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Aro 29 novo empenou após uma freada. É normal?

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Kiril Ver Drop Down
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    Postado: 16 Mar 2016 as 00:08
Após subir o Pico do Jaraguá pela primeira vez, comecei a descer para outra subida. Já na segunda curva, ao frear para fazer a curva (lógico) a roda traseira travou. Por sorte, não fui ao chão, mas ao verificar a roda, achei um aro totalmente empenado. Já viram isso?





Detalhe: a roda foi alinhada em uma oficina na véspera.
Gostaria de saber se alguem já teve o mesmo problema.

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raulino Ver Drop Down
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já cruzei um ciclista que o aro traseiro empenou a ponto do pneu pegar no cambio dianteiro quando usava a coroa menor... aro 29 tb... precisou empurrar todas as subidas pra não cortar o pneu...

no caso dele não chegou a pegar no quadro não... era uma bike caloi

Editado por raulino - 16 Mar 2016 as 06:18
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Dorfo Ver Drop Down


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Parceiro, de forma alguma isso é normal, até se tivesse pegado algum buraco, batido em pedra, guia, ainda va lá, mas entortar desse jeito só freando, ou o serviço que o mecânico fez foi muito mal feito ou o material da roda é de péssima qualidade ou até os dois juntos.
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RuanRAC Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 07:20
esse aro é bom, tem mais cara de serviço porco do mecânico ou até problema nos raios (mais isso já é bem mais difícil, nunca vi acontecer). No aro da frente já me aconteceu, em uma aro 26, da suspensão empenar em uma curva fechada e isso dai acontecer.

Editado por RuanRAC - 16 Mar 2016 as 07:22
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Kiril Ver Drop Down
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Pois é, amigos. Essa é justamente a pulga atrás da orelha. Não quero ser injusto com ninguém, antes de ter certeza. E mesmo nunca vi nada parecido, 46 anos pedalados. Por isso, busco a possibilidade de ter acontecido uma "falha de material" ou até mesmo simples azar. O enraiamento é um processo simples mas crítico, é onde pode estar o "erro". Preciso resolver logo o problema, mas ao mesmo tempo quero a opinião de um especialista, para o qual terei de mostrar o estrago.
Grato pelas opiniões.
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Kiril Ver Drop Down
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Ou melhor, não quero ser injusto, ponto. Por isso tenho que ter certeza antes de tentar responsabilizar alguém.
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allmondega Ver Drop Down
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Tá com cara de serviço mal feito mesmo. As vezes o cara só centrou a roda e não conferiu o aperto por igual de todos os raios. Aí rola isso mesmo de empenar só com a freiada. 
Quando pegar roda no mecânico tem que conferir na hora o serviço. Girar a roda e observar o alinhamento e conferir a tensão apertando os cruzamentos de dois em dois. Tem até como bater nos raios com uma chave de fenda  e reparar se estão todos fazendo mais ou menos o mesmo barulho. Tipo afinar violão.
Perdi um brevê de Audax 300 porque a roda 29 mal centrada começou a quebrar raios durante a prova.
Fiquei com tanta raiva que comprei as chaves a centradora de rodas e estou aprendendo a montar as rodas em casa. Depois de montar até agora umas quatro rodas de v brake e disco já tô quase aprendendo.   
Até os macacos caem das árvores
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Carlos sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 12:06
Originalmente postado por Kiril Kiril escreveu:

Ou melhor, não quero ser injusto, ponto. Por isso tenho que ter certeza antes de tentar responsabilizar alguém.

Para sua segurança, leve sua bike numa oficina especializada para tirar as dúvidas, pois se pedir "garantia" desse serviço, vai te dar mais dor de cabeça aindaWink
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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ISAAKEU Ver Drop Down
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Quando li a primeira coisa que me veio em mente é que não teve aperto adequado nos raios. Ja bati feio em buracos e não empenou dessa forma, parece até que foi atropelamento rsrsrs.
Eu levaria no mecânico de volta pois ta com cara de serviço porco.
Não leve a sério!
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ISAAKEU Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 12:13
Cara estourou alguns raios? Pois parece que em alguns pontos eles nem se cruzam.

Editado por ISAAKEU - 16 Mar 2016 as 12:14
Não leve a sério!
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Kiril Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kiril Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 14:23
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por Kiril Kiril escreveu:

Ou melhor, não quero ser injusto, ponto. Por isso tenho que ter certeza antes de tentar responsabilizar alguém.

Para sua segurança, leve sua bike numa oficina especializada para tirar as dúvidas, pois se pedir "garantia" desse serviço, vai te dar mais dor de cabeça aindaWink


Exatamente. Só o que posso fazer. No sábado tem um brevet 200. Não quero faltar.
Grato.
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Kiril Ver Drop Down
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Originalmente postado por ISAAKEU ISAAKEU escreveu:

Cara estourou alguns raios? Pois parece que em alguns pontos eles nem se cruzam.


Não estourou nenhum raio. Todos inteiros.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Rapaz , isso ai não foi serviço mal feito do mecânico não ein.
Corrija-me se eu estiver errado mais vc não estava esperando uma travada da roda de trás , a bike foi de lado e na hora que vc segurou ela voltou de uma vez.
Isso ai ta com cara de chicotada , e sim nesse caso é normal acontecer isso , ainda mais com aro 29.
Pelo menos vc não caiu.
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Rapaz , isso ai não foi serviço mal feito do mecânico não ein.
Corrija-me se eu estiver errado mais vc não estava esperando uma travada da roda de trás , a bike foi de lado e na hora que vc segurou ela voltou de uma vez.
Isso ai ta com cara de chicotada , e sim nesse caso é normal acontecer isso , ainda mais com aro 29.
Pelo menos vc não caiu.


Obrigado pela sugestão. Acredito que não foi isso, nem estaria intrigado, caso fosse uma chicotada. De chão, posso dizer que entendo, e uma chicotada dessas na velocidade em que eu estava (uns 60) seria chão na certa. Nem na pior das cacetadas que já sofri o aro ficou nesse estado. Vou agora na Casa Alberto, vamos ver o que eles acham.
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belo horizonte
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A chicotada acontece quando a roda traseira derrapa e a bike sai de lado , nesse momento se a roda traseira recupera a tração ela sofre uma forca lateral bruta.

https://www.youtube.com/watch?v=K2bOZL9xOlA

Vc pode imaginar o efeito disso numa roda de bicicleta.
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 15:34
Originalmente postado por Kiril Kiril escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Rapaz , isso ai não foi serviço mal feito do mecânico não ein.
Corrija-me se eu estiver errado mais vc não estava esperando uma travada da roda de trás , a bike foi de lado e na hora que vc segurou ela voltou de uma vez.
Isso ai ta com cara de chicotada , e sim nesse caso é normal acontecer isso , ainda mais com aro 29.
Pelo menos vc não caiu.


Obrigado pela sugestão. Acredito que não foi isso, nem estaria intrigado, caso fosse uma chicotada. De chão, posso dizer que entendo, e uma chicotada dessas na velocidade em que eu estava (uns 60) seria chão na certa. Nem na pior das cacetadas que já sofri o aro ficou nesse estado. Vou agora na Casa Alberto, vamos ver o que eles acham.


Pior que não . nem sempre a pessoa cai , ainda mais se a pessoa tem uma noção boa.
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belo horizonte
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Aqui 2 relatos de situaçao parecida , depois de uma derrapagem a pessoa conseguiu controlar e não caiu mais a forca lateral entortou a roda.

a first for me, had to lock rear on as a TT overtook then pulled in and slammed on in front of me.
the resultant skid turned into a highside as it slipped then gripped and threw the bike about but i stayed on. then I found it had bent my rear wheel to the point where it wouldnt turn in the frame.
all spokes are still tight so it looks terminal.

any one managed to do the same in the past?

yep, on a 26er too. Little un in a bike seat like this skidded round a corner in local park, rear gripped mid skid and whoops, wonky wheel. Didn't totally taco it and managed to get it straight-ish with my l33t spoke key skillz but reckon it's twisted so won't ever be 100% true. That said... I'm still riding it 3 years on

perda de tracao na traseira com retomada no meio do caminho

http://singletrackworld.com/forum/topic/just-tacod-my-rear-29er-wheel-from-a-highsided-skid-to-avoid-an-audi-tt
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belo horizonte
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A propósito , o mesmo ja aconteceu comigo , ambos os casos.
Quando é serviço mal feito e os raios perdem tensão subitamente vc ouve um estalo muito alto (muito mesmo) no momento que ela entorta , e os raios ficam todos frouxos.
Os seus estão frouxos ou tensionados ?
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

A propósito , o mesmo ja aconteceu comigo , ambos os casos.
Quando é serviço mal feito e os raios perdem tensão subitamente vc ouve um estalo muito alto (muito mesmo) no momento que ela entorta , e os raios ficam todos frouxos.
Os seus estão frouxos ou tensionados ?


De fato, acho que é possível deduzir pelas fotos, estavam tensionados. Não houve estalo forte. De todo modo, já deixei a roda na Casa Alberto, se não for possível desempenar o aro será trocado. Não esperava uma coisa dessas acontecer no asfalto. Gosto muito de trilhas e terra, entortei muitos aros nas pedreiras. Sábado tem mais 200k de asfalto, mas vou tranquilo, sem paranóia de problemas técnicos no meio do caminho.
Obrigado a todos.
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 18:54
Originalmente postado por Kiril Kiril escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

A propósito , o mesmo ja aconteceu comigo , ambos os casos.
Quando é serviço mal feito e os raios perdem tensão subitamente vc ouve um estalo muito alto (muito mesmo) no momento que ela entorta , e os raios ficam todos frouxos.
Os seus estão frouxos ou tensionados ?


De fato, acho que é possível deduzir pelas fotos, estavam tensionados. Não houve estalo forte. De todo modo, já deixei a roda na Casa Alberto, se não for possível desempenar o aro será trocado. Não esperava uma coisa dessas acontecer no asfalto. Gosto muito de trilhas e terra, entortei muitos aros nas pedreiras. Sábado tem mais 200k de asfalto, mas vou tranquilo, sem paranóia de problemas técnicos no meio do caminho.
Obrigado a todos.


Mais esse tipo de coisa é bem mais fácil acontecer no asfalto , quanto mais abrasivo o piso maior o tranco quando retoma tração.
Coisas que vc precisa se lembrar nessa situação , jamais solte o freio traseiro se a roda estiver travada e a bike estiver de lado , tente controla-la mantendo a inclinação natural que vc usaria na curva , se a traseira estiver girando muito rapido use o freio dianteiro tomando cuidado com a força , isso vai trazer a traseira de volta sem tranco.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kiril Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 19:09
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Originalmente postado por Kiril Kiril escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

A propósito , o mesmo ja aconteceu comigo , ambos os casos.
Quando é serviço mal feito e os raios perdem tensão subitamente vc ouve um estalo muito alto (muito mesmo) no momento que ela entorta , e os raios ficam todos frouxos.
Os seus estão frouxos ou tensionados ?


De fato, acho que é possível deduzir pelas fotos, estavam tensionados. Não houve estalo forte. De todo modo, já deixei a roda na Casa Alberto, se não for possível desempenar o aro será trocado. Não esperava uma coisa dessas acontecer no asfalto. Gosto muito de trilhas e terra, entortei muitos aros nas pedreiras. Sábado tem mais 200k de asfalto, mas vou tranquilo, sem paranóia de problemas técnicos no meio do caminho.
Obrigado a todos.


Mais esse tipo de coisa é bem mais fácil acontecer no asfalto , quanto mais abrasivo o piso maior o tranco quando retoma tração.
Coisas que vc precisa se lembrar nessa situação , jamais solte o freio traseiro se a roda estiver travada e a bike estiver de lado , tente controla-la mantendo a inclinação natural que vc usaria na curva , se a traseira estiver girando muito rapido use o freio dianteiro tomando cuidado com a força , isso vai trazer a traseira de volta sem tranco.


Tem razão. É muito raro eu fazer downhill no asfalto mas, quando acontece, as forças laterais podem ser bem maiores. No pico do Jaraguá é muito perigoso entrar quente nas curvas, mas às vezes dá vontade. Principalmente quando voce tem amigos pé-de-chumbo, que não tem a menor ideia do significado de "perigo" e "medo". Vivendo e aprendendo.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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hehehe , sei como é , antigamente eu adorava entrar de lado nas curvas , mais agora devido ao numero de carros e o preço do pneu...
É bão mais é arriscado mesmo.
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zex Ver Drop Down
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Eu já ia perguntar se o colega foi atropelado.......kkkk Eu nunca vi uma roda bem montada entortar assim só freiando.... Já  vi rodas torta de bikes que sofreram acidente ou que atropelaram alguma coisa..... Pra mim isso está com cara de falha de montagem da roda..
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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raulino Ver Drop Down
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eu tive um aro 26 que virou um 8 como o seu qdo fui atropelado, o carro passou com uma roda sobre ele... foi o dianteiro e pegava feio na suspa (tive de tirar e empurrar embora)

perdi aquele aro pois alem de torto, rompeu a emenda onde o aro é soldado... tive de trocar pra ficar tranquilo... abs e bom brevet

Originalmente postado por Kiril Kiril escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

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Os seus estão frouxos ou tensionados ?


De fato, acho que é possível deduzir pelas fotos, estavam tensionados. Não houve estalo forte. De todo modo, já deixei a roda na Casa Alberto, se não for possível desempenar o aro será trocado. Não esperava uma coisa dessas acontecer no asfalto. Gosto muito de trilhas e terra, entortei muitos aros nas pedreiras. Sábado tem mais 200k de asfalto, mas vou tranquilo, sem paranóia de problemas técnicos no meio do caminho.
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Carlos sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por Kiril Kiril escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Rapaz , isso ai não foi serviço mal feito do mecânico não ein.
Corrija-me se eu estiver errado mais vc não estava esperando uma travada da roda de trás , a bike foi de lado e na hora que vc segurou ela voltou de uma vez.
Isso ai ta com cara de chicotada , e sim nesse caso é normal acontecer isso , ainda mais com aro 29.
Pelo menos vc não caiu.


Obrigado pela sugestão. Acredito que não foi isso, nem estaria intrigado, caso fosse uma chicotada. De chão, posso dizer que entendo, e uma chicotada dessas na velocidade em que eu estava (uns 60) seria chão na certa. Nem na pior das cacetadas que já sofri o aro ficou nesse estado. Vou agora na Casa Alberto, vamos ver o que eles acham.

Cara, se esta loja que você se refere for no centro, só um pequeno toque: Já tive o desprazer de prestar serviço nessa boca de porco, e mesmo como prestador de serviço, tive uma roda traseira montada lá que saiu com todos os raios do lado do núcleo frouxosAngry E não tive direito a garantia, tive de levar em outra oficina para corrigir um péssimo serviço, que me custou o dobro!
Se mesmo assim você for fazer a manutenção lá exija nota fiscal do serviço, pois só esfregando a nota na cara deles para cumprir a garantia.
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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Vc so centrou ou foi montada la?A roda tem 28 raios(parece)ou 32 raios
Se o cara so centrou,e nao montou,esta sendo injusto.
Se ele te fala pra trocar as rodas epega 32 furos vc provavelmente iria se perguntar poruqe.E ele nao faria isto,pois algo assim é raro,mas pode acontecer.
Se fosse uma 36 raios,jamais.Lembre-se que aro 29 tem raios mais longos,e qtomaior a alavanca,mais fraco a alavanca e mais facil ruptura.
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Kiril Ver Drop Down
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Vc so centrou ou foi montada la?A roda tem 28 raios(parece)ou 32 raios
Se o cara so centrou,e nao montou,esta sendo injusto.
Se ele te fala pra trocar as rodas epega 32 furos vc provavelmente iria se perguntar poruqe.E ele nao faria isto,pois algo assim é raro,mas pode acontecer.
Se fosse uma 36 raios,jamais.Lembre-se que aro 29 tem raios mais longos,e qtomaior a alavanca,mais fraco a alavanca e mais facil ruptura.


Devair, grato pelas observações. Entrei nesse assunto justamente para não ser injusto, para não reclamar à toa. E não reclamei, graças aos amigos do fórum.
São 32 raios, pode-se contar na imagem. Já foi desempenada, na casa Alberto, o alinhamento anterior não foi feito lá.
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43679 Ver Drop Down
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Parece agada do outro mesmo,raias frouxas demais.Nos vamos dizer em coro,nunca vi isto.Eu pelo menos nao,em uso normal,sem ser pandas forte.E fico linear,na foto parece um 8...
Algumas oficinas tem ate um "torquimetro"so de verificar raiamentos.
Mas da pra ver na mao mesmo.Elas nao devem ceder muito ao apertar uma contra a outra.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Eu já fiz isso com uma roda minha.
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usifoto Ver Drop Down
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Quanto mais tensionados os raios melhor fica a roda, porém há um ponto em que a tensão dos raios alcança o limite de resistência do aro, e este empena exatamente da forma como aparece na foto. Esse tipo de empenamento é chamado de "potato chip" pelos profissionais gringos.

Pode ser (pode ser) até que a sua roda tenha sido razoavelmente bem construída, com a tensão dos raios bem distribuída, equalizada, mas num momento de torque alto, quando alguns raios ficam ainda mais tensionados (como ocorre no momento da frenagem), o limite do aro tenha sido excedido e a roda tenha empenado.

Quando tensionamos os raios de uma roda cujo aro não conhecemos fica difícil saber o momento de parar, e com isso corremos o risco de produzir uma roda frouxa, ou experimentamos, para buscar o limite, mas em bicicletarias ou "bike shops" tempo é dinheiro e esse tipo de experimentação fica inviável.

Nesses casos em que as características do aro não são conhecidas, há quem aperte os raios até perceber que o aro começa a se deformar, e então solta cerca de meia volta em todos os niples, alinha, equaliza a tensão novamente e encerra o serviço.

Gordo de magrela
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