Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda para montar uma bike para transporte
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda para montar uma bike para transporte

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcioalan Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2017
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioalan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda para montar uma bike para transporte
    Postado: 18 Set 2017 as 00:26
Fala galera, sou novo nesse mundo das bikes onde existe um milhão de tamanhos, formas e combinações, quando eu andava era mais simples, apenas tinha um bicicleta e usava, sem pensar em conforto, segurança, desempenho e durabilidade, mas as coisas mudaram. Preciso que me ajudem a ver o caminho mais coerente a seguir, se estou equivocado em algum aspecto, ou até mesmo perdido no deserto, estou aberto a opiniões e sugestões. Big smile

Estou a cerca de duas semanas pesquisando sobre tudo, de bike fit a peso de cada componente, minha intenção é ir aos poucos, comprar as peças por partes e ir montando, sem pressa, isso tudo com ajuda do pedal.com, youtube, oficinas, amigos e todos os outros meios possíveis. Meu objetivo é ir trabalhar com a bike, da cerca de 13km pra ir e 13 pra voltar, apenas asfalto, bastante subidas (pra quem mora em Curitiba, irei fazer o trajeto da AV. das torres de SJP a CTBA), não tenho certeza do meu desempenho, por isso, irei fazer alguuuns testes em trajetos mais curtos no começo, até pegar ritmo e ver como me saio.

Realizei a compra de um quadro Mosso Odissey 26, que está pra chegar, dentre os que vi, foi oque mais me agradou, apesar de não ser o top de linha, acredito que será suficiente pro meu uso, as medidas são de acordo com o bike fit que fiz, tem opção de v brake e disco, isso ajudou na escolha. Pretendo usar freios v brake alivio, garfo rígido,  kit acera (pedivela, cassete, cambio dian/tras), acredito que vendo o custo/beneficio é a melhor opção, mais pra frente a ideia é rolar um upgrade, a roda/pneu não sei ainda, queria uma que fosse intermediaria, que fosse leve sem ser muito fina e ainda que me garantisse estabilidade em dias de asfalto molhado.

Acho que ainda existem muitas duvidas, mas já escrevi demais. Sleepy
Forte abraço a todos.
Obrigado
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 01:18
apenas tinha um bicicleta e usava, sem pensar em conforto, segurança, desempenho e durabilidade, mas as coisas mudaram

As coisas não mudaram, tu que mudou, e hoje se preocupa com isso tudo. E para ajudar, tem amparo da ciência sobre isso. Beer

Ao que parece, só faltam detalhes, então não sei bem no que poderíamos ajudar.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 09:23
Num precisa ir muito longe com a roda. Usando aros Vzan Escape e pneus kenda kwest 1.5 eu rodava até em dia de tempestade, é uma combinação boa e barata pra rodar na cidade.

Quando a gente é jovem, normalmente é fácil usar qualquer bike. Se eu pegar a bike que comecei a pedalar não aguentaria nem 30 minutos de pedal, tamanho os erros que tinha no bike fit, mas na época rodava de boa. Porem hoje em dia vc não precisa ir muito longe pra conseguir algo aceitável, comprando um quadro no tamanho correto, ajustando a altura do selim, usando componentes shimano (mesmo os mais básicos, como o v-brake e catraca de rosca), aros vzan, garfo fib, selim bom, já dá pra montar uma bike segura e confortável pra andar.
Voltar ao Topo
marcioalan Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2017
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioalan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 10:23
Sim, no papel acredito que consegui deixar bem claro, o lance da roda me incomoda, vi a opção de colocar rodas 700 com pneus mais finos, mas a principio vai ser besteira, to pesquisando ainda.. Vou fechar negocio agora do guidão, avanço, caixa de direção (KAPA),  e garfo (FIB). Estou comprando no mercado livre, alguma observação sobre? 
Voltar ao Topo
marcioalan Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2017
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioalan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 10:31
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Num precisa ir muito longe com a roda. Usando aros Vzan Escape e pneus kenda kwest 1.5 eu rodava até em dia de tempestade, é uma combinação boa e barata pra rodar na cidade.

Quando a gente é jovem, normalmente é fácil usar qualquer bike. Se eu pegar a bike que comecei a pedalar não aguentaria nem 30 minutos de pedal, tamanho os erros que tinha no bike fit, mas na época rodava de boa. Porem hoje em dia vc não precisa ir muito longe pra conseguir algo aceitável, comprando um quadro no tamanho correto, ajustando a altura do selim, usando componentes shimano (mesmo os mais básicos, como o v-brake e catraca de rosca), aros vzan, garfo fib, selim bom, já dá pra montar uma bike segura e confortável pra andar.
A roda acredito que vai ser vzan escape mesmo, até então o melhor custo/beneficio que achei, achei apenas pneus coloridos desse modelo, procede?
Então, atualmente não faço exercício, trabalho muitas horas em pé, volta  e meia me da umas dores nas costas (de sedentário), pegar uma bicicleta com medidas erradas, pioraria tudo isso, e provavelmente iria abandonar.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 10:56
Essas peçpas são tranquilas, a unica observação que vc precisa ver é o padrão que sua bike usa. Se for uma Aluminum mais nova, usa padrão Over, se for um modelo bem antigo usa padrão Standard. Comprando certo é só instalar e rodar. O aro Escape tem varias cores mesmo, se não me engano mais de 10 cores diferentes.
Voltar ao Topo
marcioalan Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2017
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioalan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 11:14
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Essas peçpas são tranquilas, a unica observação que vc precisa ver é o padrão que sua bike usa. Se for uma Aluminum mais nova, usa padrão Over, se for um modelo bem antigo usa padrão Standard. Comprando certo é só instalar e rodar. O aro Escape tem varias cores mesmo, se não me engano mais de 10 cores diferentes.
Sim, pelo que li o quadro usa Oversize. Me expressei mal, a roda vai ser preta. Já o pneu que me indicou achei apenas colorido, preto/azul, preto/vermelho e preto/amarelo. O que você usava era assim ou inteiro preto?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 20:37
Pelo que EU VI, gostei bastante da Caloi City Tour, não sei se as peças são boas, mas a IDEIA POR TRÁS, é bem interessante.

Só acho que sacaria fora o garfo com amortecimento na caixa de direção...
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2017 as 08:43
Até um tempo atrás vc até achava todo preto, mas faz tempo que não vejo. O meu é com faixa vermelha, mas eu ligo pouco pra estética, geralmente compro onde tá mais barato, rsrsrs.
Voltar ao Topo
marcioalan Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2017
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioalan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2017 as 10:54
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Pelo que EU VI, gostei bastante da Caloi City Tour, não sei se as peças são boas, mas a IDEIA POR TRÁS, é bem interessante.

Só acho que sacaria fora o garfo com amortecimento na caixa de direção...

Vi ela numa loja, achei bem bacana também, era um kit shimano, mas tenho quase certeza que era os de entrada, não tinha visto aquela de suspensão ainda, não sei quão boa é, mas a bicicleta em si me agradou, tinha uma sense bem parecida também, não me lembro o modelo, mas era na mesma linha. Dai como estou muito na vibe de montar, aprender como funciona e tal, além de tentar algo mais em conta, achei melhor montar. Se pegar as peças no ML, com o valor da City tour da pra montar uma inteira com Kit Alivio. 
Voltar ao Topo
marcioalan Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2017
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioalan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2017 as 11:02
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Até um tempo atrás vc até achava todo preto, mas faz tempo que não vejo. O meu é com faixa vermelha, mas eu ligo pouco pra estética, geralmente compro onde tá mais barato, rsrsrs.
Entendi, por ser colorido acho que deve ter mais promoções. rsrs Acho até que é questão de costume na verdade, vou ver se acho em alguma oficina por aqui pra dar uma olhada ao vivo, vi o Pirelli Phantom Street 1.50 é uma das opções também, vou ir na loja ver e ver oque a galera que usa diz.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 15:51
Originalmente postado por marcioalan marcioalan escreveu:

Vi ela numa loja, achei bem bacana também, era um kit shimano, mas tenho quase certeza que era os de entrada, não tinha visto aquela de suspensão ainda, não sei quão boa é, mas a bicicleta em si me agradou, tinha uma sense bem parecida também, não me lembro o modelo, mas era na mesma linha. Dai como estou muito na vibe de montar, aprender como funciona e tal, além de tentar algo mais em conta, achei melhor montar. Se pegar as peças no ML, com o valor da City tour da pra montar uma inteira com Kit Alivio. 


A que eu vi era com Alivio já, mas realmente mesmo, com acerto fino o Tourney já faz o serviço.
O difícil é achar quem tenha o acerto bem feito... O que mais vejo é bike com câmbio desregulado, indiferente o nível. Ouch
O que eu provei de suspensão RST "bi-shock" eu gostei, tenho confiança na marca.
Dormi na palha, poderia ter perguntado sobre testar...

Editado por Ismah/Cabelo - 22 Set 2017 as 15:52
Voltar ao Topo
marcioalan Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2017
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcioalan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2017 as 15:07
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por marcioalan marcioalan escreveu:

Vi ela numa loja, achei bem bacana também, era um kit shimano, mas tenho quase certeza que era os de entrada, não tinha visto aquela de suspensão ainda, não sei quão boa é, mas a bicicleta em si me agradou, tinha uma sense bem parecida também, não me lembro o modelo, mas era na mesma linha. Dai como estou muito na vibe de montar, aprender como funciona e tal, além de tentar algo mais em conta, achei melhor montar. Se pegar as peças no ML, com o valor da City tour da pra montar uma inteira com Kit Alivio. 


A que eu vi era com Alivio já, mas realmente mesmo, com acerto fino o Tourney já faz o serviço.
O difícil é achar quem tenha o acerto bem feito... O que mais vejo é bike com câmbio desregulado, indiferente o nível. Ouch
O que eu provei de suspensão RST "bi-shock" eu gostei, tenho confiança na marca.
Dormi na palha, poderia ter perguntado sobre testar...

Entendi, pra ter esse acerto provavelmente vou ter que levar pra alguém que entenda. rsrs 
Ainda não comprei a parte da transmissão, to muito em dúvida, achei o kit alivio aqui em Curitiba pelo ML por 1000 dilmas, Pedivela octalink, movimento, cassete, corrente e os cambios diant/traseiro.
Dai vai faltar só as rodas, pneus, cubos, v brake, manete, selim, pedal e manete. Vai sair por uns 2,1 mil a bike. Se for montar com tourney vai dar uns 400 reais de diferença... 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X