Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Analise da Necessidade de Manetes de Freios
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Analise da Necessidade de Manetes de Freios

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
AdalbertoENG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2016
Palmas - TO
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AdalbertoENG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Analise da Necessidade de Manetes de Freios
    Postado: 03 Mai 2016 as 12:16
Boa tarde colegas, mais uma vez venho pedir a opinião dos amigos quanto a compra de componentes para o upgrade da minha bike, Oxer XR110.

Lentamente tenho equipado ela, instalei recentemente cubos, cassete 8v e freios a disco mecânico. Recentemente comprei novos trocadores alivio, que ainda espero chegarem.

Contudo, lendo os tópicos já existentes aqui no fórum, percebo que quando se fala em freios, um dos fatores relevantes é quanto a sua modulação, em especial os freios a disco hidráulicos. Li que para estreitar as diferenças entre freios hidráulicos e mecânicos é possível utilizar componentes que melhorem algumas características de regulagem. Atualmente possuo instalado freios a disco mecânico Avid BB5, e necessito realizar a troca dos manetes de freio, já que adquiri trocadores sem manetes, com isso me surge a duvida: È realmente necessário possuir manetes com ajustes complexos?

A um bom tempo estou de olho em tres modelos de manetes:

Avid SD7



Na casa dos 72 reais, importado.


Deore LX-M571



Na casa dos 120 reais, comprado nacionalmente.


Alivio BL-M421



Na casa dos 40 reais, comprado nacionalmente.

O manete de freio que utilizo atualmente é o modelo de entrada da Shimano, o Tourney, feito em nylon. Se faz necessidade de um manete metálico.

Atualmente, as características do meu freio são satisfatórias, freiam bem e são macios, mas ainda não os testei em situações mais rígidas. Pretendo utilizar a bike pra trilhas leves/medianas e em pequenas competições a nível universitário.

Eis a duvida, se é necessário a adquirir manetes mais complexos, mesmo com diferenças de preço tão significantes. Se sim, quais a melhores opções?

Obrigado.
Voltar ao Topo
Skatena Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2009
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Skatena Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2016 as 16:24
AdalbertoENG, por experiência de uso por vários anos eu iria de Deore LX-M571... é um belo freio. O único detalhe dele é que você tem que prestar atenção na hora de comprar o cabo, pois o encaixe do mesmo é na ponta do manete e o encaixe é um pouco menor... 

1º Deore LX-M571
2º Avid SD7
3º Alivio BL-M421

Outra sugestão, seria já pular para um freio hidráulico, como o Shimano Alívio M446 que está na faixa de 400,00 novo e você consegue achar quase pela metade do preço usado...
Voltar ao Topo
lambda Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Fev 2012
Maringá
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lambda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2016 as 21:20
Um manete muito bom é o deore m596, tinha um em bom estado sendo vendido no mercado livre por apenas 40$, em todo caso vale a pena pesquisar por ele.
Voltar ao Topo
AdalbertoENG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2016
Palmas - TO
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AdalbertoENG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 03:06
Agradeço aos colegas pelas repostas.

Mas a minha maior duvida é se realmente faz necessidade de possuir manetes com ajustes mais complexos em relação aos mais simples. Os benefícios justificariam o investimento, mesmo com parâmetros de preços tão distintos? Estou levemente inclinado a optar pelos manetes Alivio, em especial pelo seu preço e disponibilidade.

Meu objetivo com a atual bike é lazer e pequenas competições interuniversitárias. Não busco, por ainda, alto desempenho.

Oque me dizem os colegas?

Obrigado.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 10:14
Eu nunca tive um manete top, mas acredito que a grande questão do manete é ser rígido, pra não prejudicar a frenagem, o micro ajuste deve ser mais uma vantagem do que necessidade. Esse da linha alivio parece suficientemente bom. Mas se você pretende competir com certa frequência, um alivio hidráulico não é de todo ruim, freios hidráulicos tem um comportamento melhor quando se pedala na terra.
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 11:02
Como a diferença é pequena, eu pegaria os Deore que se acha na casa dos 80,00, mas com certeza esse alivio dará uma melhora com relação aos de nylon.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 11:26
Se achar um com tecnologia Shimano servo wave não vai querer outro.
Existia esta tecnologia em manetes das linhas XT e XTR antigas (a cabo).
Hoje novamente é utilizada nos mesmos grupos mas agora em manetes hidráulicos.
Ele atua como um multiplicador de força completamente mecânico.
Vale muito a pena.

Voltar ao Topo
Vrbelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2014
Contagem/MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Vrbelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 16:34
Aquele Deore LX tem um ajuste (pino que se move entre as letras L e H, que aparecem na foto) que funciona como um "multiplicador de força" (como disse o DTS) na posição H, a ponto de, no manual a Shimano recomendar testar os freios antes de utilizá-los, para evitar acidentes, quando se muda da posição L (low) na posição H (high). Já usei, com v-brake XT, e digo que é um exelente manete. Com certeza vai conseguir maior poder de frenagem do que com o Alivio. Mas por outro lado, já li em muitos tópicos que os freios a disco mecânicos Avid são os melhores e que funcionam ainda melhor com manetes da mesma linha. Então ficaria entre o Deore LX e o Avid, desde que da mesma linha (e numeração).

Edit: relendo o post inicial vi que você citou o Avid SD7 (single digit 7) que se posiciona um degrau acima do seu caliper (BB5). Então, neste caso, iria no SD7.


Editado por Vrbelo - 04 Mai 2016 as 16:37
Pedalar é preciso, viver não é preciso.
Ride your own history!
Voltar ao Topo
AdalbertoENG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2016
Palmas - TO
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AdalbertoENG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 13:32
Agradeço novamente as respostas dos colegas.

Depois de analisar as possibilidades mais uma vez, com a ajuda dos colegas, e encontrar uma oferta de um dos freios aqui já mesmo no Brasil por um valor interessante, acabei por optar pela compra do Avid SD7 com características semi-novas. Infelizmente ainda não os recebi, mas logo em breve terei, espero.

Com essa aquisição, fico próximo de finalizar o nível de upgrade que desejo para minha bike, até o presente momento.

Mais uma vez, obrigado.
Voltar ao Topo
Vrbelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2014
Contagem/MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vrbelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 14:47
Clap Depois dê um retorno para nós a respeito das suas opiniões sobre o upgrade.
Pedalar é preciso, viver não é preciso.
Ride your own history!
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 20:15
Originalmente postado por AdalbertoENG AdalbertoENG escreveu:

Agradeço novamente as respostas dos colegas.

Depois de analisar as possibilidades mais uma vez, com a ajuda dos colegas, e encontrar uma oferta de um dos freios aqui já mesmo no Brasil por um valor interessante, acabei por optar pela compra do Avid SD7 com características semi-novas. Infelizmente ainda não os recebi, mas logo em breve terei, espero.

Com essa aquisição, fico próximo de finalizar o nível de upgrade que desejo para minha bike, até o presente momento.

Mais uma vez, obrigado.


Eu uso essas manetes da Avid, sd7. Mudam muito a frenagem e pra melhor. Vai gostar muito delas
Voltar ao Topo
AdalbertoENG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2016
Palmas - TO
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AdalbertoENG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 18:13
Olá amigos.

Finalmente os manetes Avid SD7 já estão devidamente instalados. Oque mais me agradou foi seu peso, que mesmo sendo de metal, se apresentou bastante leve.

Já realizei uma trilha com eles instalados, onde se demonstraram bastante eficientes, visto que garantiram uma frenagem mais leve e segura.

Entretanto, a regulagem dos pinos eu pessoalmente achei curta, sendo necessariamente utilizada como mais um ajuste fino após o devido ajuste geral dos freios. Estou feliz com o upgrade, onde casou bem com os trocadores Shimano Alivio 3-8v que também adquiri.

Outra pergunta aos colegas, atualmente uso um cassete Shimano 11-28t 8v, contudo, ainda sinto dificuldade de subir alguns aclives acentuados ou prolongados, em especial por falta de preparo, entretanto desejo facilitar o processo, trocando o cassete por uma opção de mais dentes.

Vai a pergunta ao colegas: Qual seria mais proveitoso? Um Shimano 11-32t ou 11-34t, ambos de 8v?

Obrigado.
Voltar ao Topo
lambda Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Fev 2012
Maringá
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lambda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 20:22
De 8v tem o megarange, 11-28 mais o 34, fica uma relação mais compacta e bem parecida com a sua atual e tem o 34 pra te salvar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X