| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Alternativa "barata" ao XX1...
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Alternativa "barata" ao XX1...

Responder Responder Página  <1 596061
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ogum777 Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ogum777 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Ago 2019 as 15:51
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Um detalhe, microspline não é um padrão aberto.
A Shimano está licenciando a conta gotas, e talvez nunca licencie para concorrentes como SRAM, Sunrace, etc

é um risco: a SRAM fez patente aberta pra logo se tornar padrão no mercado, com um zilhão de fabricantes de cubos e cassetes neste padrão.
asbicicletas.wordpress.com

ecourbana.wordpress.com
Voltar para o topo
lemarco Ver Drop Down

Sabará - MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lemarco Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Nov 2019 as 13:56
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 13:23
Desisti de esperar sair um cassete 11v barato pra cubos XD, e de que caso saia a versão 11v do cassete relatado abaixo, ter que arriscar fazer meus câmbios 11v trabalharem em 50 dentes e não funcionar direito.

Comprei dois kits SLX 12v e 2 cassetes Sunshine 9.50 de 12v 
Esses cassetes são pro padrão xD, que apostei no passado que seriam "o futuro" porém até hoje os cassetes XD de 11v são caros.

Esses Sunshine 9.50 custam coisa de 250 reais cada. São um pouco pesados, uns 530g, mas pelo range que tem acho que vale caregar esse peso a mais. 

Vamos ver no que dá....

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 13:27

12Speed 9-50T

9-11-13-15-18-22-24-28-32-36-42-50 Color:Black Weight:537g 1-11 teeth Ultra high strength steel, hardness 680HV 12 teeth 7075 aluminum alloy, hardness 170HV

Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
samuelgouvea Ver Drop Down

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 16:38
Caramba... Esse daí ganha em range da relação 2x20 tradicional!

Se fosse 9-52 iria ganhar até de algumas gambiarras, kkkkk

E o pretinho não tá caro assim não...

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

12Speed 9-50T

9-11-13-15-18-22-24-28-32-36-42-50 Color:Black Weight:537g 1-11 teeth Ultra high strength steel, hardness 680HV 12 teeth 7075 aluminum alloy, hardness 170HV

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar para o topo
furukawa Ver Drop Down

Floripa
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 18:01

A sequência 18-22-24 achei bem estranha e fui conferir com o equivalente da ZTTO e é lógico:

Ztto final mtb 12 velocidade 9-50 t ult xd cassete arco-íris
XD Compatível
9-11-13-15-18-21-24-28-32-36-42-50

Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 18:11
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

A sequência 18-22-24 achei bem estranha e fui conferir com o equivalente da ZTTO e é lógico:

Ztto final mtb 12 velocidade 9-50 t ult xd cassete arco-íris
XD Compatível
9-11-13-15-18-21-24-28-32-36-42-50

isso, também achei esquisito. olhando o cassete n parece ter essa sequência aí. deve ter sido erro de digitação, quando chegar confirmo p vcs
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Nov 2019 as 13:50
Minha alternativa barata ao xx1 (ou ao Eagle, como queiram) foi comprar no Aliexpress contornando a bluecycles na verdade...

Inicialmente comprei esse cubo, e na época sequer pretendia fazer a conversão pra 12v:
https://s.click.aliexpress.com/e/lmYdIFZm
Reparem que o cubo é um clone mecânico dos DT240/350 (não sei exatamente qual), e logo começaram a aparecer núcleos compatíveis com os cubos DT... Escolhi um, arrisquei pois não sabia se casaria e comprei:
https://s.click.aliexpress.com/e/5Afb5VPE

Fiquei felizão em ver que tinha casado, só precisei de uma arruelinha extra de 0,3mm para garantir a folga perfeita entre as partes internas.

A partir daí eu criei coragem e pedi o semi-grupo XT M8100, composto de trocador e câmbio num pacote, mais cassete e corrente no outro:
https://s.click.aliexpress.com/e/DHQknvmu
https://s.click.aliexpress.com/e/FEjNAbr6
https://s.click.aliexpress.com/e/DRLD77zQ

Grupo chegou, montei com uma coroa Doval 16% que comprei no ML e aí começaram os problemas... A corrente Shimano não casa com o formato tradicional de dentes de coroas narrow-wide com ângulos retos, ela fica "trepando" por cima da coroa sem encaixar nos dentes...

Entre trocar de corrente e ajustar o formato dos dentes da coroa com uma lima, escolhi a segunda opção, em meia hora de trabalho a corrente encaixava perfeitamente na coroa!

Tive que colocar uma guia de corrente, que basicamente só toca na corrente nos dois maiores cassetes (45 e 51). Outro detalhe importante é que o alinhamento da gancheira é bastante crítico, é impossível fazer funcionar direito sem checar o alinhamento... O grupo XT M785 de 20v que eu usava é extremamente tolerante a desalinhamento, mas o de 12 é melindroso... Qualquer desvio e a corrente roça no cassete de cima, produzindo barulho e imprecisão nas trocas.

Hoje o grupo está perfeitamente alinhado, funcionando igual a um reloginho!
Voltar para o topo
furukawa Ver Drop Down

Floripa
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Nov 2019 as 15:08

Parabéns pelo relato, bom saber que existe alternativas para uso do cubo traseiro com Microspline.

Poderia mostrar fotos de como deve ficar a coroa NW para encaixar bem com a corrente da Shimano 12v ?
Voltar para o topo

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Nov 2019 as 10:41
Então Furukawa... Não tem mistério, é só copiar o desenho das coroas de 12 da Shimano.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2019 as 08:29
Originalmente Postado por samuelgouvea samuelgouvea Escreveu:

Então Furukawa... Não tem mistério, é só copiar o desenho das coroas de 12 da Shimano.

não sabia desse detalhe.

se usar uma corrente KMC de 12v teria o mesmo problema?
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2019 as 12:26

não sabia desse detalhe.

Sem perigo, com outras correntes (Sram, KMC, etc) funciona normalmente...
O problema é só o encaixe da corrente Shimano em outro tipo de coroa narrow-wide! Inclusive eu vi um colega logista aqui com um SLX M7100 e coroa XT de 11v, aquela que NÃO É N/W...
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down

Rio
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2019 as 14:52
Originalmente Postado por samuelgouvea samuelgouvea Escreveu:

não sabia desse detalhe.

Sem perigo, com outras correntes (Sram, KMC, etc) funciona normalmente...
O problema é só o encaixe da corrente Shimano em outro tipo de coroa narrow-wide! Inclusive eu vi um colega logista aqui com um SLX M7100 e coroa XT de 11v, aquela que NÃO É N/W...

Eu tenho uma coroa dessa parada, pq toda hora caía a corrente com ela e abandonei... desisti dela.. quem sabe então ela funciona bem com corrente de 12v.

Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2019 as 22:48
Se for montar, usa Guia de corrente... no meu eu preferi usar!

Achei na KTM bike uma guia da Session num preço melhor que no mercado livre, kkkkkkk
Montei no lugar do câmbio dianteiro (direct mount e2) e ficou top demais...

Um detalhe que eu não sei se falei antes, usei uma coroa Doval 16%, ela é radicalmente oval, daí preferi usar a guia pra garantir corrente presa em todas as situações!
Voltar para o topo
Admcn Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Admcn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2019 as 19:50
Fabio, boa noite. Gostei da sua solução. Se possível, peço sua ajuda.
Poderia me informar qual a medida e o passo da rosca interna do parafuso padrão de fixação do casssette? Saberia me dizer que macho eu usaria para fazer esta rosca interna?
Obrigado.
Voltar para o topo
Admcn Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Admcn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2019 as 19:56
Originalmente Postado por Fabiosp Fabiosp Escreveu:

Boa tarde a todos, sou novo por aqui, e gostaria de compartilhar algumas experiências.

A respeito do novo cassete Sunrace 12V 10-50 (MZ91), comprei o dito cujo, sabendo que serviria apenas no cubo da Sunrace MX92. Então comprei com o objetivo de fixá-lo sobre um freehub padrão Shimano, com algumas modificações, comprei um freehub padrão shimano no ML, compatível com minhas rodas para a modificação.

1-Com auxilio de um torno mecânico, reduzi cerca de 2,5mm do comprimento total do frehub.
2- Peguei um parafuso padrão de fixação de cassete, rosquei no freehub, fiz o faceamento, reduzi o diâmetro externo para alocar o cog duplo de 10,12 dentes (ficou parecendo uma buchinha).
3- Depois, dentro do parafuso de fixação do cassete já modificado, no local do sextavado, abri uma rosca interna, para usar o parafuso que acompanha o cassete Sunrace.
4- Para poder soltar essa buchinha, em uma eventual manutenção dos rolamentos do freehub, acrescentei um rasgo na peça, para solta-la basta fixar uma chapa plana na morça, encaixar o frehub em cima e girar.
Segue abaixo  imagem para melhor entendimento.

Fabio, boa noite. Gostei da sua solução. Se possível, peço sua ajuda.
Poderia me informar qual a medida e o passo da rosca interna do parafuso padrão de fixação do casssette? Saberia me dizer que macho eu usaria para fazer esta rosca interna?
Obrigado.
Voltar para o topo

juiz de fora
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2019 as 21:31
Curioso que esse sistema SunRace é essencialmente o sistema shark10t da one up...
Voltar para o topo

Responder Responder Página  <1 596061
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.