Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Outros > Melhores Tópicos - Geral
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aluminio X Carbono
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoAluminio X Carbono

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 19:05
Originalmente postado por Branco Branco escreveu:

 
Não sabia dos problemas das WCS. Foram as de carbono?
E essa marca Pro, já ouviu alguma coisa? Os preços deles são bem mais acessíveis que os Ritchey, e a única coisa que sei sobre as peças é que o team columbia está usando, e acho que a marca foi comprada, ou criada, pela Shimano.
As mesas de carbono acho que têm o interior de Al, e parece que existe uma que combina carbono e Ti, que acho que deve ser interessante.
A mesa zero100 prata eu achei muito bonita e bem leve, pena que não combina com a CR1. E o guidão Deda, gostou? Esse RHM é mais curto?
Quero baixar o peso, e o carbono é bastante atraente, mas sem arriscar os dentes LOL.


Pro é a linha"econômica" da ritchey!
Voltar ao Topo
Branco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2007
CWB
Offline
Mensagens:2098
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 19:38
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Originalmente postado por Branco Branco escreveu:

 
Não sabia dos problemas das WCS. Foram as de carbono?
E essa marca Pro, já ouviu alguma coisa? Os preços deles são bem mais acessíveis que os Ritchey, e a única coisa que sei sobre as peças é que o team columbia está usando, e acho que a marca foi comprada, ou criada, pela Shimano.
As mesas de carbono acho que têm o interior de Al, e parece que existe uma que combina carbono e Ti, que acho que deve ser interessante.
A mesa zero100 prata eu achei muito bonita e bem leve, pena que não combina com a CR1. E o guidão Deda, gostou? Esse RHM é mais curto?
Quero baixar o peso, e o carbono é bastante atraente, mas sem arriscar os dentes LOL.


Pro é a linha"econômica" da ritchey!
 
Tá, tem as peças Ritchey Pro, mas to falando das peças da marca Pro, não sei se falamos das mesmas coisas. Dá uma olhada lá nas bikes do team columbia.
 
Só se for uma segunda linha da Ritchey que ficou como marca, seria isso? Se não, acho que é um empresa secundária da Shimano:
 
 
 
 


Editado por Branco - 31 Jan 2009 as 19:42
BMC SR02.

Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 19:44

Essa marca PRO é uma subsidiária da Shimano.

Voltar ao Topo
HMALTA Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2004
Teresopolis - RJ
Offline
Mensagens:2368
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 20:03
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Certa vez peguei uma bicicleta de carbono (quase top) e tentei flexionar a região do movimento central. Acreditem ou não, a deformação era muito semelhante a de uma Caloi Strada. Peguei uma outra, do mesmo fabricante, geometrias e tamanhos semelhantes, só que de alumínio e de um nível intermediário, era absurdamente mais rígida. Portanto, paga-se muito, por uma coisa que não é tudo isso.


Marino, como vc fez este teste? Colocou ela meio inclinada e pisou no pedal? Isso só "testa" deflexão de pneu e, quiçá, roda...
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 20:30
Originalmente postado por Branco Branco escreveu:


 
Tá, tem as peças Ritchey Pro, mas to falando das peças da marca Pro, não sei se falamos das mesmas coisas. Dá uma olhada lá nas bikes do team columbia.
 
Só se for uma segunda linha da Ritchey que ficou como marca, seria isso? Se não, acho que é um empresa secundária da Shimano:
 


To falando das que o Alex se referiu.
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 20:34

Bem... linha baixo custo MESMO da ritchey é a Comp. A Pro é a 'mid-end'.

Voltar ao Topo
Branco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2007
CWB
Offline
Mensagens:2098
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 20:42
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Originalmente postado por Branco Branco escreveu:


 
Tá, tem as peças Ritchey Pro, mas to falando das peças da marca Pro, não sei se falamos das mesmas coisas. Dá uma olhada lá nas bikes do team columbia.
 
Só se for uma segunda linha da Ritchey que ficou como marca, seria isso? Se não, acho que é um empresa secundária da Shimano:
 


To falando das que o Alex se referiu.
 
Entendí.
E essa marca Pro, conhece? Os preços dela são bem inferiores aos preços das peças Ritchey. Mas nunca havia ouvido falar nessa marca, nem se é confiável.
Já a Ritchey achava super confiável até ouvir do Alex que as WCS deram problema, procurei nos reviews da vida e achei vários relatos contanto de trincas nessas mesas, mas só achei falando das de AL.
 
Valeu.


Editado por Branco - 31 Jan 2009 as 20:43
BMC SR02.

Voltar ao Topo
Branco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2007
CWB
Offline
Mensagens:2098
Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2009 as 20:48
Já que o assunto é AL X Carbono:
 
Tendo em vista os problemas com as mesas de Al da Ritchey, que parecem que foram feitas com uma parede bem fina para poupar peso.
E o fato de que as mesas de Carbono são na verdade uma parte central de AL envolvida com Carbono.
Comparando as mesas de Al leves, sem contar as mais simples que devem ter paredes bem grossas sem preocupação com o peso.
Então no quesito mesa (super leves de AL X Mesas de Carbono) pode-se dizer que as de Carbono, das marcas confiáveis, são mais seguras?
 
 
BMC SR02.

Voltar ao Topo
Igor Miyamura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2005
Santo André SP
Offline
Mensagens:1234
Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2009 as 10:23
Regidez, resistência e durabilidade de peças de materiais diferentes podem variar muito de uma marca pra outra.
 
Quadros CR1 da Scott são mais rigidos que uma boa maioria dos quadros de aluminio que conheço, Alguns Giants que usei de carbono eram bem moles, em contrapartida um cannondale de alu é um dos quadros mais duros que já usei, tudo muito relativo... depende demais do projeto, design, qualidade de fabricação e qualidade da contrução.
Igor Miyamura

http://www.igormiyamura.blogspot.com

www.igormiyamura.blogspot.com
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2009 as 19:47
Originalmente postado por HMALTA HMALTA escreveu:


Marino, como vc fez este teste? Colocou ela meio inclinada e pisou no pedal? Isso só "testa" deflexão de pneu e, quiçá, roda...


Era visível que era o quadro que "dobrava" e as rodas ficavam sem flexionar. Mesmo porque no quadro de carbono estavam duas belas Ksyrium e no outro, umas rodinhas até que simples.




Editado por Marino - 01 Fev 2009 as 19:50
Voltar ao Topo
ariston Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jan 2008
Diadema - SP
Offline
Mensagens:60
Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2009 as 20:55
Igor Miyamura

Gostaria de saber o que vc quis dizer que o c'dale de alu é um dos quadros mais duro que conhece?
É em relação a rigidez ou conforto????????
Voltar ao Topo
Igor Miyamura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2005
Santo André SP
Offline
Mensagens:1234
Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2009 as 23:25
Ele não torce, ele não é nada flexivel e portanto sacrifica um pouco o conforto (to falando de caads que pedalei bastante e ja até tive alguns).
 
Essas caracteristicas são muito apreciadas por alguns atletas.
 
Veja, bem não stou falando que não é bom nem ruim, nem nada do tipo, estou só comentando uma característica bem clara da marca nos modelos que usei.


Editado por Igor Miyamura - 02 Fev 2009 as 23:27
Igor Miyamura

http://www.igormiyamura.blogspot.com

www.igormiyamura.blogspot.com
Voltar ao Topo
clanovel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2008
Brasília
Offline
Mensagens:910
Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2009 as 16:48
Apenas relatando minha experiência...
 
Bike 1: Specialized S-Works E5  2004 - quadro 100% alumínio com garfo, canote e guidão em carbono.
 
Bike 2: Giant TCR Composite 2005 - quadro 100% carbono com garfo, canote e guidão em carbono.
 
A Bike 1 é extremamente rígida, sendo muito "seca" e torna-se cansativa após 2 horas de treino nas ruas; 
A Bike 2 é infinitamente mais confortável e suave.
Ambas são bem rápidas e não sinto a dissipação de força, insegurança e o efeito de torção no quadro de carbono.
 
Minha conclusão:
Depois que pedalar um quadro de carbono de boa qualidade, com certeza não voltará para o alumínio.
Voltar ao Topo
PANDA_SE Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2009
aracaju
Offline
Mensagens:3
Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2009 as 17:17
TENHO UMA VICINI DE ALUMINIO QUE ESTA OTIMA E USO TODOS OS DIA,ATE TENHO VONTADE DE TROCAR POR UM QUADRO DE CARBONO,MAS PELO QUE LEIO OS QUADROS DE CARBONO ESTAO SUJEITO A RACHADURAS COM MAIS VACILIDADE E SEU USO E CONSERVAÇÃO DEPENDE MUITO DA OBSERVAÇÃO DO CICLISTA P/ EVITAR QUEBRAS(PESO 115KG E TENHO MEDO QUE ELE QUEBRE).
Voltar ao Topo
lcgfaria Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Dez 2008
Sao Paulo
Offline
Mensagens:55
Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2009 as 22:06
Então, já me disseram que não se deve levar uma bike com quadro carbono num rack de teto que tenha a pegada no quadro, apenas naqueles modelos com a fixação no garfo em que se tira a roda dianteira. No alu não haveria esta limitação. Faz sentido esta afirmação?
Voltar ao Topo
Igor Miyamura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2005
Santo André SP
Offline
Mensagens:1234
Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2009 as 22:14
é verdadeiro sim. O carbono não tem boa resistencia a pressão num ponto especifico. Mas o mesmo se aplica a quadros com tubos de parede ultrafina de alu e até mesmo de titânio e aço pois eles podem "marcar".

A verdade é que não é aconselhavem usar esse tipo de rack em nenhum quadro, nada que aperta um quadro é bom (apesar de pessoalmente achar que é o modelo mais prático... nada é perfeito Cry)



Originalmente postado por lcgfaria lcgfaria escreveu:

Então, já me disseram que não se deve levar uma bike com quadro carbono num rack de teto que tenha a pegada no quadro, apenas naqueles modelos com a fixação no garfo em que se tira a roda dianteira. No alu não haveria esta limitação. Faz sentido esta afirmação?


Editado por Igor Miyamura - 13 Abr 2009 as 22:14
Igor Miyamura

http://www.igormiyamura.blogspot.com

www.igormiyamura.blogspot.com
Voltar ao Topo
Claudio Vinicius Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Ago 2008
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:373
Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2009 as 12:44
Se o carbono não tem boa resistência em um ponto específico, como ficam os canotes de carbono? Pergunto isso, pois o mecânico onde montei minha bicicleta aconselhou-me a usar a gancheira do canote com a parte do aperto virada para frente, ao contrário do comum que se verifica normalmente. Relatou-me que desta forma é o correto para canotes de carbono como o meu (PZ RACING), mostrando-me, inclusive, um canote de carbono de um outro cliente que quebrou no ponto de aperto em que a abraçadeira fazia a pressão.
 
Fiquei ressabiado com esta informação de que o carbono não tem boa resistência em um ponto específico. Será que estou correndo algum risco em usar um canote de carbono ou estas peças têm algum reforço específico ou um carbono mais resistente, se é que isto seja possível?
 
Esclarecimentos, por favor. Desde já agradecido,
 
Claudio Vinicius.
 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2009 as 13:12
O correto é usar da forma recomendada pelo fabricante, e não improvisar. Se usar da forma certa e apertar com o torque recomendado (usando um torquímetro; vide http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=6405 para um debate mais profundo - e bota profundo nisso LOL ), as chances de estragar são bem pequenas. Aliás, a maioria dos casos de componentes de carbono detonados ocorre devido ao "fator humano", seja na instalação, manutenção e manuseio, ou no uso diário. A exceção são os projetos e execuções ruins e de baixo padrão, é claro.

As abraçadeiras de componentes de carbono são específicas, seja para um canote, uma mesa, um steerer (espiga) ou um guidão. Caso o torque recomendado não seja suficiente, o certo é usar uma pasta especial para componentes de carbono (Tackx, Ritchey, FSA, etc.), que aumenta o atrito e lubrifica as partes ao mesmo tempo, evitando que escorregue e tb que ela fique "congelada". Aliás, o aperto em excesso causa não só o dano direto ao componente mas tb aumenta a ocorrência dessa "colagem" entre os componentes, e depois fica difícil ou mesmo impossível de tirar a peça do lugar.

Esse rack que segura no downtube é furada. Realmente, não é o mais indicado pra quadros de carbono nem pra quadros de alu muito leves. A parte do meio do tubo é a mais fina em quadros com butting, e pode amassar ou riscar. Não é nada que comprometa estruturalmente o quadro, mas não ajuda na estética e tb não é recomendado. Nesse quesito, quadros de cromoly e titânio são mais resistentes. Os bons racks (ex.: Thule) são melhores e não costumam causar problemas. Mesmo assim, eu só levo a bike presa pelo garfo, sem a roda.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
amoreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:308
Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 19:10
mantenham
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X