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[Ajuda]Periodicidade de Revisão da bike! |
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Leokzot
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Cadastrado em: 27 Dez 2009 Espirito Santo Offline Mensagens:117 |
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Postado: 23 Fev 2015 as 21:46 |
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Galera como procurei na busca e não achei nada falando de quanto em quanto tempo tenho que levar a bike na oficina (ja que não sou bom em mecânica) para fazer uma revisão/lubrificação e regulagem, venho a mais um tópico de ajuda: Eu ando de bike mais ou menos uns 120 a 180 km por semana de bike ( vou para o trabalho e volto, e alguns pedais no fim de semana), a pergunta é:
De quanto em quanto tempo ou de quantos em quantos km's temos que fazer uma revisão na bike, considerando que o terrenos é asfalto e não peguei chuva no período? visto que esperar a bike fazer barulho de rolamento seco para só depois levar a bike para a oficina não é uma boa idéia! (ficou igual a pergunta de prova mas está valendo ) |
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dupedal
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Cadastrado em: 11 Abr 2004 manaus-am Offline Mensagens:1425 |
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eu te aconselharia 3 revisões por ano,ou seja,a cada 4 meses,pois cubos,movimento central e cx de direção vão estar sempre lubrificados desse modo.
além dos ajustes que forem necessários.
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toninho du pedal
manaus-amazonas! |
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Leokzot
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Cadastrado em: 27 Dez 2009 Espirito Santo Offline Mensagens:117 |
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vc fala em tres vezes por ano pq eu ando esses km's por semana ou independente disso? |
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dupedal
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Cadastrado em: 11 Abr 2004 manaus-am Offline Mensagens:1425 |
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pelos kms,se rodar menos haverá menos desgaste .
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toninho du pedal
manaus-amazonas! |
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Joerly
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Cadastrado em: 09 Mai 2012 Recife Offline Mensagens:365 |
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Mas bike parada também tem desgaste, então acho melhor fazer periodicamente independente da quilometragem. Como consigo fazer alguma coisa em casa faço a minha a cada 6 meses.
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dupedal
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Cadastrado em: 11 Abr 2004 manaus-am Offline Mensagens:1425 |
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??? bike parada tem desgaste de que ? quando me mudei aqui pra manaus,tinha feito uma revisão na bike e nem montei ela,coisa que só consegui fazer mais de 6 meses depois,ai foi só montar,calibrar pneus,suspa e andar ! ah,eu tb faço tudo na minha bike !
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toninho du pedal
manaus-amazonas! |
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Joerly
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Cadastrado em: 09 Mai 2012 Recife Offline Mensagens:365 |
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Pastilhas / sapatas de freio que ressecam , bem como também problemas relacionado a oxidação de peças como corrente , pinhão e pedivela.
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Perk
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Restrito Cadastrado em: 19 Jan 2013 São Paulo Offline Mensagens:152 |
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Minha bike ficou seis anos guardada dentro de um malabike e trancada no armário da garagem do prédio. Não pegou um pingo de poeira mas isso não adiantou nada. Teve que trocar todas as graxas, cabos e conduítes. Na suspensão os elastômeros viraram pó. Aprendi que a melhor manutenção pra bike é andar. Tudo que a gente não usa muito atrofia ou estraga rss
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newhouse
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Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
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Certa vez fiquei uns bons meses sem andar na minha bike pra treino por questões pessoais, quando tirei a bike da garagem, a corrente tinha oxidado, nem sabia que isso podia acontecer, pensava que era como quadro de alumínio que leva anos pra oxidar.
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sascencio
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Cadastrado em: 19 Mai 2006 SJosé Campos-SP Offline Mensagens:908 |
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Costumo fazer revisão anualmente, desde que não tenha pego nenhuma chuva ou barro.
Pequenos reparos e regulagens eu faço em casa mesmo... |
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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Se vc fizer um mínimo por sua conta (limpeza e lubrificação da relação, e check up de freios e pneus), acho que uma revisão por ano será suficiente. Se pegar chuva, principalmente chuva forte, é muito recomendável fazer uma revisão pois cubos, movimento central e caixa de direção sofrem com a contaminação da graxa pela água e sujeira. O central você por vezes nem percebe, só vai ver quando já virou um moedor de esferas. A manutenção "por conta" é fácil de fazer. Depois de cada treino vc verifica pneus (procura arames ou outros corpos perfurantes que tenham ficado presos na carcaça e avalia o possível estrago), freios (confere o desgaste das sapatas ou pastilhas) e passa um pano seco na corrente para tirar o excesso de sujeira, lubrificando a seguir. E a cada 500km aproximadamente, ou menos se necessário, retira a corrente para limpeza completa, aproveitando para dar um tapa no resto da relação (coroas, catracas, polias do câmbio traseiro). Para esse item recomendo fortemente o uso de elo de ligação (power link ou similares) pois retirar a corrente de outra forma é dar chance para o azar. O básico de verificação de pneus/freios/passar um pano na corrente vai te custar 5 minutos. Uma limpeza de relação vai custar no máximo meia hora. Daí sobra para a revisão anual a checagem de cubos, caixa de direção, central, freios, desgaste nos aros, tensão nos raios, etc. Vai valer o valor investido. |
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Leokzot
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alessandro_SP eu faço esses cheks frequentemente, só não sei fazer regulagem de câmbio traseiro e retirada da corrente, é mesmo necessário a retirada para limpar? Faço a limpeza no local mesmo! Não sei nem tirar a corrente(como q faz isso? )
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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Leo, pra limpar direito tem que tirar sim. Vá na sua bike shop e peça pelo power link ou similar, próprio para a largura da sua corrente. Deve gastar entre 10 e 15 reais. Na Decathlon tem pra vender avulso.
Pra instalar vai precisar de uma ferramenta de sacar corrente, porém será só para a instalação. No uso (encaixar/desencaixar) vc usa um simples alicate. Com esse elo, vc simplesmente desencaixa a corrente e pode colocar num pote com querosene e dar uma boa chacoalhada (recomendo pote de maionese, desses em plástico PET). Aí escorre o querosene (reaproveitável, use um funil e garrafa PET pra guardar), enche o pote com água e um pouco de detergente, chacoalha novamente, enxagua bem, pendura pra secar ao sol e depois é só reinstalar e lubrificar. A corrente fica quase como nova! Enquanto a corrente seca vc passa um paninho entre as catracas e nas polias do câmbio traseiro pra tirar o excesso de óleo sujo. NÃO USE querosene nessas partes, pois se entrar nos cubos vai ter que relubrificar tudo e aí começa a ficar mais chato. Regulagem de câmbio não é difícil, mas vc precisa de um stand para colocar a bike. Se vc morar numa casa que tenha vigas do telhado expostas posso te sugerir um esquema barato e facílimo de usar. Com a bike pendurada vc pode girar o pedal ao mesmo tempo que afina a regulagem (essa é uma necessidade para se regular câmbios). |
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Joerly
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E vc pode aprender muita coisa ainda pelo You Tube e em alguns Blogs/sites , como quais ferramentas usar e como realmente executar o serviço. |
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Leokzot
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Alessandro_sp o que vi sobre power link é que não é bom colocar o link novo em um corrente nova... então é melhor eu trocar a corrente? pois a minha ja andou quase 2.000 km, comigo e com outro dono uns 500 km (minha bike comprei usada)
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Alessandro_sp
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Leo, se vc colocar o link novo em uma corrente velha, não vai ser o fim do mundo. Pior coisa que pode acontecer é ficar estralando um pouco ou "pular" em alguma marcha específica, mas é bastante difícil por se tratar da substituição de apenas UM elo!
2000km com uma corrente, se ela foi bem mantida, é cerca de meia vida. Se estiver em dúvida pegue uma corrente nova, já com o power link. Se não souber como instalar e não estiver a fim de sujar as unhas um pouco, leva numa bike shop que eles colocam pra vc em 5 minutos ou menos. Limpar corrente com ela montada na relação é muito difícil e o resultado nunca é igual. Depois que vc faz a limpeza com a corrente no pote e observa o resultado, não quer mais fazer do outro jeito. Já usei a maquininha de limpar corrente no quadro, já usei paninho com wd40, já usei escovinha de unha e de dentes, e todos esses métodos fazem uma lambança, mais mudam a sujeira de lugar do que limpam. |
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faeltjc
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Cadastrado em: 18 Fev 2015 Itatiaiuçu Offline Mensagens:1 |
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Ai galera, aquele produto que jogam no motor do carro, pode jogar pra limpar o cassete?
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