Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - AJUDA - MTB simples para Single Speed
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoAJUDA - MTB simples para Single Speed

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CBDias Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 09 Jan 2015
Sampa
Offline
Mensagens:208
Link direto para este Post Tópico: AJUDA - MTB simples para Single Speed
    Postado: 19 Jan 2015 as 15:54
Meu pai entrou numas que quer uma single speed para pedalar no final da tarde. Disse que não quer bike com marcha porque se confunde todo. Pois bem, ganhei num sorteio do supermercado do bairro no final do ano uma mtb Track blaster 21V e penso que seria legal transformá-la em single speed para o paizão ... no final a ideia não é gastar muito já que sei que ele não usará a bike mais que uma ou duas vezes por semana.

Andei pesquisando e já sei que precisarei trocar o pinhão traseiro por um single speed e a coroa/pé de vela por um idem. A relação 39x16 é uma boa considerando pedaladas em local plano? Onde comprar essas peças?

Valeu pela ajuda.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2015 as 16:38
A relacao 46x20 é a q vem originalmente em single speed como: barra forte e barra circular.
Voltar ao Topo
mateador Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2013
RS
Offline
Mensagens:114
Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2015 as 17:06
Se não quer gastar muito, não é mais fácil tirar os câmbios e diminuir a corrente?
Pergunto isso pois tenho uma Monark Ranger Six e queria fazer a mesma coisa, o câmbio quebrou.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2015 as 21:04
Eu faria isso mesmo, removeria os passadores e câmbio dianteiro, reduziria a corrente e usaria o câmbio trazeiro como esticador de corrente, se necessário. Assim o custo é só o do mecânico. Antes, ele pode dar umas voltinhas, com relações diferentes, para escolher a que mais gosta. Atenção para a linha da corrente, que deve ficar o mais reta possível. Se ele pegar gosto, aí troca a relação por uma mais resistente, ou compra logo uma legítima ss. 
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2015 as 21:05
Tenta ensinar o veio a usar as marchas.... ele não precisa ficar trocando toda hora....  , vc pode mostrar a ele as vantagens de ter marchas na bike....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2015 as 22:00
Retire.
Qto mais peças moveis,mais facil de quebrar.Seu velho é sabio,bike so pra passeio,em uma cidade plana(vamos dizer,sem muitos altos e baixos)é bike single.É assim no mundo todo,quem nao quer complicaçao,e nao é dificuldade de escolher marcha nao,é so usar racicionio logico,mais peças,mais manutençao.Eu cansei de ouvir isto dos usuarios de BarraCilcular,por quase 2 decadas...Quem nao quer problemas,acha qnao precisa,nao ta nen ai,e o mais importante,o trecho q vai andar ajudamarcha unica na cabeça.
Primeira coisa q vc deve verificar se ela tem gancheiras horizontais ou verticais(onde prende o eixo traseiro).Se tiver gancheira de eixo horizontal ja era,retire tudo e poe uma catraca so(roda livre)

Repare na cidade,de cada 10 pessoas com bikes simples,9 nao sabe usar as marchas,5 porque simplesmente elas nao funcionao...Precisa de manutençao.
Qumem so quer passear ou ir ao trabalho nao quer ficar gastando ou mexendo na bike
Segredo do suscesso da BarraCircular nao é segredo,é freio contrapedal e marcha unica(sei nao se ele nao vai pedir um freio de pe,pergunte a ele...)
Voltar ao Topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
CZS, Acre
Offline
Mensagens:294
Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2015 as 11:50
Depois de retomar o projeto SS com minha antiga GT Tequesta old School, tenho estudado muito e lido fóruns e sites gringos. A maioria que faz a conversão parte de quadros de speed, e poucos o fazem com bikes MTB.

O blog bikefixabr é o mais completo para tutoriais de conversão, e ali aprendi que uma MTB como a minha GT com pneus 700 tem mais vantagens que outra de quadro speed com mesma configuração.

Foi aí que eu me convenci a colocar rodas 700, magic gear e por hora ser SS. Então passo para resolver os freios. Não testei ainda pois o quadro ainda tá na pintura, mas o freio Tektro braço longo (62-90 mm) pode servir no garfo desta GT com a roda 700?

Outra adaptação que tá na cabeça e vou fazer quando o quadro voltar da pintura é usar meu pedivela STX original com uma coroa de BMX de 10 pilas... encaixou perfeito, agora vou levar para um torneiro furar no padrão, parafusar e medir a linha da corrente. Acredito que ficará na posição da coroa do meio da coroa tripla original stx, mas eu meço e digo pra vocês. 


Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar ao Topo
AthaBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
CZS, Acre
Offline
Mensagens:294
Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2015 as 11:55
http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/03/conversao-de-mtb-de-aco-cromoly-em-fixa.html

A Conversão de MTB de Aço/ Cromoly em Fixa com Rodas 700c (speed)

Atualmente têm sido usados quadros de Caloi 10 e outros quadros de speed com gancheira horizontal nas conversões para quadro de fixa – fixed gear.

Porém os quadros de MTB feitas de aço carbono ou de cromoly oferecem enormes possibilidades para conversão em fixed gear para uso urbano. Os de alumínio, não são indicados, pois soldas enfraquecem o quadro, e, portanto seria necessário refazer o tratamento térmico do alumínio.

A principal razão é que uma MTB com rodas 700c resulta em uma distancia do centro do movimento central ao chão de 29 a 30cm – muito superior ao de uma bicicleta de pista, o permite enfrentar melhor os obstáculos das ruas causadores de tombos: lombadas, buracos, desníveis etc.

Um aro 700c tem um diâmetro de 622mm e um aro 26” de MTB tem 559mm, ou seja uma diferença de  63mm ou quase 2,5” polegadas .
Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
http://www.strava.com/athletes/1472585
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2015 as 19:40
Já existe um tópico referente a mtb single speed, inclusive eu tenho uma e a utilizo em trilhas sem problemas algum, http://www.pedal.com.br/forum/mtb-single-speed_topic59222.html!!!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X