Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [AJUDA] - Quadro de alumínio ou carbono?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[AJUDA] - Quadro de alumínio ou carbono?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
matheus_thk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2019
Araguaína/TO
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar matheus_thk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [AJUDA] - Quadro de alumínio ou carbono?
    Postado: 08 Set 2019 as 18:42
Olá pessoal, estou querendo trocar minha MTB por uma mais leve.

Bom, basicamente a maioria dos pedais que faço é no asfalto (cerca de 90%).

Até cogitei pegar uma bike de estrada, mas nunca andei em uma e não estou conseguindo uma emprestada para andar.

Tenho receio de comprar uma bike speed sem ao menos saber se vou gostar de fato de andar nela.

O que gosto na MTB é que é bem confortável para pedalar (na medida do possível). A posição de pedalar é excelente, principalmente após o bike fit.

Nesse contexto, estou pensando em pegar uma nova MTB mais leve. A minha atual tem 15kg, e estou sofrendo um pouco nas subidas hehe.

Estava vendo a SOUL SL 929 versão 2020, o quadro é de alumínio, mas já tem boost, e o peso da bike com kit SRAM GX tá 11.5 Kg (algo em torno disso).

O preço dela com o SRAM GX está R$ 8.997,00.

Achei a bike interessante na questão custo-benefício.

Uma outra opção que eu teria aqui na minha cidade é uma Bike de Carbono, Caloi Elite Racing 2019, com 10,5 KG, SRAM GX. Essa bike está saindo aqui por R$ 10.990,00.

A diferença de preço é de R$ 1.993,00 entre ambas. 

Minha dúvida é: vale a pena pagar quase 2.000,00 reais a mais por causa de 1kg a menos de peso? Ou pensando em uma revenda eu teria mais facilidade com a caloi? Pensando em futuros upgrades o quadro da caloi, por ser mais leve e de carbono, seria mais negócio?

Nessa faixa de preço - até 10.990,00 - eu conseguiria algo melhor? Seria melhor importar uma bike de fora ou comprar as peças separadas e montar uma bike?

Gostaria de ouvir a opinião de vocês! 

Obrigado pela atenção!




Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2019 as 18:54
Nessa faixa tem a Cannondale FSI 5
Ela pesa 11,4kg, vantagem dela seria o quadro de carbono com geometria atualizada, boost e garantia vitalícia.

Ela pesa tudo isso pois vem com rodas muito pesadas. Canote e guidao tb bem pesados, tira quase meio quilo neles sem gastar muito.
Trocar a roda seria bom, mas aí já fica bem mais caro.
Voltar ao Topo
matheus_thk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2019
Araguaína/TO
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar matheus_thk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2019 as 19:13
Amigo, considerando que eu ando a maior parte do tempo no asfalto, seria mais negócio pegar uma speed? Consigo uma de 8 kg nessa faixa de preço. Já tenho uma mtb, que nessa hipótese ficaria comigo para usar em trilhas nos fds (faço poucas trilhas). Meu receio com speed é em relação ao conforto, pois nunca andei em uma.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2019 as 19:16
Vc precisa testar pra decidir. Não tem como chegar em um conclusão realista de outra forma.

A propósito, existes speeds que são mais confortáveis (ou menos desconfortaveis) que são as de Endurance. Tipo a Cannondale Synapse...
De uma pesquisada no assunto.

Ah, o bike fit na speed feito de uma forma que privilegie uma posição confortável tb faz toda diferença.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1818
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2019 as 22:53
Originalmente postado por matheus_thk matheus_thk escreveu:

Amigo, considerando que eu ando a maior parte do tempo no asfalto, seria mais negócio pegar uma speed? Consigo uma de 8 kg nessa faixa de preço. Já tenho uma mtb, que nessa hipótese ficaria comigo para usar em trilhas nos fds (faço poucas trilhas). Meu receio com speed é em relação ao conforto, pois nunca andei em uma.


Speed pra uso em asfalto cansa 50% menos, teste uma. Com um valor menor que o proposto vc consegue uma ótima speed com garfo de carbono. É outra vida no asfalto.

Conforto proporcionado pelo menor esforço graças a maior performance é absurdamente maior. Um bom posicionamento nos permite rodas 4 horas ou até mais sem moer o corpo!

MTB no asfalto é como viajar de traror, a cadência não encaixa, os pneus amarram pela rolagen horrível, a aerodinâmica não favorece e o peso desnecessário que acaba levando só serve para limitar o desempenho e cansar as pernas (4kg fazem diferença sim!).

Se for testar, certifique-se que a bike está ajustada para seu tamanho/medidas, senão fica complicado.

Apenas por xuriosidade, a resistencia de 1 bom pneu de MTB é de 35+watts, um de speed em torno de 14watts.

Se vc produz 170watts médios no pedivela sua MTB, 70 serão perdidos nos pneus, e se você pesa 70kg e a bike 15kg, Ao final, se considerar a perda dos penus apenas serão (170-70)/85=1.17watt/kg
Numa speed de 8 kg serão (170-28)/78=1.82watt/kg...

Seria um ganho de cerca de 55% na potência.

Assim como vc, recomecei a pedalar de MTB, passeu pro slick, depois bike hibrida e me encontrei nas Roads!


A manutenção das speeds são muito menores (freio ferradura com cabo custando R$13,00 e trocado a cada 5000+km, cabos de cambio idem, pneus duram até 7000+km, relação de 10v dura 15000km se trocar corrente no limite do desgaste de 0.75% ou cerca de 4000km)... na MTB é sangria de freio, revisão de suspensão, corrente a cada 2000km... road é mais negócio!

Minha opiniâo... pra rodar no asfalto tem que ser Road!

Procure uma boa Road Tiagra+GarfoCarbono! Boas opções Caloi StradacRacing (precisa up de rodas, mas é facilmente encontrada por R$ 4000- no Mercadolivre), Soul 3r1 custando 1.500 acima (ainda prefiro a Caloi), as Caad Optimo Sora (9v acha boas promoções) e na faixa dos 10.000,00 tem a Specialized Tarmac Sport, Soul 3R3/3R4, Vaad Synapse e as Supersix que estão midando de modelo e ainda se acha as 2019 com preços arrasadores (8.500,00 em bike 105 11v full carbon e com boas rodas)!

Editado por dimas2dimas - 08 Set 2019 as 23:08
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
matheus_thk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2019
Araguaína/TO
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar matheus_thk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2019 as 14:35
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por matheus_thk matheus_thk escreveu:

Amigo, considerando que eu ando a maior parte do tempo no asfalto, seria mais negócio pegar uma speed? Consigo uma de 8 kg nessa faixa de preço. Já tenho uma mtb, que nessa hipótese ficaria comigo para usar em trilhas nos fds (faço poucas trilhas). Meu receio com speed é em relação ao conforto, pois nunca andei em uma.


Speed pra uso em asfalto cansa 50% menos, teste uma. Com um valor menor que o proposto vc consegue uma ótima speed com garfo de carbono. É outra vida no asfalto.

Conforto proporcionado pelo menor esforço graças a maior performance é absurdamente maior. Um bom posicionamento nos permite rodas 4 horas ou até mais sem moer o corpo!

MTB no asfalto é como viajar de traror, a cadência não encaixa, os pneus amarram pela rolagen horrível, a aerodinâmica não favorece e o peso desnecessário que acaba levando só serve para limitar o desempenho e cansar as pernas (4kg fazem diferença sim!).

Se for testar, certifique-se que a bike está ajustada para seu tamanho/medidas, senão fica complicado.

Apenas por xuriosidade, a resistencia de 1 bom pneu de MTB é de 35+watts, um de speed em torno de 14watts.

Se vc produz 170watts médios no pedivela sua MTB, 70 serão perdidos nos pneus, e se você pesa 70kg e a bike 15kg, Ao final, se considerar a perda dos penus apenas serão (170-70)/85=1.17watt/kg
Numa speed de 8 kg serão (170-28)/78=1.82watt/kg...

Seria um ganho de cerca de 55% na potência.

Assim como vc, recomecei a pedalar de MTB, passeu pro slick, depois bike hibrida e me encontrei nas Roads!


A manutenção das speeds são muito menores (freio ferradura com cabo custando R$13,00 e trocado a cada 5000+km, cabos de cambio idem, pneus duram até 7000+km, relação de 10v dura 15000km se trocar corrente no limite do desgaste de 0.75% ou cerca de 4000km)... na MTB é sangria de freio, revisão de suspensão, corrente a cada 2000km... road é mais negócio!

Minha opiniâo... pra rodar no asfalto tem que ser Road!

Procure uma boa Road Tiagra+GarfoCarbono! Boas opções Caloi StradacRacing (precisa up de rodas, mas é facilmente encontrada por R$ 4000- no Mercadolivre), Soul 3r1 custando 1.500 acima (ainda prefiro a Caloi), as Caad Optimo Sora (9v acha boas promoções) e na faixa dos 10.000,00 tem a Specialized Tarmac Sport, Soul 3R3/3R4, Vaad Synapse e as Supersix que estão midando de modelo e ainda se acha as 2019 com preços arrasadores (8.500,00 em bike 105 11v full carbon e com boas rodas)!


Excelente Dimas! Muito enriquecedor o seu depoimento! Deu até vontade de andar numa speed pra ter na prática a sensação e eficiência que você descreveu! Hehe. Vou olhar esses modelos que você citou. Muito obrigado pela ajuda.

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2019 as 15:33
90% em asfalto?  Mantenha a atual para os 10% de MTB, e compre uma speed...


Uma mais básica para começar a pedalar e ver se vai pegar gosto, não tem como não indicar a Caloi Strada Racing (uma das mais indicadas aqui do fórum), a Soul 3R1 disc (se faz questão de freio a disco)...

Minha planilha esta desatualizada, mas serve de referencia, abaixo das de entradas, tem algumas de Carbono... 


Uma speed para ser confortável precisa de três coisas: Tamanho certo, Ajuste Certo (bikefit) e equipamentos bons (bretele, luvas, etc)... Com tudo certinho é a melhor coisa para andar no asfalto....


Editado por rafael_rtg - 09 Set 2019 as 15:35
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
matheus_thk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2019
Araguaína/TO
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar matheus_thk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2019 as 18:07
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

90% em asfalto?  Mantenha a atual para os 10% de MTB, e compre uma speed...


Uma mais básica para começar a pedalar e ver se vai pegar gosto, não tem como não indicar a Caloi Strada Racing (uma das mais indicadas aqui do fórum), a Soul 3R1 disc (se faz questão de freio a disco)...

Minha planilha esta desatualizada, mas serve de referencia, abaixo das de entradas, tem algumas de Carbono... 

https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191. - https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html

Uma speed para ser confortável precisa de três coisas: Tamanho certo, Ajuste Certo (bikefit) e equipamentos bons (bretele, luvas, etc)... Com tudo certinho é a melhor coisa para andar no asfalto....



Muito obrigado pela contribuição! Quando eu iniciei no ciclismo em maio desse ano, cogitei pegar uma speed ao invés da mtb porque já sabia que iria andar muito mais em asfalto. Como não tinha experiência e já sabia que MTB seria mais versátil optei por ela. Hoje vejo que a proposta de speed se adapta mais para minha rotina de pedal. Em média pedalo 1h a 1h30 por dia e no fds faço um longão. Acho que a speed vai somar bastante na minha rotina.

Minha vontade é tentar pegar um quadro de carbono e relação shimano 105 com um peso de até 9kg.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X