Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda na transformação da bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda na transformação da bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda na transformação da bike
    Postado: 24 Jan 2012 as 00:10
Boa noite amigos.

Vamos lá, tenho uma canadian x-terra com grupo toda alivio 27v 2011 + disco hidráulico, montei ela pensando em fazer trilha e asfalto, mas no final das contas estou só no asfalto e assim vou ficar, hehe.
Já coloquei pneu 1.75, mas ainda sinto a pegada que minha speed tinha, sei que não é possível deixar uma MTB igual uma speed, mas gostaria de fazer algo que deixasse ela o mais próximo possível, com a ajuda dos colegas.

Desde já agradeço a ajuda.

Tongue
VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 00:54
Rodas maiores (700c) com pneus finos (tipo 1.1/8) ajudariam muito, principalmente se forem leves.
Só não sei se essas rodas serviriam no seu quadro (eu imagino que não).
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 01:33
pedivela Sora ou superior com coroão de 51 ou 53 dentes, pernas pra que te quero!!!
Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 01:46
pneu 1.75 é muito largo, você pode colocar um 1.50 que aguente mais pressão. Mais que isso é difícil conseguir. Você pode colocar um garfo de carbono no lugar da suspensão atual, mas chega uma hora que compensa mais comprar uma bike de estrada de verdade. Uma mtb transformada não chega nem perto da agilidade e das respostas rápidas de uma bike de estrada, digo isso por experiência própria.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 10:56

"chega uma hora que compensa mais comprar uma bike de estrada de verdade" 

O que o Poneis falou tá certinho...

Vc vai trocando, trocando, (guarda as peças trocadas) aí vai chegar uma hora que falta só trocar o quadro, aí vc troca o quadro, e tem uma speed normal, e ainda remonta sua mtb! :)

[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 12:32
Bom dia pessoal.

Wolver1ne, sua idéia era a que eu queria faze, mas não serve as rodas no meu quadro hehe.

Marcelo, o pedivela vou trocar, mas ja vou procurar algo bom de preferencia 105, pois vou usar a ideia do poneis de ir trocando as peças devagar e na hora que tiver quase a bike toda, compro um quadro e fico com as duas, pois tenho problema na coluna cervical e não posso andar todos os dias com uma bike tao agressiva igual a speed, mas acho que um pedivela maior ja ajuda bastante, os pneu vou comprar uns que vi aqui de 1cm, vamos ver se melhora algo ja de imediato.

Se alguem tiver mais alguma ideia, aceito sugestão.
VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
Puga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Puga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 14:54

caro amigo

minha primeira Montain Bike com configuração de Speed e usava as seguintes peças:
*garfo rigido de aluminio Alfameq ( hoje tem a opção de carbono da marca Trigon outras marcas de aluminio )
*pé de vela de Speed de cicloturismo ( foi adaptada onde foi trocado o eixo por um maior para não pegar no quadro )
*pneus 1.0 usava pneus hutchinson de kevlar ( esses pneus nunca mais achei pra comprar )
com essa configuração tinha um Bike bem rápida para fazer CICLOVIAGENS e andar no asfalto
 
Vou escanear as fotos pra vc dar uma olhada, OK....
haaa tive essa bike roubada
 
um abraço
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 11:01
Bom dia!

Então os pneus de 1.0 sera a primeira coisa que vou mudar, e logo vou por o pedivela da speed.
minha susp tem trava, colocando um garfo de carbono/aluminio vai mudar algo?

Valeu.
VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
Puga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Puga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 13:54
bom dia Syllark!
 
a suspensão em relação ao garfo de rigido, pra rodar você não vai sentir diferença não, mas o q você vai notar e uma bike mais leve com o garfo de aluminio ou carbono...... agora ja no garfo de carbono você sente diferença sim, pois você vai sentir menos trepidação, em relação quando vc estiver com a suspensão travada ou garfo de aluminio, pois o garfo de carbono absorve a trepidação e inrregularidades do asfalto sentindo um pouco mais de conforto, so que o seguinte ele não tem um funcionamento como a suspenção que quando não esta travada ja absorve consideravelmente.
 
um abraço
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 12:05
Puga obg pela ajuda, mas surgiu uma duvida antes de começar a investir  nessas modificaçoes:

Se eu montar/comprar uma hibrida com pneus 700c de speed, pedivela de speed, será que ela fica mais proxima de uma speed do que a MTB? porque creio que com uns mil reais posso montar uma bike legal p ciclo viagens curtas?

Abs 
VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
Puga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Puga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 13:51

caro amigo Syllark!

a vantagem das bikes hibridas com pneus 700c ja são bem melhores para rodar no asfalto e tem consideravel conforto em relação a uma Speed, mas para você tirar realmente a sua duvida indicaria um BIKE TESTE na hibrida para ver os pro e contras.
O que vejo muito na Net são relatos q uma bike para cicloviagens e longas distâncias e o seu diferencial.....
ok, um abraço
 
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 16:41
Boa ideia, vou ir até uma loja dar uma sapeada, porque em 4 meses de pedal, já perdi grana em uma speed e não quero fazer o mesmo na MTB.
hehe

Vou tentar tirar todas as duvidas para não se arrepender/perde dinheiro depois.

Mas obg pela ajuda.


VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2012 as 01:32
 
Syllark,
 
já montei e ajudei na montagem de mais de uma híbrida, e também tenho uma, tenho uma leve ideia de onde você quer chegar...LOL...já que você relatou sua experiência primeira com speeds.
 
Vou te dar algumas dicas para que não haja perda de dinheiro, em falhas muito comuns para quem ainda não fez esse tipo de "mudanças" na bicicleta.
 
1º Passo
 
Troque a pedivela, por um pedivela Triplo de Speed, o meu é um 52-42-30 , bastante amplo e dependendo da configuração do cassete a brincadeira vai longe, desde subir uma "parede" até alcançar velocidades mais altas com um 52 x 11 , é claro se tiver perna para isso....LOL
 
Se não me engano tem um modelo Shimano Tiagra com 50-39-30 Integrado,  já nos "não integrados" com eixo quadrado é possível encontrar o Sugino ou Shimano 2200 com 52-42-30.
 
Pedivela e cassete é uma coisa muito pessoal, e ciclistas experientes tem cada um sua melhor configuração, pois além de conhecer seu corpo e condicionamento físico muito bem , também utilizam calculadoras para isso e conhecem bem a topografia do terreno aonde costumam pedalar, escolhendo assim a sua "configuração ideal", então não pretendo discutir isso aqui, neste momento.
 
Texto complementar: http://garagem.odois.org/?p=19
 
Pronto, teste e veja se gostou da performance, e se chegou aonde você queria !
 
Não chegou ??? Vá para o 2º Passo...LOL
 
 
 
2º Passo
 
Vi que você não terá "problemas" com freios, pois os seus são hidráulicos, esse é um pontos onde a maioria comete alguns "erros" na hora das mudanças de sua híbrida, inclusive alguns "mechânicos" inexperientes.
 
Precisará trocar os aros e raios, procure pelos aros os Vzan Spin, não...não estou fazendo propaganda da marca...LOL...estes aros tem 622 x 13mm , se quiser um pouco mais largos vá de Speed 700 que tem 622 x 19mm este último são um pouco mais largos que a maioria dos aros 700c encontrados mais facilmente no Brasil e a um ótimo custo x benefício, na escolha de um aro mais largo (19mm) ou estreito (13mm) tudo vai depender de qual pneu irá utilizar na sua híbrida.
 
Alguns ciclistas relataram uma certa dificuldade você terá em achar raios na medida para certa para utilizar aros 700c com cubos de freio a disco, muito cuidado, pois muitos já desistiram dessa conversão por não achar raios na medida certa, mas não é impossível de achar tanto no Brasil ou então tem a opção de importar.
 
Não sei como é o asfalto de onde você costuma pedalar, se for muito bom, eu iria sem pensar de pneu Continental Sport Contact 700 x 28 com 180 TPI , mas você pode utilizar desde 700 x 20 até 700 x 35 se não estiver enganado, isso é claro verificando se cabe no seu quadro, verifique também no site do fabricante de aros qual a medida máxima e mínima ideal de pneus para o tipo de aro que você escolheu para sua híbrida.
 
Faça também o teste com a roda de algum amigo, para saber qual a medida máxima de pneu, para que não ficar raspando ou encostando nem no quadro na roda traseira, nem no garfo na roda dianteira, muitos quadros e também garfos não suportam pneus tão largos.
 
Pronto, teste e veja se gostou da performance, e se chegou aonde você queria !
 
Não chegou ??? Vá para o 3º Passo...LOL
 
 
 
3º Passo
 
Troca do garfo, sei que novamente é muito pessoal, mas se você somente vai andar em asfalto e de boa qualidade, procure um garfo rígido para aro 700c , hoje é possível achar desde garfos de carbono com suporte para freio a disco e/ou suporte para V-brake com também de alumínio, o meu preferido é um de cromoly...utilizo atualmente um de cromoly na minha híbrida.
 
Não se esqueça novamente de ver a medida interna do garfo, para não dar incompatibilidade com o pneu.
 
Pronto, teste e veja se gostou da performance, e se chegou aonde você queria !
 
Não chegou ???
 
Então compre uma outra Speed .....LOLLOLLOLLOLLOL
 
Espero ter te ajudado com estas informações, ainda lembro de um usuário do Fórum que avisei sobre um "problema" que ele teria ao montar aro 700c em um quadro de MTB para aro 26 durante a montagem da sua híbrida, e ele comprou rodas montadas de speed e depois viu que realmente teria "problema", ai preferiu vender as rodas Vzan Futura e comprar rodas 26, e haja gasto de tempo, dinheiro e energia, mas ainda assim o mesmo poderia ter se utilizado de um adaptador.
 
Erro Rodas Speed V-Brake
 
 
Adaptador p/ aro 700c em quadro p/ aro 26
 
 
 
Leia o tópico das híbridas todo se puder, vai ajudar muito.
 
Bom pedal, pode me enviar MP se quiser para discutir o assunto.
 
Espero ter te ajudado...Thumbs Up
 


Editado por velocycle - 07 Out 2012 as 23:14
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2012 as 18:13
Desculpa a ausência do fórum, estava em viajem esses dias.
Velocycle, obrigado pela explicação.

Conversando esse finds com um dono de bicicletaria em Artur Nogueira - SP, e lendo seu comentário agora, percebi que o cara queria era apenas ganhar meu suado dinheiro hehe, meu quadro é uma canadian x-terra (que logo vou trocar por um melhor), ele disse que esses quadros não são compatíveis com rodas 700c, p/ isso é necessário algumas adaptações (pelo que entendi umas gambiarras mesmo), o freio a disco ele disse que seria a primeira coisa que teria de abrir mão, pois não era possível usar os mesmos com uma roda desse tamanho, em relação aos pneus gostaria que o par fosse de respostas rápidas então creio que seria o mais fino possível? Essa é a primeira duvida, a outra duvida é a seguinte, até então eu não tinha ouvido falar sobre os vários tipos de pedivela e cassete, o garfo rígido será a ultima opção, pois vale frisar que tenho um problema na coluna cervical e em alguns terrenos sinto muito impacto o que me causa um desconforto na coluna, até por este motivo me desfiz da speed.
Minha passada é media, nos trechos que faço de reta/meia subida (aquelas subidas que de carro nem parece que é subida) fica em torno de 20-25km/h, mas estou com um pneu da kenda, daqueles bem furreca, acho que isso me prende um pouco no asfalto.

Obrigado por enquanto.

VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2012 as 23:47
Syllark,
 
porque falei da 1ª opção para melhorar a performance da sua bicicleta, e também a mais barata, e menos complexa, seria a troca do seu pedivela.
 
Vamos usar as seguintes opções abaixo para fazer as medições:
 
1ª Opção - Maior coroa do pedivela 44 D e cassete 11 D com pneu 26x1.5 (acredito que seu pedivela alivio seja 44 D)
 
Igual a 7.9 metros percorridos.
 
 
2ª Opção - Maior coroa do pedivela 52 D e cassete 11 D com pneu 26x1.5
 
Igual a 9.4 metros percorridos.
 
 
3ª Opção - Maior coroa do pedivela 52 D e cassete 11 D com pneu 700X20
 
Igual a 9.9 metros percorridos.
 
 
4ª Opção - Maior coroa do pedivela 52 D e cassete 11 D com pneu 700X28
 
Igual a 10.1 metros percorridos.
 
 
Notou e que melhor mudança, mais barata e mais fácil de realizar é a troca do pedivela de MTB para um pedivela de Speed.
 
Dê uma olhada no tópico das hibrídas que postei acima e vera que existem lá muitas biciletas com aro 700 e freio a disco, agora tem que testar antes para saber se o aro e pneu escolhidos vçao caber no quadro e garfo. Converse com pessoas que já fizeram os mesmos tipos de  alterações que você pretende fazer, eles saberam te ajudar mais que alguns "mechanicos". Tem alguns membros do fórum que manjam muito de hibrídas daqui a pouco eles passam por aqui e trocam mais alguma ideia contigo.
 
Procure compra bons pneus com boa TPI e de "alta" calibragem, a rolagem vai melhorar muito.
 
Gostou da brincadeira que fiz acima comparando, então entre nesse site abaixo e se divirta tentando vários tipos de configuração.
 
Site do Sheldow
 
 
Espero ter conseguido te ajudar.


Editado por velocycle - 29 Jan 2012 as 23:50
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2012 as 00:45
Boa anoite amigo, cara ajudou bastante sim, eu vou ler o topico amanhã e fazer umas perguntas la tbm.
Vou pesquisar mais sobre o tamanho do pedivela em relaçao a terreno e roda, quero tentar tirar o melhor proveito da minha magrela, tentando manter o conforto dela.

Abs
VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2012 as 16:23
Amigos, andei pesquisando e testei uma bike com pneus 1.0 kenda kontender 26x1 kevlar, bike quase nas mesmas configurações que a minha, a resposta dela é bem maior que a minha, porem não acho esses pneus em lugar nenhum p/ comprar, alguém poderia me dizer se 1.0 p/ 1.15 tem muita diferença, e se conhecem alguma loja que tenha esse pneu??

Abs


VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
Puga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Puga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2012 as 15:33
boa tarde Syllark!!!
diferença dos pneus 1.0 para 1.15 pra rodar a diferença e muito pequena. Uso pneus 1.15 CST para ir trabalhara todos os dias ( 40 km no total ), mas o que não gostei foi dos Pneus, pois furam muito fácil e vou trocar novamente para os pneus 1.0, com melhor qualidade.
para sua Canadian ficar mais agil troque;
os Pneus 1.0,
Pé de vela de Speed ( 2 coroas ) ou de Cicloturismo ( 3 coroas )
vc vai sentir a diferença a bike fica bem rapida.
um abraço
Voltar ao Topo
Syllark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Syllark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2012 as 00:22
Opa, desculpa o sumiço, mas é que ta meio corrido hehe

Então, surgiu uma duvida, se eu por bons pneus de 1.0 vou sentir muita diferença das rodas 700c?
Pergunto porque pesquisando ouve varias opniao que diziam que a diferença é muito pequena, alguem que ja teve as duas opçoes em uma MTB, pode tirar essa duvida?

Abs
VENDO:
Sapatilha Speed Shimano R-098B + TACO + PEDAL CLIP 300,00 + frete grátis!!
Voltar ao Topo
Puga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Puga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2012 as 14:48
Caro Syllark, com as rodas 700 vc vai sentir diferença sim, elas são bem mais rapidas...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X