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Alternativa "barata" ao XX1...

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gustavomurad Ver Drop Down
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    Enviado: 30 Dez 2012 as 11:58
Para mim, as melhores inovações de 2012 foram o XX1 e CTD e ICD da FoxShox, mas em uma breve pesquisa achei o XX1 muito caro, lógico que a SRAM está aproveitando o lançamento para aumentar a receita cobrando preços, que só entusiastas com muita grana pagarão, custa em torno de 1500 Obamas, isso só o grupo, fora o cubo que poucas marcas fabricam, no caso a melhor opção é a DTSwiss.

Hoje vi uma solução barata ao XX1, o cassette General Lee 11-40, ele transforma seu cassette 11-36 em um 11-40, custa cerca de 123 Euros.

Vídeo com o teste: https://vimeo.com/55788428


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rodrigotesch Ver Drop Down
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Gustavo, eu acho magnifica a idéia de não ter cambio dianteiro. Esse cassete já resolveria grande parte dos problemas com marchas mais leves, mas acredito que permaneceria um dos problemas que ao meu ver, só o XX1 preve, a indexação da corrente na coroa.

Eu rodei algum tempo com 1x9 (38t na frente e 11-34 atras) e gostava muito, só que na buraqueira não tem jeito, se não tiver uma guia pra manter a corrente no lugar ela pula fora, ao contrario do XX1 que parece ter dentes na coroa específicos para essa função!

Hoje rodo nas minhas duas bikes com 2x9... mas gostei da idéia do cassete com 40t.
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jiwaggo Ver Drop Down
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Eu tentei foi achar l;ugar pra comprar e não consegui de forma alguma, se vocês tiverem essa informação, eu agradeço !!!!
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supericepower Ver Drop Down
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Legal, não sabia desta "alternativa", vamos ver se vai vender bastante...

Abraços
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Gugax Ver Drop Down
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Jogada de mestre!
A sram vai ficar sem um concorrente nessa linha por pelo menos 3 anos....

Ainda acho que o ideal seria 2X11(11-42/42-30)seria perfeito pra subidas e descidas.

Mas nesse caso,uma pinha com 40 dentes não iria foçar muito o câmbio traseiro?
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
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Fabio Ver Drop Down


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39/28 x 10-42
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Charlesxavier Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Charlesxavier Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Dez 2012 as 23:35
a idéia é brilhante, sempre achei o cambio dianteiro um peso desnecessário em certos percursos [XCO, single tracks~]

no caso de mountain biker que sai de uma descida brusca pra uma subida e precisa de passar muitas marchas de modo rapido, eu nunca achei uma vantagem muito grande ter muitas velocidades, uso nove e acho que me embananaria legal com 11.... é muita marcha, eu uso grip shift e é muito comum os momentos q eu passo 2 ou 3 marchas de uma vez.....

achei a configuração da bike muito interessante, uma relação dessas com grip shift, guia de corrente e uma coroa com poucos dentes seria perfeito....

deu uma procurada, o nome do treco - Leonardi Factory General Lee-

parece que ainda ta em fase de testes, todas as noticias que falam desse cassete são muito atuais, mas acredito que se realmente nao der problemas vai vender igual água..... acredito que a tendencia  do mtb seja o cambio dianteiro sumir de vez.

Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
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sillas_mtb Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sillas_mtb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Jan 2013 as 10:16
Vendo dessa forma que eles mostram no video e muito bacana, a corrente lá no catracão. Creio que o xx1 da sram deve ter uma tecnologia diferente no cambio traseiro para que de forma que as marchas vão descendo a corrente vai almentando a tenssão e esticando para tira a "barriga". Usando uma k7 desse como no video vc logicamente terá que usa uma corrente maior, e quando essa corrente for para a catraca 11 por exemplo creio que a corrente vai ficar molengona ja que e de praste usar coroas muito reduzidas. Na minha opinião esse negocio naum vai fumegar 100%.
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente Postado por sillas_mtb sillas_mtb Escreveu:

Vendo dessa forma que eles mostram no video e muito bacana, a corrente lá no catracão. Creio que o xx1 da sram deve ter uma tecnologia diferente no cambio traseiro para que de forma que as marchas vão descendo a corrente vai almentando a tenssão e esticando para tira a "barriga". Usando uma k7 desse como no video vc logicamente terá que usa uma corrente maior, e quando essa corrente for para a catraca 11 por exemplo creio que a corrente vai ficar molengona ja que e de praste usar coroas muito reduzidas. Na minha opinião esse negocio naum vai fumegar 100%.


Para manter a tensão, a sram usa um botão de tensão, similar ao shadow Plus, só deve funcionar bem com essas tecnologias.


A linha Durox da Kore já tem suporte ao XX1 da SRAM. Vi o anúncio hoje, com isso baixa o custo do XX1, DTSwiss é muito caro, o cubo beira 500 Obamas.
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Mauro Brisola Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mauro Brisola Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Jan 2013 as 11:34
Para o projeto do "1x11 para as massas" um tensor de corrente auxiliar (tipo de DH) não mata a charada?
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Psylo Ver Drop Down
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Achei a idéia fantástica também.

Inclusive, eu sempre falo isso quando converso sobre tecnologia de bikes: o câmbio dianteiro é o mesmo desde sempre! OU seja: um lixo! kKKKk
Freios sofreram uma evolução absurda, os câmbios traseiros (principalmente com as evoluções da Sram) nem se fala. Materiais de quadro, suspensão a ar, rodas tubeless, pneus tubulares, pedivela bem mais leve.... mas a porcaria do câmbio dianteiro é sempre o mesmo! E vira e mexe a porcaria empena e deixa a galera na mão.
Eu sou muito a favor de se ter só câmbio traseiro.
COmo bem citou o Charlesxavier, principalmente em circuitos fechados, é fácil de se definir uma coroa com um número de dentes específico e só se usar o câmbio traseiro. Principalmente quando se usa os gripshift (ai que saudade dos meus... kkkk)
 
Mas fica uma observação... em maratonas como terrenos muito variantes entre singles e estradões, eu acho que não é uma solução muito viável.
O Sillas_mtb bem sabe como é os 70km de ceilândia ou os 80km Pedal na Serra. Acho que uma única coroa não é viáivel. Ao mesmo tempo que tem subidas travadíssimas, há trechos cruciais de estradão que se anda até em pelotão....
 
Obs.: vi o grupo XX1 aqui em Brasília pra vender: R$ 8.500,00 (só não tive a informação se vem ou não com os cubos)


Editado por Psylo - 03 Jan 2013 as 12:19
SRAMANÍACO
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rubenspalhoni Ver Drop Down
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Creio que daqui a uns 2 anos o preço do XX1 deve ser mais baixo... 
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Dusteel Ver Drop Down
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Restrito

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Ideia fantástica mesmo... Ainda mais assim, reduzindo matéria prima utilizada na fabricação e aumentando o preço. Tem ideia melhor? haha

Acredito que apenas uma coroa seja excelente para single tracks curtos, sem muitos trechos de retas ou descidas longas. Pois se tem uma perda relativa de velocidade final. Em grupos 2x10 já dá para sentir isso. 
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MrAtuario Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Psylo Psylo Escreveu:

Achei a idéia fantástica também.

Inclusive, eu sempre falo isso quando converso sobre tecnologia de bikes: o câmbio dianteiro é o mesmo desde sempre! OU seja: um lixo! kKKKk
Freios sofreram uma evolução absurda, os câmbios traseiros (principalmente com as evoluções da Sram) nem se fala. Materiais de quadro, suspensão a ar, rodas tubeless, pneus tubulares, pedivela bem mais leve.... mas a porcaria do câmbio dianteiro é sempre o mesmo! E vira e mexe a porcaria empena e deixa a galera na mão.
Eu sou muito a favor de se ter só câmbio traseiro.
COmo bem citou o Charlesxavier, principalmente em circuitos fechados, é fácil de se definir uma coroa com um número de dentes específico e só se usar o câmbio traseiro. Principalmente quando se usa os gripshift (ai que saudade dos meus... kkkk)
 
Mas fica uma observação... em maratonas como terrenos muito variantes entre singles e estradões, eu acho que não é uma solução muito viável.
O Sillas_mtb bem sabe como é os 70km de ceilândia ou os 80km Pedal na Serra. Acho que uma única coroa não é viáivel. Ao mesmo tempo que tem subidas travadíssimas, há trechos cruciais de estradão que se anda até em pelotão....
 
Obs.: vi o grupo XX1 aqui em Brasília pra vender: R$ 8.500,00 (só não tive a informação se vem ou não com os cubos)
Cara, teve sim uma inovação nos cambios dianteiros, o problema é que ela não foi nada popular. 
http://www.sram.com/truvativ/products/truvativ-hammerschmidt-am-crankset

Esse troço mais um General Lee ou xx1 ao meu ver seria o melhor dos 2 mundos!
Pepper- Specialized Rockhopper Expert.
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gustavomurad Ver Drop Down
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Registrado: 05 Fev 2012
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Originalmente Postado por MrAtuario MrAtuario Escreveu:

Originalmente Postado por Psylo Psylo Escreveu:

Achei a idéia fantástica também.

Inclusive, eu sempre falo isso quando converso sobre tecnologia de bikes: o câmbio dianteiro é o mesmo desde sempre! OU seja: um lixo! kKKKk
Freios sofreram uma evolução absurda, os câmbios traseiros (principalmente com as evoluções da Sram) nem se fala. Materiais de quadro, suspensão a ar, rodas tubeless, pneus tubulares, pedivela bem mais leve.... mas a porcaria do câmbio dianteiro é sempre o mesmo! E vira e mexe a porcaria empena e deixa a galera na mão.
Eu sou muito a favor de se ter só câmbio traseiro.
COmo bem citou o Charlesxavier, principalmente em circuitos fechados, é fácil de se definir uma coroa com um número de dentes específico e só se usar o câmbio traseiro. Principalmente quando se usa os gripshift (ai que saudade dos meus... kkkk)
 
Mas fica uma observação... em maratonas como terrenos muito variantes entre singles e estradões, eu acho que não é uma solução muito viável.
O Sillas_mtb bem sabe como é os 70km de ceilândia ou os 80km Pedal na Serra. Acho que uma única coroa não é viáivel. Ao mesmo tempo que tem subidas travadíssimas, há trechos cruciais de estradão que se anda até em pelotão....
 
Obs.: vi o grupo XX1 aqui em Brasília pra vender: R$ 8.500,00 (só não tive a informação se vem ou não com os cubos)
Cara, teve sim uma inovação nos cambios dianteiros, o problema é que ela não foi nada popular. 
http://www.sram.com/truvativ/products/truvativ-hammerschmidt-am-crankset

Esse troço mais um General Lee ou xx1 ao meu ver seria o melhor dos 2 mundos!

Já pensei em usar o hammerschmidt, mas achei bem caro, 650 Obamas o hammerschmidt, e o movimento central 90 Obamas. 

Pouca gente usando, tem somente alguns vídeos no Youtube, a maioria institucional da SRAM, fiquei meio desconfiado, iria comprar se eu pudesse fazer um test drive antes.

O XX1 possui várias relações de coroa, para cada caso e perna. O chato é ter que desmontar para trocar a relação.

Atualizando: Ontem na net, procurando mais sobre o XX1, descobri que:

1 - A Shimano não mencionou reação ao novo lançamento, 11 velocidades só no grupo de estrada.

2 - Preço do XX1 1.498 Obamas, o cubo DTSwiss 240 custa 480 Obamas, o freehub para comportar o X-Dome custa 108 Obamas e o movimento central cerca de 90 Obamas. Ainda está caro, esperar 2014 para comprar em algum clearance desse...

3 - O conjunto foi testado nas provas de enduro em uma Mavic SX, mas não existe esse roda ainda para vender com compatibilidade ao X-Dome.
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Lelog Ver Drop Down
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Saudações ciclísticas galera,

Segue outra ideia inovadora para a solução para marchas dianteiras, acho bem viável esse conceito.



http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=toym0NTle5Q#!
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Fabio Ver Drop Down


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Não entendi direito o funcionamento das coroas do video acima. São elas que andam para o lado para a corrente ficar sempre na mesma linha?
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biaggio Ver Drop Down
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Compra logo uma sworks que já vem prontinho pra pedalar,o único problema é o precinho e se ferrar a roda roval, pra achar outra cumprica de vez. É ficar 3 meses sem bike no mínimo.
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mop18795 Ver Drop Down

Banido

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Oi pessoal,

Tem essa pagina do ebay aqui que envia para todo o mundo:

http://www.ebay.co.uk/itm/271159603637?ssPageName=STRK:MESELX:IT&_trksid=p3984.m1555.l2649

Espero ter ajudado 
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jiwaggo Ver Drop Down
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Pedi essa bagaça hoje .... vamos esperar e ver no que dá .... Vou usar com pé de vela XT de 3 coroas ainda .... se é pra testar, vamo testar logo essa porra !!!!
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Fábio C Ver Drop Down

Restrito

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Eu to com uma bike 1x10. Eliminei o cambio dianteiro, e deixei só a coroa do meio de um pedevela comum.

E as considerações são as seguintes:
- Pra mountain bike de verdade, XCO, é uma excelente pedida! Se eu soubesse, tinha feio isso ha muito tempo, e não tinha perdido tanto tempo e dinheiro pensando em cambio dianteiro.
- É aconselhável usar gripshift, eu não to usando e as vezes sinto falta de uma mudança mais rápida de uma marcha pesada para uma bem leve.
- É indispensável o uso de uma guia de corrente.
 
Eu to bem por fora de preços, mas se fosse comprar um grupo hoje, pensaria na possibilidade de pegar um Shimano ZEE.


Editado por Fábio C - 18 Mar 2013 as 21:58
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Gordontb4 Ver Drop Down
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Nunca vi ao vivo um grupo desses..
A corrente é especial ? Ou criaram um cubo traseiro especifico para que a corrente nao fique mt cruzada ?
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jiwaggo Ver Drop Down
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Moçada chegou hoje o cassete GENERAL LEE que comprei, vou montar e coloco aqui fotos do resultado e do teste ...
Segue fotos .. as coroas maiores são 34-40 e as menores 25-29



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jiwaggo Ver Drop Down
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NADA DE CONVERSA FIADA MAIS, NADA DE ACHISMOS, NADA DE DEVE SER, QUEM SABE !!!!  
A peça chegou acabei de montar e amanhã cedinho tô na trilha pra testar de verdade ...andando na rua, achei um cassete normal (só que com peões maiores), sem diferenças de outros no que diz respeito a passar marchas, foi difícil achar a regulagem ideal, mas tá tudo certo ...amanhã depois da trilha coloco mais detalhes aqui ...vai ai as fotos da bike com o cassete GENERAL LEE !!!!


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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Legal,mas vc já tem uma bike leve e 3 coroas,pra quê um cassete de 40 dentes?
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
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jiwaggo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Chuck DhFr Chuck DhFr Escreveu:

Legal,mas vc já tem uma bike leve e 3 coroas,pra quê um cassete de 40 dentes?


Amigo Chuc Dhfr, a idéia depois é trocar o pé de vela, e fazer também testes com apenas uma coroa na frente ..usando um guia, !!!!

No mais, tem lugares aqui na região que eu não consigo subir pedalando,(e não é falta de treino viu),  lugares bem íngrimes mesmo, creio que essa tb é uma opçào pra quem tem pouca perna pra subir esses lugares ...  !!!!
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por jiwaggo jiwaggo Escreveu:


No mais, tem lugares aqui na região que eu não consigo subir pedalando,(e não é falta de treino viu),  lugares bem íngrimes mesmo, creio que essa tb é uma opçào pra quem tem pouca perna pra subir esses lugares ...  !!!!

Se não sobe com 24x34 não vai subir com 24x40 da mesma forma, ou o cara cai para o lado (devido à baixa velocidade) ou cai para trás (devido a inclinação) LOL.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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jiwaggo Ver Drop Down
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Gov. Valadares
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Se não sobe com 24x34 não vai subir com 24x40 da mesma forma, ou o cara cai para o lado (devido à baixa velocidade) ou cai para trás (devido a inclinação) LOL.
[/QUOTE]

Voodoo, sem querer causar polêmicas ...mas discordo !!!! KKKKKKKKKK ... tem lugares irmão, que aqueles dentinhos a mais dá sim diferença, e muita ..  é a relepinha da força a mais que vc não vai ter que fazer !!!! Não sou competidor, faço trilhas aqui, quase todas em torno de 70 Km , com muitas subidas pesadas, e essa força que não precisarei de fazer a mais (pra mim), faz diferença !!!!

No mais amigo , é só alegria ... viva as diferenças e vamo pedalá, vc com uma coroa e menos dentes e eu com 3 coroas e todos os dentes possívias que a tecnologias futuras vão me dar !!!!
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cascão Ver Drop Down
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Acho que 1x11 é complicado demais por que precisa de cubo e passador especial. Com certeza 1x10 ou 1x9 com a catraca maior de 40 dentes igual a do amigo vai atender. Vamos ver como o câmbio se vira para atender esse range.


Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
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Liternit Ver Drop Down
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Bem legal Jiwaggo, o foda é o preço desse General Lee! Quero ver quando você converter a bike para 1x1!
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jiwaggo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por cascão cascão Escreveu:

Acho que 1x11 é complicado demais por que precisa de cubo e passador especial. Com certeza 1x10 ou 1x9 com a catraca maior de 40 dentes igual a do amigo vai atender. Vamos ver como o câmbio se vira para atender esse range.




Amigo Cascão, testei hoje andando na rua e foi tranquilo, passou normal todos os peões com todas as coroas ..usei todas as opções de cruzamento possíveis para testar e foi de boa !!! Sem muito o que estressar ... ,,, amanha irei pra trilha de verdade ... vamos ver como fica ...
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jiwaggo Ver Drop Down
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Gov. Valadares
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jiwaggo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2013 as 18:03
Originalmente Postado por Liternit Liternit Escreveu:

Bem legal Jiwaggo, o foda é o preço desse General Lee! Quero ver quando você converter a bike para 1x1!


Liternit, pela proposta da peça achei o preço bem legal, material de primeiríssima ...acabamento impecável ...e se comparadao com o XX1 ...o preço é o melhor do mundo !!!! e vc não precisa trocar nada na sua bike !!!!
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cascão Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de cascão Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2013 as 18:17
Beleza. agora é colocar a coroinha de 24 ou 26 a do meio de 34 ou 36 e um bash guard para a corrente não sair igual da minha bike. 



Não é difícil trocar as últimas engrenagens da catraca shimano por algumas feitas por esse método

é só desenhar as peças em CAD e mandar cortar...


Editado por cascão - 22 Mar 2013 as 18:22
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
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Skenel Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Skenel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2013 as 22:26
Cascão

Acho que não deve ser bem assim "cortar em chapa com laser".
Cada engrenagem tem um angulo preciso dos dentes, uma "afiação".
Dá uma olhada bem detalhada no cassete, é cheio de resaltos e rebaixos. Até mesmo este modelo da General Lee tem estes rebaixos...
Se fosse assim tão fácil, estaria cheio de engrenagens e polia para vender...
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dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2013 as 14:10
Originalmente Postado por Skenel Skenel Escreveu:

Cascão

Acho que não deve ser bem assim "cortar em chapa com laser".
Cada engrenagem tem um angulo preciso dos dentes, uma "afiação".
Dá uma olhada bem detalhada no cassete, é cheio de resaltos e rebaixos. Até mesmo este modelo da General Lee tem estes rebaixos...
Se fosse assim tão fácil, estaria cheio de engrenagens e polia para vender...

Concordo, se desenhar no CAD e cortar (coroa) para 1x10 vai funcionar perfeito, pois as entradas existentes em coroas de 2 ou 3 x 10 servem apenas fara facilitar a mudança entre as coroas.
Acho até que em um projeto bem feito e com dentes mais longos e com pontas mais largas (justas à corrente) como no 1x11 vai dispensar o uso de guia na relação 1x 10.


Atenciosamente.  
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Fosfato Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fosfato Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2013 as 20:53
Pessoal,

Há um tempo, isso já foi feito..

http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9. - http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html
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Fabitus Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabitus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Mai 2013 as 18:01
a altermnativa barata está a caminho da fábrica, o X0 11V

nos melhores sites de informação ciclista já há informações

no brasil....um dia chega!!!
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drf Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de drf Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Mai 2013 as 19:16
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drf Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de drf Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Mai 2013 as 20:51
Ola pessoal!
Sou ciclista amador, desenhista mecânico e projetista, e estou desenvolvendo pinhões de 44-42-40-e 38 para ser colocado em k7 Shimano e Sram de 9 e 10vl , para o bike que quer utilizar apenas 10 ou 9 vl em sua bike, o material poderá ser alumínio 7075 ou titânio estou avaliando ainda.
 O protótipo já construído tem 44 dentes é o maximo que um cambio normal tipo xt alcança sem problema, minha pergunta é! sera que tem mercado?
Então gostaria de saber a opinião de vocês, logo estarei postando algumas fotos do prototipo e mais detalhes.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Mai 2013 as 23:18
Mas o câmbio traseiro não alcança mais de 36 dentes.
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