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(Ajuda) Upgrade em bike urbana |
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startkde
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Cadastrado em: 05 Mai 2014 Japão Offline Mensagens:15 |
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Postado: 23 Jul 2016 as 12:05 |
Olá a todos!
A princípio, agradeço a ajuda de quem puder opinar. Pretendo realizar alguns upgrades na minha bike. Para quem não conhece, é uma Commencal Uptown 29er classificada como urbana. Basicamente é uma mountain bike "capada" rs. Segue a configuração original, copiada do site do fabricante: Specifications: Frame: UPTOWN Al 29, alloy 6061 formed Fork: UPTOWN 29 alloy fork disc Headset: NECO 1 1/8, semi integrated, ball retainer Stem: COMMENCAL 60mm, 31,8mm, 10 angle Handlebars: COMMENCAL 31,8mm, alloy 6061, 1rise, 640mm Grips: COMMENCAL by Velo Brakes: TEKTRO HDC330 hydraulic disc brake 160mm/160mm, with reach adjustment Shifters: SRAM x4 8 speed Rear Derailleur: SRAM x4 8 speed Bottom Bracket: NECO square 68mm Cranks: LASCO alloy 170mm 36t, double plastic bash Chain: YABAN 8 speed Cassette: SRAM pg820 11-32t Rims: JALCO 29 single wall disc 36h Hubs: JOYTEC 36h, loose ball, bolt version Spokes: Steel 1,8mm Ed black - steel 12mm black Tyres: VITTORIA tatoo 29x2.30 Seatpost: COMMENCAL alloy no offset 31,6mm, 350mm Saddle: COMMENCAL by Velo Weight: 13.5kg Depois de alguns anos de uso, muita chuva, e alguns meses parada (andava mais de speed), comecei a utilizá-la para ir ao trabalho (percurso de pouco mais de 25km, em alfalto, em terreno praticamente plano). A bike estava atendendo bem, mas depois de um infeliz acidente onde tive o braço do pedal esquerdo arrancado por uma moto de 50cc comecei a ter muitos problemas: Barulho no movimento central, marcha saltando, corrente escapando... Para não perder meu meio de locomoção para o trabalho, comprei uma baratinha para usar apenas enquanto não coloco a titular em ordem. Aproveitando o embalo, vou transformar em uma Mountain Bike mesmo, mas sem perder o conforto, já que o uso será urbano mesmo, sem trilhas. Segue o que pretendo: 1- Trocar o grupo inteiro por um Shimano/Sram com 16 marchas. Já que o movimento central é ponta quadrada mesmo, vou partir para um octalink. O sistema atual de 8 marchas atende bem, mas já que vou fazer uns upgrades mesmo... 2- Trocar o sistema de freio a disco por um equivalente. Ou mesmo comprar um igual. Achei muito bom estes que estava usando. 3- Para-lamas e Pintura. Mas isso é tema para outro post. Pretendo gastar o equivalente a R$1.000, posso subir para R$1.500 se realmente valer a pena. É isso. Obrigado!
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newhouse
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Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
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Olha, eu achei sua bike bem descente, talvez nem precisaria mexer. Trocar o grupo é uma ideia bacana, se o antigo estiver muito rodado pode ser um bom up, mas é um grupo descente. Recomendo vc dar uma olhada como está alinhamento do triangulo traseiro da bike, se a pancada for muito forte pode ter entortado, ai acontece mesmo estes problemas com as marchas. Se o quadro estiver OK, é certeza que o central está ruim, acho que se vc trocar já melhora seu problema. O freio, se estiver funcionando, já me parece um bom freio também.
Mas que acidente foi esse ein, deveria ter registrado um BO e caído em cima do infeliz que fez isso, ele pode ter condenado seu quadro, tremendo irresponsável.
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startkde
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Cadastrado em: 05 Mai 2014 Japão Offline Mensagens:15 |
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Estou considerando trocar o grupo porque o atual tá bem rodado mesmo. Mas ainda vou desmontar a bike checar o restante das peças e alinhamento nem que seja a olho, apenas para ter certeza.
O freio por enquanto vou manter, mas me preocupa um pouco porque já são mais de 3 anos de uso e numca precisei regular! Funcionando tão bem por tanto tempo até assusta. Fiz o BO, mas infelizmente não deu em nada, apesar da boa vontade dos policiais. Uma boa parte do meu trecho para o trabalho ando em uma via exclusiva para pedestres e bicicletas. Obviamente veículos motorizados não são permitidos em vias assim mas... Apressados irresponsáveis existem em todo o mundo, não é exclusividade do Brasil. A única diferença é que aqui tem sensivelmente menos.
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2128 |
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Vale a pena sair do ponta quadrada só se for para o pedivela integrado. Octalink é menos durável que o P.Q e não vejo vantagens evidentes. Basta ver os depoimentos de usuários em outros tópicos.
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startkde
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Cadastrado em: 05 Mai 2014 Japão Offline Mensagens:15 |
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Fiz uma pesquisa rápida, e achei melhor partir para um octalink com pedivela integrado, já que vou trocar o atual PQ por falta de alternativas interessantes, com boa relação Custo x Benefício. O que encontrei a princípio, me levava a troca do grupo inteiro, praticamente. Neste cenário seria melhor aproveitar o embalo e partir para algo mais atual, para facilitar manutenção mais para frente (desculpe, não especifiquei que seria um com pedivela integrado).
Não tenho experiência prática sobre grupos de componentes para Mountain Bike, apenas leitura. De qualquer forma, ainda vou avaliar o que fazer.
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bicicletada
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nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace |
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startkde
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Obrigado pela observação. Realmente preciso pesquisar mais. Tb pensei nos modelos com cubos de marcha internos, já que uma urbana não precisa de tanta marcha assim. Mas o preço desanima bastante.
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Ligeirinho
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Melhor custo beneficio nesse caso é o Nexus 8V Red line ou talvez um 5 V se seu mundo for muito plano. Isso tbm se sua gancheira permitir sem um uso de um tensionador de corrente, o q não faria...
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43679
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Cadastrado em: 13 Jun 2011 - Offline Mensagens:3050 |
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Vc pode pega um pedevela ponta quadrada(se o central da sua nao estiver ruin),sem coroas,como o FC-M361,por uma coroa narrow wide 36 ou 38(este depende de onde anda,ocomum pra cidade é mesma a 38d),cassete,trocador e cambio a sua escolha
Se TUDO da sua esta pedindo arrego,pode ir pra 9v.Se nao,apenas experiemente uma (nao tao nova ja q acho q a sua é 38)coroa Nao precisara desta gambi ai feita pra nao cair a corrente Todas as outras opçoes,como um cubo de marcha interna + correia dentada sao otimos AI no Japao nao ta sobrando $$$ nao? Oxe,achei q trabalhar com orçamento infimo apertado era caracteristica de pobre? E de orçamento apertado eu entendo Vai de pedivela Acera FC-M361 + coroa unica.O resto vc decide,se ja ta gasto,ou se pode esperara Mas qq troca so ficara mais leve,de 11-30/11-32 8v pra 11-34v Tbm pode pensa em uma relaçao mais speed/ciclocross,com 9v 11/28 e um cambio de speed.Ai fica a seu criterio mesmo Cassete mais curto = melhor cadencia = menor marcha leve |
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43679
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Cadastrado em: 13 Jun 2011 - Offline Mensagens:3050 |
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Ah sim,se esta sentindo a bike pesada,pode optar tbm pela troca de pneus
Sim,ficara mais "leve"pra pedalar.E ate mais "urbana" So nao pegue pneus muito finos,qto mais fino mais desconfortavel. |
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startkde
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Rs, tb trabalho com orçamento apertado. Pode parecer estranho para vc, mas no JP a grana tb tá apertada, pelo menos para mim. Agradeço sua ajuda, sua experiência com orçamento limitado será muito útil.
A bike usa coroa 36, Cassete 11-32. Essa relação atende bem para uso urbano, no meu caso. Vim da speed e sim, estava muito pesada. Mas o desconforto de usar pneu mais fino me impede de trocar. Ainda não chequei a bike, mas vou fazer isso nos próximos dias para para planejar o que trocar. |
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