Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda! Trocar MTB 29 por Endurance Fuji S 1.1
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda! Trocar MTB 29 por Endurance Fuji S 1.1

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rnasfer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2016
Ituporanga-SC
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rnasfer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda! Trocar MTB 29 por Endurance Fuji S 1.1
    Postado: 20 Jul 2017 as 07:58
Bom dia.

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar em uma escolha.
Estou vendendo minha MTB Bianchi JAB 29.3 e recebi uma oferta de uma Fuji Spotifi 1.1 Disc.
Antes de mais nada quero esclarecer que:
1- A ideia inicial é adquirir uma cyclocross já que onde moro o pessoal não tem costume de pegar trilha de MTB (somente Downhill) e quem tem MTB pedala exclusivamente em asfalto (vai entender...) e estradões.
2- Não entendo bolhufas de bikes Speed e suas derivações (como neste caso uma Endurance)
3- Apesar de estar andando mais em asfalto e estrada de chão, não gostaria de ficar limitado a pisos regulares pois gosto de pegar morros e decidas pouco técnicas, portanto a bike tem que aguentar algum tranco.
4- A troca seria de mano, sem volta.

Tendo isso em mente, não sei se realizo essa troca ou se apenas troco os pneus da minha MTB por um mais fino e troco o garfo dianteiro por um rígido. O duro é que essa troca sairia o valor de uma bike pra minha esposa e quero colocar ela pra pedalar comigo aos finais de semana.
Não me sinto a vontade andando de MTB em asfalto e a minha ainda é 30V e acabo me esforçando mais do que gostaria pra manter velocidade no asfalto.

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 10:23
Se a ideia sua não é ficar limitado a pisos regulares não tem logica pegar uma Speed, nem mesmo uma Endurance, que é preparada para pisos irregulares e não terra... Ai o correto seria uma Gravel Bike, pesquisa o termo ai, procura por bikes como Cannodale Slate e Specialized Diverge e você vai ver o que você procura...rs...

Eu melhoraria sua MTB, deixando ela mais apta ao asfalto... Colocando pneus 700x32, 700x35, 700x38 ou 700x42, mais ou menos neste estilo: (não precisa ser esse, é apenas um exemplo)


Quando você fosse no asfalto, deixa perto da pressão máxima....

Sua bike já é pedivela triplo, o que é ótimo para este tipo de proposta, pois pode se adaptar a diversos terrenos, colocaria apenas uma coroa maior na mais pesada.. passaria de 42 para 44: (precisa achar uma que aceite no sei pedivela, tem que ver o BDC)


Ou ate mesmo o pedivela inteiro, para um 48-36-26... Apesar de ser alivio 27v, ele vai ser compatível com seu deore 10v, melhor se for long cage para não esticar muito....


Sua suspensão ja possui trava, colocar um garfo rígido de carbono seria apenas para aliviar peso....

Estão ai as dicas...




Editado por rafael_rtg - 20 Jul 2017 as 13:34
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 13:28
olha tem nego em forum gringo falando em pneu 700x38 pra essa bike: http://www.bikeforums.net/recreational-cyclocross-gravelbiking/1062930-fuji-sportif-2016-commuter-gravel-max-tire-clearance.html

isso quer dizer que dá pra andar em estradão de chão batido mas não em areia lama e similares, no fim a coluna é sua, você que vai dizer se aguenta. 

Como você falou que o pessoal daí prefere andar em asfalto parece ser uma boa, na pior da hipóteses você vai ter que juntar um período de grana e comprar uma MTB (o que não é anormal, aqui em casa já vão três bikes e a mulher que uma speed agora)
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 17:21
boas....

após alguns projetos doidos aqui em casa, eu acabei trocando minha estradeira por uma ciclocross. te digo, to quase desistindo da minha mtb para ficar só com a cx....ela é sensacional...andando no asfalto, andando no estradão...e se estiver com disposição, anda até na trilha. não acho que não aguente...depende da sua disposição física, uma vez que as coisas ficam um pouco mais técnicas. já andei em terreno arenoso, terra batida e muita lama (do tipo que tem que parar para tirar lama das rodas para a bicicleta andar)...em todos estes espaços a bike funcionou super bem. fiz uma viagem que todo mundo faz de mtb com ela....também sem nenhum tipo de arrependimento.

a minha percepção é que nas descidas com ela são um pouco mais cansativas do que com a mtb. no asfalto eu não vejo diferença para a estradeira...pode ser um pouco menos agressiva...mas nada que me incomode. no sábado passado fui com uns amigos (todos de full) andar num lugar 100% estradão...onde eles passaram eu passei. fiquei um pouco mais cansado, desci um pouco mais devagar...mas compensava nas subidas.

p mim a grande questão sobre essa fuji é fazer caber um pneu mais largo. as ciclocross e as gravel cabem pneus maiores....simplesmente para aumentar a aderência e o conforto (mais nas gravel que nas cx) ao andar no terreno irregular. qq pneu 32 ou 35 já faz uma bela diferença andando na terra e dá para andar de boa. Quanto maior for o pneu, mais confortável fica. eu tenho dois jogos de pneu: um 30 que anda na boa na buraqueira do rio e um 40 que monto mais quando vou andar na terra....(esse 40 anda super bem no asfalto, se não tivesse comprado o outro antes ficava só com ele).

enfim....eu topava a troca.


Editado por leogc - 20 Jul 2017 as 17:23
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 18:29
Pneus de 40mm sao pneus de Hibrida.
Pneus de 38mm sao pneus de Gravel
Pneus de 32mm sao pneus de CX
Pneus de 28mm sao pneus de City
Pneus de 25mm sao pneus de Endurande(vamu chamada de speed)
Pneus de 23mm sao pneus de Speed
Pneus de 19mm sao pneus de Velodromo

Da pra misturar normalmente,e mudar o ambito/uso/estilo/seila da bike so com a troca dos pneus,mas ela jamais sera original
Isto nada mata ninguem.

Mas é inverdade dizer q uma bike de CX vai onde uma MTB vai,porque eu tenho uma MTB 29er com garfo rigido e sei q esta minha nao vai onde uma identica porem com suspensao vai.

Entenda como o "vai" acompanhar igual,nao ficar pra traz.

Esta regra nao tem excessao:
NAO existe uma bike que faz tudo.Sempre perdera em algo

Partindo desta premissa,e do uso do dono do topico,eu acho q tbm trocaria.
Porem,pelas fotos q vi da Fuji,nao sei nao q passa pneus 38mm de CX
Entenda como passar sobrar um vao de segurança,e o pior,nao travar com mijo de gato na estrada

A minha gambihibrida ta com pneus Kenda 38mm e te digo,sobra uma casca.Na suspa dianteira nao sobra 1cm.Se tudo tiver seco,nen noto isto.Mas se juntar 2 nuvens no céu,e eu estiver no meio do estradao,eu começo a me preocupar.2min de chuva trava as 2 rodas e so jogando a bike no colo(costas)e seguir a pé...
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 19:26
Bike no colo e segue a pé, literalmente a proposta do CX para lama 😂😂😂

Realmente 700x38 pra cima só vai servir em Gravel e nas Mtb 29 que esteja virando uma híbrida...

Editado por rafael_rtg - 20 Jul 2017 as 19:56
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 09:58

Particularmente acho que esse negócio de "original" é bobagem...cada terreno é um terreno, cada trilha é uma trilha, cada estrada é uma estrada, isso na terra. sempre vai ter que ter alguma adaptação, seja de suspensão, seja de pneu.  fora que cada ciclista é um ciclista...

já pedalei em lugares com muitas trilhas (muita pedra/raiz/etc)....nesses lugares eu não abriria mão da mtb....mas no cenário onde a maior parte é estradão...e aí te digo por experiência própria: a gravel/cx sobe como nenhuma mtb (com suspensão) sobe. para descer é mais lento, óbvio, mas depende muito do ciclista....no big biker de itanhandu corri na categoria diverge para bikes gravel, e tinha um cara com uma speed normal, pneu 23...e o cara descia pelo single track como eu não desceria de full...

em todos esses pedais que eu fiz....só empurrei bike nessa viagem das fotos abaixo...mas teria empurrado uma mtb ou qq uma outra pq tinha lama demais.

não pelas bikes...mas pelo conceito:
https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2016/apr/17/tried-and-tested-adventure-bikes-raleigh-roker-pro-genesis-datum-pickenflick-mason-resolution-jamis


isso aqui pode ser considerado lama?






Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 10:18
só mais alguns comentários:

fiz essa viagem com pneus 35 continental. de ciclocross.

hoje ando com pneus 40 panaracer king de gravel, super leve. existem até pneus mais largos (até 47)..esse negócio de pneu 40 é para híbrida já não existe mais.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:01
Nas fotos,pra outros é lama,pra min é um barrinho qualquer.
Venha e enfrente 2 min de terra roxa,do Oeste do Parana.

Super bond passa longe das estradas daqui.MAS ATENÇAO
Nas cidades viznhas,ja muda um pouco.
Por ex,em UBirata,a 25km,é mais preta,mais argilosa,e a 30km,de Goioere pra frente,é mais areia,alias,tem trecho de areaio puro mesmo


Isto da foto é barrinho de gato pra min,mas a mesma qtde q ta nas fotos ai trava a minha bike gambihibrida,porque a terra daqui da cidade cola demais.Travou minha 29er,sim,nao sei se alguemleu em outros topico,eu removi o cambio dianteiro,pus coroa unica,UMA(apenas uma)das minhas esperanças era que travasse menos.
E funcionou,com coroa unica pega bemmenos barro ali no stay.Mas ainda tive que empurrar ela pois travou com com os pneus 54mm(29er)

Qto a gravel acompanhar MTB,acompanha,eu por ex,com a gambi fiz o passeio de 52km de boa,estradao,acompanhei e passei muita gente,enquanto q fui passado por muita gente.

Me desculpe mas uma gravel nao pega nen bera com uma MTB,nen com uma 26er,qto mais uma 29er.A prova de que misturou é dizer q um cara com pneus 23mm desceu legal estradas de terra.

Ja usei 23mm na gambihibrida,3 pares,desde 2012.2 deles simplesmente entorartao antes de rasgar,e erao duros,de baixo TPI,de pobre mesmo.Eu andava na estrada de sitio a 10km/h.
Ainda tenho aqui um par de Kenda Kadence 23mm.Ate na cidade ele bate.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:02
Pela foto do meio,o pneu traseiro ta raspando no seat tube.Aqui onde moro vc nao andava 1 mt com esta bike no barro.
Voltar ao Topo
Rnasfer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2016
Ituporanga-SC
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rnasfer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2017 as 22:45
Obrigado a todos pelos comentários e relatos.
Estou pensando seriamente em ficar com a minha e pegar uma speed de entrada. Tipo uma Oggi Velloce 300 ou Caloi Strada.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X