Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Ajuda] Projeto MTB Gravel
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Ajuda] Projeto MTB Gravel

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JeanRullez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2022
Caraguatatuba
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeanRullez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Ajuda] Projeto MTB Gravel
    Postado: 24 Jan 2022 as 14:11
Ola,

Galera eu e minha esposa resolvemos mudar o estilo de vida e vamos aderir 2 bikes para poder usar urbano e na estrada.
Estou estudando as modalidades e decidi que queria montar uma MTB adaptada para GRAVEL.
Pretendo usar a Bike na orla da praia e tentar acompanhar alguns pelotões que tem na minha cidade.
Meu sonho é fazer um pedal de 50Km para cidade vizinha e o percurso tem alguns morrinhos.

Queria a ajuda de vocês para saber se a Bike que estou querendo montar as peças é compatível, pois tudo que estudei aparentemente esta ok, mas como todo conhecimento que tenho se baseia a apenas 1 semana de estudo eu só posso contar com ajuda de vocês para me ajudar a entrar nesse mundo e abandonar essa vida.

Nessa configuração, vi que pode haver alguns problemas como:
  • Coroa pegando no quadro.
  • Cambio traseiro não compatível.
  • Movimento Central.
Por favor, vocês que ja tem muita experiencia me ajudem a saber se esta tudo ok ou se preciso mudar algo.

Tenho o link de todas as peças que vou citar a baixo,se for preciso eu posto elas tbm.
Me ajudem por favor.

Segue as peças abaixo:
Pe de vela 48/38/28 Shimano ( ponta quadrada)
Cassete Shimano Mtb Hg31 11x34
Corrente 8v
Tourney RD-TX800 SGS
Shimano Fd-tz510
Roda 29 36F K7 montada
Quadro Elleven Athom
Absolute Nero Trava Guidão
Mesa Avanço Suporte Guidão 31.8 X 100mm 6° Alumínio Absolute
Guidão Zoom Speed Gravel Flare 16º
Caixa Movimento De Direção Mega Over 44mm
Sti Micronew r8
Canote 400mm 27.2mm C/ Carrinho
braçadeira
Pneu 700x32
Movimento Central 127,5mm


Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2022 as 15:41
Compra uma urbana e põe um guidão flare e sti compatível

Sai mais barato que montar peça por peça e a geometria de uma mtb não vai te ajudar a acompanhar pelotões que pedalam com speed na orla da praia

Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2022 as 15:56
Boa tarde Jean!

Projeto bastante diferenciado..
Mas eu fiquei curioso em saber o motivo de montar uma gravel.
Que na verdade, parece que vai ser uma  MTB com pneus finos e Guidão Drop.
Você vai ter algum interesse real de colocar essa bike na Terra?
Pra mim não faz muito sentido você usar um garfo com suspensão (ainda mais um tão pesado).

Pelo que eu entendi, vocês tbm ainda não pedalam né?
Uma boa bike híbrida parece dar conta de grande parte do pedal que você descreveu, além de você poder comprar uma pronta, com garantia um possível melhor valor e etc.

E se vocês pretendem começar a pedalar, às vezes a bike mais simples do mundo já pode servir vocês!
Voltar ao Topo
JeanRullez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2022
Caraguatatuba
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeanRullez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2022 as 16:32
Então,
Optei pela suspensão pois a minha cidade não é 100% asfaltada e tem trechos muitos esburacados ou é bloquetado , isso na avenida da praia .


Guidão gravel :
  • Conforto e uma boa pegada.
  • Posição confortável.
  • acho muito foda e lindo e sempre quis andar com guidão assim kkkk.
Pneus finos:
  • Não pretendo colocar no barro, apenas na cidade e estrada.
  • Ganhar velocidade e desempenho no estradão.
Suspensão com trava:
  • Trechos da minha cidade tem muito buraco
  • Asfalto muito ruim e algumas partes
  • Bloquete em alguns trechos
Nesses trechos eu deixaria a suspensão para amenizar o impacto e na volta do estradão ja deixaria rígido novamente.
Peso 150Kilos e ja quebrei 3 garfos da minha caloizinha , quando coloquei a suspensão baratinha nela ela suportou e esta ok ate hoje (guerreira).

A relação 3x8
  • Tentar acompanhar um percurso os pelotão.
  • Aguentar alguns morrinhos que tem ate a cidade vizinha (asfaltado)
  • Ter velocidade na reta

A gente não pedala ainda, mas é algo que vamos se dedicar.
Sempre que ponho algo na cabeça que vou fazer eu vou e me mato e faço, então pode ter certeza que estarei todos os dias treinando ate eu conseguir fazer meu estradão de 50KM.
Pode parecer pouco para maioria, mas para mim vai ser um sonho realizado.

As bicicletas aqui na minha cidade é uma facada de caro, as mais simples que no mercado livre custa 1,600 R$ aqui custa 2,5.
Fui perguntar se trocavam a relação e preço ja subiu para 2500R$ e nem o pneu quiseram trocar.

Então decidi que vou montar uma.


Sei que é bem especifico, mas estudei durante uma semana sobre as peças porem me falta conhecimento tecnico.

O que vocês acham ? Eu consigo desempenhar um bom papel com essa configuração ?
E podem ter certeza que esse projeto vai ter filmagem com review e tudo mais.

Quero entrar de cabeça nesse mundo.

Conto com a ajuda de vocês.




Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2022 as 16:55
Usar guidão drop num quadro MTB vai ser tudo menos confortável. Quadros do tipo são mais curtos pois o ponto de apoio no guidão fica bem mais a frente que numa mtb.  Como você também precisará de uma mesa mais longa por conta do guidão estreito, vocês ficarão muito projetados para a frente apoiando muito peso sobre os braços.

A minha sugestão é que você esqueça a ideia de montar e busque logo uma road.  A de melhor custo-benefício será a Triban RC120 da Decathlon. Tem tudo que você está buscando e ainda permite instalar pneus mais largos caso queira usar a bike como gravel ou sinta desconforto com os pneus originais.

Sobre a suspensão, desnecessária pro seu uso. Deixe o pneu menos cheio e aprenda a controlar a bike com o guidão mais solto nas mãos.


Editado por hug0.dts - 24 Jan 2022 as 16:58
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2022 as 17:03
Originalmente postado por JeanRullez JeanRullez escreveu:

Então,
Optei pela suspensão pois a minha cidade não é 100% asfaltada e tem trechos muitos esburacados ou é bloquetado , isso na avenida da praia .


Guidão gravel :
  • Conforto e uma boa pegada.
  • Posição confortável.
  • acho muito foda e lindo e sempre quis andar com guidão assim kkkk.
Pneus finos:
  • Não pretendo colocar no barro, apenas na cidade e estrada.
  • Ganhar velocidade e desempenho no estradão.
Suspensão com trava:
  • Trechos da minha cidade tem muito buraco
  • Asfalto muito ruim e algumas partes
  • Bloquete em alguns trechos
Nesses trechos eu deixaria a suspensão para amenizar o impacto e na volta do estradão ja deixaria rígido novamente.
Peso 150Kilos e ja quebrei 3 garfos da minha caloizinha , quando coloquei a suspensão baratinha nela ela suportou e esta ok ate hoje (guerreira).

A relação 3x8
  • Tentar acompanhar um percurso os pelotão.
  • Aguentar alguns morrinhos que tem ate a cidade vizinha (asfaltado)
  • Ter velocidade na reta

A gente não pedala ainda, mas é algo que vamos se dedicar.
Sempre que ponho algo na cabeça que vou fazer eu vou e me mato e faço, então pode ter certeza que estarei todos os dias treinando ate eu conseguir fazer meu estradão de 50KM.
Pode parecer pouco para maioria, mas para mim vai ser um sonho realizado.

As bicicletas aqui na minha cidade é uma facada de caro, as mais simples que no mercado livre custa 1,600 R$ aqui custa 2,5.
Fui perguntar se trocavam a relação e preço ja subiu para 2500R$ e nem o pneu quiseram trocar.

Então decidi que vou montar uma.


Sei que é bem especifico, mas estudei durante uma semana sobre as peças porem me falta conhecimento tecnico.

O que vocês acham ? Eu consigo desempenhar um bom papel com essa configuração ?
E podem ter certeza que esse projeto vai ter filmagem com review e tudo mais.

Quero entrar de cabeça nesse mundo.

Conto com a ajuda de vocês.






Tudo faz mais sentido agora! 

Mas ainda assim, eu não sei o quão efetivo seria a suspensão, com pneus menores.
32 é enorme para uma Road, porém minúsculo em uma MTB.

Como já foi dito aqui, comprar a bike pronta pode te dar menos dor de cabeça e custar menos.
Ainda assim, caso parta para a montagem da bike, eu tbm iria te recomendar os quadros da marca Show.
Eles tem um quadro de gravel, eu particularmente não usei nem conheço quem esteja usando, porém os de MTB estão sendo muito bem falados pelo custo X benefício (alguns problemas contornáveis, via garantia).

Sigo acompanhando aqui..
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2022 as 19:11
Se seguir com essa montagem, tem grande chance de passar raiva e largar o esporte em poucos dias.
Se o pelotão aí na cidade é de road bike, esquece acompanhar. Se for pessoal com bikes variadas que simplesmente passeia, com uma MTB ou hibrida, vc consegue acompanhar.
O pequeno ganho que uma bike gravelizada te dará (posição mais aero, pneus finos e etc) comparado a uma MTB, não compensa toda a limitação de uma gravel (ainda mais baseada num quadro de MTB com suspensão). Digo isso por ter uma gravel.

Arruma uma MTB ou mesmo hibrida estilo Caloi city tour, pedale um ano pelo menos com ela, daí terá condicionamento, aprendizado e experiência pra partir para algo tipo uma gravel ou Road.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2022 as 07:10
outra... andar na praia com pneu menor que 2.0 é uma merda, qualquer areia no chão já faz o cara cair. Também não caia no mito de guidão drop ser mais confortável, na maioria das vezes um guidão flat com barend resolve igual se a geometria estiver de acordo com o ciclista.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2022 as 08:32
Vou reforçar a sugestão de uma híbrida como base. Entendo sua motivação, mas falo de cadeira que montar uma bike não é o caminho mais viável, principalmente por questões financeiras, mas a compatibilidade de peças acaba por puxar o pé quando menos se espera. Inclusive, a puxada dos freios com manetes para guidão drop é mais curta, já pode rolar algum BO aqui. Acho que tem tb a puxada do câmbio dianteiro, que é diferente nas speed, mas esse eu não tenho certeza se dá problema com 8v.

Ademais, de um gordo para outro, pneus finos não são bons pra nós, sugiro um com pelo menos 50mm de bitola. Já a suspensão vai viver socada no fundo do curso, a não ser que seja uma regulável na faixa de uns R$1500,00 pra cima. De qualquer modo, ela vai pesar mais que um garfo rígido.

Um conselho, tb entre pesos-pesados: escolha peças de marcas renomadas e duráveis, evitando as linhas de entrada. Vc escolheu câmbios Shimano Tourney TX na traseira e Tourney TX na dianteira, eu iria pelo menos num Altus em ambos. Já passei por esses todos e vi um pulo bem grande do TX pro Altus, principalmente no quesito durabilidade (o TZ é mais chato de regular e não acho que funciona bem, principalmente na dianteira com tensão extra na corrente).

Os passadores eu tb iria em Shimano, pra não passar raiva com a falta de precisão das combinações de diferentes fabricantes. Isso vai influenciar diretamente na sua experiência com a bike e vai definir a sua satisfação geral com ela.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X