Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Alforje Corisco 42l+bagageiro BTwin 500+MTB 26”
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Alforje Corisco 42l+bagageiro BTwin 500+MTB 26”

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Alforje Corisco 42l+bagageiro BTwin 500+MTB 26”
    Postado: 05 Abr 2020 as 01:22
Salve pessoal!

Tenho um bagageiro BTwin 500 numa tb BTwin RockRider 100, que é uma MTB aro 26”. Estou usando a bike pra fazer as compras semanais, que com a crise do corona tem de ser planejadas pra ocorrerem de uma única vez, então o volume está bem mais alto do que eu fazia. Não tenho carro e não estou tranquilo pra usar o busão ou Uber nessa situação.

Hoje eu fui fazer uma compra significativa, algo entre 30kg e 40kg, e a experiência foi péssima. Estou pensando em comprar um par de alforges 42l (2x21l) da Corisco, modelo L.

Meu bagageiro, como já disse, é um BTwin 500, muito bem recomendado e eu vejo porque, pois ele é muito robusto e bem pensado, indicado para até 25kg de carga. Será que esses alforges ficam bem ajustados? São muito grandes para a bike? Meu pé é bastante grande (calço 46) e tenho medo de comprar e descobrir que a cada pedalada eu vou raspar o calcanhar no alforge. Alguém aqui tem uma configuração dessas?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2020 as 07:02
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Salve pessoal!

Tenho um bagageiro BTwin 500 numa tb BTwin RockRider 100, que é uma MTB aro 26”. Estou usando a bike pra fazer as compras semanais, que com a crise do corona tem de ser planejadas pra ocorrerem de uma única vez, então o volume está bem mais alto do que eu fazia. Não tenho carro e não estou tranquilo pra usar o busão ou Uber nessa situação.


pa
Hoje eu fui fazer uma compra significativa, algo entre 30kg e 40kg, e a experiência foi péssima. Estou pensando em comprar um par de alforges 42l (2x21l) da Corisco, modelo L.

Meu bagageiro, como já disse, é um BTwin 500, muito bem recomendado e eu vejo porque, pois ele é muito robusto e bem pensado, indicado para até 25kg de carga. Será que esses alforges ficam bem ajustados? São muito grandes para a bike? Meu pé é bastante grande (calço 46) e tenho medo de comprar e descobrir que a cada pedalada eu vou raspar o calcanhar no alforge. Alguém aqui tem uma configuração dessas?


esse dilema aflige todas as bikes de ciclotur que ja vi.
Meu calcanhar vai bater no alforge?
cara, tem tanta variavel que é dificil dizer...
se baterem e possivel deslocar o alforge para tras no bagageiro.
esses da corisco parecem bem resistentes...tem um canal de ciclotur o pernas de aço que uns guri de santa catarina pedalam o brasil todo com esses e falam mto bem.

se continuar batendo, e possivel usar afastadores e deslocar o bagageiro alguns centimetros para tras.
Os famosos bagageiros da axiom usam esse sistema.

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2020 as 10:35
Acabei de bater um papo com o perfil do OndePedalar no Facebook. Que cara gente boa e acessível! Em pleno domingo, se dispôs a conversar comigo e esclarecer todas as dúvidas! Ainda baixou o limite do frete grátis de R$500,00 pra R$400,00 pra me facilitar.

Vou comprar pela simpatia e depois falo aqui no que deu.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2020 as 16:48
Achei melhor esperar. Ele havia dito que a top bag estaria em falta mesmo, é um dos itens que pretendia comprar. Vou aguardar e ver se compro o kit todo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
pedrofim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2020
Cuiabá
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrofim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 11:33
Fala dwsmartins!
Comprou os alforges? O que achou deles? To pensando em comprar o par de Alforges corisco também.
Abraço!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2020 as 12:47
Comprei não, Pedro. Cheguei a conversar com o cara do Onde Pedalar, que é quem vende e fabrica os alforges Corisco, na época ele tava com dificuldade de comprar matéria prima, aí acabei que eu priorizei outras coisas.

Tá nos planos, no entanto!

Editado por dwsmartins - 13 Set 2020 as 12:47
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2021 as 07:54
Atualizando o tópico: comprei um kit da Corisco com um par de alforjes 30l, outro par de 55l, uma top bag 40l e uma bolsa de guidão pra 15l.

Todos os itens são estanques, sem costura, selados com solda de ar quente. O fechamento parece meio chato, daqueles que vc tem de dar algumas voltas na ponta da bolsa ou alforje. Abertos, todos se assemelham a um saco bastante robusto. O material é uma lona de PVC daquelas pra proteger carga, de sensação emborrachada. O fechamento e a estanqueidade são tão bons que dá pra encher eles com ar, como um balão.

Os alforjes de 55l tem a mesma base (altura e comprimento) dos de 42l que eu estava olhando (que atualmente são de 45l), sendo apenas mais largos. Como minha bike atual é 26” e meus pés são grandes (tamanho 46, por vezes 47), eu acabei tendo problemas com o pé batendo neles, o que eu temia inicialmente, mas é possível adaptar a pisada. Acho que numa 29” eu não teria esse problema, devido ao chain stay mais longo, ou com outro bagageiro que deslocasse mais para trás.

Ambos os alforjes são igualmente bem construídos e robustos, com todas as ferragens em inox e porcas auto travantes pra garantir que não vão se soltar. Chegam a ter uma aparência bruta, o que é comum ao conjunto todo: a top bag, por exemplo, tem uma alça que é uma mangueira de ar das grossas, que não vai se romper nunca com o uso pretendido. Isso não agradou minha esposa, que preferia uma cor mais feminina (até tem, mas são itens de promoção que ficaram encostados, sem opções de tamanho) e fechamento por zíper ou velcro, o que não ficaria 100% estanque. Eu valorizo a função sobre a forma, então achei ótimo!

A top bag eu fiquei receoso a princípio, pois eu comprei a de 40l e ela me pareceu grande demais. Usei ela ontem com os alforges de 30l pra fazer compras e fiquei surpreso pela praticidade: ela tem um sistema de presilhas de nylon, mais robustas que a média que eu vejo por aí, que prende ela no bagageiro ao mesmo tempo em que permite a retirada pra acesso aos alforjes, sem precisar tirar nada de dentro. Ela fica de lado sobre o bagageiro e alforjes, não de comprido, como eu cheguei a supor.

A bolsa de guidão que eu comprei é o modelo Aruak, que tem um suporte em inox que prende o arreio da bolsa. Achei a montagem pouco prática e difícil, principalmente o sistema de ajuste de inclinação, que é com um cabo de aço. Usei ela uma vez para compras e foi bastante útil, mas desmontei o arreio (a peça que abraça a bolsa e prende no suporte) em seguida, pois fica bastante intrusiva na frente da bike. Estou pensando em fazer alterações pra adaptar uma bolsa menor, retangular, tipo um cesto ou caixa pra usar no dia a dia. Pra carregar bagagem ela é ótima, no entanto.

Resumindo:
* todas as ferragens são em inox
* todas as porcas utilizadas são do tipo travante
* todas as bordas são arrematadas com fita de nylon robusta
* todas as emendas são seladas
* tudo é feito como um trator e deve durar uma eternidade
* a bolsa de guidão não é prática para o uso diário, mas pra viagens é ideal
* o alforje de 55l raspa no meu pé gigante, mas dá pra se adaptar a isso

Abaixo uma foto da minha Xica com os alforjes de 30l e a top bag de 40l carregados com 23kg de frutas, verduras e legumes. Observem que eu deixei a peça de inox da bolsa de guidão, pois estou testando adaptações pra ela.

Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 09:41
Atualizando mais um pouquinho o tópico.

Descobri que posso ajustar as tiras de fechamento do alforge pra puxar bem pra trás no bagageiro. Resolvido o problema do pé batendo, mesmo com os alforjes de 55l!

Usei ontem a top bag 40l com os alforjes de 55l e a bolsa de guidão, que tem 15l de volume (somados da praticamente o mesmo volume do porta malas do Suzuki Jimny...). 30kg de carga total (25kg nos alforjes e top bag somados e 5kg na bolsa de guidão) sem problema algum!



Desisti de adaptar cestos ou algo assim no suporte da bolsa de guidão, mas consegui um jeito de manter ele no lugar sem incomodar muito, apertando as tiras e deixando ele fechado em círculo. Sem a bolsa fica tranquilo.

Editado por dwsmartins - 11 Mai 2021 as 09:45
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
RafaelRecife Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2012
Recife
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelRecife Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 13:46
OLá:

Eu desenhei e mandei soldar um bagageiro de aço mais alto - que serve tanto nas minhas aro 20 dobráveis quanto nas 26 - que evita o problema chatíssimo do calcanhar raspar no alforge.

Vc pode vê-lo no link a seguir:

https://mydahon.home.blog/2019/06/26/bagageiro-diy/

Abração.
Rafael - Recife - PE
--------------------
https://mydahon.home.blog/
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 20:39
Valeu o toque, Rafael! Mas por hora eu consegui resolver o problema com o que está em mãos, as próprias alças dos alforjes. Tava até pensando em vender os gigantões de 55l, mas já desisti disso e vou continuar com eles.

Os de 30l eu tava pensando em colocar num bagageiro dianteiro, mas a Corisco lançou ontem um bagageiro pra bikepack que prende nas canelas da suspensão/garfo. A capacidade é obviamente menor que os alforges de 30l com o bagageiro dianteiro, mas na atual situação é mais barato...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
RafaelRecife Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2012
Recife
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelRecife Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 21:18
OLá de novo!

Eu fiz um bagageiro dianteiro a partir de um traseiro, veja o link

https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/08/07/bagageiro-dianteiro-diy/

E no próximo link, vc vê o bag dianteiro em uso no Camino de Santiago:

https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/3-9-18-saint-girons-bayonne-71-km/

Abração
Rafael - Recife - PE
--------------------
https://mydahon.home.blog/
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 21:21
Valeu pelo toque! Vou dando uma olhada aqui.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X