Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29 boa ou Aro 26 TOP? explicarei direito
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29 boa ou Aro 26 TOP? explicarei direito

 Responder Página  <1 3456>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 12:18
Me avisa.

E depois cite aqui quais são as top de competição 27,5 sem ser a Session de DH.

No aguardo.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 12:27
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Me avisa.

E depois cite aqui quais são as top de competição 27,5 sem ser a Session de DH.

No aguardo.

Não sou competidor, assim como a maioria dos que pedalam no Brasil. Para a grande maioria o que importa é conforto sempre aliado a uma boa ergonomia. A 27.5 proporciona isso para pessoas de baixa/média estatura, de modo mais eficiente que uma 29 e com melhor condição de rolagem que uma 26.

Do contrário, a TREK, por exemplo, não usaria aro 27.5 nos seus quadros 13.5 e 15.5.

Edit: Olha só, a Scott com suas bikes XC, algumas E-bikes, e Femininas (Contesa) também tem 27.5.

Nem vou mais render assunto... LOL


Editado por _danielcorrea - 16 Mar 2017 as 12:31
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 13:17
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Me avisa.

E depois cite aqui quais são as top de competição 27,5 sem ser a Session de DH.

No aguardo.

Não sou competidor, assim como a maioria dos que pedalam no Brasil. Para a grande maioria o que importa é conforto sempre aliado a uma boa ergonomia. A 27.5 proporciona isso para pessoas de baixa/média estatura, de modo mais eficiente que uma 29 e com melhor condição de rolagem que uma 26.

Do contrário, a TREK, por exemplo, não usaria aro 27.5 nos seus quadros 13.5 e 15.5.

Edit: Olha só, a Scott com suas bikes XC, algumas E-bikes, e Femininas (Contesa) também tem 27.5.

Nem vou mais render assunto... LOL


" Para a grande maioria o que importa é conforto sempre aliado a uma boa ergonomia. A 27.5 proporciona isso para pessoas de baixa/média estatura, de modo mais eficiente que uma 29 e com melhor condição de rolagem que uma 26."

Embora tenha "melhor condição de rolagem que uma 26" ainda perde pra 29. E não acho que ofereça "melhor ergonomia pra pessoas de baixa estatura", isso tem a ver com a geometria e não acho que as limitações que as rodas 29 impoem na geometria tornem inviáveis bikes 29 pra pessoas baixas.

Me explica a Trek Slash 29 então, que é uma bike de enduro top com 160 de curso. E tem tamanho small, inclusive uma das pilotos da equipe tem 1.57m de altura e usa tanto a Remedy 27.5 quanto a Slash 29, dependendo das pistas. A Slash 29 Small (15.5") é uma prova de que é possível sim fazer uma bike com muito curso, rodas 29 e tamanho de quadro pequeno, caindo por terra as desculpas de outros fabricantes que dizem "não ser possível". 

A scott é outra que oferece duas opções de roda em praticamente todos os tamanhos de bike. A Specialized mesma coisa, exemplo Camber, Enduro, Stumpjumper FSR. 

XS é pra pessoas extremamente baixas, diria que em torno de 1.50m, aí realmente fica estranho uma roda 29. De qualquer maneira eu que sou baixo gosto de ter a opção e acho que cabe a mim decidir usar 27.5 e 29, se o fabricante não oferece a 29 que eu quero, vou pra outro.

hoje possuo uma 27.5 de Enduro, com 165mm de curso, e acho excelente. Também tenho uma trail 29 com 130/110mm de curso que acho excelente pro uso dela, que é um pouco diferente da primeira.



Editado por TheLittle - 16 Mar 2017 as 16:38
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 13:19
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Me avisa.

E depois cite aqui quais são as top de competição 27,5 sem ser a Session de DH.

No aguardo.

remedy 27.5 e até pouco tempo atrás a slash 27.5 que foi substituída pela 29.
são as top da trek de competição no enduro atualmente.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 13:22
Bicicletas não são feitas só para competidores. 

Ps.: A Orbea também tem feito MTB 27.5 - mais uma que vai quebrar por estar jogando dinheiro fora LOL
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 13:38
Está havendo uma falha na interpretação do tópico.

"Aro 29 boa ou Aro 26 TOP? explicarei direito"



Se a dúvida do tópico é dobre uma 29 boa ou 26 top, óbvio que isso se refere a desempenho. Ou seria uma 26 top para comprar pão?

E claro que existem mil compromissos numa bike e em todos os produtos. Assim como é estranho quando quase todo ano em alguns concursos pelo mundo, elegem o Mercedes-Benz Classe S como melhor carro do mundo. Melhor em qual sentido? Para mim não é melhor. Caro, consumo alto, seguro alto, visado por ladrões, manutenção cara, grande demais para estacionar, etc. Pro cara que anda na Transamazônica, o melhor é um Tatra, pro cara que faz frete o melhor é Kombi, para uso diário o melhor é hatch com AC e DH e por aí vai. Tem n qualidades para de decidir qual o melhor  para x situações. Mas, AQUI nesse tópico está bem claro que é qual é melhor para DESEMPENHO. Então não adianta falar que pro lazer é melhor isso ou aquilo que para comprar leite é melhor isso ou aquilo, que para isso, aquilo outro, etc.

Logo, também não estamos no lado comercial das empresas se vão falir ou não. Embora eu acho que entre uma que só faça 29 e outra que só faça 27,5, a segunda vai sim falir.


Bikes top da Trek para respectivas categorias:

XC HT = Procaliber 29
XC FS = Top Fuel 29
Enduro = Slash 29
DH = Session 27,5

26 já era e a Trek já foi pega testando protótipos de Session 29.


Até 2016 vários pilotos do EWS da Trek usavam a Remedy 29 e vencendo. E a Slash era 27,5 e pouco usada pelos pilotos de fábrica. Para 2017 a Trek apresenta a Fuel EX somente em 29 (27,5+) tirando de linha a 27,5. e depois surpreende a todos lançando a Remedy somente em 27,5. Achei muito estranho, afinal em 2016 a Remedy 29 era um sucesso em vitórias. Mas a resposta veio semanas depois quando descontinuou a Slash 27,5 e lançou a Slash somente em 29 como bike oficial para os pilotos EWS. 

Só lembrar do marketing. Desde os primórdios, o marketing em cima dos lançamentos de bikes sempre foram destacando que as bikes novas, as novas tecnologias, faziam o ciclista ir mais rápido. O marketing sempre foi em torno de rendimento. E isso era o marketing inicial das 27,5. Mas... como viram na prática que a banda não toca assim, mudaram o foco do marketing e criaram expressões em inglês para dizer que se você quer velocidade, você deve comprar uma 29 e se quer diversão, deve comprar uma 27,5. Até os fabricantes sabem que em DESEMPENHO, as 29 são melhores. 

Agora sugiro criarem novos tópicos assim:


"Qual melhor bike para comprar pão? 29 ou 27,5?"

"Para andar pelas boca de porco cheia de amigos do alheio devo comprar uma 26 ou uma 29?"

"Tenho 8 anos e 1,20m, devo comprar uma 29 ou uma Caloicross aro 20?"




Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 13:39
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Bicicletas não são feitas só para competidores. 

Ps.: A Orbea também tem feito MTB 27.5 - mais uma que vai quebrar por estar jogando dinheiro fora LOL

Não vai, pois a maior percentagem de sua linha é 29. Aliás, existe algum fabricante semelhante a Niner em 27,5?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 13:41
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Bicicletas não são feitas só para competidores. 

Ps.: A Orbea também tem feito MTB 27.5 - mais uma que vai quebrar por estar jogando dinheiro fora LOL

problema é dela kkkkkkkkkk eu é que não compro orbea justamente por esse motivo, não tem full 29 do meu tamanho, ela é que se dane. aliás no Brasil, raro ver orbea, o representante parece que sumiu..

eu não caio nessa, pq além de tudo é uma questão de opinião.

por que não se pode ter bikes pequenas 29?

Desculpa 1:
- A roda é muito grande em relação ao quadro, fazendo que o ciclista se sinta numa bicicleta muito grande
Minha opinião: se o ciclista quiser ter as vantagens da rolagem 29, ainda que alguém ache que é grande demais, ele tem que estar ciente dessa "desproporção" e as vantagens e desvantagens que isso traz e formar sua opinião. 

Desculpa 2:
-Não é possível acomodar rodas grandes num quadro pequeno
Minha opinião: ué, e as centenas de fabricantes que fazem, como explica?

Desculpa 3: 
-A frente fica muito alta com rodas 29 e não é bom pra ciclistas baixos
Minha opinião: não se deve considerar que todo mundo gosta de usar a frente sempre mais baixa possível. Eu mesmo acho péssimo a mesa muito baixa, principalmente na trilha, pra mim traz um grande desconforto.. mas muita gente acha bom, inclusive pilotos muito altos que usam mesa invertida (até guidão invertido), assim como tem ciclistas que usam o guidão mais alto que a linha do selim e estão confortáveis com isso (eu por exemplo que tenho pernas curtas). Até pra bike de asfalto tentei usar mesa invertida e o que ganhei foi desconforto e dores nas costas. Voltei a mesa pra cima e foi sucesso.


tirando isso não sobram muitos argumentos a ponto de limitar a produção de 29 em relação ao tamanho. Porque toda desculpa que eu vejo, lembro sempre da Trek Slash 29 que tem 160 de curso e tamanho small 15,5".

o fato inegável que é facilmente possível verificar no mercado brasileiro é que aqui, 27.5 PRA XC NÃO PEGOU, independente se foi marketing ou não, se é melhor ou pior, os consumidores daqui não engoliram.

Mas pra outras modalidades com Enduro e DH é um grande sucesso, tanto é que no Enduro foi muito recentemente que as pessoas daqui (Brasil) pararam de torcer o nariz pra bikes 29. Até outro dia todo mundo queria 27.5, vi um amigo sofrer muito tempo pra vender uma Enduro 29. 

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 13:44
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Bicicletas não são feitas só para competidores. 

Ps.: A Orbea também tem feito MTB 27.5 - mais uma que vai quebrar por estar jogando dinheiro fora LOL

Não vai, pois a maior percentagem de sua linha é 29. Aliás, existe algum fabricante semelhante a Niner em 27,5?

a giant meio que tentou mas está voltando atrás.

ps.: pesquise o preço da anthem 29 e anthem 27.5 usadas no Brasil e vai entender o que é preferência de mercado.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 16:39
Rapaz, pense numa bobagem defender tamanho de roda.
Escolhe o que te agrada e pronto.

Pra quem tinha falado no EWS ali atrás:

Man
1- Richie Rude (27.5)
2- Damien Oton (27.5)
3- Jerome Clementz (27.5)

Se for contar o top 10 overall só o time da Cube usou roda 29 (e nem em todas as etapas). E no feminino a Ravanel usou 27.5 e foi campeã. A vice Gehrig da Ibis de 27.5 tb. Bom ou ruim pra eles? ou pra nós?
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 17:12
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Rapaz, pense numa bobagem defender tamanho de roda.
Escolhe o que te agrada e pronto.

Pra quem tinha falado no EWS ali atrás:

Man
1- Richie Rude (27.5)
2- Damien Oton (27.5)
3- Jerome Clementz (27.5)

Se for contar o top 10 overall só o time da Cube usou roda 29 (e nem em todas as etapas). E no feminino a Ravanel usou 27.5 e foi campeã. A vice Gehrig da Ibis de 27.5 tb. Bom ou ruim pra eles? ou pra nós?

tem razão, é uma grande bobagem.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:03
Pra mim esse lance de que roda 29 é melhor que isso e aquilo, que 26 tá morta e que 27.5 é uma furada, são só falácias.

Por muitos e muitos anos encontraremos peças para reposição para qualquer um dos tamanhos. No mercado de novas, devem "sobrar" 3 tamanhos: 29", 27.5(650b), 700. Não estou "Matando" a 26", pq pra mim, para morrer, tem que parar de encontrar peças de reposição. Quem é o louco que vai parar de fabricar?

Se o cara é competidor ele tem que escolher o que vai lhe oferecer o melhor desempenho, pois o seu objetivo é vencer. E isso vai variar de atleta para atleta e de categoria para categoria. Ou vemos 29" no tour de france? Afff....

Agora se o indivíduo quer uma bike para se deslocar dia-a-dia para o trabalho, neste péssimo trânsito, com motoristas mal educados, ele tem que ver o que é mais seguro para ele. Já vi nego descendo o pau em um usuário aqui neste fórum pq ele queria comprar uma 26. E a justificativa foi a mais tola possível de ser ouvir: "cara uma 29 rola mais rápido". Putz... Vem pedalar de 29 nos morros e transito agarrado de BH. Nem espaço para ganhar velocidade, nos horários de picos, temos.

Vejo que há uma puta pressão de mercado e bicicleteiros em vender aro 29" para qualquer situação e perfil de ciclista. Pura bobagem!
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:06
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Se o cara é competidor ele tem que escolher o que vai lhe oferecer o melhor desempenho, pois o seu objetivo é vencer. E isso vai variar de atleta para atleta e de categoria para categoria. Ou vemos 29" no tour de france? Afff....

É que aqui é a parte de MTB de fórum, embora a medida de aro da 29 e das bikes de ciclismo sejam as mesmas.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:10
Tracy Moseley venceu o campeonato da EWS de 2015 com uma Remedy 29. EM 2016 só competiu na 3ª etapa e advinhe: Venceu.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:10
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Se o cara é competidor ele tem que escolher o que vai lhe oferecer o melhor desempenho, pois o seu objetivo é vencer. E isso vai variar de atleta para atleta e de categoria para categoria. Ou vemos 29" no tour de france? Afff....

É que aqui é a parte de MTB de fórum, embora a medida de aro da 29 e das bikes de ciclismo sejam as mesmas.

Pra variar não entendeu o que eu quis dizer. Deixa pra lá!
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:13
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Se o cara é competidor ele tem que escolher o que vai lhe oferecer o melhor desempenho, pois o seu objetivo é vencer. E isso vai variar de atleta para atleta e de categoria para categoria. Ou vemos 29" no tour de france? Afff....


É que aqui é a parte de MTB de fórum, embora a medida de aro da 29 e das bikes de ciclismo sejam as mesmas.


Pra variar não entendeu o que eu quis dizer. Deixa pra lá!

 
 
Ah, não deixa para lá não. Me explica, vai.


Editado por Fabio - 03 Jun 2017 as 15:48
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:14
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Pra mim esse lance de que roda 29 é melhor que isso e aquilo, que 26 tá morta e que 27.5 é uma furada, são só falácias.

Por muitos e muitos anos encontraremos peças para reposição para qualquer um dos tamanhos. No mercado de novas, devem "sobrar" 3 tamanhos: 29", 27.5(650b), 700. Não estou "Matando" a 26", pq pra mim, para morrer, tem que parar de encontrar peças de reposição. Quem é o louco que vai parar de fabricar?

Se o cara é competidor ele tem que escolher o que vai lhe oferecer o melhor desempenho, pois o seu objetivo é vencer. E isso vai variar de atleta para atleta e de categoria para categoria. Ou vemos 29" no tour de france? Afff....

Agora se o indivíduo quer uma bike para se deslocar dia-a-dia para o trabalho, neste péssimo trânsito, com motoristas mal educados, ele tem que ver o que é mais seguro para ele. Já vi nego descendo o pau em um usuário aqui neste fórum pq ele queria comprar uma 26. E a justificativa foi a mais tola possível de ser ouvir: "cara uma 29 rola mais rápido". Putz... Vem pedalar de 29 nos morros e transito agarrado de BH. Nem espaço para ganhar velocidade, nos horários de picos, temos.

Vejo que há uma puta pressão de mercado e bicicleteiros em vender aro 29" para qualquer situação e perfil de ciclista. Pura bobagem!
 
 
Voltado a lembrar que o tópico é sobre desempenho em MTB e não para ia na padaria.


Editado por Fabio - 16 Mar 2017 as 19:22
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:22
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Pra mim esse lance de que roda 29 é melhor que isso e aquilo, que 26 tá morta e que 27.5 é uma furada, são só falácias.

Por muitos e muitos anos encontraremos peças para reposição para qualquer um dos tamanhos. No mercado de novas, devem "sobrar" 3 tamanhos: 29", 27.5(650b), 700. Não estou "Matando" a 26", pq pra mim, para morrer, tem que parar de encontrar peças de reposição. Quem é o louco que vai parar de fabricar?

Se o cara é competidor ele tem que escolher o que vai lhe oferecer o melhor desempenho, pois o seu objetivo é vencer. E isso vai variar de atleta para atleta e de categoria para categoria. Ou vemos 29" no tour de france? Afff....

Agora se o indivíduo quer uma bike para se deslocar dia-a-dia para o trabalho, neste péssimo trânsito, com motoristas mal educados, ele tem que ver o que é mais seguro para ele. Já vi nego descendo o pau em um usuário aqui neste fórum pq ele queria comprar uma 26. E a justificativa foi a mais tola possível de ser ouvir: "cara uma 29 rola mais rápido". Putz... Vem pedalar de 29 nos morros e transito agarrado de BH. Nem espaço para ganhar velocidade, nos horários de picos, temos.

Vejo que há uma puta pressão de mercado e bicicleteiros em vender aro 29" para qualquer situação e perfil de ciclista. Pura bobagem!
 
 
Voltado a lembra que o tópico é sobre desempenho em MTB e não para ia na padaria.

Beleza chefe. Você falou tá falado.

Ps.: o tópico inicial não é sobre desempenho, mas se o chefe mandou focar, quem sou eu para discutir.LOL
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:25
Obrigado
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:27
Originalmente postado por danielzj danielzj escreveu:

Olá Prezados

Hoje proponho uma discussão (boa), já que tenho acompanhado o desejo de muita gente por bike aro 29 e a consequente sobra no mercado de bikes aro 26 (novas ou semi novas).

Coloco duas bicicletas na berlinda para elucidar a discussão, as duas vi hoje na BikepointSC:


Caloi Vitus 29er (sim, eles já estão fazendo reservas) por 5.499,00
http://www.bikepointsc.com.br/produto/9693

ou uma

Specialized Stumpjumper HT Comp Carbon (aro 26, nem sei o ano) por R$ 5.999,00
http://www.bikepointsc.com.br/produto/2682


Acredito ser uma dúvida justa, apesar de ter conhecimento das grandes diferenças que existem entre aro 26 e 29. Blz, 29 tem maior superfície de contato, melhor ângulo de ataque, melhor rolagem, etc etc. Mas e a possibilidade de ter um equipamento bem superior (quadro, grupo, etc)? Bem mais leve? Apesar de aro 26? Já vi em vários lugares excelentes bicicletas aro 26 por valores relativamente baixos...

Poderia ter colocado duas bicicletas da mesma marca para evitar comentários baseados em marca; imaginem que poderia ser uma Spz Crave 29 por 6000 contra a Stumpjumper HT carbon 26 pelo mesmo valor.

Que me dizem?

Abraço!

Tem razão, não é sobre desempenho.
 
Deve ser comum querer bike de carbono com equipamentos bons, melhor rolagem, baixo peso, mais aderência e melhor ângulo de ataque para ir no açougue.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:34
E se for só pra passeio? Na primeira postagem do tópico comparando a Vitus 29 com a SPZ 26 o user não fala nada sobre desempenho, corrida, tempo, kom ou o que for.
Se pensa em performance é suposição, assim como eu suponho passeio rural, ciclotour ou qualquer coisa dessas em estrada de terra com média de 15Km/h
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:46
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

E se for só pra passeio? Na primeira postagem do tópico comparando a Vitus 29 com a SPZ 26 o user não fala nada sobre desempenho, corrida, tempo, kom ou o que for.
Se pensa em performance é suposição, assim como eu suponho passeio rural, ciclotour ou qualquer coisa dessas em estrada de terra com média de 15Km/h

Vai discutir com o chefe? O poderoso que consegue ler a mente das pessoas? LOL LOL LOL
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:47
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

E se for só pra passeio? Na primeira postagem do tópico comparando a Vitus 29 com a SPZ 26 o user não fala nada sobre desempenho, corrida, tempo, kom ou o que for.
Se pensa em performance é suposição, assim como eu suponho passeio rural, ciclotour ou qualquer coisa dessas em estrada de terra com média de 15Km/h
 
Pode ser também.
 
Mas baseado nas qualidades que ele cita, me parece mais comum para desempenho. Até porque arriscar com quadro de carbono sem ser para desempenho não me faz muito sentido.
 
 
embora nessa postagem abaixo dele, ele diz que vai "ralar" a bike.
 

Originalmente postado por danielzj danielzj escreveu:

Originalmente postado por carl carl escreveu:

Voltando ao assunto original...

 

A STUMPJUMPER tem bastante espaço entre os chainstays. Vale a pena conferir se não cabe um conjunto 650b ali. Além disso, ela tem originalmente a altura do movimento central baixa (menor que 30 cm), portanto usando rodas 27.5" não comprometeria a geometria da bike.

 

Estava pesquisando isso agora mesmo! Vários acham isso uma gambiarra tremenda mas eu não sou uma delas... Pelo jeito a conversão é possível.

 

 



Editado por Fabio - 16 Mar 2017 as 19:52
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:53
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

E se for só pra passeio? Na primeira postagem do tópico comparando a Vitus 29 com a SPZ 26 o user não fala nada sobre desempenho, corrida, tempo, kom ou o que for.
Se pensa em performance é suposição, assim como eu suponho passeio rural, ciclotour ou qualquer coisa dessas em estrada de terra com média de 15Km/h

Vai discutir com o chefe? O poderoso que consegue ler a mente das pessoas? LOL LOL LOL
 


Editado por Fabio - 16 Mar 2017 as 19:55
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 19:58

7 dicas para ler a mente de outra pesoa facilmente e descobrir se ela é parcial ao discutir sobre 27,5:


1) Linguagem Corporal
2) Preste atenção a sua respiração
3) Leia os olhos
4) Ouvir o seu tom de voz. Não as palavras, seu tom.
5) passar Um tempo
6) Certifique-se de que você não está alimentando sua mente com a sua energia
7) Leia a assinatura do forista onde diz:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!



Editado por Fabio - 16 Mar 2017 as 19:59
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 20:00

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!

Vou comprar pão, acha mesmo que é a melhor é a 27,5?
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 20:04
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!

Vou comprar pão, acha mesmo que é a melhor é a 27,5?

Para ir na padaria pode ser até de aro 20 meu amigo. Eu tenho é dúvida se você vai sem ser de 29". LOL
Eu vou a pé, a padaria é bem próxima. Smile
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 20:05
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!

Vou comprar pão, acha mesmo que é a melhor é a 27,5?

Para ir na padaria pode ser até de aro 20 meu amigo. Eu tenho é dúvida se você vai sem ser de 29". LOL
Eu vou a pé, a padaria é bem próxima. Smile
 
 
Eu ia até descalço. Tinha uma casca no pé que nem caco de vidro furava. Mas faz tempo que nem na padaria vou. Smile
 
Mas na época de aro 20 eu só ia se fosse com alguém, tinha medo que fossem roubar minha cross.
 
Mas quando ia a ´pé eu ia mais rápido quando calçava tênis 29 do que tênis 26.


Editado por Fabio - 16 Mar 2017 as 20:20
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 20:19
Uma dica para o pessoal que gosta do Rodão...

39" roda bem demais LOL

fonte: http://www.praquempedala.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/11/291865_1900753933325_1675990721_1358228_20029936_n2.jpg



Editado por _danielcorrea - 16 Mar 2017 as 20:21
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 20:20
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Uma dica para o pessoal que gosta do Rodão...

























 
 
Essa sobe até escada de catedral.



fonte: http://www.praquempedala.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/11/291865_1900753933325_1675990721_1358228_20029936_n2.jpg
39" roda bem demais LOL
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 00:42
Depois dos flagras de Trek Session 29, Santa Cruz DH 29, agora garfo Fox RAD 49 29 para DH e Mondraker Summum 29 DH.

https://m.pinkbike.com/photo/14616940/

Editado por Fabio - 18 Abr 2017 as 00:46
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2017 as 23:33
[QUOTE=Fabio]Depois dos flagras de Trek Session 29, Santa Cruz DH 29, agora garfo Fox RAD 49 29 para DH e Mondraker Summum 29 DH.

https://m.pinkbike.com/photo/14616940/[/QUOTE]
 
 
Voltar ao Topo
celsofm Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2015
Teófilo Otoni
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar celsofm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2017 as 09:17
Montei uma Astro full suspension aro 26 gastei R $ 5000 nela, usei 2 anos, até que experimentei uma aro 29 baratinha de R $ 1500.no trajeto que sempre faço foi uma diferença absurda, a 29 é muito superior. Tenho que admitir a 29 é superior. Não me arrependo gosto de experimentar e tirar minhas próprias conclusões. Agora vou montar uma 29.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2017 as 20:58
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

[QUOTE=Fabio]Depois dos flagras de Trek Session 29, Santa Cruz DH 29, agora garfo Fox RAD 49 29 para DH e Mondraker Summum 29 DH.

https://m.pinkbike.com/photo/14616940/[/QUOTE]
 
 


Tá aí a Mondraker com a Fox 49:

https://www.instagram.com/p/BT_dU1ZjHrZ/







Commencal 29er



https://www.instagram.com/p/BT8sCxsj-xA/





Mondraker


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2017 as 22:02









Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2017 as 21:31
depois da Trek, Santa Cruz, Commencal e Mondraker, agora a Intense diz que fez bikes idênticas em 27,5 e 29 e mandou os pilotos andarem nas 2 e no cronometro as 29 já foram mais rápidas  no cronômetro e os pilotos disseram que ainda vão baixar mais.

Calcularam a média em 12 corridas.

Disseram que sentiram que podia ir mais rápido nas curvas e que a velocidade era mais consistente em terrenos e pistas variadas.


 
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 00:14
Se é boa eu não sei, mas já salvei várias fotos das bikes Commencal. Como são lindas!!! Heart










Editado por Bol Gola - 22 Mai 2017 as 00:21
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 08:33
pois é, 29 pra DH é tão ruim que esse monte de fabricante ta correndo atrás de parir uma 29 o mais rápido possível essa temporada. Eu acho que eles deveriam escutar o pessoal do forum que só gosta de 27.5 e manter as rodas de antes. Ou então escutar os mais conservadores e voltar pras rodas 26, assim deixará os pilotos muito mais felizes.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 23:47

Acabei de ler um artigo do editor do Pink Bike Mike Kazimer, onde ele diz que testou bikes de DH 27,5 e 29 num trecho de 2:20 e que ele foi 5 segundos mais rápido mais rápido com a 29. Diz também que não entende o motivo todo desse ódio contra as 29 no DH, já que diz que eles tem que buscar o que é mais rápido e 29 é mais rápida. Por isso esse desespero todo dos fabricantes em apresentar sua bike 29. Diz que usam argumentos de que 29 “não é legal para DH”, argumentos de que foram lançados somente para ter algo novo para vender, etc. Aí ele diz que o percentual de vendas de bikes de DH no mercado é ínfimo, mas ter uma bike de DH vencedora faz com a marca fique em voga e venda os outros modelos de XC, trail, etc. E é por esse motivo que eles querem uma bike de DH vencedora e não apenas uma novidade. E que a 27.5 sim que foi um artigo de moda para vender algo novo, já que deveriam ter ido direto para 29 já que o se busca no DH é velocidade. Diz ainda também que da mesma forma que tem uns que não acham 29 legal para DH, também tem os que acham que roupas justas não é legal para DH, sendo que essas roupas também faziam os atletas mais rápidos.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2017 as 12:43
Oficial.


Trek Session 29 em outubro.

O engenheiro disse que não se muda a bike no meio da temporada, mas que o protótipo da 29 foi tão mais rápido que vai ter que ser aberta essa brecha.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 3456>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X