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Tópico FechadoAll Mountain - A modalidade mais completa (artigo)

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Pedro Cury Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Jul 2008
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Link direto para este Post Tópico: All Mountain - A modalidade mais completa (artigo)
    Postado: 30 Abr 2013 as 16:53
Pessoal, 

Acabei de publicar um artigo pra esclarecer um pouco mais sobre o tema. Segue o link:
http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html

Fiquem a vontade para comentar e tirar dúvidas!
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:11
Pedro, pelo que lembro da evolução do MTB, o hoje chamam de all mountain era o que no passado foi o primórdio do free ride. Aliás, as bikes lembram muito. Mas depois o free ride tomou outro rumo e hoje free ride é o tal extreme free ride que somente ao falar free ride já vem a mente uma bike de DH mais forte ainda e o cara pulando de cima de um morro como no Red Bull Rampage. Então não acho que seja nenhuma novidade esse tipo de bike.

Quanto as competições que tem surgido, a UCI queria implantar em 2013 essa categoria AM, principalmente devido ao sucesso de público, mas acabou desistindo não sei por qual motivo e com isso criaram até campeonatos mundiais paralelos que, se não me engano, tem a 1ª prova na Itália. 

Mas o que perde a graça em competições de AM são que praticamente os trechos de planos não cronometrados e os de subida usam até bondinho e teleférico, então foge totalmente do termo all mountain.

E lembrar também que se pegar uma AM com 160mm ou 180mm como da Scott e dizer que sobe sem sofrimento é ser masoquista. Uma bike dessas está muito mais para DH do que XC como realmente eram as free rider do começo de meados da década de 90.

Tentaram com esse termo AM passar uma imagem que outrora quem fazia era o termo XC, sendo que hoje em dia o termo XC também foi deturpado. XC seria uma bike que podia fazer de tudo, mas hoje quando você vai comprar uma peça que é designada para XC, ela é na verdade uma peça para circuito, ou seja, limite de peso do ciclista, as vezes, a números ridículos de baixos, relações de marcha impossíveis de usar em 100% das circunstâncias, caso seja feito o verdadeiro MTB. Tanto que recentemente ouvi outro termo para explicar o que seria o XC verdadeiro. XC all around. Pois como disse o termo XC ficou mais para circuito fechado que não condiz com a realidade, por exemplo, desse Brasil todo com todo tipo de trilha. A Magura usa XC-Race e X-Country para diferenciar ambos, a DT Swiss usa XRC e XRM, a Shimano usa Rece e Trail. Tudo isso para separar o MTB de circuito do MTB de verdade que na minha opinião seria o verdadeiro all mountain no literal da expressão. E não essa bikes pesadas de 160mm que puxam a sardinha mais para descida.

No fim ficaríamos com XC de circuito, XC normal, trail ou enduro ou AM e por fim DH e FR.

Sendo que o trail, AM ou enduro varia conforme você mesmo já explicou.

E as bikes ficariam mais ou menos assim:

XC de circuito: HT ou full, 100mm de suspa, coroa dupla ou única, freios para menos peso;
XC normal: HT ou full, 100mm de suspa, coroa tripla, freios normais;
trail: HT ou full, 120mm de suspa, coroa tripla ou dupla reduzida e freio normal;
AM ou endurol: full de 14cm até 18cm de suspa, coroa dupla reduzida e freio > de 160mm;
DH: full de 20cm, coroa dupla na suspa, freios de 20cm, coroa única;
FR: full de 20cm,freios de 20cm e tudo super dimensionado.

Fora categorias exóticas como trial, sloop style, urban, WW (que é sópara expor) e por aí vai.



Mas como você disse Pedro, não digo uma AM de 16cm, mas uma trail full de 12cm, talvez fosse a melhor escolha para muitos aqui. Mas aqui a maioria é influenciada demais pelo o que os caras usam no XC, no caso XC de circuito que nada tem a ver com a realidade. Então aqui tem maluco dizendo que sobe tudo com uma única coroa de 38, tem doido dizendo que usa roda tubular igual o Dugast do Nino e quando perguntei como faz na trilha quando fura, nem respondeu, afinal será que tem equipe de apoio ou leva linha para costurar o pneu. E por aí vai. Sem falar de cara que abre tópico mostrando como baixou o peso do eggbeater de titânio em 5g, sendo que a fábrica já diz que o de titânio é para no máximo 80kg ou 85kg se não me engano. Vai ser bem difícil desse AM  de hoje pegar aqui, e sem se esquecer também o preço que no Brasil sempre é complicador.



Editado por Fabio - 30 Abr 2013 as 17:41
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kiorugui Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:28
Legal o artigo.

Não sei se já viram, mas a Argentina está em movimento: http://www.destinoallmountain.com.ar/

Abraço.


Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:30
Esse site é show.

De paisagem AM domina mesmo.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Jul 2008
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:39
Fala Fabio,

Olha, concordo com você que talvez o conceito se confunda com o que era o freeride antigamente (que também era um termo confuso), mas as bikes não tem nada a ver com as freerides, mesmo as antigas.

Você está falando mais das bikes de 160 ou 180mm... veja bem... esse é o extremo do espectro. Existem também as de 120mm no outro extremo (falando em rodas 26") e essas sim sobem quase igual a uma de XC. E nem falo ainda de geometria. A maior dificuldade na escolha da bike é justamente saber o quanto você prefere subir, descer e até qual quilometragem que você costuma fazer. 

Vão ter sempre marcas tentando empurrar que com a bike de 180mm e pneus 2.5" deles você consegue fazer de tudo. Verdade ou mentira ? Na verdade, é até difícil avaliar! Muito lugar do mundo (Canadá, Alpes, etc) o terreno é tão técnico, que "brincar nas trilhas" por lá pode ser muito mais legal com bike de no mínimo 140mm. Fica até arriscado andar com uma bike de pouco curso. E ao mesmo tempo, existe uma cultura grande de bike, com muitas opções de trilhas mais curtas.

Por exemplo... se na sua região tem trilhas muito técnicas, com menos de 10km, compensa pedalar uma bike mais pesada e pior de subir para se divertir na descida ? Talvez não valha a pena 160mm, mas certamente uma de 120mm vai ser mais divertida que uma de 80. Mas agora, se você prefere pedalar 40km, 60km, mais estradas de terra, all mountain não se torna interessante.

Aqui no Rio mesmo é um exemplo... as poucas trilhas que restam perto da cidade são muito mais interessantes com bikes de curso intermediário. Eu tenho uma bike de 130mm e uma de 160mm e eu revezo elas na mesma trilha as vezes... dependendo do meu preparo físico ou do que quero pro meu rolé no dia.

Sobre tecnologia... é incomparável! As bikes de freeride, mesmo de antigamente, não tinham trava e propedal nas suspensões, nem tantas opções de suspensões a ar, eixo de 15mm, mudança de curso, ajustes de alta e baixa velocidade. Não tinhamos pneus de 2.2, 2.3 com menos de 1kg, guidons largos. Enfim... uma bike de 160mm, com comportamento quase de downhill, pesando menos de 12kg era simplesmente impensável! Isso era o peso de bikes de cross-country!

Agora... sobre a atual definição de cross-country. EU coloco tanto o cross-country quanto o downhill como nível de competição. Não é mais diversão! Se você compete, você faz XCO, XCM ou Downhill, se você não compete você faz all mountain! Uma bike de all mountain, com as devidas configurações pode andar de forma divertida numa pista de XC e de DH, só não é a bike mais certa para ganhar competição.



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scofieldpedal Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:40
As bikes de All mountain ou Trail tem muita configuração para suspensões, que tornam as subidas "fáceis"e as descidas alucinantes.

A forma mais facíl de subir com uma full é no giro, diferente da HT que você pode soltar a força.

Bicicleta full é feita para curtir as descidas e descansar nas subidas, sem descer da bike é claro, não adianta tentar subir como uma HT que não vai conseguir, mesmo travando a suspensão traseira vai ficar para trás.

Pedrão, seu texto foi muito bem claro, mostrando o belo local que as bike All mountain tem.
Para mim todas as bicicletas tem que ser All Mountain, depois que passei andar em uma não largo mão e nem quero mais agressividade. São extremamentes versáteis.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:46
Perfeito Pedro, mas quando me referi as bikes FR antigas foi no conceito de "desce bem e sobe mais ou menos", não comparando as tecnologias que aí nem tem como mesmo.

Afinal, foi devido ao AM que muitas tecnologias atuais foram cridas. Novos padrões e etc.

Aliás, falando em pneus eu usei muito tempo um IRC Missile 2,25 com faixa vermelha. Acho que 11 entre cada 10 pilotos de DH usavam. Lembra?

E sobre escolha de bike é isso mesmo. Daqui a pouco vão vir etiquetadas com um selo de 50% subida 50% descida, 30% subida 70% descida, 80% subida 20% descida, mais ou menos igual descrevem pneus de jipe como 70% off 30% on.




Editado por Fabio - 30 Abr 2013 as 17:48
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Jul 2008
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:52
Fala Fabio,

É... antigamente acho que realmente empurravam muito esse conceito de que subiam, mas era complicado... Diziam que subiam só porque dava para levantar o banco e por cambio dianteiro, mas eram muito pesadas, sem propedal nem nada! Mas aí é o que falei... a maioria dessas bikes (freeride) surgiu no Canadá... north shore, onde as trilhas são as mais técnicas do mundo talvez! E o pessoal anda muito forte! Talvez eles sim tinham uma maior possibilidade de usar... aquele pessoal respira bike! Mas realmente, precisava estar muito forte!

Claro! Eu tinha esse pneu! Já cheguei também a recortar a lateral de pneu pra colocar dentro do outro pneu montado para poder usar menos pressão na bike rígida!!! A gente adaptava como podia!!
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Salese Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Jul 2011
SP
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 19:00
Ótimo artigo..parabéns, vamos tentar concentrar informações sobre o AllMountain aqui nesse link.

Abraços

Bom Pedal..Big smile
http://www.youtube.com/user/fsalese1

Posso até mudar de opinião, mas nunca de princípios. Filipe Salese
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Holyfield Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Abr 2013
SFX
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 19:40
Que legal Pedro, ótimo artigo!


Leio muita coisa a respeito de mountain bike e assino revistas americanas e européias a muito tempo, tive sorte de curtir muitas bikes em diferentes épocas e entendo bem as implicações de cada medida na geometria de uma bike, assim como o funcionamento de cada sistema de suspensão do mercado e acho uma pena que mais pessoas não estejam aproveitando o potencial das bikes trail e all mountain têm para oferecer. Estamos numa época muito boa, com bikes muito capazes e de altíssimo nível.  A bike HT  virou urbana e de emprestar para a namorada, apesar de ter tudo xtr e ser a bike mais leve que tenho, não se compara com as trail bikes de 130 e 150 mm, 2 a 3kg mais pesadas, mas que prefiro em todas as situações. difícil é limpar todos os mosquitos dos dentes de tanto que dou risada na trilha! Big smile

bom rolê















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gustavomurad Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Fev 2012
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Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 23:35
Nas bikes de Enduro é comum ver uma coroa, com guia de corrente e bashguard utilizando pedais flat.

Penso em aposentar minha coroa tripla, já que quase não uso a maior e trocar o pedal de encaixe por um flat. A conversão seria um Bashguard e-thirteen com uma guia de corrente, duas coroas blackmarket 24 e 36 e pedais flat Spank.



Imposto é Roubo
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RobertoFaesy Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 00:47
Muito interessantes os esclarecimentos sobre as all mountain,mas fiquei com uma dúvida:gosto muito de variar umas trilhas com pedais de 100km,isso é possível com uma AM?Diversão na descida,subidas para seres humanos comuns e rendimento numa maratona?Hesito trocar minha Scale(13,5Kg) por uma Genius de alumínio.Alguém pode dar uma opinião?
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strafer Ver Drop Down
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Banido

Cadastrado em: 13 Abr 2013
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 02:15
Originalmente postado por RobertoFaesy RobertoFaesy escreveu:

Muito interessantes os esclarecimentos sobre as all mountain,mas fiquei com uma dúvida:gosto muito de variar umas trilhas com pedais de 100km,isso é possível com uma AM?Diversão na descida,subidas para seres humanos comuns e rendimento numa maratona?Hesito trocar minha Scale(13,5Kg) por uma Genius de alumínio.Alguém pode dar uma opinião?

Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas acho que a Scale é uma bike muito mais estilo Race do que a Genius, que é estilo Trail. Por exemplo não tem como você comparar o desempenho de uma Scale em uma corrida com o desempenho de uma Genius. Da mesma forma que não tem como você comparar uma trilha tecnica realizada com uma Genius e com uma Scale. 
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FabioSilva Ver Drop Down


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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 04:55
Muito legal o artigo! Parabéns!

Quais modelos de bikes AM existentes no mercado vocês recomendam?
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lemarco Ver Drop Down
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Sabará - MG
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 13:00
Pedro, lí a matéria e gostei muito.
Não conheço esse esquema da caixa de direção que permite mudar o ângulo, tem como vc explicar melhor?
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Holyfield Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Abr 2013
SFX
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 13:58
Fala galera!

Videozinho massa aqui:

http://vimeo.com/65194430

té +


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Holyfield Ver Drop Down
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SFX
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 14:23
Originalmente postado por strafer strafer escreveu:

Originalmente postado por RobertoFaesy RobertoFaesy escreveu:

Muito interessantes os esclarecimentos sobre as all mountain,mas fiquei com uma dúvida:gosto muito de variar umas trilhas com pedais de 100km,isso é possível com uma AM?Diversão na descida,subidas para seres humanos comuns e rendimento numa maratona?Hesito trocar minha Scale(13,5Kg) por uma Genius de alumínio.Alguém pode dar uma opinião?

Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas acho que a Scale é uma bike muito mais estilo Race do que a Genius, que é estilo Trail. Por exemplo não tem como você comparar o desempenho de uma Scale em uma corrida com o desempenho de uma Genius. Da mesma forma que não tem como você comparar uma trilha tecnica realizada com uma Genius e com uma Scale. 

Certo strafer a Genius é mais trailbike do que a Scale. Mas Roberto, eu não tenho certeza que em um pedal de 100km a bike vai ser mais devagar. Eu tenho uma Genius de carbono e a bike pedala muito bem, mesmo com 150mm de curso, o sistema de suspensão é mais voltado para o desempenho então ela não é a bike mais macia por aí nas descidas, mas com a geometria muito boa e 150mm na frente a bike desce muito melhor que qualquer HT , ainda tem o tracloc que trava a suspa traseira ou restringe o curso para 95mm, e o ajuste de curso na frente com o Talas. as mais modernas tem o sistema de trava duplo que atua as duas suspas ao mesmo tempo. A bike pesa 12,5kg em carbono, então a de alumínio deve pesar o mesmo da sua Scale (dependendo das peças). Mesmo em estradão a bike vai te poupar muito mais e acho que depois de horas em cima da bike eu me sinto muito mais inteiro do que na HT, caso você encontre trechos técnicos então a quantidade de energia economizada pode ser a diferença entre terminar bem ou miar no pedal. Essa bike também ja me salvou algumas vezes que errei algum caminho ou curva engolindo algumas pedras e buracos cabulosos que dependendo da bike era chão na certa. Provavelmente aquele camarada da S-works ainda vai te dar ralo nas subidas longas, mas acho que dá pra se divertir muito numa bike long travel.
falou!
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Holyfield Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Abr 2013
SFX
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 14:46
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Pedro, lí a matéria e gostei muito.
Não conheço esse esquema da caixa de direção que permite mudar o ângulo, tem como vc explicar melhor?


lemarco, o sistema de ajuste funciona para deixar o ângulo do headtube, normalmente mais relaxado (menor) , assim aumentando a base da bike e fazendo a bike mais estável, Sam Hill é famoso por gostar de bikes super relaxadas, mas alguns acham que a bike "sai de frente" nas curvas. A indústria é cautelosa quando muda uma bike de ano a ano , e os ângulos vêm diminuindo + ou - meio grau por ano na última década. e hoje estão saindo bikes com ângulos de 62graus, contra os 71 das HT de XC e os 68 de bikes mais antigas de DH. com o angleset o piloto pode mudar em até 1,5graus o angulo da caixa e o sistema é mais ou menos assim

vê se ajuda.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 17:10
Valeu Holyfield, seja bem vindo!
 
Originalmente postado por RobertoFaesy RobertoFaesy escreveu:

Muito interessantes os esclarecimentos sobre as all mountain,mas fiquei com uma dúvida:gosto muito de variar umas trilhas com pedais de 100km,isso é possível com uma AM?Diversão na descida,subidas para seres humanos comuns e rendimento numa maratona?Hesito trocar minha Scale(13,5Kg) por uma Genius de alumínio.Alguém pode dar uma opinião?

Olha... depende das trilhas e do quanto você vai estar forte. Uma full sempre rende menos que uma rígida nas subidas e em retomadas, sprints e tal. Quase nunca a bike de all mountain é a melhor opção para maratona. Nesses 100km... quanto vai ser de subidas fortes ? Vai ter trechos bem técnicos pra justificar a diversão de uma full de mais curso ? Seu maior prazer é pedalar as grandes distâncias ou escolher as descidas mais técnicas que você consegue zerar ? Qual a frequência que você faz trilhas técnicas e que faz quilometragem ? Tudo isso precisa ser levado em consideração. 

Como exemplo... olhe a quinta foto da matéria. Essa foi uma expedição de 6 dias, 400 e poucos km, que fiz nos Alpes em 2009. A bike não era minha.. nessa época eu trabalhava numa revista lá fora e pedalava bikes diferentes pra testar. Era uma bike de carbono, full de 100mm. Mas olha bem como  é o terreno. Eu diria que era quase impossível usar uma bike rígida em algumas etapas. Era um grupo grande e variado, com idades de 30 a 60 anos. Não lembro se tinha alguma rígida, mas os cursos variavam entre 100 e 160mm. Meu parceiro de trabalho foi com uma de 160mm e ele tinha que me esperar... o cara é forte, professor de spinning e competidor. Tinha gente com bike tipo a minha que também subia na minha frente, mas empurrava nas descidas por não ser tecnicamente preparado, enquanto eu compensava minha falta de preparo descendo tudo. Pra esse último, uma bike mais leve e de menos curso pode ser melhor, já que ele não vai tirar proveito total. Se eu pudesse escolher a bike, qual iria ? Talvez uma 140 se o peso não fosse muito maior, senão uma 120mm... mas uma 160mm só se eu tivesse muito preparado.

Outro exemplo... caminho de Santiago.. fiz uma boa parte nesse mesmo ano.. e dessa vez com bike rígida. Foi a melhor opção, já que tudo era estrada de terra, sem qualquer desafio técnico.

Vale lembrar também que agora existem as all mountain de 29" também... que vão subir e manter velocidade melhor. A melhor opção é você experimentar bikes bem diferentes e ver se você se adapta.


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Pedro Cury Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Jul 2008
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 17:35
Originalmente postado por Holyfield Holyfield escreveu:

 de ajuste funciona para deixar o ângulo do headtube, normalmente mais relaxado (menor) , assim aumentando a base da bike e fazendo a bike mais estável...

Holyfield,

Só uma correção... não é por aumentar a base da bike que ela fica mais estável com a mudança do ângulo. O objetivo de mudar o ângulo não é esse. Essa mudança muda muito o comportamento da bike. Quanto mais inclinado (mais longe de 90 graus), melhor será em estabilidade em terrenos inclinados (até porque, se não me engano, vai melhorar o funcionamento da suspensão também para esses casos e deixar o piloto em uma melhor posição) e melhor será em curvas de alta velocidade

Só que isso, vem com o prejuízo no comportamento em terrenos mais planos e em menor velocidade. Uma bike de XC com angulo de direção de 62 seria uma tragédia! Péssima posição e difícil de fazer curvas estreitas e lentas.

Quando falamos de geometria, tem que lembrar que é um conjunto de fatores. É um assunto bem complexo. Não deve ser analisado apenas um fator para escolha de uma bike. Uma bike de ângulo de 62 tem também mudanças em outras medidas para acompanhar esse comportamento esperado. Provavelmente vai ter a base maior e o central mais baixo também por exemplo.

A geometria é a alma da bike... mas novamente.. é complexo. Nem sempre o que parece melhor pra você na teoria, pode ser na prática. Outros fatores como tamanho do curso e progressividade da suspensão também influenciam no comportamento. O legal de bikes ajustáveis é esse... ter a opção de tunar um pouco a geometria pro piloto e o terreno. 


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gustavomurad Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 18:23
Originalmente postado por FabioSilva FabioSilva escreveu:

Muito legal o artigo! Parabéns!

Quais modelos de bikes AM existentes no mercado vocês recomendam?


Bom, depende do quanto você queira investir, mas aqui no Brasil uma ótima opção é a Ibis Mojo HD ( nada menos que 160mm de curso traseiro e na dianteira também. Se for importar, você pode tentar uma Orange, Intense ou Yeti.

A Specialized tem a Enduro, mas aqui no Brasil só tem quadro em alumínio... Ao menos na última vez que vi.

Tenho simpatia pelos fabricantes pequenos de bike hoje se fosse trocar a minha Yeti, trocaria por uma Yeti SB-66c ou Ibis Mojo HD.
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kako Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 20:27
Olha , pratico o All já desde 2011 , comprei uma Sta Cruz Hecler , AM é curtição 100% do tempo , mas o equipamento de segurança tb é outro , por exemplo as vezes uso joelheira , as vezes joelheira a caneleira , o capacete protege mais que no XC mas tb não chega a ser fullface (as vezes pode ser ) , na França tem uma competição de All a Transprovence , onde participam ex- downhillers campeões como por exemplo o Nico Vouilloz , Fabien Barrel e Dan Artheton entre outros . Para saber mais dê uma olhada aqui : http://www.trans-provence.com/
  No meu ver por ser mais completo em breve deverá ser o futuro do Mountain bike .
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RobertoFaesy Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2013 as 21:31
Obrigado a todos pelos esclarecimentos,foram decisivos para minha escolha.Vou partir para a Genius 29,porque eu quero me divertir mais nas descidas,e quanto aos estradões,como foi dito,consigo uma Genius com o mesmo ou menos peso que  a minha Scale 70.

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PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 10:18
Excelente o artigo do Pedro Cury e ótimos os comentários neste tópico. Eu comecei a praticar mountain bike neste ano sem ter a mínima idéia de quão complexo e segmentado é o nosso esporte. Comprei uma HT intermediária, Caloi Elite 2.7, e comecei a pedalar na Floresta da Tijuca, que é o básico aqui no Rio. Fui conhecendo gente, aprendendo sobre o esporte e descobrindo o que eu quero dele. Não pretendo competir em XC ou em DH. Gosto de longas pedaladas em estradões, mas gosto mais ainda de trilhas. Concluí que a minha praia tende a ser o all mountain, uma bike relativamente leve e competente nas subidas, confortável para passeios longos, mas sobretudo capacitada para descidas mais técnicas. Pretendo algum dia comprar uma bicicleta all mountain, embora o preço seja quase proibitivo. Enquanto isso vou fazendo upgrades na minha HT para deixá-la boa para as trilhas.
 
Sobre o artigo, tenho uma dúvida que não consigui esclarecer na literatura a que tenho acesso: a questão dos pedais. No XC, não há dúvida, usa-se pedal clip. No DH/FR, pedal plataforma. E no all mountain, que pedal usar? Eu uso pedal de encaixe e gosto da segurança que ele oferece, mas sinto que nas trilhas muito técnicas ele restringe os movimentos. Gostaria de saber o que vocês pensam a respeito e recomendam.
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 10:31
É um clip com plataforma maior, para dar suporte mesmo quando não se está clipado.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Jul 2008
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 10:51
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Excelente o artigo do Pedro Cury e ótimos os comentários neste tópico. Eu comecei a praticar mountain bike neste ano sem ter a mínima idéia de quão complexo e segmentado é o nosso esporte. Comprei uma HT intermediária, Caloi Elite 2.7, e comecei a pedalar na Floresta da Tijuca, que é o básico aqui no Rio. Fui conhecendo gente, aprendendo sobre o esporte e descobrindo o que eu quero dele. Não pretendo competir em XC ou em DH. Gosto de longas pedaladas em estradões, mas gosto mais ainda de trilhas. Concluí que a minha praia tende a ser o all mountain, uma bike relativamente leve e competente nas subidas, confortável para passeios longos, mas sobretudo capacitada para descidas mais técnicas. Pretendo algum dia comprar uma bicicleta all mountain, embora o preço seja quase proibitivo. Enquanto isso vou fazendo upgrades na minha HT para deixá-la boa para as trilhas.
 
Sobre o artigo, tenho uma dúvida que não consigui esclarecer na literatura a que tenho acesso: a questão dos pedais. No XC, não há dúvida, usa-se pedal clip. No DH/FR, pedal plataforma. E no all mountain, que pedal usar? Eu uso pedal de encaixe e gosto da segurança que ele oferece, mas sinto que nas trilhas muito técnicas ele restringe os movimentos. Gostaria de saber o que vocês pensam a respeito e recomendam.

Valeu Pedro! A floresta é show... pena que as trilhas estão proibidas por neura ambiental...

O pedal vai de preferência de cada um. Já andei muito de clip e agora tenho preferido flat. O clip vai melhorar o desempenho da sua pedalada se vc pedalar de forma correta e também pode te deixar mais a vontade ao passar por trechos técnicos (menos seu pé quicando no pedal). Ao mesmo tempo, eu acho que o clip, principalmente para os iniciantes, mascara um pouco alguns problemas... muita gente só consegue puxar a bike (dar bunnyhop) com clip... e essa não é a forma correta. O certo é sempre ter o peso nos pedais e o clip talvez te deixe mais "frouxo" quanto a isso. Além de ser um pouco mais arriscado em tombos, caso não desencaixe. Eu uso pedais de cravos bem altos e sapatilha especifica pra flat... me sinto muito seguro... mas acho que realmente é uma questão pessoal... até mesmo no downhill não há um consenso... como é competição, acho que tem mais gente usando clip... mas já teve muito campeão de flat...
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Fabio Ver Drop Down


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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 11:13
Eu usei muito tempo o Onza de elastômero que na época era  mais leve que tinha. Mas depois de muito tempo cansei de pedal com pouco suporte e olha que sou viciado em SPD. Mas não nego que em trechos técnicos é arriscado. Tem gente que fala que não, mas é sim. Exemplo. Uma vez descendo um trecho da Serra do Mar, praticamente impedalável, descendo só segurando nos freios, com abismo do lado, minha roda dianteira travou num vão no chão e levantou a traseira e eu fui virando por cima e graças a Deus tinha uma árvore e eu me pendurei nela e a bike fez um pêndulo pendurada nos meus pés até soltar e cair e ainda por cima o câmbio dianteiro caiu bem em cima de uma pedra e a gancheira foi para dentro dos raios. Achei que estava ferrado na hora, mas consegui desentortar com a mão e terminar numa boa depois de dar uma regulada no cabo do câmbio.
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 11:43
Li o artigo e também os posts da galera.
Pelo que eu entendi , a bike para all mountain seria uma bike para XC porém mais robusta , mais confortável , e com a mesma relação 27v ou 30v de suas irmãs para XC. As vezes uma suspa de 120mm ou 140mm, porém até uma de 100mm serviria dependendo do caso.

Eu uso uma bike que originalmente era para all mountain ( estava escrito no manual da bike ) , uma Kona Caldera , que hoje soh sobrou o quadro e as rodas. Quadro esse q pesa mais de 2 kilos , porém muito confortável e maciço. E a suspa q vinha na bike era de 120mm , uma Marzocchi MZ Race.
 
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 12:36
Mais ou menos Paulo... vc pode chamar de XC mais robusta ou de DH menos robusta dependendo do extremo que você esteja vendo. A relação também depende do espectro... mais XC pode ter as 3 coroas, mas as mais agressivas vai ter só duas e o prato de fora apenas como proteção + guia de corrente. Uma das minhas bikes tem 30v (a 130mm) e a outra tem 18v (a 160mm) por exemplo... E já tem aí opções de uma coroa apenas. 

A questão final é que não existem regras... mas sim muita flexibilidade! E essa que é a graça! Você deve escolher ou tunar de acordo com o seu gosto.
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PauloBC Ver Drop Down
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Brusque
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 12:46
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Mais ou menos Paulo... vc pode chamar de XC mais robusta ou de DH menos robusta dependendo do extremo que você esteja vendo. A relação também depende do espectro... mais XC pode ter as 3 coroas, mas as mais agressivas vai ter só duas e o prato de fora apenas como proteção + guia de corrente. Uma das minhas bikes tem 30v (a 130mm) e a outra tem 18v (a 160mm) por exemplo... E já tem aí opções de uma coroa apenas. 

A questão final é que não existem regras... mas sim muita flexibilidade! E essa que é a graça! Você deve escolher ou tunar de acordo com o seu gosto.

Cara , depois das explicações sobre relações do Fabio , no tópico " qual melhor relação para aro 29 ", acho que para all mountain seria essencial 27v ou 30v , pois a bike ja sendo mais pesada naturalmente , tem q ter uma relação maior para uma subida confortável , com a menor coroa com 22 dentes.
Mas como vc bem disse , flexibilidade para monta-la do seu jeito.
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 12:51
Sim, mas lembre-se que a bike pode ser 29", 27,5" ou 26". E também não esqueça do tamanho do cassete... hoje já temos um sistema com maior catraca traseira de 42 dentes e o sistema mais normal chega até 36 dentes. Eu uso 24x36 e 22x34  como menor relação nas minhas bikes, que são todas 26". A minha 18v nada mais é que um sistema de 27v com a maior coroa retirada e substituída por uma proteção...
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PedroMayall Ver Drop Down


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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 12:51
Pedro: Eu conheci recentemente um pessoal que tem um grupo de pedal (esqueci o nome) bem antigo, com gente que pegou os primórdios do mtb e pedalava direto nas trilhas da Floresta da Tijuca. Eles estão em contato com a direção do Parque e parece que vão conseguir que liberem ao menos uma trilha boa para mtb. Estou torcendo!
 
Sobre os pedais, como no relato do Fabio, andar clipado em descidas técnicas me deixa sempre temeroso porque há momentos em que é preciso ejetar da bike rápido e nem sempre dá tempo de desclipar. Eu já caí algumas vezes sem conseguir desclipar e a bicicleta ficou grudada no meu corpo em posições perigosas. Felizmente foram quedas parado ou em baixa velocidade. Por outro lado, não tem risco do pé escapar e o pedal acertar a canela, o que dói pra caramba. Eu ainda não me decidi sobre  que pedal usar. Deu pra ver que essa escolha não é uma ciência exata. Gostaria de experimentar um bom pedal plataforma com o calçado apropriado, mas não tenho idéia de bons modelos de um e de outro. O que voc~es recomendam?
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 13:01
Fala Pedro,

Pode me dizer por MP quem é esse pessoal ? Só pra saber se é o mesmo que eu conheço... tb sou desses primórdios! rsrs

Sobre o pedal... se vc andar com de cravos bem altos, de aconselho a usar caneleira, mesmo que seja alguma simples. Já vi gente tomando bastante ponto por causa do Pedal... mais em street... mas em trilha tb pode acontecer.

Sobre pedais flat... tem uma infinidade de modelos... se tem cravos de verdade (de metal e altos!) vai te dar a impressão que vc precisa... tenis eu uso Five Ten e não troco! Agora tem a opção nacional da Hupi.
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fabio blanco Ver Drop Down
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sao paulo
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 13:07
Parabens Pedro pelo artigo muito bom , e realmente o All montain ou Enduro e para mim o mais prazeroso do ciclismo , subidas tecnicas e descidas de arrepiar , estou sempre a procura desses tipos de trilhas , pois nao gosto muito de estradoes !!!!!!
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RobertoFaesy Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 14:34
Pedro,temos exatamente os mesmos objetivos quando o assunto é se divertir na bike e para mim o pedal com clip e uma pequena plataforma (que funciona bem quando você está desclipado) funcionou muito bem.Como usamos a bike nas mesmas situações espero ter ajudado.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 14:38
Valeu Roberto... usei o de plataforma tb já... meu primeiro foi aquele Shimano DX vermelho, bemmmm das antigas. Agora só to de flat... especialmente porque to com o ombro ruim e não posso cair nem que seja leve!
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PedroMayall Ver Drop Down


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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 15:17
Roberto: Eu uso o pedal Crank Brothers mallet 2, que é de encaixe com plataforma, um modelo misto. Gosto dele e, como vc diz, dá pra desclipar e usar como plataforma em algumas situações. O problema é a sola dura e escorregadia da sapatilha, que desliza muito. Seria legal usar uma sapatilha para all mountain mais parecida com um tênis de solado flexível e não escorregadio, só que com o clip. Mas eu nem sei se algo assim existe.
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fabio blanco Ver Drop Down
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sao paulo
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 15:31
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PedroMayall Ver Drop Down


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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 15:34
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Holyfield Ver Drop Down
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SFX
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Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 18:13
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Holyfield Holyfield escreveu:

 de ajuste funciona para deixar o ângulo do headtube, normalmente mais relaxado (menor) , assim aumentando a base da bike e fazendo a bike mais estável...

Holyfield,

Só uma correção... não é por aumentar a base da bike que ela fica mais estável com a mudança do ângulo. O objetivo de mudar o ângulo não é esse. Essa mudança muda muito o comportamento da bike. Quanto mais inclinado (mais longe de 90 graus), melhor será em estabilidade em terrenos inclinados (até porque, se não me engano, vai melhorar o funcionamento da suspensão também para esses casos e deixar o piloto em uma melhor posição) e melhor será em curvas de alta velocidade

Só que isso, vem com o prejuízo no comportamento em terrenos mais planos e em menor velocidade. Uma bike de XC com angulo de direção de 62 seria uma tragédia! Péssima posição e difícil de fazer curvas estreitas e lentas.

Quando falamos de geometria, tem que lembrar que é um conjunto de fatores. É um assunto bem complexo. Não deve ser analisado apenas um fator para escolha de uma bike. Uma bike de ângulo de 62 tem também mudanças em outras medidas para acompanhar esse comportamento esperado. Provavelmente vai ter a base maior e o central mais baixo também por exemplo.

A geometria é a alma da bike... mas novamente.. é complexo. Nem sempre o que parece melhor pra você na teoria, pode ser na prática. Outros fatores como tamanho do curso e progressividade da suspensão também influenciam no comportamento. O legal de bikes ajustáveis é esse... ter a opção de tunar um pouco a geometria pro piloto e o terreno. 



OOOps! Falha nossa!
Muito obrigado Pedro.
Primeiro desculpa eu responder a pergunta que foi feita diretamente para você , mas só me liguei depois. E realmente escrevi mal no post, faltou especificar que no caso eu estava falando de bikes de DH na história dos ângulos(mesmo sendo post de all mountain, FAIL)  , tipo uma glory, que sai de fábrica com 63,5 de HA, portanto imaginando situações extremas de inclinação e curvas de alta velocidade, realmente uma trailbike ou allmountain com HA 62 seria muito ruim... (não tentem isso em casa crianças) tentei ser breve mas exagerei. Tongue 
Concordo também que geometria é o mais importante da bike e fico triste ao ver amigos trocando de bikes que gostam muito e "caem como uma luva" para pegar algum modelo diferente porque pesa 100g a menos.
abraço
bom pedal!
 

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