| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - [Ajuda] Rota de trabalho no centro de SP
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

[Ajuda] Rota de trabalho no centro de SP

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Carofe Ver Drop Down


Registrado: 04 Jul 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:5
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carofe Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: [Ajuda] Rota de trabalho no centro de SP
    Enviado: 05 Jul 2020 as 12:57
Olá pessoal,
Galera de SP pode dar um help?

Sou nova no grupo, mas já providenciei uma bike com as orientações daqui para ir trabalhar, mercado e passeio. Tudo certo, peguei uma dobrável de boa qualidade, mas aí veio o problema da rota de trabalho. Minha rota é bem curtinha, 2 km o trecho, porém quando fui ver a questão de segurança vi que a coisa é meio complicada. Eu vou da região do extra da brigadeiro até a Câmara Municipal, tem 2 ciclofaixas paralelas ao trajeto, mas pra chegar nelas ando muito, pra ficar pouco. Tenho a av Brigadeiro, mas não me sinto segura de andar no horário de pico ( pode ser receio bobo?) O trajeto de ida pelo Bexiga é ok mas a volta fica beeeem ruim, porque volto tarde as vezes e o caminho é complicado( perigoso, fui assaltada nele). Será que devo deixar a ideia e usar a bike só pra passeio? Alguém que conhece a região pode sugerir algo? Estou disposta a fazer o caminho mais longo se for com maior segurança.
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jul 2020 as 16:36
Eu faria uma divisão desse problema em duas partes: Trânsito e segurança.

Quanto ao trânsito, eu sempre optaria pela rota mais tranquila; de bike com o tempo essa rota vai parecer mais curta. Caso tu vá pela rota de 2 km, vais levar em torno de 6 a 8 minutos para percorre-la. Mas se usar uma rota alternativa cuja distância seja o dobro, o teu tempo será de 12 a 16 minutos. Um acréscimo relativamente pequeno e muito fácil de ser encarado, principamente de bicicleta.

Quanto a questão da segurança pelo trajeto mais perigoso, minha sugestão é utilizar no início em vez da bike dobrável (que pelo visto é de qualidade e custo elevado), uma bike bem simples e barata. Caso sejas vítima dos amigos do alheio, o prejuízo não será grande. Faça isso até acostumar-se ou sentir segurança para usar a dobrável.

Uma dica de segurança: tente fazer trajetos diferentes em dias aleatórios, principalmente não passando sempre pelo mesmo caminho perigoso. Uma coisa que vai facilitar a vida dos assaltantes é tu passares sempre pelo mesmo caminho e no mesmo horário. Na terceira ou quarta vez que o malaco te observar por ali, ele já va saber que existe uma oportunidade e preparar-se para quando a ocasião surgir.

Outra dica é prestar bastante atenção em situações que possam ser potencialmente perigosas. Sei que de bike é um pouco difícil; porém como tempo é possível aprender e evita-las. No mais, seguir aqueles conselhos tradicionais sobre como minimizar os prejuízos em caso de assalto.

Boa sorte!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
Desconectado
Mensagens:722
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2020 as 04:51
eu desceria pela brigadeiro mesmo, é tranquilo acompanhar o trânsito na descida

na volta eu iria pela liberdade, rua vergueiro, até o metrô paraíso
Voltar para o topo
Carofe Ver Drop Down


Registrado: 04 Jul 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:5
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carofe Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2020 as 12:59
Marcos_netto e pf23 obrigada pelas dicas. A ida é mais tranquila, a volta descendo a brigadeiro seria ótimo pois é um caminho mais seguro apesar de um pouco mais longo
Voltar para o topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Fev 2013
São Paulo
Desconectado
Mensagens:476
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pantoja Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2020 as 13:13
Originalmente Postado por Carofe Carofe Escreveu:

Olá pessoal,
Galera de SP pode dar um help?

Sou nova no grupo, mas já providenciei uma bike com as orientações daqui para ir trabalhar, mercado e passeio. Tudo certo, peguei uma dobrável de boa qualidade, mas aí veio o problema da rota de trabalho. Minha rota é bem curtinha, 2 km o trecho, porém quando fui ver a questão de segurança vi que a coisa é meio complicada. Eu vou da região do extra da brigadeiro até a Câmara Municipal, tem 2 ciclofaixas paralelas ao trajeto, mas pra chegar nelas ando muito, pra ficar pouco. Tenho a av Brigadeiro, mas não me sinto segura de andar no horário de pico ( pode ser receio bobo?) O trajeto de ida pelo Bexiga é ok mas a volta fica beeeem ruim, porque volto tarde as vezes e o caminho é complicado( perigoso, fui assaltada nele). Será que devo deixar a ideia e usar a bike só pra passeio? Alguém que conhece a região pode sugerir algo? Estou disposta a fazer o caminho mais longo se for com maior segurança.

Tente fazer como sugeriram aí em cima, suba a Av. Liberdade. Creio que virando no viaduto Beneficiência Portuguesa e indo por dentro, vc chegue no seu bairro.

Pode parecer muito mais longe, mas você perceberá que pedalar com tranquilidade cansa bem menos. E outra: com o tempo, vc perceberá que existem inúmeros caminhos aonde vc só via um. E as pernas se acostumando com o exercício, vai ser cada vez mais comum vc fazer rotas alternativas, mesmo que mais longas. 

O caminho mais curto nem sempre é o melhor, ou mais legal.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:2038
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jul 2020 as 08:10
Não creio que uma bike dobrável seja alvo de assalto... Os manos gostam de suspensão e freio a disco!

Se for assaltada, será por carteira, celular... mesmo motivo que estando a pé. Mas a bike dificulta isso por estar em velocidade maior.


Voltar para o topo
rostf Ver Drop Down


Registrado: 20 Set 2020
SP
Desconectado
Mensagens:5
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de rostf Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Set 2020 as 12:23
Olá,
Faço um trajeto que tem início e fim bem próximos do seu (começo perto do metro trianon e termino na Rua Maria Paula).

Faço exatamente o que sugeriram acima:

(a) para ir, vou pela Brigadeiro.

Descer a avenida com os carros é seguro. Vou pela faixa de ônibus mesmo. Como eles param nos semáforos e pontos, sua velocidade media será maior que a deles em quase todo o percurso.

Os únicos momentos que eles desempenham maior velocidade são os trechos entre a Av. Paulista e o Extra Brigadeiro e o quarteirão final próximo ao teatro Renault.

Apenas tenha o cuidado de não ficar na frente de um ônibus.
Se perceber um se aproximando, mude para a faixa dos carros que tudo ficará bem.

O verdadeiro perigo são as crateras que volta e meia se formam na pista, principalmente em épocas de chuva, mas se não estiver em alta velocidade, dá para avistá-las de longe e desviar com segurança.

(b) Na volta, não recomendo usar a Brigadeiro. Você será o veículo lento disputando espaço com pessoas apressadas. Não vale o stress.

Use a calçada do viaduto Maria Paula (no lado oposto ao do fórum Hely Lopes) para subir até a praça João Mendes. Ela é suficientemente larga e vazia para permitir que compartilhe o espaço com os pedestres sem incomodá-los.

Daí, siga pela ciclovia da Liberdade/Vergueiro até a Paulista.
O trajeto é um pouco maior, mas ainda curto (5 a 6 Km no total).


Se não quiser usar a brigadeiro na ida, as alternativas são:

(1) Ir pela ciclovia da vergueiro (o mesmo caminho que sugeri para a volta)

(2) usar a ciclovia da Rua Abolição/Humaitá/Martiniano Carvalho até a Paulista. Passa por dentro da Bela Vista, mas é seguro. Apenas prepare-se para longas subidas.

(3) ir pela Paulista até a Consolação e descer por esta avenida. É tranquilo e seguro, apenas um pouco mais poluído por causa do excesso de veículos.

Todos os três caminhos são relativamente curtos e seguros mesmo para um iniciante.

O mais gostoso é o da vergueiro, que tem uma descido suave e beeem longa, com poucos semáforos. É quase como ir para o trabalho de bicicleta elétrica.


Para ir até a ciclovia da vergueiro, pedale pela Bernardino de Campos até a Rua Abilio Soares. Peque a ciclovia à esquerda e vire a direita no Viaduto da Rua do Paraíso. Saírá já bem perto do Centro Cultural e no começo da descida. Daí para o centro é um passeio.

Abraço
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X