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Alternativa "barata" ao XX1...

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viajeiro Ver Drop Down
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Com certeza sim, mas teria que comprar além da coroa e as engrenagens extras do pinhão ($$$).  É uma ideia, mas tenho que rodar mais com uma coroa só para ver se vale a pena mesmo para o meu tipo de pedal...
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gustavomurad Ver Drop Down
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Leonardi Racing está para lançar mais uma opção, nesse casso seria a relação traseira inteira (9-11-13-15-18-21-24-29-35-42)









Editado por gustavomurad - 06 Dez 2013 as 09:40
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Fabiof8 Ver Drop Down
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Opa com um cassete assim fica bem interessante rodar com 1 coroa apenas. Uma pena shimano e sram ainda nao fazerem cassete com pinhao menor 9 ou 10t e maior com 40t acessivel. Com um cog 9t da pra rodar na boa com coroa 32 que se obtem boa velocidade final, e de 32x42 sobe o que tiver...
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TheLittle Ver Drop Down
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Legal mesmo, mas o problema que eu vejo aí é que pelo que entendi tem que comprar o mesmo núcleo do cubo XX1, e isso não é compatível com qualquer cubo e também não é muito barato. 
Mas claro, ainda assim vai sair muito mais barato comprar o cassete e o núcleo (ou o cubo) que um kit XX1 inteiro. E vai ter uma relação com um range ainda maior que o XX1.
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Liternit Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Fabiof8 Fabiof8 Escreveu:

Opa com um cassete assim fica bem interessante rodar com 1 coroa apenas. Uma pena shimano e sram ainda nao fazerem cassete com pinhao menor 9 ou 10t e maior com 40t acessivel. Com um cog 9t da pra rodar na boa com coroa 32 que se obtem boa velocidade final, e de 32x42 sobe o que tiver...

Nunca vão fazer, com pinhão pequeno pois a corrente dobra muito e a pedalada não ficaria lisa. Sram já testou e viu que não funciona. Teriam que criar uma corrente com elos menores mas ai a durabilidade.

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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Liternit Liternit Escreveu:

Originalmente Postado por Fabiof8 Fabiof8 Escreveu:

Opa com um cassete assim fica bem interessante rodar com 1 coroa apenas. Uma pena shimano e sram ainda nao fazerem cassete com pinhao menor 9 ou 10t e maior com 40t acessivel. Com um cog 9t da pra rodar na boa com coroa 32 que se obtem boa velocidade final, e de 32x42 sobe o que tiver...

Nunca vão fazer, com pinhão pequeno pois a corrente dobra muito e a pedalada não ficaria lisa. Sram já testou e viu que não funciona. Teriam que criar uma corrente com elos menores mas ai a durabilidade.


nas BMX, com o uso de cassete de 9 dentes, as correntes normais acabam pegando no freehub e estragando ele. Por isso surgiram no mercado correntes com elos mais "baixos" pra evitar esse problema. A corrente não tem elos mais finos nem com tamanhos diferentes, apenas a altura do elo é um pouco menor. Talvez seja uma solução pra esse problema que você apontou.
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Fabio Ver Drop Down


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BMX usa até 8 dentes, mas em bikes racing só é usada em bikes de crianças ou para pessoas muito leves. As pro usam tudo coroa/pinhão grande para não forçar, vide Shimano DX que, acho que o menor pinhão é 14 dentes e olha que eles fazem Capreo de 9 dentes e poderia muito bem usar pinhão menor no BMX e até nos cassetes.

E pinhão pequeno no cassete tem vários inconvenientes. Numa bike normal de 2 ou 3 coroas, a coroa que mais os pinhões são as menores e isso aumenta ainda mais de usar a coroa menor com o pinhão menor que tem poucos dentes de apoio. O torque em cada dente seria monstruoso. E numa relação de coroa única não tem como fugir dessa situação. 

Sem falar no efeito polígono ao pedalar que torna o pedalar bem inconsistente, visto que vai sair da fixação de um dente enquanto o outro ainda não está 100% fixado, pelo menor número de dentes que a corrente abraça no pinhão minúsculo. 

Em BMX também usam corrente half link, mas lembrando também que corridas de BMX são curtíssimas em tempo.

E como disse, a Shimano faz Capreo a anos com pinhão 9 dentes e nunca nem sequer usou 10 em MTB. E para quem lembra da época que o menor era 12 dentes e a Suntour lançou o Microdrive com 11 dentes diminuindo também as coroas e a Campagnolo lançou o Record O.R. com pinhão maior 24 dentes e coroas 40/30/20 . A Shimano só deu a resposta acho que em 94 co o Compact Drive que eram as coroas 42/32/22 e depois 44/32/22 com pinhão 11-28 e depois 11-30, 11-32 e 11-34. Mas lançou isso no XT e mantinha o XTR com cassete 12-32 ou 12-34 (não lembro) e coroas 46/36/24, pois diziam que em competições eles eram bem mais fortes. Foi uma época que muitas bikes top começaram a vir com XT em vez de XTR e com isso também vinham mais baratas. Uma combinação muito usada em 95 era câmbio traseiro XT, grupo LX, coroas Sugino 42/32/22, Grip Shift X-Ray SRT800 e freios LX com manetes Dia Compe PC77 (eu acho). Sem falar nos pedais Onza e caixa Dia Compe.
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Liternit Ver Drop Down
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Boa info Fabio, é melhor usar um crank com mais dentes do que diminuir o K7 quanto mais esticada a corrente melhor.

Editado por Liternit - 06 Dez 2013 as 12:25
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

BMX usa até 8 dentes, mas em bikes racing só é usada em bikes de crianças ou para pessoas muito leves. As pro usam tudo coroa/pinhão grande para não forçar, vide Shimano DX que, acho que o menor pinhão é 14 dentes e olha que eles fazem Capreo de 9 dentes e poderia muito bem usar pinhão menor no BMX e até nos cassetes.

E pinhão pequeno no cassete tem vários inconvenientes. Numa bike normal de 2 ou 3 coroas, a coroa que mais os pinhões são as menores e isso aumenta ainda mais de usar a coroa menor com o pinhão menor que tem poucos dentes de apoio. O torque em cada dente seria monstruoso. E numa relação de coroa única não tem como fugir dessa situação. 

Sem falar no efeito polígono ao pedalar que torna o pedalar bem inconsistente, visto que vai sair da fixação de um dente enquanto o outro ainda não está 100% fixado, pelo menor número de dentes que a corrente abraça no pinhão minúsculo. 

Em BMX também usam corrente half link, mas lembrando também que corridas de BMX são curtíssimas em tempo.

E como disse, a Shimano faz Capreo a anos com pinhão 9 dentes e nunca nem sequer usou 10 em MTB. E para quem lembra da época que o menor era 12 dentes e a Suntour lançou o Microdrive com 11 dentes diminuindo também as coroas e a Campagnolo lançou o Record O.R. com pinhão maior 24 dentes e coroas 40/30/20 . A Shimano só deu a resposta acho que em 94 co o Compact Drive que eram as coroas 42/32/22 e depois 44/32/22 com pinhão 11-28 e depois 11-30, 11-32 e 11-34. Mas lançou isso no XT e mantinha o XTR com cassete 12-32 ou 12-34 (não lembro) e coroas 46/36/24, pois diziam que em competições eles eram bem mais fortes. Foi uma época que muitas bikes top começaram a vir com XT em vez de XTR e com isso também vinham mais baratas. Uma combinação muito usada em 95 era câmbio traseiro XT, grupo LX, coroas Sugino 42/32/22, Grip Shift X-Ray SRT800 e freios LX com manetes Dia Compe PC77 (eu acho). Sem falar nos pedais Onza e caixa Dia Compe.

Shimano Hyperdrive-C (Deore LX 1998), uso até hoje na bike que me leva a academia...

Na época do hiperdrive andávamos com firmapé e bermudas de lycra.

Tenso...
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Fabio Ver Drop Down


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Tive XT compacto em 94/modelo 95.
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TheLittle Ver Drop Down
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pois é, mas mesmo sendo inviável de 9d sem mudar muita coisa, pelo jeito 10d é perfeitamente viável. A shimano poderia fazer uma relação 1x10 como resposta. com o pinhão menor de 10 dentes assim como no sram.

E a tal tampa do cassete que era um pinhão de 10 dentes? Vi um link postado nesse tópico mesmo, mas a página não é encontrada e no site do fabricante não tinha.

Alguém tem informações?
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boizinho Ver Drop Down
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q coisa linda esse cassete.. tirando o aspecto gay, gostei desse sistema.

vontade tenho de testar. talvez na bike nova (se for montar)
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melarkry Ver Drop Down


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meu adaptador

http://www.hostingpics.net/viewer.php?id=938948platine.jpg -
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TheLittle Ver Drop Down
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muito interessante. Está pensando em usar qual coroa?
Pode mandar o molde pra gente mandar cortar?
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melarkry Ver Drop Down


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Olá,

É uma platina eu sou feito.
Ele permite tabuleiro de montagem 38/40 ou 42 dentes.
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Tiger Ver Drop Down
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Originalmente Postado por melarkry melarkry Escreveu:

meu adaptador


http://www.hostingpics.net/viewer.php?id=938948platine.jpg -


Very interesting melarkry,
Do you have more pics with mounted cassette?
How is the chain line?
The index system chainring works with the index system cassette?
The cassette isn't unbalanced with this form of adaptador?
The bolts don´t disturb the gear change?


"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
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melarkry Ver Drop Down


Registrado: 07 Dez 2013
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Olá,
A mudança é muito bom.
Eu fiz mais de 400 km não é problema.
Os parafusos não Genet, sem equilíbrio.
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Fabiof8 Ver Drop Down
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Uma questao a ser levantada sobre 1 coroa: pra conseguir um um bom range de marchas é preciso usar esses cassetes onde um pinhao é bem 'longe' do outro. Isso deve deixar a relaçao bem 'quebrada'.
Usei uns tempos o cassete 9v 11-28 na roda de asfalto, quando coloquei a roda de terra com 11-34 foi bem esquisito, trocava de marcha e o salto era muito grande, quando colocava mais leve ficava leve demais, e o contrario tbm. O pedal ficava quebrado, as vezes tinha que voltar pra marcha anterior.
Como meu pedal é estradao ou asfalto, geralmente longas distancias, vou continuar com meu pedivela 27x40 e no futuro trocar o cassete de mtb para um 11x32.
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Fabiof8 Fabiof8 Escreveu:

Uma questao a ser levantada sobre 1 coroa: pra conseguir um um bom range de marchas é preciso usar esses cassetes onde um pinhao é bem 'longe' do outro. Isso deve deixar a relaçao bem 'quebrada'.

Eu não entendo essa tendência de reduzir o range das MTBs ou "quebrar" a relação para ter menos coroas no pedivela. Com a chegada das 10 e 11v no MTB eu imaginei que as relações ficariam mais justas, permitindo melhor controle de cadência de giro. Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário, começou uma caça às bruxas, ou melhor, às coroas do pedivela.

Dia desses tive uma experiência clássica de como isso compromete o desempenho do ciclista. Chegando numa subida monstra na saída de um parque aqui de Curitiba encontrei dois MTBzeiros, aparentemente bem fortes e com bicicletas bem "qualificadas". No começo da subida eles se atrapalharam um pouco para achar a cadência de subida e acabei passando. Eles aceleraram mas o trecho é muito forte, mais de 10% por 300 metros, e ficaram se batendo para achar a cadência certa para tentar um contra-ataque. Eu ao contrário tenho um pedivela triplo 52-42-32 e cassete 12-23 e o giro muda muito pouco a cada troca, é muito fácil acertar com precisão o necessário. No final o mais forte ficou alguns metros atrás de mim, mas tenho certeza que com uma relação menos furada ele teria me acompanhado e até passado.

Se eu tivesse uma MTB não teria dúvida em usar um pedivela triplo com o cassete menos furado que pudesse, ter possibilidade de girar bem e na cadência certa faz muita diferença para andar bem ou espanar. E no MTB é mais crítico aínda, já que as subidas são irregulares e as variações de cadência mais bruscas, o que demanda ajustes constantes.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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TheLittle Ver Drop Down
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realmente faz sentido essa afirmação. mas tem que lembrar que no geral se usa esse tipo de relação em bikes de all mountain, e essas bikes não tem o compromisso de ser competitivas. ninguém vai se importar de ficar um pouco atras na subida, sendo que o objetivo é subir pra descer depois.

a adoção desse tipo de relação pra bike de xc eu também não concordo muito,tanto que estou em duvida se vou pra 2x10 ou mantenho 3x9. na minha
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Liternit Ver Drop Down
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Voodoo em trilha a cadencia não faz tanta falta , pra quem pega estrada concordo fica quebrado. A vantagem de 1 coroa é que o chain growth é minimo e dificilmente escapa a corrente do pedivela, é um sistema mais limpo ainda mais para bikes full, sempre tive dificuldade em acertar a relação com o triplo ou pegava na combinação mais leve ou na mais pesada.

Eu troquei para um duplo e hoje troco muito menos as marchas na frente o que ajuda a manter uma cadencia basicamente fico no 38T.

Quem precisa pedalar para chegar na trilha talvez um 32T fique muito chato como é meu caso, agora um 38/26 atende muito bem, não saio do 38T no asfalto e o 26T ajuda na trilha.
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Realmente o estilo da pedalada no mtb é diferente da road.

Eu uso um cassete 12-23 de 9v na minha road e amo o fato de não perder a cadência ideal no asfalto, mas no mtb as oscilações de inclinação são abruptas, então é necessário saber pedalar em cadências diferentes para poder levar o ritmo.

Em minha bike de competição (XCM) uso 38/24 com cassete 11-36, e mesmo havendo um buraco grande entre cada marcha é muito comum a troca de 3 marchas de uma só vez (imagine quantas marchas eu teria que trocar em um cassete justo), só isso já acho justificar esses buracos.

Como o range do cassete aumenta é possível pedalar com duas ou uma coroa apenas, o que diminui o tempo das trocas de marchas (imprescindível para quem faz XCO). Na prática quem usa duas coroas fica 90% do tempo ou mais na coroa grande, utilizando a menor apenas em subidas realmente pesadas. Mas isso estou falando em matéria de competição, no treino, uso uma mtb 3x9 com cassete 11-32, nunca se sabe o dia que vamos pregar e usar a vovozinha.LOL

Edit: nesse último desafio dos 100Km de Balsa Nova, utilizei a coroa menor (24) por duas vezes apenas, e só para poupar um pouco as pernas, pois era possível fazer toda a prova na coroa 38.


Editado por Tiger - 11 Dez 2013 as 13:59
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
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Fabio Ver Drop Down


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Eu também não acho interessante perder o alcance de relações que se tem no pedivela triplo para se usar um duplo ou de coroa única. Ainda mais se a perda for nas marchas leves, já que nas descidas todo santo ajuda. rs

 

Pedivela triplo tem a coroa 32 ou 30 (29") que com cassete 11-36 é a coroa curinga. Pode-se ficar muito tempo nela, usando a 42 (40) ou a 24 (22) somente em situações especificas, com isso quase não há troca dianteira e o câmbio dianteiro ainda age de certa forma como guia de corrente. Sem falar que quando se precisa usar a coroa pequena ou a grande, a diferença entre elas passou a ser menor com 24/32/42 ou 22/30/40 e o número de recuperações atrás também. E nas 26”, coroa pequena de 24 gera menos torque na corrente.

 

Pedivela duplo tem o problema de perder o range, mas com pedivelas 24/38 ou 22/36 (29”) dá para usar, isto que ficam com a mesma marcha leve das triplas. Para mim o pior é que tem que se fazer mais recuperações atrás do que com tripla, mas quando ao tempo da mudança na frente com maior diferença entre coroas, chega a ser insignificante. Da mesma forma acho insignificante a economia de peso e balela o papo de que é um sistema mais forte e etc. Estou usando um duplo 22/36 e a única vantagem que vi é que não tendo a engrenagem curinga de 32 (30) dentes, é realmente necessário fazer uma mudança para coroa pequena antes do tempo do que eu faria com a tripla, sendo que as vezes eu nem faria essa mudança com a tripla. Então cadê a vantagem? A vantagem está em trilhas desconhecidas que com tripla vai se usando todo cassete para não mudar para coroa pequena e quando isso se torna necessário a inclinação já é considerável, e com 22/36 te obriga a trocar antes para coroa 22 onde a inclinação ainda está menor e com isso quando a inclinação ficar forte, você já está na coroa certa. E a outra (pequena) vantagem é a maior distância do solo. De resto é tudo papo furado, falar de peso menor, de conjunto mais simples, mais robusto, etc.

 

Já coroa única tem a vantagem real da simplicidade, mas com um preço alto demais que um range muito menor de opções de transmissão e numa mudança abrupta de inclinação, não pode-se simplesmente fazer uma troca de coroa que resultaria em mudança brusca de relação e será necessário mudar vários pinhões. Ponto pro Grip Shift, embora não depara trocar freando. Sem falar que o esquema de não usar guia não é 100%. E já que vai ter que usar guia que use um câmbio no lugar e de brinde leve mais ma ou duas coroas que vão te ajudar.

 

Ps. Ontem mesmo vi um teste de laboratório entre vários movimentos centrais. Teve speed x MTB, linha cara x linha barata, 24mm x 30mm, rosca x press fit, Shimano x Sram x ouras marcas e metal x cerâmica.

 

Resumo dos resultados:

 

Cerâmica x metal:

Foi um resultado intercalado entre rolamentos cerâmicos e metálicos, e todos com diferenças ínfimas e imperceptíveis. A única vantagem “pode ser” a durabilidade da cerâmica.

 

24mm x 30mm:

Sem diferenças

 

Shimano x Sram x outras marcas:

Sem diferenças

 

Rosca x press fit:

Sem diferenças

 

Speed x MTB:

Speed leva vantagem por ter selos menos eficientes

 

Linha de entrada x linha top:

Aqui a surpresa do teste, linhas inferiores tem menor resistência do que as top e o motivo são os selos de qualidade dos modelos top.

 



Editado por Fabio - 11 Dez 2013 as 21:33
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Gustavo Pira Ver Drop Down
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Creio eu que 2 motivos levam a essa redução de coroas, deixar a bike mais leve e essa relação é bem especifica para os profissionais.Beneficiando o desempenho exclusivo pra eles.Para nos mortais é puro marketing pra galera gastar grana, já que em todo lugar que li ressalta que para usar essa relação tem que ter um condicionamento físico excelente senão vai penar igual o Voodoo relatou.  
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Fabio Ver Drop Down


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Pode até ser que dê para subir com 34/42 onde antes de subia se subia com 22/36, mas a força necessária será 32% maior. Imagine esse gasto numa trilha de 8 horas. Acho que não vale a pena pelas vantagens apresentadas.
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Tiger Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Gustavo Pira Gustavo Pira Escreveu:

Creio eu que 2 motivos levam a essa redução de coroas, deixar a bike mais leve e essa relação é bem especifica para os profissionais.Beneficiando o desempenho exclusivo pra eles.Para nos mortais é puro marketing pra galera gastar grana, já que em todo lugar que li ressalta que para usar essa relação tem que ter um condicionamento físico excelente senão vai penar igual o Voodoo relatou.  


É vero! Para usar uma coroa apenas precisa estar com bom condicionamento, pessoas com baixo condicionamento sofreram até mesmo com 2 coroas.

Outra coisa é saber escolher bem a relação, possuo bom condicionamento, quase não uso a coroa menor, mas em um percurso pesado aqui na região eu sofri quando a menor coroa era 26 (lembrando que uso bike 29er), depois que troquei para 24 a coisa ficou susse.

Pro meu condicionamento, e para meu tipo de bike atual, a relação perfeita é essa que uso 38/24 - 11-36, mas se fosse rodar com apenas uma coroa nessas "Alternativas baratas ao XX1", eu escolheria usar uma coroa 36 com um cassete 11-36 adaptado com um pinhão 41 ou 42, acho que daria conta de fazer tudo que faço com a relação atual (com um pouquinho de sofrimento, claro).LOL


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Fabio Ver Drop Down


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Pornto.

Lançaram cassete com 9 dentes.

http://canfieldbrothers.com/components/9-tooth-rear-hub

Agora podem colocar 9 no menor e 42 no maior.

Range de 466,66%

Editado por Fabio - 16 Dez 2013 as 20:20
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Tiger Ver Drop Down
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Então agora é "só" pegar o cassete tirar os pinhões menores e o maior, substituí-los, trocar o cubo e voilá temos uma Alternativa barata (bem cara por sinal) ao XX1, ahhh esqueci, ainda tem que ter um câmbio traseiro bom (tipo X7 2013 ou superior) e coroa narrow.

Acho que o negócio vai ser mesmo começar a guardar umas dilmas pra comprar o XX1 mesmo ou X01.Confused

Ou outra ideia melhor, não mexemos e nada e continuamos usando nossos velhos e bons 2x10 / 2x9 ou similares.Approve
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Realmente. 
Se quiser ter um 9-42:

- comprar uma coroa narrow wide (32 ou 34 dentes)
- comprar o cubo + "pedaço" menor do cassete
- comprar um cassete comum 11-36
- comprar um pinhão 42 da "one up"

ainda gostei mais da idéia do cassete 9-42 e usar um núcleo (ou um cubo) compatível com XX1 (é XX1 ou Capreo o sistema? Fiquei em dúvida).

jajá alguém começa a fabricar isso, ou a canfield brothers vai começar a fornecer com o cassete completo.

acho que usar esse kit 9 dentes pra um cassete 11-36 nem vale a pena.
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Fabio Ver Drop Down


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E na lista podem botar que precisa de preparo físico também. rs

Acho muita treta só para atingir o fetiche de andar com 1 coroa.
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Tiger Ver Drop Down
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Alternativa nada barata à falta de preparo físico para atingir o fetiche de andar com 1 coroa:


aquilo no lado esquerdo da roda traseira é um pezinho ou o escapamento do bicho?LOL
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MUNDO OUTDOOR Ver Drop Down
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up
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Originalmente Postado por Tiger Tiger Escreveu:

Alternativa nada barata à falta de preparo físico para atingir o fetiche de andar com 1 coroa:


aquilo no lado esquerdo da roda traseira é um pezinho ou o escapamento do bicho?LOL


Curti o farol! haha
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por Tiger Tiger Escreveu:


Alternativa nada barata à falta de preparo físico para atingir o fetiche de andar com 1 coroa:


aquilo no lado esquerdo da roda traseira é um pezinho ou o escapamento do bicho?LOL


Com essa dá para realizar o fetiche de subir uma pirambeira se single speed.
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cerberus Ver Drop Down


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Se o câmbio traseiro for da shimano tem algum modelo específico "recomendado" para se usar acima dos 40 dentes?

Vi que a maioria usa o XT nas modificações, se for um SLX ou até um deore será que vai também?

 

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Fabio Ver Drop Down


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Recomendado pela própria Shimano, nenhum.
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cerberus Ver Drop Down


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Acho que não me expressei direito, no caso por exemplo se for usar a modificação com o adaptador General Lee.

http://vimeo.com/67598292 - http://vimeo.com/67598292


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TheLittle Ver Drop Down
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câmbio médio ja é suficiente, e deve funcionar com deore tranquilo, até mesmo com câmbios inferiores mas ai esses nao tem 10v
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

câmbio médio ja é suficiente, e deve funcionar com deore tranquilo, até mesmo com câmbios inferiores mas ai esses nao tem 10v

Era isso que queria saber, vlw.

Quem sabe futuramente eu monte um, acho que dá para usinar uma peça semelhante da General Lee, talvez não fique mais barato que comprar, mas como meu irmão trabalha com CNC fica tranquilo. 

Só tornear o alumínio nos três diâmetros diferentes, fazer o canal entre eles. Depois fazer os dentes, encaixe do cubo e canais de alívio de peso no CNC. O mais complicado é pegar as medidas exatas e fazer o modelo 3D pra jogar no CNC. Alguns dentes também possuem um rebaixo e perfil diferente provavelmente pra facilitar a troca de marcha.


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Originalmente Postado por cerberus cerberus Escreveu:


Quem sabe futuramente eu monte um, acho que dá para usinar uma peça semelhante da General Lee, talvez não fique mais barato que comprar, mas como meu irmão trabalha com CNC fica tranquilo. 

Só tornear o alumínio nos três diâmetros diferentes, fazer o canal entre eles. Depois fazer os dentes, encaixe do cubo e canais de alívio de peso no CNC. O mais complicado é pegar as medidas exatas e fazer o modelo 3D pra jogar no CNC. Alguns dentes também possuem um rebaixo e perfil diferente provavelmente pra facilitar a troca de marcha.
Acho muito mais simples a solução da ONEup Components, penso que seria muito mais fácil para fazer no CNC essa peça, mas sim precisa fazer com alguns dentes com perfil para acontecer a troca. O mais difícil vai ser fazer o modelo 3d, mas se for capaz de fazê-lo, você pode contar o número de postagens aqui ter uma ideia de quantos clientes terá para o pinhãozão. Big smile







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