Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Altus 370 ou M2000?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Altus 370 ou M2000?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Altus 370 ou M2000?
    Postado: 24 Abr 2018 as 17:06
Olá Pessoal, 

estou procurando a alguns dias a diferença entre os cambios Altus da série 370 e os M2000, sei que que o 2000 é o último modelo lançado com shadow, mas os 370, ao menos nos anúncios também tem. Minha dúvida então é em função da diferença de preços, trocando o dianteiro e traseiro e pondo o 370 consigo os dois no ML por R$160, já os M2000, não sai por menos RS210. A questão principal é se vale essa diferença ou apenas estética, uma vez que me parecem muito semelhantes. 

Obrigado pela ajuda. 
Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2018 as 14:00
Vá de m2000. Vai valer a pena! Se não me engano o m370 não tem shadow não, hein?
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2018 as 15:30
Tenho visto nos anúncios o 370 já com shadow... 

Obrigado, mas ainda estou considerando comparar apenas o cambio traseiro, ai vou no Alívio, e deixo o dianteiro para mais tarde... 

Obrigado pala ajuda. 
Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516
Voltar ao Topo
stephan.hino Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2015
Maringa - PR
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stephan.hino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2018 as 12:50
Tome cuidado com os anúncios, pois o 370 não é shadow.

Realmente dê preferência para o câmbio traseiro, sentirá mais diferença, pois no traseiro é onde há mais mudanças de marcha.
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2018 as 17:29
obrigado pela ajuda pessoal,
mas como não é nada urgente, arrisquei minha primeira compra no exterior, estou esperando vir um alivio da china. 
Caso pegar tributação, fica ainda um valor interessante. 

vamos aguardar.  

Grande abraço. 
Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516
Voltar ao Topo
Urf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2018
Barreiras - BA
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Urf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2018 as 13:04
Originalmente postado por MVBeber MVBeber escreveu:

obrigado pela ajuda pessoal,
mas como não é nada urgente, arrisquei minha primeira compra no exterior, estou esperando vir um alivio da china. 
Caso pegar tributação, fica ainda um valor interessante. 

vamos aguardar.  

Grande abraço. 

Espero que tenha sorte de vir original. Eu comprei um alivio no Aliexpress, decepção, veio falso, mesmo assim tentei usar mas não regulava de jeito nenhum. Acabei comprando o altus m2000. Tem que ficar muito atento nesses sites da china.  
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2020 as 18:10
Qual a maior Capacidade do K7 para o bom funcionamento do M370.

Com uma coroa de 32 dentes

E duas coras 36/22.

No caso de uma coroa os exemplos de quem já usou e as referências dos k7 utilizado na configuração.

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 12:52
Pelo manual, o RD-M370 aceita cassetes de até 34 dentes. Eu já usei ele com cassete de 40 dentes, mas com prolongador, o que deixa as trocas dos cogs menores meio lenta.

Quanto à frente, ele tem uma capacidade total de 45 dentes, sendo que atrás pode ir de 11 até 34 (23 de diferença). Os outros 22 dentes ficam pra frente, desde que o câmbio dianteiro aguente mover a corrente entre coroas assim.

Na prática, ele pega um cog 36 no cassete sem problemas e já vi funcionando sem prolongador com isso. Inclusive, eu pretendo trocar meu cassete desgastado por um 11-36 9v e a coroa 26-36-48, o que eu sei que ele da conta e, quem sabe, experimentar trocar o cog de 26 da coroa por um de 24.

Mas vc citou coroa dupla, não acho que esse câmbio fica bom nisso não. Vai limitar muito o range ou forçar ele demais.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 16:34
Minha proposta é a seguinte, minha esposa pedala, mas a relação 48/38/28 ela só usa alguns combinações das coroas 38 e 28.

Fiz o balanço e percebi que a relação 32/11-42 10v supre todas as demandas de esforço.

Porém . . .

Tenho o câmbio e quero aproveitar e testa a 11-40 e até mesmo a 36/22 com um k7 12-32 7v que E iria reaproveitar diminuído mais ainda o custo. . .

A questão é o cambio só cambio !

Pode me dá uma luz nessa empreitada ?

Ah, a bike é aro 29 !
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 22:19
Originalmente postado por DALMO DALMO escreveu:

Minha proposta é a seguinte, minha esposa pedala, mas a relação 48/38/28 ela só usa alguns combinações das coroas 38 e 28.

Fiz o balanço e percebi que a relação 32/11-42 10v supre todas as demandas de esforço.

Porém . . .

Tenho o câmbio e quero aproveitar e testa a 11-40 e até mesmo a 36/22 com um k7 12-32 7v que E iria reaproveitar diminuído mais ainda o custo. . .

A questão é o cambio só cambio !

Pode me dá uma luz nessa empreitada ?

Ah, a bike é aro 29 !

Desculpa, Dalmo, mas tá difícil de entender. Vc fala em testar um cassete 11-40 com um outro cassete 12-32, não faz sentido. Vou supor que o que vc quer é testar um cassete 12-32 7v com coroas 36-22.

Em uma única frase, não vai ficar bom devido à falta de amplitude, mas tem alternativas. Se sua esposa não usa a coroa 48 dentes, recomendo a troca do pedivela por um 42-34-24, que é bem baratinho: de aço sai por uns R$40,00 na bicicletaria do bairro, mas se optar por um Shimano FC-M131 com essa configuração (uns R$120,00), ele dura MUITO: um destes durou absurdos 12000km comigo e só troquei porque rachou em torno da rosca do pedal numa pancada.

Mas pra essa troca ser boa, as peças precisam bater com as configurações. O câmbio dianteiro que pega coroa 48 não vai ficar legal com uma coroa menor. Pode dar problema tipo ter que subir pra coroa grande pra depois descer pra do meio, um saco. Câmbios dianteiros são mais baratos, no entanto.

O ideal é bater tudo de acordo com o manual, mas com alguma margem (pequena) de tolerância, como a situação que eu propus no post anterior (cassete 11-36 no RD-M370, sendo que ele aguenta até 11-34, combinado com coroa 48-36-24 com o FD-M371, que aguenta até 48-36-26). Esses dois dentes a mais ou a menos raramente trazem algum problema, exceto exigir mais técnica na hora da troca de marchas: não se deve cruzar a corrente nunca.

Se essa não é a situação, faz o seguinte: me passa a lista de peças que vc tem e as peças que vc considera comprar, tim-tim por tim-tim, que eu vejo as possíveis combinações.

Editado por dwsmartins - 06 Fev 2020 as 22:21
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2020 as 23:09
Me expressei mal . . .

São duas situações que tenho.
A mais lógica como vc citou dwsmartins.

Aí entra os as tretas . . .
A bike é de entrada, cubo de rosca, cambio traseiro pebinha só tá dando asfalto na trilha já começou a pular.

Bom iria instalar o altus e mudar a penas o pedivela com duas coroas, pq, a muiê não se entende com os passadores. . .

Pensei de cara no kit 10v da XTIME( cubo, corrente, cambio, passadores, k7, prolongar e etc ) que já seria um alívio nas perguntas infinitas e reclamações constantes (rsrsr ). Aqui eu dispensaria o ALTUS , mas fiquei receoso com o kit.

Na relação 1x 9v, k7 11 - 40, em comparação ao kit 1x10 sai praticamente a mesma coisa, entretanto tenho algo de maior credibilidade  . . .

Deu uma melhorada, com minhas ideias perturbadoras ! 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2020 as 09:21
Melhorou, mas não muito. Vamos lá.

Pra colocar 2 coroas, o que vc havia comentado antes, teria que ser o Shimano Altus FD-M2020-TS, que é para corrente 9v, ou o Shimano Altus FD-M315TS, para corrente 8v. Não sei quanto à disponibilidade deles no Brasil, mas são os dois da linha Altus que foram projetados para coroa dupla 36-22. Os câmbios traseiros 9v indicados são o RD-M2000-SGS, pra cassete com maior cog de 32 até 36, ou o RD-M370-SGS, pra cog maior de 28 a 34 dentes. Pra 8v são indicados o RD-M360-SGS ou o RD-M310-Smart, ambos pra cog maior de até 34.

Agora o que vc comentou neste último post, a instalação de uma relação 1x9 com o Altus iria ficar limitada pelo manual a um cassete de 11-34, mas sabemos que ele aguenta um pouco mais, ainda que com alguma perda de precisão. Se a patroa não entende da relação, ela pode ficar irritada com essa perda, falo por experiência própria.

Quando eu instalei o RD-M370-SGS com o prolongador em um cassete SunRace 11-40 de 8v, eu percebi que da 5ª em diante, pesando a marcha, a troca ficou meio chata. O caminho inverso, aliviando a marcha, era pior ainda. Mas eu sou um cara técnico e metódico, então eu desenvolvi a melhor forma de trocar as marchas analisando as relações e deixando de usar as combinações mais problemáticas, mas isso requer algo que sua esposa não quer fazer, pelo visto.

A outra situação que vc propôs, com o kit XTime 1x10, que eu não conheço, mas já me parece melhor por ser uma solução sem adaptações.

Meu ponto aqui é que uma relação 1x9 com o RD-M370-SGS colocado com prolongador de gancheira pra alcançar um cassete 11-40 nao vai funcionar tão precisamente assim. O próprio cassete 11-40 9v não tem na linha da Shimano, só vai até 11-36, daí vc teria que adaptar mais uma outra coisa com um cassete SunRace, ZTTO ou sei lá o que, o que posso dizer por experiência própria, joga a precisão pro lixo.

Do que vc me indicou, eu iria de kit XTime 1x10, mesmo não conhecendo. A outra alternativa envolve duas adaptações que vão deixar a passagem de marchas mais ruim.

Espero ter conseguido te entender direito e te esclarecer tb.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2020 as 10:29
dwsmartins, valeu as dicas !
Obrigado, agora que intendi um pouco mais sobre a limitação nos usos do cambio na configuração que queria fazer é melhor partir  para 1 x 10 mesmo !
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2020 as 18:31
Acabei aproveitando o K7 12-32 7V e comprei apenas pedivela 42/34/24 e Câmbio dianteiro. Melhorou muito o pedal da esposa.

Só que percebi que na volta do maior cog, 7 para o 6 não volta e só realiza a mudança no 3° movimento de alavanca.

E depois dos 100 Km rodados o Câmbio começou a saltar marchas da 4° para a 3°. Na minha análise acredito que seja o espaçamento entre os cog.

Vou colocar um câmbio mais simples até o desgaste da relação e optar por 24 ou 27 marchas e reinstalar o Rd 370.

Na minha uso o M2000 ( 42/34/24    11 - 36) nada a reclamar. Preciso, suave e silencioso . . .
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2020 as 08:07
O primeiro suspeito pra esse problema do retorno das marchas seria a tensão no cabo do câmbio. Isso faz parte do ajuste básico, tem vídeos muito bons da Pedaleria e do Onde Pedalar sobre isso no YouTube, procura lá que é melhor vc ver lá do que eu explicar aqui.

O segundo suspeito é o câmbio ou gancheira torto. Recomendo ir num mecânico experiente que tenha um alinhador de gancheira pra conferir isso.

O terceiro suspeito (que eu acho improvável, pq iria travar a corrente e talvez arrebentar o câmbio) é o tamanho da corrente, pode ser que ela esteja curta. Nesse caso é recomendado trocar mesmo, mas checa o desgaste do cassete antes: se ele estiver muito desgastado, uma corrente nova vai ficar pulando.

O quarto e último que eu pensei é a linha da corrente, com a troca do pedivela ela pode ter ficado diferente da anterior. Pra acertar, tem que trocar o central por outro, mais curto ou mais longo, pra deslocar o pedivela pra dentro ou pra fora, respectivamente. Um bom mecânico checa e ajusta isso pra vc. Vale lembrar que pode até colocar central de esferas pra diminuir o custo, mas ele precisa de reapertar com alguma frequência. A alternativa a isso é usar central selado Shimano, mas é mais caro.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X