Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda pra retirar movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda pra retirar movimento central

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda pra retirar movimento central
    Postado: 12 Jul 2009 as 22:13
Pessoal,

Ja desmontei a bike quase toda... soh falta um lado do maldito movimento central..



essa peça não sai nem com reza!!!
Soh pra localizar vcs esse é o lado das coroas... o restante jah saiu...
Ele é de rosca!? pra tirar tenho que girar no sentido anti horário!?

a marca é NECO
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2009 as 14:37

O padrao mais comum para centrais no Brasil é BSC, e neste caso o lado direito tem rosca esquerda, que para soltar tem que girar no sentido horário.

Se o quadro for italiano, tem rosca direita em ambos os lados, e para soltar tem que girar no sentido anti-horário.

Com relacao ao método para aplicacao do torque, depende dos recursos disponíveis, mas se voce nao tem a chave adequada, ou caso o engaste da ferramenta já esteja danificado, posso indicar:

Executar dois furos passantes (com mais de 3mm de diametro) no central a 12 e 6 horas, evitando o quadro e engastar pinos nos furos; prender os pinos com uma chave regulável com cabo longo (30cm ou mais) e aplicar o torque para soltar.

Aplicacao de Micro-óleo desengripante na rosca vai facilitar.

Espero ter ajudado.



Editado por corredor_x - 13 Jul 2009 as 14:39
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2009 as 18:28
Vou tentar com chave inglesa... ou então levar na bicicletaria e pedir pra tirarem... meu medo é estragar a rosca do quadro... :)

valew!!!
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
Jassa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2006
Limeira SP
Offline
Mensagens:3974
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jassa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2009 as 18:32
 
   Blz Afjourdan !
 
   O sentido de "soltar" é anti-horário, para o lado direito (da foto), mas qualquer bicletaria tem a chava própria para tirar, do jeito que está, se cobrarem 3,00 reais é roubo. Smile
 
 
 
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2009 as 19:40
Originalmente postado por Jassa Jassa escreveu:

 
   O sentido de "soltar" é anti-horário, para o lado direito (da foto), mas qualquer bicletaria tem a chava própria para tirar, do jeito que está, se cobrarem 3,00 reais é roubo. Smile
  
 
Segundo The Barnett´s Manual of Bicycle Repair, depende do tipo de rosca.
 
Tabela 9-2 da página 9-5.
 
 
E se for a rosca BSC, o caso mais comum no Brasil, é sentido HORÁRIO para soltar o lado direito, pois a rosca é esquerda.
 
O central já está travado, se forcar pro lado errado vai espanar, e entao a solucao é usar o salva quadros.


Editado por corredor_x - 13 Jul 2009 as 19:44
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 30 Nov 2005
Casca - RS
Offline
Mensagens:936
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2009 as 20:09
ja passou spray desencravante? jimo, costuma resolver bem esses tipos de problemas...
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2009 as 20:41
Originalmente postado por tchuski tchuski escreveu:

ja passou spray desencravante? jimo, costuma resolver bem esses tipos de problemas...


já passei sim... mas acho que o problema maior é a falta de ferramenta adequada... Angry
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
Jassa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2006
Limeira SP
Offline
Mensagens:3974
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jassa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2009 as 22:11
Originalmente postado por afjourdan afjourdan escreveu:

Originalmente postado por tchuski tchuski escreveu:

ja passou spray desencravante? jimo, costuma resolver bem esses tipos de problemas...


já passei sim... mas acho que o problema maior é a falta de ferramenta adequada... Angry
 
   Essa ferramenta é a mais básica de todas, qualquer bicicletaria tem e é muito fácil de tirar com ela.
 
   Eu acho que vc está sofrendo a toa .
 
 
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2009 as 02:31
Originalmente postado por Jassa Jassa escreveu:

Originalmente postado por afjourdan afjourdan escreveu:

Originalmente postado por tchuski tchuski escreveu:

ja passou spray desencravante? jimo, costuma resolver bem esses tipos de problemas...


já passei sim... mas acho que o problema maior é a falta de ferramenta adequada... Angry
 
   Essa ferramenta é a mais básica de todas, qualquer bicicletaria tem e é muito fácil de tirar com ela.
 
   Eu acho que vc está sofrendo a toa .
 

É Jassa... segui o seu conselho...levei lá e eles tinham a chave própria.. de quebra ainda pedi pra tirarem a mesa e soltar a porca da caixa de direção... barba cabelo e bigode ClapBig smile
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
jogi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2012
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jogi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 22:08
preciso tirar o meu tbm, vou trocar meu quadro, da pra trocar sem chave expecifica ? nao to afim de comprar uma
Voltar ao Topo
bioanjo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Nov 2011
CORUMBA MS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bioanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2012 as 16:13
Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

O padrao mais comum para centrais no Brasil é BSC, e neste caso o lado direito tem rosca esquerda, que para soltar tem que girar no sentido horário.

Se o quadro for italiano, tem rosca direita em ambos os lados, e para soltar tem que girar no sentido anti-horário.

Com relacao ao método para aplicacao do torque, depende dos recursos disponíveis, mas se voce nao tem a chave adequada, ou caso o engaste da ferramenta já esteja danificado, posso indicar:

Executar dois furos passantes (com mais de 3mm de diametro) no central a 12 e 6 horas, evitando o quadro e engastar pinos nos furos; prender os pinos com uma chave regulável com cabo longo (30cm ou mais) e aplicar o torque para soltar.

Aplicacao de Micro-óleo desengripante na rosca vai facilitar.

Espero ter ajudado.



Muito boa essa dica, me ajudou bastante, obrigado.
Voltar ao Topo
bioanjo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Nov 2011
CORUMBA MS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bioanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2012 as 16:15
Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

O padrao mais comum para centrais no Brasil é BSC, e neste caso o lado direito tem rosca esquerda, que para soltar tem que girar no sentido horário.

Se o quadro for italiano, tem rosca direita em ambos os lados, e para soltar tem que girar no sentido anti-horário.

Com relacao ao método para aplicacao do torque, depende dos recursos disponíveis, mas se voce nao tem a chave adequada, ou caso o engaste da ferramenta já esteja danificado, posso indicar:

Executar dois furos passantes (com mais de 3mm de diametro) no central a 12 e 6 horas, evitando o quadro e engastar pinos nos furos; prender os pinos com uma chave regulável com cabo longo (30cm ou mais) e aplicar o torque para soltar.

Aplicacao de Micro-óleo desengripante na rosca vai facilitar.

Espero ter ajudado.

Voltar ao Topo
melrose51 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mar 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar melrose51 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 16:01
Amigos ciclistas,

Eu estou com uma bike Caloi Elite 2.1 de um amigo aqui em casa casa para uma revisão geral e pra variar o movimento central está de férias (muito mais que folga!) e não sai nem a pau! Já até espanei a chave própria pra esse fim e não saiu nem na talhadeira e martelo!
Agora que já está tudo danado mesmo fui obrigado a retirar essa desgraça no esmeril. Fiz 6 cortes formando um sextavado, retirei as esferas com uma pinça e o eixo saiu por esse rombo. Agora estou esculpindo um cachimbo quadrado 3/4" pra colocar um cabo de chave catraca. Espero que uma alavanca de 45 cm tenha torque suficiente para removê-la.
Logo posto as fotos!

Saudações amigos!

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X