| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - [Ajuda] Projeto MTB Gravel
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

[Ajuda] Projeto MTB Gravel

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
JeanRullez Ver Drop Down

Caraguatatuba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de JeanRullez Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: [Ajuda] Projeto MTB Gravel
    Enviado: 24 Jan 2022 as 14:11
Ola,

Galera eu e minha esposa resolvemos mudar o estilo de vida e vamos aderir 2 bikes para poder usar urbano e na estrada.
Estou estudando as modalidades e decidi que queria montar uma MTB adaptada para GRAVEL.
Pretendo usar a Bike na orla da praia e tentar acompanhar alguns pelotes que tem na minha cidade.
Meu sonho fazer um pedal de 50Km para cidade vizinha e o percurso tem alguns morrinhos.

Queria a ajuda de vocs para saber se a Bike que estou querendo montar as peas compatvel, pois tudo que estudei aparentemente esta ok, mas como todo conhecimento que tenho se baseia a apenas 1 semana de estudo eu s posso contar com ajuda de vocs para me ajudar a entrar nesse mundo e abandonar essa vida.

Nessa configurao, vi que pode haver alguns problemas como:
  • Coroa pegando no quadro.
  • Cambio traseiro no compatvel.
  • Movimento Central.
Por favor, vocs que ja tem muita experiencia me ajudem a saber se esta tudo ok ou se preciso mudar algo.

Tenho o link de todas as peas que vou citar a baixo,se for preciso eu posto elas tbm.
Me ajudem por favor.

Segue as peas abaixo:
Pe de vela 48/38/28 Shimano ( ponta quadrada)
Cassete Shimano Mtb Hg31 11x34
Corrente 8v
Tourney RD-TX800 SGS
Shimano Fd-tz510
Roda 29 36F K7 montada
Quadro Elleven Athom
Absolute Nero Trava Guido
Mesa Avano Suporte Guido 31.8 X 100mm 6 Alumnio Absolute
Guido Zoom Speed Gravel Flare 16
Caixa Movimento De Direo Mega Over 44mm
Sti Micronew r8
Canote 400mm 27.2mm C/ Carrinho
braadeira
Pneu 700x32
Movimento Central 127,5mm

Voltar para o topo
AndreKC Ver Drop Down

So Paulo
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de AndreKC Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2022 as 15:41
Compra uma urbana e pe um guido flare e sti compatvel

Sai mais barato que montar pea por pea e a geometria de uma mtb no vai te ajudar a acompanhar pelotes que pedalam com speed na orla da praia

Voltar para o topo
l.gustavo Ver Drop Down

Guarulhos
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de l.gustavo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2022 as 15:56
Boa tarde Jean!

Projeto bastante diferenciado..
Mas eu fiquei curioso em saber o motivo de montar uma gravel.
Que na verdade, parece que vai ser uma  MTB com pneus finos e Guido Drop.
Voc vai ter algum interesse real de colocar essa bike na Terra?
Pra mim no faz muito sentido voc usar um garfo com suspenso (ainda mais um to pesado).

Pelo que eu entendi, vocs tbm ainda no pedalam n?
Uma boa bike hbrida parece dar conta de grande parte do pedal que voc descreveu, alm de voc poder comprar uma pronta, com garantia um possvel melhor valor e etc.

E se vocs pretendem comear a pedalar, s vezes a bike mais simples do mundo j pode servir vocs!
Voltar para o topo
JeanRullez Ver Drop Down

Caraguatatuba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de JeanRullez Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2022 as 16:32
Ento,
Optei pela suspenso pois a minha cidade no 100% asfaltada e tem trechos muitos esburacados ou bloquetado , isso na avenida da praia .

Guido gravel :
  • Conforto e uma boa pegada.
  • Posio confortvel.
  • acho muito foda e lindo e sempre quis andar com guido assim kkkk.
Pneus finos:
  • No pretendo colocar no barro, apenas na cidade e estrada.
  • Ganhar velocidade e desempenho no estrado.
Suspenso com trava:
  • Trechos da minha cidade tem muito buraco
  • Asfalto muito ruim e algumas partes
  • Bloquete em alguns trechos
Nesses trechos eu deixaria a suspenso para amenizar o impacto e na volta do estrado ja deixaria rgido novamente.
Peso 150Kilos e ja quebrei 3 garfos da minha caloizinha , quando coloquei a suspenso baratinha nela ela suportou e esta ok ate hoje (guerreira).

A relao 3x8
  • Tentar acompanhar um percurso os peloto.
  • Aguentar alguns morrinhos que tem ate a cidade vizinha (asfaltado)
  • Ter velocidade na reta

A gente no pedala ainda, mas algo que vamos se dedicar.
Sempre que ponho algo na cabea que vou fazer eu vou e me mato e fao, ento pode ter certeza que estarei todos os dias treinando ate eu conseguir fazer meu estrado de 50KM.
Pode parecer pouco para maioria, mas para mim vai ser um sonho realizado.

As bicicletas aqui na minha cidade uma facada de caro, as mais simples que no mercado livre custa 1,600 R$ aqui custa 2,5.
Fui perguntar se trocavam a relao e preo ja subiu para 2500R$ e nem o pneu quiseram trocar.

Ento decidi que vou montar uma.

Sei que bem especifico, mas estudei durante uma semana sobre as peas porem me falta conhecimento tecnico.

O que vocs acham ? Eu consigo desempenhar um bom papel com essa configurao ?
E podem ter certeza que esse projeto vai ter filmagem com review e tudo mais.

Quero entrar de cabea nesse mundo.

Conto com a ajuda de vocs.

Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

BA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2022 as 16:55
Usar guido drop num quadro MTB vai ser tudo menos confortvel. Quadros do tipo so mais curtos pois o ponto de apoio no guido fica bem mais a frente que numa mtb.  Como voc tambm precisar de uma mesa mais longa por conta do guido estreito, vocs ficaro muito projetados para a frente apoiando muito peso sobre os braos.

A minha sugesto que voc esquea a ideia de montar e busque logo uma road.  A de melhor custo-benefcio ser a Triban RC120 da Decathlon. Tem tudo que voc est buscando e ainda permite instalar pneus mais largos caso queira usar a bike como gravel ou sinta desconforto com os pneus originais.

Sobre a suspenso, desnecessria pro seu uso. Deixe o pneu menos cheio e aprenda a controlar a bike com o guido mais solto nas mos.

Editado por hug0.dts - 24 Jan 2022 as 16:58
Voltar para o topo
l.gustavo Ver Drop Down

Guarulhos
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de l.gustavo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2022 as 17:03
Originalmente Postado por JeanRullez JeanRullez Escreveu:

Ento,
Optei pela suspenso pois a minha cidade no 100% asfaltada e tem trechos muitos esburacados ou bloquetado , isso na avenida da praia .

Guido gravel :
  • Conforto e uma boa pegada.
  • Posio confortvel.
  • acho muito foda e lindo e sempre quis andar com guido assim kkkk.
Pneus finos:
  • No pretendo colocar no barro, apenas na cidade e estrada.
  • Ganhar velocidade e desempenho no estrado.
Suspenso com trava:
  • Trechos da minha cidade tem muito buraco
  • Asfalto muito ruim e algumas partes
  • Bloquete em alguns trechos
Nesses trechos eu deixaria a suspenso para amenizar o impacto e na volta do estrado ja deixaria rgido novamente.
Peso 150Kilos e ja quebrei 3 garfos da minha caloizinha , quando coloquei a suspenso baratinha nela ela suportou e esta ok ate hoje (guerreira).

A relao 3x8
  • Tentar acompanhar um percurso os peloto.
  • Aguentar alguns morrinhos que tem ate a cidade vizinha (asfaltado)
  • Ter velocidade na reta

A gente no pedala ainda, mas algo que vamos se dedicar.
Sempre que ponho algo na cabea que vou fazer eu vou e me mato e fao, ento pode ter certeza que estarei todos os dias treinando ate eu conseguir fazer meu estrado de 50KM.
Pode parecer pouco para maioria, mas para mim vai ser um sonho realizado.

As bicicletas aqui na minha cidade uma facada de caro, as mais simples que no mercado livre custa 1,600 R$ aqui custa 2,5.
Fui perguntar se trocavam a relao e preo ja subiu para 2500R$ e nem o pneu quiseram trocar.

Ento decidi que vou montar uma.

Sei que bem especifico, mas estudei durante uma semana sobre as peas porem me falta conhecimento tecnico.

O que vocs acham ? Eu consigo desempenhar um bom papel com essa configurao ?
E podem ter certeza que esse projeto vai ter filmagem com review e tudo mais.

Quero entrar de cabea nesse mundo.

Conto com a ajuda de vocs.

Tudo faz mais sentido agora! 

Mas ainda assim, eu no sei o quo efetivo seria a suspenso, com pneus menores.
32 enorme para uma Road, porm minsculo em uma MTB.

Como j foi dito aqui, comprar a bike pronta pode te dar menos dor de cabea e custar menos.
Ainda assim, caso parta para a montagem da bike, eu tbm iria te recomendar os quadros da marca Show.
Eles tem um quadro de gravel, eu particularmente no usei nem conheo quem esteja usando, porm os de MTB esto sendo muito bem falados pelo custo X benefcio (alguns problemas contornveis, via garantia).

Sigo acompanhando aqui..
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down

Paran
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Jagwire Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jan 2022 as 19:11
Se seguir com essa montagem, tem grande chance de passar raiva e largar o esporte em poucos dias.
Se o peloto a na cidade de road bike, esquece acompanhar. Se for pessoal com bikes variadas que simplesmente passeia, com uma MTB ou hibrida, vc consegue acompanhar.
O pequeno ganho que uma bike gravelizada te dar (posio mais aero, pneus finos e etc) comparado a uma MTB, no compensa toda a limitao de uma gravel (ainda mais baseada num quadro de MTB com suspenso). Digo isso por ter uma gravel.

Arruma uma MTB ou mesmo hibrida estilo Caloi city tour, pedale um ano pelo menos com ela, da ter condicionamento, aprendizado e experincia pra partir para algo tipo uma gravel ou Road.
strava.com/athletes/6410495
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down

Natal/RN
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RuanRAC Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 07:10
outra... andar na praia com pneu menor que 2.0 uma merda, qualquer areia no cho j faz o cara cair. Tambm no caia no mito de guido drop ser mais confortvel, na maioria das vezes um guido flat com barend resolve igual se a geometria estiver de acordo com o ciclista.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jan 2022 as 08:32
Vou reforar a sugesto de uma hbrida como base. Entendo sua motivao, mas falo de cadeira que montar uma bike no o caminho mais vivel, principalmente por questes financeiras, mas a compatibilidade de peas acaba por puxar o p quando menos se espera. Inclusive, a puxada dos freios com manetes para guido drop mais curta, j pode rolar algum BO aqui. Acho que tem tb a puxada do cmbio dianteiro, que diferente nas speed, mas esse eu no tenho certeza se d problema com 8v.

Ademais, de um gordo para outro, pneus finos no so bons pra ns, sugiro um com pelo menos 50mm de bitola. J a suspenso vai viver socada no fundo do curso, a no ser que seja uma regulvel na faixa de uns R$1500,00 pra cima. De qualquer modo, ela vai pesar mais que um garfo rgido.

Um conselho, tb entre pesos-pesados: escolha peas de marcas renomadas e durveis, evitando as linhas de entrada. Vc escolheu cmbios Shimano Tourney TX na traseira e Tourney TX na dianteira, eu iria pelo menos num Altus em ambos. J passei por esses todos e vi um pulo bem grande do TX pro Altus, principalmente no quesito durabilidade (o TZ mais chato de regular e no acho que funciona bem, principalmente na dianteira com tenso extra na corrente).

Os passadores eu tb iria em Shimano, pra no passar raiva com a falta de preciso das combinaes de diferentes fabricantes. Isso vai influenciar diretamente na sua experincia com a bike e vai definir a sua satisfao geral com ela.
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X