Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda - Restauração Caloi Aluminum 1995
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda - Restauração Caloi Aluminum 1995

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda - Restauração Caloi Aluminum 1995
    Postado: 01 Ago 2020 as 14:23
Olá amigos. Tenho uma Caloi Aluminun 1995 que está a bastante tempo parada, o modelo da mesma era SUPRA (modelo de entrada que vinha com câmbio traseiro SIS e dianteiro Tourney) e gostaria de restaurar a mesma, dando uma “modernizada” sem no entanto, gastar muito. Busquei ajuda com alguns canais do YouTube e alguma lojas e os mesmos foram enfáticos em afirmar que os grupos e peças atuais não poderiam ser empregados no meu projeto. Queria saber como posso “reviver” esta bike com peças mais modernas, Grupo Shimano mais moderno (ALTUS, ACERA ou ALÍVIO) do Cantiléver para um VBrake do mesmo grupo, garfo de suspensão compatível, entre outros elementos em que eu possa levantar a bike de novo. Antes que algum amigo aponte que seria mais barato comprar uma nova, eu sei disso, mas a bike envolve uma questão sentimental pois foi o último presente da minha mãe antes do seu falecimento. Agradeço de antemão às ideias, conselhos, críticas e orientações. Abraços a todos.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 16:08
Tem como sim, será necessário alguns adaptadores e colocar um garfo com suspensão provavelmente vai mudar muito a geometria da bicicleta.
Minha sugestão é tentar manter ela o mais original possível, até pelo valor sentimental. 
Era uma bike bem bacana na época, com certeza foi um presentão !! 
Posta fotos ae para a gente ver e fica mais facil do pessoal ajudar.
Bons pedais.

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 18:13
Valeu Gustavo. Hoje ela está desmontada, mas vou procurar postar umas fotos aqui. Vou também esta semana pegar um paquímetro emprestado para fazer algumas medições dela.   Que aí procurar componentes ou adaptadores será mais fácil. Conto com a sua ajuda e dos demais confrades para tocar este projeto pra frente. Valeu irmão.
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 18:16
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Tem como sim, será necessário alguns adaptadores e colocar um garfo com suspensão provavelmente vai mudar muito a geometria da bicicleta.
Minha sugestão é tentar manter ela o mais original possível, até pelo valor sentimental. 
Era uma bike bem bacana na época, com certeza foi um presentão !! 
Posta fotos ae para a gente ver e fica mais facil do pessoal ajudar.
Bons pedais.


Uma outra coisa que esqueci de mencionar, na época havia um modelo superior, se não me engano era a SIGMA, que vinha com um Grupo Altus ou Alívio se não me engano. A mesma também tinha um garfo de suspensão, coisa que chamava muito a atenção dela na época. Talvez, se buscar uma suspa mais simples, não altere tanto as questões do projeto original e a respectiva ergonomia.
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 18:48
Lembro que esta SIGMA, ainda tinha um dois sistemas de amortecimento, um na mesa/avanço e outro no canote. Mas não tinha nada de suspensão traseira no quadro.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 22:59
Em termos de custo beneficio não vejo melhor opção que Shimano 8V Altus  e depois trocadores Sun Race também 8V e cambio traseiro SunRace m90. Mas regra nº 1, faça as contas antes de ver se vale a pena fazer essa incursão.
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 23:14
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Em termos de custo beneficio não vejo melhor opção que Shimano 8V Altus  e depois trocadores Sun Race também 8V e cambio traseiro SunRace m90. Mas regra nº 1, faça as contas antes de ver se vale a pena fazer essa incursão.

Perfeito amigo. Vou garimpar um conjunto Altus que pegue no máximo 7 velocidades. Quero ver se pego o conjunto dianteiro e traseiro até mesmo pelo fato de ser melhor para ajuste fino.
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 06:21
Bom, como caro amigo gustavoct diz.. manter originalidade da bike... eu faria isso.

Para trocar os componentes mais moderna vc pode usar um conjunto mais barato ( Atlus, que já foi um Alívio), pensando rápido aqui o máximo vc vai precisar um adaptador de gancheira.

Bom, em primeiro lugar eu faria uma limpeza geral, trocar os cabos, lubrificar corrente e dar uma volta nela, e depois vc ver o que precisar trocado. Pois de 95 para 2020, a sua altura já aumentou bastante, talvez o quadro já fica pequeno para vc.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 07:20
Não sei não, hein, essa de deixar tudão original vai meio que de encontro à segurança. Acho que seria uma boa adição à bike usar aheadset em vez da caixa de direção de rosca e usar aros de folha dupla. Se é pra gastar em nome do sentimentalismo, que seja com estilo E segurança... Big smile



Editado por sidserra - 05 Ago 2020 as 07:25
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 10:02
Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

Bom, como caro amigo gustavoct diz.. manter originalidade da bike... eu faria isso.

Para trocar os componentes mais moderna vc pode usar um conjunto mais barato ( Atlus, que já foi um Alívio), pensando rápido aqui o máximo vc vai precisar um adaptador de gancheira.

Bom, em primeiro lugar eu faria uma limpeza geral, trocar os cabos, lubrificar corrente e dar uma volta nela, e depois vc ver o que precisar trocado. Pois de 95 para 2020, a sua altura já aumentou bastante, talvez o quadro já fica pequeno para vc.


Obrigado pela contribuição amigo. Ela está toda desmontada. Vou verificar o estado das peças que tenho e passar para os amigos aqui.
Sobre o tamanho do quadro, acredito que não seria problema, em 1995 já tinha os 1,76 que tenho hoje. Vou atualizando por aqui.
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 10:08
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Não sei não, hein, essa de deixar tudão original vai meio que de encontro à segurança. Acho que seria uma boa adição à bike usar aheadset em vez da caixa de direção de rosca e usar aros de folha dupla. Se é pra gastar em nome do sentimentalismo, que seja com estilo E segurança... Big smile




A minha é exatamente esta da foto. Eu desmontei para guardar a mesma em uma das minhas mudanças de residência. E como minha rotina é meio louca, nunca mais montei. Como disse acima, vou verificar o que tenho ainda em condições e colocar aqui pra vcs. O amigo mencionou a troca da caixa de direção da rosca para uma aheadset, além do fator segurança mencionado pelo amigo, quais seriam às outras vantagens? E para esta adaptação, qual suspa eu poderia ter um C X B legal!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 10:45
Maior vantagem do aheadset seria não ficar dando folga constantemente como acontece com a direção de rosca.

Suspensão pra aluminum é um pouco complicado já que o quadro dela não foi projetado pra uso de uma , as mais novas vem com uma suspa bem porcaria que tem 50mm , eu já usei 100mm na minha mais não é aconselhável , grandes chances de quebrar o quadro.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 10:52
O lance do aheadset e os aros em folha dupla é justamente a parte de segurança, pois é comum caixas de direção de rosca perderem o aperto e o guidão simplesmente pode girar em falso e isso é perigoso em uma eventual manobra de desvio de obstáculo, por exemplo. Os aros de folha dupla empenam bem menos e são bem mais resistentes, ainda mais sendo aro 26. Vc pode usar tanto um garfo rígido (para manter a "originalidade") qto usar uma suspensão, o problema é que, no caso de suspa, a frente da bike parece que vai ficar bem mais alta e pode deixar o equilíbrio da bike comprometido. Eu uso na minha (que é mtb 29) uma suspa Suntour XCM30, deve ter uma equivalente para aro 26, tem que procurar... Embarrassed

Originalmente postado por DeLaCruz DeLaCruz escreveu:

 
A minha é exatamente esta da foto. Eu desmontei para guardar a mesma em uma das minhas mudanças de residência. E como minha rotina é meio louca, nunca mais montei. Como disse acima, vou verificar o que tenho ainda em condições e colocar aqui pra vcs. O amigo mencionou a troca da caixa de direção da rosca para uma aheadset, além do fator segurança mencionado pelo amigo, quais seriam às outras vantagens? E para esta adaptação, qual suspa eu poderia ter um C X B legal!
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 11:04
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Maior vantagem do aheadset seria não ficar dando folga constantemente como acontece com a direção de rosca.

Suspensão pra aluminum é um pouco complicado já que o quadro dela não foi projetado pra uso de uma , as mais novas vem com uma suspa bem porcaria que tem 50mm , eu já usei 100mm na minha mais não é aconselhável , grandes chances de quebrar o quadro.


Obrigado pela contribuição amigo. Então, o pouco que lembro das Aluninuns da década de 90 é que a partir do modelo SIGMA, já havia uma suspensão na referida linha. Acredito que deveria ser de tecnologia inferior a qualquer suspensão de entrada hoje. O amigo indica alguma caixa aheadset de boa qualidade para que eu possa pesquisar?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 11:08
A caixa pode usar uma neco mesmo , baratinha de esfera , dura bastante tempo , nem sei se tem esse tipo de caixa de rolamento.

Eu uso uma básica dessa mesmo tem muitos anos.

Aconselho tbm procurar um garfo mesmo , pus um na minha de aço que comprei aqui em bh por 60 pila.
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 11:18
[QUOTE=sidserra]
O lance do aheadset e os aros em folha dupla é justamente a parte de segurança, pois é comum caixas de direção de rosca perderem o aperto e o guidão simplesmente pode girar em falso e isso é perigoso em uma eventual manobra de desvio de obstáculo, por exemplo. Os aros de folha dupla empenam bem menos e são bem mais resistentes, ainda mais sendo aro 26. Vc pode usar tanto um garfo rígido (para manter a "originalidade") qto usar uma suspensão, o problema é que, no caso de suspa, a frente da bike parece que vai ficar bem mais alta e pode deixar o equilíbrio da bike comprometido. Eu uso na minha (que é mtb 29) uma suspa Suntour XCM30, deve ter uma equivalente para aro 26, tem que procurar... [IMG]smileys/smiley9.

Os atos da VZAN AERO seriam uma boa escolha? Não faria o investimento neles agora, mas já deixaria de certa forma “escolhido” para sequência da restauração. E qual caixa de direção aheadset o amigo indicaria?
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 11:20
Originalmente postado por misera misera escreveu:

A caixa pode usar uma neco mesmo , baratinha de esfera , dura bastante tempo , nem sei se tem esse tipo de caixa de rolamento.

Eu uso uma básica dessa mesmo tem muitos anos.

Aconselho tbm procurar um garfo mesmo , pus um na minha de aço que comprei aqui em bh por 60 pila.


Entendi amigo. Vou avaliar as suas orientações para o projeto.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 11:21
O garfo que pus na minha.



Minha aluminum

Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 11:22
Originalmente postado por misera misera escreveu:

A caixa pode usar uma neco mesmo , baratinha de esfera , dura bastante tempo , nem sei se tem esse tipo de caixa de rolamento.

Eu uso uma básica dessa mesmo tem muitos anos.

Aconselho tbm procurar um garfo mesmo , pus um na minha de aço que comprei aqui em bh por 60 pila.


Beleza amigo. Vou avaliar suas colocações para o meu projeto.
Voltar ao Topo
DeLaCruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeLaCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 11:23
Originalmente postado por misera misera escreveu:

O garfo que pus na minha.



Minha aluminum



Show amigo. A medida que for definindo às peças vou compartilhando aqui
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 07:28
Tire uma foto nítida dessa parte da caixa de direção pra gente ver aqui, pergunta pro misera já que ele fez essa mudança na bike dele.

Vc pode dar uma olhada nesses vídeos:


E sim, seriam uma boa escolha.

Originalmente postado por DeLaCruz DeLaCruz escreveu:

 
Os atos da VZAN AERO seriam uma boa escolha? Não faria o investimento neles agora, mas já deixaria de certa forma “escolhido” para sequência da restauração. E qual caixa de direção aheadset o amigo indicaria?


Editado por sidserra - 06 Ago 2020 as 07:36
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X