Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda Upgrade Caloi 700
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda Upgrade Caloi 700

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda Upgrade Caloi 700
    Postado: 11 Jul 2022 as 20:47
Olá, Pessoal!

Eu preciso da ajuda de vocês.

Eu tenho uma caloi 700 (catraca roda livre de rosca 14-34 dentes), câmbio traseiro Shimano Tourney e gostaria de colocar um cassete na roda traseira.

Além do cubo, do cassete e da corrente quais peças mais precisam ser trocadas?

Muito obrigado!

Antonio
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 09:22
Além disso tudo, trocador e câmbio traseiro.

Teu sistema deve ser 21v.

Se tu passar para 24 ou 27 marchas, pode ser que consiga aproveitar o cambio dianteiro e o pedivela.

Se optar por 20v ou 22v, aí troca-se o pedivela junto!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 09:38
Gabriel,

Obrigado pela ajuda!

Aproveitando o seu conhecimento, se eu optasse por apenas trocar a catraca roda livre (14-34) por uma catraca roda livre (11-28, achei no aliexpress) para eu ter mais velocidade final, seria necessário trocar mais alguma peça ou apenas a catraca?

Grato novamente.

Antonio  
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 09:39
Não precisa trocar o câmbio. Os câmbios de 7, 8 e 9v tem funcionamento similar. A necessidade de troca se daria no máximo por usar um cassete muito grande mas o TY300 que vem nela funciona bem até 34 dentes no cassete.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 09:42
Originalmente postado por acepa acepa escreveu:

Gabriel,

Obrigado pela ajuda!

Aproveitando o seu conhecimento, se eu optasse por apenas trocar a catraca roda livre (14-34) por uma catraca roda livre (11-28, achei no aliexpress) para eu ter mais velocidade final, seria necessário trocar mais alguma peça ou apenas a catraca?

Grato novamente.

Antonio  


Essas catraca com. 11 dentes normalmente não são muito duráveis. Se cabe no seu bolso prefira mudar para o cassete. As peças são bem melhores e é bem mais fácil encontrar opções de cassete de diferentes fabricantes.

A propósito, você pode usar um cassete de 8v sem problemas caso não encontre um de 7v. Só terá que optar em abrir mão do menor ou maior cog durante a regulagem.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 09:46
Originalmente postado por acepa acepa escreveu:

Gabriel,

Obrigado pela ajuda!

Aproveitando o seu conhecimento, se eu optasse por apenas trocar a catraca roda livre (14-34) por uma catraca roda livre (11-28, achei no aliexpress) para eu ter mais velocidade final, seria necessário trocar mais alguma peça ou apenas a catraca?

Grato novamente.

Antonio  

Cara, eu nunca vi catraca 11-28. Se isso realmente existir, em teoria tu só troca a catraca! mas ainda acho que é um cassete!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 09:56
Se vc só troca uma roda livre pelo cassete de 7v não vai precisar trocar mais nada além co cubo de roda e comprar o cassete, se sua corrente não estiver muito gasta nem precisa trocar tbm. Vantagem de usar cassete é poder adicionar mais velocidades, claro trocando os trocadores, cambios, enfim, as possibilidade são inúmeras.
Voltar ao Topo
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 09:56
Hug,

Obrigado pela resposta!

Estava bem tentado a pegar a catraca de 11 do aliexpress, mas se não dura, não vale a pena.

Então poderia colocar um cassete 8v (usaria apenas 7v) e precisaria trocar, cubo, raios, cassete e corrente, aproveitando os câmbios, seria isso?

Vou verificar o custo deste upgrade para ver se compensa, gosto muito da minha caloi 700 (pela posição de pilotagem e pela facilidade de manutenção dos v brake).

Boas pedaladas por aí!


Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 10:01
Eu uso um cassete chinês de 12v um sunshine, vai fazer 4 mil km logo logo. Super inteiro, usando a segunda corrente já.
E eu enfio ele no barro, em rios, sem dó.
Se seu uso é mais em cidade um cassete chines dura tbm.
Sunshine, Sunrace, eu recomendo. Mas vindo do Ali vc pode pegar um Shimano baratinho.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 10:01
Originalmente postado por acepa acepa escreveu:

Hug,

Obrigado pela resposta!

Estava bem tentado a pegar a catraca de 11 do aliexpress, mas se não dura, não vale a pena.

Então poderia colocar um cassete 8v (usaria apenas 7v) e precisaria trocar, cubo, raios, cassete e corrente, aproveitando os câmbios, seria isso?

Vou verificar o custo deste upgrade para ver se compensa, gosto muito da minha caloi 700 (pela posição de pilotagem e pela facilidade de manutenção dos v brake).

Boas pedaladas por aí!




Exato!

No caso dos raios talvez até dê para reutilizar mas isso depende da altura da flange do cubo. O mecânico vai conseguir lhe dizer quando você for fazer a troca.
Voltar ao Topo
Silva Tagima 2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2021
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Silva Tagima 2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 10:10
O cubo para cassete de 7 velocidades não pega cassete de 8 velocidades. O cubo para cassete de 8 vel pega cassete de : 8 , 9 , 10 , e 11 velocidades.  Preste atenção nisso caso queira futuramente mudar o grupo para mais velocidades no cassete.

Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 11:17
Originalmente postado por Silva Tagima 2 Silva Tagima 2 escreveu:

O cubo para cassete de 7 velocidades não pega cassete de 8 velocidades. O cubo para cassete de 8 vel pega cassete de : 8 , 9 , 10 , e 11 velocidades.  Preste atenção nisso caso queira futuramente mudar o grupo para mais velocidades no cassete.


Acho que cubo para cassete de 7v nem é fabricado mais. De qualquer maneira não há problema algum em usar um cubo para 11v com um cassete de 7v. Basta instalar espaçadores atrás do cassete.
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 11:52
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por Silva Tagima 2 Silva Tagima 2 escreveu:

O cubo para cassete de 7 velocidades não pega cassete de 8 velocidades. O cubo para cassete de 8 vel pega cassete de : 8 , 9 , 10 , e 11 velocidades.  Preste atenção nisso caso queira futuramente mudar o grupo para mais velocidades no cassete.


Acho que cubo para cassete de 7v nem é fabricado mais. De qualquer maneira não há problema algum em usar um cubo para 11v com um cassete de 7v. Basta instalar espaçadores atrás do cassete.
7v encontra shimano 12-32 e sunrace 11-34, só não acha 6V.

Acho a diferença de preço de 7v para 8v pequena no custo, iria de 24v.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 16:02
Pessoal,

Obrigado a todos pela ajuda!

A catraca que eu estou pensando em pegar é esta:

https://pt.aliexpress.com/item/4000088606066.html?spm=a2g0o.cart.0.0.5a567f060pelZZ&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Será que é catraca ou cassete?

Estou pensando em trocar o pedivela por 1 48 38 28, acho que é mais simples né?

Obrigado novamente!

Antonio Cepa
Voltar ao Topo
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 16:04
Corrigindo o link:

https://pt.aliexpress.com/item/4000088606066.html?spm=a2g0o.cart.0.0.5a567f060pelZZ&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 17:20
cara, pelo anuncio realmente é catraca (roda livre)

Mas, observe que além do cassete, terá que comprar a ferramenta de instalação.

Não creio que isso seja bom a médio-longo prazo, visto que o sistema de roda livre é mais frágil e passível de manutenções que o sistema de cassete.

O barato pode sair caro!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 19:38
Mas cassete uma vez colocado, manda instalar, não mexe com muita frequência. Eu pelo menos não vivo tirando meu cassete.
Bom se vc não quer ter que trocar um monte de coisas na bike só trocar sua catraca por outra, mas não existem muitas variações de escalonamento por ai. Geralmente são 7v com 14/28 ou 14/34.
Essa do link é uma catraca, vantagem dela é o cog menor ser 11 dentes. Agora fica a desejar em questão de qualidade e durabilidade. Pelo preço vale o teste.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2022 as 20:06
Originalmente postado por acepa acepa escreveu:

Pessoal,

Obrigado a todos pela ajuda!

A catraca que eu estou pensando em pegar é esta:


Será que é catraca ou cassete?

Estou pensando em trocar o pedivela por 1 48 38 28, acho que é mais simples né?

Obrigado novamente!

Antonio Cepa


Catraca, mas por esse preço você consegue um cassete 7v (Sunrace) mais um cubo cassete mais simples. Tá certo que ainda tem a mão de obra mas não acho que valha a pena pegar essa catraca não.
Voltar ao Topo
acepa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2022
Brasil
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2022 as 15:24
Boa tarde, Colegas!

Gostaria de agradecer a todos que responderam este tópico. Eu aprendo muito com vocês.

Considerando os custos envolvidos, optei por fazer o upgrade do pedivela para o 48 38 28, ficando com a catraca 14-34, aí terei uma relação 3,42-0,70. Hoje, o máximo que tenho é 3 (42/14), logo, devo ganhar um pouco de velocidade com a mudança do pedivela.

Acredito que daqui a algum tempo, terei que fazer a troca da bicicleta para uma mais moderna com sistema cassete, com mais possibilidades.

Obrigado e boas pedaladas a todos!

Antonio Cepa
 

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X