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anho ideal eixo/caixa de direção |
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Nígel
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Cadastrado em: 06 Dez 2012 Salvador Offline Mensagens:17 |
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Postado: 22 Dez 2012 as 15:53 |
Olá!
Num quadro da C10 com pé de vela Shimano 2300 Sei que o eixo é o bb un 26, mas o tamanho? que fatores devo levar em consideração ao escolher o tamanho? Mesma coisa com a caixa de direção , não faço nem a menor ideia de qual devo usar de acordo com a s peças citadas acima...Se poderem opinar agradeço. |
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Alessandro_sp
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Respondi sobre essa caixa de centro no outro tópico que vc abriu. Dá uma olhada, tem um PDF da Shimano detalhando o tamanho.
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Nígel
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Pô Alessandro!Deste jeito fica até parecendo que sou um desequilibrado que cria tópicos repetitivos sem antes olhar de os antigos foram respondidos! Foi Mal...veio! Mas já que este aqui ta aberto o tamanho da caixa depende do que? Só ta faltando isso, bike tá toda montada!
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Alessandro_sp
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Depende do tipo de pedivela. Por exemplo, tem pedivelas que não trocam as coroas (são estampadas numa peça única) e tem os que trocam (coroas aparafusadas). Dependendo do tipo as coroas ficam mais próximas ou afastadas do quadro e isso é compensado com um movimento central mais largo ou estreito, respectivamente. Suspeito que a diferença entre os dois tipos de pedivela se deva à resistência que precisa ser dada à peça quando é estampada, versus a peça que possui coroas aparafusadas. Talvez o formato requerido para dar resistência ao conjunto ocasione uma diferença de posição. Bom, mas isso é blabla e não resolve nada... Enfim, no PDF da Shimano diz que o centro para o pedivela que você perguntou é de 110mm. Não precisa ser da Shimano, em teoria qualquer centro de 110mm de ponta quadrada serve, mas como os preços são similares eu recomendaria o Shimano pela sua durabilidade. O que "pode" dar errado é o seguinte: em geral, quando vamos adaptar um pedivela de speed num quadro de MTB as coroas maiores chegam a encostar no chainstay, pois chainstay de MTB é mais largo para acomodar os pneus maiores. Já na speed, como os pneus são finos, o chainstay fica mais "para dentro". Caso aconteça da coroa raspar ou ficar muito próxima do chainstay, o correto é colocar um centro mais largo para deixar uma folga maior. O problema é que você, nesse caso, só vai saber se deu certo montando. E se comprar um centro "achando" que vai dar certo, pode ficar com ele encalhado. Por isso é melhor levar numa bicicletaria e pedir que eles coloquem o centro apropriado, afinal eles possuem uma variedade maior de peças e podem experimentar e te vender apenas o que vai efetivamente servir. Fora que centro é meio chato de mexer, precisa de ferramenta própria pra remover e instalar, e se vacilar você estraga a rosca do quadro com facilidade. Aliás isso vale para a escolha da bicicletaria: FUJA de bocas-de-porco que instalam de qualquer jeito, porque eles podem atropelar a rosca do quadro e você só vai descobrir quando precisar trocar o central ou fazer manutenção novamente. E aí, grande parte das vezes o quadro acaba condenado. |
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Alessandro_sp
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Ah, complementando... Não pode também comprar o centro mais largo que encontrar só para "garantir", pois existe uma dimensão chamada chainline que determina o alinhamento da transmissão, e se você usar um central propositalmente largo demais, vai interferir nesse chainline. Provavelmente algumas marchas irão funcionar mal.
O lance é achar o centro correto, nem muito largo nem muito estreito. 110mm é um bom ponto de partida! |
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Nígel
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Muito obrigado irmãozinho! Já com a caixa é diferente...lendo em alguns tópicos eu acabei relacionando o Movimento Central/ Eixo com a caixa de direção . Como se fosse um componente que acomoda o eixo...no quadro (existe algo semelhante que eu deva saber as medias?) Apenas hoje vim ver que fica próximo a mesa....gostaria de saber pra que serve já que vi que possui rolamentos e etc. Achei um 105 com tais dimensões Diâmetro do Garfo: Standard - 25,4mm
ou 1” polegada. Isso serviria num quadro M de c10? Os passadores são aqueles de mesa....para por esta caixa haveria necessidade de troca-los? Obrigado! |
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Alessandro_sp
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Perdão, meio que confundi caixa de centro (que é um dos nomes do movimento central) com caixa de direção.
Não posso te ajudar com essa outra dúvida. Apenas quanto aos passadores, sempre existe a opção de um "upgrade", aí você parte para passadores no manete ou no guidão (STIs ou passadores que ficam nas pontas do guidão) e descarta esses de mesa. Praticamente tudo pode ser adaptado de alguma forma, é questão de disposição para procurar a solução e grana para implementar. Se vai valer a pena, aí só quem busca essa solução pode dizer! Boa sorte! |
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