Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Andar na ciclofaixa na contramão?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Andar na ciclofaixa na contramão?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joserobjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2017
Recife, PE
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joserobjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Andar na ciclofaixa na contramão?
    Postado: 28 Dez 2017 as 22:16
Estou para comprar uma bicicleta para usar quase todos os dias aqui para encurtar as distâncias e parar de pegar ônibus. Estava vendo as rotas que podia fazer e percebi que em muitas delas tem uma ciclofaixa na avenida, mas ela está no lado que seria contramão.

Qual seria a melhor forma de passar por esta via?

Eu preciso seguir a direção dos carros que estão na esquerda da foto, mas a ciclofaixa está só na rua da direita. Eu devo ir na faixa da direita na ciclovia, mesmo sendo contra mão, ou ocupar uma faixa na rua da direita?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2017 as 22:24
Note, que a ciclofaixa tem DUAS MÃOS, logo deve guiar pelo lado DIREITO da ciclofaixa.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2017 as 07:25
Essa ciclovia funciona como uma rodovia de pista simples de sentido duplo de direção. Como explicou o parceiro Ismah, utilizando a ciclovia você sempre vai trafegar na ciclofaixa da direita.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2017 as 11:46
Quando pego este tipo de via costumo trafegar o mais longe possível dos carros, mesmo que isso signifique andar na contra-mão dentro da ciclofaixa. Se um ciclista aparecer vindo na mão oposta, obviamente vou para a faixa correta. 

Está errado mas não me sinto seguro com um carro vindo na mão oposta, qualquer desvio do motorista ou desequilíbrio seu pode resultar em uma batida frontal com pouco espaço para reação - prefiro estar errado do que morto. LOL

Outro fator importante neste tipo de ciclovia é ficar EXTREMAMENTE esperto com saídas de garagens, pedestres atravessando e cruzamentos. O fato é que o fluxo dos carros vem do lado oposto do que você está vindo, então ninguém espera um veículo vindo na direção contraria. O negócio é supor que nunca ninguém vai te ver e não contar com a reação dos outros. 




Editado por Cebo - 29 Dez 2017 as 11:48
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2017 as 12:32
Pela foto, no fluxo dos carros, estará a mão para o ciclista. A contramão será proximo ao canteiro, então, ao contrário do que o Cebo disse, acho que o correto é seguir a mão, mesmo porque não haverá a soma das velocidades em caso de acidente.
Contudo, concordo com ele que ir próximo ao canteiro parece-me ser mais seguro, mas lembre-se de ceder o lugar para quem estiver na mão correta.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2017 as 14:01
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Pela foto, no fluxo dos carros, estará a mão para o ciclista. A contramão será proximo ao canteiro, então, ao contrário do que o Cebo disse, acho que o correto é seguir a mão, mesmo porque não haverá a soma das velocidades em caso de acidente.
Contudo, concordo com ele que ir próximo ao canteiro parece-me ser mais seguro, mas lembre-se de ceder o lugar para quem estiver na mão correta.

Normalmente faço isso só quando o fluxo de carros é contrário mesmo. Quando é na mão correta é bem menos problemático, mas mesmo assim evito ficar muito perto dos automóveis. Na emergência qualquer centímetro pode fazer toda a diferença.  
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2018 as 09:25
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:



Outro fator importante neste tipo de ciclovia é ficar EXTREMAMENTE esperto com saídas de garagens, pedestres atravessando e cruzamentos.

Como esta grudada ao canteiro central a preocupação com garagens praticamente não existe, os pedestres são de facil visualização, mas parece inseguro trafegar ai, devia ter uma sinalização evidente e com certeza algum tachao para dividir a pista de carros da de bike eu pedalaria em cima do canteiro onde houvesse espaço.
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 09:21
Com um canteiro central desse a prefeitura prefere fazer de qualquer jeito e ainda diz que custou milhoes, custaria muito aumentar um pouco o canteiro central de cada lado 1 metro a mais daria, e fazer uma ciclovia em cada direção? Faz do canteiro central inutilizável em um espaço util. A rua é gigante e não sabem aproveitar o espaço, melhor não sabem aproveitar o dinheiro público
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X