que são vendedores e outros que são compradores.

De fato, por esse cálculo, a diferença entre uma 26 e uma 29 é bem pequena e uma 26 pode, em tese, com o mesmo ciclista, ultrapassar a 29, a depender da configuração da 29, no que diz respeito às relação utilizada

Acredito que a escolha seja mais pelo "fit" e estilo de pedalada do que por uma ser melhor que a outra. As 29 de 34 dentes no coroão, inclusive, reduzem a velocidade máxima das bikes, pois são feitas pra MTB e no MTB não tem isso de pedalar 45 km/hora. O aro maior ajuda, acho, a passar por buracos e pedras de forma mais suave e segura (ângulo de ataque).

Muitas pessoas aqui pedalam melhor com 29 e outras com 26. Meu palpite é que isso se deve ao tipo de pedal e ao fit. Alguns pedalam só em asfalto, outros só em trilha, outros fazem uso misto, outros utilizam só como mobilidade.

Eu uso uma 26 e pedalo junto com a galera da 29.nao fico pra trás e não vejo necessidade de trocar pra uma 29. Mas um dia terei de fazer a troca, pois só há produtos para 29 nas lojas.

Não é mico pedalar uma 26, assim como não é mico ter migrado pra uma 29 se a sua 26 tava te atendendo. Mico é não ter atitude e pensamento próprio e esnobar o equipamento alheio.

Vida que segue.



Quando disse que a fórmula matemática não é argumento, me referi NESTA SITUAÇÃO. Veja que é considerado uma mesma relação nas duas bikes (a variável que vc chamou de DC). Mas se você ajustar ela, é possível ter exatamente o mesmo resultado final para os dois tamanhos de roda. E no fim das contas a fórmula matemática não prova nada nesse caso. Inclusive até por conta disso as relações mais modernas foram ajustadas pras 29, e ainda como ganho disso tudo é possível utilizar coroa menor, minimizando a chance de bater coroa em obstáculos (imagino eu que MOUNTAIN BIKE = TRILHAS COM OBSTÁCULOS). Lembro que sofria com isso quando andava de XC 26, a coroa 42 batia direto na trilha.

Em contra partida, é comentado que é desprezado o fator da inércia, mas é justamente aí que a 29 apresenta ganhos. Isso é muito perceptível na prática, quando se está pedalando em um terreno estável ou mesmo nas descidas. Infelizmente não tenho conhecimento em física suficiente pra explicar aqui, mas  esse assunto já foi trazido em outros posts.

Sobre o que falei do mercado, não é nem questão de opinião. Eu observo a vários anos o que aconteceu no mercado de compra e venda de bikes, pq já troquei algumas vezes de bike e também montei algumas comprando componentes  aqui quanto no exterior. As 26 ficaram encalhadas e marginalizadas porque o consumidor migrou para as 29. Ainda assim concordo que dava pra se fazer ótimos negócios aproveitando essa condição, caso não se importasse em não ter o melhor componente disponível. Mas chegamos em um ponto que as 26 estão tão velhas q fica complicado até de mantê-las, então o argumento do custo benefício é complicado de se sustentar.

obs: conta com somente uma mensagem reforçando o argumento do outro usuário banido, e utilizando o mesmo link como referência. suspeito, não? kkkkkkkkkkkkk
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 42434445>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X