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ajustando geometria com setup de suspa e mesa |
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raulino
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Postado: 13 Set 2016 as 02:40 |
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bom dia pessoal... estava lendo outro post sobre curso de suspa e acabei decidindo criar este tópico para partilhar minha experiência prática sobre isso
comprei uma XC aro 26 de um amigo e como praticamente todas ela veio com suspa de curso 100mm... para minha alegria, uma bela suspa a ar RS recon silver... até ai nada demais, porém quando achei sua especificação e posteriormente seu manual em pdf, descobri que ela originalmente poderia ser ajustável de 80 a 120mm cheguei a achar 2 vídeos no youtube mostrando como fazer tal ajuste... mas achei besteira mexe nisso a toa... porém ao precisar revisar a suspa, decidi pedir ao mecânico que retira-se o espaçador de 20mm indicado no manual e aumentasse meu curso para 120mm... a essa altura eu também já havia invertido a mesa pois a frente era muito alta, baixei seu ângulo consideravelmente, deixando o conjunto ainda positivo... o resultado prático antes x depois pode ser visto nestas fotos pedalando a bike ficou muito melhor tanto para subir como para descer... achei bem mais divertida de pedalar e fiquei + confiante para descer + rápido alguns vão pensar (isso se já não escreveram, respondendo sem nem ler o tópico todo): ah mas ai vc estragou a geometria que o fabricante investiu tanto tempo e dinheiro para desenvolver após vários meses e + de mil km pedalando nesse setup, tirei férias e decidi investir uma tarde chuvosa estudando mais tecnicamente esta mudança... segue a geometria original da bike com suspa de 100m comparada as versões de 80 e 120mm minha humilde conclusão: suspas ajustáveis permitem perfeitamente que possamos ajustar a geometria do quadro as necessidades de um pedal, circuito ou prova específica... sem perder desempenho e ariscar a segurança do piloto, desde que as modificações sejam adequadas ao terreno planejado pra mim a sobreposição dos ajustes abaixo e as medidas dos setups acima falam por si só... gostaria de saber o que vocês acham e qual sua experiência sobre isso? Editado por raulino - 13 Set 2016 as 02:46 |
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"Reality is what you make it"
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misera
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Eu confesso que me ficou umas dúvidas , vc tirou as medidas ?
Como vc aumentou o curso e o reach diminuiu mais o tt aumentou ? isso ta meio estranho... |
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TheLittle
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caramba, parabéns pela dedicação
eu também tinha essa mesma suspensão na minha anthem 29 e uma das primeiras coisas que fiz foi abrir ela pra ver se tinha como aumentar pra 120mm, e felizmente tinha! geralmente é essa a relação mesmo, pra cada 20mm de curso a mais o ângulo de direção cai em torno de 1° e acontecem pequenas alterações na altura do central e até reach e tt. se observar as bikes modernas, mesmo a de XC, estão vindo com suspensões maiores, ângulo de caixa menores (era na faixa de 70~71° e agora estão vindo com 69~68°). Além disso estão vindo com top tubes mais longos e mesas mais curtas. Também a tendência da traseira é ser mais curta, mas isso é discutível (muitos defendem que bike muito curta é instável e há um limite que você pode "esticar" pra frente a bike mantendo a traseira curta) se tiver interesse e quiser contribuir, dá uma olhada nesse tópico que fiz na área de AM http://www.pedal.com.br/forum/geometrias-modernas-e-malucas-long-low-and-slack_topic87385.html |
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Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail |
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rapha84
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Ainda não manjo muito de geometria e tals, mas estou alterando o curso de 100mm para 120mm da minha Anthem X visando uma melhora de rendimento nas descidas...
Como não sou competidor e tampouco um fissurado por XC em busca de tempo, busco esta alteração para um maior divertimento com a bike nas trilhas! Praticamente acredito que suspensões a partir de 140mm começam a ficar "ruins" para subidas (mas uma maravilha para descidas)... Então acredito que a melhora será bem relevante com esta alteração! Mas parabéns por todo estudo e trabalho! Aproveite a bike da melhor forma que possa! |
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BXT HT Carbon - 29"
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raulino
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oi misera... comecei pegando as medidas reais do diâmetro das rodas com meus pneus e do garfo ajustado para 120mm... as medidas do quadro da bike achei no gearsuite.com e só conferi, levando em conta o tamanho do meu quadro... segue abaixo a referencia do quadro... ai num dia de ócio resolvi traçar num programa CAD, gerando um arquivo DWG... primeiro tracei o curso atual de 120mm e depois simulei uma alteração retirando 20mm e outra retirando 40mm de curso da suspa deixei sempre o centro do eixo da roda traseira e o piso como referencias... ai foi só padronizar as cotas e fazer a sobreposição... entendeu?
o que acontece é que ao mudar o curso da suspa dianteira o quadro "gira" em relação ao centro do eixo traseiro, considerando a roda apoiada no solo... ao fazer esse giro o movimento central foi para frente enquanto o canote foi para trás, por isso acontece do tt horizontal praticamente não mudar mas o reach diminuir conforme vc levanta a frente do quadro... sacou? nesta simulação eu mantive o canote na medida do meu bikefit, já a mesa eu alterei caso a caso para buscar o melhor valor de tt efetivo, tb em relação ao bikefit... por isso com curso 80mm ele foi desenhado "positivo" e nos demais "negativo"... agora pensa na mudança do ângulo de direção quando a suspa se encolhe 80 mm em relação a bike estática... será uns 4° pelo que o The Little passou... a minha hj tem curso "útil" de 100mm, mais que isso só saltando acima de 1/2 metro... então serão até 5° de variação ao passar por um obstáculo ou ao aterrizar após um bunny-hop uma coisa que aprendi com isso é que a geometria é puramente teórica, pois na prática com a variação do curso ela muda pra kct a cada centímetro pedalado... muda tb quando nos posicionamos na bike para subir (corpo mais pra frente) ou para descer (corpo mais para trás) Editado por raulino - 14 Set 2016 as 12:51 |
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raulino
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obrigado The Little! bacana estes detalhes que vc passou... confesso que aquele tópico foi um dos que me motivaram a fazer o estudo, pra sacar como a geometria da minha bike 2013 modificada ficou em ralação as XC mais novas... vou acompanhar lá com ctza
obrigado rapha! com certeza a sua também vai ficar show... principalmente se pega umas descidas mais técnicas... abração |
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TheLittle
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imagina numa full que mexe a roda traseira também.. realmente geometria é muito dinâmico. você mudar 10psi num shock de uma full ou mesmo num garfo de uma rígida e pode ter uma geometria totalmente diferente. até os ajustes de compressão e retorno das suspensões modificam essa "geometria dinâmica". por isso não dá pra ficar 100% acreditando que certa geometria no papel vai ser melhor ou pior pra você sem experimentar a bike. exemplo, a giant anthem 29 que eu tinha possuía um chainstay de 462mm e nem por isso ela parecia uma bike longa demais, inclusive sendo mais curta (wheelbase) que muitas xc full que vi por aí, mas ela tinha top tube mais curto e ângulo de direção mais fechado que compensava isso.
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Royo
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Por isso que as geometrias são informadas com a bike estática e sem peso aplicado.. ( e nas marcas masi atenciosas.. tb indicam qual a medida de axle to crown que é usada... pois isso tb varia se vc mudar uma suspa de 100m de um fabricante pra outra de 100mm de outro fabricante) para poder comparar "banana" com "banana".. se for analisar de forma dinâmica... ai fica bem mais complicado.. vai precisar de simulação computacional.... pois ai ja vai entrar ajustes da Suspa tb.. SAG, velocidade de retorno, de compressão.. é muita variavel atuando ao mesmo tempo.
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MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
http://mtbogrozumbi.blogspot.com/ |
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misera
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compreendi raulino , o reach era esperado que diminuisse mesmo , mais confesso que na minha bike nem mesmo quando mudei de garfo rigido pra 120 mm o tt efetivo mudou alguma coisa.
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43679
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Na primeira foto as manoplas estao acima da linha do selin,na segunda,estao na linha do selin.Normal q sua pilotagem mais radical melhorasse,embora o conforto piore
Acho que mudar o curso dela nao faz ela ficar mais alta,apenas afunda mais. Diz ai,qto ela tinha de A-C antes e depois,eu creio que nao mudou. Tem como fazer,mas na gambi,com praticamente toda suspensao,porem,é meio que ireversivel.Basta cortar um batente o tamanho que desejar,normalmente nao mais q 1,5cm.Ela simplesmente afunda mais,se cortar demais ela ate mesmo pode bater o pneu na coroa. Tem tbm como aumentar o A-C dela,pondo um calço na base da mola. Logico,tudo gambi,nao é o caso destas suspensoes caras. Q na pratica,vc so remove,nao mete uma faca no calço... Videos deste tipo(afundar mais) tem de ton no Tube,principalmente com suspas somente molas(2 molas)pra FreeRide. Aqui,nao entendo ingles,mas foi trocado o embolo,neste caso aumenta o A-C:https://www.youtube.com/watch?v=7WcCIFguChA Explicaçoes sao muito bem vindas.Se a sua ficou mais alta,ou somente aumentou o curso,q sao coisas diferentes. Ja geometria todo ano os fabricantes saem com uma revolucionaria,normal,o mercado nao pode parar,mas... Acho que a melhor ainda e encontrada como vc fez,estudando,mudando e melhorando a bike |
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raulino
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oi devair... legal sua observação... pra esclarecer ai vai um pouco de conversa fiada: o primeiro dono manteve sempre a bike original, só trocou o que incomodou (freios que travavam e pneus gastos), nunca havia feito sequer um bike fit... a foto da esquerda acho que foi no meu segundo pedal com ela, em dezembro passado, ainda estava ajustando as medidas do meu bike fit (costumo fazer um ajuste fino entre +0/-10mm do valor calculado pelo nograu.com.br) então é provável que nesta foto o selim estava até 10mm mais "baixo" do que o ideal...
acho que pro pedal seguinte eu "inverti" a mesa e passei 1 anel de baixo para cima dela, porque a bike "como veio" empinava mto fácil nas subidas... fim de janeiro fiz a revisão da suspa... eu mesmo desmontei o garfo e levei pra bicicletaria aqui do bairro (que não tem glamour de bike shop mas é autorizada proparts)... me cobraram 60 reais... busquei 2 dias depois e remontei tudo aqui em casa... cheguei a descer a mesa +1 anel mas não gostei do "conforto" (ou falta dele rsrs) e subi de novo... com o tempo cheguei no setup da outra foto... mas as únicas fotos que achei e dá pra notar a alteração de curso são estas ai msm kkk agora voltando a parte técnica: no meu caso específico mudou sim o A-C (axle to crown) pois os espaçadores são fixados na parte móvel da suspa e não na parte fixa ao quadro... isso deixa o conjunto montado mais "curto" a medida que se adiciona mais espaçadores, como mostra a foto abaixo tirada do manual: http://www.sram.com/service/techdocs/technical-manual-recon-gold-2011 neste projeto entendo que se limita o curso "positivo", agora se estes calços ficassem na parte fixa, ai sim iriam limitar somente o fim de curso "negativo" sem mudar o axle to crown como você colocou... concorda? sobre os videos, no caso da rockshox, os mais técnicos que achei estão no canal oficial da sram tech: http://www.youtube.com/user/SRAMtech (depois de ver eles resolvi levar na autorizada pra não me meter a fazer cagada) Editado por raulino - 14 Set 2016 as 21:03 |
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