Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - anti catabolico
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


anti catabolico

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
thedoctor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2009
São João delRei
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thedoctor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: anti catabolico
    Postado: 21 Jan 2010 as 22:23
Oi galera, gostaria de uma indicação de um anti cabolico para tomar, para poder aguentar o ritimo de trabalho e treinos.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 22:32
Testosterona? LOL
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 23:13
Arroz e feijão?
HTFU!
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 23:45
suco de laranja que tem bastante vitamina-C mas no mais não adianta.......o negócio é dormir mesmo e comer........
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 01:58
meio OFF
dizem que se misturar acerola e laranja, você aumenta muito mais a dosagem de vitamina C.
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 02:02
aumenta mas não tem necessidade......eu não sei ao certo, mas com um ou dois copos de suco de laranja vc ja ultrapassa a necessidade diária do indivíduo.....
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 03:13
existe algum sintoma que indique o catabolismo?
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 03:34
pa evitar o catabolismo vc pode se alimentar balancedamente de 3 em 3 horas, mas se quiser suplementar pode tomar aminoacidos como glutamina e os BCAA's, se tiver um dimdim extra vale a pena tomar o whey protein time release antes de dormir q ele age no meio da noite, onde seu musculo mais cresce.
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 11:20
Originalmente postado por marciocbf marciocbf escreveu:

pa evitar o catabolismo vc pode se alimentar balancedamente de 3 em 3 horas, mas se quiser suplementar pode tomar aminoacidos como glutamina e os BCAA's, se tiver um dimdim extra vale a pena tomar o whey protein time release antes de dormir q ele age no meio da noite, onde seu musculo mais cresce.


concordo com o que o Marcio escreveu acima e complemento com  a informacao de que o horario mais propicio ao catabolismo eh logo ao acordar, apos um longo periodo em jejum durante o sono ao acordar a necessidade de combustivel pra botar  a maquina pra funcionar e grande, se nao tiver um combustivel pra "queima rapida" neste momento vai ocorrer o catabolismo.
Ai o corpo vai usar pra isso os musculos ou gordura, dependendo do biotipo de cada um, porem acredito que isto pode ser treinado. Logico que quem nao tem gordura o corpo ira usar os musculos, meu caso, que so depois que aprendi sobre isto consegui ter um ganho de massa muscular.
Porem eu acredito que suplementos que o Marcio citou pra serem usados, a pessoa tem que  realmente treinar corretamente a alguns anos.
Digo treinar musculacao, porque so pro ciclismo uma boa dieta da conta do recado. A whey ate e uma boa opcao apos pedais mais pesados, e se tomar whey ja tem os BCAA'S nela em quantidade suficiente, com o detalhe que a proteina pra ser conduzida aos musculos precisa de carbo....
vou parar por aqui...rsrs

Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 11:43

voltando ao topico , anticatabolicos = BCAA, glutamina e HMB

só pra ser chato pergunto : por que vc acha que precisa tomar um anticatabolico ?
está catabolizando demais ?
(catabolismo = reações de destruição, principalmente de massa magra)
nao seria mais indicado comer certo e treino + descanso, como falado acima ?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 11:56
Brasa, eu pensei exatamente a mesma coisa: ia fazer a mesma pergunta!!! 
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:04
por definição
anabolismo = construção
catabolismo = destruição
 
acredito que a maior parte das pessoas que treina usa a intensidade de maneira errada.
seja muito devagar e nao evolui, seja muito forte e fica cansado.
 
é uma linha tenue e muitos dos novos treinadores (esses de planilha por email das acessorias) nao tem a menor noção. exemplo classico e claro é o iniciante andar no pelotao a 40km/h  
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:15
por isto que eu coloquei acima que catabolismo de verdade vai ocorrer de verdade e com quem treina musculacao... pois o corpo vai estar construindo massa magra, e ai precisaria de suplementos pra isto....
nao acredito muito em suplementos pro ciclismo..
pro ciclismo macarrao+ frango+ legumes+verduras esta otimo.....

Big smile
Big smile

Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:26
Pergunta 1:
Eu estaria assassinando meus poucos músculos se saísse para pedalar logo pela manhã sem comer nada, considerando um esforço leve a moderado e que tenho pouca gordura para gastar.

Pergunta 2:
Pelo que sei a quantidade necessária de proteínas é de 1g por quilo, correndo o risco de ter acúmulo de água caso a ingestão supere os 2g/kg. Qual a necessidade de suplemetar isso, sendo que um filé de frango tem uns 30g de proteína. Fazendo uma conta grosseira, dois filés de frango e uns dois copos de leite atenderia a muita gente.
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:30
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Pergunta 1:
Eu estaria assassinando meus poucos músculos se saísse para pedalar logo pela manhã sem comer nada, considerando um esforço leve a moderado e que tenho pouca gordura para gastar.
 
Com certeza!! qdo vc acorda vc fica um longo periodo em jejum, por isso é comum vc ouvir q o café da manha é uma das refeiçoes mais importantes. assim q acorda vc precisa se alimentar.
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:35
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Pergunta 2:
Pelo que sei a quantidade necessária de proteínas é de 1g por quilo, correndo o risco de ter acúmulo de água caso a ingestão supere os 2g/kg. Qual a necessidade de suplemetar isso, sendo que um filé de frango tem uns 30g de proteína. Fazendo uma conta grosseira, dois filés de frango e uns dois copos de leite atenderia a muita gente.
 
Isso vai depender do esporte q vc pratica, um praticante de musculaçao por exemplo precisa multiplicar 1.6 pelo peso pra saber a quantidade de proteina diaria, por exemplo, eu peso 92kilos, logo 1.6 x 92 =147g de PTN q eu preciso diariamente, no meu caso 2 filés de frango e 2 copos de leite nao me atendem, ai q entra o suplemento q tem como objetivo complementar sua dieta.
 
portanto vai depender muito da sua rotina diaria e esporte q vc pratica pra saber qtdade de ptn ideal.


Editado por marciocbf - 22 Jan 2010 as 12:40
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:39
Marino, mesmo vc que é magro pra dedéu tem calorias na forma de gordura suficientes para pedalar uma semana direto, ou mais. Ou seja, vc tb tem bastante gordura pra gastar. A questão é que baixar a gordura demais é um stress danado pro corpo, a gordura é necessária para vários processos importantes do organismo. Outra questão é como treinar o corpo para utilizar gordura, que é muito mais abundante, ao invés de carboidrato (ou glicogênio), que é limitado. E outra questão é como ampliar esse estoque de glicogênio (nosso "tanque"), pq boa parte dele fica justamente nos músculos.

Respondendo diretamente sua pergunta, eu acho que no seu caso não seria muito recomendável sair em jejum e treinar em jejum. É a minha opinião. Seu metabolismo natural já parece ser capaz de processar a gordura de forma relativamente eficiente, então eu (minha opinião) diria que vc tem mais a ganhar se tiver energia para treinar outros sistemas (ex.: musculatura).

A segunda pergunta é o seguinte: o corpo aproveita os diferentes tipos de proteína em diferentes taxas e proporções. A conta não é assim direta (30g de frango = 30g de proteína absorvida), apesar da recomendação ser feita no princípio correto ela é genérica.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:45
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Pergunta 1:
Eu estaria assassinando meus poucos músculos se saísse para pedalar logo pela manhã sem comer nada, considerando um esforço leve a moderado e que tenho pouca gordura para gastar.


Relaxa. De manhã cedo vc está com os musculos repletos de glicogênio, e a queima de gordura mesmo vai começar no final do treino ou qdo vc já estiver em casa fazendo a refeição depois do treino (estou imaginado que vc fique perto de 1h por treino). E vc tem muita gordura pra queimar tb, lembre que nós temos entre 60 e 100 mil kcal acumulados em gordura no corpo. Da pra ir longe ein?

Eu sempre saio em "quase" jejum, pq tomo um copo de café com leite pra acordar, e com isso da pra fazer 1:30h de boa. Mais do que isso eu me preparo melhor, tomando um café normal.

Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:55
olha..treinar de manha com estomago vazio, isso é loucura, o desjejum é nossa forma primaria de fornecer energia ao corpo há horas sem aliemnto, a noite passamos horas em estado catabolico, quebrando substratos energeticos, reservas de glicogenio e até mesmo de massa muscular, como pra qq esporte é primordial a manutenção muscular e dessas reservas precisamos reverter esse quadro o quanto antes ao acordar.
 
O treinamento em jejum realmente acarreta numa queima maior de gordura, porém o custo é altíssimo, pois essa queima se faz com o uso de massa muscular como fonte de substrato energetico em substituição do CHO faltante, além de reduzir a capacidade de se manter a intensidade e duração do treino.


Editado por marciocbf - 22 Jan 2010 as 13:02
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 13:07
Raul, os treinos seriam de 3 horas e meia a 5. E eu me alimento durante o treino após umas 2 horas e meia.

Alex, a intensão não é chegar em 5% de gordura, mas sim treinar o organismo para usá-la melhor, então entraria o que disse, que acredita que meu metabolismo já processa a gordura de maneira eficiente.

Fica a dúvida ainda. O catabolismo ocorre em intensidades abaixo dos 80% da FC máx?

Às vezes penso em ir a um nutricionista, mas acabo desanimando porque acho vou encontrar um que me dá uma receita padrão do que comer ou um que vai me entupir de suplemetos sem necessidade.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 13:12
Não é bem por aí.... Realmente, fazer treino de intensidade em jejum não é recomendado, e tb não dá o efeito desejado. Mas se a pessoa souber fazer e usar as técnicas corretas (intensidade, frequência, fase do treinamento, tempo de pedal, sinais corporais, etc.), tem sua utilidade sim. O corpo tem sistemas altamente eficientes de compensação e adaptação, a questão é evitar choques e grandes estresses com muita frequência ou da forma errada.

Raul, ao contrário do que vc disse as reservas de glicogênio estão relativamente baixas depois do jejum noturno. Não chega a níveis de catabolismo, como disse o marciocbf, até pq nem tem intensidade suficiente pra isso enquanto dormimos (na verdade, é no repouso que ocorre a reposição protéica). Mas o cérebro continua muito ativo e usa grandes quantidades de glicose, sobretudo do sangue. O fígado libera uma parte de suas reservas (a outra reserva fica nos músculos mas só é usada quando nos exercitamos) para compensar, e assim já acordamos com um déficit.

Lógico que isso depende de várias coisas, como os exercícios que realizamos no dia anterior (horários, intensidades, quantidades, etc.) e tb de nossa alimentação (horários, quantidades, tipos de alimentos, etc.), mas a regra geral é essa: já acordamos em baixa.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 14:00
recomendo aquecimento de uns 30-40min em jejum e depois comer algo antes de iniciar a série principal do treino (assumindo os treinos do MARINO de 3,5 a 5hs)
 
e outro ponto, marino meu garoto 80% da FCM é alto p kct ...
reveja seus conceitos sobre as intensidades
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 14:04
Outra fator pra nos alimentarmos ao acordar é q de manha estamos com alto índice de cortisol no corpo, q é um hormônio q age no catabolismo, pra evitar isso devemos consumir CHO aumentando o índice de insulina, q age no anabolismo.
 
Em resumo, ao acordar precisamos comer carboidrato pra impedir o cortisol q é um hormonio q gera catabolismo muscular.


Editado por marciocbf - 22 Jan 2010 as 14:05
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 14:08

galera, começa com essa de discutir se treina ou não em jejum, tem trocentos topicos pra tras falando disso.

felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 14:16
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

...Raul, ao contrário do que vc disse as reservas de glicogênio estão relativamente baixas depois do jejum noturno. Não chega a níveis de catabolismo, como disse o marciocbf, até pq nem tem intensidade suficiente pra isso enquanto dormimos (na verdade, é no repouso que ocorre a reposição protéica).
 
Alex,
 
Catabolismo é vc quebrar moleculas em substancias menores para se obter energia, portanto sempre ao dormir haverá processo catabólico, seja através da quebra de moléculas de alimentos, do sangue, do músculo(catabolismo muscular) e etc....
 
porém tem como haver o catabolismo a noite sem que ocorra o catabolismo muscular.
 
catabolismo = gasto de energia
anabolismo = estoque de energia
 
 


Editado por marciocbf - 22 Jan 2010 as 14:26
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 15:12
Originalmente postado por marciocbf marciocbf escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

...Raul, ao contrário do que vc disse as reservas de glicogênio estão relativamente baixas depois do jejum noturno. Não chega a níveis de catabolismo, como disse o marciocbf, até pq nem tem intensidade suficiente pra isso enquanto dormimos (na verdade, é no repouso que ocorre a reposição protéica).
 
Alex,
 
Catabolismo é vc quebrar moleculas em substancias menores para se obter energia, portanto sempre ao dormir haverá processo catabólico, seja através da quebra de moléculas de alimentos, do sangue, do músculo(catabolismo muscular) e etc....
 
porém tem como haver o catabolismo a noite sem que ocorra o catabolismo muscular.
 
catabolismo = gasto de energia
anabolismo = estoque de energia
 
 


Agora vc foi específico, entendi Wink No seu post anterior vc se referiu ao catabolismo muscular (que de fato é o mais conhecido, o mais "popular", digamos) durante o sono. Esse processo não ocorre em repouso, só em atividades onde a intensidade supera a capacidade do sistema energético de catabolizar outras fontes.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 15:40
Segundo Maughan & Burke, autores do livro Nutrição Esportiva (2004), em uma revisão detalhada, já que nem todos os conselhos de nutrição ao redor do mundo estabelecem valores diferenciados para atletas, consideram que a ingestão de 0,8 a 1 g/kg/dia para adultos sedentários; a mesma quantidade para atletas recreacionais (4 a 5 vezes por semana por 30 minutos); 1,2 para atletas de resistência aeróbica de intensidade moderada e 1,6 para esses atletas com um volume extremo de treinamento, por exemplo um tour de ciclismo; 1,5 a 1,7 para atletas de força novatos; e 1,0 a 1,2 para atletas de força regulares. Obviamente que quem tiver interesse que compre o livro para maiores explicações, já que existirão diversas outras referências com valores conflitantes. Eu por exemplo, não sei se concordo que atletas de força que praticam de forma regular, devem consumir menos proteínas que iniciantes.


Ao contrário do que se preconiza por alguns foristas, o mais importante para se evitar o catabolismo é a ingestão de carboidratos e não de proteínas. Proteínas também, mas elas representam um papel secundário já que a manutenção da massa magra está muito mais relacionada a evitar o catabolismo proteico em situações de baixos níveis de glicogênio e consequentemente glicose sérica do que qualquer outra coisa. Entendam: essa coisa de ingerir BCAA e sei lá mais o que, é coisa da mídia. Não adianta nada socar suplemento protéico, aminoácidos e tal, se não tiver energia (carboidratos). Então preocupem mais em comer o nosso querido macarrão com carne e esqueçam essa frescuragem de suplementos que sai bem caro pro nosso bolso. Detalhe: a proteína é catabolizada o tempo todo, em qualquer situação, porém essa proporção aumenta a medida que se diminui os estoques de glicogênio e a glicose sérica. É por isso que após uma noite dormindo, é fundamental que se faça um bom café da manha. Sair pra treinar sem comer direito é loucura, já que muito provavelmente você sofrerá de hipoglicemia a medida que o tempo passe. Alem disso, você estará perdendo massa magra, o que normalmente não é vantajoso.


Caso você esteja pensando na vantagem de sair em jejum para aumentar a queima de gorduras, entenda como isso é uma estupidez. Como já dito, em situações de baixos estoques de glicogênio além de não ser possível o trabalho em moderadas a altas intensidades (pq dependem do glicogênio), a tendência é que, com algum tempo de exercício, o corpo em um instinto de sobrevivência, preserve sua gordura corporal e metabolize as proteínas para produção energética. Ou seja, não adianta nada e você ainda corre o risco de desmaiar.


Existe aquela coisa de que quanto maior a intensidade, maior o uso de carboidratos em relação às gorduras. Então para se queimar gorduras, é melhor que se trabalhe em baixa intensidade, certo??? Errado!!!! Essa afirmação está relacionada à proporção de utilização de cada substrato energético. Quanto maior a intensidade, maior é o uso proporcional de glicogênio, porém em termos absolutos, a gordura é mais utilizada do que em situações de baixa intensidade. Fora o período pós-exercício, onde geralmente existe um maior gasto energético, principalmente de gorduras, após exercícios de alta intensidade.


Ou seja, quer emagrecer??? Comece com um bom café da manhã e treine forte........Mas não todo dia, senão vc vai ter overtraining!!!Tongue
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 16:18

falando para aqueles q suplementam, até onde eu sei o CHO vc precisa tomar junto a proteina/AA's para q a fonte primaria de energia seja o CHO e nao a PTN, portanto os dois seriam igualmente importantes, isso após um treino, logicamente vai depender muito do tipo de treino a suplementação.



Editado por marciocbf - 22 Jan 2010 as 16:20
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 16:19
Eu fiquei só lendo até pq já perdi o saco de discutir isso. Mas depois que se generaliza da forma abaixo fica difícil ficar calado:
 
É por isso que após uma noite dormindo, é fundamental que se faça um bom café da manha.
 
Penso eu que é mais importante ainda um bom café da manha se passares a noite acordado.
 
Sair pra treinar sem comer direito é loucura, já que muito provavelmente você sofrerá de hipoglicemia a medida que o tempo passe.
 
Hipoglicemia é a falta de glicose(mais precisamente, energia, no cérebro), portanto vc só sofrerá hipoglicemia se isso ocorrer. Como já ta bem claro aqui, vc tem fornecimento de energia de diversas outras fontes, como gorduras e proteínas, então a hipoglicemia é uma possibilidade e não uma certeza. Quem treina em jejum sabe do que eu estou falando.
 
O que por experiência eu posso dizer, é que eu só vi casos de hipoclicemia em treinos de tiro(curtos, sprint), sem prévio aquecimento e sem costume. Eu mesmo, nunca tive hipoglicemia no ciclismo e já o tive algumas vezes (sem estar em jejum) na musculação.
 
Alem disso, você estará perdendo massa magra, o que normalmente não é vantajoso.
Embora massa magra não traduza potencia, o "normalmente" ai te salvou. rsrs

Caso você esteja pensando na vantagem de sair em jejum para aumentar a queima de gorduras, entenda como isso é uma estupidez. Como já dito, em situações de baixos estoques de glicogênio além de não ser possível o trabalho em moderadas a altas intensidades (pq dependem do glicogênio), a tendência é que, com algum tempo de exercício, o corpo em um instinto de sobrevivência, preserve sua gordura corporal e metabolize as proteínas para produção energética. Ou seja, não adianta nada e você ainda corre o risco de desmaiar.
 
Cara, dizer que é estupidez uma coisa que não é cientificamente comprovado eu acho uma estupidez. rsrsr. Os processos do corpo humano ainda são altamente desconhecidos pra vc jogar verdades absolutas.(Veja estudo abaixo)
 
Qualquer pessoa normal, acorda com estoque de glicogênio suficiente para 60~90 minutos de exercícios de alta intensidade. Sem falar que treinando em jejum vc estimula a mitocondriase e a capilarisação.
 
Na minha visão, o corpo humano é altamente adaptativo, e se vc não dá choques nele de diversos tipos ele se acostuma e não evolui, esse é um dos princípios básicos do treinamento, stress, descanso, que eu transporto tb para a alimentação. Opinião pessoal.

 

Energy metabolism during exercise at different time intervals following a meal.

Willcutts KF, Wilcox AR, Grunewald KK.

Department of Physical Education, Dance and Leisure Studies, Kansas State University, Manhattan 66506.

The objective of this study was to compare caloric expenditure and substrate utilization during exercise begun at different time intervals following a standard test meal or in the fasted state. Eight physically fit women (aged 21-27 years) participated in four separate exercise trials. In three trials, the subjects consumed a 940-kcal meal following an overnight fast and began exercising either 30, 60, or 90 min after the meal. In the other trial, the subjects did not consume any breakfast prior to exercising. Energy expenditure and substrate utilization were determined by indirect calorimetry during the last 23 min of a 30-min run on a treadmill at an average work load of 62% VO2max. There were no significant differences among trials when comparing the total caloric expenditures (range: 215-219 kcal). However, the subjects oxidized significantly more fat (94.3 kcal) when they exercised on an empty stomach than when they exercised 60 or 90 min after the meal (71.6 and 68.8 kcal, respectively) (P less than 0.05). It was concluded that consumption of a meal prior to exercise does not increase the energy cost of the activity for physically fit women, but it does disrupt the pattern of substrate utilization, reducing the contribution of fat as an energy source.

PMID: 3410632 [PubMed - indexed for MEDLINE]

Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 16:37
já vi q esse assunto de jejum vai dar uma polêmica danada, mas vamos lá, pesquisei varios estudos de bobeira e achei um com uma linguagem bem tranquila q acho q todos podem entender:
 
Em estudo realizado na Universidade de Vermont foram testadas as respostas metabólicas durante e após uma atividade aeróbia em três condições nutricionais: 1) ingestão de lanche sólido (43 gramas de carboidratos, 9 de gordura e 3 de proteínas), 2) bebida com frutose (65 gramas de frutose dissolvidas em 250ml de água) e 3) água flavorizada (250ml de água adoçada com apartame) (CALLES-ESCANDON et al, 1991). Os resultados foram os seguintes:
 

Oxidação de gordura no exercício

Diferença em relação ao placebo

Oxidação de gordura na recuperação

Diferença em relação ao placebo

Doce

266 mg/min

8

75 mg/min

- 45

Frutose

261 mg/min

+4

93 mg/min

-27

Placebo

257 mg/min

---

120 mg/min

---

 
Os resultados mostram que 60 minutos após se exercitar em jejum você "queima" mais gordura do que se tivesse ingerido frutose (+/-30% a mais) ou glicose (+/- 60% a mais) antes da atividade. Dentro da matemática estes números parecem bem expressivos, mas na vida real as coisas são diferentes. Observe a unidade de medida, miligramas por minuto, para expressarmos os valores em gramas devemos dividi-los por 1.000. Como exemplo, peguemos a segunda linha da tabela acima (a iniciada com "Doce"), teríamos assim, uma diferença de 45 mg em um minuto isto significaria que em uma hora você gastaria apenas 2,7 gramas de gordura a mais do que se tivesse feito um bom lanche. Desta forma, para que você consiga uma diferença de 1 quilo de gordura, este mesmo número teria que se repetir mais de 370 vezes (mais que o número de dias de um ano)!!! Por que algumas pessoas perdem peso se exercitando em jejum? Uma explicação razoável seria que, por bem ou por mal, esta prática reduz o gasto calórico diário, pois você obrigatoriamente passará de 8 a 12 horas sem comer, além de exigir uma boa dose de determinação e disciplina, o que pode estimula-lo na dieta e treinos.
 

Porém não existem provas suficientes para defender o treino em jejum, por mais que se alegue uma maior utilização relativa de gordura durante e alguns minutos após o treino, estes números são inexpressivos quando expostos em termos absolutos. A própria ênfase na utilização de gordura durante o treino é ultrapassada e remonta a discussão dos exercícios aeróbios (ver A verdade sobre aerobios e emagrecimento).

Também não há provas científicas diretas para condenar totalmente a realização de atividades físicas em jejum. Empiricamente, vemos que algumas pessoas se adaptam bem a esta situação, optando inclusive por não se alimentar antes dos treinos. Porém ressalto que esta é uma questão individual de bem-estar e induzir alguém a praticar atividades físicas em jejum com objetivos estéticos, sem analisar seu quadro geral, não é um procedimento correto, de acordo com as bases científicas atuais.

Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos/estudos-avancados-saude-exercicios-emagrecimento/estudos-avancados-saude-exercicios-emagrecimento2.shtml
---------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Conclusão: Eu cheguei a conclusão q se os cientistas nao tem uma posição absoluta a respeito do treinamento em jejum, eu tb nao posso ter.


Editado por marciocbf - 22 Jan 2010 as 16:38
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 16:42
Conclusão: Eu cheguei a conclusão q se os cientistas nao tem uma posição absoluta a respeito do treinamento em jejum, eu tb nao posso ter.
 
A sua tb é a minha!
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 16:57
Parece landim, que vc só quer implicar comigo pq nao tem cabimento suas colocações!

Primeiro que é obvio que um bom café da manha se vc passar a noite acordado é muito mais importante. Eu hora nenhuma quis dizer que só é importante se vc tiver dormido. Parece que você não leu os posts acima.

Segundo que glicemia está relacionada a glicose no sangue. Procura no google que vc encontra fácil! Pelo jeito vc também não entende muito de fisiologia, pq o que acontece em tiros curtos e  musculação está muito mais relacionado ao controle baroreflexo da  pressão arterial, mas eventualmente pode ser hipoglicemia também.


A questão do normalmente eu coloquei pensando justamente no que vc disse......


E sair pra treinar é estupidez sim, de uma forma geral. Considerando que um indivíduo treina diariamente, boa parte do que ele ingere na última refeição antes do sono, é utilizado em reações de anabolismo. Assim sendo, muito possivelmente ele não estará com o tanque cheio depois de horas de jejum. Para haver mitocondríase e capilarização não tem necessidade de sair em jejum. Qaulquer treinamento aeróbico convencional, já estimula estes processos. E nao adianta vc se basear em artigos científicos que certamente apresentam limitações, já que não representam na totalidade a rotina diária de um atleta. Não é ficando em jejum que vc vai se adaptar melhor! Pode ter certeza........
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 16:59
permita-me corrigir, a hipoglicemia é a falta de glicose no sangue, por isso os diabeticos utilizam aparelhos onde se aplica gota de sangue para medir indices glicemicos, o q acontece é q com a falta de glicose o cerebro apaga sem energia.
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 17:06
já que voltou ao assunto de jejum, já fiz treinos de alta intensidade em jejum, intervalos de 3 minutos em subida de +-4, 5% a 400watts, a unica coisa que senti foi fome.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 17:06
Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

Parece landim, que vc só quer implicar comigo pq nao tem cabimento suas colocações!

Primeiro que é obvio que um bom café da manha se vc passar a noite acordado é muito mais importante. Eu hora nenhuma quis dizer que só é importante se vc tiver dormido. Parece que você não leu os posts acima.

Segundo que glicemia está relacionada a glicose no sangue. Procura no google que vc encontra fácil! Pelo jeito vc também não entende muito de fisiologia, pq o que acontece em tiros curtos e  musculação está muito mais relacionado ao controle baroreflexo da  pressão arterial, mas eventualmente pode ser hipoglicemia também.


A questão do normalmente eu coloquei pensando justamente no que vc disse......


E sair pra treinar é estupidez sim, de uma forma geral. Considerando que um indivíduo treina diariamente, boa parte do que ele ingere na última refeição antes do sono, é utilizado em reações de anabolismo. Assim sendo, muito possivelmente ele não estará com o tanque cheio depois de horas de jejum. Para haver mitocondríase e capilarização não tem necessidade de sair em jejum. Qaulquer treinamento aeróbico convencional, já estimula estes processos. E nao adianta vc se basear em artigos científicos que certamente apresentam limitações, já que não representam na totalidade a rotina diária de um atleta. Não é ficando em jejum que vc vai se adaptar melhor! Pode ter certeza........
O que seria um bom cafe da manhã antes de treinar?
Como estou saindo muito cedo 4:30 como uma fruta ou uma fatia de pão integral com requijão.
Quando volto,ai sim tomo um bom cafe da manhã...
Estou errado?
 
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 17:10
Originalmente postado por rodrigodf rodrigodf escreveu:

já que voltou ao assunto de jejum, já fiz treinos de alta intensidade em jejum, intervalos de 3 minutos em subida de +-4, 5% a 400watts, a unica coisa que senti foi fome.
 
entao já existe um problema ai, pois fome é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida.
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 17:17
"O que seria um bom cafe da manhã antes de treinar?
Como estou saindo muito cedo 4:30 como uma fruta ou uma fatia de pão integral com requijão.
Quando volto,ai sim tomo um bom cafe da manhã...
Estou errado?"


Kra, eu ja tive muito problema com isso, já pesquisei bastante e obtive algumas conclusões pela prática. A maçã é que não costuma ser recomendada pela alta quantidade de açúcres simples, principalmente a frutose. O pão integral com requeijão é uma boa porém EU esbarro na questão da quantidade. PRA MIM é pouco, me da hipoglicemia fácil e se eu comer muito fico empanturrado e passo mau. Leite eu passo mal sempre, se for integral então da ate morte. Sabe o que tem dado certo? Comida. Os restos da noite eu esquento. As vezes faço um miojo, apesar do baixo valor nutritivo funciona bem, e é rápido. Dá pra comer uma quantidade razoável sem que eu passe mal durante o pedal além de não correr risco de um quadro hipoglicemico. Mas isso é muito pessoal, eu já passe muito mau por causa disso: hora comia pouco dava hipoglicemia, hora comia muito vomitava. Parece que dei certo com a comida, especialmente o macarrão.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 17:20
Originalmente postado por CID21 CID21 escreveu:

Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

Parece landim, que vc só quer implicar comigo pq nao tem cabimento suas colocações!

Primeiro que é obvio que um bom café da manha se vc passar a noite acordado é muito mais importante. Eu hora nenhuma quis dizer que só é importante se vc tiver dormido. Parece que você não leu os posts acima.

Segundo que glicemia está relacionada a glicose no sangue. Procura no google que vc encontra fácil! Pelo jeito vc também não entende muito de fisiologia, pq o que acontece em tiros curtos e  musculação está muito mais relacionado ao controle baroreflexo da  pressão arterial, mas eventualmente pode ser hipoglicemia também.


A questão do normalmente eu coloquei pensando justamente no que vc disse......


E sair pra treinar é estupidez sim, de uma forma geral. Considerando que um indivíduo treina diariamente, boa parte do que ele ingere na última refeição antes do sono, é utilizado em reações de anabolismo. Assim sendo, muito possivelmente ele não estará com o tanque cheio depois de horas de jejum. Para haver mitocondríase e capilarização não tem necessidade de sair em jejum. Qaulquer treinamento aeróbico convencional, já estimula estes processos. E nao adianta vc se basear em artigos científicos que certamente apresentam limitações, já que não representam na totalidade a rotina diária de um atleta. Não é ficando em jejum que vc vai se adaptar melhor! Pode ter certeza........
O que seria um bom cafe da manhã antes de treinar?
Como estou saindo muito cedo 4:30 como uma fruta ou uma fatia de pão integral com requijão.
Quando volto,ai sim tomo um bom cafe da manhã...
Estou errado?
 



Tenho a mesma dúvida do amigo. Tenho acordado as 6:30 e saido para treinar as 7:10. Não tem como ser mais cedo do que isso porque meus horários de trabalho são imprevisíveis e eu sempre deito para dormir meia noite.
Lógico que, com o horários apertado assim, não da pra comer um café enorme e sair para treinar logo em seguida. O que eu tenho feito é comer uma fonte de carbo simples (geralmente algo com açucar), uma fonte de proteínas (geralmente leite ou requeijão) e uma fonte de carbo um pouco mais complexa (pão integral).
Pedalo por cerca de uma hora, uma hora e meia. Quando volto pra casa, como uma glicose e mando pra dentro uma refeição que consiste em sanduíches de pão integral com hamburger (pode ser peito de peru, frango ou soja). Sou do tipo magrelo como os infernos.
Estou errando em algum lugar? (sem contar o treino em si LOL)
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 17:23
ah rodrigo, só uma pergunta, qdo vc sente fome costuma ser no final do treino ou durante o treino??
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 17:24
Bem se vc não quer entender ou ficar refutando por refutar o que eu posso fazer?
 
Parece landim, que vc só quer implicar comigo pq nao tem cabimento suas colocações!

Onde que não tem cabimento, justifique como o Marcio fez. Com embasamento, simples assim.

Primeiro que é obvio que um bom café da manha se vc passar a noite acordado é muito mais importante. Eu hora nenhuma quis dizer que só é importante se vc tiver dormido. Parece que você não leu os posts acima.

Tudo bem, aqui só quis tirar uma onda, deixa quieto. E ataques pessoais não provam nada, eu li sim tudo acima por isso resolvi postar.

Segundo que glicemia está relacionada a glicose no sangue. Procura no google que vc encontra fácil! Pelo jeito vc também não entende muito de fisiologia, pq o que acontece em tiros curtos e  musculação está muito mais relacionado ao controle baroreflexo da  pressão arterial, mas eventualmente pode ser hipoglicemia também.

Sim e o que foi que eu disse? Hipoglicemia claro que está relacionada a glicose no sangue, mas não quer dizer que sem glicose no sangue vc tem hipoglicemia. Vide Cetose, onde seu organismo utiliza de acidos graxos e corpos cetonicos como forma de energia. 
 
Eu sei bem o que houve comigo, portanto não tire conclusões do que vc não sabe e está especulando.


E sair pra treinar é estupidez sim, de uma forma geral. Considerando que um indivíduo treina diariamente, boa parte do que ele ingere na última refeição antes do sono, é utilizado em reações de anabolismo. Assim sendo, muito possivelmente ele não estará com o tanque cheio depois de horas de jejum. Para haver mitocondríase e capilarização não tem necessidade de sair em jejum. Qaulquer treinamento aeróbico convencional, já estimula estes processos. E nao adianta vc se basear em artigos científicos que certamente apresentam limitações, já que não representam na totalidade a rotina diária de um atleta. Não é ficando em jejum que vc vai se adaptar melhor! Pode ter certeza........
 
Tudo bem cara, fica a vontade de definir estupidez pra quem vc quiser! Be my guest. Mas eu prefiro não sair por dizendo que é estupido quem faz isso ou aquilo ainda mais sem uma certeza.
 
Tudo que vc falou ai foram considerações subjetivas, que empiricamente não provam nada, e não há outra maneira de se basear para experimentação se não forem em estudos e teste. Obviamente todos apresentam limitações, por isso são estudos e quanto melhor o controle mais preciso serão, e é assim que a ciencia funciona.
 
Não é ficando em jejum que vc vai se adaptar melhor! Pode ter certeza........
 
Não meu amigo, essa certeza eu não tenho e vc não ajudou em nada para que eu a tenha.

edit: ortografia


Editado por Landim - 22 Jan 2010 as 17:28
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X