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Alternativa ao óleo mineral Shimano? |
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Autor | |
Black Aypim ![]() ![]() Registrado: 22 Jul 2008 Desconectado Mensagens:1023 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Enviado: 26 Dez 2008 as 15:23 |
Esses dias um amigo veio me perguntar onde arruma óleo mineral pra freio e lembrei disso aqui. Muito tempo atrás um amigo me arrumou um óleo mineral da Citroen q funcionava muito bem nos freios shimano.
De acordo com a materia, o óleo mineral sai $18 por 50ml, e as alternativas ficam em torno de $15 por 1litro. O shimano é mais de 20x mais caro... O artigo está em inglês, mas se alguém se dispor a traduzir, ou melhor, descobrir onde vendem esses benditos óleo minerais alternativos é uma boa. Provavelmente uma busca rápida no google já vai resolver o problema. :) Mineral Oil (http://www.cyclingcentralva.org/geninfo.html)
Editado por Black Aypim - 26 Dez 2008 as 15:24 |
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Black Aypim ![]() ![]() Registrado: 22 Jul 2008 Desconectado Mensagens:1023 |
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Achei outro óleo compatível também. LHM Plus para suspensão e freios de alguns carros da Citroën. Custa R$28,00 500ml.
![]() Fluído
mineral para sistemas hidráulicos dos veículos
CITROËN XM,XANTIA,BX,CX,SM,GS; sistemas hidráulicos do
CITROËN ID E DS veículos.
PSA PEUGEOT/CITROËN, B712710
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César Ribeiro ![]() ![]() Registrado: 14 Jul 2006 Brasília - DF Desconectado Mensagens:2166 |
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dizem que é esse óleo mineral que deixa os freios shimano "esponjosos" ("borrachudos").
é verdade? |
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Zaka ![]() ![]() Registrado: 01 Nov 2005 Caxias do Sul - RS Desconectado Mensagens:1780 |
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Tem a especificação do produto recomendado pela Shimano? Eu tenho no serviço tabelas de equivalência de praticamente todos os fabricantes de óleos e fluídos, talvez exista algo igual no mercado.
[]´s Zaka |
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Non est ad magna facilis ascensus.
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Black Aypim ![]() ![]() Registrado: 22 Jul 2008 Desconectado Mensagens:1023 |
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Vi uns relatos em fóruns gringos q usam o fluido da citroen sem problema algum. Os freios só ficam esponjosos se tiver ar no sistema. |
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Black Aypim ![]() ![]() Registrado: 22 Jul 2008 Desconectado Mensagens:1023 |
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Tem idéia do que significa esses números muito doidos? De acordo com o artigo esse óleo é inclusive melhor q o shimano, então qq especificação próxima dessas deve servir. Ou próxima desse óleo da cintroen também, se puder achar as especificações dele já é uma boa... 18 cSt@40C/6.0 cSt@100C/VI 340 Editado por Black Aypim - 30 Dez 2008 as 17:03 |
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Edilcimar ![]() ![]() Registrado: 23 Mai 2008 Vitória Desconectado Mensagens:1730 |
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18 cst @ 40C => 18 de viscosidade(mm2/s) a 40° C 6 cst @ 100C => 6 de viscosidade a 100º C
VI 340 => indice de viscosidade IV
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Black Aypim ![]() ![]() Registrado: 22 Jul 2008 Desconectado Mensagens:1023 |
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Na sua tabela tem as especificações do óleo da citroen pra comparar? O LHM PLUS? |
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Edilcimar ![]() ![]() Registrado: 23 Mai 2008 Vitória Desconectado Mensagens:1730 |
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Não, mas basta dar uma procurada no google que provavelmente você achará as especificações deste LHM
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Black Aypim ![]() ![]() Registrado: 22 Jul 2008 Desconectado Mensagens:1023 |
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Pelo jeito é compatível sim, não é? ![]() Editado por Black Aypim - 02 Jan 2009 as 15:46 |
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Cando ![]() ![]() Registrado: 19 Set 2004 Itu - SP Desconectado Mensagens:2429 |
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Putz Black, também procuro outra alternativa para o óleo mineral shimano. Esse fim de semana foi uma correria, e por isso perdi hoje de manha o pedal com a galera daqui do forum.
Troquei meus calipers (slx) por uns xtr e tive q sangrar os freios e trocar as conexões. Como gosto de eu mesmo fazer os serviços, encarei mais essa empreitada e a minha maior dificuldade foi em relação ao óleo. O sistema da shimano como já me tinham dito é bem simples e fácil de se fazer a manutenção, o maior problema foi conseguir óleo para completar o reservatório depois da troca. Uma das lojas da cidade estava fechada desde a virada, a outra estava sem o mecânico, e a saida foi apelar para um dos donos e pedir para ele vender um pouco de óleo para completar o reservatório. Resultado 25 ml por R$ 15,00 ![]() |
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Black Aypim ![]() ![]() Registrado: 22 Jul 2008 Desconectado Mensagens:1023 |
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Um mecânico uma vez quase me crucificou porque não usei óleo original da Avid em meus freios. Falei pra ele q usava óleo Vargas DOT4 de 20 reais e ele ficou emputecido. Isso q uso o Vargas a uns 3 anos e nunca tive problema. Até tentei recomendar um óleo da Motul que é o melhor óleo de freio do mundo (Motul RBF600 - DOT4) e ele disse q não usaria pois iria estragar e blá blá blá. Que só o original prestava e tal. Dificil é colocar na cabeça de um sujeito desses q nem a Shimano nem a SRAM produzem óleo, eles compram, engarrafam e vendem por 20x mais caro.... O interessante q esse óleo da Motul, mesmo sendo DOT4 tem ponto de ebulição maior q os DOT5. É o óleo q se usa em motos de corrida, não tem como ser ruim... Dei uma pesquisada no MTBR e muita gente usa o LHM plus nos Shimano/Magura numa boa, sem terem problemas com os retentores ou coisa parecida. Mas a idéia é divulgar esses óleos alternativos em todas as oficinas. Saindo barato pras oficinas vai ficar mais barato para nós. :) Editado por Black Aypim - 03 Jan 2009 as 11:35 |
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satoshi ![]() ![]() Registrado: 19 Ago 2005 Campinas - SP Desconectado Mensagens:8206 |
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Desenterrando o tópico.
Mais alguma alternativa ao óleo mineral Shimano? |
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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Guigo17a ![]() ![]() Registrado: 29 Mai 2008 São Leopoldo - RS Desconectado Mensagens:109 |
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também estou atrás de um ólea alternativo, fui ver o preço deste LMH e só tem por encomenda na loja que eu fui, custa R$130,00/litro...
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satoshi ![]() ![]() Registrado: 19 Ago 2005 Campinas - SP Desconectado Mensagens:8206 |
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Eita. Liguei na Citroen aqui de Campinas e sai 47 reais o litro.
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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Mr.Sergius ![]() ![]() Registrado: 13 Ago 2008 Santos Desconectado Mensagens:2091 |
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Ouvi dizer que óleo Singer em casos de emergência serve perfeitamente, afinal é óleo mineral...
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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Guigo17a ![]() ![]() Registrado: 29 Mai 2008 São Leopoldo - RS Desconectado Mensagens:109 |
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47 mangos o litro até que tá valendo, pq 50 ml do shimano tá uns 20 reais...
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Ripper ![]() ![]() Registrado: 14 Dez 2006 Colatina - ES Desconectado Mensagens:265 |
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O óleo Singer serve sim. Não como substituto, mas como um paliativo.
Certa vez dei uma bobeira e deixei o óleo do freio vazar todo. Não achei o óleo shimano em lugar algum em minha cidade, então recorí ao óleo Singer. E para minha surpresa funcionou perfeitamente, o poder de frenagem não se alterou. Como eu gosto de descer rápido fiquei com medo do óleo perder eficiência quando o freio fosse muito exigido, mas isso não ocorreu, mesmo com frenagens longas e fortes. Usei o óleo Singer por pouco tempo, acho que umas 3 semanas, foi só enquanto eu procurava e comprava o óleo shimano, portanto não dá para dizer se ia aguentar ou não. Mas como improviso, para não ficar a pé, ele quebra um galhão. |
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-- A diversão começa onde a estrada acaba. -- ------------------------------------------------ |
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Leco22 ![]() Registrado: 14 Out 2004 Rio de Janeiro - RJ Desconectado Mensagens:1465 |
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Não gosto de desenterrar tópicos mas como este me salvou esta semana então acho que tá valendo.
Comprei hoje na Rua Escobar aqui no Rio um litro do óleo LHM mineral da Citroen por 30 mangos, ainda não testei na trilha, mas aparentemente vale a pena mesmo.
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satoshi ![]() ![]() Registrado: 19 Ago 2005 Campinas - SP Desconectado Mensagens:8206 |
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Leco22,
O que achou do óleo? É a mesma viscosidade? |
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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Leco22 ![]() Registrado: 14 Out 2004 Rio de Janeiro - RJ Desconectado Mensagens:1465 |
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Aparentemente só a cor é diferente mesmo, o óleo da citroen é verde.
As especificações comprovam que o óleo é semelhante, provavelmente é igual mesmo, só mudando a cor: TOTAL LHM PLUS Unidades Valores Massa Volúmica a 15ºC Kg/m3 845 Cor- Verde Fluorescente Viscosidade a 40ºC mm2/s 18 Viscosidade a 100ºCmm2/s 6,3 Viscosidade a -40ºC mm2/s < 1 200 Índice de Viscosidade - 355 Ponto de Congelação ºC -62 O óleo singer é bem menos viscoso, o que em tese é melhor mas pode ocasionar vazamentos, e é uma pista de que não aguenta tanta temperatura quanto o shimano ou o LHM, afinal só óleos sintéticos tem a propriedade de não perder muita viscosidade com o aumento da temperatura: ÓLEO SINGER Densidade 0,8504 (a) 20°C. Viscosidade 9,6 Cst (a) 40°C; Método: ASTM – D445. Editado por Leco22 - 12 Fev 2010 as 10:59 |
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Hugo_Linhares ![]() Registrado: 09 Mai 2007 Goiânia - Goiás Desconectado Mensagens:603 |
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Poxa... interessante. Aqui em Goiânia os lojistas não têm óleo mineral shimano pra vender há tempos.
Estou cogitando essa alternativa. Já contando com os impostos fica um preço bastante atraente.
Editado por Hugo_Linhares - 12 Fev 2010 as 11:35 |
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marcorn ![]() ![]() Registrado: 22 Set 2008 São José/SC Desconectado Mensagens:941 |
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Em Jaraguá do Sul 01 litro do LHM Plus sai R$35,00. Já garanti o meu!
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edu888 ![]() ![]() Registrado: 16 Fev 2010 CWB Desconectado Mensagens:48 |
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nao esquecam de ver na Peugeot tb...
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marciocbf ![]() ![]() Registrado: 21 Jul 2006 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:2638 |
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excelente tópico!!!!
![]() esse fds já estou comprando meu LHM+ tb!
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Leco22 ![]() Registrado: 14 Out 2004 Rio de Janeiro - RJ Desconectado Mensagens:1465 |
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Na verdade nenhum PEUGEOT usa esse óleo, só os citroens mesmo, e acho que só os que tem a suspa hidroativa, nestes casos todo sistema de freio e suspa usa esse mesmo óleo.
Os outros como C3, C4, etc...usam óleo sintético mesmo.
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Leco22 ![]() Registrado: 14 Out 2004 Rio de Janeiro - RJ Desconectado Mensagens:1465 |
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Marcio, comprei na última loja da Rua Escobar à direita, já chegando no Campo de São Cristovão, na concessionária é 75,00 , lá foi 30,00. Editado por Leco22 - 25 Fev 2010 as 15:37 |
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marciocbf ![]() ![]() Registrado: 21 Jul 2006 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:2638 |
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fala leco!
valew pela informação, vou lá tb cara! aliás o bairro são cristóvão para nós ciclistas é uma mão na roda, lá tb se acham varios parafusos de inox.
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Gustavão ![]() Registrado: 31 Jan 2007 Rio de Janeiro - RJ Desconectado Mensagens:870 |
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Edilcimar e tropa cobra em lubrificantes... tirem minha dúvida.
Sempre dizem que em sistemas projetados para uso de oleos DOT não pode-se usar óleo mineral. Nisso, por exemplo, a avid é taxativa.
Acontece que essa característica dos óleos DOT de absorver água do ambiente (higroscopia) está me dando uma puta dor de cabeça há tempos, pois moro em frente à praia e volta e meia o oleo está tão hidratado que chega a travar o sistema todo, em virtude da tamanha expansão do volume. Sem falar na perda de performance (o freio fica borrachudo) e o risco (tamponamento), pq o oleo hidratado tem ponto de ebulição muito inferior ao óleo seco.
Até então, o tópico discute sobre a troca de mineral-mineral (shimano (mineral)-outras marcas (mineral)). Daí pergunto: existiria problema em se trocar o oleo DOT pelo mineral?
Se sim, que produto eu usaria fazer a limpeza do sistema, digo retirada completa do óleo DOT, para colocação do óleo mineral?
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#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a |
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Leco22 ![]() Registrado: 14 Out 2004 Rio de Janeiro - RJ Desconectado Mensagens:1465 |
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Taí um excelente questionamento!
Por partes, para fazer limpeza eu desmontaria tudo e passaria álcool para limpeza, no mínimo sacava o pistão. Antigamente muito mecânico limpava o sistema dos carros com álcool, o fluido custava caro e não dava pra ficar jogando fora até que saísse limpinho. O álcool vai evaporar rápido e praticamente sem resíduo. Quanto a substituição em si só vejo como problema potencial os componentes de borracha, se forem incompatíveis com o dot vai travar tudo. Existe uma grande vantagem do dot que é o ponto de ebulição mais alto, mas duvido que isto seja o maior dos problemas, não acredito que o mineral vá aquecer a este ponto em uso "humano" Mas existem os poréns que eu não tenho conhecimento para afirmar apenas desconfio,kkk Até hoje vi que todos os freios que usam freio mineral são chamados "sistema aberto" e todos que usam dot "sistema fechado". Dessa forma durante o aquecimento da frenagem o óleo mineral iria expandindo e "jogando pra fora" o excesso, ou até mesmo só os vapores, ao passo que os dot não teriam este escape e travariam, como o que acontece com o freio do Gustavão qdo está impregnado com água. Ao substituir então o que pode acontecer em frenagens fortes o suficiente para vaporizar o óleo mineral seria o travamento do pistão pois os vapores fariam com que o freio não voltasse para a posição de descanso.
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paulo ferreira ![]() ![]() Registrado: 04 Abr 2005 sp Desconectado Mensagens:1423 |
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![]() Este óleo comprei na autorizada new holland por R$ 22,00 o litro ( preço de 2008 ). Abraços.
Editado por paulo ferreira - 26 Fev 2010 as 03:48 |
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MarioNeto ![]() ![]() Registrado: 08 Dez 2009 Recife Desconectado Mensagens:361 |
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Pessoal,
Desculpem se a perguntar já está respondida, mas sou leigo no assunto e me perdu bastante na discussão. Qual desses óleos propostos eu poderia usar no meu Hayes 9? Estou com vontade de refazer a sangria pois estou com uma impressão de que foi usado óleo mineral no freio e os manuais da hayes são bem explícitos em não fazer esse tipo de substitução. Abraços e obrigado! |
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MarioNeto ![]() ![]() Registrado: 08 Dez 2009 Recife Desconectado Mensagens:361 |
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Ninguém???
![]() Eu estava querendo comprar esse óleo logo para resolver esse problema antes que haja algum dano aos meus freios. Obrigado. |
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marcorn ![]() ![]() Registrado: 22 Set 2008 São José/SC Desconectado Mensagens:941 |
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Mário, se o se Hayes usa fluido DOT, acredito que não deva trocar por mineral. Freio é um equipamento muito importante (na minha opinião, pois tem gente que acredita que freio é dispensável) para arriscar que trave ou não funcione.
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MarioNeto ![]() ![]() Registrado: 08 Dez 2009 Recife Desconectado Mensagens:361 |
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Justamente. Queria saber se há algum óleo que não seja o da Hayes que sirva para o freio.
Valeu. |
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xandegui77 ![]() ![]() Registrado: 05 Nov 2009 Londrina-PR Desconectado Mensagens:833 |
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Eu acho MUITO estranho vocês falarem que os freios Avid de vocês está absorvendo água e travando tudo. Isto não poderia estar acontecendo. O sistema tem que ser completamente fechado, com o mínimo de ar no reservatório.
Se tiver muito ar, mesmo que este ar esteja no reservatório e não nas mangueiras, quando a temperatura esquenta muito (por causa da frenagem ou temperatura ambiente mesmo), este ar expande, empurrando os pistões.
Na sangria do freio e troca do fluido DOT, não adianta, tem que ir empurrando o velho usando o novo ou tirar todo o óleo e limpar as mangueiras.
Pra mim se o freio está travando por causa de água no sistema é porque o fluido de freio já entrou contaminado no sistema de freio, não tem como se contaminar depois.
O que acontece é que o DOT é muito caro, principalmente o 4 e 5. Aí os mecânicos abrem as garrafas e usam este fluido aberto até acabar.
O que todos devem fazer é comprar sua própria garrafa de fluido para que só seja aberta quando o mecânico estiver fazendo a sangria, nada de usar o fluido do mecânico.
Aí quando você compra aquela garrafinha de 1lt que custou um rim e você vê que gastou só dois dedinhos e nem abaixou o nível, a tentação de guardar este óleo e usar nas próximas trocas é enorme. Se quiser economizar nisso, é melhor juntar uns 5 amigos, trocarem todos juntos e depois jogar o fluido fora.
O fluido DOT fica armazenado nas prateleiras das revendedoras, lacrado, por vários anos e não absorvem água assim. Mas após aberto, deve ser jogado fora. Isto é igual leite, depois de aberto, mesmo na geladeira, não dura uma sistema.
Dentro do sistema de freios não é pra absorver água, nem pra quem mora na praia. Se fosse assim, o que teria de carro e moto falhando o freio...
O que acontece também é que muitos compram os cálipers, manetes e mangueiras separadamente e a mangueira pode ser de baixa qualidade. As mangueiras com o tempo vão perdendo a rigidez e expandindo, o que faz diminuir a eficiência da frenagem e torna o freio borrachudo. Ao invés da força de frenagem ir pros pistões, é dissipada na expansão das mangueiras. Tanto que quem tem moto e quer fazer um upgrade nos freios, a primeira coisa que faz é colocar mangueiras metálicas Aeroquip, que não expandem e por si só já aumentam a força de frenagem de muitas motos.
Troque seu óleo por um NOVO, que você comprou, e também os anéis de vedação (isso pra quem usa DOT.
Sobre trocar DOT por mineral e vice-versa. Não pode e ponto final!
Agora sobre o óleo mineral que os Shimano usam. Este pode ser guardado depois de aberto sem problema algum pois o óleo é repelente de água, diferente do fluido DOT que absorve a água do AR.
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Mr.Sergius ![]() ![]() Registrado: 13 Ago 2008 Santos Desconectado Mensagens:2091 |
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Eu uso freio XTR e assim óleo mineral... o sistema é fechado, logo a tese de ser necessário um sistema aberto fica derrubada. Há um problema maior em relação aos sistema que usa DOT e Óleo. O DOT é um fluído praticamente aquoso, não tem viscosidade quase nenhuma. O Dot ainda pela sua estrutura molecular é minimamente compressivel ou seja grante uma resposta imediata. Essem seriam dois fatores a resolver... Os dutos internos nos calipers dos freios que usam DOT são dimensionados para passar um fluído quase sem viscosidade nenhuma e o pistão da manete para empurrar um fluído que praticamente não comprime. Creio que os pistões das manetes do que usam Oleo deslocam um pouco mais de volume e os dutos diâmetros mais apropriados para passar um líquido mais viscoso. Mas como se viu em se tratando se óleo mineral observamos diversas viscosidades... se fosse ser usado um OM para fazer o experimento proposto pelo Gustavão deveria ser o menos viscoso possível... Quanto ao aquecimento já tentei medir a temperatura no cáliper e não é assim tão alta que o um ponto de ebulição mais baixo pudesse ser significativo... dai a possibilidade de usar até mesmo o Singer numa emergência. Estragar o sistema não vai, pois o OM não é corrosivo e nem vai atacar as paredes internas dos dutos ou conduítes... Acho que a viscosidade seria a maior dificuldade a transpor. |
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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xandegui77 ![]() ![]() Registrado: 05 Nov 2009 Londrina-PR Desconectado Mensagens:833 |
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"Mantenham esse tópico!". "MOVER PARA ARQUIVO".
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jeanleite ![]() Registrado: 04 Abr 2009 Manhuaçu - MG Desconectado Mensagens:440 |
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Me desculpem desenterrar esse, mas, o topico me salvou outro dia qto ao uso de oleo singer(alternativa), nos meus magura julie. Obrigado
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bernardosd ![]() ![]() Cancelado Registrado: 30 Set 2010 Santos Dumont Desconectado Mensagens:130 |
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Pessoal, usei o oléo da Citroen e aprovei.
Paguei 40,00 reais por 1LT este mês na concessionária. Montei os freios e funfa OK! 100% e nada de esponjoso!!! abrs |
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