Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - (Ajuda) Upgrade em bike urbana
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


(Ajuda) Upgrade em bike urbana

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
startkde Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mai 2014
Japão
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar startkde Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: (Ajuda) Upgrade em bike urbana
    Postado: 23 Jul 2016 as 12:05
Olá a todos!

A princípio, agradeço a ajuda de quem puder opinar. Pretendo realizar alguns upgrades na minha bike. Para quem não conhece, é uma Commencal Uptown 29er classificada como urbana. Basicamente é uma mountain bike "capada" rs.





Segue a configuração original, copiada do site do fabricante:

Specifications:
Frame: UPTOWN Al 29, alloy 6061 formed
Fork: UPTOWN 29 alloy fork disc
Headset: NECO 1 1/8, semi integrated, ball retainer
Stem: COMMENCAL 60mm, 31,8mm, 10 angle
Handlebars: COMMENCAL 31,8mm, alloy 6061, 1rise, 640mm
Grips: COMMENCAL by Velo
Brakes: TEKTRO HDC330 hydraulic disc brake 160mm/160mm, with reach adjustment
Shifters: SRAM x4 8 speed
Rear Derailleur:  SRAM x4 8 speed
Bottom Bracket: NECO square 68mm
Cranks: LASCO alloy 170mm 36t, double plastic bash
Chain: YABAN 8 speed
Cassette:  SRAM pg820 11-32t
Rims: JALCO 29 single wall disc 36h
Hubs:  JOYTEC 36h, loose ball, bolt version
Spokes: Steel 1,8mm Ed black - steel 12mm black
Tyres: VITTORIA tatoo 29x2.30
Seatpost: COMMENCAL alloy no offset 31,6mm, 350mm
Saddle: COMMENCAL by Velo
Weight: 13.5kg


Depois de alguns anos de uso, muita chuva, e alguns meses parada (andava mais de speed), comecei a utilizá-la para ir ao trabalho (percurso de pouco mais de 25km, em alfalto, em terreno praticamente plano).
A bike estava atendendo bem, mas depois de um infeliz acidente onde tive o braço do pedal esquerdo arrancado por uma moto de 50cc comecei a ter muitos problemas: Barulho no movimento central, marcha saltando, corrente escapando... Para não perder meu meio de locomoção para o trabalho, comprei uma baratinha para usar apenas enquanto não coloco a titular em ordem.
Aproveitando o embalo, vou transformar em uma Mountain Bike mesmo, mas sem perder o conforto, já que o uso será urbano mesmo, sem trilhas. Segue o que pretendo: 
1- Trocar o grupo inteiro por um Shimano/Sram com 16 marchas. Já que o movimento central é ponta quadrada mesmo, vou partir para um octalink. O sistema atual de 8 marchas atende bem, mas já que vou fazer uns upgrades mesmo...
2- Trocar o sistema de freio a disco por um equivalente. Ou mesmo comprar um igual. Achei muito bom estes que estava usando.
3- Para-lamas e Pintura. Mas isso é tema para outro post.

Pretendo gastar o equivalente a R$1.000, posso subir para R$1.500 se realmente valer a pena.

É isso. 
Obrigado!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 13:46
Olha, eu achei sua bike bem descente, talvez nem precisaria mexer. Trocar o grupo é uma ideia bacana, se o antigo estiver muito rodado pode ser um bom up, mas é um grupo descente. Recomendo vc dar uma olhada como está alinhamento do triangulo traseiro da bike, se a pancada for muito forte pode ter entortado, ai acontece mesmo estes problemas com as marchas. Se o quadro estiver OK, é certeza que o central está ruim, acho que se vc trocar já melhora seu problema. O freio, se estiver funcionando, já me parece um bom freio também.

Mas que acidente foi esse ein, deveria ter registrado um BO e caído em cima do infeliz que fez isso, ele pode ter condenado seu quadro, tremendo irresponsável.
Voltar ao Topo
startkde Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mai 2014
Japão
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar startkde Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 19:33
Estou considerando trocar o grupo porque o atual tá bem rodado mesmo. Mas ainda vou desmontar a bike checar o restante das peças e alinhamento nem que seja a olho, apenas para ter certeza.

O freio por enquanto vou manter, mas me preocupa um pouco porque já são mais de 3 anos de uso e numca precisei regular! Funcionando tão bem por tanto tempo até assusta.

Fiz o BO, mas infelizmente não deu em nada, apesar da boa vontade dos policiais. Uma boa parte do meu trecho para o trabalho ando em uma via exclusiva para pedestres e bicicletas. Obviamente veículos motorizados não são permitidos em vias assim mas... Apressados irresponsáveis existem em todo o mundo, não é exclusividade do Brasil. A única diferença é que aqui tem sensivelmente menos.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 20:30
Vale a pena sair do ponta quadrada só se for para o pedivela integrado. Octalink é menos durável que o P.Q e não vejo vantagens evidentes. Basta ver os depoimentos de usuários em outros tópicos.
Voltar ao Topo
startkde Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mai 2014
Japão
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar startkde Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 20:48
Fiz uma pesquisa rápida, e achei melhor partir para um octalink com pedivela integrado, já que vou trocar o atual PQ por falta de alternativas interessantes, com boa relação Custo x Benefício. O que encontrei a princípio, me levava a troca do grupo inteiro, praticamente. Neste cenário seria melhor aproveitar o embalo e partir para algo mais atual, para facilitar manutenção mais para frente  (desculpe, não especifiquei que seria um com pedivela integrado).

Não tenho experiência prática sobre grupos de componentes para Mountain Bike, apenas leitura. De qualquer forma, ainda vou avaliar o que fazer. 
Voltar ao Topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Offline
Mensagens:809
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicletada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 03:19
Originalmente postado por startkde startkde escreveu:

Fiz uma pesquisa rápida, e achei melhor partir para um octalink com pedivela integrado, já que vou trocar o atual PQ por falta de alternativas interessantes, com boa relação Custo x Benefício. O que encontrei a princípio, me levava a troca do grupo inteiro, praticamente. Neste cenário seria melhor aproveitar o embalo e partir para algo mais atual, para facilitar manutenção mais para frente  (desculpe, não especifiquei que seria um com pedivela integrado).

Não tenho experiência prática sobre grupos de componentes para Mountain Bike, apenas leitura. De qualquer forma, ainda vou avaliar o que fazer. 
Bike bem bacana , obs: octalink não é integrado , octalink é como o hollowtech da primeira geração ou até mesmo de eixo quadrado ,  hollowtech II é integrado , ou pedivelas para centro gxp como os sram , e por ai vai , freios eu colocaria avid mecanico ou bb5 ou bb7 , cubos e sistema de câmbio se tratando de uma Urbana , eu sonhava ter uma e montar ou com cubos de marchas interno como os  nexus , ou alfine , más para freio a disco não freio a tambor , os rohloff são top más muito caros ....

nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar ao Topo
startkde Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mai 2014
Japão
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar startkde Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 08:36
Obrigado pela observação. Realmente preciso pesquisar mais.  Tb pensei nos modelos com cubos de marcha internos, já que uma urbana não precisa de tanta marcha assim. Mas o preço desanima bastante.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 14:37
Melhor custo beneficio nesse caso é o Nexus 8V Red line ou talvez um 5 V se seu mundo for muito plano. Isso tbm se sua gancheira permitir sem um uso de um tensionador de corrente, o q não faria...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 21:22
Vc pode pega um pedevela ponta quadrada(se o central da sua nao estiver ruin),sem coroas,como o FC-M361,por uma coroa narrow wide 36 ou 38(este depende de onde anda,ocomum pra cidade é mesma a 38d),cassete,trocador e cambio a sua escolha
Se TUDO da sua esta pedindo arrego,pode ir pra 9v.Se nao,apenas experiemente uma (nao tao nova ja q acho q a sua é 38)coroa
Nao precisara desta gambi ai feita pra nao cair a corrente
Todas as outras opçoes,como um cubo de marcha interna + correia dentada sao otimos
AI no Japao nao ta sobrando $$$ nao?
Oxe,achei q trabalhar com orçamento infimo apertado era caracteristica de pobre?
E de orçamento apertado eu entendo
Vai de pedivela Acera FC-M361 + coroa unica.O resto vc decide,se ja ta gasto,ou se pode esperara
Mas qq troca so ficara mais leve,de 11-30/11-32 8v pra 11-34v
Tbm pode pensa em uma relaçao mais speed/ciclocross,com 9v 11/28 e um cambio de speed.Ai fica a seu criterio mesmo
Cassete mais curto = melhor cadencia = menor marcha leve
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 21:24
Ah sim,se esta sentindo a bike pesada,pode optar tbm pela troca de pneus
Sim,ficara mais "leve"pra pedalar.E ate mais "urbana"
So nao pegue pneus muito finos,qto mais fino mais desconfortavel.
Voltar ao Topo
startkde Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mai 2014
Japão
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar startkde Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2016 as 20:19
Rs, tb trabalho com orçamento apertado. Pode parecer estranho para vc, mas no JP a grana tb tá apertada, pelo menos para mim. Agradeço sua ajuda, sua experiência com orçamento limitado será muito útil.

A bike usa coroa 36, Cassete 11-32. Essa relação atende bem para uso urbano, no meu caso. Vim da speed e sim, estava muito pesada.  Mas o desconforto de usar pneu mais fino me impede de trocar.
Ainda não chequei a bike, mas vou fazer isso nos próximos dias para para planejar o que trocar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X