Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29 boa ou Aro 26 TOP? explicarei direito
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29 boa ou Aro 26 TOP? explicarei direito

 Responder Página  <1 23456>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:10
Em nenhum momento eu citei número de mensagens. Você que entrou no mérito. Também não lhe desrespeitei em momento algum.
 
Quando ao fato de algum usuário antigo lhe desrespeitar, isso provavelmente não vai acontecer, afinal aqui somos todos educados e quase não existe antigo aqui, pois o pessoal entra, fala muito, fogo de palha, vou comprar tal bike, andar em tal lugar, vou andar de 1x com coroa 38 e cassete 11-36 Smile, pois subo tudo, até inclinação de 45º LOLLOLLOLLOLLOL (não sabem que isso é 100%), defendem a marca que compraram com unhas e dentes até usando a marca no nick (parabéns à você que não faz isso), adora dar dicas mesmo tendo começado a pedalar ontem, sendo que a dica que iniciante mais dá é "faça o bike fit", "29 é para estradão", "29 não sobe", "disco de 160mm já basta, mais que isso é perigoso LOLLOL, etc, e depois somem do fórum.


Editado por Fabio - 31 Jul 2015 as 19:13
Voltar ao Topo
Patrick Marvin Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2014
Campos dos Goyt
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patrick Marvin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:11
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Patrick Marvin Patrick Marvin escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Fisicamente sempre a 26 arrancará melhor. Mas isso é tão prioritário assim no trânsito oara você? Mudaria o que? 3% até atingir a velocidade de cruzeiro?
Bom... se para você não interfere, ok. Para mim faz diferença, mesmo que apenas 3%. No transito da cidade, dou valor sim a agilidade da 26.
Tenho uma 29 não por modismo, mas pq nas trilhas que eu faço ela rende melhor.
Agora, querer dizer que a 29 é a melhor opção para tudo... É bom rever os conceitos, ou praticar e pesquisar mais.
 
Ok, depois dos seus ensinamentos, vou rever meus conceitos, praticar mais e pesquisar mais. Quem sabe assim eu não atinja um auge igual ao seu.
 
Não disse que não tem diferença, mas que é inquantificável a ponto de não precisar de 26 na cidade. Até parece que o fato de ser 29 vai ser um transtorno no trânsito. Melhor BMX ou uma super cruiser (sabe o que é?). Mas será que o coeficiente de 0,08 da 29 não faz valer a pena a massa maior mais próximo das bordas? Melhor usar disco então, pois concentra a massa mais no núcleo do que um aro de rim brake.
 
Cada um compra o que quiser~. Pode ser para não expor uma 29 cara no centro urbano e começar a andar com uma 26 vagabunda, pode ser para não desgastar os pneus de trilha caros no asfalto, mas essa de querer porque vai acelerar mais rápido, realmente vai fazer eu rever meus conceitos e até praticar, para ter essa sensibilidade que nem cronômetro nuclear consegue. Aliás, vou até dar a dica pro pessoal do Mundial de XCE da UCI para pararem de usar 29.
 
Obrigado
 
 
Em tempo:
 
Essa abaixo é a que acelera mais que sua Mosso 29? Eu não consigo ver direito, mas não é 27,5, não? Sem a cesta não ficaria mais aerodinâmico, não?
 

Você acha que eu me envergonho das bikes que hoje eu posso comprar. Não me envergonho não. Agora, um cara arrogante como você não é gente nem com a bike mais cara do mundo.
Eu acho essa barra forte muito bonita. E infelizmente, a situação financeira não me permitiu adquirir uma 29 de melhor qualidade.
Mas é isso ai... Já vi que você se acha pra caramba.
Pensei que aqui no forum seriamos bem recebidos e nossa opnião respeitada, mesmo que diferente da opnião de outras pessoas.
Não pense que está me humilhando postando a foto da minha bike, não tá não.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:16
Perdão se passei essa impressão. Mas é coisa da sua cabeça esse retrato que está fazendo de mim. Você deve estar nervoso com alguma coisa e não comigo. E só coloquei essa bike, pois que eu saiba ela é 27,5 e não 26 como falou. Em nenhum momento falei em valor, custos, nada disso. E, com certeza sua 29 é MUITO mais ágil que essa 27,5, logo entra no quesito que falei de ser opção no uso urbano para não deteriorar os pneus da 29 e não correr riscos com assalto e não pelo fato de arrancar melhor como você disse.
 
Desculpe o mal entendido.
Voltar ao Topo
Patrick Marvin Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2014
Campos dos Goyt
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patrick Marvin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:17
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Em nenhum momento eu citei número de mensagens. Você que entrou no mérito. Também não lhe desrespeitei em momento algum.
 
Quando ao fato de algum usuário antigo lhe desrespeitar, isso provavelmente não vai acontecer, afinal aqui somos todos educados e quase não existe antigo aqui. O pessoal entra, fala muito, fogo de palha, vou comprar tal bike, andar em tal lugar, defende a marca com unhas e dentes até usando no nick (parabéns à você que não faz isso), adora dar dicas mesmo tendo começado a pedalar ontem, sendo que a dica que iniciante mais dá é "faça o bike fit", etc, e depois somem do fórum.
Bom... se você está julgando que comecei a pedalar "ontem" por causa da bike que tenho hoje, lhe digo que você não sabe o que acontece com a vida das pessoas para saber se ela já teve outra bike top e por motivos que não lhe dizem respeito, teve que vender.
E se você não me desrespeitou em momento algum, então eu espero que esse assunto morra aqui, para que eu possa continuar participando do forum numa boa. Não vim brigar com ninguèm. Meu objetivo é apenas poder compartilhar com pessoas que tbm gostam de pedalar.
Espero que tenha apenas sido um mal entendido.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:19
Total mal entendido.
 
Aliás tivemos/temos aqui muita gente boa formadora de opinião. Eu considero DTS, Voodoo, Alex SP, Flávio Página, Gui Marques, embora os últimos andem sumidos.
Voltar ao Topo
Patrick Marvin Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2014
Campos dos Goyt
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patrick Marvin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:21
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Perdão se passei essa impressão. Mas é coisa da sua cabeça esse retrato que está fazendo de mim. Você deve estar nervoso com alguma coisa e não comigo. E só coloquei essa bike, pois que eu saiba ela é 27,5 e não 26 como falou. Em nenhum momento falei em valor, custos, nada disso. E, com certeza sua 29 é MUITO mais ágil que essa 27,5, logo entra no quesito que falei de ser opção no uso urbano para não deteriorar os pneus da 29 e não correr riscos com assalto e não pelo fato de arrancar melhor como você disse.
 
Desculpe o mal entendido.
Pow... blz então, me desculpa tbm.
É claro que a barra forte não é uma 26, posso ter escrito errado. E é claro que a minha 29 é melhor que ela. Mas nunca que vou com a minha 29 pro serviço, certamente vão me roubar.
Por isso estou procurando uma 26 de cromo, para adaptar para cidade.
Mas o que tenho agora na mão é essa barra forte.
Valeu então e assunto encerrado.
Abç
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:22
Nem fala, amigo meu comprou uma bike por 150 reais de ferro para ir até o metrô e deixar acorrentada. sem marcha. Um dia chegou na volta e encontrou 2. rs
Voltar ao Topo
Patrick Marvin Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2014
Campos dos Goyt
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patrick Marvin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:24
É desse jeito. Lá no meu trabalho já roubaram várias bikes. Deixo a minha com 2 cadeados, e peço a Deus para guardar. Porque, para falar a verdade não confio nos cadeados.
Voltar ao Topo
Marlao_Indaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Ago 2016
Indaiatuba
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marlao_Indaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 17:56
Desenterrando das profundezas o tópico... kkkkk
 
Galera, seguinte... Estou negociando uma bike com quadro First 18", 27v, kit Alívio, freios hidráulicos (acredito que seja, ainda não vi a bike pessoalmente), e... aro 26". haha
 
Pelo kit que está nela, pra mim o valor está bom, a pessoa está pedindo $1.400 temers, pois dilmas não existem mais... kkkkkkkk
 
Só que eu gostaria de saber de vocês o seguinte: ainda vale a pena investir numa 26" hoje em dia? Ou vale mais a pena embarcar numa 29er de entrada? Pois com esse kit o preço vai lá na estratosfera.
 
Como vou voltar aos pedais, inicialmente será para andar no parque durante a semana, e com o passar do tempo, posso enfrentar eventuais trilhas leves. É uma boa pedida as 26"?
 
E os quadros para 26" podem receber os "famigerados" aros 27.5"? Ou tem que ser um quadro exclusivo para 27.5", assim como para as 29".
 
Gostei demais dessa discussão sadia no fórum, apesar que em certos momentos o negócio pegou fogo... uahauhuaha
 
Abraços!
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 18:17
Originalmente postado por Marlao_Indaia Marlao_Indaia escreveu:

Desenterrando das profundezas o tópico... kkkkk
 
Galera, seguinte... Estou negociando uma bike com quadro First 18", 27v, kit Alívio, freios hidráulicos (acredito que seja, ainda não vi a bike pessoalmente), e... aro 26". haha
 
Pelo kit que está nela, pra mim o valor está bom, a pessoa está pedindo $1.400 temers, pois dilmas não existem mais... kkkkkkkk
 
Só que eu gostaria de saber de vocês o seguinte: ainda vale a pena investir numa 26" hoje em dia? Ou vale mais a pena embarcar numa 29er de entrada? Pois com esse kit o preço vai lá na estratosfera.
 
Como vou voltar aos pedais, inicialmente será para andar no parque durante a semana, e com o passar do tempo, posso enfrentar eventuais trilhas leves. É uma boa pedida as 26"?
 
E os quadros para 26" podem receber os "famigerados" aros 27.5"? Ou tem que ser um quadro exclusivo para 27.5", assim como para as 29".
 
Gostei demais dessa discussão sadia no fórum, apesar que em certos momentos o negócio pegou fogo... uahauhuaha
 
Abraços!
E ai man, blz.

Na minha opinião, vale sim a pena investir numa 26", pois você não irá competir, e como disse está voltando aos pedais. E sem contar que algumas peças estão mais baratas pra 26" do que pra 29" Wink

Alguns quadros 26" é possível sim usar rodas 27,5", na minha bike dá pra usar, mas pra mim não compensa, pois as minhas rodas 26" são Shimano XTR.

Uma bike 26" é boa pra fazer trilha, pedalar na cidade, ou a lazer vai tranquilo.

Bons pedais.
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
Marlao_Indaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Ago 2016
Indaiatuba
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marlao_Indaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 18:25
Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

E ai man, blz.

Na minha opinião, vale sim a pena investir numa 26", pois você não irá competir, e como disse está voltando aos pedais. E sem contar que algumas peças estão mais baratas pra 26" do que pra 29" Wink

Alguns quadros 26" é possível sim usar rodas 27,5", na minha bike dá pra usar, mas pra mim não compensa, pois as minhas rodas 26" são Shimano XTR.

Uma bike 26" é boa pra fazer trilha, pedalar na cidade, ou a lazer vai tranquilo.

Bons pedais.
 
m46c10,
 
cara, como vou voltar aos pedais, não preciso de muuuita coisa, e eu gostei da config dessa que estou negociando. Tanto é que se caso eu for para as 29", levo muita coisa dessa bike, mas se decidir, eu faço um up nessa e pode ser que coloque um 27.5", só que tenho um certo receio, pois pelo que o pessoal falou, esses aros são difíceis de manutenção... mas pode ser que não.
 
Quando eu pegar ela, eu mostro ela a vocês! haha
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2016 as 23:37
pessoalmente penso que se for comprar nova vale mais a pena pegar uma 29er de pelo menos 24 marchas, freio a disco e suspensão com trava... agora se esta buscando uma usada, ai tem que procurar o melhor conjunto pelo orçamento disponível, o que naturalmente te levar para uma desvalorizada 26 mais bem equipada... agora esquece esse negocio de adaptar 26 pra 27,5... se tem duvida se uma 26 vai te satisfazer a longo prazo, nem olhe pra elas e vai direto para uma bike nova ;-)
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 02:13
Lendo os primeiros comentários desse tópico eu percebo como as 26" se tornaram obsoletas. O mercado de bikes 26" novas atualmente está voltado para peões de obra, onde Caloi e Houston são expoentes com seus lixos de aço carbono.

As pessoas mais pobres do que eu deveriam ter direito e acesso a bikes de melhor qualidade. Não faz muito tempo o freio v-Brake de bikes de supermercado era feito de plástico!

O aro 27.5 se tornou apenas curiosidade, uma espécie de 26" de luxo. A verdade é que o tamanho 27.5 não colou. Falta tudo desde câmaras até garfos rígidos para as 27.5.

Um bom quadro de 29 anima a fazer upgrade de pecas mas quem anima a gastar com 26" ?

Bikes 26 top ainda tem mercado? Tem. No setor de usadas, até mesmo para serem canibalizadas em prol de uma 29 ou 27.5.

Quem é doido hoje em dia de pagar 2 mil reais numa bike 26 nova?

Editado por Yang - 23 Set 2016 as 02:16
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 08:11
Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Lendo os primeiros comentários desse tópico eu percebo como as 26" se tornaram obsoletas. O mercado de bikes 26" novas atualmente está voltado para peões de obra, onde Caloi e Houston são expoentes com seus lixos de aço carbono.

As pessoas mais pobres do que eu deveriam ter direito e acesso a bikes de melhor qualidade. Não faz muito tempo o freio v-Brake de bikes de supermercado era feito de plástico!

O aro 27.5 se tornou apenas curiosidade, uma espécie de 26" de luxo. A verdade é que o tamanho 27.5 não colou. Falta tudo desde câmaras até garfos rígidos para as 27.5.

Um bom quadro de 29 anima a fazer upgrade de pecas mas quem anima a gastar com 26" ?

Bikes 26 top ainda tem mercado? Tem. No setor de usadas, até mesmo para serem canibalizadas em prol de uma 29 ou 27.5.

Quem é doido hoje em dia de pagar 2 mil reais numa bike 26 nova?

peraí, que não colou pra XC ou trekking, ou então no "speed de terra" como muitos dos que acham que praticam moutain bike fazem, eu concordo.

Mas no DH ou no Enduro ainda são o tamanho de aro preferido, embora tenham surgido ultimamente muitas bikes de enduro 29.

tinha 26 e hoje tenho uma bike Enduro 27.5 e uma XC 29 (era full, vendi o quadro pra pegar outro full mas por enquanto não achei o que eu quero e estou com um rígido).
Pra trilhas pesadas (enduro e downhill) a 26 e a 27,5 são bem melhores que a 29 no meu caso, mesmo a full. Mas pra estrada e alguns tipo de trilha a 29 ia muito melhor. Gostaria de testar uma 29 de bastante curso pra ver como é, pois é até injusto comparar uma 29 de 100mm de curso no quadro com uma 27.5 de 165mm, são bikes totalmente diferentes.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 08:50
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Lendo os primeiros comentários desse tópico eu percebo como as 26" se tornaram obsoletas. O mercado de bikes 26" novas atualmente está voltado para peões de obra, onde Caloi e Houston são expoentes com seus lixos de aço carbono.

As pessoas mais pobres do que eu deveriam ter direito e acesso a bikes de melhor qualidade. Não faz muito tempo o freio v-Brake de bikes de supermercado era feito de plástico!

O aro 27.5 se tornou apenas curiosidade, uma espécie de 26" de luxo. A verdade é que o tamanho 27.5 não colou. Falta tudo desde câmaras até garfos rígidos para as 27.5.

Um bom quadro de 29 anima a fazer upgrade de pecas mas quem anima a gastar com 26" ?

Bikes 26 top ainda tem mercado? Tem. No setor de usadas, até mesmo para serem canibalizadas em prol de uma 29 ou 27.5.

Quem é doido hoje em dia de pagar 2 mil reais numa bike 26 nova?

peraí, que não colou pra XC ou trekking, ou então no "speed de terra" como muitos dos que acham que praticam moutain bike fazem, eu concordo.

Mas no DH ou no Enduro ainda são o tamanho de aro preferido, embora tenham surgido ultimamente muitas bikes de enduro 29.

tinha 26 e hoje tenho uma bike Enduro 27.5 e uma XC 29 (era full, vendi o quadro pra pegar outro full mas por enquanto não achei o que eu quero e estou com um rígido).
Pra trilhas pesadas (enduro e downhill) a 26 e a 27,5 são bem melhores que a 29 no meu caso, mesmo a full. Mas pra estrada e alguns tipo de trilha a 29 ia muito melhor. Gostaria de testar uma 29 de bastante curso pra ver como é, pois é até injusto comparar uma 29 de 100mm de curso no quadro com uma 27.5 de 165mm, são bikes totalmente diferentes.

"Speed de terra" é uma atividade que tem mesmo de ser feita com uma MTB. Quem mora em grandes áreas urbanas vê os deslocamentos e passeios em estradas de terra como um luxo dispensável, mas para quem mora na zona rural ou no interior isso é uma realidade muitas vezes diária.

Tem gente que desce um morrinho todo paramentado com bike full, capacete e joelheira e acha que está praticando DH. LOL

Para "single track" e trilhas pesadas compostas por "rocket gardens" por exemplo um aro menor de 26" pode ser melhor e um quadro full é praticamente obrigatório mas para trilhas "normais" o aro 29" em um quadro "hard tail" se revela uma experiência bastante satisfatória, o mesmo ocorrendo em competições de XC onde o aro 26" está praticamente banido, ao menos do podium. Clap

O aro 27.5 foi feito para substituir os aros 26" em quadros para 26" de boa qualidade, só isso! Thumbs Up

O mais é estratégia de mercado, puro marketing, para fazer circular o dinheiro e nos fazer gastar mais. Smile

Eu já vi em fóruns gringos a MTB de 32". Nem precisa de suspensão e nem fabricam no mercado, ao menos por enquanto. Aros e pneus já estão sendo fabricados. Confused

Bike toda 27.5" é modinha, me desculpe. Rodas 27.5" em um bom quadro de 26" com suspensão 100mm de 29" resolve o problema. Não é preciso pagar caro para se ter uma 26" supér desenvolvida, pois é isso que uma 27.5 é na verdade! LOL LOL LOL 











 




Editado por Yang - 23 Set 2016 as 08:52
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 09:20
Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Bike toda 27.5" é modinha, me desculpe. Rodas 27.5" em um bom quadro de 26" com suspensão 100mm de 29" resolve o problema. Não é preciso pagar caro para se ter uma 26" supér desenvolvida, pois é isso que uma 27.5 é na verdade! LOL LOL LOL 


de novo você tá só considerando cross country e esquece das modalidades mais extremas.

esse é o grande problema no Brasil, as pessoas esquecem que mountain bike não é só XC.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 10:21
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Bike toda 27.5" é modinha, me desculpe. Rodas 27.5" em um bom quadro de 26" com suspensão 100mm de 29" resolve o problema. Não é preciso pagar caro para se ter uma 26" supér desenvolvida, pois é isso que uma 27.5 é na verdade! LOL LOL LOL 


de novo você tá só considerando cross country e esquece das modalidades mais extremas.

esse é o grande problema no Brasil, as pessoas esquecem que mountain bike não é só XC.

Nesse ponto você está certo. Desconsiderei por que não pratico nem nunca pratiquei. Foi mal.

Você entendeu meu ponto de vista? 

Muita coisa é marketing, mesmo quando as 29" surgiram se falava que não ia pegar, hoje sabemos que quem ficou pra trás foram as 26".

Agora estão tentando lançar a MTB de 32". Só se for para descer e andar na reta, como alguém sobe um morro com um aro desse tamanho? Bom, pode ser que seja para bikers com mais de 1,90 de altura, vai saber...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 10:29
sim entendi, também nunca acreditei muito nas 27.5 no XC

o pior é que muitas marcas insistem que 27,5 é o melhor tamanho pra pessoas baixas..

orbea, canyon...

então se quer uma 29 full xc ou trail com quadro tamanho small simplesmente NÃO EXISTE.

e a Giant que apostou todas as fichas na 27.5 acabou de lançar a XTC 29/275+.. e nada de Anthem 29 que teria potencial pra ser uma das melhores bikes de cross country da atualidade se seguisse a geometria das novas anthem 27,5
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 10:32
Originalmente postado por Patrick Marvin Patrick Marvin escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Patrick Marvin Patrick Marvin escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Fisicamente sempre a 26 arrancará melhor. Mas isso é tão prioritário assim no trânsito oara você? Mudaria o que? 3% até atingir a velocidade de cruzeiro?
Bom... se para você não interfere, ok. Para mim faz diferença, mesmo que apenas 3%. No transito da cidade, dou valor sim a agilidade da 26.
Tenho uma 29 não por modismo, mas pq nas trilhas que eu faço ela rende melhor.
Agora, querer dizer que a 29 é a melhor opção para tudo... É bom rever os conceitos, ou praticar e pesquisar mais.
 
Ok, depois dos seus ensinamentos, vou rever meus conceitos, praticar mais e pesquisar mais. Quem sabe assim eu não atinja um auge igual ao seu.
 
Não disse que não tem diferença, mas que é inquantificável a ponto de não precisar de 26 na cidade. Até parece que o fato de ser 29 vai ser um transtorno no trânsito. Melhor BMX ou uma super cruiser (sabe o que é?). Mas será que o coeficiente de 0,08 da 29 não faz valer a pena a massa maior mais próximo das bordas? Melhor usar disco então, pois concentra a massa mais no núcleo do que um aro de rim brake.
 
Cada um compra o que quiser~. Pode ser para não expor uma 29 cara no centro urbano e começar a andar com uma 26 vagabunda, pode ser para não desgastar os pneus de trilha caros no asfalto, mas essa de querer porque vai acelerar mais rápido, realmente vai fazer eu rever meus conceitos e até praticar, para ter essa sensibilidade que nem cronômetro nuclear consegue. Aliás, vou até dar a dica pro pessoal do Mundial de XCE da UCI para pararem de usar 29.
 
Obrigado
 
 
Em tempo:
 
Essa abaixo é a que acelera mais que sua Mosso 29? Eu não consigo ver direito, mas não é 27,5, não? Sem a cesta não ficaria mais aerodinâmico, não?
 

Você acha que eu me envergonho das bikes que hoje eu posso comprar. Não me envergonho não. Agora, um cara arrogante como você não é gente nem com a bike mais cara do mundo.
Eu acho essa barra forte muito bonita. E infelizmente, a situação financeira não me permitiu adquirir uma 29 de melhor qualidade.
Mas é isso ai... Já vi que você se acha pra caramba.
Pensei que aqui no forum seriamos bem recebidos e nossa opnião respeitada, mesmo que diferente da opnião de outras pessoas.
Não pense que está me humilhando postando a foto da minha bike, não tá não.

Quem realmente aprecia bike não acha nenhuma feia, pode achar fraca ou inadequada para a finalidade a que se destina originariamente. 

Uma bike "Barra Forte" serve para deslocamentos e transporte. Engana-se quem pensa que essas bikes estão em extinção. No interior e na periferia das grandes cidades muitas vezes são o único meio de transporte. Veja essa azul. Pode levar o filho na escola, pode carregar as compras do mercadinho, pode levar o biker para a escola ou trabalho. Então para sua função original, transporte, ela faz isso perfeitamente.

Infelizmente nesse mundo de vaidades pessoais e de orgulho exacerbado que é o mundo das bikes, quando uma bike top pode facilmente chegar aos 60 mil reais e até mais, é fácil cometer um deslize e ultrapassar a barreira que vai da zoação pura e simples para a humilhação.

Eu prefiro ser "pobre" e poder ter saúde para pedalar minha OGGI de 3 mil reais - com os ups - do que ser rico e não poder sair de casa. Escrevi "pobre" entre aspas por que infelizmente uma bike de 3 mil reais no Brasil não está ao alcance dos verdadeiramente pobres, que muitas vezes tem de se contentar com Caloi ou Houston com péssimos componentes.


Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:05
Eu paguei 5 pau numa 26 e não me arrependo. Ela é totalmente diliçinha. Ótima! Pena que tiraram de linha. Merida é TOP.

https://www.youtube.com/watch?v=6BXLEACwuGg

Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:07
"Speed de terra" é praticado com uma bike de Cyclo-Cross. Categoria praticamente desconhecida no Brasil. Mas que lá fora é praticada pelo povo mais maluco que existe no mundo do ciclismo.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:35
Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

"Speed de terra" é praticado com uma bike de Cyclo-Cross. Categoria praticamente desconhecida no Brasil. Mas que lá fora é praticada pelo povo mais maluco que existe no mundo do ciclismo.

bom eu não acho. bikes de CX no geral são desconfortáveis e foram feitas pra corridas curtas, não tem nem onde colocar garrafas dágua no quadro. e as pistas de CX não são estradão. eu não entendo muito disso, mas sei que existem gravel bikes que são mais adequadas a esse fim, e são diferentes de bikes de CX.

O que me deixa triste e as vezes indignado é que muita gente compra uma mountain bike com pneu largo, suspensão 100~120, ou até mesmo full suspension mas não anda na trilha, só asfalto. E pior, acha que mountain bike é só isso, e que estradão é trilha. Muitos quando veem uma trilha dizem "não dá pra pedalar aí" mas no fundo é falta de técnica, medo, etc.

Não estou obrigando ninguém a saber andar em trilha e gostar de partes técnicas, mas já vi muitas vezes opiniões no fórum sobre produtos/equipamentos em que as pessoas fazem avaliações somente nesses cenários e vão falando que "funciona muito bem", "aguenta muito", "não quebra".. Quer um exemplo fácil? O Tópico de óculos de ciclismo onde muitos juram de pé junto que um óculos EPI de 6 reais funciona tão bem quanto a um Oakley apropriado pro esporte. Nesse tópico mesmo gente falando que bikes 27,5 morreram, sendo que praticamente todas as bikes atuais de DH são 27.5 e a maioria das trail/enduro também.

Vejo no tópico de pneus muito isso também, pessoas falando que certos pneus que são  "excelentes" mas só rodaram no asfalto com eles, como o schwalbe racing ralph, por exemplo. Esses pneus já me jogaram no chão umas 3x, troquei por specialized purgatory e virou outra bike nas trilhas.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 15:37
Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

"Speed de terra" é praticado com uma bike de Cyclo-Cross. Categoria praticamente desconhecida no Brasil. Mas que lá fora é praticada pelo povo mais maluco que existe no mundo do ciclismo.


Com a diferença que aqui no topico o termo foi levantado em tom sarcástico, como que desmerecendo quem pratica isso, em relação a outras categorias, como se um fosse mais ciclista que outro.
O erro na verdade está no termo Mountain Bike, que deveria se chamar BTT igual em Portugal.
O nome que precisa mudar para se encaixar ao uso que as pessoas fazem, e nao as pessoas precisam mudar a forma de usar a bicicleta para se encaixar em algum rótulo.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 16:28
Bom, cyclocross é basicamente isso:

Resultado de imagem para cyclocross race  Resultado de imagem para cyclocross race

Resultado de imagem para cyclocross snowResultado de imagem para cyclocross climb

Bike de Cyclocross é feita pra isso, o que alguns fazem é usar bikes parecidas para andar em situações assim:

Resultado de imagemResultado de imagem


meio off topic, mas creia que são coisas diferentes... E nenhuma delas são comuns no Brasil.

strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 21:27
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

"Speed de terra" é praticado com uma bike de Cyclo-Cross. Categoria praticamente desconhecida no Brasil. Mas que lá fora é praticada pelo povo mais maluco que existe no mundo do ciclismo.

bom eu não acho. bikes de CX no geral são desconfortáveis e foram feitas pra corridas curtas, não tem nem onde colocar garrafas dágua no quadro. e as pistas de CX não são estradão. eu não entendo muito disso, mas sei que existem gravel bikes que são mais adequadas a esse fim, e são diferentes de bikes de CX.

O que me deixa triste e as vezes indignado é que muita gente compra uma mountain bike com pneu largo, suspensão 100~120, ou até mesmo full suspension mas não anda na trilha, só asfalto. E pior, acha que mountain bike é só isso, e que estradão é trilha. Muitos quando veem uma trilha dizem "não dá pra pedalar aí" mas no fundo é falta de técnica, medo, etc.

Não estou obrigando ninguém a saber andar em trilha e gostar de partes técnicas, mas já vi muitas vezes opiniões no fórum sobre produtos/equipamentos em que as pessoas fazem avaliações somente nesses cenários e vão falando que "funciona muito bem", "aguenta muito", "não quebra".. Quer um exemplo fácil? O Tópico de óculos de ciclismo onde muitos juram de pé junto que um óculos EPI de 6 reais funciona tão bem quanto a um Oakley apropriado pro esporte. Nesse tópico mesmo gente falando que bikes 27,5 morreram, sendo que praticamente todas as bikes atuais de DH são 27.5 e a maioria das trail/enduro também.

Vejo no tópico de pneus muito isso também, pessoas falando que certos pneus que são  "excelentes" mas só rodaram no asfalto com eles, como o schwalbe racing ralph, por exemplo. Esses pneus já me jogaram no chão umas 3x, troquei por specialized purgatory e virou outra bike nas trilhas.
 
Pneu, nem fala...
 
Esse dia estava criticando os Continental ProTection e o cara disse: Porra, você já criticou Specialized, Schwalbe, etc.
 
 
E dizem que a culpa é minha.
Porra, pneu foi feito para usar desse jeito, se não dura a culpa é minha?
 
 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2016 as 21:32
Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Lendo os primeiros comentários desse tópico eu percebo como as 26" se tornaram obsoletas. O mercado de bikes 26" novas atualmente está voltado para peões de obra, onde Caloi e Houston são expoentes com seus lixos de aço carbono.

As pessoas mais pobres do que eu deveriam ter direito e acesso a bikes de melhor qualidade. Não faz muito tempo o freio v-Brake de bikes de supermercado era feito de plástico!

O aro 27.5 se tornou apenas curiosidade, uma espécie de 26" de luxo. A verdade é que o tamanho 27.5 não colou. Falta tudo desde câmaras até garfos rígidos para as 27.5.

Um bom quadro de 29 anima a fazer upgrade de pecas mas quem anima a gastar com 26" ?

Bikes 26 top ainda tem mercado? Tem. No setor de usadas, até mesmo para serem canibalizadas em prol de uma 29 ou 27.5.

Quem é doido hoje em dia de pagar 2 mil reais numa bike 26 nova?

peraí, que não colou pra XC ou trekking, ou então no "speed de terra" como muitos dos que acham que praticam moutain bike fazem, eu concordo.

Mas no DH ou no Enduro ainda são o tamanho de aro preferido, embora tenham surgido ultimamente muitas bikes de enduro 29.

tinha 26 e hoje tenho uma bike Enduro 27.5 e uma XC 29 (era full, vendi o quadro pra pegar outro full mas por enquanto não achei o que eu quero e estou com um rígido).
Pra trilhas pesadas (enduro e downhill) a 26 e a 27,5 são bem melhores que a 29 no meu caso, mesmo a full. Mas pra estrada e alguns tipo de trilha a 29 ia muito melhor. Gostaria de testar uma 29 de bastante curso pra ver como é, pois é até injusto comparar uma 29 de 100mm de curso no quadro com uma 27.5 de 165mm, são bikes totalmente diferentes.

"Speed de terra" é uma atividade que tem mesmo de ser feita com uma MTB. Quem mora em grandes áreas urbanas vê os deslocamentos e passeios em estradas de terra como um luxo dispensável, mas para quem mora na zona rural ou no interior isso é uma realidade muitas vezes diária.

Tem gente que desce um morrinho todo paramentado com bike full, capacete e joelheira e acha que está praticando DH. LOL

Para "single track" e trilhas pesadas compostas por "rocket gardens" por exemplo um aro menor de 26" pode ser melhor e um quadro full é praticamente obrigatório mas para trilhas "normais" o aro 29" em um quadro "hard tail" se revela uma experiência bastante satisfatória, o mesmo ocorrendo em competições de XC onde o aro 26" está praticamente banido, ao menos do podium. Clap

O aro 27.5 foi feito para substituir os aros 26" em quadros para 26" de boa qualidade, só isso! Thumbs Up

O mais é estratégia de mercado, puro marketing, para fazer circular o dinheiro e nos fazer gastar mais. Smile

Eu já vi em fóruns gringos a MTB de 32". Nem precisa de suspensão e nem fabricam no mercado, ao menos por enquanto. Aros e pneus já estão sendo fabricados. Confused

Bike toda 27.5" é modinha, me desculpe. Rodas 27.5" em um bom quadro de 26" com suspensão 100mm de 29" resolve o problema. Não é preciso pagar caro para se ter uma 26" supér desenvolvida, pois é isso que uma 27.5 é na verdade! LOL LOL LOL 











 


Não sei a origem desse mantra de 26 ser melhor que 29 em partes técnicas. É justamente aí onde a 29 mostra a maior superioridade frente as 26.
 
E como TheLittle disse, não tem como comparar uma 29 HT com uma 26 DH. Bikes distintas. Mas imagina uma 29 160mm com uma 26 160mm, aí segia justo.
 
Só ver que até a Remedy agora só em 29.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2016 as 15:06
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Lendo os primeiros comentários desse tópico eu percebo como as 26" se tornaram obsoletas. O mercado de bikes 26" novas atualmente está voltado para peões de obra, onde Caloi e Houston são expoentes com seus lixos de aço carbono.

As pessoas mais pobres do que eu deveriam ter direito e acesso a bikes de melhor qualidade. Não faz muito tempo o freio v-Brake de bikes de supermercado era feito de plástico!

O aro 27.5 se tornou apenas curiosidade, uma espécie de 26" de luxo. A verdade é que o tamanho 27.5 não colou. Falta tudo desde câmaras até garfos rígidos para as 27.5.

Um bom quadro de 29 anima a fazer upgrade de pecas mas quem anima a gastar com 26" ?

Bikes 26 top ainda tem mercado? Tem. No setor de usadas, até mesmo para serem canibalizadas em prol de uma 29 ou 27.5.

Quem é doido hoje em dia de pagar 2 mil reais numa bike 26 nova?

peraí, que não colou pra XC ou trekking, ou então no "speed de terra" como muitos dos que acham que praticam moutain bike fazem, eu concordo.

Mas no DH ou no Enduro ainda são o tamanho de aro preferido, embora tenham surgido ultimamente muitas bikes de enduro 29.

tinha 26 e hoje tenho uma bike Enduro 27.5 e uma XC 29 (era full, vendi o quadro pra pegar outro full mas por enquanto não achei o que eu quero e estou com um rígido).
Pra trilhas pesadas (enduro e downhill) a 26 e a 27,5 são bem melhores que a 29 no meu caso, mesmo a full. Mas pra estrada e alguns tipo de trilha a 29 ia muito melhor. Gostaria de testar uma 29 de bastante curso pra ver como é, pois é até injusto comparar uma 29 de 100mm de curso no quadro com uma 27.5 de 165mm, são bikes totalmente diferentes.

"Speed de terra" é uma atividade que tem mesmo de ser feita com uma MTB. Quem mora em grandes áreas urbanas vê os deslocamentos e passeios em estradas de terra como um luxo dispensável, mas para quem mora na zona rural ou no interior isso é uma realidade muitas vezes diária.

Tem gente que desce um morrinho todo paramentado com bike full, capacete e joelheira e acha que está praticando DH. LOL

Para "single track" e trilhas pesadas compostas por "rocket gardens" por exemplo um aro menor de 26" pode ser melhor e um quadro full é praticamente obrigatório mas para trilhas "normais" o aro 29" em um quadro "hard tail" se revela uma experiência bastante satisfatória, o mesmo ocorrendo em competições de XC onde o aro 26" está praticamente banido, ao menos do podium. Clap

O aro 27.5 foi feito para substituir os aros 26" em quadros para 26" de boa qualidade, só isso! Thumbs Up

O mais é estratégia de mercado, puro marketing, para fazer circular o dinheiro e nos fazer gastar mais. Smile

Eu já vi em fóruns gringos a MTB de 32". Nem precisa de suspensão e nem fabricam no mercado, ao menos por enquanto. Aros e pneus já estão sendo fabricados. Confused

Bike toda 27.5" é modinha, me desculpe. Rodas 27.5" em um bom quadro de 26" com suspensão 100mm de 29" resolve o problema. Não é preciso pagar caro para se ter uma 26" supér desenvolvida, pois é isso que uma 27.5 é na verdade! LOL LOL LOL 


Não sei a origem desse mantra de 26 ser melhor que 29 em partes técnicas. É justamente aí onde a 29 mostra a maior superioridade frente as 26.
 
E como TheLittle disse, não tem como comparar uma 29 HT com uma 26 DH. Bikes distintas. Mas imagina uma 29 160mm com uma 26 160mm, aí segia justo.
 
Só ver que até a Remedy agora só em 29.

talvez por que bikes com rodas menores são mais curtas , e elas tendem a ser melhor em curvas fechadas. Se "trilha técnica" for considerada trilhas com curvas fechadas faz sentido.

E no começo, as primeiras 29 eram 26 esticadas e tinham muitas bikes com geometria ruim, com os tempos as coisas foram se acertando e temos geometrias muito diferentes hoje.

Por exemplo as bikes 29 com bastante curso (140+) e geometrias mais agressivas são relativamente recentes, e estas conseguem um entre eixos razoavelmente pequeno (comparando com uma 27.5 ou 26) usando traseiras curtas. E conseguir colocar traseiras mais curtas nas 29 é bem atual, inclusive algumas marcas estão deixando de lado o câmbio dianteiro pra possibilitar isso, especialmente nas full.

Então graças as novas geometrias as bikes com roda grande e curso grande ainda assim conseguem ser ágeis.

Muitos desses "mitos" são propagados as vezes sem nenhum fundamento. Até hoje ouço falar que "TV de plasma não presta", porque as primeiras TVs eram realmente ruins mesmo. A tecnologia evoluiu muito e foram superados todos os problemas, mas o "estigma" ficou.


Editado por TheLittle - 26 Set 2016 as 15:11
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2017 as 17:09
Pedalei de 1983 até 1994 com uma caloi 10. De 1994 até 2008 de mtb26, de 2008 até 2015 novamente speed, de 2015 até agora de mtb 29, e não me acostumei ainda com a 29. Ela é lerda na aceleração. Estou mudando meu jeito de pedalar, e vamos ver com o tempo.

Editado por Binotto - 12 Mar 2017 as 17:24
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2017 as 17:29
Bem, eu não vou entrar no mérito de sua opinião e nem falar sobre durabilidade de peças, mas quanto a pensamentos como "não se precisa de freio a disco" ou outros "em 29 não se precisa de garfo com suspensão" tenho uma opinião:

Realmente, precisar não precisa. Depende do que esperamos em qualidade do passeio. Da mesma forma eu não precisaria de freio nenhum, posso parar pondo o tênis na roda traseira, da mesma forma nem de pneu preciso, posso andar só com a roda, pensando bem, nem de bike preciso, posso andar a pé descalço na trilha.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2017 as 17:31
Está usando pedivela reduzido ?
Na minha 26 eu uso 28-38-48 e na 29 22-32-42 , não noto muita diferença entre elas.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 12:03
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Bem, eu não vou entrar no mérito de sua opinião e nem falar sobre durabilidade de peças, mas quanto a pensamentos como "não se precisa de freio a disco" ou outros "em 29 não se precisa de garfo com suspensão" tenho uma opinião:

Realmente, precisar não precisa. Depende do que esperamos em qualidade do passeio. Da mesma forma eu não precisaria de freio nenhum, posso parar pondo o tênis na roda traseira, da mesma forma nem de pneu preciso, posso andar só com a roda, pensando bem, nem de bike preciso, posso andar a pé descalço na trilha.

Ao seu ver, usar cantilever é o mesmo que freiar com o tênis. Entendi. 

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 12:35
Não citei cantilever. Mas se alguém citar, me espanta, pois já vi pessoas discutirem entre v-brake e disco, agora entre cantilever e disco, nunca. Até porque se vai usar cantilever, que vá de v-brake logo, já que não tem maiores complexidades entre os 2, sendo o v-brake até mais simples já que o cabo entra direto.

No mais, óbvio que cada um se contenta com o que lhe convier, até porque existem muitos tipos de trilha, estilos de condução, etc. Se é que a bike vai ser usada em trilhas. Pois muita gente compra MTB ou bike estilo MTB e não as usam em MTB.

Editado por Fabio - 14 Mar 2017 as 01:36
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 15:03
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Não citei cantilever. Mas se alguém citar, me espanta, pois já vi pessoas discutirem entre v-brake e disco, agora entre cantilever e disco, nunca. Até porque se vai usar cantilever, que vá de v-brake logo, já que não tem maiores complexidades entre os 2, sendo o v-brake até mais simples já que o cabo entra direto.

No mais, óbvio que cada um se contenta com o que lhe convier, até porque existem muitos tipos de trilha, estilos de condução, etc. Se é que a bike vai ser usada em trilhas. Pois muita gente compra MTB ou bike estilo MTB e não as usam em MTB.

OK.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 18:32
Vou colocar meus 2 cents.

1 - Bicicleta antiga (anos 1940 ~ 1960) eram costumeiramente aro 28;
2 - Mountain Bike surgiu de uma brincadeira de jovens californianos que adaptavam as bicicletas que eles tinham;
3 - A "mãe" das primeiras mountain bikes foi a Schwinn Excelsior, pelo design mais adequado ao esporte;
4 - As bicicletas especialmente desenvolvidas para o Mountain Bike evoluíram a partir das bicicletas genéricas usadas até então;
5 - O desenho das mountain bikes evoluem por um processo darwiniano: os melhores designs permanecem e evoluem enquanto os piores são esquecidos. É quando surge o aro 26;
6 - O aro 26 dominou o cenário do Mountain Bike por 30 anos;
7 - Os designs baseados em aro 26 evoluem até o ponto de convergência tecnológica. Não há muitas opções para a evolução porque já se atingiu o limite do que o design  pode oferecer;
8 - Do nada as fábricas começam a investir em aros maiores, 27,5 e 29. A 29 se firma enquanto a 27,5 definha.

Essa é a linha do tempo. A partir dela temos uma questão básica:
Aros maiores nunca foram novidade. Se aro 29 era evidentemente tão superior ao 26, porque demorou 30 anos para tomar o lugar dele?

Há muita coisa que as fábricas sabem sobre a engenharia dessas duas geometrias, e elas sabem que não existe o ganha-ganha, mas o ganha-perde. Se existe um ganho em usar aro 29 no lugar da 26, em algum outro lugar essa troca vai causar prejuízo.
Se as fábricas nem questionaram o aro 26 durante 30 anos é porque em algum ponto o aro 29 oferece alguma desvantagem significativa.

Aro 29 é uma roda maior que 26. É muito mais massa girando num raio maior em relação ao eixo. Isso cria um momento de inércia muito maior. O ciclista faz muito mais força no pedal para acelerar as rodas, os freios fazem mais força para parar, as relações de transmissão ficam mais longas. Maior momento de inércia aumenta a estabilidade da bicicleta, mas também piora a manobrabilidade.
No design da bicicleta, se mantém a distância entre eixos, os quadros tem de ficar menores para acomodar as rodas maiores. As gancheiras das rodas tem de subir para manter o centro de gravidade da bicicleta na mesma altura, e o quadro fica com outra geometria.

São tantas modificações para sair de um design para aro 26 para um aro 29 que é impossível que seja uma transformação isenta de pontos negativos.
Durante 30 anos o aro 26 dominou. Se 29 tivesse uma vantagem real tão óbvia não teria demorado tanto para dominar. A questão das aro 29 x aro 26, portanto, não é técnica. Está mais para comercial.

- "Ah, mas o pessoal de competição agora só usa 29!!!..."
Se competição fosse referência para alguma coisa além da própria competição, então todo mundo anda de carro errado. Deveria andar de carro de Fórmula 1 nas ruas esburacadas da cidade. Então, devagar com esse argumento. Competição de ponta é uma coisa, passeio na trilha de final de semana é outra e ir e voltar do trabalho por via asfaltada é outra.
Não é porque as bicicletas nas Olimpíadas eram todas 29 que a bicicleta de passeio com aro 26 deixou de ser boa.

Aqui temos que ponderar bem as coisas. O grande uso das bicicletas no Brasil é de gente pobre indo e voltando do trabalho. Modalidades esportivas são mais nicho do que a grande média do uso da bicicleta no país.
Então não vamos viajar na maionese nas conclusões.
Para cada 4 de 5 ciclistas, bicicletas simples e baratas são suficientes e acessíveis. Freio a disco hidráulico pode ser necessidade para aqueles que fazem ciclismo radical, mas para o trabalhador que vai e volta do trabalho todo dia, um V-Brake é o bastante. Trabalhador é maioria nas bicicletas, ciclista radical é minoria.

Tem bicicleta com freio a disco por cabo pra bicicleta barata? Tem. Mas esses freios tem um problema.
Cada modelo de freio usa um modelo de pastilha diferente. O tempo passa, o modelo de freio sai de linha e junto somem as pastilhas de reposição. O trabalhador, na hora de trocar pastilhas gastas, tem de trocar o conjunto inteiro de freio porque não acha mais as pastilhas.
V-Brake não tem esse defeito.
E assim como ocorre com os freios, ocorre com outros componentes da bicicleta.

Então, devagar com o andor que o santo é de barro. Mercado se faz pela maioria, mas existe muita moda. Então, devagar com as conclusões.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 19:53
André?
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

7 - Os designs baseados em aro 26 evoluem até o ponto de convergência tecnológica. Não há muitas opções para a evolução porque já se atingiu o limite do que o design  pode oferecer;
8 - Do nada as fábricas começam a investir em aros maiores, 27,5 e 29. A 29 se firma enquanto a 27,5 definha.
Suas citações 7 e 8 se contradizem. Se atingiram o máximo que o design poderia oferecer, então não é do nada que começaram a ir para aros maiores. Foi uma necessidade para continuar a evolução por mais desempenho.

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Essa é a linha do tempo. A partir dela temos uma questão básica:
Aros maiores nunca foram novidade. Se aro 29 era evidentemente tão superior ao 26, porque demorou 30 anos para tomar o lugar dele?
Talvez porque a metalurgia e engenharia de materiais não estivesse no nível que se precisaria para as 29 terem vantagem naquela época. Afinal não existe ganha-ganha. Se ganhavam de um lado, mas iam perder em outros, pois na época não conseguiam fazer peças 29 com peso e rigidez que fizessem valer a pena.
Se você é o André, você sabe muito bem que o câmbio de dupla de dupla embreagem foi inventado e patenteado décadas atrás, mas seu uso não era possível, pois a engenharia de materiais ainda não estava apta a produzi-los. Idem para CVT em motores com maiores torques como atualmente. No mais você sabe que muitas coisas apresentadas como novidades hoje em dia, já tinham sido inventadas décadas atrás, mas não se podia por em prática por causa que a engenharia de materiais ainda não estava avançada o suficiente.
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Há muita coisa que as fábricas sabem sobre a engenharia dessas duas geometrias, e elas sabem que não existe o ganha-ganha, mas o ganha-perde. Se existe um ganho em usar aro 29 no lugar da 26, em algum outro lugar essa troca vai causar prejuízo.
 
Mas no ganha-perde de desempenho a 29 se sobressaiu.
 
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Se as fábricas nem questionaram o aro 26 durante 30 anos é porque em algum ponto o aro 29 oferece alguma desvantagem significativa.
 
 
Já respondido acima na parte que falei sobre metalurgia.

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Aro 29 é uma roda maior que 26. É muito mais massa girando num raio maior em relação ao eixo. Isso cria um momento de inércia muito maior.
 
 
Mas aqui sempre faço todos lembrar que uma 29 perderia de uma 26 devido a inércia, caso a aceleração fosse até a mesma velocidade angular (rad/s), o que resultaria em maior velocidade linear para a 29 em m/s. Logo demoraria mais para acelerar, mas isso não é comparação, pois a 26 aceleraria até uma velocidade em km/h menor do que a 29. A comparação justa seria até uma mesma velocidade linear em km/honde a 29 estaria com velocidade angular de menor rad/s (rpm).
 
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

O ciclista faz muito mais força no pedal para acelerar as rodas, os freios fazem mais força para parar, as relações de transmissão ficam mais longas. Maior momento de inércia aumenta a estabilidade da bicicleta, mas também piora a manobrabilidade.
 
 
Aceleração respondi acima. Diferenças de frenagem são insignificantes nesse caso, pois a potência de frenagem é brutalmente maior do que a potência do ciclista. E se isso mudasse tanto, nenhum carro teria roda grande. Manobrabilidade quase sempre vai contra estabilidade, e isso não precisa ser 26 ou 29, pode ter 26 bem maais estável (DH) do que 29 (XC). Isso tem muito mais influência o trail, ângulo da caixa de direção, comprimento da mesa, largura do guidão, altura do central em relação à altura dos eixos e entre-eixos. Só lembrando que a NSR500 tinha entre-eixos de 1,40m, a NSR V2 1,36m, a NSR 250 1,34m e a RC213 tem 1,46m. Quando maior a velocidade, maior a estabilidade. Então se dizem que a 29 é mais estável e menos manobrável, só aí já estão aceitando o fato que ele é mais rápida.
 
Quanto a alongar relação, isso quem fala é quem não pedala, pois deve-se considerar a relação final, assim como em carros se usa a relação de câmbio + diferencial + diâmetro da roda. Quem põe roda 37 no Marruá, sabe que tem que diminuir a relação em outra parte. Caixa de transferência, diferencias, sei lá. Na verdade em bike é só usar um pinhão a mais ou coroas 10% menores.
 
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

No design da bicicleta, se mantém a distância entre eixos, os quadros tem de ficar menores para acomodar as rodas maiores. As gancheiras das rodas tem de subir para manter o centro de gravidade da bicicleta na mesma altura, e o quadro fica com outra geometria.
 
 
A 1ª coisa que manda na geometria da bike é a triangulação do ciclista (bunda, pés e mãos). Por isso ângulo do tubo de selim é desprezível, pois depende do ajuste do avanço do selim. Logo não é ângulo real. No mais o que interfere é o trail, reach e stack. Sendo que o manda mesmo para estabilidade é o trail, entre-eixos, comprimento da mesa e largura do guidão.
 

 
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

São tantas modificações para sair de um design para aro 26 para um aro 29 que é impossível que seja uma transformação isenta de pontos negativos.
Durante 30 anos o aro 26 dominou. Se 29 tivesse uma vantagem real tão óbvia não teria demorado tanto para dominar. A questão das aro 29 x aro 26, portanto, não é técnica. Está mais para comercial.
 
 
Lembrando que 29 está no mercado a 2 décadas, ou seja, 2/3 do tempo que você diz que 26 reinou. Lembrando 26 em MTB reinou menos que 30 anos. E aqui a discussão é sobre vantagens das 29 no MTB.
 
Historicamente as primeiras MTB adaptadas eram 27,5 e depois fincaram no 26. Ritchey começou a produzir os primeiros quadros para venda e Joe Breeze também. Já eram 26. Mas a primeira bike comercial (já que estamos falando de mercado) de sucesso foi a Stumpjumper em 1981, sendo que o 1º produto da Specialized foi o pneu Ground Control, ao contrário do que pensam. Esse quadro era cópia dos do Tom e ironicamente no fim dos anos 90 a Specialized se uniu a Ritchey para agilizar sua distribuição, mas esse acordo já era. Pelo que lembro a primeira bike 29 MTB comercial foi a Bianchi em 94, mas não deu certo, só estourou quando Gary Fisher fez esquema com a Bontrager, WTB e acho que Manitou na época para ter pneus e garfo adequados. E o sucesso comercial em 2001 pela Gary Fisher. Se pensarmos somente em termos comerciais, a 26 fez sucesso de 81 até 2001, foram 20 anos (por falta de opção) e não 30. De 2001 até 2013 conviveram as 26 e 29 com percentagens cada vez menores das 26 até serem extintas. Nem vou citar 27,5, pois foi fracasso. E praticamente desde 2013 se você quer bike para desempenho, não existe mais opção 26. 26" 1981-2013 e 29" 1994-atualmente. Logo no mercado de MTB a 29" comercial já existe a 23 anos. Por isso é estranho quando falam em moda. É igual falar que papel higiênico é moda e logo vai voltar ao normal de limpar a bunda sabe-se lá como.
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

- "Ah, mas o pessoal de competição agora só usa 29!!!..."
Se competição fosse referência para alguma coisa além da própria competição, então todo mundo anda de carro errado. Deveria andar de carro de Fórmula 1 nas ruas esburacadas da cidade. Então, devagar com esse argumento. Competição de ponta é uma coisa, passeio na trilha de final de semana é outra e ir e voltar do trabalho por via asfaltada é outra.
Não é porque as bicicletas nas Olimpíadas eram todas 29 que a bicicleta de passeio com aro 26 deixou de ser boa.
 
 
 
Mas aqui é referência sim. MTB para desempenho de amador pode ser igual à bike dos profissionais e se o cara quer desempenho ele pode ter a bike igual. Situação essa irreal para quem curte carros. A não ser que o cara seja milionário e use em track days, aí duvido que o F1 não fosse a melhor opção sem falar em custos. Agora F1 na rua é óbvio que não dá, mas uma MTB de competição nas ruas dá sim. Mas ninguém vai fazer esse uso com uma 29 de alto desempenho.
 
Usando sua citação sobre F1 e sobre 29 ser uma opção comercial e não de desempenho, te pergunto: Na F1 fazem carro para ganhar ou para marketing? O que seria mais marketing para as fábricas de bike, apresentar uma bike diferente do padrão para vender esse padrão ou apresentar uma bike que realmente vença e vender bikes baseado na imagem de vencedora?

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Aqui temos que ponderar bem as coisas. O grande uso das bicicletas no Brasil é de gente pobre indo e voltando do trabalho. Modalidades esportivas são mais nicho do que a grande média do uso da bicicleta no país.
Então não vamos viajar na maionese nas conclusões.
Para cada 4 de 5 ciclistas, bicicletas simples e baratas são suficientes e acessíveis. Freio a disco hidráulico pode ser necessidade para aqueles que fazem ciclismo radical, mas para o trabalhador que vai e volta do trabalho todo dia, um V-Brake é o bastante. Trabalhador é maioria nas bicicletas, ciclista radical é minoria.

Tem bicicleta com freio a disco por cabo pra bicicleta barata? Tem. Mas esses freios tem um problema.
Cada modelo de freio usa um modelo de pastilha diferente. O tempo passa, o modelo de freio sai de linha e junto somem as pastilhas de reposição. O trabalhador, na hora de trocar pastilhas gastas, tem de trocar o conjunto inteiro de freio porque não acha mais as pastilhas.
V-Brake não tem esse defeito.
E assim como ocorre com os freios, ocorre com outros componentes da bicicleta.
 
 
 
Isso já falei acima. Aqui se discute as vantagens e desvantagens em MTB, seja amador ou competição. Afinal qual seria a vantagem das 29 para comprar pão? Embora tempos atrás um forista não parava de dizer que tinha uma 29 e só usava em trilhas, porque no trânsito usava sua 27,5 por ser mais ágil. Bem, eu já achei uma afirmação meio forçada, afinal qual diferença o ser humano vai sentir na cidade em ter uma 29 ou 27,5 em termos de agilidade se é para andar pelas ruas indo trabalhar. Ou será que o cara ia trabalhar tentando pegar KOM? Bem, como achei isso estranho fui ver qual a bike 27,5. Era uma Barra Forte ou Barra Circular, não lembro. É para rir. Aquilo podia ser aro 16 que não ia ser mais ágil que a 29 do cara. Aí o cara falou que eu estava desmerecendo a bike e etc. Tentou fugir do discussão técnica. Mas quando ele falava que tinha uma 27,5 ele falava como se fosse de mesmo nível da 29 dele.
 
 
Em tempo: Se for você, vamos marcar de andar de noite. Eu vou com minha 26 de cantilever. seu onde você mora, já fui lá uma vez com meu carro. Minha tia mora na rua do lado. Não sei você vai lembrar de mim da época do CarAudioBrasil.


Editado por Fabio - 17 Mar 2017 as 12:34
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 21:22
Só por curiosidade.
Pra quem anda na cidade, tem um detalhe. 26 x 2.2 tem o mesmo diâmetro de 700x23. Ainda não aumentaram as rodas das bikes road dos GTs porque anda mais.
E atualmente tem uns pneus 26x2.0 muito bons , leves, com baixa resistencia rolagem. Não precisa mais usar pneu 1.25, 1.50 pra ter um bom desempenho.
Aliás para as aros 29, o Schwalbe big one 29x2.2, tem a mesma resistencia a rolagem do gp4000s 700x23. Claro vamos desconsiderar o arrasto aerodinamico.


A CAnnondale SLATE, que é uma speed com lefty, usa rodas 27,5 com pneu totalmente lisos, e na medida 1.6. Ao meu ver, para não ser lerda nas retomadas nos asfalto, pois assim manteve o mesmo diametro de roda das road 700x23 e das 26x2.2.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 21:42

Mas MTB em desempenho não de beneficia de 29 só por causa de resistência a rolagem, mas sim devido a superação de obstáculos. Por isso dono de Troller que tem pneu 32" sonha em por 37". Em road bikes não bikes a aerodinâmica tem muita influência, e uma roda maior causaria maior arrasto. recentemente uma equipe fez média de 58 km/h no contra relógio, ou seja, média maior do que o recorde da hora, tudo por causa da aerodinâmica formada pelas equipes. No mais em road bikes também existe 650C e NINGUÉM usa também. A Quinta Roo que tentou em triatlo na década de 90.


Para ilustrar:

Schwalbe Big One LiteSkin
Rolling Resistance 55 psi / 3,8 Bar 11.8 Watts
Rolling Resistance 45 psi / 3,1 Bar 12.5 Watts
Rolling Resistance 35 psi / 2,4 Bar 13.6 Watts
Rolling Resistance 25 psi / 1,7 Bar 15.8 Watts

Continental Grand Prix 4000S II
Rolling Resistance 120 psi / 8.3 Bar 12.2 Watts
Rolling Resistance 100 PSI / 6.9 Bar 12.9 Watts
Rolling Resistance 80 PSI / 5.5 Bar 13.7 Watts
Rolling Resistance 60 PSI / 4.1 Bar 15.5 Watts


Compração entre larguras. Mais largo, menor resistência ao rolamento

GP4000S II 23C / GP4000S II 25C / GP4000S II 28C
Rolling Resistance 120 psi / 8.3 Bar 12.5 Watts 12.2 Watts 11.6 Watts
Rolling Resistance 100 psi / 6.9 Bar 13.1 Watts 12.9 Watts 12.0 Watts
Rolling Resistance 80 psi / 5.5 Bar 14.1 Watts 13.7 Watts 12.7 Watts
Rolling Resistance 60 psi / 4.1 Bar 16.2 Watts 15.5 Watts 14.1 Watts

 


 

GP4000 tem 2,9mm de borracha e o Big tem 1,1mm. Na lateral o Gp tem 0,55mm e o Big tem 0,50mm.
 
O Big é muito mais propendo a furos e rasgos.
 
Sem falar que a borracha da Schwalbe é quase sempre mais mole que da Continental.


Editado por Fabio - 15 Mar 2017 as 21:47
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 23:30
Só eu acho engraçado afirmações como: "aro 27.5 nasceu morto", "aro 27.5definha", "aro 27.5 não presta", dentre outras que só desmerecem este tamanho de roda?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 23:38
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 12:16
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Só eu acho engraçado afirmações como: "aro 27.5 nasceu morto", "aro 27.5definha", "aro 27.5 não presta", dentre outras que só desmerecem este tamanho de roda?

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


 

Por curiosidade foi dar uma olhada no catálogo 2017 da Trek e lá está cheio de bike Aro 27.5. Coitada, vai falir. LOL


Editado por _danielcorrea - 16 Mar 2017 as 12:16
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 23456>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X