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Aro 29" vs. Força de Propulsão

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Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dr. Thiago Ayala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aro 29" vs. Força de Propulsão
    Postado: 01 Abr 2012 as 04:39
Prezados, 

Abaixo segue um esquema comparativo da eficiência mecânica das aro 26" relativo às aro 29" para uma mesma combinação de marcha e comprimento do pedivela... by STUDIO BIKE FIT e Dr. Thiago Ayala.


Acompanhe também a discussão no FACEBOOKhttps://www.facebook.com/pages/Studio-Bike-Fit/147468018635346
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lucpedrollo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 05:21
obrigado pelas informaçoes amigo, pois eu havia escutado varias coisas diferentes a respeito das 29, acho q ainda ficarei com as  26....

Abraço
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


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magao Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 13:43
Tipo.. isso é o mesmo principio para um carro..
Se vc aumenta o tamanho do pneu.. seu carro fica com a relação mais longa e o motor que se vire para conseguir empurrar essa relação.. 
então existe duas opções:

1. Trocar a relação (no caso da bike mudar de marcha) para que o motor (nosso corpo) consiga força para tracionar a roda..
2. Aumentar a força do motor para que ele possa tracionar..

Na maioria dos casos a pessoa começa trocando as marchas e assim tendo um rendimento pior que uma 26.. porém depois que seu motor (corpo) está preparado.. vc consegue desenvolver maiores velocidades por conta do diametro da roda..

Abraços,
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carl Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 14:09
O cálculo não é tão direto assim, pois deve-se considerar o momento de inércia do conjunto pneu+roda. Neste caso, ele é proporcional ao raio elevado à quarta potência.
Portanto, para bikes de mesma massa, e o esforço compensado na relação de marcha, uma 29er tem menor acerelação. Esse um dos poucos pontos em que uma 29er perde para uma 26".
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lucpedrollo Ver Drop Down
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MEDIANEIRA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 19:26
Originalmente postado por carl carl escreveu:

O cálculo não é tão direto assim, pois deve-se considerar o momento de inércia do conjunto pneu+roda. Neste caso, ele é proporcional ao raio elevado à quarta potência.
Portanto, para bikes de mesma massa, e o esforço compensado na relação de marcha, uma 29er tem menor acerelação. Esse um dos poucos pontos em que uma 29er perde para uma 26".


Bahh, agora me confundi de vez com essa sua citaçao... Entao quer dizer q as 29 tem percas somente nas aceleraçoes? No resto ela rende mais q as 26??
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


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magao Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 21:14
Originalmente postado por lucpedrollo lucpedrollo escreveu:

Originalmente postado por carl carl escreveu:

O cálculo não é tão direto assim, pois deve-se considerar o momento de inércia do conjunto pneu+roda. Neste caso, ele é proporcional ao raio elevado à quarta potência.
Portanto, para bikes de mesma massa, e o esforço compensado na relação de marcha, uma 29er tem menor acerelação. Esse um dos poucos pontos em que uma 29er perde para uma 26".


Bahh, agora me confundi de vez com essa sua citaçao... Entao quer dizer q as 29 tem percas somente nas aceleraçoes? No resto ela rende mais q as 26??

Na teoria as 29 perdem em aceleração (mesma marcha) para as 26.. assim como as 26 perdem pra as 24.. e etc.. porém
Na velocidade final as 29 ganham devido ao diâmetro.. claro que vários fatores influenciam.. uma 26 mais leve vai andar mais que uma 29 pesadona no plano.. (depende do motor empurrando) ai vai uma série de cálculos e fatores..
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 22:32
não me levem a mal não, mas essa constatação aí em cima qualquer garoto de 16 anos cursando o 2o grau faz (é física muuuuuito da básica mesmo).

inclusive, uma relação 22x36 na 29er dá o mesmo efeito de uma 22x32 na 26, em relação à força feita pelo biker.
e mesmo assim "força no pedal" não é tudo, é só olhar uma speed com relação 52-39 x 23-11 pra ver.

o que torna as duas (29x26) tão diferentes são outras coisas... eu só fui entender mesmo depois que andei numa 29er.

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dr. Thiago Ayala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 22:59
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

não me levem a mal não, mas essa constatação aí em cima qualquer garoto de 16 anos cursando o 2o grau faz (é física muuuuuito da básica mesmo).

inclusive, uma relação 22x36 na 29er dá o mesmo efeito de uma 22x32 na 26, em relação à força feita pelo biker.
e mesmo assim "força no pedal" não é tudo, é só olhar uma speed com relação 52-39 x 23-11 pra ver.

o que torna as duas (29x26) tão diferentes são outras coisas... eu só fui entender mesmo depois que andei numa 29er.



Oi Samuel, realmente a física é muito básica, só não entendo o motivo de ter feito este comentário. A propósito, como a muitos dos garotos de hoje não estão levando os estudos muito a sério, te garanto que não é qualquer um que faz este cálculo. Digo isso porque dei aula por 10 anos. 

Agora uma coisa é: esta análise foi feita para a mesma combinação de marcha, conforma foi dito no corpo de texto. De fato as 29er tem suas vantagens como foi levantado, as em algumas situações ela perde muito. 

Mas isso não impede do ciclistas usar a bike que quer, seja 26 ou 29.

Abraços.
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magao Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 23:21
Todos os meus comentários foram analisando a imagem acima.
E a física básica eu nem sei.. será que estudei ? ih acho que não..

Coloquei o meu ponto de vista devido a uma certa experiência com diâmetro/relação principalmente de pneus/rodas .

Abraços,
Giant Trance Team 2006 Grupo SLX Susp Manitou Relic 130 TPC
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Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dr. Thiago Ayala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 23:26
Originalmente postado por magao magao escreveu:

Todos os meus comentários foram analisando a imagem acima.
E a física básica eu nem sei.. será que estudei ? ih acho que não..

Coloquei o meu ponto de vista devido a uma certa experiência com diâmetro/relação principalmente de pneus/rodas .

Abraços,

Oi Magão,

Todos os comentários são bem vindo. Obrigado pelo primeiro que fez. O caminho é este mesmo.

Abraços.
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2012 as 23:59
Originalmente postado por Dr. Thiago Ayala Dr. Thiago Ayala escreveu:

Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

não me levem a mal não, mas essa constatação aí em cima qualquer garoto de 16 anos cursando o 2o grau faz (é física muuuuuito da básica mesmo).

inclusive, uma relação 22x36 na 29er dá o mesmo efeito de uma 22x32 na 26, em relação à força feita pelo biker.
e mesmo assim "força no pedal" não é tudo, é só olhar uma speed com relação 52-39 x 23-11 pra ver.

o que torna as duas (29x26) tão diferentes são outras coisas... eu só fui entender mesmo depois que andei numa 29er.




Oi Samuel, realmente a física é muito básica, só não entendo o motivo de ter feito este comentário. A propósito, como a muitos dos garotos de hoje não estão levando os estudos muito a sério, te garanto que não é qualquer um que faz este cálculo. Digo isso porque dei aula por 10 anos. 

Agora uma coisa é: esta análise foi feita para a mesma combinação de marcha, conforma foi dito no corpo de texto. De fato as 29er tem suas vantagens como foi levantado, as em algumas situações ela perde muito. 

Mas isso não impede do ciclistas usar a bike que quer, seja 26 ou 29.

Abraços.


thiago,

peço desculpas pelo comentário parecer desrespeitoso (de fato, relendo agora, parece). não foi minha intenção.

a intenção é fazer um contraponto ao seu argumento, chamando a atenção pro fato de que as diferenças que realmente importam entre a 26 e a 29 não são relativas à transmissão...

inclusive, minha 29er tem a mesmíssima relação que a minha 26 (exatamente como na situação proposta) e eu gosto mais dela pra subir... e o cronômetro confirma esse gosto, hehehe...

grande abraço!
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carl Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 03:15
Mesmo que a força aplica seja a mesma, compensada por uma marcha mais leve na 29er, o momento de inércia total (rotacinoal da roda/pneu e tranlacional da bike) continuará sendo maior nela.

Para quem não sabe o que é momento de inércia, dê uma pesquisada rápida no google.
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Ravell Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 16:58
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:


o que torna as duas (29x26) tão diferentes são outras coisas... eu só fui entender mesmo depois que andei numa 29er.


Vc pode compartilhar o que vc sentiu na prática com uma 29? Estou pensando em montar uma bike e de acordo com as dicas recebidas, devo cair pra uma 29, devido ao meu tamanho e tal (detalhes no post que criei sobre isso: http://www.pedal.com.br/FORUM/dica-de-mtb-tamanho-21-e-ate-2000-dilmas_topic48692.html).

Obrigado!
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pedrozaha Ver Drop Down
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há um limite mínimo de altura para andar numa 29? Eu, com meus 1.72 ficaria mto pequeno em uma?

Percebi que a two niner é cem dinheiros mais barata que a elite 2.7 e como vou ficar só em asfalto mesmo estava pensando nessa possibilidade mas fiquei com essa dúvida.

Ficava um tanto receoso com as subidas que vejo aqui no rio, mas sei lá, essas marchar leves são tão leves que não acho que fará falta assim, mesmo na paineiras no rio ou mesmo no parque da cidade em niterói.
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Ravell Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Abr 2012
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Surgiu uma dúvida: o quadro pode influenciar a possibilidade de usar uma roda 29? Caso positivo, como saber?

Obrigado!
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Nve Ver Drop Down
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Eu acho que este esquema pode ser resumido como: "Você vai ter que fazer mais força pra acelerar uma 29 pra poder acompanhar a 26".

Apesar de eu achar que 0,296 e 0,329 não sejam valores muito diferentes...

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sergio_murilo Ver Drop Down
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só sei q to andando q nem capeta agora com a 29' hehehehehe
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:


o que torna as duas (29x26) tão diferentes são outras coisas... eu só fui entender mesmo depois que andei numa 29er.


Vc pode compartilhar o que vc sentiu na prática com uma 29? Estou pensando em montar uma bike e de acordo com as dicas recebidas, devo cair pra uma 29, devido ao meu tamanho e tal (detalhes no post que criei sobre isso: http://www.pedal.com.br/FORUM/dica-de-mtb-tamanho-21-e-ate-2000-dilmas_topic48692.html).

Obrigado!


cara, senti que a bike faz curvas mais redondas, pelo central ficar mais baixo em reação aos eixos.

em altas velocidades, ela fica mais estável (pelo entre eixos longo) e não dá tanto cagaço em girar quase solto nas descidas a mais de 70km/h (o sérgio murilo conhece a descida da av. independência aqui em JF e confirma que é forte)

fazendo o mesmo esforço, consigo manter uma velocidade de cerca de 5km/h maior com facilidade, em iguais condiçoes (exceto subidas, nas quais a vantagem da 29er diminui, mas ainda fica bem à frente da minha 26).

ela é bem menos arisca que a 26...

eu acreditava e confirmei que a 26 só ganha da 29 em trilhas muito travadas, onde o tamanho menor dela ajuda - mas aí até uma BMX aro 20 é melhor LOL

se vc gosta de trilhas lentas, travadas, vá de 26. se o seu negócio é estradão e trilhas rápidas, vá de 29. mas lembre que algumas coisas da 29 são sensivelmente mais caras e difíceis de achar...


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