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anho ideal eixo/caixa de direção

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Nígel Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Dez 2012
Salvador
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nígel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: anho ideal eixo/caixa de direção
    Postado: 22 Dez 2012 as 15:53
Olá!
Num quadro da C10 com pé de vela Shimano 2300 Sei que o eixo é o bb un 26, mas o tamanho? que fatores devo levar em consideração ao escolher o tamanho?
Mesma coisa com a caixa de direção , não faço nem a menor ideia de qual devo usar de acordo com a s peças citadas acima...Se poderem opinar agradeço.

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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Out 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2012 as 20:55
Respondi sobre essa caixa de centro no outro tópico que vc abriu. Dá uma olhada, tem um PDF da Shimano detalhando o tamanho.
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Nígel Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Dez 2012
Salvador
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nígel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2012 as 15:19
Pô Alessandro!Deste jeito fica até parecendo que sou um desequilibrado que cria tópicos repetitivos sem antes olhar de os antigos foram respondidos! Embarrassed Foi Mal...veio!  Mas já que este aqui ta aberto o tamanho  da caixa  depende  do que? Só ta faltando isso, bike tá toda montada!
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Out 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2012 as 19:03


Depende do tipo de pedivela. Por exemplo, tem pedivelas que não trocam as coroas (são estampadas numa peça única) e tem os que trocam (coroas aparafusadas). Dependendo do tipo as coroas ficam mais próximas ou afastadas do quadro e isso é compensado com um movimento central mais largo ou estreito, respectivamente. Suspeito que a diferença entre os dois tipos de pedivela se deva à resistência que precisa ser dada à peça quando é estampada, versus a peça que possui coroas aparafusadas. Talvez o formato requerido para dar resistência ao conjunto ocasione uma diferença de posição.

Bom, mas isso é blabla e não resolve nada... Enfim, no PDF da Shimano diz que o centro para o pedivela que você perguntou é de 110mm. Não precisa ser da Shimano, em teoria qualquer centro de 110mm de ponta quadrada serve, mas como os preços são similares eu recomendaria o Shimano pela sua durabilidade.

O que "pode" dar errado é o seguinte: em geral, quando vamos adaptar um pedivela de speed num quadro de MTB as coroas maiores chegam a encostar no chainstay, pois chainstay de MTB é mais largo para acomodar os pneus maiores. Já na speed, como os pneus são finos, o chainstay fica mais "para dentro".

Caso aconteça da coroa raspar ou ficar muito próxima do chainstay, o correto é colocar um centro mais largo para deixar uma folga maior.

O problema é que você, nesse caso, só vai saber se deu certo montando. E se comprar um centro "achando" que vai dar certo, pode ficar com ele encalhado. Por isso é melhor levar numa bicicletaria e pedir que eles coloquem o centro apropriado, afinal eles possuem uma variedade maior de peças e podem experimentar e te vender apenas o que vai efetivamente servir.

Fora que centro é meio chato de mexer, precisa de ferramenta própria pra remover e instalar, e se vacilar você estraga a rosca do quadro com facilidade. Aliás isso vale para a escolha da bicicletaria: FUJA de bocas-de-porco que instalam de qualquer jeito, porque eles podem atropelar a rosca do quadro e você só vai descobrir quando precisar trocar o central ou fazer manutenção novamente. E aí, grande parte das vezes o quadro acaba condenado.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Out 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2012 as 19:07
Ah, complementando... Não pode também comprar o centro mais largo que encontrar só para "garantir", pois existe uma dimensão chamada chainline que determina o alinhamento da transmissão, e se você usar um central propositalmente largo demais, vai interferir nesse chainline. Provavelmente algumas marchas irão funcionar mal.

O lance é achar o centro correto, nem muito largo nem muito estreito. 110mm é um bom ponto de partida!
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Nígel Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Dez 2012
Salvador
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nígel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2012 as 10:54

Muito obrigado irmãozinho!
No que diz respeito a Mov. Central  não restam mais duvidas...

Já com a caixa é diferente...lendo em alguns tópicos eu acabei relacionando o Movimento Central/ Eixo com a caixa de direção . Como se fosse um componente que acomoda o eixo...no quadro (existe algo semelhante que eu deva saber as medias?)

Apenas hoje vim ver que fica próximo a mesa....gostaria de saber pra que serve já que vi que possui rolamentos e etc.

 Achei um 105 com tais dimensões

Diâmetro do Garfo: Standard - 25,4mm ou 1” polegada.

Rosca: Inglesa (25.4mm x 24 TPI)

Altura (“stack height”): Aproximadamente 38mm.

Ou seja, ela servirá no garfo cujo comprimento da espiga seja pelo menos 38mm maior que o comprimento do tubo frontal do quadro – aonde vai inserido o garfo.

Diâmetro da pista do garfo: Padrão Inglês - 26.4mm.

Isso serviria num quadro M de c10? Os passadores são aqueles de mesa....para por esta caixa haveria necessidade de troca-los?

Obrigado!

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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Out 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2012 as 08:06
Perdão, meio que confundi caixa de centro (que é um dos nomes do movimento central) com caixa de direção.

Não posso te ajudar com essa outra dúvida. Apenas quanto aos passadores, sempre existe a opção de um "upgrade", aí você parte para passadores no manete ou no guidão (STIs ou passadores que ficam nas pontas do guidão) e descarta esses de mesa. Praticamente tudo pode ser adaptado de alguma forma, é questão de disposição para procurar a solução e grana para implementar. Se vai valer a pena, aí só quem busca essa solução pode dizer!

Boa sorte!
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